sábado, 2 de novembro de 2024

Semana Internacional de Sensibilização para o Stress


Um ‘site’ gratuito com informações baseadas na Bíblia oferece ajuda prática sobre como lidar com o ‘stress’

Divórcio, morte de uma pessoa amada e um ritmo de vida agitado, são algumas das muitas circunstâncias que podem causar stress.

De acordo com um estudo mundial feito pelo Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), um importante instituto de investigação e sondagens, 79% das pessoas referiram sentir stress em diferentes graus e severidade.

A “pandemia do stress” é tão significativa que foi instituída, anualmente, uma Semana Internacional de Sensibilização para o Stress. Isso acontece na primeira semana de novembro e pretende sensibilizar a sociedade para o impacto que o stress tem na saúde, a nível mental e físico, e como saber lidar com ele.

Ao perceber a necessidade de lidar com a resposta do corpo a situações exigentes, milhões de pessoas em todo o mundo estão a recorrer a um recurso gratuito baseado na Bíblia para obter ajuda. O site jw.org aborda temas da atualidade e oferece conselhos práticos para a vida diária que ajudam a saber lidar com o stress.

Os conteúdos do site são de fácil acesso. Também podem ser descarregados gratuitamente e partilhados. Os visitantes podem visualizar o site em mais de 1000 línguas e ler artigos tais como: O que causa o stress? Como lidar com o stress. Uma vida livre de stress.

“Toda a gente sofre de stress em algum momento. Queremos que as pessoas saibam que não têm de sofrer sozinhas e sem ajuda”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro. “O nosso site oficial oferece informações baseadas na Bíblia e fornece soluções reais.”

Para ler os artigos mencionados acima e para aceder a mais conteúdos sobre como lidar com o stress, visite o site jw.org e escreva o título do artigo ou a palavra “stress” no campo de pesquisa. Todos os conteúdos são gratuitos. Não precisa de se registar.

*Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro
Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová

Início da obra no Largo da Capela da Póvoa do Valado; Avenida Santa Joana cortada ao trânsito; A elite do Kayak e da Canoagem na Ria de Aveiro



I – Início da obra de requalificação urbana do Largo da Capela da Póvoa do Valado
Teve início a obra de requalificação urbana no Largo da Capela da Póvoa do Valado e troço envolvente da Rua Direita da Póvoa do Valado, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de aproximadamente 210.000€, a executar pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda. com um prazo estimado de quatro meses.
Além da qualificação das bolsas de estacionamento, com esta empreitada prossegue a estratégia e opção política de valorização do espaço público melhorando os passeios, com a criação de corredores acessíveis a pessoas com deficiência, mantendo o parque arbóreo e o Coreto apostando também na organização do espaço na frente da porta principal da Igreja.
Incluída na empreitada está também a execução da nova rede de drenagem de águas pluviais no troço da Rua Direita da Póvoa do Valado.
A obra terá início pelo Largo da Igreja solicitando a colaboração de todos no respeito da sinalização e do espaço delimitado para trabalhos.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação e qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
Qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro

II – Avenida Santa Joana cortada ao trânsito para reabilitação durante quatro semanas

A Câmara Municipal de Aveiro informa que a Avenida de Santa Joana estará cortada ao trânsito, a partir da próxima segunda-feira, 04 de novembro e pelo período previsto de quatro semanas, para a realização de trabalhos de repavimentação e reabilitação de infraestruturas no quadro da empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro.

Adicionalmente a circulação rodoviária estará também proibida no acesso à Rua do Batalhão dos Caçadores, exceto a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, da saída da Rua Dr. Nascimento Leitão até à rotunda “da Sé de Aveiro”. Em alternativa os condutores poderão utilizar o desvio de trânsito para a Praceta Florinhas do Vouga e Rua Dr. Nascimento Leitão, com a possibilidade de continuar a circulação pela Rua do Príncipe Perfeito até à Avenida Santa Joana, sendo invertida o sentido de circulação nesta via.

A Avenida 25 de Abril também estará parcialmente impedida, exceto a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, a partir do cruzamento da Avenida com a Travessa de São Martinho e a Rua de Almeida Garret.

A Câmara Municipal de Aveiro solicita a melhor compreensão para os incómodos causados e pede a melhor e maior cooperação, evitando sempre que seja possível esta zona da Cidade de Aveiro durante as próximas quatro semanas.

Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro

III – A elite do Kayak e da Canoagem na Ria de Aveiro este fim-de-semana

Cais da Fonte Nova recebe festa dos desportos náuticos no domingo

A Associação de Canoagem do Centro organiza, nos dias 02 e 03 de novembro, a terceira edição da Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro, a maior prova de longa distância de kayak e canoa de Portugal, que percorrerá cerca de 60 km ao longo de dois dias. O evento, realizado com o apoio dos cinco clubes locais e diversas entidades municipais, entre as quais a Câmara Municipal de Aveiro, atraiu um número recorde de 220 atletas, incluindo campeões de renome internacional. Estarão presentes 30 K4, 30 K2 e 3 C4 nos escalões Absoluto, Master, Misto e Júnior.

O primeiro dia começa com a largada da primeira etapa em Aveiro, nas instalações do Sporting Clube de Aveiro, às 10h30, com chegada prevista para as 12h00 na Associação Náutica da Torreira, totalizando 24 km de prova. A segunda etapa será um trecho de 10 km, partindo da Associação Náutica da Torreira às 15h00 e terminando no Cais da Ribeira, em Pardilhó. Os atletas desfrutarão de um jantar convívio em Ovar, com sorteio de brindes para os participantes.

O segundo dia desafia as equipas numa etapa de 30 km, ligando Ovar a Aveiro, onde resistência e orientação serão fundamentais. A chegada será feita em Aveiro, junto à antiga Lota, e o percurso encerrará com um desfile náutico pelos canais urbanos da cidade até ao Cais da Fonte Nova. Um almoço convívio e a cerimónia de entrega de prémios no Centro de Congressos de Aveiro concluirão o evento.

Esta edição destaca-se pela presença de atletas olímpicos e campeões internacionais, incluindo Fernando Pimenta, João Ribeiro, José Ramalho e a jovem promessa Maria Pereira Gomes. Também se verifica um aumento significativo de atletas estrangeiros, com 8 embarcações espanholas entre os competidores.

Além do apoio das Câmaras Municipais e Estações Náuticas de Aveiro, Murtosa, Estarreja e Ovar, o evento conta com o patrocínio GOLD do Grupo NAMOR, reforçando o compromisso de valorização do desporto e do turismo náutico na região.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Concerto “Miserere a 3 Vozes” celebra o quarto aniversário da AGA – Associação Gandareza d’Arte


No passado domingo, dia 27 de outubro, às 16h30, a Igreja de Ançã foi palco para acolher o concerto “Miserere a 3 Vozes”, uma obra de José dos Santos Maurício, assinalando a comemoração do quarto aniversário da AGA – Associação Gandareza d’Arte.
O evento contou com a participação especial do Coral Terra D’Ouro, sob a direção do maestro Rui Pedro Cruz, e a participação dos solistas Simone Custódio Toito (soprano), Gabriel Neves dos Santos (Tenor), João Fernandes (baixo) e António Hipólito (organista), a que se juntaram os trompistas António Daniel Almeida Araújo e Nádia Meireles.
A AGA – Associação Gandareza d’Arte, que organizou o evento, é uma associação sediada em Febres, no concelho de Cantanhede, fundada a 19 de outubro de 2020.
Criada por amigos apaixonados pelas artes, a associação integra membros que já passaram pelo Coro Polifónico D. João Crisóstomo e pelo Grupo Coral da Filarmónica de Covões, de Cantanhede. A formação também teve uma breve passagem pela PRODESCO Futsal, onde se dedicou ao fortalecimento da secção cultural. Este projeto deu início à criação do Coral Terra D’Ouro, com o intuito de promover a vila de Febres, o município de Cantanhede e a Região das Gândaras.
Dado o sucesso do concerto em Ançã, o “Miserere a 3 Vozes” terá mais duas apresentações. A primeira será na Igreja de Mira, no dia 23 de novembro, às 21h00, seguida de uma segunda apresentação na Igreja de Cantanhede, no dia 7 de dezembro, às 19h00.



MUNICIPIO DE SÃO DOMINGOS DE SANTIAGO DE CABO VERDE RECEBE O 27º CONTENTOR SOLIDÁRIO ENVIADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE


Foi para a Câmara Municipal de São Domingos da Ilha de Santiago, em Cabo Verde o 27º contentor de 20 pés que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concretizou recentemente, para apetrechar o Centro Padre António Cachada, que acolhe em regime de centro de dia os idosos daquele concelho, para o programa de reabilitação das habitações dos seus munícipes mais vulneráveis e para o seu Departamento Social, contribuindo dessa forma, para combater a pobreza e exclusão social e promover melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Município da Ilha de Santiago.
Associaram-se a esta iniciativa da Sociedade Columbófila, um conjunto muito significativo de famílias que doaram vestuário, calçado, brinquedos, livros, manuais escolares, louças, entre outros.

Igualmente associou-se a esta iniciativa e a exemplo do que tem vindo a efectuar ao longo destes anos, que o projecto . de Partida !, tem colaborado com várias entidades de Cabo Verde, o Grupo Os Mosqueteiros, sediado na cidade de Cantanhede, que igualmente disponibilizou, muitos bens para este contentor, nomeadamente, portas interiores e exteriores, em madeira e em pvc janelas, equipamentos para casas de banho, janelas de pvc, brinquedos, produtos de higiene pessoal, mobiliário de jardim, artigos domésticos, e muitos outros e variados bens do seu ramo de negócio, sem qualquer utilização anterior, contando igualmente com o apoio logístico do Município de Cantanhede, que sem essa colaboração, traria grandes dificuldades à concretização deste projecto de cooperação solidária.

A Sociedade Columbófila, contou igualmente com a colaboração da ADAV- Associação de Defesa e Apoio à Vítima e de alguns membros do BNI equipa que se associaram à iniciativa com alguns bens.

Igualmente neste contentor seguiram também um conjunto muito significativo de livros escolares, infantis e romances, oferecido pela empresa livreira José Gomes & Filhos, sediada em Coimbra e que vai destinado às escolas e às bibliotecas daquele Municipio.

Magda Silva, Vice Presidente da Direcção Geral, Sociedade Columbófila Cantanhedense, Joaquim Costa e Evaristo Grilo, voluntários neste projecto, que mais uma vez, colaboraram na iniciativa, após cumpridas as formalidades exigidas pelo transitário, agradeceu a presença de Luis Teixeira, do Grupo Os Mosqueteiros, que esteve presente no fecho do contentor, bem como o contributo de todas as entidades e pessoas, que deram ao projecto, referindo-se à generosidade do Município de Cantanhede, que desde o envio do primeiro contentor, tem garantido o enquadramento logístico da respectiva carga, permitindo dessa forma continuar a acalentar o “sonho” solidário, que a sua Associação está a desenvolver em Cabo Verde, continuando, dessa forma, a permitir implementar esta cooperação de uma forma diferenciadora daquilo que se conhece em projectos idênticos.

Moliceiros 100% Elétricos vão eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão elétricos
O primeiro moliceiro 100% Elétrico inicia a sua atividade regular pela Ria de Aveiro a partir desta quinta-feira. É o primeiro passo para que, até ao final de 2025,todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores elétricos, reduzindo a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano. A viagem inaugural do primeiro moliceiro elétrico, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Aveiro Moments - Alvorada Comum Unipessoal, teve lugar hoje, dia 31 de outubro, e contou com as presenças doPresidente da CMA, José Ribau Esteves, e do novo Capitão do Porto de Aveiro, Ricardo Guerreiro.

“Os moliceiros 100% elétricos são o culminar de um trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Aveiro em termos ambientais, tecnológicos e turísticos. Esta aposta da CMA para que estas embarcações tenham zero emissões de CO2 está em linha com a estratégia do Executivo Municipal, que diariamente cuida dos valores ambientais do território para garantir a sustentabilidade e o futuro económico e social do Município e da Região de Aveiro”, afirma Ribau Esteves.

A embarcação hoje inaugurada é movidaexclusivamente por um motor elétrico – em substituição do motor de combustão, que ainda integra os restantesmoliceiros –, proporcionando não só, passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, mas também uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas. Este novo motor, com uma potência de 4kW, é alimentado por duas baterias que asseguram uma operação de ininterrupta durante cerca de dez horas.

A concessão de moliceiros e mercantéis para os próximos cinco anos (2025 - 2029) já contempla a conversão dos motores destas 27 embarcações que atualmente operam em Aveiro para a propulsão 100% elétrica até ao final do próximo ano.

O moliceiro 100% elétrico é um dos objetivos definidos no Aveiro STEAM City, que tem como objetivo criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, com uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade. O sistema de carregamento elétrico desta embarcação foi financiado pelo programa europeu UrbanInnovative Actions.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro