sexta-feira, 22 de julho de 2022

Marinha Grande | Ação de informação sobre “Aldeia segura” e “Pessoas seguras”

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai realizar a sessão de informação sobre os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, no Clube Desportivo Moitense, na freguesia da Moita, no dia 30 de julho, às 21h00, cuja entrada é livre.

Os programas têm por objetivo a proteção de pessoas localizadas na interface urbano-florestal, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados, bem como da sensibilização das populações para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança.

Ansião | Autarquia faz levantamento dos danos provocados pelos incêndios

 

O Município de Ansião criou uma equipa multidisciplinar de acompanhamento e levantamento dos danos causados pelos incêndios que assolaram violentamente o concelho na passada semana.

Este grupo de trabalho pretende criar linhas de acompanhamento às populações afetadas, principalmente nas freguesias de Ansião, Pousaflores e Santiago da Guarda e, desta forma, efetuar um trabalho de proximidade que permita desenvolver mecanismos de apoio efetivos.

A equipa encontra-se no terreno, devidamente identificada, com o objetivo de percorrer todo o território afetado e efetuar um levantamento dos prejuízos causados e o acompanhamento psicológico às populações. Existe também uma equipa a registar em vídeo toda a área ardida, por forma a identificar todos os danos com maior precisão.

Este grupo operacional é constituído por técnicos municipais de Ação Social, psicólogos e assistentes sociais, da Divisão de Obras Municipais e Ambiente e do Serviço Municipal de Proteção Civil, contando também com a colaboração de equipas da Saúde e da Proteção Civil e com a parceria das Juntas de Freguesia e da Segurança Social.

Foi ainda criada uma linha telefónica direta (913 347 661) para atendimento das solicitações da população relacionadas com a ocorrência.

O Município de Ansião está empenhado em encontrar os mecanismos possíveis e a sensibilizar as instâncias governamentais para a criação de linhas de apoio que deem respostas céleres e adequadas àqueles que viram os seus bens destruídos.

Portalegre | Boleimas na colheita de sangue em Castelo de Vide


De novo os voluntários não se sentiram intimidados pelas temperaturas e pelo chamamento de um lugar para banhos… ou pelo receio da pandemia. Tem sido habitual Castelo de Vide registar das melhores afluências nas brigadas desenvolvidas pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. E no verão 2022 tudo parece indicar que tal se volte a repetir.
O centro de saúde local recebeu 32 bem dispostos dadores, sendo de sublinhar que 15 eram do sexo feminino (46,9 %). Realizadas as indispensáveis analises de saúde, três dos presentes não puderam concretizar a dádiva. Ao todo, da serra de São Paulo, seguiram 29 unidades de sangue total para centros hospitalares, sobretudo da região.
Uma mulher estreou-se a doar sangue.
Terminada a parte dos tubos e das saquetas, eis que os presentes saborearam, num restaurante local, o almoço apoiado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Esta que foi das mais dinâmicas brigadas em tempo de pandemia, contou como habitualmente com um mimo da Maria do Céu Tapadinhas. Pois esta voluntária ofertou uma caixa de boleimas tradicionais de Castelo de Vide confecionadas por si com mestria e muita dedicação. E não sobrou nem uma migalha...
Fronteira e depois Alpalhão
As colheitas da ADBSP têm lugar aos sábado de manhã. A 20 de agosto vamos estar no centro de saúde de Fronteira; e uma semana depois, a 27 de agosto, podem-nos encontrar no Centro Cultural de Alpalhão (Nisa).

Férias é altura ótima para uma dádiva e para ir espreitando: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS NA FEIRA MEDIEVAL DE SILVES

Decorre até ao próximo dia 30 de julho o período de inscrição para voluntários que desejem colaborar na XVII Feira Medieval de Silves. As mesmas deverão ser formalizadas em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9001&ver=17308, sendo abertas a maiores de 16 anos, com disponibilidade, motivação, espírito de equipa e responsabilidade, que pretendam vir a colaborar em áreas diversas, como o controlo de entradas, apoio à animação, acompanhamento de espetáculos, participação no cortejo, entre outras.
A Câmara Municipal de Silves convida, assim, todos os interessados a fazer parte desta História, integrando a Feira Medieval de Silves.
O evento decorre de 10 a 20 de agosto.

Reguengos de Monsaraz | Festa das estrelas na Dark Sky Party Alqueva



A Dark Sky Party Alqueva vai realizar-se nos dias 29 e 30 de julho no parque de merendas do Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Dark Sky Alqueva, Município de Reguengos de Monsaraz e ATLA - Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva apresenta um cartaz com atividades no Lago Alqueva, workshops, palestras, provas de vinho e observações do céu.

A inauguração da Dark Sky Party Alqueva acontece no dia 29 de julho pelas 21h, seguindo-se meia hora depois a palestra “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, por Raul Cerveira Lima, Professor Adjunto de Física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. O programa prossegue pelas 22h com a palestra “Passeio Cósmico”, por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, e às 22h30, José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia vai falar sobre “Murmúrios da Terra”. José Augusto Matos realizará ainda pelas 23h uma visita guiada ao céu a olho nu e à mesma hora decorre uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 
No dia 30 de julho o programa integra atividades no Lago Alqueva a partir das 17h, com canoagem, barco com bananaboat e stand up paddle promovidas pela Alentejo Break. Às 18h haverá uma observação solar pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 

Segue-se às 18h30 uma prova de vinhos com o produtor vitivinícola Casa de Sabicos e à mesma hora decorrem as primeiras sessões dos workshops “Sistema Solar comestível” (segunda sessão às 19h) e “Universo de papel” (segunda sessão às 19h30), pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
 

“Viajando do Macro ao Microcosmos” é o tema da aula de ioga que vai realizar-se às 19h30 pelo Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga. Pelas 21h30 decorre a palestra “Dos buracos negros às ondas gravitacionais”, por Francisco Lobo, coordenador e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
 

A palestra “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer” pelo astrónomo Miguel Gonçalves acontece às 22h, seguindo-se vinte minutos depois Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Flórida (Estados Unidos da América), com a palestra “How likely is na asteroid to ruin your day”. Pelas 22h40, a ex-astronauta da NASA e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da AméricaHeidemarie Stefanyshyn-Piper, apresenta a palestra “My Story”.
 

O produtor de vinhos Louro Wines vai realizar às 23h uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea” e à mesma hora decorre um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys. A fechar, pelas 23h30 realiza-se uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.
 
A participação na Dark Sky Party Alqueva é gratuita e os interessados deverão inscrever-se no site do evento (www.darkskypartyalqueva.com).
 
 Carlos Manuel Barão
 

República de Santa Bárbara: a África pós-colonial vista pelo olhar crítico do escritor angolano Jacques Arlindo dos Santo

 Cambalachos, esquemas de vida fácil, gente interesseira, gente enganada, gente sem saída. Assim se vive na República de Santa Bárbara, o novo romance do escritor angolano Jacques Arlindo dos Santos que nos apresenta uma pungente reflexão sobre as iniquidades existentes nas sociedades africanas em construção, profundamente marcadas pela guerra, pela corrupção, pela violência e pela memória colonial. Uma edição que resulta da parceria entre a Guerra e Paz Editores e a Caxinde Editores e Livreiros, República de Santa Bárbara – Relato Particular sobre a Cidade Capital chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Julho.
 
República de Santa Bárbara é Angola, é Moçambique, é Cabo Verde, é Guiné, é São Tomé e Príncipe. É a África que o colonialismo deixou, é a África que tenta construir-se, um caleidoscópio de vidas apanhadas pela história.
 
Transportados pela pena de Jacques Arlindo dos Santos, uma das grandes vozes da literatura angolana, encontramos nesta República de Santa Bárbara um rádio que toca um fado. Um fado tropical das ilusões perdidas que nos vai cantando as vidas de várias personagens-tipo de uma sociedade africana, onde proliferam antigos guerrilheiros idealistas convertidos ao doce som do vil metal, funcionários corruptos, antigos colonos e um povo que vive asfixiado por partidos-estado e os seus apparatchiks.
 
A obra promete empurrar os leitores, através da sua prosa envolvente, para o vórtice dos Estados africanos que, ainda mal refeitos dos conflitos armados que os destroçaram e flagelados pelo racismo, tentam responder aos gigantescos desafios do presente. Uma narrativa em que o relato e a ficção são indissociáveis, República de Santa Bárbara não teme tocar nas feridas e apresenta um microcosmos de personagens inquietas e inquietantes que não deixará ninguém indiferente.
 
O livro poderá ser encontrado, a partir do próximo dia 26 de Julho, numa edição da portuguesa Guerra e Paz Editores e da angolana Caxinde Editores e Livreiros.  Esta é a primeira vez que a Guerra e Paz publica Jacques Arlindo dos Santos. Além de escritor, cronista e contista, o autor, distinguido com o Grande Prémio Sonangol de Literatura 2000, é também livreiro e membro da União de Escritores Angolanos.
 
República de Santa Bárbara – Relato Particular sobre a Cidade Capital
Jacques Arlindo dos Santos
Ficção / Romance
256 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 26 de Julho

PÊSSEGO DA COVILHÃ ANIMA MERCADO MUNICIPAL

O Pêssego da Covilhã está de regresso ao Mercado Municipal com um evento que pretende, mais uma vez, valorizar este produto endógeno de características únicas.
No dia 30 de julho, sábado, das 08h00 às 13h00, o Pêssego da Covilhã assume o papel principal, dando o mote para provas gastronómicas, mostra de produtos regionais, e um leque variado de delícias centradas no Pêssego da Covilhã.
Na realização deste evento, o Município da Covilhã conta com a participação de um conjunto de estabelecimentos comerciais, música ao vivo, provas gastronómicas e um leque variado de delícias centradas no Pêssego da Covilhã.
Vítor Pereira, presidente da autarquia, destaca a importância de se “valorizar um produto de alta qualidade que tem uma importância económica crescente no concelho”. O Presidente sublinha ainda que “o Mercado do Pêssego é uma mostra privilegiada para produtores e consumidores, na promoção de um fruto com qualidades únicas”.
O Mercado do Pêssego da Covilhã decorre dia 30 de julho, entre as 08h00 e as 13h00, no Mercado Municipal.

Silves | CONCURSO DESAFIOS D’ ESCRITA COM O TEMA “A CRIANÇA QUE FUI…” JÁ TEM VENCEDOR

O Município de Silves continua a promover o gosto pela leitura e pela escrita com Concurso Desafios d’ Escrita.
A escolha da redação sobre a temática “A criança que fui…” recaiu sobre o texto de Goret Nunes, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra. Em segundo lugar ficou o texto realizado por Custódia Rio, do Polo de Educação de Silves, e o terceiro lugar foi atribuído a Beatriz Sousa, do Polo de Educação Armação de Pêra.
Parabéns a todos os participantes!

MUNICÍPIO DE SILVES TERMINA OBRA DE REPAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO DA CAIXA D´ÁGUA

O Município de Silves concluiu recentemente a obra de repavimentação dos arruamentos do Bairro da Caixa d´Água, em Silves, num investimento que ascendeu a 60 mil euros.
 
A empreitada envolveu a repavimentação dos arruamentos, passeios e a criação de novos estacionamentos.
 
A intervenção integra-se na estratégia de melhoria e modernização do espaço urbano, elevando os níveis de bem-estar da população, tornando, neste caso concreto, a envolvente do bairro, mais limpa e agradável, na sequência de outros investimentos já realizados.

Évora | Através de Protocolo celebrado entre as duas entidades a Câmara Municipal formaliza apoio aos Bombeiros Voluntários de Évora no valor de 160.000 € para o corrente ano


Foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Évora e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora (AHBVE), que estabelece uma comparticipação financeira para o ano de 2022 no valor aproximado de 160.000,00 € como compensação por serviços prestados ao Município no âmbito da Proteção Civil e ações de socorro às populações do Concelho.
A assinatura do documento de compromisso teve lugar hoje (21/07/2022) no Salão Nobre dos Paços do Concelho e foi protagonizada pelo Presidente do Executivo Municipal, Carlos Pinto de Sá, e pelo Presidente da Direção da AHBVE, João Inverno, acompanhados no ato pelo Vereador responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Alexandre Varela e pelos dirigentes da AHBVE Paulo Monteiro, Vice-presidente, e António Cebola, 1º Secretário.
O referido apoio tem como objetivo compensar os Bombeiros Voluntários de Évora, na medida do que é possível ao Município, pela sua tão vasta quanto imprescindível atividade, tanto de prevenção como de socorro às populações. Esta inclui, entre muitas outras, as ações de cooperação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora, designadamente ao nível do planeamento dos grandes eventos, ameaças sanitárias pandémicas, prevenção primária e proteção de pessoas e bens.
 Fica assim formalizado um acordo de compromisso mútuo que evidencia a sólida e profícua cooperação institucional que tem caraterizado o relacionamento entre as duas entidades.


NÃO SABE O QUE FAZER EM AGOSTO? HÁ MAIS DE 100 ATIVIDADES NAS PRAIAS DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

 

A Praia da Vieira e São Pedro de Moel, vão receber mais de 100 atividades culturais, desportivas, lúdicas, ambientais e educativas, dirigidas à população e aos veraneantes, durante o mês de agosto, organizadas pelo Município da Marinha Grande, em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho.

A programação para o mês de agosto é a seguinte:

PROGRAMA ÉPOCA BALNEAR AGOSTO 2022

O PEDRO DE MOEL

Até 11 de setembro

Exposição "PLESIOSSAURO DE SÃO PEDRO DE MOEL

Cosmos Azul e Mar

Em junho de 2021, foi publicada a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, e que pertence ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos. No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã, juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e promoveu uma exposição temporária do Plesiopharos moelensis, uma nova espécie de vertebrado marinho que habitou a Terra há muitos milhões de anos, nomeadamente a zona costeira do concelho da Marinha Grande.

Horário: de domingo a quarta feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, e à sexta-feira e sábado, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00.

Org.:mara Municipal da Marinha Grande em parceria com Parque dos Dinossauros da Lourinhã e Museu da Lourinhã


5 de agosto - sexta-feira

22h00 – Espetáculo com a Banda Hot Frappé

Jardim Vale do Ribeiro

HOT FRAPPÉ são um power trio (Bateria/Baixo/Guitarra) e têm um repertório diferenciado que se foi refinando ao longo dos anos. Apresentam um espetáculo de Rock and Roll e boa disposição.

Org: mara Municipal da Marinha Grande


6 de agostosábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande


19h00 – Acústico Improvável com Sónia Santos e João Pereira

Cosmos Azul e Mar

Projeto dinamizado no âmbito da candidatura Portugal Acústico Nos braços do Património”. Um projeto em rede, de abrangência intermunicipal, que se destina a promover os valores culturais e patrimoniais dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e Marinha Grande.

Org: mara Municipal da Marinha Grande


10h00 às 19h00 Massagens Terapêuticas|Reiki|Taças tibetanas|Reflexologia

10h30 às 13h00 - Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur


7 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

10h00 às 19h00 Massagens Terapêuticas|Reiki

14h00-18h30 - Taças tibetanas individual

18h30 - Concerto meditativo em grupo de taças Tibetanas

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

12, 13, 14 e 15 de agosto

Festival da Juventude 2022

Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

O Festival da Juventude, integrado na animação da época balnear, é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, decorrendo nos dias 12,13,14 e 15 de agosto de 2022, em São Pedro de Moel.

O evento pretende proporcionar aos jovens do concelho e a todos os veraneantes, um conjunto de atividades de cariz transversal e interinstitucional, incorporando diversas áreas de expressão desportiva, lúdica, recreativa e educativa, organizadas pelo Município, em colaboração com o movimento associativo e os parceiros locais.

No Ano Europeu da Juventude, o Festival inicia-se dia 12 de agosto, pretendendo dar voz aos jovens, comprometendo e aproximando-os ao movimento associativo e às dinâmicas de trabalho colaborativo e em rede.

12 de agosto - sexta-feira

Festival da Juventude 2022

Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

Atividades Desportivas, Lúdicas, Recreativas e Educacionais com a participação:

15h00 às 20h00 – Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 18h00 – Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral (a confirmar)

15h00 às 20h00 – Espaço Jovem, Conselho Municipal da Juventude

22h00 às 24h00 – Atuação do DJ Rolando

13 de agosto - sábado

Festival da Juventude 2022

Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

Atividades Desportivas, Lúdicas, Recreativas e Educacionais com a participação:

15h00 às 20h00 – Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00 – Espaço Jovem, Conselho Municipal da

10h00 às 12h00 - Passeio Pedestre " Por Terras da Rainha Santa"

10h00 às 11h00 - “Arena do Desporto”

15h00 às 18h00 – Jogo Lúdico Pedagógico | Valorlis (a confirmar)

15h00 às 18h00 - Ténis de Mesa – SBR 1º janeiro

15h00 às 18h00 Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral (a confirmar)

16h00 às 17h00 - Cantando no Vale, Dinamização Projetos de Vida Sénior

17h00 às 18h00 - Aula de Hiit Atividades com o Fisicoloucura

18h00 às 20h00 – Sunset com o DJ Tiago Mourinho

18h00 às 19h00 - “Arena do Desporto”

21h00 às 21h30 – Grupo Cultural Cabo Verde. Grupo Cultural Ucrania

22h00 às 24h00 – Espetáculo com Melanie Russo Quarteto

14 de agosto - domingo

Festival da Juventude 2022

Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

Atividades Desportivas, Lúdicas, Recreativas e Educacionais com a participação:

15h00 às 20h00 – Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00 – Espaço Jovem, Conselho Municipal da Juventude

10h00 às 12h00 - Festival Jogos Tradicionais – Clube de Atletismo Mónica Rosa

10h00 às 12h00 - Cão(minhada)– Associação Protetora Animais Marinha Grande

10h00 às 11h00 - “Arena do Desporto”

15h00 às 18h00 – Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral (a confirmar)

15h00 às 18h00 – Artes Marciais, Karaté | Centro Karatedo Marinha Grande, Judo | Judo Clube da Marinha Grande, Tai Chi Chuan, Projetos de Vida Sénior, Jiu-jitsu, Studio de Jiu-Jitsu - Checkmat Portugal

18h00 às 19h00 - “Arena do Desporto”

18h00 às 20h00 - Sunset com o DJ Tiago Mourinho

22h00 às 24h00 - Espetáculo com Francisco Gomes Quarteto

15 de agosto - segunda-feira

Festival da Juventude 2022

Jardim vale do Ribeiro | São Pedro de Moel

Atividades Desportivas, Lúdicas, Recreativas e Educacionais com a participação:

15h00 às 20h00 – Atividades nos Stands | Exposição

15h00 às 20h00 – Espaço Jovem, Conselho Municipal da Juventude

10h00 às 11h00 - “Arena do Desporto”

10h00 às 12h00 Passeio Pedestre – “Salve Ukraine” – Associação Coração da Ucrania

10h30 às 13h00 - Workshop O período vai chegar. E agora? - Associação Luas e Faluas

15h00 às 18h00 Lontra Lisa | Águas do Centro Litoral ( a confirmar)

15h00 às 18h00 Atletismo vai à praia | Clube de Atletismo da Marinha Grande

18h00 às 19h00 - “Arena do Desporto”

Entidades Apoiantes:

- Conselho Municipal da Juventude, Junta de Freguesia da Marinha Grande | Espaço Cidadão e GAP, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Junta de Freguesia da Moita, Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação | 500 Magalhães, Município da Marinha Grande | Cartão Jovem Municipal, IPDJ, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Águas do Centro Litoral, Valorlis, Rotary Clube MG, ADSER - CLDS 4, Associação Luas e Faluas, APAMG - Associação Protetora Animais Marinha Grande, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Superior Dom Dinis, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Murillo´s Surf & Bodyboard Academy , Centro Karatedo Marinha Grande, Judo Clube da Marinha Grande, Projetos de Vida Sénior, Studio de Jiu-Jitsu - Checkmat Portugal

+ informações através do e-mail: juventude@cm-mgrande.pt

12 de agosto - Sexta-feira

Jardim Vale do Ribeiro

22h00 – Atuação do DJ Rolando

Org: mara Municipal da Marinha Grande

13 de agosto - Sábado

18h00 – Sunset com o DJ Tiago Mourinho

21h00 – Grupo Cultural Cabo Verde

22h00 – Espetáculo com Melanie Russo Quarteto

Jardim Vale do Ribeiro

Org: mara Municipal da Marinha Grande

10h00 às 19h00 Massagens Terapêuticas|Reiki

10h30-13h00 - Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

14 de agosto - Domingo

18h00 – Sunset com o DJ Tiago Mourinho

22h00 – Espetáculo com Francisco Gomes Quarteto

Jardim Vale do Ribeiro

Org: mara Municipal da Marinha Grande

19 de agosto sexta feira

10h00 às 19h00 Dança do arco iris|Dança Namasté|Mensagens da Alma|Registos Akáshicos

10h00 às 14h00 - Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza

15h00 – Viagem Sonora Taças Tibetanas

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

18h30 às 20h30 - Conferência JORNADAS DA FLORESTA

Conferência sobre Ambiente, Floresta e Arquitetura

tio da Casa Afonso Lopes Vieira

Tertúlias para o debate sobre floresta, nas temáticas mais significantes relativas a S. Pedro de Moel e área geográfica envolvente.

MODERADOR: Ricardo Camacho

Oradores convidados

Org.: mara Municipal da Marinha Grande e Curadoria Grémio dos Arquitetos

21h30 - Noite dos Morcegos

Cosmos Azul e Mar e saída de campo

Sabe quantas espécies de morcegos vivem em São Pedro de Moel? Porque é que os morcegos vivem de cabeça para baixo? Todos os morcegos vivem em grutas? Porque é que os morcegos são importantes? Qual o seu papel no controlo biológico de pragas? Venha conhecer as respostas a estas e muitas outras perguntas sobre os morcegos. Descubra os seus segredos e as ameaças que enfrentam, numa noite de revelações.

Formação e interpretação: Milene Matos

Inscrições: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes

Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande

20 de agosto - sábado

10h00 - Birdwatching

Cosmos Azul e Mar e saída de campo

Partindo do poema Os Ninhosde Afonso Lopes Vieira propõe-se uma atividade de birdwatching. Sabe quais são as espécies de aves mais comuns em São Pedro de Moel? A observação de aves é a atividade de "observar e identificar pássaros". É um hobby, que como qualquer hobby, requer paixão e algum tempo. É também uma ferramenta de conservação, uma vez que promove o conhecimento e cria empatia com o meio natural, dois pilares essenciais para a sensibilização ambiental do público em geral.

Formação e interpretação: Milene Matos

Inscrições: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes.

Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande


16h00 às 17h00 - Tertúlia “Olhar o Ambiente Pela Arte”

Cosmos Azul e Mar e saída de campo

Tertúlia com o Professor João Correia, e exibição da curta-metragem da sua autoria, Hope

Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande e Curadoria Grémio dos Arquitetos

18h30 às 20h00 - Conferência JORNADAS DA FLORESTA

tio da Casa Afonso Lopes Vieira

Tertúlias para o debate sobre floresta, nas temáticas mais significantes relativas a S. Pedro de Moel e área geográfica envolvente.

Temas: Ambiente, Floresta e Arquitetura

Morador: Ricardo Camacho

Oradores convidados

Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande e Curadoria Grémio dos Arquitetos

22h00 – Espetáculo Rui Lucas & Friends

Jardim Vale do Ribeiro

Org: mara Municipal da Marinha Grande

10h00 às 19h00 Massagem terapêutica| Reiki| Reflexologia| Dança do arco iris|Dança Namasté|Mensagens da Alma|Registos Akáshicos

14h00 às 19h00 – Taças Tibetanas Individual

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

21 de agosto - domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

10h00 às 19h00 Massagem terapêutica| Reiki | Reflexologia| Dança do arco iris|Dança Namasté|Mensagens da Alma|Registos Akáshicos

10h30 às 13h00 - Atividades infantis: Meditação, pinturas, mandalas na natureza

14h00 às 19h00 – Taças Tibetanas Individual

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

10h00 às 12h00 - Passeio na natureza FLORA E HABITATS DUNARES

Concentração em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel

Passeio guiado aos habitats dunares, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de flora e habitats presentes na Praia Velha. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades numa ótica de valorização do património natural e desenvolvimento sustentável.

Formação e interpretação: Sónia Guerra

Inscrições: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes

Org: mara Municipal da Marinha Grande

16h00 às 17h00 - Olhar o Ambiente Pela Arte

Cosmos Azul e Mar

Exibição de média metragem 25 secondsda autoria do Professor João Correia

Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande e Curadoria Grémio dos Arquitetos

21h30 às 22h30 - Palestra - o Plesiossauro de São Pedro de Moel

Cosmos Azul e Mar

Sabia que a descoberta do mais antigo, e completo, fóssil de Plesiossauro ocorreu em São Pedro de Moel recentemente? Sabia que com esta descoberta, o nome de São Pedro se Moel passa a viajar em todos os compêndios científicos internacionais da paleontologia de vertebrados? Venha descobrir os segredos e revelações de uma história incrível com 195 Ma.

Orador: Simão Mateus

Org: mara Municipal da Marinha Grande, em parceria com Parque dos Dinossauros da Lourinhã e Museu da Lourinhã

26 de agosto - sexta-feira

22h00 – Espetáculo com a Banda TXP - Tributo aos Xutos

Jardim Vale do Ribeiro

Org: mara Municipal da Marinha Grande

27 de agosto sábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel – Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

22h00 – Espetáculo com a banda Off the Record

Jardim Vale do Ribeiro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

10h00 às 19h00 Massagem terapêutica| Reiki

14h00 às 19h00 – Taças Tibetanas Individual | Círculo de Som em grupo

18h00 – Yoga

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

28 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia de São Pedro de Moel Junto ao Posto de Socorro

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

10h30 – Danças Circulares

10h00 às 19h00 - Massagens Terapêuticas|Reiki

14h00-19h00 - Taças tibetanas individual

Cosmos Azul e Mar

Org: Protur

PRAIA DA VIEIRA

6 de agosto – sábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

21h00 - Música em Movimento On Groove

Ruas da Praia da Vieira e Largo dos Pescadores

Banda de covers, estilo pop/rock, Rock e Blues.

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Apoio: Capela da Praia da Vieira

7 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

13 de agosto – sábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

20h30 - Música itinerante - Bandinha Amigos da Música

Ruas da Praia da Vieira

DixieBand composta por 9 elementos, que tocam em modo acústico. Banda com influências da música estilo Jazz Tradicional e Dixie, aliando o divertimento e a boa disposição em cada atuação.

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Apoio: Capela da Praia da Vieira

14 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande


20 de agosto – sábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

21h00 - Música em Movimento Black Jack Band

Ruas da Praia da Vieira e Largo dos Pescadores

Banda de covers, composta por 5 músicos, com músicas desde o pop/rock anos 80/90, aos grandes sucessos da atualidade.

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Apoio: Capela da Praia da Vieira

21 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

27 de agosto – sábado

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

21h00 - Música em Movimento – Declínios

Ruas da Praia da Vieira e Largo dos Pescadores

Banda de covers, composta por 4 músicos, com músicas desde o pop/rock anos 80/90, aos grandes sucessos da atualidade.

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande

Apoio: Capela da Praia da Vieira

28 de agosto domingo

10h00 e 18h00 – “Arena do Desporto”

Praia da Vieira - Concentração junto à bandeira “Praia Acessível” (frente ao Hotel Cristal Vieira Praia

Org: Câmara Municipal da Marinha Grande