sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Hacker russo pôs à venda dados de uma operadora de telecomunicações portuguesa


Um pirata informático russo pôs à venda online o acesso ao sistema de uma operadora de telecomunicações portuguesa de grande dimensão. A PJ está a investigar se a empresa seria a Vodafone.

A oferta foi publicada duas semanas antes do ataque à Vodafone, na chamada dark web. De acordo com o jornal Expresso, o pirata informático pretendia receber propostas de preços, com uma base de licitação que começaria nos 2100 euros.

Em entrevista à SIC, o presidente executivo da Vodafone mantém que os dados pessoais dos clientes não foram comprometidos e garante que a reposição dos serviços só foi possível porque os dados não desapareceram.

SIC Notícias

 

 

Incentivo à natalidade apoia mais oito famílias do concelho de Anadia

 

O executivo de Anadia vai apoiar mais oito famílias do concelho  com o incentivo à natalidade, num valor total de oito mil euros, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município. A decisão foi tomada, no passado dia 10 de fevereiro, em reunião de Câmara.

“Nascer Anadiense” tem como propósito incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário (1.000,00€) destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança, sendo elegíveis aquelas que respeitem, nomeadamente, a vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, assistência médica e medicamentosa, artigos de puericultura e mobiliário, equipamentos de segurança, higiene e conforto, vestuário e calçado, em adequação com a idade da criança.

O apoio é destinado a crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia. De acordo com o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais sitos na área do concelho de Anadia.

 

Hospital de Cantanhede terá atividades no Dia Mundial do Doente

 

Sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 14:30 horas, inserido nas comemorações do Dia Mundial do Doente no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, uma equipa de voluntários da U.DREAM estará  a desenvolver algumas atividades.

A pintura de um muro na entrada nascente do hospital é uma das atividades programadas, bem como visitas aos doentes internados a elaboração e entrega de prendas personalizadas. De realçar que esta visita será ou à janela ou ao ar livre, pelo que terá um efeito muito interessante e de grande impacto no dia-a-dia dos utentes.

Para além diisso, acontecerá a gravação de mensagens no asfalto, em frente ao hospital para, deste modo, chegar aos doentes que não se possam deslocar das suas camas.

Estarão em ação aproximadamente 25 voluntários a desenvolver as atividades no hospital.

U.DREAM é um programa educativo que desenvolve competências de liderança social em estudantes do Ensino Superior capacitando-os para Sonhar, Inspirar e Servir. Foi criada em 2013 e já trabalhou com mais de 600 estudantes universitários nas cidades onde está presente: Porto, Braga, Aveiro, Lisboa, Viana do Castelo e Barcelos.

Em programas de 1 ou 3 semestres estes jovens vivem entre 20 a 60 horas de serviço comunitário, trabalhando junto de diversos públicos alvo e problemas sociais, e 20 a 60 horas de formação onde abordam conteúdos pessoais, relacionais e comunitários, transferindo diretamente todo este conhecimento para as suas vidas e de quem os rodeia.

Atualmente o programa está a ser acompanhado e medido pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como por um grupo de consultores de diferentes áreas, com o objetivo de formarem-se líderes sociais nos futuros pais e profissionais de amanhã. A U.DREAM acredita que a paixão de servir e a consciência são a combinação que o mundo precisa - são o melhor "plano para mudar o mundo."

Silves | PROJETO DE DECISÃO DE CLASSIFICAÇÃO DA FÁBRICA DO INGLÊS COMO MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO FOI PUBLICADO A 10 DE FEVEREIRO


Decorrente do procedimento de classificação requerido pela Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, com o apoio do Município de Silves, foi ontem, dia 10 de fevereiro, publicado em Diário da República o projeto de decisão relativo à classificação da Fábrica do Inglês como Monumento de Interesse Público (MIP), incluindo os jardins e o património móvel integrado, nomeadamente o do Museu de Cortiça.

A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis, terminando a 25 de março. Durante o referido período, os interessados poderão pronunciar-se e consultar todos os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho e planta com a delimitação dos imóveis da respetiva zona geral de proteção) nos portais da DGPC ( em http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/classificacao-de-bens-imoveis-e-fixacao-de-zep/consultas-publicas/ano-em-curso/) e da Direção Regional de Cultura do Algarve (em www.cultalg.pt).

» Anúncio n.º 22/2022 disponível em

Na 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja: “CONCURSO REGIONAL DE COCKTAILS SILVES 2022” APURARÁ BARMEN PARA CONCURSO NACIONAL


Integrando a programação da 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja, terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 14h00, o “Concurso Regional de Cocktails Silves 2022”. O evento é dinamizado pela Associação Barmen do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Silves. De salientar que os oitos primeiros classificados, apurados em cada uma das vertentes, irão participar no Concurso Nacional de Cocktails (a realizar em abril na região do Algarve), prova onde será apurado o campeão nacional que irá participar no Campeonato do Mundo.

Este festival reunirá profissionais algarvios que, ao longo da tarde, apresentarão as suas provas em duas vertentes: Clássica / After Dinner e Flair / Flairbartending, sendo avaliada a melhor técnica, a melhor decoração, o melhor flair e o melhor cocktail flair.

Relembramos que a 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja terá a sua abertura oficial no dia 18, às 10h30, e contará com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, e, ainda, com algumas associações e entidades locais e regionais. Será realizada a habitual Conferência Laranja XXI, a marcha dos namorados, espetáculos musicais e animação variada.

Concerto agendado para a Igreja de Pedorido: CICLO DE MÚSICA ANTIGA PASSA POR CASTELO DE PAIVA

I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património, depois dos concertos realizados durante o Verão do ano passado, regressa este mês de Fevereiro, com mais três apresentações do Iberian Ensemble, estando agendado para a noite do dia 18, pelas 21h15 o primeiro concerto na Igreja de Santa Eulália de Pedorido, em Castelo de Paiva.

Os dois primeiros concertos contam com a participação dos músicos Alexandre Andrade (no traverso), Jardel Souza (na viola da gamba) e João Ferreira (na teorba), sendo que, no último concerto, David Cruz (no violoncelo barroco) substitui Jardel Souza.

O repertório musical prevê obras de M. Blavet (1700-1768), J. B. Boismortier (1689-1755), M. Marais (1656-1728) e D. Scarlatti (1685-1757), sendo a entrada nos concertos gratuita, embora condicionada à lotação dos espaços, por ordem de chegada.

Iberian Ensemble, dirigido por Alexandre Andrade, é um grupo de música antiga que dedica a sua performance histórica ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, como a flauta barroca (traverso), viola da gamba, teorba, violoncelo barroco ou cravo, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante (CCA), da Rota do Românico, da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sendo que, os restantes concertos deste ciclo estão agendados para 19 Fevereiro, pelas 21h15 na Igreja de São Tiago de Valadares, em Baião, e no dia 26 deste mês, também pelas 21h15, na Capela de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, em Souselo, Cinfães.

Carlos Oliveira 

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA DINAMIZA ATIVIDADES EDUCATIVAS

 MUSEU JOAQUIM CORREIA DINAMIZA ATIVIDADES EDUCATIVAS



O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, está a realizar atividades educativas, durante o mês de fevereiro, dirigidas aos alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade do concelho, com o objetivo de divulgar este espaço museológico.
As atividades abrangem cerca de 250 alunos das escolas previamente inscritas. Em cada visita, a técnica do museu, Cátia Cavaco, acolhe as crianças e professores, apresentando brevemente o Museu. A visita é orientada para as competências de cada faixa etária e interesses demonstrados pelos alunos, pelo que a exploração do museu difere entre anos de escolaridade e de grupo para grupo, possibilitando o conhecimento de diferentes peças em cada visita.
O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores criadores artísticos do concelho da Marinha Grande. Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio do artista.

Joaquim Correia deixou marcas nas artes plásticas como escultor, estatuário, pintor e medalhista.

A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas

De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa ‘Semana Ubuntu da Empatia’. O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.

Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu – em parceria com a Forum Estudante. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e realiza-se de 21 a 25 de fevereiro.

Município de Celorico da Beira promove de 18 a 20 de março de 2022, a 43ª edição da Feira do Queijo.

Município de Celorico da Beira promove de 18 a 20 de março de 2022, a 43ª edição da Feira do Queijo.

Das voltas que a queijeira dá à coalhada (leite, sal e flor do cardo) no acincho, misturada com a sua arte e as técnicas milenares legadas dos antepassados, sai das suas mãos uma obra prima, uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional - o queijo Serra da Estrela.

Com o propósito de homenagear os artífices do queijo (pastores e queijeiras) e promover, valorizar e comercializar este produto nobre da pastorícia e outros produtos locais de qualidade superior, a Feira/Festa do Queijo conta com um recheado e atrativo Programa de Atividades com destaque para o cantor Fernando Daniel, os Sons do Minho e o Programa “Somos Portugal” da TVI, como cabeças de cartaz.

Durante os três dias a animação está garantida em Celorico da Beira: animação de rua, animação infantil, gastronomia, showcookings, artesanato, caminhada “Rota do Pastor” e muita música de diversas sonoridades e ritmos, trazidas pelos grupos de cantares, grupos de concertinas, rancho folclórico e os concertos ao vivo.

Para mais informações é favor consultar:

Proença-a-Nova | Margarida Carpinteiro surpreendeu alunos da Universidade Sénior

A atriz de teatro, cinema e televisão e também escritora, Margarida Carpinteiro, surpreendeu esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, da aula de História Local e Regional, lecionada pelo professor António Manuel Silva.

Durante a aula, o professor e também reitor da Universidade, António Manuel Silva, dissertou sobre o livro “Um navio na gaveta”, da autoria de Margarida Carpinteiro. Partindo do caso concreto daquela obra, tratava-se de mostrar como o género literário “romance” pode constituir uma fonte interessante para o estudo da História, havendo de resto uma categoria literária chamada “romance histórico”. Neste livro, a autora descreve a dureza da vida beirã no decorrer do século passado. Simultaneamente, vai recorrendo a expressões e vocábulos tradicionais da nossa região, que, com o passar do tempo, foram perdendo a utilização, até ao ponto em que já não são reconhecidos pela maior parte da população.

No final da sessão, a atriz acedeu ao convite e deixou palavras de estímulo para a frequência das atividades numa perspetiva de aprendizagem, formação pessoal continuada e combate ao isolamento e à doença. Terminada a sua breve intervenção, assinou a folha de presenças, conversou com os alunos, distribuiu autógrafos, recebeu diversas mensagens de carinho, e foi ainda presenteada com uma pequena lembrança por parte do Município e da Universidade Sénior de Proença-a-Nova.

Ansião | Prosseguem obras de melhoria da mobilidade no concelho

 

A Câmara Municipal de Ansião deu já início às obras de beneficiação e requalificação da Rua de Coimbra, na freguesia de Avelar, que representam um investimento que ascende os 380 mil euros, com um financiamento comunitário de 85%.
Os trabalhos inserem-se no Plano Plurianual de Investimentos do município e na sua estratégia de criação e beneficiação da rede de percursos pedonais dos aglomerados urbanos do concelho, com vista à melhoria das acessibilidades pedonais e à reorganização dos espaços públicos, e preveem a construção de passeios e arranjos urbanísticos que promovam a redução da velocidade rodoviária e uma maior segurança e conforto não só para os residentes como para todos os que no dia a dia atravessam esta zona do tecido urbano.

Pretendendo dar resposta a necessidades e anseios desde sempre expressos por toda a população, os trabalhos, que deverão estar concluídos no início do segundo semestre do corrente ano, irão traduzir-se numa série de operações que pretendem reabilitar o espaço pedonal, de acordo com normas e regulamentos em vigor, eliminando barreiras arquitetónicas, adaptando as vias de circulação pedonal a todos os cidadãos, em particular àqueles com mobilidade reduzida, e garantindo melhores condições de circulação e segurança.

Esta obra insere-se no PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, que já viu requalificadas várias artérias do concelho, com vista à criação de percursos acessíveis a todos os peões e, simultaneamente, à obtenção de ganhos de redução de emissões de gases com efeito de estufa, no prosseguimento de políticas ambientais que têm sido uma das prioridades do atual executivo camarário.

Esta intervenção prosseguirá na Rua da Serrada da Mata, na Rua do Pontão e na Rua da Espinheira, na freguesia de Chão de Couce, como forma de concluir a requalificação de troços marcados por tráfego intenso e alguma perigosidade para os peões.


Suspeito de planear ataque na Universidade de Lisboa fica em prisão preventiva

O jovem de 18 anos suspeito de planear um ataque à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vai ficar em prisão preventiva, avança a CNN.

O jovem estudante foi presente a interrogatório e começou a ser ouvido ao início desta tarde no Tribunal Central de Instrução Criminal.

De acordo com a estação, remeteu-se ao silêncio e não prestou declarações.

Um jovem de 18 anos foi detido na quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), que diz ter impedido assim uma “ação terrorista” e ter apreendido várias armas proibidas.

Em comunicado com o título “Impedida ação terrorista”, a PJ diz que a investigação que levou à detenção foi desencadeada “por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa”.

Através da Unidade Nacional Contraterrorismo, a PJ encetou na quinta-feira de manhã a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária.

Fonte ligada ao processo disse entretanto à agência Lusa que o alerta para o atentado terrorista foi dado pelo FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Madremedia

Sete detidos por tráfico em Leiria e Alcobaça

O CT Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, no dia 8 de fevereiro, deteve quatro homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 28 e os 58 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Leiria e de Alcobaça.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na região Oeste, que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda deram cumprimento a 15 mandados de busca, seis domiciliárias e nove em veículos. No decorrer das diligências policiais foram detidos os sete suspeitos, tendo ainda sido apreendidos:

  • 1410 dose de heroína;
  • 75 doses de cocaína;
  • Oito veículos;
  • Oito telemóveis;
  • Cinco balanças digitais;
  • Duas televisões;
  • Uma pistola de calibre 6.35 mm (transformada), municiada com seis munições;
  • 17 munições de calibre 6.35 mm;
  • Uma catana (arma proibida).

Os detidos, após terem sido presentes ontem, dia 10 de fevereiro, ao Tribunal Judicial de Leiria, ficaram sujeitos às seguintes medidas de coação:

  • Quatro a prisão preventiva;
  • Um a apresentações periódicas no posto policial da área de residência;
  • Dois a termo de identidade e residência.
Esta ação contou com o reforço de militares do Destacamento de Caldas da Rainha, do Destacamento de Intervenção de Leiria, do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, do Grupo de Intervenção Cinotécnica da Unidade de Intervenção e com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Vice-presidente do Chega condenado em tribunal por mentir sobre Francisco Louçã

 Pedro Frazão, deputado eleito e vice-presidente do Chega, foi condenado pelo Tribunal de Cascais a eliminar uma publicação no Twitter e a publicar um desmentido sobre as afirmações que fez de que Francisco Louçã, antigo líder do Bloco de Esquerda, “recebia uma avença obscura do BES”.

A Justiça definiu que as declarações são ilícitas e “ofensivas do direito à honra”. Pedro Frazão já anunciou da intenção de recorrer de decisão.

(EM ATUALIZAÇÃO)
Multinews
Imagem: maisribatejo

Montemor-o-Velho: Armas apreendidas por violência doméstica


A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas , no dia 9 de fevereiro, apreendeu armas e munições no âmbito de um processo por violência doméstica,  no concelho de Montemor-o-Velho.

Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor de 53 anos infligiu à vítima, sua companheira de 50 anos, violência física e psicológica ao longo de 30 anos de casamento.

No decorrer das diligências de inquérito e face à suspeita de que o agressor era detentor de armas de fogo, e no âmbito das medidas cautelares de proteção à vítima, foi dado cumprimento a dois mandados de busca, uma domiciliária e outro em viatura, tendo sido apreendidos os seguintes artigos:

·Uma arma de salva;

·Soqueira metálica;

·29 munições.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Montemor-o-Velho.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Velho.

IGREJA MATRIZ DE ALCANTARILHA RECEBE A ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL

 O Município de Silves recebe no próximo dia 26 de fevereiro, na Igreja Matriz de Alcantarilha, pelas 19h00, o Ciclo de Música de Câmara “Surpresas e Travessuras”, pela Orquestra Clássica do Sul (OCS). A entrada é livre mas sujeita à limitação da sala, tendo em conta as orientações da DGS.

No concerto são apresentadas obras de R. Strauss, L. Spohr e P. D. Q. Bach.

Entre personagens malandras e atrevidas, passando pela divertida recriação de compositores célebres, é um concerto que nos remete para a folia e a fantasia das máscaras carnavalescas com notas de irreverência, provocação e humor.

O Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra Clássica do Sul é constituído por Luís Miguel Garcia (flauta), David Fresquet (oboé), Rui Travasso (clarinete), Joaquim Moita (fagote), Todd Sheldrick (trompa), Emil Chitakov (violino), Ângela Silva (viola), Mikhail Shumov (violoncelo) e Luzia Vieira (contrabaixo).

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

Classificação etária: M/6

 

PROGRAMA

 

R. STRAUSS (1864 – 1949)

Till Eulenspiegel, Einmal Anders! (arr. Franz Hasenohrl)              

Agrupamento de música de câmara

Clarinete, fagote, trompa, violino, contrabaixo

 

L. SPOHR (1784 – 1859)

Noneto em Fá maior, Op. 31

                                                                                          

I. Allegro

II. Scherzo (allegro)

III. Adagio

IV. Finale (vivace)

Agrupamento de música de câmara

Flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, violino, viola, violoncelo, contrabaixo

 

P.D.Q. BACH (1742 – 1807)

Schleptet em Mi bemol maior, (S. 0)

 

I. Molto Larghissimo - Allegro Boffo

II. Menuetto con brio ma senza trio

III. Adagio Saccarino

IV. Yehudi Menuetto

V. Presto Hey Nonny Nonnio

Agrupamento de música de câmara

Flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, violino, viola, violoncelo, contrabaixo

Évora | NOVA LIGAÇÃO PEDONAL EM CONSTRUÇÃO NO BAIRRO DE ALMEIRIM

Estão em curso os trabalhos de construção de uma nova placa de circulação pedonal no troço do Caminho Municipal 1094 junto ao Bairro de Almeirim. Após a conclusão da obra, ficarão garantidas as condições de segurança para os peões que necessitem de circular nesta via que, em consequência da expansão da área industrial, tem vindo a registar um tráfego rodoviário cada vez mais intenso.
 Concluída a obra ficará completo o acesso pedonal entre o Bairro Ferroviário, zona da Estação de Caminhos-deferro e a zona sudeste do Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE) e Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (PIAE). A primeira fase desta ligação, concluída em Janeiro de 2020, incluiu a construção de uma placa de circulação pedonal com a extensão de 400 m, entre o Bairro Ferroviário e o acesso à Decathlon. 

Com duração estimada de 60 dias e um valor de investimento de 47 537,60€, a empreitada inclui a construção de um passeio ao nível da estrada, com largura de 1,70m, bem como um outro passeio sobrelevado, ao nível dos acessos às habitações existentes, de largura variável. 

A construção destes acessos pedonais foi uma necessidade identificada no anterior mandato autárquico pela Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, assinalada no âmbito do programa municipal de gestão participada “Pelos caminhos do Concelho”. Estas intervenções, agora em fase de conclusão, inserem-se no Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSÉ), que prevê, entre outros objetivos, criar percursos pedonais que possibilitem ligações seguras entre os bairros periféricos e o Centro Histórico de Évora.

Arouca | Município inaugura este sábado Ecovia do Arda que liga Arouca a Várzea

 

O Município de Arouca inaugura, durante a manhã deste sábado, dia 12, o primeiro troço da Ecovia do Arda, que irá ligar o centro da vila e a freguesia de Várzea, num percurso linear de cerca de seis quilómetros, adaptado para uso pedonal e ciclável. Obra representa um investimento superior a dois milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa NORTE2020, faz parte de um projeto de maior dimensão, que interligação à freguesia de Tropeço, prolongando-se por mais cinco quilómetros, até ao lugar da Ribeira.
A Ecovia do Arda percorre o vale de Arouca, como frisa Margarida Belém, presidente da autarquia, “desenhando-se ao longo das cinco freguesias aqui situadas – Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô e Várzea (e, mais à frente, Tropeço), acompanhando o curso de água do rio Arda. São seis quilómetros que nos permitem descobrir, a pé ou de bicicleta, a vida no vale e o seu rico património natural e cultural, este último marcado de modo indelével pelo cultivo da terra”.

Ao longo do percurso, haverá painéis com informação, em português e inglês, sobre a geo e biodiversidade, arqueologia e história locais. Além da aproximação ao património histórico, este percurso fará ainda a ligação aos polos escolares e outros equipamentos escolares sedeados na zona do Vale de Arouca, esperando-se que venha a contribuir para uma mobilidade mais sustentável, em particular junto dos mais jovens, aspeto que “é cada vez mais relevante nos dias de hoje e que foi uma das razões de base para a sua construção”, reforça a autarca arouquense, para quem, esta “será, certamente, também uma infraestrutura fundamental para a qualidade de vida dos arouquenses, ao promover a atividade física ao ar livre, de que tanto necessitamos neste quase pós-pandemia”.

A Ecovia do Arda conta, na sua totalidade, com um investimento elegível no valor de 2.197.298,95€, sendo que 1.867.704,10€ (correspondente a 85%) está assegurado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Ao Município de Arouca cabe assegurar o investimento de 329.594,84€.

Chuva regressa hoje e estende-se a todo o território o país no domingo

 

A chuva vai regressar a todo o território de Portugal continental no domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas máximas, segundo o IPMA.

De acordo com informação disponível na página do IPMA, para hoje e sábado já está prevista a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal, formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta.

No sábado, está prevista também uma pequena descida da temperatura, em especial da máxima.

A previsão meteorológica aponta, para domingo, períodos de chuva a partir do início da manhã no Minho e Douro Litoral, estendendo-se depois às restantes regiões do continente.

Para domingo está igualmente prevista a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela para o final do dia, vento fraco a moderado, tornando-se gradualmente moderado a forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

É ainda aguardada, no domingo, uma nova descida da temperatura máxima em Portugal continental.).

A falta de chuva tem vindo a afetar Portugal continental há alguns meses, tendo agravado os níveis de seca.

O mês de janeiro foi o quinto mais quente desde 2000, tendo-se registado a temperatura máxima mais alta dos últimos 90 anos, e foi também o segundo mais seco, segundo dados divulgados pelo IPMA.

O mês passado foi o sexto mais seco em 90 anos e o segundo pior desde 2000, superado apenas por janeiro de 2005, em termos de precipitação.

O relatório do IPMA indica que o valor médio da quantidade de precipitação foi muito inferior ao normal registado entre 1971 e 2000, correspondendo a apenas 12%.

No início deste mês, Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do IPMA, alertava que não havia previsões de chuva, pelo menos até meados de fevereiro e, a ocorrer, seriam valores inferiores ao que é normal.

O Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental, revelou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática.

Em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Agricultura após uma reunião da comissão de acompanhamento da seca, João Pedro Matos Fernandes afirmou que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há “80% de probabilidade” de 2022 ser um ano seco.

Madremedia/Lusa


Sismo de magnitude 3.8 sentido em vários concelhos do Algarve


Um sismo de magnitude 3.8 na escala de Richter foi sentido, esta manhã, nos concelhos de Lagoa, Portimão e Lagos, no Algarve.

De acordo com a informação disponibilizada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tremor de terra "não causou danos pessoais ou materiais".

"Pelas 7h53, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.8 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 75 quilómetros a Sul do Cabo S. Vicente", informa o IPMA.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios”.

Madremedia

Universidade de Coimbra: Estudo conclui que os nanoplásticos colocam em risco o funcionamento dos ecossistemas de água doce


Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com a Universidade de Aveiro (UA) e a Konkuk University (Coreia do Sul), identificou os possíveis impactos causados por baixas concentrações de nanoplásticos em ecossistemas de água doce e concluiu que concentrações ambientalmente relevantes de nanoplásticos representam um grande risco para os níveis tróficos basais das cadeias alimentares de pequenos ribeiros.

Para chegar a esta conclusão, a equipa do estudo, já publicado no Journal of Hazardous Materials, realizou um ensaio em laboratório «com as menores concentrações de nanoplásticos já testadas, até 25 μg/L [microgramas por litro], com dois tamanhos (100 e 1000 nm [nanómetros]). O objetivo foi avaliar os impactos dos nanoplásticos na atividade (decomposição da matéria orgânica), taxa de reprodução e alterações na comunidade de hifomicetes aquáticos [fungos]. Além disso, verificámos as alterações na qualidade nutricional das folhas expostas aos nanoplásticos. Essas folhas foram depois fornecidas a uma espécie de invertebrados de ribeiros, de forma a avaliar possíveis consequências no seu comportamento alimentar», explica Seena Sahadevan, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e primeira autora do artigo científico.

Em pequenos ribeiros, a decomposição da matéria orgânica é um processo crucial, responsável pela transferência de energia e nutrientes entre os diversos níveis tróficos da cadeia alimentar. Os hifomicetes aquáticos são os principais mediadores desse processo. Estes fungos são capazes de modificar os componentes recalcitrantes da folha, melhorando assim a sua palatabilidade e qualidade nutricional para consumo de invertebrados.

Segundo a investigadora do MARE, os resultados obtidos indicam que «a decomposição, reprodução e a abundância dos fungos são significativamente afetadas por baixas concentrações e tamanho dos nanoplásticos; as partículas de menor tamanho demonstram maior toxicidade». Curiosamente, sublinha Seena Sahadevan, «apenas os nanoplásticos de menor tamanho impactaram a qualidade nutricional das folhas, aumentando a quantidade de ácidos gordos polinsaturados. Não houve alterações visíveis nas taxas de alimentação dos invertebrados, porém observámos um comportamento letárgico nos animais alimentados com folhas expostas a concentrações mais elevadas, indicando uma possível contaminação».

Os nanoplásticos são fragmentos de plástico com tamanho menor que 1000 nm (nanómetros) – aproximadamente o tamanho de um vírus – usados geralmente por indústrias farmacêuticas, de cosmética e produtos de limpeza, podendo também ser derivados da degradação dos macroplásticos que usamos no nosso dia a dia.

A principal preocupação com estes fragmentos plásticos nanométricos é a alta capacidade de interação e reação com outras moléculas e organismos presentes no ambiente. Atualmente, a grande maioria dos estudos que abordam «as consequências dos micro e nanoplásticos na natureza são realizados em ambientes marinhos. No entanto, é importante ressaltar que 1,15 – 2,41 milhões de toneladas dos plásticos presentes nos oceanos são transportados através dos rios», frisam os autores do estudo.

De uma forma geral, este estudo fornece «novos insights sobre os grandes riscos que os nanoplásticos apresentam para o bom funcionamento dos ecossistemas de água doce», sintetiza Seena Sahadevan.

O artigo científico está disponível: aqui.

Cristina Pinto

MUNICÍPIO DE SILVES FELICITA A SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE PELO SEU 89º ANIVERSÁRIO COM CONCERTO NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 O Município de Silves congratula a Sociedade Filarmónica Silvense pelo seu 89º aniversário, com a organização de um concerto que reúne o Grupo Coral e a Banda Filarmónica, no dia 13 de fevereiro, pelas 17h00, no Teatro Mascarenhas Gregório.

A Sociedade  Filarmónica Silvense (SFS) aprovou os seus estatutos em 1933. Já teve um Rancho Folclórico (1981) e o Grupo de Teatro Amador “O Gruta” (1981). Para além da Banda Filarmónica, com cerca de 40 elementos, dirigida pelo maestro Pedro Coutinho, dinamiza desde outubro de 1998, o Grupo Coral que conta com cerca de 30 elementos.

A  SFS é uma referência na região do Algarve, sendo convidada para atuar em diversas localidades e, nos últimos tempos, tem sido valorizada a nível nacional e internacional.

A Câmara Municipal de Silves tem, ao longo dos anos, apoiado e colaborado com a Sociedade Filarmónica Silvense, nas suas mais diversas atividades, sendo o Festival de Bandas Civis e o concerto de Natal alguns desses exemplos.

Um espetáculo imperdível com uma qualidade artística e musical de excelência.

Programa

17h00 |Atuação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense

18h00 | Atuação da Banda Filarmónica Silvense

19h00 | Bolo de Aniversário

Este distinto evento, organizado pelo Município de Silves, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Silves.

A entrada é livre mas sujeita à limitação da sala, tendo em conta as orientações da DGS.

MUNICÍPIO DE SILVES ENTREGA COMPUTADORES ÀS ESTRUTURAS DE COMANDO DOS BOMBEIROS


A Autoridade Municipal de Proteção Civil, Dr.ª. Rosa Palma, entregou no passado dia 09 de Fevereiro computadores portáteis ao comando dos Bombeiros de Silves e de São Bartolomeu de Messines.
Este apoio procura dotar as estruturas de comando das duas corporações com equipamentos modernos que possibilitem uma utilização mais eficaz no seu quotidiano e que constituam um forte incremento da resposta em sede de posto de comando e em apoio direto às operações de socorro. Os equipamentos serão completados com informação crítica de apoio à decisão, como cartografia, informação demográfica e pontos sensíveis.

O material foi entregue durante uma reunião de trabalho entre a autoridade local de proteção civil, o serviço de proteção civil e florestas do Município de Silves e o comando dos corpos de Bombeiros de Silves e de São bartolomeu de Messines, numa estratégia de crescente interligação e trabalho conjunto em prol da proteção e socorro das populações do concelho de Silves.

Apoio de 20 mil euros: Bandas filarmónicas do concelho Cantanhede recebem apoio da Câmara Municipal

De acordo com deliberação camarária a Associação Musical da Pocariça, a Filarmónica de Covões, a Phylarmonica Ançanense e Filarmónica Marialva de Cantanhede vão receber da Câmara Municipal um subsídio de 5.000 euros cada uma. Este apoio é complementar aos subsídios que a autarquia concede às associações culturais, tendo em conta os custos da atividade que as quatro filarmónicas desenvolvem ao nível da formação de jovens no campo da música e do desenvolvimento de competências para uma cidadania ativa.

Por outro lado, como a pandemia de Covid-19 teve um impacto enorme na vida destas instituições, colocando em causa a sua própria sobrevivência, para a autarquia tem sentido fazer um esforço financeiro adicional, no sentido de lhes proporcionar condições para prosseguirem a ação pedagógica e cultural. Efetivamente, a situação pandémica que se tem vivido nos últimos dois anos privou as bandas filarmónicas do exercício maior do seu objeto estatutário, ou seja, a realização de concertos e atuações em diferentes tipos de eventos.

A diminuição drástica das receitas resultantes dessas atuações tem levantado dificuldades acrescidas à existência de disponibilidade financeira para adquirir e reparar instrumentos, renovar o fardamento dos músicos, melhorar as infraestruturas e os equipamentos ou proporcionar aos músicos as condições para o ensino de música e ensaios dos instrumentistas para preparação do repertório.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Cultura enfatiza “a dedicação e o empenho abnegado dos elementos que constituem os órgãos sociais das verdadeiras escolas de virtudes que são as filarmónicas num esforço coletivo em que participam também os músicos, os aprendizes, os familiares e as comunidades locais. Por isso, a Câmara Municipal não podia ficar indiferente às circunstâncias especialmente penosas porque estão a passar, o que justifica o apoio excecional que o Município de Cantanhede decidiu atribuir-lhes para que disponham dos meios indispensáveis à sua atividade”, refere o autarca.

Entretanto, as quatro bandas filarmónicas do concelho de Cantanhede participam no “HAPPY JAZZ – A música que nos une”, projeto de animação cultural que está a ser desenvolvido pela autarquia cantanhedense com as suas congéneres de Soure e Figueira da Foz, no âmbito de uma parceria promovida pela CIM – Região de Coimbra.

Esta iniciativa pretende aproximar, através da música, as 18 bandas filarmónicas dos municípios envolvidos, designadamente na criação e transmissão de conteúdos técnico-pedagógicos na área do jazz tradicional.