quarta-feira, 13 de março de 2019

IPCA promove Semana da Sustentabilidade | Vão ser distribuídas 6000 garrafas reutilizáveis pela comunidade académica


19 a 23 março | Campus do IPCA | Barcelos


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) organiza de 19 a 23 de março a Semana da Sustentabilidade.
Esta semana é realizada no âmbito do Plano Estratégico do IPCA para o período 2017-2021, que apresenta o eixo estratégico “Campus Responsável”, tendo como um dos objetivos a promoção de um Campus Verde, Saudável e Seguro. Desta forma, o IPCA compromete-se com a sustentabilidade ambiental, com a responsabilidade social e com a promoção de estilos de vida saudáveis.
Para assinalar esta semana, no ano em que o IPCA celebra os seus 25 anos, estão previstas um conjunto de atividades que visam a proteção do ambiente e a sensibilização para a utilização mais sustentável de recursos.
A sessão de abertura do evento, no dia 19 de março, conta com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Vice-presidente da AAIPCA, João Pereira, do Presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves e do Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.
A seguir à sessão de abertura, pode ser vista uma exposição com o mote “Reutilizar e Reinventar”, onde vão estar patentes trabalhos de estudantes da Escola Superior de Design. Vão ser entregues garrafas reutilizáveis a todos os elementos da comunidade académica, numa colaboração com a Prozis, que tem por objetivo incentivar a redução do uso do plástico no Campus. Ainda sobre este mote, vão decorrer outras iniciativas, nomeadamente, substituição dos copos de plástico na cantina e bares por copos de papel e vidro; venda nos bares apenas de garrafas de água de vidro e eliminação das palhinhas de plástico.
Da parte da tarde, a comunidade académica vai ter o primeiro contacto com as Bicicletas U-Bike (CABI), através da atividade Volta ao Campus em Bicicleta, com concentração na Praça Central do IPCA.
No segundo dia, 20 de março, através da colaboração dos Amigos da Montanha, vão ser desenvolvidas atividades em prol da biodiversidade no Campus. Da parte da tarde decorre uma tertúlia sobre o “Turismo e Sustentabilidade”, organizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
O dia 21 de março fica assinalado pela plantação de 25 árvores no Campus, associando-se desta forma às comemorações dos 25 anos do IPCA. Decorre ainda um Peddy Paper, organizado pelas Escolas de Gestão e Hotelaria e Turismo, pela cidade de Barcelos, denominado “A caminho da Sustentabilidade”, com especial enfoque nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.
No dia 22, os Amigos da Montanha proporcionam dois momentos: uma ação de limpeza no Rio Cávado e uma visita ao EARTH (Espaço Ambiental do Rio da Terra e do Homem), espaço recentemente criado em Barcelos de educação ambiental.
A sessão de encerramento decorre no dia 23, com um debate subordinado ao tema “Desafios da Sustentabilidade – visão local, nacional e global”, com alguns painéis temáticos e momentos de debate, organizado pelos estudantes da Escola Superior de Tecnologia.
A Semana da Sustentabilidade do IPCA, é uma organização dos Serviços de Ação Social com a colaboração das Escolas do IPCA, dos Amigos da Montanha e da Câmara Municipal de Barcelos.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Iniciativa realiza-se no dia 14 de março, Vouzela recebe atividades comemorativas do 177º aniversário do RI 14



No âmbito do 177º aniversário do Regimento de Infantaria 14, Vouzela vai acolher, amanhã, dia 14 de março, duas iniciativas integradas no programa comemorativo. 
Do programa consta a realização de uma prova de orientação denominada "Patrulha D. Nun'Álvares Pereira", de aproximadamente 40 km, com início em Vouzela e final no regimento, em Viseu, e na qual irão participar todas as unidades de infantaria do Exército, uma equipa de fuzileiros da Marinha e uma equipa da GNR. 
Paralelamente, na Alameda D. Duarte de Almeida, decorrerá, entre as 9h e as 16h, uma exposição de viaturas militares VBR PANDUR II 8x8, destinada aos alunos das escolas do concelho e população em geral. 
A atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Em Cantanhede | Biblioteca Municipal promove atividades de leitura no JI e EB do Corticeiro de Cima




Mais de seis dezenas de alunos e docentes do Jardim de Infância e da Escola Básica do Corticeiro de Cima assistiram no passado dia 12 de março, a duas sessões de leitura promovidas pelo Município de Cantanhede.
Sob o tema Leitura a 3 vozes, a iniciativa foi moderada por técnicas da instituição, que se deslocaram ao referido estabelecimento de ensino, com o objetivo de aí desenvolveram diversas atividades de animação, sempre relacionadas com a leitura. O conto escolhido para o efeito foi “Beatriz, a árvore feliz”, da autora Carmen Zita Ferreira, ao que se seguiu uma atividade dedicada à temática relacionada com a valorização das árvores.
Decorrente da sessão de leitura e sob do mote Gratidão pelas árvores, os alunos puderam refletir um pouco sobre a importância das árvores para o planeta e relevância para o Homem e meio ambiente, elaborando, em seguida, cartões com frases, cuja utilização servirá para a decoração de uma árvore que enfeitará o átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede de 18 a 23 de março, durante a Semana da Floresta, que irá ser promovida pelo Município de Cantanhede, através do seu Gabinete de Recursos Naturais.
A atividade “Leitura a 3 vozes” é uma das iniciativas que a Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve com regularidade em jardins de infância, escolas básicas e centros de dia, com o objetivo de descentralizar a oferta cultural, dar a conhecer a Biblioteca Municipal e suas valências, promovendo simultaneamente o gosto pelo livro e pela leitura, junto deste público específico.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


13 TONELADAS DE RESÍDUOS FORAM RECOLHIDAS SELETIVAMENTE NO CARNAVAL DE TORRES

13.090 kg de resíduos sólidos urbanos foram recolhidos seletivamente este ano no Carnaval de Torres.
Tal representa mais 6.080 kg de resíduos recolhidos seletivamente neste evento em comparação com a edição do ano transato do mesmo.
No total, foram recolhidos seletivamente 1.768 kg de papel/cartão, 6.912 kg de embalagens de plástico/metal e 4.410 kg de vidro na edição de 2019 do “Carnaval mais português de Portugal”.
De realçar que relativamente ao vidro verificou-se uma duplicação do volume recolhido seletivamente.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Torres Vedras assumiu, mais uma vez, o compromisso de reduzir o impacto ambiental resultante da realização do Carnaval de Torres, por meio da participação na iniciativa Eco Evento da Valorsul.
Esta iniciativa desafia os municípios organizadores de eventos a solicitar a classificação de Eco Evento para os mesmos, proporcionando formação e apoio para a gestão adequada de resíduos, atribuindo ao evento um carácter de responsabilidade e sustentabilidade, e disponibilizando uma contrapartida financeira de acordo com o desempenho ambiental do evento (quantidade de resíduos recolhidos seletivamente).
O Município de Torres Vedras decidiu que, este ano, essa compensação decorrente da recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos no Carnaval de Torres será doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
De referir também que parte dos resíduos sólidos urbanos recolhidos seletivamente em 2019 no Carnaval de Torres o foram no âmbito da ação Novo Verde. Nesta ação, durante três dias, 15 "ecopontos humanos" encarnaram personalidades portuguesas de modo a inserirem-se no tema do Carnaval de Torres Vedras – "Made in Portugal". De Fernando Pessoa a Amália, passando por nomes mais atuais como Emplastro, Toy ou Cristina Ferreira, os "ecopontos humanos" percorreram o recinto do evento com o objetivo de, em conjunto com a Câmara Municipal, fazer do Carnaval “mais português de Portugal” também o “mais verde” do país. Sob o mote "É Carnaval, ninguém recicla mal", o grupo de "ecopontos humanos" levou os foliões a ter uma atitude ambiental mais consciente. Esta iniciativa integrou o conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela Novo Verde em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no âmbito do Programa Oeste Circular, a qual permitiu enviar para reciclagem mais de 6.500 embalagens, das quais aproximadamente 65% eram de plástico/metal, 34% de papel/cartão e menos de 1% de vidro.
Os materiais recicláveis recolhidos de forma seletiva durante o Carnaval de Torres 2019 (plásticos, metais, vidro, papel e cartão) foram desviados de aterro e transportados para o centro de triagem da Valorsul, no concelho do Cadaval, onde vão ser preparados para serem aceites por cada uma das indústrias de reciclagem respetiva, a quem serão entregues.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

OPERADORES TURISTICOS INTERNACIONAIS VISITAM CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE





O município de Ferreira do Zêzere foi um dos 9 municípios do Médio Tejo que marcou presença nos Workshops de Turismo Religioso, realizados em Fátima, promovidos pelo Município de Ourém, ACISO e Santuário de Fátima, nos dias 7 e 8 de março. Para além da presença institucional no hall de entrada, com espaço de divulgação do concelho, estiveram também técnicos de turismo da Câmara Municipal a facilitar o diálogo com empresários turisticos e participantes nos workshops, tendo também o vereador do Pelouro marcado presença. 
No dia 9 de março, ainda inserida na programação do evento, foi promovida uma visita de trabalho ao concelho de Ferreira do Zêzere com a presença de 106 operadores turisticos internacionais, maioritariamente ligados ao turismo religioso com o objetivo de potenciar a região de Ferreira do Zêzere e inserir a mesma nas rotas turisticas dos operadores que normalmente visitam Fátima com grandes grupos ao longo de todas as épocas do ano. 
O grupo foi recebido pelo Sr. Vice Presidente Paulo Neves, Vereador Hélio Antunes, tendo sido acompanhados pelos autarcas ao longo da visita. 
O programa constou de visita a Dornes, Santuário de Nossa Senhora do Pranto, Posto de Turismo e estabelecimentos hoteleiros, tendo sido possível dar a conhecer também a gastronomia local, vinhos, azeite e mel. 
Seguiu-se depois um tour passando pela Vila de Ferreiira do Zêzere e Lago Azul, terminando com passeio no Barco S. Cristóvão. Os operadores turísticos mostraram-se muito agradados pela forma profissional como foram recebidos e mostraram interesse, em larga maioria, em adicionar o destino de Ferreira do Zêzere aos seus programas a Fátima com os seus clientes, em vez do tradicional Tour Lisboa-Fátima-Lisboa.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

Montemor-o-Velho é candidata a receber o Mundial de Velocidade em 2023

Portugal está na corrida à organização juntamente com a Alemanha, a Rússia, a Bulgária e a Polónia. Federação Internacional de Canoagem toma decisão nos dias 15 e 16 de Março.Resultado de imagem para Montemor-o-Velho é candidata a receber o Mundial de Velocidade em 2023
Portugal é candidato a receber, em 2023, o Campeonato do Mundo de Velocidade. Promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do Governo, a candidatura lusa não está sozinha na corrida, uma vez que concorre com as cidades de Duisburgo (Alemanha), Plovdiv (Bulgária), Moscovo (Rússia) e Poznan (Polónia).
A decisão sobre a proposta vencedora para receber, em 2023, o Mundial de Seniores será tomada na reunião da Federação Internacional de Canoagem, agendada para os dias 15 e 16 deste mês, na China.
O Mundial de 2023 assume contornos de elevada importância, uma vez que corresponderá à prova que ditará o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, constituindo-se esta como mais uma boa razão para a Federação Portuguesa de Canoagem ambicionar a organização do campeonato.
O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho recebeu, em 2018, o Campeonato do Mundo de Velocidade, competição elogiada pelo elevado nível competitivo e organizativo, que deixou as entidades mundiais da canoagem muito satisfeitas com a prestação irrepreensível da Federação Portuguesa de Canoagem.
Este ano, o Mundial de Velocidade está marcado para Szeged, na Hungria, entre os dias 21 e 25 de agosto. Uma prova que vai ditar os apurados para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Vítor Félix lembrou que, “depois de 2019, esta é a prova mais importante”, uma vez que, explicou, “ditará o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024”.
Com a realização, no ano passado, do Campeonato do Mundo de Velocidade, em Montemor-o-Velho, e do Mundial de Maratona, em Prado, a Federação Portuguesa de Canoagem “fechou um ciclo”, razão pela qual “está, agora, preparada para iniciar outro”.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Colheita de sangue dia 16 de Março das 9 às 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade. www.adasca.pt

Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Biblioteca Municipal promove atividades de leitura no JI e EB do Corticeiro de Cima

Mais de seis dezenas de alunos e docentes do Jardim de Infância e da Escola Básica do Corticeiro de Cima assistiram no passado dia 12 de Março, a duas sessões de leitura promovidas pelo Município de Cantanhede.
Sob o tema Leitura a 3 vozes, a iniciativa foi moderada por técnicas da instituição, que se deslocaram ao referido estabelecimento de ensino, com o objetivo de aí desenvolveram diversas atividades de animação, sempre relacionadas com a leitura. O conto escolhido para o efeito foi “Beatriz, a árvore feliz”, da autora Carmen Zita Ferreira, ao que se seguiu uma atividade dedicada à temática relacionada com a valorização das árvores.
Decorrente da sessão de leitura e sob do moteGratidão pelas árvores, os alunos puderam refletir um pouco sobre a importância das árvores para o planeta e relevância para o Homem e meio ambiente, elaborando, em seguida, cartões com frases, cuja utilização servirá para a decoração de uma árvore que enfeitará o átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede de 18 a 23 de março, durante a Semana da Floresta, que irá ser promovida pelo Município de Cantanhede, através do seu Gabinete de Recursos Naturais.
A atividade “Leitura a 3 vozes” é uma das iniciativas que a Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve com regularidade em jardins de infância, escolas básicas e centros de dia, com o objetivo de descentralizar a oferta cultural, dar a conhecer a Biblioteca Municipal e suas valências, promovendo simultaneamente o gosto pelo livro e pela leitura, junto deste público específico.
Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Cardeal George Pell condenado a seis anos de prisão por abuso sexual de duas crianças

O cardeal australiano George Pell, ex-responsável pelo secretariado de Economia do Vaticano, foi esta quarta-feira condenado na Austrália a seis anos de prisão pelo abuso sexual de dois rapazes do coro, em 1990, na Catedral de Saint Patrick.
Resultado de imagem para Cardeal George Pell condenado a seis anos de prisão por abuso sexual de duas crianças
Observador 
Com 77 anos, George Pell é o mais alto representante da Igreja Católica - foi até Dezembro a terceira figura do Vaticano - a ser condenado por abuso sexual de menores.
O juiz Peter Kidd, do Tribunal de Comarca do Estado de Victoria, na Austrália, decretou que George Pell terá de cumprir um mínimo de três anos e oito meses de prisão antes de poder ser elegível para liberdade condicional.
O juiz declarou que, para a sentença, teve em conta os “crimes hediondos” cometidos por Pell, mas também a sua idade avançada.
A leitura da sentença chega cerca de três meses depois de um júri ter considerado o clérigo culpado de ter abusado de dois rapazes de 13 anos, que pertenciam ao coro da igreja, e que foram apanhados pelo cardeal a beber vinho sacramental numa sala nas traseiras da St. Patrick’s Cathedral, em Melbourne, quando era arcebispo, tendo os abusos decorrido na sequência desse momento.
O tribunal apenas ouviu uma das vítimas, uma vez que a outra morreu há alguns anos.
Pell, que desempenhou funções de conselheiro económico do Papa Francisco e de ministro da Economia do Vaticano, ficará registado como abusador sexual para o resto da vida, disse o juiz.
O cardeal, que foi considerado culpado em Dezembro, tem declarado a sua inocência e avançou para recurso, estando agendada sessão para junho.
Desde Agosto de 2017 que o cardeal australiano enfrenta este processo por crimes sexuais contra menores e enfrentava uma pena de prisão que podia chegar aos 50 anos.
Em Dezembro de 2018, o Papa afastou George Pell do seu círculo de conselheiros, assim como o cardeal Francisco Errázuriz, suspeito de encobrir atos pedófilos de um eclesiástico no Chile, e expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington, Theodore McCarrick, acusado de abusos sexuais a menores e a seminaristas.
Madremedia / Agências Noticiosas
Foto: EPA/ERIK ANDERSON
Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PORTIMÃO | MARCHA / CORRIDA CAMINHADA


Pessoal do Sul ou que vá até lá, participem neste evento, pois os Bombeiros necessitam do apoio de todos. Certamente que todo o apoio é pouco.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PORTIMÃO
Rua dos Bombeiros Voluntários de Portimão|8500-649 Portimão|Portugal 

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Maratona da Europa e Rally de Portugal serão apresentados no stand Centro de Portugal na BTL

Apresentações terão a presença dos autarcas dos territórios envolvidos e das organizações das provas
Resultado de imagem para Maratona da Europa e Rally de Portugal serão apresentados no stand Centro de Portugal na BTL
Logo no primeiro dia da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa , os destaques no stand Centro de Portugal serão as apresentações de dois eventos desportivos que vão marcar o ano no Centro de Portugal: a Maratona da Europa e o Vodafone Rally de Portugal.
Maratona da Europa vai disputar-se em Aveiro, sendo a primeira maratona em Portugal continental que acontece fora de Lisboa e Porto. A apresentação terá lugar às 13h30 e contará com a presença de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Paulo Costa, CEO da Global Sport (organizadora do evento); e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
Vodafone Rally de Portugal regressa ao Centro de Portugal depois de 18 anos de ausência. A apresentação acontecerá às 16h00, com a participação dos quatro autarcas dos municípios onde vai passar a prova – Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã; Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis; e Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil –, assim como Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube Portugal, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
Às 13h00 terá também lugar a apresentação do Geopark Estrela.
Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

GNR de Aveiro efetua Ações de sensibilização “Floresta Segura 2019”

A obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas no Decreto Lei n.º 124/2006, de 28 de junho com redação atual, com o objetivo de reduzir o número de incêndios rurais.
Resultado de imagem para GNR de Aveiro efetua Ações de sensibilização “Floresta Segura 2019”
A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.
A prevenção aos incêndios rurais deve ser praticada de forma atempada e inteligente.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem vindo a exercer um enorme esforço na realização de ações de sensibilização junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.
Na sequência das ações realizadas pela GNR, constatou-se que muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e assim contribuir para a redução do elevado número de incêndios rurais.
A falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui infração do foro contraordenacional e os seus responsáveis incorrem em coimas de 280 € a 10.000€, no caso de pessoa singular, e de 1.600 € a 120.000€, para pessoas coletivas.
O Comando Territorial da GNR de Aveiro agendou as seguintes ações de sensibilização:
Dia 13 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Oliveira de Azeméis – localidades de Palmaz – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 17:30 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Fornos – Ação de rua;
·Pelas 18:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de São Miguel do Souto/Mosteiró – Ação de rua;
·Pelas 20:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Escapães – Ação de rua;
·Pelas 18:00 horas, no concelho Aveiro – localidades de Eixo – Ação de sala (Centro Cultural);
Dia 14 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Oliveira de Azeméis – localidades de Ossela – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 18:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Santa Maria de Lamas – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 18:00 horas, no concelho Castelo de Paiva – localidade de Oliveira de Reguengo – Ação em sala (EB1 Oliveira de reguengo – Santa Maria de Sardoura);
·Pelas 20:30 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Caldas de São Jorge/Pigeiros – Ação em sala (junta de Freguesia Local);
Dia 15 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Vale de Cambra – localidades de Arões – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 18:00 horas, no concelho Oliveira de Azeméis – localidades de Loureiro – Ação em sala (junta de Freguesia Local);
·Pelas 18:00 horas, no concelho Aveiro – localidades de Eirol – Ação de sala (Salão Polivalente);
Dia 16 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Vale Cambra – localidades de Junqueira – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 15:00 horas, no concelho Aveiro – localidades de Oliveirinha – Ação em sala (Salão paroquial);
·Pelas 17:30 horas, no concelho Castelo de Paiva – localidade de Fornos – Ação em sala (Junta de Freguesia Local);
Dia 17 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Vale Cambra – localidades de Roge – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 09:30 horas, no concelho Castelo de Paiva – localidade de Sobrado e Bairros – Ação em sala (Salão Paroquial de São Lourenço de Bairros);
Dia 18 de março:
·Pelas 18:00 horas, no concelho de Oliveira de Azeméis – localidade de São Martinho da Gândara - Ação em sala (Auditório Junta de Freguesia Local);
Dia 20 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Arouca – localidades de Alvarenga – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 18:00 horas, no concelho de Oliveira de Azeméis – localidade de Ossela - Ação em sala (Auditório Junta de Freguesia Local);
Dia 21 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Arouca – localidades de Urro – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 22 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Arouca – localidades de Canelas – Ação de rua (Posto Móvel)
·Pelas 21:00 horas, no concelho de Oliveira de Azeméis – localidade de Oliveira de Azeméis - Ação em sala (Auditório Junta de Freguesia Local);
Dia 23 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Arouca – localidades de Mansores – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 24 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Arouca – localidades de Fermedo – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 25 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Castelo Paiva – localidades de Real – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 26 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Castelo Paiva – localidades de Bairros – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 27 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Canedo – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 28 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Lobão – Ação de rua (Posto Móvel);
·Pelas 18:30 horas, no concelho de Oliveira de Azeméis – localidade de Pinheiro da Bemposta - Ação em sala (Junta de Freguesia Local);
Dia 29 de março:
·Pelas 13:00 horas, no concelho Santa Maria da Feira – localidades de Romariz – Ação de rua (Posto Móvel);
Dia 30 de março:
·Pelas 18:00 horas, no concelho de Castelo de Paiva – localidade de Santa Maria de Sardoura - Ação em sala (Junta de Freguesia Local);
Dia 01 de abril:
·Pelas 09:00 horas, no concelho de Murtosa – localidade de Bunheiro - Ação em sala (Junta de Freguesia Local);
·Pelas 14:00 horas, no concelho de Estarreja – localidade de Beduído/Beiros - Ação em sala (Junta de Freguesia Local);
Dia 02 de abril:
·Pelas 18:00 horas, no concelho da Murtosa – localidade de Torreira - Ação em sala (Junta de Freguesia Local).

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Fiscalização da GNR impediu captura ilegal de Lampreias

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 12 de Março, apreendeu oito lampreias, na localidade da Torreira.
No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares detetaram uma viatura que transportava as lampreias sem qualquer documento de acompanhamento que justificasse a sua proveniência, nem o dia de captura. O condutor, de 78 anos, confessou que as tinha capturado na Ria da Aveiro com o objetivo de as comercializar no seu estabelecimento de restauração.
A captura de lampreia está interdita na Ria de Aveiro por estar a decorrer o período de defeso, o qual teve início no dia 5 de Março e terá o seu términus no dia 15 deste mês.
A GNR salienta que a captura ilegal de lampreia coloca em causa conservação desta espécie migradora anádroma, sendo necessário dar continuidade às políticas de gestão que visam a exploração sustentável desta espécie protegida.
O indivíduo foi identificado, sendo elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37 500 euros.
As lampreias, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao meio natural.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Figueira de Castelo Rodrigo envia garrafa de vinho para o espaço

Resultado de imagem para Figueira de Castelo Rodrigo envia garrafa de vinho para o espaço

Uma garrafa com vinho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, será este ano enviada para o espaço no âmbito de um projeto que envolve a Câmara e a Adega Cooperativa local.
O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva (PS), disse hoje à agência Lusa que a iniciativa, sugerida pelo arquiteto da Guarda António Saraiva, será apadrinhada pelo cientista Carvalho Rodrigues (conhecido como o "pai" do primeiro satélite português, que reside em Casal de Cinza, Guarda).
Segundo o autarca, a ideia surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, dado que os navegadores "são uma referência" para os astronautas.
"Nós [município de Figueira de Castelo Rodrigo] queremos aproveitar também esta efeméride para lançar esta primeira garrafa de vinho em direção ao espaço", disse.
Paulo Langrouva adiantou que, para o efeito, a organização terá de preparar "uma garrafa e uma rotulagem própria" e acondicionar a garrafa com o vinho "para que ela possa chegar em devidas condições ao espaço".
A colocação do vinho de Figueira de Castelo Rodrigo no espaço será para concretizar durante este ano, estando Carvalho Rodrigues a contactar "os vários espaços orbitais" - Estação Orbital Russa, Europeia e Americana - para a organização decidir por qual optar.
"Estamos a lançar esse desafio, também a essas estações orbitais, para ver qual é que vai acolher esta iniciativa", revelou o presidente da autarquia.
O vinho, "em princípio", será um tinto da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo e terá o rótulo "Sabores da Terra", acrescentou.
Segundo Paulo Langrouva, se o vinho não for aberto e consumido no espaço, a garrafa regressará à terra e "ficará em exposição" em Figueira de Castelo Rodrigo.
Os custos com o projeto não estão quantificados, mas o autarca vaticina que "o benefício" será "garantidamente muito superior" às despesas que serão assumidas pelas entidades envolvidas.
"É um desafio interessante, porque também carece de alguns estudos e de alguns planeamentos", admite.
Com esta iniciativa, o autarca acredita que em 2019 será possível que o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, fique na História por ter sido pioneiro no envio de uma garrafa com vinho para o espaço.
O anúncio oficial da iniciativa foi feito no fim de semana durante a cerimónia de abertura da Festa Rainha da Amendoeira em Flor, que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promove até domingo.
Segundo a autarquia, "as Amendoeiras em Flor" são "o maior e mais apelativo cartaz turístico da região", atraindo anualmente "milhares de pessoas".
O programa inclui animação, venda de produtos regionais, tasquinhas e atividades desportivas, entre outras iniciativas.

Lusa

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Aveiro prepara incentivo à deslocalização de fábricas que estão em meio urbano

O município de Aveiro vai criar um incentivo à deslocalização de unidades industriais que estejam situadas em áreas urbanas, revelou hoje à Lusa fonte da autarquia. 
Resultado de imagem para Aveiro prepara incentivo à deslocalização de fábricas que estão em meio urbano
O incentivo terá um duplo objetivo: acabar com o uso industrial de solos urbanos e contribuir para a ocupação de novos lotes que vão ser disponibilizados em Taboeira, procurando garantir o sucesso da ampliação e requalificação daquela zona industrial.
A freguesia de Aradas é a principal visada pela nova política camarária de fomento à deslocalização industrial, já que naquela freguesia, em áreas que fazem já parte da malha urbana da cidade, várias fábricas coabitam com habitações, na maioria empresas cerâmicas e algumas sem terem sequer licenciamento, apesar de laborarem há várias décadas.
Sobre o incentivo a criar para os empresários tomarem a opção de migrar para os novos espaços industriais ainda pouco é conhecido, mas o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, admite que possam ser criadas condições de “valor garantido urbano” em sede de regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM), que está em processo de revisão.
Na prática, uma empresa detentora de um terreno na área urbana, onde tem uma fábrica a laborar, se decidir mudar-se para as Áreas de Atividades Económicas (zonas industriais) terá garantias de viabilidade de construção no espaço que deixa devoluto, caso o destino a dar seja habitacional ou de serviços.
A criação do incentivo municipal à deslocalização de antigas fábricas que perduram no meio urbano está a ser trabalhada a par do processo de ampliação da Zona Industrial de Taboeira, cuja consulta pública decorre até ao dia 25.
A Câmara de Aveiro está a preparar uma operação de reparcelamento da propriedade em Taboeira, promovendo o agrupamento de terrenos para posterior divisão em unidades prediais mais adequadas, em cooperação com os proprietários.
O plano de investimento na ampliação e modernização daquela zona industrial prevê, entre outras ações, a qualificação do espaço público e promoção da intermodalidade, com o reordenamento de percursos e vias, além da qualificação urbanística da Rua dos Ervideiros e nova sinalética informativa.
De acordo com o calendário definido, em maio deverá estar pronto o projeto da intervenção urbanística e em junho a delimitação da operação de reparcelamento, mês em que deverá ser submetida a candidatura a financiamento do programa Centro 2020.
Atualmente estão localizadas na Área de Atividades Económicas Aveiro Norte 45% das 200 maiores empresas do distrito, que representam 41% do volume de negócios e 19% da população empregada.
Segundo dados avançados pela autarquia, só as 33 empresas mais exportadoras da AAE Aveiro Norte representam 6,9% do total de exportações da Região centro.
Lusa
Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Assis demite-se de coordenador dos socialistas europeus em assembleia latino-americana

Resultado de imagem para Assis demite-se de coordenador dos socialistas europeus em assembleia latino-americana
O eurodeputado português Francisco Assis demitiu-se esta quarta-feira do cargo de coordenador dos socialistas europeus na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) por ter sido impedido de intervir num debate de emergência sobre a Venezuela no Parlamento Europeu, culpando o grupo.
“Era o coordenador para o EuroLat dos socialistas e a verdade é que não me permitiram falar num debate sobre a Venezuela. Foi a primeira vez que isso aconteceu, eu falei em todos os debates”, afirmou Francisco Assis, falando aos jornalistas portugueses à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo.
Para o eurodeputado, “a responsabilidade direta é de quem” não o deixou falar, isto é, a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D, sigla em inglês).
Porém, de acordo com Francisco Assis, foram dadas “justificações plausíveis”.
Confrontado com esta situação, o também eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira vincou que “a delegação do PS não tem nenhuma interferência na distribuição dos tempos de intervenção” na sessão plenária, rejeitando responsabilidades da bancada socialista neste caso.
“Isso é uma questão entre o deputado Francisco Assis e a direção do grupo parlamentar socialista europeia aqui no Parlamento Europeu”, salientou, afirmando, porém, desconhecer “os termos desse processo” de demissão.
A notícia foi avançada pelo jornal ‘online’ Observador.
O debate de urgência sobre a Venezuela decorreu na terça-feira à tarde em plenário, sendo que quem interveio pelo PS foi a eurodeputada Ana Gomes.
Paulo Rangel (PSD), José Inácio Faria (eleito pelo MPT) e João Pimenta Lopes (CDU) foram os outros eurodeputados portugueses que discursaram.
O debate surgiu numa altura de crise política na Venezuela, que se agravou desde o passado dia 23 de Janeiro, quando Juan Guaidó se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.
Lusa

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

PJ esclareceu abordagem a mulher e criança por estranhos junto a escola em Coimbra

Resultado de imagem para PJ esclareceu abordagem a mulher e criança por estranhos junto a escola em Coimbra
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, no seguimento de participação efetuada ao serviço de Piquete dando conta da circulação em Coimbra de uma viatura de matrícula estrangeira, na qual se faziam transportar dois cidadãos que abordaram, em circunstâncias percecionadas como estranhas, uma mulher e uma criança junto a um estabelecimento de ensino da cidade, desenvolveu diligências de investigação, através das quais não se confirmou a existência de qualquer ação ou intenção ilícita por parte dos visados, ambos de nacionalidade estrangeira.
A divulgação deturpada desta informação, através das redes sociais, gerou alguma intranquilidade na população da cidade de Coimbra e zonas limítrofes, levando a que os dois cidadãos, que se pretendem estabelecer em Coimbra, tivessem sido alvo de várias interpelações por parte de pessoas desconhecidas, vendo a sua liberdade de movimentos condicionada.
O inquérito foi remetido aos serviços do Ministério Público no DIAP de Coimbra, com proposta de arquivamento.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/   

Traficante de Águeda confessa ter usado mãe para levantar encomenda com droga

Resultado de imagem para traficante de Águeda confessa ter usado mãe para levantar encomenda com droga
Um homem de 34 anos confessou no passado dia 11, no Tribunal de Aveiro, ter-se dedicado à venda de droga desde 2017, tendo chegado a pedir à mãe para levantar uma encomenda postal contendo cerca de 250 comprimidos de MDMA.
“É tudo verdade”, disse o arguido, fazendo uma confissão integral e sem reservas dos factos, na primeira sessão do julgamento.
O arguido, residente em Águeda, foi detido no dia 1 de Agosto de 2018, durante uma operação de “entrega controlada” proposta pelas autoridades belgas, de um produto suspeito de ser MDMA dissimulado numa encomenda postal.
De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), o arguido adquiriu 253 comprimidos contendo MDMA, denominada popularmente ‘ecstasy’, pelo valor de 700 euros, a uma pessoa da sua confiança que se encontra emigrada em Inglaterra, os quais se destinavam a ser vendidos pelo valor de quatro euros cada.
Os referidos comprimidos foram enviados pelo correio ao arguido, que pediu à sua mãe para proceder ao levantamento da encomenda na estação dos CTT de Águeda, sem que aquela tivesse conhecimento do seu conteúdo.
A acusação refere ainda que o arguido se dedicou à venda direta e cedência de produto estupefaciente nomeadamente canábis, MDMA, LSD e anfetaminas desde 2017, quer na sua residência quer em cafés situados na proximidade.
Durante uma busca à residência do arguido foram apreendidos 1,3 quilos de canábis, correspondente a cerca de 6.500 doses, 75 selos de LSD e uma caixa metálica contendo anfetaminas com o peso de 0,258 gramas, correspondente a menos de uma dose.
As autoridades apreenderam ainda uma balança digital, uma agenda e 1405 euros em dinheiro.
O arguido, atualmente em prisão domiciliária, depois de ter estado cerca de quatro meses em prisão preventiva, está acusado de um crime de tráfico e outras atividades ilícitas.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/