domingo, 18 de julho de 2021

AVEIRO recebe Exposição “Através de… Ana Vieira” – Obras da Coleção de Serralves

 

O Litoral Centro associa-se ao evento divulgando pelos meios ao seu dispor, tendo em consideração o seu elevado interesse cultural.



Merkel promete “ajuda urgente” perante cenário “surreal” de inundações

Na Alemanha, o último balanço aponta para mais de 150 mortos.

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu este domingo "ajuda urgente" às vítimas das inundações no oeste do país, que até agora causaram 156 mortes e cujos efeitos descreveu como "surreais".

Segundo a líder do Governo alemão, as cheias que nos últimos dias provocaram um rasto de morte e destruição revelam a necessidade de enfrentar "com ambição" a luta contra a crise climática.

"A partir daqui temos uma imagem real do que aconteceu perante um panorama surreal e fantasmagórico", disse Angela Merkel, durante uma visita a várias zonas afetadas na região da Renânia-Palatinado. "Quase diria que a língua alemã tem dificuldade em encontrar palavras para descrever a devastação causada", acrescentou.

Durante a visita às áreas muito afetadas pela chuva intensa, a chanceler prometeu que "o Governo federal e as regiões atuarão em conjunto para restabelecer gradualmente a ordem" nessas zonas.

Após observar a dimensão dos prejuízos, Merkel apelou para a aceleração da luta contra as alterações climáticas, observando que os danos causados por eventos climáticos extremos são "maiores do que no passado".

"Temos de nos apressar, temos de ser mais rápidos na luta contra as alterações climáticas", frisou Angela Merkel, em declarações à comunicação social e aos residentes, depois de visitar a aldeia de Schuld, que tem sido descrito como um local "mártir", uma vez que quase tudo na localidade foi destruído pela força das águas.

O último balanço oficial de vítimas das chuvas intensas e das inundações que fustigaram parte da Europa Central dava conta de pelo menos 183 mortes, dos quais 156 na Alemanha e 27 na Bélgica.

Várias dezenas de pessoas continuam incontactáveis e dadas como desaparecidas.

As condições meteorológicas adversas provocaram igualmente graves danos materiais.

Além da Bélgica e da Alemanha, as fortes chuvas e as consequentes cheias causaram graves danos materiais nos Países Baixos, no Luxemburgo e na Suíça.

Lusa

Imagem: AFP

Anadia proporciona momentos de animação e alegria aos Maiores

O Município de Anadia está a dinamizar a atividade “Maiores em Festa”, junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, com a valência da Terceira Idade, proporcionando assim momentos de animação e alegria aos seus utentes.

Trata-se de um momento musical, com a duração de 45 minutos, protagonizado pelo conhecido cantor de música popular portuguesa, Nel Monteiro, o qual decorre no exterior de cada Instituição, com duas atuações por dia.

As atuações tiveram o seu início, esta terça-feira, 13 de julho, na delegação da APPACDM de Anadia, em Avelãs de Caminho, e na Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, e irão prolongar-se até ao próximo dia 23 de julho.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, refere que “a concretização desta iniciativa se deveu, sobretudo, ao facto de os clientes destas instituições, fruto da pandemia, terem estado privados de alegria e convívio”.

“Com esta atividade, torna-se assim possível proporcionar, em cada instituição, momentos de animação e festa e, simultaneamente, combater a solidão a que têm estado sujeitos os nossos ‘maiores’”, acrescentou ainda.

Tendo em conta o contexto pandémico e, por uma questão de segurança, todos os elementos que compõem o grupo são testados à Covid-19, diariamente.

 

Portugal com mais 3261 novos casos e oito mortes por Covid-19

Estão internadas em enfermaria mais 25 pessoas e mais três em unidades de cuidados intensivos.

Portugal regista este domingo mais 3261 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes atribuídas à doença Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este domingo estão internadas em enfermaria mais 25 pessoas, num total de 805 pacientes, e mais três em unidades de cuidados intensivos (UCI), onde agora se encontram 176 doentes com Covid-19.

A maior parte das novas infeções está na zona do Norte que, com 1307 novos casos, ultrapassou Lisboa e Vale do Tejo, que tem 1279 novos casos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17 207 pessoas e 930 685 casos de infeção foram diagnosticados.

Os oito óbitos contabilizados este domingo pela DGS foram registados nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo (cinco), Norte (dois) e Algarve (um).

Os dados divulgados pela DGS mostram também que estão ativos mais 1995 casos, para um total de 51 771, e que 1258 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 861 707 recuperados.

Nas últimas 24 horas, o número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde registou uma diminuição de um, situando-se nos 79 710.

O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal (a nível nacional) - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa com o vírus - mantém-se em 1,12 e a taxa de incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias está, também a nível nacional, nos 355,5.

TSF


Presidente do Brasil recebe alta hospitalar

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já teve alta hospitalar, anunciou hoje a equipa médica do Hospital Vila Nova Star, no Estado de São Paulo.

No comunicado divulgado, lê-se que o chefe de Estado brasileiro "teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star", onde estava internado desde quarta-feira passada para "tratar um quadro de suboclusão intestinal".

O Presidente brasileiro "seguirá com acompanhamento ambulatório pela equipa médica assistente".

Bolsonaro, de 66 anos, deu entrada no Hospital das Forças Armadas na manhã de quarta-feira, em Brasília, após sentir dores abdominais durante a madrugada.

Posteriormente, o Presidente brasileiro foi transferido de Brasília para um hospital de São Paulo, num avião da Força Aérea Brasileira, para ser avaliada a necessidade de passar por uma cirurgia de emergência, depois de lhe ter sido diagnosticada uma obstrução intestinal.

Em causa estava uma crise de soluços que o afeta há mais de uma semana e que lhe causou dores, de acordo com a Secretaria Especial de Comunicação do Governo.

O chefe de Estado brasileiro atribuiu ao ataque à facada que sofreu em 2018, em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, durante a campanha eleitoral, os problemas de saúde que enfrenta.

Desde que assumiu o cargo presidencial, em janeiro de 2019, Bolsonaro teve vários problemas de saúde decorrentes do esfaqueamento, tendo passado por várias cirurgias.

Lusa

Papa Francisco expressa solidariedade com vítimas das inundações na Europa

O Papa Francisco expressou hoje a sua solidariedade para com as populações dos países da Europa Central atingidos nos últimos dias por chuvas torrenciais e consequentes inundações e enxurradas, que já fizeram pelo menos 183 mortos.

"Expresso a minha solidariedade para com as populações da Alemanha, Bélgica e Países Baixos atingidas por catástrofes e inundações", declarou o pontífice, que na passada quarta-feira teve alta hospitalar após uma operação ao colón e que hoje pronunciou a tradicional oração dominical do 'Angelus' a partir da janela do palácio apostólico, no Vaticano.

O último balanço oficial de vítimas das chuvas intensas e das inundações que fustigaram parte da Europa Central dava conta de pelo menos 183 mortes na Alemanha (156) e na Bélgica (27).

Várias dezenas de pessoas continuam incontactáveis e dadas como desaparecidas.

As condições meteorológicas adversas provocaram igualmente graves danos materiais.

Regressada de uma viagem a Washington, Estados Unidos, a chanceler alemã, Angela Merkel, visita hoje a região da Renânia-Palatinado (oeste), uma das mais afetadas pelas inundações.

Merkel irá encontrar-se com a população da aldeia de Schuld, local descrito como "mártir", uma vez que quase tudo na localidade foi destruído pela força das águas.

Além da Bélgica e da Alemanha, as fortes chuvas e as consequentes cheias causaram graves danos materiais nos Países Baixos, no Luxemburgo e na Suíça.

Lusa

25.º AVANCA Film Festival: Estão a chegar os “dias dos filmes” na Vila de Avanca


Estão a chegar os “dias dos filmes” na Vila de AvancaA Câmara Municipal de Estarreja e o Cine Clube de Avanca apresentaram, na quinta-feira, em conferência de imprensa uma edição especial do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia. Com pré-estreia marcada para este sábado no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), a 25.ª edição decorre entre 28 julho a 1 de agosto.


Pré-estreia com filme concerto musicado em tempo real e ao vivo
O festival internacional inicia as celebrações da sua 25.ª edição no CTE, este sábado, dia 17, às 21h, com o espetáculo “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”. Este filme-concerto da Space Ensemble, uma banda bem conhecida do festival Avanca, convida o público a uma viagem pelas profundezas dos oceanos, embalada na magia do cinema de animação.

Musicado em tempo real e ao vivo por inúmeros instrumentos e coisas absurdas, desde os instrumentos mais clássicos (piano, harpa, saxofone, marimba), aos mais modernos e futuristas (AirFx, theremin, modulares e sequenciadores), juntando a tudo isso uma panóplia de objetos, brinquedos e utilitários que permitem, com muita magia e imaginação, criar os efeitos especiais sonoros que proporcionam uma vivência única das animações. Um espetáculo para ver em família.

Um festival que se tem reinventado
Quando se chega aos 25 anos, procura-se “encontrar mais um degrau para se crescer, esse é o grande objetivo e também assim foi desenhado o Avanca 2021, que tem algumas coisas muito particulares”, anunciou o diretor do Cine-Clube de Avanca, António Costa Valente.

Para 24 anos de festival, “vamos ter 24 estreias mundiais, ou seja, há 24 filmes que vão ser exibidos pela primeira vez neste festival, algo que nos apraz. O festival vai ter 101 filmes em exibição, também com estreias em Portugal”. Nesta edição, será exibida “uma coleção de filmes que são o reflexo das 24 edições anteriores, uma retrospetiva de todos estes anos, do festival que começou em 1997”, com filmes de todo o mundo, incluindo de Portugal.

Com um histórico de inovações e a constante preocupação “com o que são os caminhos, suportes e narrativas que podem alterar o cinema”, Costa Valente deu como exemplo, a “primeira vez que um telemóvel teve um filme produzido no espaço europeu”. Foi precisamente em Avanca. “Um exemplo de muitos do que foram estas 24 edições e do que marca este festival.”

Os encontros internacionais irão acontecer este ano em vários espaços. Para além do Cine-Teatro de Estarreja, irão igualmente decorrer no Auditório Paroquial de Avanca, Cinema Vida de Ovar, e de novo em Drive In no centro da freguesia de Avanca. Em 2020, o festival foi pioneiro ao aliar a exibição ao ar livre com os espectadores dentro dos seus carros, projetando filmes de qualidade da competição oficial do festival.

Filmes inéditos em Portugal no grande ecrã a partir do dia 28
A partir do dia 28 de julho, pode acompanhar todas as competições que vão acontecer nas categorias de curtas e longas-metragens de ficção e animação; documentários; vídeo experimental; filmes em realidade virtual 360°, narrativos ou experimentais, mas sem interatividade; videoclipes e trailers; assim como obras produzidas ou filmadas na região, que integram a “Competição AVANCA”.

Competição AVANCA: 14 filmes produzidos na região
Costa Valente destaca a “Competição AVANCA”, este ano com “14 filmes que foram produzidos aqui, o que é particularmente emblemático e que significa que é resultado de uma escolha, é sequência dos últimos anos, em que tem havido produção efetiva e eficaz, que envolve filmes de ficção, animação, documentários e de carácter experimental.”

O Avanca Pitch Session começou o ano passado e vai acontecer de novo no Cine-Teatro de Estarreja, com a apresentação de 15 projetos de filmes que poderão estar presentes nas futuras edições do Avanca.

“Capacidade, resiliência e vontade de fazermos um grande festival, que tal como a terra também é grande” têm sido os ingredientes destes 24 anos de festival constituído por uma “equipa que se tem construído e reforçado ao longo dos anos”, concluiu o mentor do evento.

25 anos de maturidade
O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, aplaudiu os “25 anos de maturidade” do Avanca Film Festival que “cada vez mais eleva o nome de Avanca e o concelho de Estarreja.”

Para o autarca “é notável a quantidade de filmes que são submetidos, ano após ano, ao exigente júri do Avanca, na ordem dos 2 a 3 mil filmes. Temos países dos quatro cantos do mundo, desde o Brasil, à Ucrânia, à Macedónia, dos EUA ao Canadá. O AVANCA fica nas bocas do mundo pelos melhores motivos, este é um evento de profunda qualidade cultural”.

Centro de produção cinematográfica e audiovisual
A Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, sublinhou o “privilégio que é para o Município de Estarreja poder contar com este agente criativo” e “podermos ter aqui, no nosso território, a mais valia de um centro de produção cinematográfica e audiovisual, que é uma referência no país e no mundo, dada a quantidade de filmes e produções que tem saído deste nosso território e da vila de Avanca em particular.”

Na sessão foi assinado o protocolo de colaboração que estabelece a parceria entre o Município de Estarreja e o Cine-Clube de Avanca, e através do qual a Câmara Municipal comparticipa com 25 mil euros a edição de 2021.

Em 2019, foi criado o Avanca Film Fund “que vem reforçar ainda mais a importância deste cluster e desta indústria criativa. Todos os que queiram vir e queiram produzir aqui os seus filmes, têm aqui esta oportunidade, com um reforço de 10 mil euros por ano para este fim”.

Durante os dias do Avanca Film Festival, todas as exibições irão decorrer na salvaguarda das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Carla Miranda

CUBA LIVRE OU FOSSILIZAÇÃO DA ILHA-PRISÃO?

 

✅  Paulo Roberto Campos 

Inéditos protestos estão tomando as ruas de diversas cidades cubanas. Apesar da feroz repressão do governo, os manifestantes têm enfrentado a polícia comunista. Já ocorreram algumas mortes e centenas de pessoas foram presas, algumas apenas por portar um cartaz ou camiseta com os dizeres “Abajo la dictadura comunista”, ou simplesmente “Libertad para Cuba! Pátria e vida!”

Muito ao contrário do que propala a mídia esquerdista, o fracasso do comunismo cubano não se deve ao embargo econômico promovido pelos Estados Unidos, mas sim ao próprio sistema comuno-socialista com sua doutrina igualitária. 

Por que então jogar a culpa nas costas do dito embargo? — Para esconder essa evidente verdade: 60 anos de regime comunista não foram suficientes para tornar a ilha dos irmãos Castro próspera ou, pelo menos, independente de outras economias e auto-suficiente. 

O embargo é utilizado como um mero pretexto para tentar justificar o vergonhoso fracasso do socialismo, a vergonhosa situação de miséria material e espiritual do povo cubano. 

A final, Fidel e seus camaradas não implantaram a revolução comunista alegando, entre outras baboseiras, que Cuba ficaria livre dos EUA? Agora os fidelcastristas (de Cuba, do Brasil e alhures) têm o direito de reclamar do embargo norte-americano? Querem então voltar a ficar dependentes dos EUA? Dependentes do capitalismo americano? Não há remédio que cure tal incoerência! Haja incoerência na cabeça desses fidelcastristas! Estes são incuráveis e abundantes, inclusive, nas fileiras da igreja (progressista), dita católica. E isso desde a base, passando por religiosos, como Frei Betto, até a mais alta cúpula…

A respeito do fracasso do sistema comunista, abaixo seguem alguns pensamentos oportunos para esse momento de grandes manifestações dos cubanos contrários à ditadura de carcereiros que dominam a ilha-prisão — outrora muito próspera e conhecida como a “pérola do Caribe”. 

Para os verdadeiros patriotas cubanos é fundamental que não ocorra um desembargo, que não haja países ajudando Cuba, pois isso só ajudaria a dar uma sobrevida ao governo e a manter o país fossilizado para sempre no regime comunista. 

“O socialismo, quer se considere como doutrina, quer como fato histórico […], não pode conciliar‑se com a doutrina católica, pois concebe a sociedade de um modo completamente avesso à verdade cristã”. 

(Pio XII) 

“O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a partilha igual da miséria”. 

(Winston Churchill) 


“Quando metade da população percebe que não precisa trabalhar, pois a outra metade irá sustentá-la; e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação”. 

(Margaret Thatcher) 


“O socialismo não é um animal selvagem, suscetível de ser domado e domesticado. É um monstro apocalíptico, reunindo a falsidade da raposa à violência do tigre. Não nos esqueçamos disto, pois senão os fatos acabarão por no-lo ensinar de modo muito doloroso”.

(Plinio Corrêa de Oliveira) 

“Os marxistas inteligentes são patifes. Os marxistas honestos são burros. E os inteligentes e honestos nunca são marxistas”. 

(Meira Penna)

Detetados primeiros casos entre atletas residentes na Aldeia Olímpica

A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciou hoje que foram detetados os dois primeiros casos de covid-19 entre os atletas residentes na Aldeia Olímpica, na capital do Japão.

A organização não identificou os atletas.

Desde a chegada das delegações, quatro atletas acusaram positivo para a covid-19, de acordo com a organização, que vai fornecer relatórios diários sobre os testes realizados em atletas, pessoal e funcionários acreditados para os Jogos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) também confirmou que um dos seus membros, o sul-coreano Seung Min Ryu, foi testado positivo à chegada ao Japão.

Na terça-feira e na quarta-feira, os 102 membros do organismo devem reunir-se num palácio na capital japonesa para a assembleia geral da organização.

No sábado, os organizadores anunciaram o primeiro caso na aldeia, mas não se tratava de um atleta.

A capacidade da Aldeia Olímpica é de 17.000 pessoas.

No sábado, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que entre os 15.000 atletas, delegações olímpicas e jornalistas que chegaram ao Japão desde 01 de julho, 15 pessoas testaram positivo, uma "taxa muito baixa" de 0,1%, sublinhou.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por um ano devido à pandemia, e foram postas em prática medidas sanitárias rigorosas no Japão.

Quase todos os eventos olímpicos, entre 23 de julho e 08 de agosto vão ser realizados à porta fechada, e dezenas de milhares de participantes - desde atletas a oficiais e jornalistas do estrangeiro - estão sujeitos a severas restrições devido aos riscos para a saúde.

Estas contramedidas não têm sido suficientes para tranquilizar a população no Japão, onde Tóquio registou mais 1.410 casos de Covid-19 no sábado, o total diário mais elevado desde janeiro.

Lusa
Imagem: JN

Número de mortos na Alemanha sobe para 156, cheias causaram pelo menos 183 óbitos na Europa

O número de mortos das inundações na Alemanha subiu para 156, informou a polícia hoje, elevando o total de óbitos nos países da Europa afetados pelas chuvas torrenciais para pelo menos 183.

Só no estado regional alemão da Renânia-Palatinado, a polícia local disse em comunicado que 110 pessoas morreram, em comparação com os 98 que constavam do balanço anterior.

"Receia-se que sejam acrescentadas mais vítimas", acrescentou a polícia, referindo-se também a pelo menos 670 feridos só naquela região.

Uma outra pessoa morreu vítima das inundações no sul da Alemanha, na Baviera, na fronteira austríaca, onde também choveu muito no sábado.

Na Áustria, os bombeiros estão em estado de alerta nas regiões de Salzburgo e Tirol, enquanto a antiga cidade de Hallein se encontra debaixo de água.

"As fortes chuvas e tempestades estão infelizmente a causar graves danos em vários locais na Áustria", escreveu na rede social Twitter o primeiro-ministro, Sebastian Kurz.

Finalmente, mais a leste, na fronteira entre a Alemanha e a República Checa, os rios também subiram na região alemã da Saxónia no sábado à noite, causando danos.

Fonte e Imagem: Lusa

INSTITUTO APELA À DÁDIVA DE SANGUE ANTES DAS FÉRIAS

O IPST SUBLINHA QUE SÃO NECESSÁRIAS DIARIAMENTE 1.000 UNIDADES DE SANGUE.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação apelou hoje à população para dar sangue antes de ir férias, salientando a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias diariamente 1.000 unidades de sangue.

Em declarações à agência Lusa, a presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) afirmou que "a situação neste momento está estável com as reservas características desta altura do ano" e que sentem "já a recuperação da atividade dos hospitais".

Contudo, disse Maria Antónia Escoval, o apelo é para que a dádiva de sangue seja realizada de "forma faseada ao longo do ano", porque durante todo o ano existe necessidade de sangue e componentes sanguíneos.

"São necessárias cerca de 1.000 unidades de sangue todos os dias nos hospitais portugueses e, por isso, todos os dias temos necessidade de que haja doadores", salientou a presidente do IPST.

Por outro lado, os componentes sanguíneos têm um prazo de armazenamento, nomeadamente os concentrados eritrócitários, que perdem a validade ao fim de 35 a 42 dias, e as plaquetas, ao fim de cinco a sete dias.

Por isso, a presidente do ISPST afirmou que "seria bom" que as pessoas se ausentam de férias que fizessem a sua dádiva “antes de partirem para o gozo das merecidas férias”.

"Aqueles que nunca fizeram, é uma ótima oportunidade de fazer a dádiva pela primeira vez", disse Maria Antónia Escoval, salientando que no ano passado houve cerca de 27 mil novos dadores, mais 2% do que em 2019, o que disse ter sido “muitíssimo bom para a dádiva de sangue em Portugal".

Salientou ainda que, pela primeira vez, há mais mulheres do que homens a doarem. "É o primeiro ano em que isso acontece".

Para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos antes deste período de férias, o IPST realiza sempre nesta altura do ano campanhas em parceria com outras entidades.

Segundo Maria Antónia Escoval, até ao final de junho a colheita foi superior em 15% ao ano 2020, que tinha sido superior a 2019.

"Nós fazemos estes apelos pontuais e sabemos que até resulta (…) porque os portugueses são muito generosos, mas não há uma política, nem uma estratégia para que a gente consiga fazer um plano de sensibilização que nos tranquilize a todos", disse à agência Lusa o responsável.

“Nós necessitamos sempre ter uma reserva para 10 dias e os negativos estão neste momento para quatro dias”, assinalou, adiantando que a preocupação se prende por causa do período de férias.

Fonte: Texto e imagem da Rádio Comercial
16 Julho 2021, 13:56

Médico português na Alemanha saiu de casa de barco e teve de ser realojado, mas quis ir trabalhar

O temporal no país obrigou José Santos a ser realojado. O emigrante regressou ao hospital onde trabalha, mas ainda não sabe quando poderá voltar ao local onde vive, tal como as centenas de pessoas que moram junto ao rio Ruhr, em Hattingen.

José Santos ainda não conseguiu regressar a casa, depois de, na quinta-feira, ter sido obrigado a sair do local onde vive com a ajuda de um barco. Com o auxílio da proteção civil e do consulado português em Dusseldorf, o médico natural da Lourinhã encontrou uma solução e já voltou ao trabalho.

Pelo menos até domingo, o emigrante vai ficar alojado num hotel da cidade de Hattingen. José Santos sublinha que "foi tudo muito bem feito e organizado" e agradece às autoridades alemãs e portuguesas por terem sido "impecáveis" na ajuda aos desalojados.

As condições climatéricas têm dado tréguas, depois de quinta-feira ter sido "um dia complicado", segundo o emigrante português. No entanto, ainda são poucas as certezas quanto aos estragos provocados pelas inundações.

O neurologista, que está na Alemanha há cinco anos, afirma que "há pessoas que perderam mesmo tudo, há casas que ruíram e houve pessoas que tiveram de ser resgatadas de telhados".

Apesar de existirem ruas cortadas e algumas que "ainda têm água, mas é possível passar", o Hospital de Hattingen, que na quinta-feira apenas funcionava a 30%, voltou à normalidade. Os profissionais de saúde não tiveram de ser transportados de helicóptero, como chegou a ser ponderado, e todos os trabalhadores tiveram ajuda da unidade hospitalar.

"O hospital deu cinco dias de férias para resolver os problemas todos derivados destas cheias", revela José Santos, que mesmo assim decidiu voltar ao trabalho. Para o médico, "é uma espécie de terapia" regressar ao local de emprego, depois de ter passado uma "noite complicada" em que assume que teve pesadelos.

Ru Carvalho Araújo / TSF

Jovens são as principais vítimas da pandemia no mercado laboral

Os jovens são as principais vítimas no mercado de trabalho durante o período da pandemia do novo coronavírus, apurou um estudo do Observatório das Desigualdades, do Centro de Estudos e Investigação em Sociologia (CIES).

Divulgado hoje, o estudo “Desemprego e Precariedade Laboral na População Jovem: Tendências Recentes em Portugal e na Europa” é assinado por Inês Tavares, Ana Filipa Cândido e Renato Miguel do Carmo.

Estes investigadores do CIES, estrutura do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, apontaram que “em 2020, na Europa e em Portugal, verificou-se um aumento do desemprego jovem, relativamente a 2019, mais 1,7 pontos percentuais (pp) e 4,3 pp, respetivamente”. Sobre Portugal, detalharam que a taxa de desemprego para os jovens com menos de 25 anos era de 22,6%, mais 5,8 pp que a média da União Europeia e 15,7 pp que a nacional.

Mas este aumento também se verificou em termos absolutos, algo que não se passava desde 2013 em relação ao grupo com menos de 25 anos e desde 2012 no grupo etário 25-34 anos.

Em suma, o desemprego jovem aumentou, e aumentou acima do que se verificou nos outros grupos etários, o que se traduziu no agravamento do seu peso relativo, tendência que, aliás, já se verificava desde 2018.

Para mais, “em 2020 constata-se uma inversão da tendência de decréscimo do desemprego”, que se verificava nos últimos anos, apontaram.

Da mesma forma, a percentagem de jovens que não estuda nem trabalha, que estava em queda desde 2013, inverteu a tendência e aumentou em 2020.

Por outo lado, o grupo entre os 15 e os 24 anos foi o mais afetado no trabalho temporário, com a maior parte dos Estados membros da UE a registar uma diminuição da proporção de jovens nesta situação, em 2019 e 2020. Em Portugal, a baixa foi de 10 pp, para 56%. Só Espanha (69%) e Itália (59%) tinham números superiores.

Mas esta redução percentual de jovens com contratos a prazo relaciona-se com o aumento do desemprego, apontaram os investigadores.

O grupo 15-24 anos é aquele que tem uma incidência do trabalho a tempo parcial mais elevada, quando comparado com os outros, com cerca de 20%.

Inês Tavares, Ana Filipa Cândido e Renato Miguel do Carmo realçaram ainda que “os jovens que se encontram nestas situações (trabalho a tempo parcial) involuntariamente aumentaram”, em termos percentuais.

Salientaram ainda que “Portugal é o quinto país com os maiores níveis de trabalho temporário involuntário entre os jovens e o sétimo com mais jovens a trabalhar em ‘part-time’ por falta de alternativas”.

Por fim, os investigadores do CIES destacaram que, nos países da UE, “tendencialmente, as mulheres jovens têm proporcionalmente mais contratos temporários e trabalham mais em ‘part-time’ que os homens”.

O estudo foi disponibilizado no sítio do Observatório das Desigualdades.

Lusa

Bairro de portugueses atacado no sul de Joanesburgo

Ações de violência e saques eclodiram no bairro de Regents Park, sul de Joanesburgo, onde residem pelo menos 300 portugueses, disse hoje o conselheiro José Luís da Silva à Lusa.

Os incidentes ocorreram na madrugada do dia de hoje, na Victoria Street, área residencial onde vive um número significativo de portugueses oriundos da ilha da Madeira e operam também vários negócios, explicou o conselheiro da diáspora madeirense, em Joanesburgo.

"É uma área com um número significativo de portugueses. Há apenas a registar uma tentativa de assalto à residência de uma portuguesa que foi abortada com a chegada da polícia, mas a pessoa encontra-se bem", referiu José Luís da Silva.

O conselheiro madeirense salientou que a Pastelaria Belém, em Regents Park, encerrou o estabelecimento por razões segurança.

José Luísa da Silva acrescentou que o governo da Região Autónoma da Madeira "está em contacto permanente, informados sobre a situação" no terreno.

"O diretor regional das Relações Externas e Comunidades Madeirenses, Rui de Abreu, assim como o Dr. Sancho Gomes, têm feito nos últimos dias contactos pontuais a diversas horas do dia para se inteirarem desta situação", salientou.

A violência que atingiu a África do Sul por mais de uma semana, causou pelo menos 212 mortos e mais de 2.550 detenções, segundo a presidência sul-africana.

Na área urbana de Joanesburgo, as autoridades sul-africanas contabilizaram até sexta-feira mais seis mortes, elevando para 32 o número total de vítimas na província, e foram detidas mais 137 pessoas, o que totaliza 862 detenções em Gauteng.

Durante vários dias, armazéns, fábricas e centros comerciais em Kwazulu-Natal (Leste) e na capital económica, Joanesburgo, e em Pretória, capital do país, foram alvo de pilhagens e destruição, entre os quais pelo menos uma centena de grandes negócios de portugueses.

Estima-se que vivam cerca de 450.000 portugueses e lusodescendentes na África do Sul, dos quais pelo menos 200 mil em Joanesburgo e Gauteng, e 20.000 no KwaZulu-Natal -- as regiões do país mais afetadas, mas segundo os conselheiros da diáspora madeirense no país não há cidadãos nacionais entre as vítimas.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, afirmou na noite de sexta-feira que aqueles que orquestraram as ações de violência no país, nos últimos oito dias, procuraram instigar uma "insurreição popular", depois da detenção do ex-Presidente Jacob Zuma, por desrespeito ao Tribunal Constitucional.

Segundo o governo, a polícia está a investigar 12 pessoas suspeitas de estarem por trás da onda de violência, tendo um deles já sido preso e "a vigilância reforçada para os outros 11".

A fundação do ex-presidente sul-africano, Thabo Mbeki, disse, em comunicado divulgado hoje na imprensa local, que a África do Sul está "a colher os frutos amargos de uma insurgência contra-revolucionária que há muito tempo germina nas entranhas da captura do Estado".

Mbeki, de 79 anos, segundo presidente da África do Sul pós-apartheid, foi obrigado a renunciar ao cargo pelo partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) - meses antes de terminar o segundo mandato em 2008 -, por "interferência" no Ministério Público, incluindo no julgamento de Jacob Zuma por corrupção.

lusa

Mais de 230 operacionais combatem incêndio em Monchique em zona de mato

Mais de 230 bombeiros combatem um incêndio em Monchique que lavra desde as 13:30 numa zona de mato no lugar de Tojeiro, freguesia de Marmelete, informou a proteção civil.

Segundo o Centro de Comando de Operações de Socorro (CDOS) Distrital de Faro a "intensidade de vento" que se faz sentir no local e a "grande dimensão" que o incêndio tomou "muito rapidamente" são os maiores constrangimentos ao trabalho dos operacionais no terreno.

A maior preocupação foca-se na frente de fogo que progredir para sul em direção ao Autódromo Internacional do Algarve, destacou a mesmo fonte, adiantado que "não há casas em perigo" nem foram cortadas estradas.

Às 16:00 havia no terreno de 231 operacionais, apoiados por 70 veículos, nove meios aéreos e quatro máquinas de rasto.

Lusa

Merkel visita no domingo zona mais afetada pelas inundações na Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai visitar no domingo a região da Renânia-Palatinado, uma das zonas do oeste da Alemanha mais afetadas pelas inundações, que já causaram mais de 130 mortes, divulgaram hoje autoridades locais.

Segundo noticia a agência AFP, citando um porta-voz do Ministério do Interior regional, Angela Merkel vai descolar-se à aldeia de Schuld, na Rênania-Palatinado, local descrito como "mártir", uma vez que quase tudo foi destruído pelas águas.

Angela Merkel já considerou esta catástrofe como uma "tragédia" nacional" e comprometeu-se a aplicar todos os auxílios estatais para ajudar na reconstrução.

Já hoje o Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitou a cidade de Erftstadt, na região vizinha da Renânia do Norte-Vestefália, onde ocorreu um deslizamento de terra, na sequência das inundações.

Pelo menos 153 pessoas morreram na Europa na sequência das fortes chuvadas e inundações que estão a fustigar uma parte da Europa Central.

Segundo informações atualizadas, 90 pessoas perderam a vida durante a catástrofe na região da Renânia-Palatinado, uma das mais afetadas.

As autoridades admitem que possa haver mais mortos, uma vez que ainda há dezenas de pessoas desaparecidas nessas duas regiões, em especial numa localidade próxima de Colónia, onde um grande deslizamento de terras derrubou vários edifícios.

Este número soma-se às 43 mortes contabilizadas na Renânia do Norte-Vestefália, outra região alemã fortemente atingida pelas inundações, e às 20 mortes registadas na Bélgica, onde há outras 20 pessoas desaparecidas.

Na Bélgica, o Governo decretou que na próxima terça-feira será dia de luto nacional.

Além da Bélgica e da Alemanha, as chuvas diluvianas e as consequentes cheias causaram graves danos materiais na Holanda, no Luxemburgo e na Suíça.

Lusa

Chefes de Estado e de Governo aprovam Acordo para a Mobilidade

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos hoje em Luanda, aprovaram o Acordo sobre a Mobilidade no espaço da comunidade.

A resolução de Conselho de Ministros aprovada hoje na XIII cimeira da organização reafirma que a "mobilidade constitui um desígnio fulcral para a materialização da comunidade, pela sua importância para o incremento e a consolidação das relações de cooperação e amizade existentes entre os Estados-membros da CPLP e entre os seus povos, e pelo seu contributo para a aproximação da comunidade aos seus cidadãos".

Os líderes realçaram a importância da mobilidade em setores como o turismo, a cultura, a educação, a ciência e inovação e na área económico-empresarial, e "do seu papel para o desenvolvimento sustentável dos Estados-membros".

Além disso, comprometeram-se "a promover as diligências necessárias com vista ao acolhimento, tão célere quanto possível, do Acordo sobre a Mobilidade nos respetivos ordenamentos jurídicos e, ainda, a contribuir para a criação das condições legais e institucionais para o incremento progressivo e ordenado da mobilidade na CPLP de todos os cidadãos dos Estados-membros".

A XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, na qual Angola assume a presidência, ficou marcada pela assinatura deste acordo e pelo assumir de uma nova prioridade: o reforço das relações económicas.

A pedido de Angola, esta cimeira, que deveria ter-se realizado em 2020, foi adiada para julho de 2021, por causa da pandemia, tendo a presidência cabo-verdiana, agora cessante, aceitado prolongar o seu mandato, de dois anos, por mais um.

A proposta de acordo sobre mobilidade estabelece um "quadro de cooperação" entre todos os Estados-membros de uma forma "flexível e variável" e, na prática, abrange qualquer cidadão.

Aos Estados é facultado um leque de soluções que lhes permitem assumirem "compromissos decorrentes da mobilidade de forma progressiva e com níveis diferenciados de integração", tendo em conta as suas próprias especificidades internas, na sua dimensão política, social e administrativa.

Neste contexto, têm a "liberdade (...) na escolha das modalidades de mobilidade, das categorias de pessoas abrangidas", bem como dos países da comunidade com os quais pretendam estabelecer as parcerias, segundo a proposta a que a Lusa teve acesso.

A proposta define que a mobilidade CPLP abrange os titulares de passaportes diplomáticos, oficiais, especiais e de serviço, bem como os de passaportes ordinários.

Além disso, o acordo prevê subdividir os titulares de passaportes ordinários em grupos, em função de atividades que exerçam, nomeadamente professores, investigadores, empresários, agentes culturais, artistas, desportistas e representantes de órgãos da comunicação social, escritores, músicos, promotores e organizadores de eventos culturais e desportivos e estudantes.

A questão da facilitação da circulação tem vindo a ser debatida na CPLP há cerca de duas décadas, mas teve um maior impulso com uma proposta mais concreta apresentada por Portugal na cimeira de Brasília, em 2016, e tornou-se a prioridade da presidência rotativa da organização de Cabo Verde, nos últimos três anos.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que hoje celebra 25 anos.

Lusa

António Costa: “Portugal vai triplicar oferta de vacinas aos PALOP e Timor-Leste”

O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai triplicar a oferta de vacinas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, passando para de um para três milhões de doses, no combate à covid-19.

Na conferência de imprensa final após o encerramento da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), António Costa recordou que Portugal se tinha comprometido a oferecer 5% do total de vacinas, mas as contas mais recentes permitem disponibilizar quatro vezes mais.

No caso dos PALOP e Timor-Leste, "iremos triplicar e passar de um milhão para três milhões o número de vacinas a distribuir. De acordo com aquilo que é o cálculo que nós temos de vacinas que vamos poder disponibilizar" será possível doar "um total de quatro milhões de vacinas".

"Por isso, temos mais um milhão que afetaremos a outros programas, designadamente poderemos alargar ao Brasil, aos países da América Latina ou poderemos simplesmente integrar o mecanismo Covax, sem nenhum destinatário específico", disse António Costa.

Lusa

Cancelados 274 voos no país devido à greve da Groundforce

A greve da Groundforce provocou o cancelamento de 274 voos nos aeroportos portugueses, até ao momento, dos quais 242 em Lisboa, segundo a ANA -Aeroportos de Portugal.

"Devido à greve nos serviços de 'handling' da Groundforce, foram cancelados, até ao momento, no aeroporto de Lisboa, 107 chegadas e 135 partidas", adiantou fonte oficial da gestora das infraestruturas, acrescentando que as companhias que operam com outras empresas de assistência em terra, assim como as que operam no Terminal 2 do aeroporto de Lisboa, "mantêm a sua operação".

Segundo a última atualização da gestora de aeroportos, foram também canceladas nove chegadas e nove partidas no Aeroporto do Porto, três chegadas e três partidas no Aeroporto de Faro, duas chegadas e duas partidas no Aeroporto da Madeira e também duas chegadas e duas partidas no Aeroporto do Porto Santo.

A ANA solicita aos passageiros com voos marcados, para hoje e para domingo, que se informem sobre o estado dos mesmos, antes de se deslocarem para o aeroporto.

Hoje é o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela "situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias" que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde fevereiro de 2021.

A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de julho, 01 e 02 de agosto, o que levou a ANA a alertar para constrangimentos nos aeroportos nacionais, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Além desta greve, desde o dia 15 de julho que os trabalhadores da Groundforce estão também a cumprir uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até às 24:00 do dia 31 de outubro de 2021.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

Lusa

Imagem:JN