domingo, 19 de setembro de 2021

Estoril vendeu bem caro os 3 pontos ao Sporting

Vitória merecida dos leões na Amoreira, mas e Estoril mostrou o porquê de ter começado tão bem o campeonato.

Uma grande penalidade concretizada aos 67 minutos pelo espanhol Pedro Porro, depois de uma falta na área do guarda-redes 'canarinho' Daniel Leite sobre Paulinho, selou o triunfo dos 'leões', que tinham empatado os dois últimos jogos na prova.

Os 'leões' seguem no terceiro lugar, com 14 pontos, os mesmos do FC Porto, segundo, e menos um do que o líder Benfica, que recebe o Boavista na segunda-feira, enquanto o Estoril Praia, que ainda não tinha perdido, caiu para quarto, com 13.

Lusa

FC Porto goleia Moreirense e ascende provisoriamente ao segundo lugar da I Liga


O FC Porto ascendeu hoje, provisoriamente, ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Moreirense por 5-0, com ‘bis’ de Taremi e Luis Díaz, em encontro da sexta jornada.

Depois de empates nos redutos de Sporting (1-1) e Atlético de Madrid (0-0), o avançado iraniano marcou aos 34 e 71 minutos, o primeiro de grande penalidade, e, pelo meio, o extremo colombiano faturou aos 51 e 65, antes de Pepê apontar o quinto, aos 78.

Na classificação, o FC Porto passou a somar 14 pontos, menos um do que o líder Benfica, que só joga na segunda-feira, mais um do que o Estoril Praia e três face ao Sporting, que se defrontam ainda hoje, enquanto o Moreirense é 18.º e último, com três.

Lusa


Portugal soma em Israel primeiro triunfo na corrida ao Mundial feminino de 2023

A seleção portuguesa de futebol feminino conseguiu hoje o primeiro triunfo no Grupo H europeu de apuramento para o Mundial de 2023, ao golear Israel por 4-0, em Rishon Le-zion.

Três dias após o empate 1-1 na Turquia, Portugal, com oito novidades no 'onze', venceu com tentos de Telma Encarnação, aos dois minutos, Dolores Silva, aos sete, de grande penalidade, Diana Gomes, aos 64, e Carole Costa, aos 84.

As comandadas de Francisco Neto voltam a jogar em outubro, mês em que recebem a Sérvia, em 21, e se deslocam à Bulgária, cinco dias depois. O primeiro do agrupamento qualifica-se para a fase final e o segundo segue para os 'play-offs'.

Lusa

Portugal empata com Marrocos e conquista Grupo C do Mundial de futsal

 A seleção portuguesa de futsal, que já tinha garantido um lugar nos oitavos de final do Mundial, assegurou hoje a vitória no Grupo C, ao empatar 3-3 com Marrocos, em Klaipeda, na Lituânia.

Depois do 4-1 à Tailândia e do 7-0 às Ilhas Salomão, os comandados de Jorge Braz lograram o resultado que precisavam para segurar o primeiro lugar, num jogo em que marcaram Fábio Cecílio, Tiago Brito e Bruno Coelho.

Nos oitavos de final, Portugal - que esteve a vencer os marroquinos por 2-1, resultado ao intervalo, e 3-2 - vai defrontar um terceiro classificados, dos grupos A, B ou F, num embate marcado para sexta-feira, em Kaunas.

Lusa

Faleceu Alves Ribeiro



Sinto-me profundamente triste com esta noticia! Todas as palavras são poucas ou impossíveis para descrever o que me vai na alma... Um HOMEM que dedicou uma vida à causa da dádiva de sangue e fundador do Grupo de Dadores da Caixa Geral de Depósitos. 

À sua esposa e restante família, em nome da Direcção da ADASCA (Aveiro) expressamos os nossos mais sentidos pêsames. 

A sua presença nas designadas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue foi marcante. Todos adoram ouvi-lo. Até já Caríssimo Amigo Alves Ribeiro.


Toque de adversário danificou mota de Miguel Oliveira em Misano

Um toque do espanhol Iker Lecunoa (KTM) na mota do português Miguel Oliveira (KTM) danificou uma das asas laterais e impediu o piloto de luso de ir hoje além do 20.º lugar no Grande Prémio de São Marino de MotoGP.

Segundo explicou o piloto de Almada na conferência de imprensa após uma corrida "bastante desapontante", a mota ficou bastante mais difícil de pilotar nesta 14.ª ronda da temporada do Campeonato do Mundo de velocidade em motociclismo.

"Foi bastante desapontante. Depois de encontrar uma boa direção e um bom 'feeling', estava otimista para uma boa corrida e terminar no 'top 10', somando bons pontos. Mas, depois do arranque, fui tocado pelo [Iker] Lecuona, o corpo dele ficou preso na minha mota e arrancou a asa [lateral]. Daí em diante foi tentar chegar ao fim. A mota ficou muito instável. Só tinha 'downforce' de um lado", explicou Miguel Oliveira.

O piloto luso lembrou que "em 2019 já tinha feito uma corrida sem asa e foi mais ou menos o mesmo".

Miguel Oliveira sente que "a sorte não está" do seu lado atualmente, mas confia que será possível recuperar até ao final do campeonato.

Agora, parece que a sorte não está do nosso lado. Há momentos em que mostrámos velocidade, capacidade de conseguir outro tipo de resultados. Mas pequenos detalhes técnicos não nos permitiram ir mais longe. É a brutalidade do desporto. Não nos permite estar em forma todos os fins de semana. Ainda não encontrei um 'set up' que me permita estar ao meu melhor. Quando o encontrar, vou ser muito competitivo", prometeu.

Oliveira revelou ainda que se manteve em pista apesar das dificuldades para "reunir o máximo de informação possível", pois o campeonato volta ao circuito Marco Simoncelli dentro de um mês, para o GP Riviera de Rimini.

"Hoje, não houve nenhum ganho, mas tentei manter-me em pista e aproximar-me de alguém. Daqui a um mês voltamos aqui e é bom tentar um esforço para recolher informação", explicou.

O piloto da KTM enfrenta, esta semana, dois dias de testes em Misano, onde hoje se disputou o GP de São Marino, em que tentará perceber o caminho a seguir em 2022, mas também encontrar soluções para melhorar este ano.

"Os testes são um momento em que vamos olhar para a próxima época e tentar terminar esta época com melhores resultados. Vamos testar peças e software", disse apenas.

Com o resultado de hoje, Miguel Oliveira baixou ao 10.º lugar do campeonato, com 87 pontos.

O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) venceu pela segunda ronda consecutiva e aproximou-se do líder do campeonato, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que foi segundo.

Quartaro lidera com 48 pontos de vantagem sobre Bagnaia.

Lusa

Imagem: JN

Cinco dicas para uma boa gestão do tempo

A Hotmart, empresa global de tecnologia e líder no mercado de produtos digitais, divulga as principais dicas para uma boa gestão do tempo e uma vida laboral e pessoal mais equilibrada.

Por vezes, conseguir orientar todas as tarefas que precisam de ser feitas no dia-a-dia é um desafio enorme, por isso, saber gerir o tempo é fundamental. Uma boa gestão do tempo permite ter uma maior organização das rotinas e tornar a vida profissional mais produtiva, reduzindo consideravelmente o stress e a ansiedade. O objetivo não é fazer o máximo de coisas no mínimo de horas, mas sim saber como otimizar as horas, sem desperdiçar tempo, ganhando mais tempo para as atividades pessoais.

Sendo a gestão de tempo a chave para uma vida mais equilibrada, a Hotmart divulga cinco estratégias de gestão de tempo que devem ser aplicadas no dia-a-dia:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o primeiro passo, pois só assim é possível construir uma rotina positiva e adaptada ao ritmo de cada um. É, por isso, importante identificar os períodos mais produtivos e saber o tempo que se gasta para realizar cada atividade. Mapear tudo isto é importante para saber exatamente quanto tempo é preciso para concluir cada tarefa e para as organizar, sem haver uma sobrecarga.

Definir prioridades

Ao organizar a agenda é fundamental dividir as tarefas por prioridades, ou seja, da mais urgente para a menos urgente. Começar por uma tarefa pouco importante pode fazer com que se perca tempo crucial para realizar o que é urgente e que precisa de mais atenção.

Dividir as tarefas

Fazer a mesma coisa durante horas seguidas pode ser cansativo e pouco produtivo. Se existem tarefas que exigem mais horas, o melhor é dividi-las em tarefas menores ao longo da semana para facilitar o processo e trabalhar com mais tranquilidade, sem se cansar tanto da atividade.

Anotar todos os compromissos e tarefas

O melhor é anotar tudo o que é necessário fazer, para que nada seja esquecido nem confundir prazos. Essa estratégia também ajuda a visualizar melhor tudo o que é necessário fazer e, assim, gerir melhor os horários. Para as anotações pode recorrer a vários métodos: agenda física, agenda online, planner ou aplicações online.

Fazer pausas

A gestão de tempo também significa estipular momentos específicos para descanso. Sem pausas estratégicas ao longo do dia, é impossível manter a produtividade e ter uma rotina saudável. As pausas ajudam a descansar mental e fisicamente e a recuperar as energias. No entanto, se não forem incluídas no planeamento, há grandes hipóteses de não se dar a devida atenção a estes momentos.

Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Canárias

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

Na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico, divulgou a Efe.

O local onde se deu a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres.

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

O Instituto Geográfico Nacional e o Instituto Vulcanológico das Canárias registaram desde 11 de setembro um importante acumulado de milhares de pequenos sismos na periferia do Cumbre Vieja, com epicentros a mais de 20 quilómetros de profundidade que, progressivamente, foram ascendendo à superfície.

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

Hoje de manhã, as autoridades começaram a evacuar as pessoas com problemas de mobilidade nas localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

Desde que há registos históricos -- desde a conquista das Canárias no século XV -- La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélago.

Um sismo de magnitude 3,8 foi hoje registado à superfície. O Comité Científico do Plano de Prevenção de Riscos de Vulcões alertou que os sismos mais fortes "poderão também causar danos nos edifícios". "O comité dos especialistas científicos chamou ainda atenção para a eventualidade de queda de rochas na costa sudoeste da ilha".

Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de um milhar de pessoas, alertaram as autoridades.

Os avisos de vulcão seguem um nível de risco, subindo do verde para o amarelo, laranja e vermelho. O atual nível amarelo implica que os residentes das zonas de risco devem estar preparados para serem evacuados. Aos residentes foi também solicitado que relatem aos serviços de emergência quaisquer vestígios de gases, cinzas, mudanças no nível da água ou pequenos sismos.

Geólogos espanhóis rastrearam na última semana a formação de um "enxame de terremotos" ao redor de La Palma. Um enxame de terremotos é um agrupamento de terremotos numa área durante um curto período e pode indicar a aproximação de uma erupção.

Antes de uma erupção vulcânica dá-se um aumento gradual da atividade sísmica que pode prolongar-se por um largo período.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos.

A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

Lusa

Imagem: O Globo

Atividade semanal da GNR a nível nacional

A GNR, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 10 a 16 de setembro, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados:

Detenções331 detidos em flagrante delito, destacando-se:

  • 89 por condução sem habilitação legal;
  • 121 por condução sob o efeito do álcool;
  • 11 por furto e roubo;
  • 24 por tráfico de estupefacientes;
  • Dez por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Nove por violência doméstica.

Apreensões:

  • 22 529,18 doses de haxixe;
  • 683,428 doses de liamba;
  • 103,3 doses de heroína;
  • 50,2 doses de óleo de canábis;
  • 23 pés de canábis;
  • 16 armas de fogo;
  • 10 armas brancas ou proibidas;
  • Oito viaturas;
  • 14 850 euros em numerário.

Trânsito:

Fiscalização 7 005 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 405 excessos de velocidade;
  • 623 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 603  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 332 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 300 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 293 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 217 relacionadas com tacógrafos;
  • 208 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Comunicado do Movimento de Cidadãos que pede “extinção da ABMG”

 "Movimento de Cidadãos – MC -  formalizou o seu registo!

 MC continua a lutar pelas causas que levaram à formação informal deste grupo de cidadãos.

Também ainda espera que haja coragem das Câmaras Municipais ( Mira, Montemor-o-Velho e Soure), para que se realizem as sessões públicas de esclarecimento à muito pedidas e não atendidas.

O MC ainda não verificou qualquer vontade por parte do Conselho de Administração da ABMG para que fossem corrigidas as “falhas” apontadas por este MC.

O MC apela ao bom senso das entidades envolvidas para que, de uma vez por todas, se inicie um diálogo regular, que torne possível a união de esforços, tendo em vista as correções das falhas e lacunas que temos vindo a apontar.

O MC viu, leu, interpretou e registou a última entrevista de duas páginas num jornal local do diretor da ABMG; a mesma aponta para análises que o MC já fez há muito e tem vindo a alertar que esta inter-municipal com a gestão que tem levado, não é, nem nunca poderá vir a ser autosustentável desta forma… bem como, também, não tem sido eficiente, como temos constatado e vamos constatando na deficiente prestação dos serviços, que no mínimo se exigia aceitável face ao preço que é cobrado e pago pelos cidadãos.

O MC propõe a extinção desta inter-municipal, porque muito, infelizmente, começou mal desde a sua constituição.  

Bastará lembrar a prática vergonhosa de terem começado por contratar pessoas para o quadro de pessoal da mesma sem qualquer concurso público, como exige a lei; e também os ajustes diretos desnecessários no entender do movimento, feitos para a compra de viaturas usadas, etc.

O MC, ainda assim, tem propostas concretas para alterar o mau funcionamento desta empresa:

  1. Realizar concursos públicos para os funcionários que foram contratados para o quadro sem qualquer concurso público;
  2. A devolução de todos os abonos auferidos por quem cometeu irregularidades/ilegalidades, á inter-municipal ABMG, nomeadamente do antigo diretor-geral Décio Matias que foi nomeado pelos três presidentes de câmara Raúl Almeida, Emílio Torrão e Mário Jorge, em que obteve um vencimento acima do estabelecido pela lei;
  3. O pagamento das faturas em atraso às câmaras municipais envolvidas;
  4. Pagamento de direitos de passagem.

Resumindo, entendemos que se deve cumprir a lei na realização de concursos públicos na admissão de pessoal para o quadro da ABMG; entendemos também que deveria haver coragem da parte daqueles que cometeram irregularidades/ilegalidades para, no mínimo, proceder às devidas correções. Pelo menos tentariam não continuar a lesar nem os cidadãos nem as autarquias, que a última coisa que precisam é de continuar a endividar.

É fundamental o cumprimento dos pagamentos aos acionistas da ABMG.

Refira-se também que os direitos de passagem devem ser pagos porque esta intermunicipal fazendo fé nas palavras dos seus membros do CA é de direito privado e, como tal, terá que ser responsável no pagamento nos termos da lei.

Face a estas propostas o MC entende que esta intermunicipal nunca foi auto sustentável, nem mesmo lhes dando benefícios atrás de benefícios, nem mesmo recebendo uma alargada carteira de clientes.

Enfim, com muita pena nossa, verificamos que este Conselho Administração não soube sequer aproveitar os benefícios que lhes foram dados, pelos três municípios.

O movimento de cidadãos pela saída da ABMG, não vai parar!

O coordenador do MCPSD-ABMG

Fernando Pereira"

Canoísta João Ribeiro vice-campeão mundial de K1 500 metros

Português terminou a sua regata em 1.39,88 minutos, ficando a 1,01 segundos do título mundial.

João Ribeiro conquistou este domingo a medalha de prata na prova de K1 500 metros dos Mundiais de canoagem de Copenhaga, o terceiro pódio luso na Dinamarca.

Ribeiro, vice-campeão da Europa, terminou a sua regata em 1.39,88 minutos, ficando a 1,01 segundos do título mundial, conquistado pelo bielorrusso Mikita Borykau. O alemão Moritz Florstedt gastou mais 1,17 segundos do que o vencedor e ficou com o bronze.

Fernando Pimenta, que esta tarde compete em K1 5000 metros, sagrou-se no sábado campeão do Mundo de K1 1.000 metros, enquanto na sexta-feira Norberto Mourão garantiu o bronze na canoagem adaptada, em VL2.

Lusa

Imagem:JN

Canoístas Francisca Laia e Messias Baptista ganham prata em K2 200 misto

Duo luso completou a prova em 34,34 segundos, ficando a apenas 39 centésimos dos húngaros Anna Lucz e Kolos Csizmadia.

Os canoístas Francisca Laia e Messias Baptista conquistaram este domingo a medalha de prata no K2 200 metros misto dos Mundiais de Copenhaga, somando a quarta medalha para Portugal na capital dinamarquesa.

O duo luso completou a prova em 34,34 segundos, ficando a apenas 39 centésimos dos húngaros Anna Lucz e Kolos Csizmadia, enquanto o bronze foi para os polacos Marta Walczykiewicz e Bartosz Grabowski, terceiros a 41 centésimos.

Esta é a quarta medalha de Portugal nos Mundiais de Copenhaga, o melhor resultado de sempre da representação lusa, depois do ouro conquistado por Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, da prata de João Ribeiro no K1 500 metros e do bronze de Norberto Mourão na canoagem adaptada, em VL2.

Fonte e Imagem: Lusa


Nove concelhos dos distritos de Faro e Santarém com risco muito elevado de incêndio. O tempo para hoje

Nove concelhos dos distritos de Faro e Santarém apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob este alerta os concelhos de Lagos, Silves, Monchique, Portimão, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira no distrito de Faro, Tomar e Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém.

O IPMA colocou também concelhos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Beja em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo os cálculos obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, com o vento a soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando forte (35 a 45 km/h) na faixa costeira ocidental, e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 km/h em especial durante a tarde.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam também para uma pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 19 graus Celsius na Guarda e os 30 graus em Évora.

Lusa / Madremedia

Imagem: VISÃO

Camisola Poveira ‘desfila’ na Semana da Moda de Londres

A Camisola Poveira vai fazer uma incursão na Semana da Moda de Londres, que arranca esta quinta-feira num modelo híbrido, juntando eventos físicos e digitais, nos quais se destaca a presença da marca Marques’Almeida, dos portugueses Marta Marques e Paulo Almeida.

A Camisola Poveira vai ser promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim numa loja ‘pop-up’ da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com designers não só de moda, mas das áreas de joalharia, acessórios ou cerâmicas e decoração de interiores.

Tradicionalmente associada às tradições piscatórias da Póvoa de Varzim, a camisola feita de lã branca de fio grosso, decorada com motivos a ponto cruz, ganhou um interesse renovado este ano após uma polémica com a estilista norte-americana Tory Burch, que criou um artigo muito semelhante e o promoveu como produção própria.

O incidente ganhou dimensão mediática e, apesar de a empresária ter admitido o erro e retirado o artigo das suas plataformas de venda, está a ser promovida uma ação judicial, interposta pelo Estado Português nos tribunais dos Estados Unidos, contra a estilista, com um pedido de indemnização pelos danos causados por alegada apropriação abusiva do património local e nacional.

A tradição da manufatura portuguesa vai ser demonstrada ao vivo na “loja" da ANJE, sendo os visitantes desafiados a participar em bordados artesanais e técnicas de tecelagem, bem como na produção de peças e têxteis feitos à mão.

A "Local Goes Global Pop-Up Store” repete uma primeira experiência durante a Semana da Moda de Paris, em junho, e pretende "posicionar o mercado nacional como lider em moda sustentável”.

Marcelo Almiscarado, Pilar de Rio, Rafaeloferreira, Unflower, MariJoy, Mesh Jewellery, The Isolette, Le Trap, Venus Has a Garden, My Travelling Socks, Quintal de Flor, Killa Was Here, Miss Fischer, Mustique, Nazareth, Non Collective, HillBea, Bento, Life is a Mesh e Alma são outras das marcas e criadores presentes no espaço.

Noutro evento à margem do programa oficial, a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal organiza, no sábado, na Embaixada de Portugal no Reino Unido, na capital britânica, uma apresentação dedicada especificamente à joalharia portuguesa.

Arte Nova Jewellery, Cinco, Fiordy Studio, Joana Mota Capitão Jewellery, Mesh Jewellery e Museu da Filigrana vão explorar oportunidades no mercado britânico e internacional, aproveitando a exposição oferecida pela Semana da Moda de Londres.

Igualmente para sábado está marcada a apresentação da coleção feminina primavera-verão da Marques’Almeida, a única presença portuguesa no calendário oficial do evento.

A marca diz continuar a caminhar no sentido de concretizar os valores de responsabilidade ambiental e social a que se propôs no ano passado.

A roupa é feita localmente, essencialmente em Portugal, com ganga de algodão reutilizado, usando fibras biodegradáveis, tecidos feitos de resíduos plásticos do oceano reciclados e sem fibras à base de petróleo.

O tingimento também pretende ser sustentável, a partir de resíduos e sem o uso de processos químicos poluentes, sendo a ambição que no futuro próximo use apenas técnicas baseadas em plantas.

Marques'Almeida é uma das 130 marcas internacionais que participam nesta edição da Semana da Moda de Londres, ao longo de seis dias, até terça-feira.

Embora marcado pela ausência de alguns nomes mais conhecidos, como Vitoria Beckham e Burberry, o programa inclui vários estilistas já estabelecidos e outros emergentes, nomeadamente Simone Rocha, RIXO, Richard Quinn, Supriya Lele, Nensi Dojaka e Harris Reed.

O regresso aos desfiles e ações físicas, suspensos desde o início da pandemia de covid-19, representa uma oportunidade para a recuperação deste setor.

Um estudo da Federação das Indústrias Criativas publicado recentemente indica que, com investimento, podem crescer mais de 26% até 2025, e contribuir com 132,1 mil milhões de libras (155 mil milhões de euros) e criar 300.000 novos empregos.

Lusa

Imagem: Plataforma Media

Festival de “curtas” em Évora começa na segunda-feira com antestreia brasileira

"Um Filme de Cinema" é o título da película, do cineasta brasileiro Walter Carvalho, que vai ser exibida na abertura do XVII FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, na segunda-feira, em antestreia nacional.

Em comunicado, a organização do FIKE explicou que o filme, a exibir na sessão de abertura do festival, às 21:30, no Teatro Garcia de Resende, “tem como cenário inicial um cinema abandonado e em ruínas no interior de Paraíba”, no Brasil.

O FIKE, que regressa este ano após o cancelamento da edição de 2020 devido à covid-19, arranca na segunda-feira e prolonga-se até dia 25, sendo promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar, em parceria com a Câmara de Évora.

Dirigido por Luís Pereira, o certame tem também como ponto alto uma homenagem ao cineasta português António-Pedro Vasconcelos, numa cerimónia a 22 de setembro, pelas 19:00, que inclui a apresentação do filme “Jaime”.

Um total de 43 filmes, de 20 países, vai estar em competição, nas categorias de ficção, documentário e animação, indicaram os promotores.

Portugal, Suíça, Jordânia, Reino Unido, Itália, Taiwan, França, Alemanha, Turquia, Irão, Peru, Espanha, Bielorrússia, Polónia, Coreia do Sul, Índia, Israel, Canadá, Federação Russa e Brasil são os países de origem das ‘fitas’ selecionadas para esta 17.ª edição.

Estas curtas-metragens foram selecionadas a partir de 3.116 filmes, provenientes de cerca de 120 países, revelou a organização.

O júri do festival, que celebra este ano o 20.º aniversário, é constituído pelo programador Sérgio Sólas, pela produtora brasileira Carla Osório, pela realizadora e argumentista portuguesa Anna da Palma e pelo cineasta português Vítor Moreira.

“O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto pelo produtor Pedro Borges, pelo diretor de fotografia, editor e realizador Abel Rosa e pelo realizador e documentarista Jorge Costa Campos”, disse.

Quanto ao Prémio do Público, “será votado por todos os espectadores que assistirem às sessões de competição” que compõem este festival, acrescentaram os promotores.

O programa do festival, além da competição internacional, inclui diversas mostras paralelas, nomeadamente de cinema cubano, africano e brasileiro, entre outras, uma oficina de “Banda Sonora para Filmes” e uma ‘masterclass’ sobre “Casting Diretor”, entre outras iniciativas.

A edição deste ano do certame conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora.

Lusa

Indústria portuguesa de calçado mostra-se a partir de hoje na feira de calçado de Milão

Trinta e quatro empresas portuguesas de calçado participam, de hoje a terça-feira, na maior feira internacional de calçado, em Milão, Itália, num dos "regressos mais esperados" após um ano sem edições presenciais, segundo a associação setorial.

"É um dos regressos mais esperados", admite a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) em comunicado.

O presidente da APICCAPS, Luís Onofre, destaca que "a MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores 'players' do setor a nível mundial", pelo que "a presença portuguesa na feira "é da maior importância para retomar os negócios".

A participação nacional na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.

Segundo a associação setorial, Portugal "resistiu melhor" que os concorrentes internacionais ao impacto da pandemia na indústria de calçado e evidencia já "sinais de recuperação" no primeiro semestre deste ano, com um crescimento homólogo de 12,3% das exportações.

Estando o setor "ainda dependente da evolução de vários indicadores" -- desde a evolução da pandemia, à situação no Afeganistão, aumento dos custos das matérias-primas e dificuldades logísticas -- a APICCAPS admite que "dificilmente atingirá já este ano os níveis de 2019".

Até junho, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 33 milhões de pares de calçado, no valor de 752 milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 12,3%.

De acordo com a APICCAPS, estes "sinais de recuperação" seguem-se a um ano de 2020 "extremamente difícil para as empresas portuguesas de calçado", que terminou com uma quebra de 16,3% das vendas para o exterior, no valor de 1.494 milhões de euros.

"Ainda assim, num ano de todas as dificuldades, Portugal ganhou quota de mercado", salienta a associação, já que os principais concorrentes da indústria portuguesa de calçado sofreram um impacto ainda maior: a Itália (8.000 milhões de euros exportados) registou uma quebra de 23% e Espanha de 16,1% (para 2.400 milhões de euros).

Traduzindo a aposta nas marcas próprias e o perfil internacional do setor português de calçado, esta indústria criou 272 novas marcas desde 2010, das quais 203 foram registadas como comunitárias e 69 apenas em Portugal.

As empresas nacionais participantes na 92.ª edição da MICAM Milano recebem hoje, no primeiro dia da feira, a visita do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.

Lusa

PR destaca perda de uma das maiores figuras do Portugal contemporâneo

A morte de José-Augusto França representa a perda "de uma das maiores figuras culturais do Portugal contemporâneo", afirma o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota de pesar publicada na página da Presidência.

"Numa época em que a arte portuguesa tem vindo a alcançar o reconhecimento internacional há muito devido, é justo lembrar o muito que devemos a quem incansavelmente produziu um discurso crítico e histórico sobre as artes em Portugal. E ninguém o faz com mais intensidade, sabedoria e distinção do que José-Augusto França", escreve Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República recorda ainda o percurso do "historiador, crítico de arte, sociólogo, professor, diretor e animador de revistas, ficcionista e memorialista", desde a formação em Paris, com Pierre Francastel, com os doutoramentos em História e em Letras, sem esquecer a sua contribuição "fundamental na afirmação do surrealismo português, organizando exposições, promovendo jovens artistas, escrevendo na imprensa".

Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda obras de referência de José-Augusto França, como as monografias sobre Almada e Amadeo, a cidade de Lisboa, o romantismo em Portugal, "além de volumes de referência sobre a arte portuguesa dos últimos dois séculos", a par de funções desempenhadas como presidente da Academia de Belas Artes, da Associação Internacional dos Críticos de Arte, do Centro Cultural Português em Paris, como diretor durante um quarto de século da revista Colóquio/Artes, da Fundação Calouste Gulbenkian, e como responsável pelo curso de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa.

"Não houve tarefa de investigação, divulgação, estudo e pedagogia que não tivesse exercido ao longo de sete décadas de atividade", recorda Marcelo Rebelo de Sousa.

O historiador, sociólogo e crítico de arte morreu hoje, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua amiga e da família.

Considerado uma referência na área das artes visuais e da cultura em Portugal, José-Augusto França encontrava-se internado há vários anos nessa unidade de cuidados continuados, após uma operação na sequência da qual sofreu diversos acidentes vasculares cerebrais, e morreu hoje às 13:00 locais (12:00 em Lisboa), segundo a mesma fonte, devendo ser cremado ainda esta semana em França.

Da sua extensa obra, destacam-se os estudos sobre a arte em Portugal nos séculos XIX e XX, as monografias sobre Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, além de outros volumes de ensaios de interpretação e reflexão histórica, sociológica e estética sobre questões da arte contemporânea.

Enquanto teórico e divulgador, participou entre 1947 e 1949 nas atividades do Grupo Surrealista de Lisboa, de que fizeram parte, entre outros, Mário Cesariny de Vasconcelos e Alexandre O'Neill, e foi, na década seguinte, um defensor da arte abstrata.

Foi condecorado diversas vezes, como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1991), a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006) e as medalhas de Honra da Cidade de Lisboa (1992) e de Mérito Cultural (2012).

Diplomado pela École d'Hautes Études de Paris e doutorado pela Sorbonne, foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa desde 1974, onde criou os primeiros mestrados de História da Arte do país, e jubilou-se em 1992, tendo recebido das mãos do então Presidente Mário Soares a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, no final da última aula que deu.

Também lecionou na Sociedade Nacional de Belas Artes, presidiu à Academia Nacional de Belas-Artes, foi diretor do Centro Cultural Calouste Gulbenkian, em Paris, membro do Comité Internacional de História da Arte e presidente de honra da Associação Internacional dos Críticos de Arte.

Nascido em Tomar a 16 de novembro de 1922, doou o seu espólio ao museu da cidade.

Lusa

Imagem: TSF