segunda-feira, 26 de setembro de 2022

AVEIRO junta-se de novo ao movimento global KIDICAL MASS com o mote «Espaço na Rua para a Próxima Geração»

 A Ciclaveiro volta a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, uma Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), já no dia 02 de outubro, com saída marcada para as 10h00 da Escola Básica das Barrocas. 
Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. 
O mote desta Kidical Mass é “CRIAR ESPAÇO NA RUA PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO".
 

A Kidical Mass tem por base o evento «Massa Crítica», um evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo, cujos objetivos são «divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano». 
No caso da Kidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.
Todos queremos cidades verdes e amigas das crianças, nas quais existam espaços abertos para brincar e para encontros entre todas as pessoas; todos queremos que as nossas crianças tenham a liberdade de viver e circular nas suas comunidades em segurança; todos queremos que as crianças possam ser mais autónomas, deslocarem-se para a escola sem medo, tendo vias seguras que liguem os pontos chave nas suas rotinas, com especial enfoque nos trajetos casa - escola. Mas para tal é necessário dar voz às crianças, torná-las visíveis no espaço público e exigir os seus direitos.
Em 2022, o evento internacional Kidical Mass já aconteceu nos fins de semana de 14 e 15 de maio e 24 e 25 de setembro em várias cidades da Europa e em várias localidades em Portugal (Alfragide, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Évora, Guimarães, Lisboa, Mafra, Oeiras, Porto, Tavira, Torres Vedras, UF Stª Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e Viseu), através de passeios e concentrações, partindo da premissa de que as cidades amigas da criança são boas para pessoas de todas as idades.
Em Aveiro, a Kidical Mass regressa no próximo domingo dia 02 de outubro e será feito um percurso de bicicleta pelas escolas do centro urbano, com concentração às 10h na Escola Básica das Barrocas e chegada ao Parque da Baixa de Santo António onde haverá um almoço picnic partilhado.
 
O que se reivindica concretamente? 

Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento;
Rotas seguras para as escolas;
Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima;
Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas;
Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais;
Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar;
Fiscalização rodoviária efetiva.
 
Mais informação:
  • O evento não será coberto por seguro, sendo da responsabilidade da cada participante os riscos inerentes à sua participação. AVEIRO junta-se de novo ao movimento global KIDICAL MASS com o mote «Espaço na Rua para a Próxima Geração»
Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental

MobeÁgueda regressa na Semana Europeia da Mobilidade

 Depois do sucesso da medida implementada pelo Município, o transporte volta a ser garantido de segunda-feira a sábado e com um novo circuito alternativo

O MobeÁgueda – Transporte a pedido de Águeda, uma medida implementada pelo Município de Águeda, no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, na qual estão a ser testados, com uma carrinha de 9 lugares elétrica, os circuitos que possam servir melhor a população da cidade, especialmente as pessoas com mais dificuldades de mobilidade, voltou a circular no passado sábado, durante a Semana Europeia da Mobilidade, de decorreu de 16 a 25 de setembro.
“A disponibilização deste serviço inovador e ambientalmente sustentável tem se revelado uma mais-valia para a população. Estamos a desenvolver os testes de circuitos e validar as opções para que se possa definir a melhor solução de mobilidade, que responda às necessidades da população”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Este serviço, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, teve início no ano passado e conquistou a confiança dos aguedenses, sendo o suporte para muitas pessoas e a garantia de um transporte seguro e fiável, principalmente junto da população de idade avançada ou com mobilidade reduzida, facilitando as deslocações no centro urbano, nomeadamente entre as cotas baixa e alta da cidade. A paragem da viatura, por parte dos interessados em fazer o percurso, é feita a pedido (com braço no ar).
Nesta fase de testes, que está a decorrer até dezembro deste ano e com o serviço a ser disponibilizado de forma gratuita, a Câmara Municipal de Águeda ampliou alguns circuitos para avaliar a aceitação que tem junto dos cidadãos. Para além do circuito habitual (que realizava até este momento, iniciando e terminando no Mercado Municipal) e dos dois circuitos a pedido, um a Norte (entre a ES Adolfo Portela e a Zona Industrial, na Alagoa) e um mais a Sul (entre o Posto de Turismo e a Borralha), vai incluir agora um circuito alternativo (com passagem por Recardães).
Refira-se que este serviço foi disponibilizado durante a Semana Europeia da Mobilidade e Dia Sem Carros, promovida pela Câmara de Águeda e que incluiu um conjunto alargado de iniciativas, entre as quais diversas atividades lúdico-desportivas, workshops e a exposição “Bicicletas com História – Profissões de antigamente”, que está patente no Centro de Artes de Águeda até ao próximo domingo, dia 2 de outubro.
 
Características do serviço MobeÁgueda
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13 horas e das 15 às 17h30, e aos sábados, entre as 9 e as 12h30.
Circuitos:
- O circuito principal inicia no Mercado Municipal, seguindo para a Biblioteca Municipal, os CTT, ESTGA, Escola Secundária (ES) Marques de Castilho, Cruz Vermelha/Gato Preto, Centro de Saúde, ES Adolfo Portela, Escola Fernando Caldeira, Centro de Artes, Estação CP, Hospital, Posto de Turismo/Baixa da Cidade, Largo 1.º de Maio, terminando no Mercado Municipal.
- Circuito a pedido Norte inicia na ES Adolfo Portela, seguindo para o IEFP e Zona Industrial (Alagoa), regressando ao ponto de partida.
- Circuito a pedido Sul arranca no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Zona do Sardão, Estádio Municipal e até à zona do Palácio da Borralha, regressando ao Posto de Turismo.
- Circuito alternativo, com início no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Póvoa da Marta, Alto de Recardães, Centro de Saúde/Junta de Freguesia e regresso.
 

A ‘CONFUSÃO” NA CABEÇA DO MINISTRO

 

Li duas vezes. Para ter a certeza que estava a interpretar corretamente. Dizia a notícia que o nosso ministro da Economia alertava para os perigos de taxar as grandes petrolíferas. Duvidava da eficácia de impor impostos sobre os lucros extraordinários dessas empresas, em resultado da inflação imprevista.

Melhor dizendo: as petrolíferas estão a ter um lucro extra, que não contavam nas suas previsões. Os estados estão a analisar taxar excepcionalmente esses ganhos extraordinários (em princípio, uma taxa de 33%). Mas, o nosso ministro alerta para a possibilidade de isso poder conduzir à falência dessas empresas! Pasme-se! Estão com lucros que não previam e se taxarmos esses lucros que não previam ter, podem ir à falência! Mas mais: o nosso ministro alerta para o perigo de ficarmos sem distribuição de combustível! Isto é: taxando os lucros que não contavam ter, as petrolíferas podem ir à falência e ficamos sem combustível nas estações de serviço! Ouvimos bem? Custa a crer! Mas, o ministro disse-o, claro como a água!

Percebemos que o ministro não é a favor de taxar os lucros extraordinários das petrolíferas. Tem direito à sua opinião. Neste caso, à sua decisão, que em muito dele depende. A justificação para o não fazer é anedótica!

Contrariando esta posição do nosso ministro, está a União Europeia. Bruxelas diz que taxar lucros extraordinários é "mais eficaz" que medidas que provoquem consumo.

Ainda bem que temos uma supranacional instituição que põe juízo na cabeça de alguns (confusos?) governantes portugueses.

*Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional.

Destaque

Ainda bem que temos uma supranacional instituição que põe juízo na cabeça de alguns (confusos?) governantes portugueses.”

Comunicado: ALIANÇA COM AVEIRO 1.º Aniversário da Vitória Eleitoral de 26SET21; Eleições Intercalares em São Jacinto

 I – 1.º Aniversário da Vitória Eleitoral de 26SET21

A coligação eleitoral autárquica ALIANÇA COM AVEIRO (PSD/CDS-PP/PPM) assinala hoje, dia 26 de setembro, o primeiro aniversário da vitória eleitoral nas Eleições Autárquicas 2021, reafirmando a vontade de cooperar com todos os agentes e cidadãos de Aveiro, para fazer ainda mais e melhor pela nossa Terra, nos próximos três anos.

Recordamos que, para o atual mandato, a Candidatura ALIANÇA COM AVEIRO definiu como prioridades principais, a consolidação do processo de reestruturação organizacional e financeira gerindo a Câmara Municipal de Aveiro com boas contas, assim como a execução de muitos investimentos em fase de obra, projeto e concurso, por todo o Município e muitas áreas de atividade, com destaque para a Educação, a Saúde, a Qualificação Urbana, a Mobilidade e os Transportes, a Cultura, o Desporto, uma nova Política Municipal de Multiculturalismo, com um trabalho de boa cooperação institucional e financeira com as Associações e as Juntas de Freguesia.

Com Competência, Dinamismo e Alma, imprimimos uma velocidade forte e uma atividade intensa, na governação da Câmara Municipal de Aveiro, e reiteramos o compromisso assumido há um ano com os Cidadãos do Município de Aveiro, de continuarmos a trabalhar de forma intensa, séria, transparente e dedicada, cumprindo os objetivos fixados no programa sufragado que estamos a executar com todo o afinco, numa boa governação do Município e das suas dez Freguesias e Uniões de Freguesia, fazendo Equipa com Todos.

II – Eleições Intercalares em São Jacinto 2022

A solução de confiança é a aposta na Aliança com Aveiro

A Aliança com Aveiro, coligação PSD/ CDS-PP/ PPM apresenta amanhã terça-feira, dia 27 de setembro, às 21.30h, no Salão Paroquial de São Jacinto, o Candidato a Presidente da Junta às Eleições intercalares de 13 de novembro de 2022, para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, provocadas pela renúncia ao mandato do Presidente da Junta, António Aguiar e por todos os Cidadãos que integraram a lista do PS nas Eleições de setembro de 2022.

Tal como a Aliança com Aveiro alertou no período de Campanha Eleitoral, em setembro de 2021, a Junta de Freguesia tem um problema muito grave, de má gestão política e financeira, tendo a Aliança com Aveiro apresentado uma Equipa e um Projeto para recuperar a situação financeira e voltar a dar credibilidade e vitalidade à Junta de Freguesia de São Jacinto.

No seguimento do resultado da Eleição Autárquica de setembro de 2021, a Aliança com Aveiro manteve-se ao lado dos Cidadãos, procurando sempre ser parte da solução e nunca do problema.

Como os Cidadãos eleitores de São Jacinto deram a vitória mas não deram a maioria absoluta ao PS, a Aliança com Aveiro propôs que todos os Partidos com eleitos na Assembleia de Freguesia (PS, Aliança com Aveiro e CDU) integrassem o Executivo da Junta de Freguesia de São Jacinto, para que todos juntos pudessem resolver a grave situação, mas a CDU não aceitou.

Para garantir a governação da Junta, a Aliança com Aveiro decidiu integrar o Executivo da Junta; não foi uma coligação de governo entre o PS e a Aliança com Aveiro, mas sim a presença de um Autarca nosso para zelar pelo funcionamento rigoroso do Executivo da Junta, para pressionar o seu Presidente e o PS a apresentar as Contas de 2020 e de 2021, para exigir uma gestão rigorosa e séria, garantindo aos Cidadãos da Freguesia a denúncia regular dos atos de gestão do Presidente da Junta do PS que fossem negativos ou danosos para a Freguesia.

O que se passou nos oito meses seguintes (dezembro 2021 – julho 2022) é conhecido: o PS e o Presidente António Aguiar continuaram a degradar e a ocultar a situação financeira e de gestão da Junta de Freguesia, rejeitaram a ajuda da Câmara Municipal de Aveiro para resolução do problema e aumentaram de forma grave a dívida e os problemas de gestão da Junta de Freguesia, descobrindo-se em julho passado mais uma enorme dívida da Junta de mais de 200.000€ à empresa Águas da Região de Aveiro / AdRA.

O PS criou o problema, a Aliança com Aveiro vai resolver o problema.

O que está em causa em São Jacinto, é termos pessoas a gerir a Junta que sejam de confiança. Completamente diferente do que temos tido.

A Aliança com Aveiro, com um trabalho de Confiança e de Equipa entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Aveiro, apresenta-se nestas Eleições intercalares para resolver o problema nos próximos três anos e dar uma vida nova e positiva à Junta de Freguesia de São Jacinto.

Mantemos o nosso compromisso de Confiança e de Verdade que apresentámos em 2021 e que agora reiteramos, para construir um caminho de viabilidade e de bom futuro da ação e das contas da Junta de Freguesia de São Jacinto, com pessoas de Confiança, que garantam uma boa gestão e a necessária e urgente recuperação da Junta de Freguesia.

Conte Connosco. Contamos Consigo.

José Agostinho Ribau Esteves


Aveiro | Semana SER+ Educação: Câmara entregou os materiais das AAAF nos estabelecimentos de ensino

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito das suas competências em matéria de Educação, fez esta segunda-feira, dia 26 de setembro, a entrega, nos Estabelecimentos de Ensino de Educação Pré-Escolar do Município de Aveiro, os materiais necessários ao desenvolvimento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), destinadas principalmente às crianças cujos agregados familiares não tem possibilidades de acompanharem. A entrega destes materiais didáticos corresponde a investimento desta Autarquia no valor de 5.300€.

A dinamização das AAAF nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do Município de Aveiro, para o ano letivo 2022/2023, é da responsabilidade da Câmara de Aveiro, que executa esta função através da empresa Associação Tempos Brilhantes. Um serviço adjudicado pela CMA em abril último, pelo valor de 535.900€.

Entre as várias atividades que se irão desenrolar, destaque para as atividades associadas às artes, expressões e ateliers, promotoras de uma componente prática que estimulem a liberdade e a autonomia, a fim de garantir qualidade no tempo de animação socioeducativa.

A entrega dos materiais faz parte do programa da semana “SER + Educação”, da CMA, que assinala o início do ano letivo 2022/2023, com diversas atividades durante os próximos dias e apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, apostando naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.

O “SER + Educação” decorre de 25 de setembro a 01 de outubro e traduz a aposta da CMA na área da Educação, como aposta prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal.

Castelo de Paiva | Iniciativa é integrada nos XXVI Jogos Desportivos. CIDEP volta a promover mais uma edição da Volta ao Concelho em Cicloturismo

 
Até ao dia 2 de Outubro, ainda estão abertas as inscrições para XXII Volta ao Concelho em Cicloturismo, uma jornada desportiva que se vai realizar na manhã do feriado de 5 de Outubro, e que promete ser um êxito, como sempre, será integrada no programa dos XXXVI Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, importante iniciativa que a autarquia paivense está a levar efeito até final deste mês.
Esta iniciativa desportiva é promovida pelo CIDEP/Fornos, e conta com apoio do Município de Castelo de PaivaJuntas de Freguesia de Fornos, Santa Maria de Sardoura e Raiva, Pedorido e Paraíso, assim como da Irmandade da Santa Eufémia.
O programa definido pela entidade organizadora aponta para uma concentração dos participantes, bem cedo, a partir das 8h30 em Pedorido, seguindo-se depois um trajecto de bom nível de concretização pelo território paivense, um percurso para ser percorrido em jeito de passeio e que contempla passagens em todas as freguesias do concelho, passando por Raiva (9h15), Fontela (9h45), Santa Maria de Sardoura (10h), Vila Verde- S. Martinho (10h30), Casal – Fornos (10h45), Bairros (11h15), Sobrado ( 11h45), Nojões-Real (12h10) e final na Santa Eufémia- S. Pedro do Paraíso, por volta das 12h30, local onde vai decorrer o almoço de confraternização, oferecido pela entidade promotora e onde está prevista a presença de responsáveis do Executivo Municipal.

Trata-se de um evento desportivo que desperta sempre uma excelente adesão de participantes, ultrapassando uma centena de cicloturistas, contando como sempre, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e da GNR local.

Ricardo Ramalho, da organização, perspectiva uma boa jornada desportiva, destacando um evento que já é uma referência em Castelo de Paiva, e aproveita para agradecer o apoio de todos os que colaboram e vão contribuir para o sucesso desta nova edição da Volta ao Concelho em Cicloturismo. As inscrições para participação nesta jornada desportiva ainda podem ser feitas junto da organização/ CIDEP- Fornosatravés deste link: https://docs.google.com/.../1E_dpyQJBbQh5.../edite tem um valor de 10 pedais, incluindo a oferta de lanche, almoço, lembrança e transporte.
           
Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Madjer: “Foi histórico o que aconteceu em Proença-a-Nova”

 

Terminou no dia 24 de setembro o estágio da Seleção Nacional feminina em Proença-a-Nova, depois de quatro dias de estadia no concelho e dois jogos disputados frente à Seleção Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco, com parciais de 16-0 e 8-0 favoráveis à Seleção Nacional. Madjer, coordenador geral da modalidade de Futebol de Praia, que esteve presente em todos os momentos do estágio deixou algumas considerações sobre a evolução do futebol de praia feminino e da importância que a aposta dos Municípios pode desempenhar para o crescimento sustentado desta categoria.

Enquanto jogador, Madjer foi considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol de praia. Agora retirado dos areais e na condição de coordenador-geral da modalidade, Madjer aponta à melhoria de condições para se praticar futebol de praia, um pouco por todo o país: “o objetivo destas dinâmicas é criar condições para equipas regionais participarem em campeonatos e provas nacionais. A Federação Portuguesa de Futebol tem todo o prazer em ajudar a trazer mais praticantes para a modalidade”, afirmou.

As miúdas têm de se sentir motivadas, isso é o mais importante. Isto é um momento histórico, embora não com o mediatismo que deveria ter. É a primeira vez que a Seleção Nacional está a jogar contra uma Seleção Regional. Para além disso, a faixa etária que aqui está representada é muito baixa, o que não se vê em muitos sítios”, explicou o antigo internacional português.

Também ex-jogador e companheiro de seleção de Madjer, o atual selecionador nacional feminino, Alan Cavalcanti, também encara com positivismo o aumento de estágios em zonas do Interior do país: “quanto mais jogos os Municípios organizarem com as seleções locais, mais vão ajudar a que eu possa fazer o meu trabalho e desenvolver o futebol de praia feminino da melhor forma possível. O apoio que o Município e o distrito têm dado é fundamental nesse sentido”.

Catarina Rondão, treinadora da Seleção Distrital olha para esta oportunidade como “uma grande experiência”. Para a selecionadora regional, “o contacto com quem sabe mais e de quem está no terreno é sempre uma grande motivação. Estar ao lado de referências nacionais é bastante gratificante e por isso os resultados pouco importam”.

A treinadora, que tem desenvolvido trabalho a liderar a equipa do GD Valverde aponta ainda às características humanas da sua seleção: “temos uma equipa muito jovem, com bastante atitude, vontade e uma humildade enorme. Há muita margem de evolução, a todos os níveis. É algo de extraordinário o que aconteceu aqui em Proença-a-Nova. Estas miúdas vão passar a ter uma visão diferente do desporto, por terem a possibilidade de trabalhar de forma direta com os melhores do mundo”, enalteceu.



Proença-a-Nova | Festival do Plangaio e do Maranho termina com balanço positivo

 

O Festival do Plangaio e do Maranho, tradicional festividade da vila de Sobreira Formosa, que decorreu nos dias 24 e 25 de setembro, terminou com um balanço bastante positivo. A chuva deu tréguas e a população afluiu em peso ao recinto no Largo da Devesa, com destaque para as atuações dos cabeças de cartaz, Sons do Minho e Emanuel Moura.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova frisou a relevância da “aposta na continuidade do Plangaio e do Maranho como principais atrações para o Festival”, enaltecendo ainda “o trabalho das associações e produtores, que estiveram presentes para demonstrar a forma como se devem confecionar estes produtos”.

As oito associações locais, todas elas da área geográfica da Junta de freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, que se fizeram representar, bem como os 12 produtores e artesãos locais, saíram certamente satisfeitos com a afluência de visitantes ao Festival, que cada vez mais se revela um verdadeiro caso de sucesso na promoção dos produtos endógenos, seja qual for a sua natureza.

Com dois dias repletos de programação diversificada e para todos os gostos, muitos foram os interessados em participar em várias das iniciativas propostas, que assim tornaram a experiência mais divertida e menos monótona. Animação circense, torneios de Malha e Sueca, o “jogo do copo”, sessão de cozinha ao vivo dedicada, arruadas e concertos marcaram mais uma edição deste Festival.



ISP Dialogues arrancam a 29 de setembro na Universidade Católica no Porto. Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica junta alguns dos melhores especialistas para debater temas internacionais

 “Avaliar o mundo de hoje, em contacto com o amanhã” é o mote do novo ciclo de conferências “ISP Dialogues” da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do International Studies Programme, um Mestrado em Direito Internacional e Europeu da Faculdade, lecionado totalmente em inglês. Sónia Sénica, Vladimiro Feliz, Francisco Proença Garcia, Marcos Perestrello, Ana Santos Pinto, Sofia Moreira de Sousa, João Pedro Matos Fernandes, Francisca Guedes de Oliveira, Paulo Pinto de Albuquerque e Isabel Capeloa Gil são os palestrantes. O primeiro ISP Dialogue realiza-se já a 29 de setembro, às 14h30, sob o tema “Perspetivas sobre a relação entre a Rússia e a Europa após a invasão da Ucrânia,” com Sónia Sénica, professora e investigadora de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. 
“Os ISP Dialogues são uma oportunidade única de exposição dos nossos estudantes a temas críticos no âmbito do direito e das relações internacionais, de modo a poderem avaliar o mundo de hoje, em contacto com o amanhã,” refere Azeredo Lopes, coordenador do International Studies Programme. “Os nossos convidados têm relevância nacional e internacional e as temáticas estão em linha, desde logo com algumas das questões mais difíceis da atualidade e, depois, com os objetivos fundamentais do International Studies Programmme”, salienta Azeredo Lopes. Maria Isabel Tavares, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito, reitera que “é uma iniciativa dirigida essencialmente aos estudantes da Universidade Católica no Porto, mas que está aberta a toda a comunidade”.  
O primeiro ISP Dialogue decorre já dia 29 de setembro, às 14h30 no Auditório Comendador Arménio Miranda (Edifício de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa, no Porto), sob o tema “Perspetivas sobre a relação entre a Rússia e a Europa após a invasão da Ucrânia,” com Sónia Sénica, professora e investigadora de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. 
As sessões decorrem até ao mês de dezembro, versando os seguintes temas: “O Futuro das Cidades e as Cidades Futuras: Mobilidade, Mudanças Climáticas e Bem-estar Comum,” com Vladimiro Feliz, diretor do CEiiA (13 de outubro); “Geopolítica, Poderes Autoritários e Ameaças à Democracia Liberal”, por Francisco Proença Garcia, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (19 de outubro); “Parlamentos e Política de Defesa Nacional: O caso português” com Marcos Perestrello, Deputado e Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República (26 de outubro); “Os conflitos do Médio Oriente e a União Europeia: O caso Português”, por Ana Santos Pinto, Professora de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (9 de novembro); “A União Europeia como ator global”, com Sofia Moreira de Sousa, Embaixadora e Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal (16 de novembro); “Alterações Climáticas: Os desafios de hoje e do futuro”, por João Pedro Matos Fernandes, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (23 de novembro); “Capitalismo, Democracia Liberal e Pobreza: Porque é que o fosso entre pobres e ricos está a aumentar?”, com Francisca Guedes de Oliveira, membro do Conselho de Administração da AICEP e professora da Católica Porto Business School (30 de novembro); “O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos como promotor de responsabilidade e de políticas de direitos humanos”, com Paulo Pinto Albuquerque, professor Catedrático da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e antigo Juiz do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (7 de dezembro). A Conferência de Encerramento será proferida por Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, sob o tema “A incapacidade de esquecer. Nostalgia e a Reconciliação das Práticas Internacionais” (12 de dezembro).  
Com este primeiro conjunto de oradores convidados, de diferentes origens pessoais e profissionais, realiza-se o objetivo de fomentar o pensamento crítico, e de apresentar contextos interdisciplinares e uma abordagem abrangente e humanista do Direito Internacional e Europeu e das relações internacionais aos estudantes do Mestrado em Direito Internacional e Europeu e, neste, aos do International Studies Programme. Todos poderão assistir e participar, sem necessidade de inscrição prévia. 

PATRÍCIA GOMES

Cantanhede | Atividades decorreram no Parque Verde de S. Mateus. Centenas de pessoas participaram na “Rota do Coração”

 

O Parque de S. Mateus acolheu este domingo, 25 de setembro, a “Rota do Coração”, iniciativa que decorreu no âmbito do projeto de sensibilização para as doenças cardiovasculares que a delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia tem vindo a dinamizar desde há seis anos e que se intitula "Coimbra Unida pelo Coração".

Ao longo de todo o dia, centenas de pessoas passaram pelo Parque de S. Mateus, onde tiveram oportunidade de beneficiar de uma avaliação cardiovascular e participar em várias atividades promotoras de um estilo de vida saudável, nas quais estiveram envolvidas instituições, unidades de saúde, bem como empresas da região.

Entre as ações realizadas, destaque para uma dedicada à alimentação saudável e outra sobre os riscos do consumo de álcool. Houve ainda tempo para a atividade física (com zumba, aeróbica, ginástica localizada, body&soul dance, hip hop, cross training, treino funcional, ténis, tai chi, armas de corte, pilates, yoga…), fisioterapia cardiorespiratória, educação postural, gestão do stress (autocontrolo da ansiedade, técnicas de relaxamento, massagem de som Peter Hess) e cessação tabágica. O programa incluiu também a sensibilização da população sobre emergência cardiovascular, reconhecimento de sinais de alerta e Suporte Básico de Vida.

A “Rota do Coração” constituiu a primeira iniciativa do “Cantanhede Unida pelo Coração”, projeto que está a ser desenvolvido como extensão do de Coimbra e que tem como parceiros a UCC de Cantanhede/ACeS Baixo Mondego, o Núcleo de Cantanhede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Câmara Municipal de Cantanhede, a União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Centro de Medicina Reabilitação Região Centro - Rovisco Pais e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Detido por tráfico em Tábua

A GNR de Tábua, no dia 22 de setembro, deteve um homem de 51 anos, por tráfico de estupefaciente, naquele concelho.
No decorrer de uma ação policial, os militares da Guarda conseguiram localizar e deter o suspeito no momento em que se encontrava a efetuar o corte e separação das folhas das plantas de canábis previamente colhidas.
No decurso das diligências policiais, os militares da Guarda realizaram uma busca domiciliária e duas buscas não domiciliárias, que culminaram com a apreensão do seguinte material:
· 32 plantas de canábis;
· 111 doses de liamba;
· Quatro doses de haxixe;
· 1 529 euros em numerário;
· Uma balança de precisão;
· Diverso material destinado ao cultivo, acondicionamento e comercialização do produto estupefaciente.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Coimbra.

Marinha Grande | “OS VOCALISTAS”, ALFREDO POEIRAS E PAULO GAIO CONVIDADOS DO TALK SHOW

 O grupo “Os Vocalistas”, o vidreiro Alfredo Poeiras e Paulo Gaio são os convidados do próximo talk-show “Na Terra do Vidro, Jorge Humberto convida”, que se realiza no dia 30 de setembro (sexta-feira), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.
O palco do Teatro Stephens é o espaço privilegiado para partilha de emoções, de conhecimento, de vivência e de história de uma vida ligada ao mundo da comunicação, do entretenimento, do espetáculo e do conhecimento. No palco onde não faltarão instrumentos e acessórios para a partilha da vida, do conhecimento e da arte, seremos todos artistas, onde a imaginação, a criação e a qualidade impera sem fronteiras.

“Os Vocalistas" são convidados do apresentador Jorge Humberto. Constituíram-se para dar voz a um dos pilares da cultura tradicional mais genuína, o cante a vozes e a Viola Campaniça com a especial incidência nas modas do cancioneiro popular alentejano, particularmente do distrito de Beja.

Em Ano Internacional do Vidro, haverá oportunidade de conversar com o vidreiro Alfredo Poeiras, para o público conhecer curiosidades do seu percurso pessoal e artístico. O marinhense Paulo Gaio vai recordar histórias da sua vida profissional.

Ficha técnica:
Autoria e apresentação - Jorge Humberto Tihoti
Artistas convidados - Os Vocalistas
Convidados - Alfredo Poeiras e Paulo Gaio
Banda Residente - Paulo Norte (Bateria) - Fred Noel (Guitarra) - Nuno Mendes - (teclados) - Luís Agostinho (Teclados)
Som - António Pisco Imagem - Klassic, Lda
Direção de Produção - Sandra Santos
Preço: 10 euros

Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Castelo de Paiva | REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL MARCADA PARA DIA 30 DE SETEMBRO

Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, e sob a presidência do Dr. Almiro Moreira, está agendada uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 30 de Setembro de 2022, com início às 20h30, a realizar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:

Período Antes da Ordem do dia

1. Informações gerais e expediente.

2. Votação da acta da reunião ordinária de 22 de Junho de 2022.

3. Assuntos gerais de interesse municipal.

4. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do Município.

 

Período de Intervenção do Público

5. Intervenção do Público

 

Período da Ordem do dia

6. Apreciação e deliberação - Proposta de Criação da Freguesia de Sobrado e da Freguesia de Bairros, através da desagregação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros.

7. Apreciação e deliberação - Proposta de Criação da Freguesia de Raiva, da Freguesia de Pedorido e da Freguesia de Paraíso, através da desagregação da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

8. Descentralização de competências no domínio da educação – Contratos interadministrativos de delegação de competências – Ano Lectivo 2022/2023. 8.1. Apreciação e deliberação - Proposta de celebração de contratos interadministrativos de delegação de competências com os Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva;

8.2. Apreciação e deliberação - Minutas dos contratos.

16.1. Compromissos Plurianuais – 2.º Trimestre de 2022.

16.2. Segunda correcção material ao PDM – Plano Director Municipal.

9. Apreciação e deliberação – Proposta de Constituição de Associação de Direito Privado – Douro, Tâmega e Sousa Invest.

10. Apreciação e deliberação - Certificação Legal de Contas nos termos da Lei n.º 73/2013, de 3 de Setembro – Exercícios Económicos 2022/2023/2024 – Nomeação de Sociedade de Revisores Oficiais de Contas.

11. Apreciação e deliberação - Relatório de execução orçamental do 1.º Semestre de 2022.

12. Apreciação e deliberação - Proposta de Alteração do PDM - Artigo 118º - Prorrogação de prazo.

13. Apreciação e deliberação – Plano Municipal para a Igualdade de Género.

14. Apreciação e deliberação – Relatório de diagnóstico da Igualdade de Género e não discriminação.

15. Apreciação e deliberação – Criação de Comissão para “Apreciação de Proposta de Alteração ao Regimento

16. Informação para apreciação e conhecimento da AM:

 

Período de Intervenção do Público

17. Intervenção do Público. 


Carlos Oliveira

 


Biblioteca Municipal de Estarreja: 18 anos ao serviço da cultura e da comunidade

Em outubro, a Biblioteca Municipal de Estarreja celebra a entrada na maioridade. São 18 anos de serviço à comunidade com as portas sempre abertas para receber utentes de instituições, estudantes, emigrantes, famílias, miúdos e graúdos, que participam ativamente na atividade regular, em torno do livro e da leitura, que acontece ininterruptamente ao longo do ano. Para comemorar esta data, a Biblioteca Municipal apresenta um programa com contos, histórias, jantar literário, exposições e livros para todas as idades, durante o mês de outubro.
A festa arranca na manhã do dia 1 com a sessão “Papinha de Mimos para Bebés Curiosos” com Cândida Luz, feita de sons do mundo, de canções, de gotas doces de chuva, de legumes mágicos e de muitos miminhos. À tarde, Maria Cabral Mendonça, nascida em Estarreja, apresenta o seu mais recente romance “Tininha da Salga”, baseado em personagens imaginárias e outras bem reais que cruzaram a sua infância.
Nos dias 6 e 7, Bru Junça está lado a lado, ao pé do ouvido e à mão de contar histórias junto à orelha, na sessão “Cantos, Contos e Recontos”.  Já no dia 8, a contadora de histórias dirige a ação de formação “Livro é um Lugar”. E o Grupo de Boardgamers de Aveiro promove um encontro de “Jogos de Tabuleiro” onde podem ser descobertos jogos modernos. Tudo isto em família ou com amigos.
A Biblioteca salta para o Parque Municipal do Antuã e, no dia 7, inaugura a “Cabine de Leitura”. Uma antiga cabine telefónica dá lugar a uma minibiblioteca comunitária. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de promoção da leitura fora de portas, fomentando o contacto com o livro e estimulando a curiosidade e o desejo de ler, sob o mote “Levar, Ler, Devolver”, num espaço fruição e lazer público e acessível a todos.
Este ano, o “Jantar Literário”, dia 14, está de regresso e a comunidade é convidada a sentar-se à mesa com a sexóloga e psicoterapeuta Marta Crawford para uma conversa sem rodeios e sem tabus. Mais tarde, a narradora Cláudia Fonseca acompanhada pelo músico João Paulo Oliveira encerram a noite com uma sessão de “Contos Eróticos” que mistura contos, pequenas leituras, poesia, música e muita conversa animada.
No dia seguinte, há duas propostas a não perder. A inauguração da exposição “Eu Sinto” de Maria Teresa Dias que aborda o universo da emoção feminina, materializado pela utilização do bordado em papel e a colagem. E a apresentação do livro “9 Contas” pela autora Alexandra Eira, que retrata a história de Maria, uma menina de 12 anos, que adora ler.
A Cerciesta junta-se a esta celebração e, no dia 22, promove a oficina de costura “Bonecas de Trapos”. Dia 29, as histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos na atividade “Histórias em Família”.
Como podemos evoluir a pessoa que somos? Como podemos evoluir a consciência de todos os acontecimentos da nossa vida?  Sandra Ribeiro encerra a programação do 18.º aniversário da Biblioteca com a apresentação do seu livro “A Escadaria da Consciência” que responde a estas e a tantas outras questões.
Premiar, com livros, os melhores leitores é mais uma das ações comemorativas desta instituição, que é um marco cultural do concelho. Nas 4 categorias existentes – crianças até aos 12 anos, jovens entre os 13 e os 17 anos, adultos e Instituições – serão homenageados aqueles que ao longo deste último ano fizeram da Biblioteca a sua segunda casa.
As comemorações estendem-se ao digital com passatempos a decorrer durante todo o mês de outubro na página de Facebook da Rede de Bibliotecas de Estarreja, com desafios e oferta de livros.
Mais informações e inscrições através do telefone 234 840 614 ou do email biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt