sábado, 5 de fevereiro de 2022

GNR: Atividade da semana a nível nacional

Entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro

      1. Detenções:
      2. 310 detidos em flagrante delito, destacando-se:
      • 88 por condução sem habilitação legal;
      • 125 por condução sob o efeito do álcool;
      • 24 por furto e roubo;
      • 18 por tráfico de estupefacientes;
      • Oito por posse ilegal de armas e arma proibida;
      • Quatro por incêndio florestal.

      1. Apreensões:
      • 12 233,32 doses de haxixe;
      • 1 454,824 doses de liamba;
      • 95,8 doses de heroína;
      • 90 doses de MDMA;
      • Dez comprimidos de MDMA;
      • 27 armas de fogo;
      • 195 munições;
      • 15 veículos;
      • Duas embarcações;
      • 12 813,12 euros em numerário.

      1. Trânsito:

Fiscalização

8 018 infrações detetadas, destacando-se:

      • 2 559 excessos de velocidade;
      • 617  por falta de inspeção periódica obrigatória;
      • 388 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
      • 368 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
      • 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
      • 300 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
      • 285 por falta de seguro de responsabilidade civil;
      • 226 relacionadas com tacógrafos.

Portugal com 41.511 novas infeções e 44 mortes por Covid nas últimas 24 horas

Há menos 36 internamentos em enfermaria e menos cinco nos cuidados intensivos.

Portugal registou 41.511 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 44 mortes associadas à Covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico diário, este sábado estão internadas 2409 pessoas, menos 36 do que na sexta-feira, 169 das quais em unidades de cuidados intensivos, menos cinco.

O número de casos ativos diminuiu, havendo agora 637.821, menos 4972 do que na sexta-feira, e nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas 46.439 pessoas, passando a contabilizar um total de 2.226.548.

Nas últimas 24 horas foram colocados em vigilância mais 5359 contactos, que totalizam agora 665.706. Desde março de 2020 foram infetadas em Portugal 2.884.540 pessoas com o SARS-CoV-2 e foram declaradas 20.171 mortes associadas à Covid-19.

Das mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, 17 ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 no Norte, 9 na região Centro, duas na Região Autónoma dos Açores, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Cátia Carmo / TSF

Covid-19: Criança de um ano ligada a ECMO no hospital S. João por “gravidade de quadro clínico”

 Uma criança de um ano com diagnóstico de covid-19 foi internada nos cuidados intensivos no Hospital de S. João, no Porto, necessitou de Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) devido à "gravidade do quadro clínico", disse fonte hospitalar ao SAPO24.

A criança de um ano estava internada no Centro Materno Infantil do Norte, também no Porto, por covid-19, mas "alterações cardíacas" obrigaram à transferência para o São João, onde foi colocada em ECMO.

"Dada a gravidade do quadro, a equipa clínica teve necessidade de assegurar ventilação mecânica e suporte circulatório com ECMO", disse fonte oficial daquele hospital ao SAPO24.

"A técnica de ECMO é muitas vezes o último recurso para tratar pessoas com doenças graves respiratórias e/ou cardíacas, em que a máquina de circulação garante as trocas gasosas do sangue e a distribuição desse sangue oxigenado a todos os órgãos", explica.

Gravidade em crianças é rara mas reforça importância da ciência

"Todas as vidas importam e a vida de uma criança deve ser protegida de forma ainda mais especial, pelo que nos preocupa o palco que é dado a discursos inconsistentes e que, sobretudo, não têm qualquer respaldo na evidência científica produzida sobre os efetivos riscos da doença nas crianças e a segurança e benefícios da vacinação", defende em comunicado o bastonário da Ordem dos Médicos (OM).

O bastonário da OM e o coordenador do Gabinete de Crise, Filipe Froes, deixam, em comunicado, "uma palavra de confiança à equipa de excelência que acompanha a criança, e de solidariedade para com a família neste momento difícil", e insistem "na importância de não se desvalorizarem os efeitos desta infeção nas mais variadas faixas etárias"

"Mesmo na nova fase da pandemia em que nos encontramos, e que tem permitido a reabertura progressiva da sociedade, é essencial que não nos esqueçamos do caminho difícil que percorremos e do que conseguimos alcançar", defende Miguel Guimarães.

O bastonário salienta o papel da vacinação contra a covid-19, que foi sendo alargada a várias faixas etárias e que "permitiu mudar o curso da pandemia e tornar a doença covid-19, regra geral, menos grave".

"No caso concreto das crianças, é verdade que a infeção tende a ser mais benigna, mas os casos graves existem e não devem ser desvalorizados", defende, por seu turno, o coordenador do Gabinete de Crise, Filipe Froes.

Madremedia

Revelações sobre Salazar

 Reuniões falsas e um DN fictício. Realizador de La Casa de Papel quer fazer filme sobre como Salazar foi enganado


António de Oliveira Salazar deixou o Governo de Portugal em 1968, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, mas continuou a acreditar que ainda mandava em Portugal por mais dois anos, até morrer. Essa história é relatada num livro e chamou a atenção do realizador de La Casa de Papel.

livro “A incrível história de António Salazar, o ditador que morreu duas vezes” do jornalista e escritor italiano Marco Ferrari acaba de ser lançado em Espanha, pela editora Debate, o que deu azo a várias entrevistas ao seu autor.

Numa delas, ao jornal El Periódico de España, Marco Ferrari conta que a história revelada pelo livro é tão absurda e espantosa que “o realizador de La Casa de Papel quer fazer um filme sobre esse capítulo da vida de Salazar”.

“A farsa mais importante da história”

“Foi a farsa mais importante da história”, considera o jornalista italiano, referindo-se ao facto de Salazar ter sido enganado para acreditar que ainda governava Portugal quando Marcelo Caetano tinha ascendido ao poder.

Após um acidente vascular cerebral, Salazar chegou a entrar em coma e, em 27 de Setembro de 1968, foi substituído na Presidência do Conselho de Ministros por Marcelo Caetano.

Mas até morrer, em 27 de Julho de 1970, Salazar acreditou que ainda mandava em Portugal. Tudo devido a uma operação encenada porque os médicos tinham receio de que ele sucumbisse mal soubesse que tinha sido removido do poder.

É isso que o livro de Marco Ferrari conta, notando que a encenação passava por realizar reuniões falsas do Conselho de Ministros. “Para dar mais verosimilhança à farsa, às vezes, os interlocutores falavam mal de Marcelo Caetano”, escreve o jornalista.

A operação passava ainda pela impressão de um exemplar falso do Diário de Notícias que incluía fake news que omitiam referências a Marcelo Caetano e noticiavam as reuniões encenadas entre Salazar e os seus pretensos ministros.

Além disso, gravavam-se programas de rádio e de televisão em que Salazar continuava a aparecer como líder de Portugal e que só passavam na casa do ditador.

Entrevista a jornalista francês revelou encenação

A farsa acabou em 1969 “quando o jornalista francês Roland Faure, do diário L’Aurore, viajou até Lisboa e solicitou uma entrevista com o ditador”, relata Ferrari no El Periódico.

“A Dona Maria, a governanta [de Salazar], permitiu [ao jornalista] o acesso à casa, mas advertiu-o para que não comentasse que Marcelo Caetano era o novo Chefe de Estado”, refere o jornalista.

“Na entrevista, Salazar chega a dizer, perante o assombro de Faure, que Caetano ‘era inteligente e tinha autoridade, mas que se enganava ao não querer trabalhar connosco no Governo. Porque, como você sabe, não faz parte do Governo‘”, conta ainda Ferrari.

“Salazar ainda acreditava que governava Portugal”, conclui o escritor, frisando que “os poucos exemplares do L’Aurore que chegaram ao aeroporto de Lisboa foram interceptados e queimados pela PIDE“.

“Salazar era mais inteligente do que Franco”

Ferrari considera que Salazar era “um homem do campo que controlava tudo através de um sistema baseado no partido único e na PIDE”, conforme refere ao El Periódico.

O jornalista nota ainda que “Salazar era uma sombra”, que “não participava em inaugurações”, “nem concedia entrevistas” ou “aparecia na televisão”.

“Ainda que governasse o maior império do mundo, muito maior do que o britânico, nunca viajou até Angola, Moçambique ou Timor-Leste”, repara.

Em toda a sua vida, só fez uma viagem de avião, de Lisboa ao Porto, e voltou de carro”, diz ainda o escritor italiano, contando que, “uma vez, viajou de barco de Lisboa à Madeira e passou a ida e a volta toda a vomitar”.

Porém, Ferrari não duvida de que “Salazar era mais inteligente do que Franco” e diz que “teve uma grande influência” sobre o ditador espanhol, “até ao ponto de o convencer a não entrar na Segunda Guerra Mundial”.

Mas, “ao mesmo tempo, como temia que os espanhóis pudessem ocupar parte de Portugal, fez-se aliado dos britânicos, aos quais vendia armas, o mesmo que fazia com os nazis, aos quais fornecia volfrâmio“, relata ainda o jornalista.

Ferrari também repara que Salazar “cedeu uma das ilhas dos Açores aos norte-americanos para que a utilizassem como base militar”, o que foi “uma decisão muito inteligente” porque “não afectava a neutralidade da Península Ibérica e, ao mesmo tempo, “os nazis não pensavam atacar a base com barcos ou aviões porque não deixava de ser território português”.

“Em Portugal, nunca houve processo como o de Nuremberga”

“Nos seus quarenta anos [de ditadura], foram torturados e assassinados mais de 22 mil opositores“, sustenta Ferrari, apontando que, contudo, “nos arquivos oficiais não existe nem um só documento que vincule a PIDE com Salazar”.

O jornalista nota ainda que, apesar dos crimes cometidos pela PIDE e pelo regime de Salazar, “em Portugal, nunca houve um processo como o de Nuremberga“, de julgamento de crimes políticos.

Tão pouco se estudou a questão do terror da PIDE“, diz também.

“O passado esqueceu-se, mas Salazar é considerado pelos portugueses como o mal menor numa época de grandes ditadores noutros países”, analisa Ferrari no El Periódico, considerando que “isso explica porque é que, ao contrário de Hitler e de Mussolini, mas tal como Franco, Salazar morreu na sua cama“.

   Susana Valente, ZAP //

Seca afeta país, mas consequências a partir da primavera poderão ser mais graves

De norte a sul, todos aguardam pela chuva, mas as previsões não são muito animadoras.

A seca agrava-se por todo o país nas várias atividades relacionadas com a agricultura. Desde a criação de gado à apicultura, a falta de água é uma preocupação não só no imediato, mas pelas graves consequências que poderá trazer já a partir da primavera.

Francisco leva o gado para o pasto, embora saiba que não vai encontrar alimento bastante que sustente 60 animais.

Já foram mais, mas face às dificuldades, teve que vender algumas ovelhas. Sem pasto suficiente, manter o gado acarreta maior despesa, e os preços da ração quase duplicaram.

Consequentemente, as dificuldades em alimentar o gado resultam em menor produção de leite, matéria-prima para o Queijo Serra da Estrela.

Mais a norte, em Trás-os-Montes, a dificuldade em alimentar os animais é comum.

Licínio Rodrigues é criador de bovinos de raça mirandesa, que dependem essencialmente do pasto, mas, com as pastagens a secar, o reforço de forragens e cereais é inevitável.

Contudo, a falta de chuva também não permite fazer as sementeiras, sendo que a falta de chuva no inverno vai trazer graves consequências para as nascentes.

A seca está também a afetar a apicultura. No Algarve, a falta de chuva atrasou a floração.

Para alimentar artificialmente as abelhas, há produtores que já gastaram cerca de 4 mil euros, sendo que estes custos acrescidos, associados à queda da produção, refletir-se-ão no preço do mel.

Também a atividade piscícola de água doce está comprometida em algumas albufeiras. O nível da Barragem de Pisões, em Montalegre, desceu mais de 30 metros.

SIC Notícias

Covid-19: “Temos todas as condições para avançar na retoma da normalidade”

 Especialista defende que medidas como o uso obrigatório de máscara devem cair em breve.

Miguel Prudêncio, investigador do Instituto de Medicina Molecular, considera que Portugal está numa “situação privilegiada” para poder avançar com a retoma da normalidade e a forma como se encara a pandemia.

Em entrevista à SIC Notícias, o especialista afirmou que, perante a elevada taxa de vacinação e imunidade da população, o percurso para retomar a normalidade deve acontecer “com alguma rapidez”.

Aponta que a prioridade deve ser a normalização do percurso escolar das crianças, que continuam a estar sujeitas a períodos de isolamento quando um coabitante testa positivo, mas que devem cair também medidas como o uso obrigatório de máscara e a lotação de certos espaços.

“Este vírus não vai desaparecer e vamos ter que conviver com ele como convivemos com outros vírus respiratórios sazonais. A generalidade da população deve retomar a normalidade brevemente, e devem haver medidas específicas para aqueles com quem o convívio é mais arriscado”, defende.

Sobre o contacto com grupos de risco, aconselha que se devem manter precauções, como a testagem e uso de máscara.

“Se estou constipado, estou com febre, não me estou a sentir bem e vou estar em contacto com alguém de risco, devo usar máscara. Independentemente de ser covid ou outro vírus respiratório. Se sei que estou com sintomas, se vou estar em contacto com uma pessoa vulnerável, devo tomar algumas precauções”, sugere.

Apesar disso, acredita que Portugal está numa fase em que deve começar a ser mudada a forma como se encara a pandemia.

“Perante uma variante menos grave, temos todas as condições para avançar na retoma da normalidade”, afirma.

SIC Notícias

Carnaval: Câmara da Guarda cancela espetáculo do “Julgamento e Morte do Galo”

 A Câmara Municipal da Guarda cancelou o espetáculo comunitário de Carnaval do "Julgamento e Morte do Galo" devido à pandemia de covid-19, para salvaguardar a saúde dos residentes e visitantes, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda) justifica a decisão “dada a evolução contínua de subida da pandemia no concelho” que, na sexta-feira, contabilizava 1.524 casos ativos de infeção com SARS-CoV-2.

“É com tristeza, mas com sentido de responsabilidade, que o município da Guarda decide adiar por mais um ano esta nossa icónica tradição, salvaguardando a saúde dos Guardenses e daqueles que nos visitam”, lê-se num comunicado da autarquia da cidade mais alta do país.

A fonte lembra que, na Guarda, “o Carnaval tem assumido a forma e a ‘celebração’ no ‘Julgamento e Morte do Galo’, como uma das manifestações populares de expiação, excesso e crítica, mas sempre purificadora, mais características e diferenciadoras” de todo o país.

“A queima do galo é o auge e representa a efetiva renovação. São assim expiados os pecados da sociedade, ardendo e representando a renovação da esperança. Este ritual marca o final do período de folia, aproximando-se assim a Quaresma, época de penitência e oração”, acrescenta.

Segundo a nota, o Carnaval da Guarda tem assumido, nos últimos anos, com o “Julgamento e Morte do Galo”, uma dimensão popular, “cujo sucesso determina enormes aglomerações de pessoas que, apesar do frio da época, saem à rua como participantes”.

Ainda de acordo com a autarquia, “mais de 1.200 pessoas de todas as freguesias da Guarda, atores e músicos”, dão corpo ao desfile e julgamento do Galo que, nas edições realizadas, tem atraído milhares de visitantes.

Este ano, foram também canceladas, entre outras, festividades de Carnaval em Torres Vedras, Estarreja, Ovar, Loures, Sines, Loulé e Mealhada.

O Carnaval celebra-se este ano no dia 01 de março.

Madremedia/Lusa

Hospital de Cantanhede com números mais elevados de sempre

 O Hospital de Cantanhede aumentou a atividade assistencial, com o número mais elevado de consultas médicas realizadas e de doentes saídos de sempre. “2021 foi o ano da consolidação do crescimento do Hospital de Cantanhede, sustentado na proximidade com os cidadãos.” realça Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC.

Desde o início do mandato do atual conselho diretivo, em 2020, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) tem vindo a traçar um caminho de crescimento a todos os níveis. Baseado em eixos estratégicos bem definidos, o Hospital de Cantanhede assume-se hoje como um “Hospital Promotor do Envelhecimento Saudável e da Longevidade”.

No internamento, a abertura de uma nova ala de Medicina Interna ajudou a aliviar a pressão de outras unidades hospitalares, o hospital teve, em relação a 2019, um aumento no número de doentes internados – mais 32% - com especial destaque para a Unidade de Cuidados Paliativos que teve um aumento de 48%. Em 2021, o HAJC  concretizou um aumento de 15% nos doentes que acedem pela primeira vez aos seus serviços  devido, em grande parte,  a uma forte aposta em programas de proximidade não só com a população mas também com outras instituições através de protocolos e parcerias.

 “Rentabilização de Recursos” foi também a chave para os resultados de 2021 na Unidade de Cirurgia de Ambulatório onde, o HAJC passou de uma utilização parcial para, o funcionamento  diário do Bloco Operatório, através da rentabilização  dos meios disponíveis. O tempo de espera para cirurgia no Hospital de Cantanhede foi de 1,4 meses

O ano de 2021 foi também um ano de melhoria significativa na Consulta Externa  com aumento de valências disponíveis, aumento de capacidade, num espaço reorganizado e  mais acessível.,

Diana Vilela Breda refere-se que “no fundo, a criação de sinergias com a comunidade no seu todo é a base do crescimento sustentado do HAJC”

Épico!

A seleção portuguesa de futsal, detentora do troféu, apurou-se hoje para a final do Campeonato da Europa, ao operar a reviravolta sobre a Espanha e vencer por 3-2, nas meias-finais da competição, em Amesterdão, nos Países Baixos.

Os espanhóis foram para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de Raúl Gómez, logo no primeiro minuto, e Chino, aos 13, só que a equipa das quinas reagiu no segundo tempo, com um tento de Bruno Coelho, aos 29, de penálti, e um ‘bis’ de Zicky, aos 32 e 39.

Depois de ter vencido a prova em 2018, precisamente diante da Espanha, Portugal vai disputar novamente a final de um Europeu, desta vez diante da Rússia, que bateu por 3-2 a Ucrânia na outra meia-final.

A final do Euro2022 está marcada para domingo, às 16:30, em Amesterdão, enquanto o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, entre espanhóis e ucranianos, joga-se no mesmo dia e no mesmo local, às 13:30.

Mira Online / Madremédia

Imagem:  Record

Mundo | Breaking News: North Carolina Supreme Court strikes down GOP-drawn congressional map

North Carolina's state Supreme Court handed Democrats one of their biggest legal victories yet in the fight over redistricting, striking down a GOP-drawn congressional map that could have given Republicans control of 11 of the state’s 14 districts.

In a ruling released Friday evening, the justices wrote that the current map was an illegal partisan gerrymander that is “unconstitutional beyond a reasonable doubt.” The state Supreme Court gave the state legislature until Feb. 18 to submit a new redistricting proposal to the court — or a trial court will approve a new plan.


Fonte: POLITICO

Boom de inscritos em curso de exorcismo em Roma

Foi-se o tempo em que se pregava que o demônio não existe. Hoje a possessão diabólica se manifesta em toda a sua assustadora maldade.

O Instituto Sacerdos, do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, dispensou mais um curso de exorcismo para expulsar demônios. O curso contava com a inscrição recorde de 137 padres e leigos.

Uma importante pesquisa mostrou que o maligno explora a Internet; que a pedofilia, as atividades criminosas e a filosofia da Nova Era estão ligadas ao ocultismo.

Em sentido contrário, o padre venezuelano Arturo Sosa S.J., Geral dos Jesuítas, lidera o negacionismo da existência de Satanás.

A Associação Internacional de Exorcistas, fundada pelo famoso exorcista de Roma, Pe. Gabriele Amorth, lembrou ao chefe dos Jesuítas que a negação dessa verdade “vinculativa de fé” põe automaticamente a pessoa fora da Igreja.

ABIM

Silves | LARANJA VOLTA A SER RAINHA NA 6.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA de 18 a 20 de fevereiro

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, a 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, destacando a citricultura que se faz no concelho e os diversos agentes económicos ligados ao sector. Camané, Jorge Palma e Brasa Doirada são os cabeças de cartaz desta edição, que decorrerá no espaço da zona ribeirinha junto à FISSUL.  O evento cumpre as normas da DGS.

A Conferência Laranja XXI (onde especialistas debaterão temas centrais para a produção e produtores de citrinos), o “Concurso Regional de Cocktails Silves 2022” nas modalidades de After Dinner e Flairbartending, o espetáculo de marionetas “As Laranjas doces do Jesuíta” e a conhecida e habitual Marcha dos Namorados (atividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve) são outros dos pontos altos do evento.

Para além da área da citricultura, estarão presentes no certame seis dezenas de expositores ligados aos vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato, gastronomia, associativismo e instituições locais e regionais.

Relembre-se que destacar a citricultura, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da Mostra Silves Capital da Laranja, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

O programa previsto para o evento é o seguinte:

 

SEXTA-FEIRA, dia 18 de fevereiro

10H00 - Abertura do certame

10H30 - Abertura Oficial

11H00 – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – Espetáculo de Marionetas

14H00 – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – Espetáculo de Marionetas

15H00 – Conferência Laranja XXI

21H30 – Concerto Camané

23H00 – Encerramento

 

SÁBADO, 19 de fevereiro

10H00 – Abertura do certame

11H00 – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – Espetáculo de Marionetas

14H00 – Concurso Regional de Cocktails

15H00 – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – Espetáculo de Marionetas

21H30 – Jorge Palma

23H00 – Encerramento

 

 

 

DOMINGO, 20 de fevereiro

10H00 – Abertura

10H00 – Partida da Marcha dos Namorados

11H00 – “As Laranjas Doces do Jesuíta” – Espetáculo de Marionetas

11H30 – Chegada da Marcha dos Namorados

16H30 – Brasa Doirada

19H00 – Encerramento

+ Info: email: capitaldalaranja@cm-silves.pt | tel. 282 440 800

MUNICÍPIO DA COVILHÃ ASSUME CONTESTAÇÃO À PROSPEÇÃO DE LÍTIO NAS FREGUESIAS DE PERABOA E FERRO.

A Câmara Municipal da Covilhã contesta anunciada prospeção de Lítio em duas áreas do concelho, precisamente duas das freguesias com elevado potencial agrícola, Peraboa e Ferro.

O anúncio foi feito durante a reunião do executivo camarário, o Vereador com o pelouro do ambiente, José Armando Serra dos Reis adiantou que «permitir que nas duas freguesias com os solos agrícolas mais ricos e a produção agrícola mais rica do concelho haja uma prospeção ou qualquer outra atividade exploratória do subsolo que possa pôr em causa a qualidade de vida dessas populações é inamissível». O vereador sublinhou ainda que «as populações têm direito à qualidade da água e do meio ambiente e não há bens económicos que sejam superiores à qualidade de vida».

O vereador com o pelouro do ambiente reafirmou ainda que, «são as autarquias que devem ter uma palavra a dar neste tipo de processo, sublinhando que «é fundamental que os pareceres dos municípios sejam vinculativos porque são as autarquias que sabem o que é bom para o desenvolvimento do território», disse.

Para já, vai ser enviado um documento de contestação à tutela e aos representantes das localidades abrangidas por esta prospeção de Lítio.

HORIZONTES 26 cria cadernos de viagens

 Vai começar em Alcanena um trilho por castelos, fortes, faróis e outros lugares onde se contempla e cuida o território.

7 de fevereiro, a partir das 10h00

Depois de dois encontros no âmbito do projeto Horizontes 26, em Ourém e Torres Vedras, dia 7 de fevereiro, Alcanena recebe o grupo de trabalho que, a partir das 10h00, e ao longo do dia, vai “convocar o património existente para um desafio com novos horizontes”. A visita está organizada em dois momentos: experiencial e de contemplação do território e do património, durante a manhã, e de reflexão à tarde. Em Alcanena arranca uma iniciativa que passará a fazer parte do projeto: o lançamento de uma coletânea com os cadernos de viagem de todas estas visitas, sendo que cada caderno/fascículo vai cobrir duas visitas/dois municípios. O caderno de viagens será composto pela documentação dos vários artistas que forem participando nas visitas, contemplando assim diversas disciplinas artísticas, sob a curadoria de António Gonçalves.

No dia 7, neste encontro, para documentação da visita, estarão Saul Roque Gameiro, Pintor célebre e natural de Alcanena, e Rui Gonçalves, artista plástico de Minde. Gabriel Feitor, historiador, investigador e Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência do Município de Alcanena, será o keynote speaker da sessão de trabalho.

PROGRAMA

09h30 – Ponto de encontro nos Paços do Concelho 

 

10h00 | Saída

10h00 - 13h30 | Visita de campo (Deslocação em veículo coletivo do município) – esta visita será acompanhada pelos técnicos do Centro de Ciência Viva do Alviela. Inclui um percurso pedestre de cerca de 1hora 

13h30 – 15h00 | Almoço

15h15 – 17h30 | Sessão de reflexão Pensar a comunidade: “acrópoles” que identificam, no auditório do Centro de Ciência Viva do Alviela com visita final ao Centro - A sessão contará com a especial presença de Gabriel Feitor.

Reconhecendo o contributo do património cultural edificado na construção da matriz identitária da comunidade onde se insere, a sua natureza tutelar e hospitaleira na relação umbilical com o território, as gentes, e a sua capacidade de promover uma reflexão intemporal, este projeto Horizontes 26 convoca o património existente à escala de cada concelho da Rede Cultura 2027 para um desafio com novos horizontes.

A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos.