sexta-feira, 11 de junho de 2021

Barcelos | Ilustradora formada no IPCA representa Portugal em Feira Internacional


A ilustradora Catarina Gomes, que completou o Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA entre 2010 e 2012, foi selecionada para participar na exposição anual da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a decorrer de 14 a 17 de junho em formato online.

No total, estarão representados 77 ilustradores de 68 países, escolhidos entre cerca de três mil candidatos de todo o mundo.

A exposição da Feira de Bolonha, em Itália, é a principal montra de tendências e autores de ilustração infantil, constituindo por isso uma oportunidade única para Catarina Gomes. “Ver as minhas ilustrações selecionadas para esta feira foi algo que sempre quis e fiquei muito feliz. E admirada pois não esperava ficar entre os 77 finalistas”, confessa a antiga estudante da Escola Superior de Design do IPCA.

Para concorrer à exposição da Feira de Bolonha, Catarina Gomes usou ilustrações que tinha iniciado para participar num outro concurso para o qual não chegou a participar.

Este trabalho reflete a técnica mista que carateriza a ilustradora. “Faço texturas, manchas e recortes à mão, com marcadores, pastel e carvão, essencialmente. Depois digitalizo e faço as colagens digitalmente”, explica.

Quando lhe perguntamos o que caracteriza as ilustrações selecionadas para esta feira Catarina Gomes reconhece que “o júri tem tendência para escolher o que seja inicialmente feito à mão. É tudo muito fresco e espontâneo. Uma mistura entre o manual e o digital, que parece ser inocente, mas é muito pensado”, diz.

Escrever e ilustrar histórias é um gosto de criança, mas foi em 2004, quando fez Erasmus em Bratislava, capital da Eslováquia, que Catarina Gomes verdadeiramente se apaixonou por esta arte.

“Eles têm uma tradição muito forte na área da ilustração, e foi lá que comprei os meus primeiros álbuns ilustrados e vi várias exposições de ilustração que me influenciaram. A que mais me marcou foi uma exposição retrospetiva de cartazes de filmes checos e eslovacos realizados entre 1959 e 1989 chamada “Flashback”. Como tinha muito tempo livre e histórias hilariantes para contar, comecei a fazer o meu primeiro diário ilustrado”, recorda.

Na altura, Catarina Gomes estudava Design Gráfico na Faculdade de Belas-Artes do Porto, mas a nova paixão motivou-a a viajar até Barcelos para frequentar a primeira edição do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) do IPCA.

“Foi graças à passagem pelo MIA que aprendi técnicas e ferramentas que me permitiram dedicar-me a esta área. Além disso, foi excelente poder conhecer pessoas que partilham a mesma paixão”, sublinha.

Catarina Gomes confessa ter o sonho de se dedicar em exclusivo à ilustração, algo que ainda não lhe foi possível, apesar de já ter cerca de uma dezena de trabalhos publicados. “Tenho uma série de ideias e projetos pessoais que gostava de concretizar. Gosto de diversidade, de experimentar novos suportes. Por exemplo, agora estou a criar ilustrações para aplicar em meias”, revela.

Catarina Gomes e Tiago Galo serão os dois únicos ilustradores portugueses presentes na exposição de ilustração infantil da Feira de Bolonha que, tendo em conta a situação pandémica, este ano decorre exclusivamente online, depois de ter sido cancelada no ano passado.

Ana Teixeira

Évora debate mobilidade urbana e a acessibilidade como fatores de desenvolvimento sustentável

O tema da mobilidade urbana e acessibilidade como fatores de desenvolvimento sustentável serviu de base à organização de um workshop internacional promovido pela Câmara Municipal de Évora. Os trabalhos tiveram lugar no passado dia 8 de junho em plataforma streaming com acesso público através do youtube. 

A iniciativa surge enquadrada no projeto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses: “Évora Turismo para Todos”. Este projeto traduz-se num conjunto de intervenções tendentes a eliminar as barreiras físicas na circulação, como desnivelamento de passadeiras de peões, aumento das áreas vocacionadas para circulação pedonal e ciclável, eliminação de barreiras arquitetónicas, etc., ao longo de um percurso atravessa o Centro Histórico, tocando os pontos de maior interesse turístico. Trata-se de um projeto financiado no âmbito dos mecanismos de apoio da União Europeia, e que está já em fase de conclusão. 
A par da componente prática, em contexto de planificação num âmbito mais abrangente, a Câmara Municipal tem em fase de elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável que está a decorrer em linha com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. Este plano, que tem vindo a ser construído com o contributo da comunidade, pois é importante que assente nas reais necessidades do Concelho na sua dimensão global, deverá constituir-se como um documento estratégico para responder, de forma integrada, às necessidades de mobilidade na cidade, com opções para todos, não concorrenciais e potenciadoras de melhor qualidade de vida. 
A organização do Workshop “A Mobilidade Urbana e a Acessibilidade como Fatores de Desenvolvimento Sustentável” surge assim neste contexto, num quadro de partilha e de troca de experiências entre técnicos e eleitos do Município de Évora e de outras cidades com experiências idênticas neste campo temático, cada uma em diferentes fases de implementação. 
Os trabalhos dividiram-se em dois painéis. O primeiro, com abertura do Presidente da Câmara Carlos Pinto de Sá, abordou a “A Política de Mobilidade Urbana como Fator de Desenvolvimento Sustentável”, e decorreu no período da manhã. Com moderação do Vereador Alexandre Varela, teve e participação de vários técnicos que desenvolveram temas como a “Mobilidade Enquanto Pilar Estratégico no Direito à Cidade”, entre outros. Técnicos e eleitos de duas cidades espanholas, Córdova e Pontevedra, partilharam também as suas experiências, a primeira relacionada com “Rotas Inclusivas de Interesse Cultural e Turístico” e a segunda “Pontevedra uma Cidade Pensada para as Pessoas”.
O segundo painel, com o tema “A Importância da Acessibilidade para todos a Espaços Culturais e Patrimoniais, teve abertura do Vereador do Pelouro do Urbanismo, Eduardo Luciano, e decorreu durante o período da tarde sob moderação da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sara Dimas Fernandes. Tal como no primeiro painel, foram apresentadas experiências de boas práticas, neste caso ao nível do turismo acessível, incidindo em aspetos considerados em contexto cultural. Foram ainda apresentadas comunicações sobre os aspetos inclusivos da acessibilidade, com destaque para o exemplo de Serralves. 
Para quem estiver interessado e não teve oportunidade de acompanhar ou quiser rever os trabalhos do workshop, poderá aceder ao canal youtube através da ligação

Síndromes febris já causaram mais de 540 mortes em Angola só em maio

Várias províncias angolanas estão a registar, nos últimos tempos, síndromes febris associadas a malária, dengue e chikungunya, que causaram só em maio 546 mortes, com Luanda a liderar a lista, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.  

Segundo a diretora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, esta doença está a afetar todas as faixas etárias, nas províncias do Bié, Uíje, Luanda, Huambo, Cuanza Sul e Benguela, com uma média de casos diários que variam entre 150 e 2.000.

"Quanto aos óbitos, no mês de maio, o maior número de óbitos foi registado na província de Luanda, com 145, seguida da Huíla, Benguela, Bié, Cuanza Sul e Lunda Norte", referiu Helga Freitas, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

A responsável disse que já está em implementação em todo o país um plano de contingência para estas doenças, que orienta os governos provinciais a reforçarem as atividades de vigilância epidemiológica e a intensificarem as atividades de remoção de lixo dos bairros.

A nível das unidades sanitárias, prosseguiu Helga Freitas, está a ser difundido o protocolo de gestão de casos simples e complicados de malária e dessas doenças, para que se possa fazer o diagnóstico diferencial e tratar corretamente cada uma delas.

"Está-se também a reforçar a distribuição de mosquiteiros e também estamos a prever assegurar reservas de sangue para tratamento de casos complicados que necessitem de transfusão", acrescentou.

Segundo a responsável, estão a ser reforçados os meios médicos e medicamentosos a nível das unidades sanitárias para atender a todas as necessidades.

Lusa

Imagem:Sapo

COVID-19 POR CONCELHO Lisboa com aumento de casos. Há 12 novos concelhos na lista de risco Covid-19

Odemira, Sertã, Paredes de Coura e Sesimbra lideram a tabela de risco por município. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista novo aumento de infeções.


 A lista de risco Covid-19 por concelho volta a aumentar e regista 12 novas entradas. De acordo com o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), há agora 22 municípios com uma taxa de incidência de infeção por SARS-CoV-2 superior a 120 casos por cada 100 mil habitantes, a linha vermelha traçada pelo Governo.

Sesimbra, Monforte, Arruda dos Vinhos, Aljezur, Santarém, Albufeira, Cascais, Sintra, Vila Verde, Alcanena, Vimioso e Loulé são os concelhos que entram na tabela.

Já Golegã, Nordeste, Santana, Salvaterra de Magos, Arganil, Cantanhede, Castelo de Paiva, Montalegre, Chamusca, Póvoa de Lanhoso registam um decréscimo de casos de Covid-19 e abandonam a mesma lista de risco.

Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, os quatro concelhos que não avançam no desconfinamento, apresentam um acréscimo do número de infeções. No total, são 116 (38%) os municípios que registam um aumento da taxa de incidência de infeção por SARS-CoV-2 e 108 (35%) os que registam um decréscimo.

Com uma incidência cumulativa igual a zero estão 70 concelhos. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica está controlada nestes concelhos.

Fonte:https://rr.sapo.pt/2021/06/11/pais/lisboa-com-aumento-de-casos-ha-12-novos-concelhos-na-lista-de-risco-covid-19/especial/242236/?utm_source=onesignal

Vagos: Recuperado motociclo furtado na Figueira da Foz


O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, ontem, dia 10 de junho, recuperou um motociclo furtado na freguesia de Calvão, no concelho de Vagos.

No seguimento de uma denúncia de furto num anexo de residência em Tavarede – Figueira da Foz, os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na localização e apreensão do motociclo e de diverso equipamento individual para a prática de motocross, nomeadamente botas, capacetes, óculos e proteção de peito.

O suspeito, um homem de 22 anos, foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Figueira da Foz.

“Museum of Broken Relationships” desafia aveirenses a fazerem parte da história das emoções

Open Call aberta até 30 de junho

Quem nunca ficou de coração partido? Qual o objecto que lhe faz lembrar um relacionamento antigo? Esta é a oportunidade de dar a essas emoções um novo e perfeito lar.

O “Museum of Broken Relationships” vai estar em Aveiro entre 9 e 31 de julho no ATLAS Aveiro – Edifício Fernando Távora, e convida o público a partilhar um término amoroso a partir da doação de peças para a sua coleção.

O resultado será uma exposição sobre amores e desamores anónimos, em que os objetos contam os mais diversos momentos da vida, formando um conjunto de histórias de perda e superação, com uma pitada de sal aveirense.

Os interessados em fazer parte desta exposição, e da coleção permanente do “Museum of Broken Relationships”, têm até ao dia 30 de junho para se inscrever nesta aventura poética. Para tal, basta formalizar a sua doação preenchendo o formulário de doação no link https://brokenships.com. Em alternativa, poderão dirigir-se ao edifício dos Paços do Concelho para registo presencial. Todas as doações são expostas anonimamente e não poderão ser devolvidas.

O “Museum of Broken Relationships” é um projeto físico e digital de Olinka Vištica e Dražen Grubišić, criado em Zagreb, Croácia, em 2006. Desde então, tem levado milhares de objetos e histórias por todo o mundo, desafiando o próprio conceito de património. Em 2010 ganhou o Prémio EMYA Kenneth Hudson enquanto projeto de museu mais inovador e ousado da Europa.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e organizada pelo Teatro Aveirense, estando integrada no Festival dos Canais 2021, que se realiza nos dias 15 a 18 e 23 a 25 de julho.

Coimbra | ESAC acolhe seminário subordinado ao tema “A floresta e as micorrizas”


A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), em parceria com o Campus de Tecnologia e Inovação (BLC3) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na qualidade de copromotores do Projeto F4F - Forest for Future, liderado pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, dinamizam no dia 17 de junho, pelas 14h30, em formato presencial (ESAC – Auditório H1) e online, o seminário “A floresta e as micorrizas”.

Este seminário, que se realiza no âmbito do Projeto Piloto 16 - Valorização de Cogumelos e Fungos e conta com o apoio do Centro de Ciência Viva da Floresta, tem por objetivo divulgar as vantagens das micorrizas na floresta, esclarecer a sua relevância e como as preservar.

O seminário conta com uma apresentação oral de Helena Machado, investigadora do INIAV, bem como com observação de plantas micorrizadas, que será conduzida por Filomena Gomes e Maria Balseiro, professoras da ESAC. Os destinatários são o público em geral, as Escolas e as Câmaras Municipais.

A participação na ação está sujeita a inscrição no link https://forms.gle/L7pAge24ueDQoStX9.

Vouzela | Investimento ronda um milhão e meio de euros


Presidente da CCDRC e diretora da DREC inauguram obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela a 16 de junho
A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e a diretora da Direção Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, vão inaugurar a primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela no dia 16 de junho, quarta-feira, pelas 11h30.

O custo total da empreitada de modernização é de 1.476.599,71 euros, sendo que para efeitos de financiamento apenas 1.134.097,65 euros são elegíveis. Destes, 963.983 euros (85%) são financiados por verbas europeias, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, 85 mil euros (7,5%) comparticipados pelo Ministério da Educação e 85 mil euros (7,5%) pela Câmara Municipal. A autarquia de Vouzela assume ainda o diferencial não elegível, os custos com o projeto e a fiscalização de obra, num esforço financeiro total de cerca de 428 mil euros.

Dos trabalhos realizados constam os melhoramentos no sistema de águas residuais, canalizações, intervenções nas salas de aula e serviços de apoio.


Columbófilia | Humberto Carvalho repete vitória vencendo concurso de Calatorao

Nuno & Filho assume a líderança da Classificação Geral de Concorrentes e do Troféu Crédito Agrícola.

Com a realização da prova nacional de Calatorao, decorreu a décima quinta prova do Campeonato 2021 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta campanha conta com a participação de 49 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso foi ganho por Humberto Carvalho, assumindo a equipa Nuno & Filho a liderança da Classificação Geral, mantendo igualmente a liderança do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Catatorão - (Fundo)

1º lugar – Humberto Carvalho – 226 pontos; 2º - Nuno & Filho – 224; 3º - Emanuel Ventura - 218; 4º - Jorge Monteiro - 207; 5º - Nelson Rainho - 200; 6º - José Rossa Ribeiro - 197; 7º - Lusitano Espinhal – 194; 8º - Marco Ferreira - 193; 9º - Euclides Pimenta - 186; 10º - Vitor Ferreira - 172.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 9226 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 9201; 3º - Emanuel Ventura – 8947 ; 4º - Gonçalo Paião - 8583; 5º - Lusitano Espinhal 8493; 6º - Humberto Carvalho - 8281; 7º - Fábio Cruz -8190; 8º - Nelson Rainho - 7926; 9º - Fernando Pereira - 7831; 10º - Vitor Ferreira - 7619; 11º - António Oliveira - 7574; 12º - Manuel Barreto - 7571; 13º - Emanuel Ventura – 7525; 14º - Nuno & Filho - 7370; 15º - José Oliveira - 7363; 16º - José Rossa Ribeiro – 7282’; 17º - José Santos – 7140; 18º - Marco Ferreira - 7021; 19º - António Santos - 6337; 20º - Asas de Lemede – 6185; 21º - Jorge Monteiro - 6124; 22º - Manuel Frade - 5946 23º - Avelino Soares - 5869; 24º Lusitano Espinhal - 5728; 25º - Euclides Pimenta - 5322; 26º - Francisco Santos - 5143; 27º - José Catarino - 5069; 28º - José Vinagreiro - 5020; 29º - Fábio Cruz - 4767; 30º - Cidálio Salvador - 4528; 31º - Nelson Rainho 4435; 32º - António Santos – 4204; 33º - Humberto Carvalho - 3801; 34º - Emanuel Ventura – 3779; 35º - Manuel Barreto – 3692; 36º - Lusitano Espinhal – 3531; 37º - Vitor Oliveira - 3500; 38º - Fernando Pereira - 3264; 39º - César Rainho - 2991; 40º - Nuno & Filho - 2834; 41º - Marco Ferreira -2775; 42º - Avelino Soares /B – 2712; 43º - Francisco Santos – 2655; 44º - José Oliveira – 2623; 45º - Manuel Frade – 2586; 46º - José Catarino – 2304; 47º - Carlos Pereira - 2174; 48º– Gonçalo Paião - 1928; 49º - Euclides Pimenta - 1852; 50º - José Vinagreiro - 1412; 51º - António Oliveira - 1407; 52º - Fábio Cruz – 1313; 53º César Rainho - 670; 54º - Fernando Pereira – 474; 55º - Fernando Cruz – 401.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Nuno & Filho – 2314 pontos; 2º - Nuno & Filho – 2127 pontos; 3º - Gonçalo Paião – 2118 pontos.


Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes inaugurado em Águeda

 Espaço funciona no edifício da Incubadora de Empresas de Águeda, na Rua Luís de Camões.

“Estamos num espaço muito interessante, que pode ser encarado como modelo e que valerá a pena replicar noutras regiões”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na inauguração do CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes foi inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

O CLAIM visa promover uma integração de proximidade e apoiar todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, num projeto que resulta da parceria estabelecida entre o Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P. e a Autarquia de Águeda, cujo protocolo foi formalmente assinado no decorrer da cerimónia.

O espaço, que funciona no edifício da Incubadora de Empresas de Águeda, é dinamizado por duas técnicas assistentes sociais, uma criminóloga e um jurídico, para prestar apoio no processo de acolhimento e integração de migrantes, bem como na regularização da situação migratória e em aspetos burocráticos como a nacionalidade, o reagrupamento familiar, a habitação, o trabalho, a segurança social, a saúde ou a educação.

Para o Presidente da Câmara de Águeda, a escolha do edifício da Incubadora de Empresas para instalar este novo serviço é estratégica e posiciona Águeda na dianteira no apoio que pode ser prestado aos migrantes. Jorge Almeida lembrou que esta estrutura pode ajudar a suprir a necessidade de mão de obra existente no concelho e na região, numa concertação com o tecido empresarial, agilizando processos. “Venham, que nós tratamos do resto. E isto é um passo claramente à frente”, disse.

“Naturalmente que os queremos acolher como todos os CLAIM, mas vamos um pouco mais longe, no sentido de a própria Câmara, as associações e as empresas promovermos uma verdadeira integração”, declarou, acrescentando que em boa hora surgiu este centro, “porque temos esta necessidade para podermos crescer”.

Lembrou que Águeda é um concelho dinâmico, com mais de 5.500 empresas, entre as quais mais de 750 da indústria transformadora, que fatura anualmente cerca de dois mil milhões de euros. “Somos um concelho muito interessante para a economia nacional e precisamos efetivamente de pessoas para podermos crescer”, sustentou, defendendo que é necessário acolhê-las bem, fazendo-as sentir em casa.

O CLAIM é um resposta social que Águeda já aplica há muitos anos, um histórico de bem-receber com cerca de 1.125 residentes estrangeiros, de mais de 50 nacionalidades, entre as quais a maior comunidade do Cazaquistão em Portugal, que estão “perfeitamente integrados”.

“São comunidades que fazem parte da dinâmica do nosso concelho e que estão perfeitamente integradas”, disse Jorge Almeida, apontando que Águeda desenvolve um conjunto de “boas práticas, nomeadamente com as escolas, associações e empresas, que nos permite trabalhar essa integração”, cujo sucesso é reconhecido “tanto por nós como por eles”.

O Presidente da Câmara dirigiu-se à Alta-Comissária para registar que a Autarquia subscreveu, “há poucos dias, uma candidatura em parceria com uma associação local, no sentido de promover o acolhimento de migrantes, para que nos possam ajudar a fazer face às necessidades que temos de mão de obra”.

Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações, declarou, na cerimónia, a sua satisfação pela abertura deste espaço em Águeda (o 121.º no país), considerando muito feliz a integração do CLAIM com a incubadora. “É muito interessante que esteja no centro da cidade, na rua principal, numa incubadora para facilitar o desenvolvimento económico, para que também chegue aos emigrantes a informação sobre as oportunidades que há no mercado de trabalho. É exatamente aqui que a integração acontece, nesta abordagem de proximidade”, disse a governante, concordando que esta poderia ser uma prática para ser replicada noutros territórios.

A secretária de Estado frisa ainda que “o CLAIM de Águeda vem consolidar o que o Município já faz a trabalhar em rede, mas cujo apoio pode ser prestado agora de uma forma mais especializa”.

Entre as muitas ações que decorrem em Águeda, no sentido de apoiar a comunidade migrante, estão os cursos de Língua Portuguesa, que são lecionados na Escola Secundária Marques de Castilho e no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Águeda, ou ainda o Programa “Escolhas”, do projeto “Pioneiros”, que tem várias atividades de interculturalidade, sem esquecer o programa de mediadores interculturais que a Câmara de Águeda desenvolve em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos.

Refira-se que, após a inauguração, a comitiva visitou os espaços do Águeda Living Lab, do Águeda Smart City Lab e ainda o Centro de Artes de Águeda, onde foram apreciadas algumas das exposições patentes, uma das quais relacionada com as migrações. No final, dirigiram-se para o Parque Botânico de Vale Domingos onde foi apresentada um pouco da história que deu origem ao Parque e foi também efetuada uma visita guiada àquele espaço.

 

 

Na foto: Elsa Corga, Vereadora da Ação Social; Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; Cláudia Pereira, Secretária de Estado para a Integração e as Migrações; e Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações

POLÍTICA | Estados-membros da União Europeia aprovam regras atualizadas para livre circulação


Os embaixadores dos 27 Estados-membros junto da UE acordaram hoje os termos da nova recomendação do Conselho sobre uma abordagem coordenada às restrições à livre circulação no contexto da pandemia da covid-19, solicitada pelos líderes europeus.
O compromisso foi alcançado numa reunião do Comité de Representantes Permanentes (Coreper), presidido até final do mês por Portugal, apenas 10 dias depois de a Comissão Europeia ter apresentado a proposta de revisão das regras, tal como lhe havia solicitado o Conselho Europeu, tendo hoje o executivo comunitário felicitado a presidência portuguesa pelo “grande trabalho” na aprovação célere do regulamento revisto.

Reunidos em Bruxelas em 25 de maio passado, os chefes de Estado e de Governo da UE concordaram em rever as regras para as viagens dentro do bloco, com vista a facilitar as deslocações entre Estados-membros, à luz da evolução favorável da situação pandémica, face ao sucesso da campanha de vacinação, e tendo já em conta a entrada em vigor do certificado digital covid-19, que deverá estar operacional em toda a União em 01 de julho.

Os líderes dos 27 solicitaram então a Bruxelas que trabalhasse no sentido de as regras serem revistas “em meados de junho”, o que foi então conseguido, dado a Comissão Europeia ter apresentado uma proposta de atualização do regulamento logo em 31 de maio, e o Coreper ter aprovado a mesma hoje, “apenas 10 dias depois”, como salientou hoje o executivo comunitário.

“A Comissão saúda a rápida aprovação pelos embaixadores da UE da atualização da recomendação sobre coordenação nas restrições à livre circulação na União […] Gostaríamos de felicitar a presidência portuguesa da UE por este grande trabalho e pela cooperação próxima, e estamos desejosos pela aprovação final da recomendação pelo Conselho, na próxima semana”, disse hoje o porta-voz Christian Wigand.

O mesmo porta-voz sublinhou que a recomendação agora validada pelos 27, para já ao nível de embaixadores, prevê que os cidadãos totalmente vacinados ou recuperados devem ficar isentos de restrições relacionadas com viagens, assim como quem apresente um teste negativo, sendo que há uma harmonização da lista de testes e da antecedência com que os mesmos devem ser realizados – os testes PCR devem ser realizados até 72 horas antes da deslocação, e os testes rápidos de antigénio até 48 horas antes.

“É algo que é muito bem-vindo, dada a abordagem fragmentada a que assistimos até agora”, comentou o porta-voz com a pasta da Justiça.

No texto apresentado em 31 de março, a Comissão Europeia propôs aos Estados-membros que facilitem as viagens, nomeadamente para as pessoas que tenham um certificado digital covid-19 da UE, mas prevendo um mecanismo travão para fazer face a situações preocupantes, designadamente o agravamento da situação ou surgimento de novas variantes do coronavírus.

“Temos duas propostas em cima da mesa, a de que todos os Estados-membros aceitem e reconheçam o certificado e, simultaneamente, permitam a entrada de passageiros vindos de zona verde”, explicou, em conferência de imprensa, o comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, apontando que o texto contempla também uma atualização dos critérios comuns para as zonas de risco.

Aprovado pelo Parlamento Europeu na última quarta-feira, o regulamento que institui o novo certificado digital covid-19 – que atestará que o seu detentor cumpre um de três requisitos para viajar sem restrições adicionais, designadamente se já foi vacinado, se recuperou de uma infeção ou se testou negativo – vai ser assinado na próxima segunda-feira.

Na cerimónia de assinatura, que decorrerá no Parlamento Europeu, em Bruxelas, participarão o presidente da assembleia, David Sassoli, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro e presidente em exercício do Conselho da UE, António Costa, que no mesmo dia participará na cimeira de líderes da NATO, também na capital belga.

Inauguração do busto de Baden-Powell, fundador do Escutismo

 O Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Central (direção nacional) e da Junta Regional de Coimbra, congratula-se com a reposição do busto de Robert Baden-Powell que tinha sido vandalizado em junho de 2020, na Rotunda de Jericó, em Santa Clara - Coimbra.

A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, e dos escuteiros do Agrupamento 162 Santa Clara, vem repor a justa homenagem que ali se presta há mais de quinze anos ao Fundador do Movimento Escutista com a escultura do artista Armando Martinez.

O evento terá lugar este sábado, 12 de junho, ao meio-dia, e contará com a presença do Presidente da Câmara de Coimbra, Dr. Manuel Machado, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria e do Chefe Regional de Coimbra, Luís Coelho.

O Chefe Regional de Coimbra considera a reposição da obra “uma atitude de extrema importância para repor a verdade e justiça”, classificando como “mais que merecida” a homenagem ao homem que fundou este movimento que “promove a tolerância e solidariedade em todo o mundo”.

O Movimento Escutista é uma organização mundial presente em 224 países e territórios, que desde 1907 vem a formar milhões de crianças e jovens numa perspetiva de promoção da diversidade e inclusão, divulgando até programas pedagógicos que incutem valores de combate ao racismo, à discriminação, à desigualdade e à injustiça.

Em Portugal, o CNE tem um efetivo de mais de 72 mil elementos (dos quais, cerca de 4 mil na Região de Coimbra) contribuindo para a formação integral da juventude e procurando fazer destas crianças e jovens adultos honrados, cooperativos e com valores, para serem cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor e mais interventiva.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

A festividade do Sagrado Coração é comemorada na sexta-feira que segue a Oitava de Corpus Christi, como prolongamento da solenidade que celebra o “Corpo de Cristo”, portanto neste dia 11.

Segundo o bispo de Poitiers, Louis-Édouard François Désiré Pie — depois mais conhecido como Cardeal Pie (1815 – 1880) — “O culto ao Sagrado Coração é a quintessência do cristianismo, o compêndio e sumário de toda a religião”.

Para esta memorável festa transcrevemos um trecho de uma conferência de Plinio Corrêa de Oliveira na qual ele comenta a seriedade e grandeza do ambiente sacral da Igreja do Sagrado Coração de Jesus [Fotos PRC], na capital paulista.

“Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus há proporção entre altura, largura, extensão e partes laterais. Algo de muito sério convida à reflexão, favorece a meditação.

O ambiente no interior é muito diferente do que se encontra fora. A luz que penetra pelos vitrais revela cores combinando harmonia doce e suave com agradável penumbra, tornando o conjunto muito envolvente. Tem algo de balsâmico, como um discreto azeite perfumado envolvente em toda a igreja.

.

O altar é alto, robusto, forte. Na parte superior do tabernáculo, um mosaico de boa qualidade representa o Padre Eterno e a Santíssima Trindade.

Dentro de uma luminosidade difusa em meio à névoa, as imagens têm rostos lisos, sérios, com olhares descontraídos. Elas olham para quem está em baixo, prontas para socorrer e ajudar a quem suplica. Sobretudo isto se nota nas imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora Auxiliadora.

A imagem do Coração de Jesus, tocando o coração com a mão, é muito sacral e digna, como quem diz: Eu lhe dou meu coração. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora é triunfante, com o cetro na mão, mas virginal, pura, leve, condescendente, misericordiosa e muito segura. Nela vemos bem o que desejamos.

Com seriedade e grandeza que impõem silêncio, essa é a Igreja do Sagrado Coração, com a qual tenho muita consonância”.

Dinamarca elimina máscaras em espaços interiores e alarga horário na restauração

A Dinamarca vai estender até à meia-noite o horário dos bares e restaurantes a partir de sexta-feira e eliminar a máscara em espaços interiores, exceto nos transportes, na segunda-feira, segundo um plano para acelerar o desconfinamento apresentado hoje.

Este plano prevê o levantamento total das restrições a 01 de outubro e o desaparecimento do passaporte de saúde necessário para determinadas atividades.

"Tudo o que perdemos, poderemos fazer porque temos um importante controlo da pandemia", sublinhou o ministro da Saúde, Magnus Heunicke, em conferência de imprensa.

A máscara, que como no resto dos países nórdicos nunca foi obrigatória ao ar livre, deixará de ser uma exigência em supermercados, lojas e centros comerciais e só será solicitada para passageiros que viajem de pé nos transportes públicos, exigência que desaparecerá no dia 01 de setembro.

Os bares e restaurantes podem abrir até meia-noite a partir de sexta-feira e a venda de bebidas alcoólicas será permitida até esse horário, que será alargada até às 02:00 a partir de 15 de julho, além de permitir um aumento da lotação máxima nos estabelecimentos.

As discotecas, que estiveram fechadas durante a pandemia, reabrirão no dia 01 de setembro sem outras restrições para além da apresentação do passaporte "coronapas", apenas até 01 de outubro.

Nesta data, este documento, que comprova a recuperação da doença, a vacina foi recebida ou um teste negativo foi recebido nas últimas 72 horas, deve desaparecer. Não será mais exigido em museus, cinemas e teatros a partir de 01 de agosto e em bares e restaurantes um mês depois.

O plano prevê ainda permitir 25.000 espetadores durante as quatro partidas do Euro 2020 que serão disputadas em Copenhaga, contra 16.000 até agora.

Por falta de tempo, no entanto, esta medida ainda não estará em vigor no primeiro encontro entre a Dinamarca e a Finlândia, que está marcado para sábado, alertou a federação.

Dezenas de crianças sequestradas por jihadistas no norte de Moçambique

 Por onde passam os jihadistas, não há crianças seguras e Cabo Delgado não é exceção a esta trágica realidade.

Desde 2017 que o sequestro de crianças, particularmente meninas, é prática comum na província do norte de Moçambique.

Nura e Sebastião, um casal obrigado a fugir com os filhos do terrorismo jihadista, conta como lhe roubaram a filha, Clementina: "Levaram as nossas filhas e trancaram-nas em diferentes casas. E levaram-nos a nós e trancaram-nos noutra casa. Mais tarde, regressaram e levaram as raparigas que lhes interessavam. Deixaram as mulheres dentro de casa. À noite, depois de terem levado as nossas filhas, nós fugimos. "Neste momento, o meu peito está a doer. Dói-me o coração. Estou a chorar por dentro. Sinto-me miserável"

Por onde passam os jihadistas, não há crianças seguras e Cabo Delgado não é exceção a esta trágica realidade.

Desde 2017 que o sequestro de crianças, particularmente meninas, é prática comum na província do norte de Moçambique.

Nura e Sebastião, um casal obrigado a fugir com os filhos do terrorismo jihadista, conta como lhe roubaram a filha, Clementina: "Levaram as nossas filhas e trancaram-nas em diferentes casas. E levaram-nos a nós e trancaram-nos noutra casa. Mais tarde, regressaram e levaram as raparigas que lhes interessavam. Deixaram as mulheres dentro de casa. À noite, depois de terem levado as nossas filhas, nós fugimos. "Neste momento, o meu peito está a doer. Dói-me o coração. Estou a chorar por dentro. Sinto-me miserável".

Em Cabo Delgado são muitos os pais que relatam histórias semelhantes e vivem na tristeza, desamparados. Sebastião, o pai de Clementina, sem poder fazer nada, acalenta a esperança de que ela consiga fugir.

"Não faço nada. Rezo a Deus para que proteja a minha filha. Que consiga encontrar uma maneira. Espero que consiga fugir, mas se ela não conseguir fugir, ficarei muito triste", afirma.

A mãe acrescenta: "Ela era uma boa rapariga. Ajudou-me muito. Eu preciso dela. Se ela ainda estiver viva, eu preciso dela. Ficaria orgulhosa se a minha filha pudesse casar e ter filhos, trabalhar, e ter um futuro".

Segundo a ONG britânica, Save The Children, foram raptadas nos últimos três anos e meio, - desde que começaram os ataques jihadistas - no norte de Moçambique, dezenas de crianças. A organização reconhece que os cálculos são por defeito e que os números podem ser muito superiores aos casos identificados.

Desde 2017 que militantes localmente conhecidos como Al-Shabab aterrorizam o norte de Moçambique, queimando casas, decapitando pessoas e forçando algumas a entrar nas suas fileiras ou mantendo-as como escravas sexuais.

A ONG refere que só num dos ataques de junho do ano passado foram levadas 10 raparigas, enquanto tiravam água de um poço.

A "Save The Chidren" apela à libertação das crianças e à responsabilização dos autores dos sequestros.

Euronews

Câmara de Lisboa também partilhou dados com embaixadas de Israel, China e Venezuela

Comité de Solidariedade com a Palestina organizou manifestação junto do Coliseu dos Recreios e viu o e-mail da embaixada de Israel ser incluído no processo. Protestou e foi informado de que o mesmo já tinha acontecido com as embaixadas da China e Venezuela noutras ocasiões.

A Câmara Municipal de Lisboa partilhou com a embaixada de Israel, em 2019, dados relativos a uma ação pró-Palestina em Portugal, já depois de ter avisado a embaixada da China de uma manifestação de dissidentes tibetanos e de ter também partilhado outros dados com a embaixada da Venezuela em Lisboa.

A denúncia é do Comité de Solidariedade com a Palestina que explica que, em junho desse mesmo ano, deu entrada nos serviços da autarquia com um pedido para realizar um protesto junto do Coliseu dos Recreios, durante o concerto do cantor brasileiro Milton Nascimento, com a intenção de tentar que o músico não tocasse em Telavive, algo que os manifestantes consideravam legitimar o regime de apartheid de Israel.

"Avisámos a câmara de que iríamos fazê-lo", explica Elsa Sertório, que assinou o e-mail enviado à câmara e cujos dados pessoais constavam do mesmo. Na resposta, a autarquia incluiu o endereço eletrónico da embaixada de Israel, algo que o comité estranhou.

Perante o protesto e o pedido de esclarecimento dos ativistas, o gabinete de Fernando Medina explicou que "avisar as embaixadas dos países" era um "procedimento totalmente habitual" e apresentou ainda outros exemplos.

"Tinham avisado a embaixada da China quando houve um protesto de dissidentes tibetanos e deram-nos ainda o exemplo da Venezuela", assinala a ativista, que realça que na China "há pena de morte".

O comité chegou a enviar um comunicado à imprensa, a partir do qual apenas "a RTP e o jornal Sol fizeram artigos, mas o caso ficou por aí, ninguém se revoltou contra a notícia".

Elsa Sertório assinala que esta foi "a primeira vez" que o comité se apercebeu de um episódio como este.

"Antigamente avisávamos o Governo Civil e isto nunca tinha acontecido, depois passámos a avisar a câmara e, mesmo antes dessa concentração, já a tínhamos avisado de outras concentrações, mas isto nunca tinha acontecido", reconhece a responsável que, ainda assim, diz não saber se a autarquia enviou quaisquer informações anteriores para a embaixada de Israel.

Os participantes não sentiram nenhuma consequência "prática", mas sabem, através de uma notícia publicada no jornal Haaretz, que "a Mossad - os serviços secretos israelitas - já tinham uma base de dados de pessoas que se manifestavam a favor do boicote" a Israel.

A TSF tentou ouvir o autor do e-mail da câmara que foi enviado ao comité, mas não obteve resposta.

Esta noite, em entrevista à RTP, Fernando Medina anunciou que a câmara de Lisboa está a fazer um levantamento de "hipotéticas situações" do passado, semelhantes à que levou à divulgação de dados de ativistas russos que se manifestaram contra o regime de Putin.

O autarca explicou ainda que, nesse episódio a embaixada foi informada através de um "procedimento burocrático", em que são informados PSPMAI e a entidade responsável pelo local que era, no caso, a embaixada da Rússia em Portugal.

Rui Polonio / Gonçalo Teles / TSF

Imagem: Público

Próxima fase do desconfinamento antecipada para esta sexta-feira

A próxima fase do desconfinamento — que deveria começar na próxima segunda-feira, 14 de junho — foi antecipada para esta sexta-feira, 11 de junho.

A notícia foi confirmada pelo Público junto de fonte do Governo. As regras aplicam-se a todo o país, à exceção dos quatro concelhos que não avançaram no desconfinamento: Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra.

O que muda para os concelhos que avançam para a próxima fase do desconfinamento:

  • As atividades de comércio de retalho alimentar e não alimentar vão passar a funcionar de acordo com o seu horário de atendimento;
  • Na restauração e equipamentos culturais, os horários de funcionamento passarão a ser até à 01h00, com última hora de admissão à 00h00;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias com máximo de 6 pessoas por mesa no interior ou 10 pessoas em esplanadas;
  • Atendimentos públicos desconcentrados (e não se incluem aqui as lojas de cidadão) que prestem atendimento presencial passam a poder ser acedidos sem necessidade de marcação prévia;
  • As lojas de cidadão mantém as regras atuais, com atendimento por marcação;
  • Os eventos de natureza familiar continuam a ter de respeitar uma redução de 50% do espaço utilizado;
  • A prática desportiva passa a poder ter público, no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e uma restrição de 33% da lotação total.
  • Os transportes coletivos de passageiros devem assegurar, quando existem lugares sentados e em pé, a lotação máxima de 2/3. Mas nos transportes em que não existe a possibilidade de ir em pé, a lotação deixa de ter restrição. Nos táxis ou TVDE o banco de trás deixa de ter limitação de ocupação, já o lugar do "pendura" não pode ser ocupado.
  • São incluídas duas novas regras de testagem, aplicáveis a todo o território continental:
    • As empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho são obrigadas a fazer testes aos seus trabalhadores;
    • Passa, igualmente, a estar sujeito à realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, de acordo com as normas e orientações da DGS, quem pretenda assistir ou participar em eventos natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar, designadamente casamentos e batizados, sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos.
  • Deixa de existir a obrigatoriedade de teletrabalho a nível nacional, permanecendo em duas situações:
    • no caso de indivíduos imunodeprimidos;
    • nos quatro concelhos que não avançam no desconfinamento, desde que o teletrabalho seja possível nas atividade em causa.

Quais são as regras que se aplicam a Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra?

  • Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
  • Espetáculos culturais até às 22h30;
  • Casamentos e batizados com 50 % da lotação;
  • Comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00;
  • Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
  • Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;
  • Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS);
  • Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
Madremedia

Sporting vence Benfica e fica a uma vitória de ser campeão de futsal


O Sporting ficou hoje a um triunfo de se sagrar campeão português de futsal, depois de vencer em casa o Benfica, por 2-1, no terceiro jogo da final da Liga portuguesa.

Cavinato (06 minutos) e Roncaglio (32), na própria baliza, deram o segundo triunfo em três jogos ao Sporting, com Silvestre (09) ainda a empatar para o Benfica.

Os 'leões' podem sagrar-se campeões no domingo, caso vençam o quarto jogo, que se disputa no Pavilhão da Luz. Caso seja necessário um quinto encontro, este vai disputar-se no Pavilhão João Rocha, na quarta-feira.

Lusa

Morreu Neno, antigo guarda-redes internacional português

O antigo internacional português Neno morreu na quinta-feira, aos 59 anos, informou hoje o Vitória de Guimarães, clube em que o guarda-redes jogou e foi dirigente.

"É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o Vitória Sport Clube informa sobre o falecimento de Neno, histórica figura do clube e da cidade, que nos deixou na noite desta quinta-feira, aos 59 anos", lê-se no comunicado.

Formado no Barreirense, Neno passou por Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal.

Nascido na Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães.

Ao serviço da seleção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996.

Benfica expressa o seu "profundo pesar"

"Para sempre ficarão na memória de todos os benfiquistas as grandes exibições que Neno protagonizou com a camisola do Benfica. Para sempre ficará também o talento de um dos guarda-redes mais marcantes do futebol português", lê-se numa nota publicada no site oficial das 'águias'.

Os 'encarnados' lembram os três campeonatos e as duas Taças de Portugal conquistadas por Neno no clube, no qual esteve de 1985 a 1987 e de 1990 a 1995.

"A todos os seus familiares e amigos, o Sport Lisboa e Benfica endereça, neste momento de grande consternação, as mais sentidas condolências por parte de toda a família benfiquista. A memória de Neno estará sempre entre nós", refere o clube.

Fernando Gomes fala em "legado quase incomparável"

"Personalidade tão generosa nos afetos, deixa um legado quase incomparável de cavalheirismo, simpatia, alegria e bondade", referiu Fernando Gomes, numa mensagem publicada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O presidente da FPF lamentou "profundamente o desaparecimento tão precoce do Neno, uma personalidade incontornável na história do futebol português, quer pela sua grande carreira no campo, quer, principalmente, pelo seu enorme valor humano".

Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, conhecido no mundo do futebol como Neno, morreu de doença súbita na sua casa, adianta o site "Guimarães Digital".

Lusa /Madremedia/ RR