terça-feira, 15 de setembro de 2015

MULHERES ATACAM PAULO PORTAS DEPOIS DO DISCURSO EM VAGOS

MULHERES ATACAM PAULO PORTAS DEPOIS DO DISCURSO EM VAGOS
 O que elas dizem do que Paulo Portas diz delas (e não é bonito)
O vice-primeiro-ministro Paulo Portas


O discurso de Paulo Portas feito no domingo, em Vagos, durante uma acção de campanha, está a gerar polémica por causa das declarações que fez sobre as mulheres. O vice-primeiro-ministro traçou o retrato de uma verdadeira fada do lar e há quem o acuse de ter parado no tempo.

“As mulheres sabem que têm de organizar a casa e pagar as contas a dias certos, pensar nos mais velhos e cuidar dos mais novos.” Eis a frase da polémica que saiu da boca de Paulo Portas durante o seu discurso, improvisado, em Vagos.

Nem o facto de o líder do CDS-PP ter relevado o papel da ministra Assunção Cristas no actual governo, notando que foi ela “que levou a que os pagamentos à agricultura estivessem em dia”, ameniza as críticas que lhe são feitas.

O Expresso tentou falar com a própria Assunção Cristas sobre a polémica frase, mas não conseguiu.

Conseguiu sim falar com outras mulheres, com carreiras profissionais, que se manifestam revoltadas com a posição de Paulo Portas.

“Não nos podemos admirar com estas declarações. Afinal, correspondem à matriz ideológica da Direita, que defende que a mulher deve cumprir o seu papel biológico”, diz Manuela Tavares, doutorada em Estudos sobre as Mulheres e membro da direcção do movimento União de Mulheres Alternativa e Resposta, ao Expresso.

“Salazar já dizia que a boa dona de casa tinha sempre muito que fazer. E quanto mais mulheres estiverem em casa, menos dinheiro o Estado terá de gastar em infraestruturas sociais”, acrescenta Manuela Tavares.

“O ministro Paulo Portas parou no tempo“, lamenta ao mesmo jornal a presidente da organização Mulher Século XXI, Maria Isabel Gonçalves, notando que “as mulheres não são mais aquelas retratadas nas suas afirmações”.

A professora de Literatura da Universidade de Lisboa Isabel Allegro de Magalhães confessa-se, por seu lado, um pouco surpreendida, lembrando que Portas tem “uma mãe economista, escritora, que não é exactamente aquilo a que antes se convencionava chamar de ‘dona de casa’ típica”.

Já a professora de Direito da Universidade Nova de Lisboa Teresa Pizarro Beleza recomenda ao vice-primeiro-ministro que “leia com atenção a Constituição da República, que certamente jurou cumprir quando tomou posse do cargo que ocupa”.



15 Setembro, 2015 por ZAP
Manuel de Almeida / Lusa

CHUVA É BÊNÇÃO

CHUVA É BÊNÇÃO
(letra e melodia: Léia Sora)



Eu sei, chuva é bênção de Deus
E vai matar a sede dos animais
Fará brotar na terra frutos bons
E fará pelos homens, muito mais

Derrama Senhor tua bênção
Em forma de chuva ou de que maneira for
E que os teus filhos reconheçam
Chuva é bênção; chuva é bênção do Senhor




Assim como a chuva cai
Fazendo na terra, tudo renascer
Também para nós a chuva divinal
Trará novo vigor e poder

Derrama Senhor tua bênção
Em forma de chuva ou de que maneira for
E que os teus filhos reconheçam
Chuva é bênção; chuva é bênção do Senhor


Derrama Senhor tua bênção
Em forma de chuva ou de que maneira for
E que os teus filhos reconheçam
Chuva é bênção; chuva é bênção do Senhor


Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação.