quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Espaço comercial






Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

INÍCIO LUSA SBSI exige aumentos de pensões na banca iguais aos do regime da Segurança Social

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) anunciou hoje que vai exigir uma solução legislativa para que os reformados dos fundos de pensões substitutivos sejam abrangidos pelos aumentos de pensões do regime geral da Segurança Social.

causa estão os reformados da banca que têm fundos substitutivos da Segurança Social, ou seja, que durante os anos de trabalho não descontaram para o regime geral e cujas pensões são agora asseguradas pelos bancos, explicou o presidente do SBSI, Rui Riso, em declarações à Lusa.

Segundo disse, estes reformados, que são cerca de 50 mil e que correspondem a cerca de 80% do total de pensionistas do setor bancário, não são aumentados "há cerca de 10 anos", pois a atualização das suas pensões está dependente da contratação coletiva, tal como ficou estipulado em acordos estabelecidos na década de 80.

"Só em 2016 e 2017 é que houve aumentos de 0,75% para os trabalhadores no ativo e para os reformados da banca decorrente da contratação coletiva", adiantou Rui Riso.

Para o presidente do SBSI, esta situação é "de uma grande injustiça" face aos pensionistas da Segurança Social, cujas pensões são atualizadas através da lei e de aumentos extraordinários para as reformas mais baixas.
"Estas pensões do setor bancário não estão abrangidas por nada disso, o que provoca uma grande injustiça face ao regime geral" da Segurança Social, defendeu Rui Riso.

"Vamos ter de pôr esta questão em cima da mesa com a banca porque há um conjunto de reformados que, ao contrário daquilo que as pessoas pensam, ganham reformas baixas, algumas não atingem os 600 euros", sublinhou o sindicalista que também é deputado pelo PS.

Rui Riso explicou que a questão dos reformados dos fundos de pensões substitutivos será colocada após a negociação das tabelas salariais para o setor bancário que decorre há alguns meses e em que a banca propõe novamente aumentos de 0,75%.

O presidente do SBSI adiantou que terá de ser encontrada uma solução legislativa negociada entre os sindicatos, a banca e com a colaboração do Governo, mas que não afete o capital social dos bancos.

"Não é descapitalizando os bancos, mas tendo em conta os lucros", disse Rui Riso, lembrando que, após os anos da crise as instituições financeiras estão agora de regresso aos resultados líquidos positivos.

O dirigente sindical destacou ainda que em 2011 quando foram transferidos para o Estado 6,0 mil milhões de euros dos fundos dos bancários, "ficou do lado da banca os fundos de pensões necessários para cobrir os aumentos", mas os bancos recusaram-se a avançar com atualizações de salários e de pensões devido aos resultados durante a crise.

"Temos que arranjar uma fórmula que permita que os bancos cubram as necessidades de capital dos fundos de pensões, mas fora da necessidade de responsabilidades passadas afetarem os capitais próprios", afirmou, defendendo que, no mínimo, a solução deveria ocorrer no lado da despesa corrente.

Segundo afirmou, esta é uma matéria "muito complexa para resolver porque no futuro vai haver mais reformados do que trabalhadores no ativo" no setor bancário.

Fonte: DN

Segurança Social disponibiliza linhas de apoio às populações afetadas pelos incêndios

A Segurança Social disponibiliza, a partir de hoje, quatro linhas telefónicas específicas para apoiar as populações afetadas pelo incêndio de Monchique.

Segurança Social disponibiliza linhas de apoio às populações afetadas pelos incêndios
“Na sequência do incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, e do acompanhamento social prestado às populações afetadas, a Segurança Social disponibiliza a partir de hoje linhas telefónicas específicas de apoio, para informação genérica e encaminhamento/agendamento de atendimento”, afirma o instituto em comunicado.

Para os moradores residentes no concelho de Monchique está disponível o número 300 518 518 e para os de Odemira o número 300 512 950.

Quem residir no concelho de Portimão tem à disposição a linha telefónica 300 515 290, enquanto para os moradores no concelho de Silves está disponível o número 300 516 050.

Este serviço telefónico está disponível nos dias úteis, entre as entre as 09:00 e as 17:00, informa o Instituto da Segurança Social (ISS).

O incêndio rural de Monchique (distrito de Faro, Algarve), combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na sexta-feira (dia 10) de manhã, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

Segundo o município de Monchique, arderam cerca de 16.700 hectares no concelho.

Fonte:24.sapo

Hora de Fecho: Vivo ou morto, quem pode ler as minhas mensagens? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
"Acederem ao meu Gmail é acederem à minha vida." Fomos ver quem (e em que situações) pode aceder aos seus dados pessoais em emails, redes sociais e apps de mensagens, durante a vida e depois da morte.
O pequeno Samuele seguia com os pais quando a ponte Morandi desabou. Entre as vítimas mortais estão casais de namorados, trabalhadores que foram apanhados desprevenidos e turistas.
Em 2016, um professor avisou que a ponte Morandi devia ser substituída. O colapso foi provocada por um problema estrutural numa solução de ponte que hoje já não se faz por razões de segurança.
Um rapaz belga de 6 anos morreu numa piscina. Pais dizem que o 112 transferiu chamada 5 vezes por ninguém falar inglês. INEM e PSP têm outra versão. Estrangeiros dizem que atendimento está melhor.
Na sequência da polémica que envolve a líder do partido de extrema direita, Paddy Cosgrave afirmou que "se tornou claro que a decisão correta para a Web Summit é rescindir o convite que fez a Le Pen".
O presidente da Câmara Municipal do Funchal atribuiu a quebra na afluência de pessoas ao arraial do Monte ao "alarme social" gerado pela queda da árvore que em 2017 matou 13 pessoas.
Um júri num tribunal californiano considerou a Monsanto, criadora do glifosato, responsável pelo aparecimento de cancro num utilizador do produto. Será que esta decisão tem uma base científica?
Se Madonna é uma artista que vai do 8 ao 80, uma boa forma de lhe dar os parabéns é ir dos 6 aos 60 – ela chega aos 60, nós recordamos 6 vezes em que ela mudou o mundo. E sempre para melhor.
A Nova Zelândia aprovou uma lei que proíbe a venda de habitação a estrangeiros. "Não deveríamos ser inquilinos na nossa própria terra", diz ministro-adjunto das Finanças.
A continuação de "Homem-Formiga", com Paul Rudd e Evangeline Lilly, é o mais estrambólico, inventivo, enérgico e divertido filme de super-heróis do ano. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Um policial com Keanu Reeves, "Sibéria", a segunda realização do actor francês Guillaume Gallienne, "Maryline", e "Homem-Formiga e a Vespa", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade

Maria João Marques
Houve quem à esquerda, incluindo alguns deputados, propusesse proibir (o método do costume; é compulsivo) o convite a Le Pen. Mas claro que a expulsão de Alex Jones foi justíssima e motivo de aplauso.

Diana Soller
Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil.

Manuel Villaverde Cabral
A imprensa diz que o FMI foi ultrapassado pelos acontecimentos e já se identificaram os países que poderão vir a estar na linha de mira dos especuladores. A única defesa de Portugal é a União Europeia

Fernando Leal da Costa
O Governo quer acabar com o fumo de tabaco no SNS – em cujas instituições já é proibido fumar – para depois, com um despacho, propor a criação de espaços para não fumadores... nas zonas ao ar livre.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017

Mais de 284 mil pessoas de 56 países visitaram a Mata do Buçaco em 2017, estabelecendo um novo recorde de entradas, revelou hoje a Fundação que gere os 105 hectares de floresta na Mealhada.
Resultado de imagem para Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017
Segundo os dados da Fundação Mata do Buçaco (FMB), o número de visitantes aumentou 14 por cento face a 2016, uma tendência de subida que se tem vindo a confirmar nos últimos anos.
"O ano de 2017 foi absolutamente excecional, com muitos indicadores positivos", disse à Lusa o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, acrescentando que os números do ano passado estão em linha com a tendência de crescimento de visitantes nos últimos três anos.
A "maioria esmagadora" das 284.830 pessoas que entraram na perímetro murado da serra, entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2017, fizeram-no de automóvel. Em 2017 entraram 37.014 veículos ligeiros na mata pública de 105 hectares, ou seja, mais 4.071 do que em 2016.
Por países, a lista de visitantes é liderada por Portugal, seguindo-se França, Espanha, Israel (o Buçaco possui a única via-sacra no Mundo à escala de Jerusalém) Alemanha e Brasil. Mas os serviços da FMB registaram a entrada em números significativos de turistas oriundos de outras paragens, como Singapura, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Senegal e Macau.
"Temos vindo a registar nos últimos três anos um constante crescendo de procura por parte do público nacional e sobretudo internacional. Tem também havido um aumento significativo de visibilidade e notoriedade. Estamos no bom caminho. Sentimos que conseguimos fazer justiça ao Buçaco, colocando-o no ?mapa'", afirma António Gravato.
Para o crescimento do número de visitantes terá contribuído o facto de o "Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco" integrarem a lista indicativa de locais com pretensões ao reconhecimento de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Resultado de imagem para Buçaco estabelece novo recorde de visitantes em 2017
A FMB e a Câmara da Mealhada estão a preparar a candidatura à UNESCO, processo que é coordenado por uma empresa especializada, paga com fundos europeus, através do consórcio regional da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere iNature - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.

"É de elementar justiça que se olhe para este património histórico, cultural, religioso e militar com outros olhos e se empreste outra atenção a uma floresta que tem uma fauna e flora riquíssimas e guarda mais de uma centena de edifícios relevantes", diz o presidente do município, Rui Marqueiro.
O autarca recorda que, no final de 2017, o Buçaco foi elevado à categoria de Monumento Nacional, um processo que demorou muitos anos. Marqueiro agradece o apoio do Governo e do Presidente da República e da Direção Regional de Cultura, salientando a importância da distinção na candidatura a Património Mundial.
Nesta altura estão a decorrer no perímetro da Mata obras de requalificação do Convento de Santa Cruz e das capelas da via-sacra, num valor aproximado de um milhão de euros.
Dentro dos 105 hectares de mata, plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII, existem 140 edifícios. O conjunto monumental apresenta um núcleo central formado pelo Palace Hotel do Bussaco (instalado desde 1917 num pavilhão de caça dos últimos reis de Portugal) e pelo Convento de Santa Cruz, a que se juntam as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via-Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Buçaco.
Lusa

Espaço comercial






Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Unidade de Saúde em Águeda reabre em Agosto renovada e com reforço clínico

A Unidade de Saúde de Recardães, no concelho de Águeda, vai reabrir na segunda quinzena de Agosto renovada e com reforço clínico, anunciou hoje o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga.
Resultado de imagem para Unidade de Saúde em Águeda reabre em Agosto renovada e com reforço clínico
De acordo com a mesma fonte, o posto de Recardães, que integra a Unidade de Cuidados Personalizados de Águeda III do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, irá contar com mais um médico, passando a ter dois clínicos.
Esta situação, adianta o ACeS do Baixo Vouga, “permitirá a inscrição de, pelo menos, mais trezentos cidadãos do concelho de Águeda que ainda não disponham de médico de família ou que pretendam ser acompanhados nesta Unidade por uma questão de proximidade de residência”.
Neste momento estão a ser realizadas obras de requalificação no interior do edifício, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Recardães e da Câmara de Águeda, que irão possibilitar melhorar as condições de conforto dos utentes e dos profissionais de saúde que colaboram nesta unidade.
A Unidade de Cuidados Personalizados de Águeda III integra os polos de Travassô, Recardães, Mourisca do Vouga e Fermentelos e possui sete médicos para servir 10.660 utentes.
Lusa

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira recebeu 700 mil visitantes em 12 dias

A Viagem Medieval de Santa Maria da Feira terminou com uma afluência próxima dos 700 mil visitantes e recordes de acessos em certos dias, apesar das altas temperaturas e momentos de chuva, revelou a organização.
Resultado de imagem para Viagem Medieval de Santa Maria da Feira recebeu 700 mil visitantes em 12 dias
Cumpriu-se assim o objetivo necessário para a autossustentabilidade dessa recriação histórica que, durante 12 dias e mediante um investimento de 1,3 milhões de euros, ocupou 33 hectares do centro da cidade, com animação inspirada no reinado de D. Pedro I.
"Tivemos uma recuperação fantástica, depois de quatro dias de angústia, quando o calor extremo fez cair significativamente o fluxo de visitantes durante as tardes e nos obrigou a retirar o fogo dos espetáculos noturnos de grande formato, junto à mata das Guimbras", declarou hoje à Lusa o diretor-geral do evento, Paulo Sérgio Pais.
"Só a partir de segunda-feira é que a afluência começou a normalizar e depois recebemos tanta gente que o dia 08 foi a melhor quarta-feira de sempre em 22 edições da Viagem, o dia 09 também foi a melhor quinta-feira de sempre e o mesmo aconteceu com o domingo, já que, apesar de alguma chuva à noite, a afluência durante a tarde foi excecional", realça o mesmo responsável.
Quanto aos espetáculos mais bem-sucedidos na edição de 2018 do evento organizado pela autarquia, empresa municipal Feira Viva e federação das coletividades locais, Paulo Sérgio Pais refere que foram os espetáculos "Amor até ao infinito", "Sangue de Portugal" e "Grito das Bailias".
A área temática que se dedicou a encenar "Era uma vez D. Pedro I" também esteve em destaque, pelo que o diretor da Viagem anunciou que será adaptado “a conteúdo multimédia para os mais jovens".
Resultado de imagem para Viagem Medieval de Santa Maria da Feira recebeu 700 mil visitantes em 12 dias
A próxima edição da Viagem Medieval vai decorrer de 31 de julho a 11 de agosto de 2019 e irá recriar o reinado de D. Fernando, "O Belo" e "O Formoso" que, enquanto filho de D. Pedro e D. Constança, subiu ao trono aos 22 anos e governou entre 1367 e 1381.

A sua gestão ficou marcada por sucessivas campanhas militares e valeu-lhe até a aclamação como rei em terras da Galiza, mas Portugal acabaria sempre derrotado nessas guerras. Nos períodos de paz, contudo, D. Fernando revelou-se um hábil estratega e administrador do território nacional, requalificando castelos, construindo as novas muralhas de Lisboa e Porto, apoiando a marinha mercante e promulgando a Lei das Sesmarias para defesa da agricultura.
Pelo contraste entre essas duas facetas, ficaria conhecido também pelo cognome de "O Inconstante" - que é o traço da sua personalidade que a Viagem Medieval se propõe explorar em 2019.
Lusa

ITÁLIA: Governo quer demissões na concessionária que faz manutenção na ponte que desabou

O Governo italiano exigiu hoje a demissão dos diretores da concessionária Autostrade per l'Italia, uma subsidiária da Atlantia, e responsável pela concessão e manutenção da ponte que desabou na terça-feira em Génova, matando, pelo menos, 37 pessoas.
Resultado de imagem para ITÁLIA: Governo quer demissões na concessionária que faz manutenção na ponte que desabou
Na terça-feira, parte da ponte Morandi, que fica na autoestrada 10 (A10) em Génova, no norte da Itália, desabou e dezenas de automóveis e camiões também acabaram por cair.
A Delegação do Governo de Génova, num comunicado na internet, confirmou a morte de 37 pessoas, referiu ainda que 16 ficaram feridas, 12 destas em estado grave.
Já o ministro das Infraestruturas, Danilo Toninelli, disse numa mensagem na rede social Facebook que "os diretores da Autostrade per l'Italia devem demitir-se antes de tudo" e avançou que o Governo italiano "ativou todos os procedimentos para a possível revogação das concessões e a imposição de uma multa de até 150 milhões de euros".
"Se não são capazes de administrar as nossas autoestradas, o Estado o fará", disse Toninelli.
O ministro das Infraestruturas disse "num país civilizado não se pode morrer por uma ponte que desaba" e reiterou que os culpados "desta tragédia injustificável devem ser punidos".
"As empresas que administram as nossas estradas embolsam as portagens mais caras da Europa, pagando concessões a preços vergonhosos. Recebem milhares de milhões, pagam uns poucos milhões de impostos e nem sequer realizam a manutenção necessária para as pontes e autoestradas de ponte e estradas", explicou.
O ministro italiano disse que "o Fundo de Emergência da Proteção Civil será usado para restaurar o sistema ordinário da área afetada".
Para "a reconstrução da ponte Morandi" que "precisava de manutenção ao longo de décadas, serão utilizados recursos do Plano Económico e Financeiro das Autoestradas, que será discutido em setembro, e outros recursos de dois fundos dedicados a intervenções de infraestrutura será usada".
Toninelli disse que o Governo vai desenvolver "um verdadeiro plano Marshall" para garantir o bom estado das infraestruturas do país e considerou o dever de o Estado "usar o dinheiro público para manter essas vias vitais do país, em vez de desperdiçá-lo em grandes obras inúteis".
A notícia da queda da ponte fez com que a Atlantia afundasse na bolsa de valores de Milão na terça-feira, tendo caído mais de 10% e viu a sua cotação suspensa, ainda que tenha fechado com uma queda de 5,39%.
Lusa

Governo não vai pedir à Web Summit que retire convite a Le Pen

A organização do evento afirmou que retiraria o convite à líder da Frente Nacional se o Governo português fizesse um pedido nesse sentido. O executivo garante que isso não vai acontecer.
Se depender do Governo, Marine Le Pen vem mesmo a Portugal. O ministério da Economia informa que não vai pedir à organização do Web Summit que retire o convite a Marine Le Pen para participar no evento em novembro.
De acordo com uma nota enviada à TSF, o Governo sublinha que "estando, pelo seu impacto, empenhado no acolhimento deste evento privado, não tem, como em outros eventos, intervenção na seleção de oradores".
Neste comunicado, o executivo acrescenta que se trata de "um fórum alargado de discussão de tendências de mercado, cujo alinhamento - oradores e programa - é da exclusiva responsabilidade da organização".
Na segunda-feira, a SOS Racismo exigiu a retirada do convite à líder da Frente Nacional francesa. O Bloco de Esquerda juntou-se às críticas na terça-feira e pediu a intervenção do Governo português. Os bloquistas contestam que Le Pen, dirigente da Extrema Direita francesa, participe num evento com financiamento público.
A organização do Web Summit garantiu, entretanto, que estava disponível para retirar o convite, caso o Governo o desejasse, mas o ministério da Economia vem agora confirmar que não vai intervir.
TSF

Bom feriado - Um raio, um problema estrutural ou as obras. O que fez cair a ponte Morandi?; Que presentes portugueses dar a Madonna nos seus 60 anos?

Logo Observador

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Em 2016, um professor avisou que a ponte Morandi devia ser substituída. O colapso foi provocada por um problema estrutural numa solução de ponte que hoje já não se faz por razões de segurança.
O último balanço provisório da queda do viaduto em Génova aponta para 37 mortos, entre os quais 3 crianças. Há 12 feridos em estado grave. Governo avança contra concessionária da ponte.
A imagem está a correr mundo. Por uma questão de frieza, de velocidade ou de tempo - ou de tudo junto -, o condutor do camião verde que ficou a poucos metros do abismo salvou-se de uma tragédia.
O fundador da Web Summit admitiu esta terça-feira que se o Governo português quiser que a Web Summit retire o polémico convite a Marine Le Pen, que a organização o faz "imediatamente".
O Presidente russo voltou a convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma cimeira. Putin quer discutir relações bilaterais e matérias de natureza regional.
Gedson agigantou-se e tornou-se maior do que Castillo para suplantar a lesão da aposta de Rui Vitória e garantir a passagem dos encarnados ao playoff da Liga dos Campeões com um empate a uma bola.
Encarnados encontram PAOK no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de já terem eliminado os gregos das competições europeias por duas vezes.
O Presidente Donald Trump aumentou o tom do seu confronto com Omarosa Manigault Newman, que chegou a ser a afro-americana com estatuto mais elevado na Casa Branca, designando-a como "esse cão!".
Susana Romana deixa sugestões de prendas que podiam ajudar a rainha da pop a dar respostas mais interessantes sobre Lisboa e Portugal da próxima vez que a Vogue lhe fizer perguntas.
A Turquia aumentou as tarifas sobre vários produtos provenientes dos EUA, como arroz, veículos, álcool, carvão e cosméticos. Decisão revela escalada do conflito entre os dois países. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade

Maria João Marques
Houve quem à esquerda, incluindo alguns deputados, propusesse proibir (o método do costume; é compulsivo) o convite a Le Pen. Mas claro que a expulsão de Alex Jones foi justíssima e motivo de aplauso.

Diana Soller
Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil.

Manuel Villaverde Cabral
A imprensa diz que o FMI foi ultrapassado pelos acontecimentos e já se identificaram os países que poderão vir a estar na linha de mira dos especuladores. A única defesa de Portugal é a União Europeia

Fernando Leal da Costa
O Governo quer acabar com o fumo de tabaco no SNS – em cujas instituições já é proibido fumar – para depois, com um despacho, propor a criação de espaços para não fumadores... nas zonas ao ar livre.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa