terça-feira, 5 de maio de 2020

Hipertensos e diabéticos já não podem faltar ao trabalho por causa da pandemia

Hipertensos e diabéticos excluídos do regime excecional de ...
Agora, só doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica, doentes oncológicos e portadores de insuficiência renal podem faltar ao trabalho com a apresentação de uma declaração médica.Os hipertensos e diabéticos ficam excluídos do regime excecional de proteção laboral para imunodeprimidos e doentes crónicos no âmbito da pandemia de Covid-19, informou esta terça-feira o Conselho de Ministros, numa retificação publicada em Diário da República.
A declaração de retificação n.º 18-C/2020 veio corrigir o Decreto-Lei n.º 20/2020 que definiu em 1 de maio o novo enquadramento para a fase de desconfinamento, após três períodos de estado de emergência. Inicialmente integrados nos grupos de risco acrescido face ao novo coronavírus, os doentes hipertensos e diabéticos já não poderão agora justificar faltas ao trabalho na situação de calamidade atualmente em vigor.
“Os imunodeprimidos e os portadores de doença crónica que, de acordo com as orientações da autoridade de saúde, devam ser considerados de risco, designadamente os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crónica, os doentes oncológicos e os portadores de insuficiência renal, podem justificar a falta ao trabalho mediante declaração médica, desde que não possam desempenhar a sua atividade em regime de teletrabalho ou através de outras formas de prestação de atividade”, pode ler-se na declaração de retificação.
Agora, só doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica, doentes oncológicos e portadores de insuficiência renal podem faltar ao trabalho com a apresentação de uma declaração médica que ateste a condição de saúde do trabalhador e que justifica a sua especial proteção no âmbito da pandemia.
Lusa

Portugal não usa carvão para produzir eletricidade há 52 dias… e é um recorde!

Portugal não usa carvão para produzir eletricidade há 52 dias e ...
Foram emitidas menos um milhão de toneladas de CO2, indica a associação ambientalista ZERO.
Portugal não usa carvão para produzir eletricidade há 52 dias (um recorde), o que reduziu as emissões de dióxido de carbono (CO2) em quase um milhão de toneladas, indicam as contas da associação ambientalista Zero divulgadas esta terça-feira.
Num comunicado em que dá conta do recorde, a associação salienta que não se queima carvão para produzir eletricidade há 52 dias seguidos nas centrais de Sines e Pego, e lembra que a central de Sines está parada há 100 dias.
“Tal conduziu a uma redução inédita e sem precedentes das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal”, diz a Zero no comunicado.
Para os resultados que agora divulga a Zero recorreu aos dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) relativos aos meses de março e abril de 2020, comparando-os com o período homólogo de 2019. Assim, a associação calcula um decréscimo de emissões de 960 mil toneladas (370 mil toneladas para o total de março e 590 mil toneladas para o total de abril).
Nos mesmos dois meses houve ainda um aumento de 14,5% de fontes renováveis na produção de eletricidade, comparando com o mesmo período de 2019, passando de 62,6% para 77,1%, segundo a Zero, que considera ainda “relevante” a quebra no consumo de eletricidade, que atingiu 12% comparando o mês de abril de 2020 com o mês de abril de 2019.
Juntando todos os dados, a associação ambientalista estima que as emissões médias diárias de CO2 associadas à produção de eletricidade tenham descido das 28 mil toneladas/dia de março e abril do ano passado para 12 mil toneladas/dia nos meses de março e abril deste ano.
No comunicado a Zero ressalva que a pandemia de covid-19 “não tem uma relação direta com estes resultados”, exceto por exemplo na redução do consumo de eletricidade, e diz que eles se devem acima de tudo a uma consequência dos preços de mercado do carvão, dos custos associados às emissões e à competitividade, e da disponibilidade de outras alternativas, especialmente a eletricidade de fontes renováveis e as centrais a gás natural, mais eficientes que as centrais a carvão.
A associação lembra o fim anunciado das centrais a carvão do Pego (2021) e de Sines (2023), (que “está na prática a ter lugar”), duas responsáveis por uma quantidade significativa das emissões de CO2 de Portugal, emitindo também outros poluentes como óxido de azoto, dióxido de enxofre, partículas e metais pesados.
“As atuais paragens das centrais do Pego e de Sines mostram que é possível a sua retirada do sistema sem pôr em causa a segurança do abastecimento de eletricidade no país”, frisa a Zero, acrescentando que os investimentos para a produção de eletricidade a partir de fontes de energia renovável conseguirão assegurar uma fração progressivamente significativa da geração de eletricidade, “com custos mais reduzidos para o consumidor e sem emissões diretas de gases de efeito de estufa”.
E depois, diz também, as centrais térmicas existentes de ciclo combinado a gás natural (Ribatejo, Pego, Lares e Tapada do Outeiro) têm permitido substituir o fornecimento de eletricidade das centrais a carvão com muito menores emissões de CO2.
Lusa

À atenção das autoridades chinesas!

Declarações de autoridades chinesas revelam ocultação da escala ...


O Jornal Alemão Bild fez uma série de denúncias do regime chinês ao longo do último mês, o que levou a embaixada da China a cobrar abertamente um pedido de desculpas do jornal por "não estar cumprindo a amizade tradicional de nossos povos".

O governo chinês vem utilizando o mesmo expediente no mundo inteiro, pressionando quem os critica e fazendo pressão económica aos governos, algo semelhante ao que vem ocorrendo no Brasil.

Porém, diferente da grande mídia brasileira, o jornal alemão não somente respondeu à carta, como fez um vídeo com seu EDITOR CHEFE respondendo diretamente ao "presidente" Xi Jinping:

"Você está colocando em risco o mundo".
  

Eduardo Cabrita anunciou 433 detenções em 45 dias do estado de emergência

Detidas 433 pessoas durante os 45 dias do estado de emergência - JN
O ministro da Administração Interna anunciou hoje que foram detidas 433 pessoas durante os 45 dias de estado de emergência, avançando que estes "menos de 10 casos por dia" significa "uma grande vitória da sociedade portuguesa".
Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvido, Eduardo Cabrita afirmou que, durante os três períodos do estado de emergência devido à pandemia de covid-19, foram detidas 433 pessoas por violação do confinamento obrigatório, resistência, agressão a polícias e violação das regras sobre a abertura de estabelecimentos.
"Menos de 10 casos [detenções] por dia dá-nos a dimensão exatamente quase irrisória daquilo que foi e grande vitória da sociedade portuguesa", disse aos deputados o ministro, salientando a transparência em que decorreu estado de emergência.
O governante destacou também a forma como os portugueses "compreenderam a aplicação das medidas" estabelecidas no decreto do estado de emergência.
Eduardo Cabrita considerou que estado emergência não significou "a suspensão da democracia", nem "a eliminação de liberdades".
"Houve uma opção clara em não confundir estado de emergência com estado policial, as orientações estratégicas e de comando adaptados por cada uma das forças de segurança levaram exatamente a privilegiar uma intervenção pedagógica e uma intervenção de sensibilização", disse.
O estado de emergência vigorou em Portugal entre 19 de março e 02 de maio, tendo o país entrado, no passado domingo, numa situação de calamidade para fazer face à pandemia de covid.19.
O ministro afirmou que, durante a situação de calamidade, vai continuar a funcionar a estrutura de monitorização, como aconteceu durante o estado de emergência, e também apresentará a cada quinzena um relatório simples na Assembleia da República.
Lusa

No concelho de Cantanhede: Obras de reabilitação do Mercado Municipal continuam


Prosseguem a bom ritmo as obras de reabilitação do Mercado Municipal de Cantanhede, num projeto que prevê um investimento de 199.250 euros, beneficiando de uma comparticipação financeira da União Europeia no âmbito do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural/2014-2020, concretamente da Medida 10 Leader - Cadeias Curtas e Mercados Locais, sob gestão da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego.
Com o prazo de 120 dias para a sua execução, os principais objetivos das obras de reabilitação deste espaço passam por várias intervenções estruturais, nomeadamente a colocação de uma cobertura no átrio. Essa estrutura será metálica e o revestimento em chapa lacada com isolamento térmico que assegurará a proteção dos utentes relativamente às intempéries e também da exposição solar, tornando o mercado um espaço aprazível e agradável em qualquer altura do ano. Estão previstas ainda intervenções na drenagem de águas pluviais no perímetro do pátio interior, a abertura de um vão com escada para interligar o mercado municipal e o pavilhão de peixe, contemplando ainda a pintura da fachada principal e das restantes paredes, assim como a renovação das instalações sanitárias. De forma a criar de boas condições e a facilitar o acesso às instalações a utentes com de mobilidade reduzida, está prevista uma rampa exterior de acesso.

Com as obras de recuperação pretende-se assim recuperar e revitalizar um local essencial para setor comercial da cidade, assim como modernizar e criar melhores condições para os comerciantes desenvolverem a sua atividade, reforçando a sua atratividade.
De acordo com Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal “é um projeto fundamental e de grande importância para a cidade. O Mercado Municipal necessitava já há muito de ser reabilitado para que possa voltar a ser dotado de condições que permitam que seja efetivamente um polo de atração comercial e de fomento do comércio local na cidade de Cantanhede”, adianta a autarca. “Num tempo em que as instituições públicas têm que dar sinais positivos à economia, esta intervenção traz um novo alento a todos os comerciantes e utentes”, reforça Helena Teodósio.

O Mercado Municipal pese embora as condicionantes decorrentes das obras de reabilitação mantém a sua atividade diária, em horário normal. Destaque ainda para a implantação de um projeto de dinamização da agricultura local, com a realização de um mercado semanal, que se concretiza todos os sábados e que conta com presença dos pequenos agricultores do concelho, onde podem encontrar uma enorme variedade de flores e produtos hortícolas com produção local.

Marinha Grande CENTRO DE ECONOMIA LOCAL

Marinha Grande Arquivos - Portugal de Lés a Lés
"Hoje lançamos a nova plataforma online de apoio à economia do concelho da Marinha Grande, dedicada à promoção da aproximação dos  cidadãos do concelho da Marinha Grande aos vendedores dos Mercados Municipais, aos negócios do comércio local e às indústrias sediadas no concelho, promovendo desta forma a sustentabilidade económica do nosso território e dos que o escolhem para criar os seus negócios.

Experimente o Centro de Economia Local e entre em contacto com com os vendedores dos produtos que necessita e compre local.

A nossa prioridade é a Marinha Grande e os Marinhenses, sejam empresários, trabalhadores, produtores ou vendedores. Não deixamos ninguém para trás."

Cidália Ferreira
Presidente da Câmara Municipal

Sítio de internet do Centro de Economia Local:

Entrega feita na Câmara Municipal: Ventiplast faz doação de viseiras ao Município


A empresa Ventiplast ofereceu uma centena de viseiras de proteção clínica ao Município de Cantanhede, que, entretanto, através do seu Serviço de Ação Social e Saúde, irá proceder à sua distribuição, de forma equitativa e de acordo com as necessidades prementes, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, de forma a garantir mais segurança aos seus profissionais.
O equipamento foi formalmente entregue pelo empresário José Manuel Marques, no edifício dos Paços do Concelho, à presidente e vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio e Pedro Cardoso, respetivamente.
Numa altura que os equipamentos de proteção individual começam a escassear, esta doação é, sem a menor dúvida, mais um apoio importante no combate a este inimigo silencioso que todos combatemos com os meios que temos à disposição.
A presidente da edilidade cantanhedense, Helena Teodósio, destacou “que estes bons exemplos devem ser divulgados, para reconhecer que mesmo em altura de crise há sempre pessoas a dedicarem-se em prol dos outros”, salientando também que “numa altura em que existem reconhecidas carências deste tipo de material, nomeadamente devido às limitações impostas nas linhas de produção, tornando o seu abastecimento e distribuição intermitente, que atitudes como esta são de enaltecer e elogiar”.
Recordamos que o município já adquiriu grandes quantidades de máscaras, luvas, desinfetantes, entre muito outro tipo de material, para facultar essencialmente às autoridades de segurança locais, Bombeiros e IPSS do concelho. “Para colmatar algumas carências efetuámos uma encomenda de grande número de material, para podermos estar sempre preparados para dar apoio aos que estão na linha da frente no combate ao Covid-19”, adiantou a autarca.
Por outro lado, José Manuel Marques afirmou que “a responsabilidade social que cada empresário deve ter mostra-se em gestos como este, num claro sinal de que estamos ao lado de todos aqueles que têm enfrentado este combate e que tantas dificuldades têm sentido, elogiando de perto os autarcas, os bombeiros, as IPSS’s, as forças policiais e os profissionais de saúde que têm combatido este vírus sem medos”.


Nova obra em Cantanhede: Rotunda “Poema à Vida” faz homenagem em tempos de pandemia


O Município de Cantanhede está a proceder a obras de fundo na entrada poente da cidade junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários, onde se inclui uma nova rotunda e o arruamento paralelo ao espaço de feiras.
Neste tempo de pandemia, a autarquia procedeu à construção de uma rotunda, que tem como objetivo principal dar maior escoamento ao trânsito na entrada da cidade. No meio, está colocada uma escultura que tem como nome “Poema à Vida”, uma obra que saiu do Simpósio da Pedra, realizado no nosso Museu, da autoria de Abílio Febra.
O tema POEMA À VIDA não poderia ter melhor oportunidade que este momento de pandemia”, afirma a presidente da autarquia, Helena Teodósio, que assumiu esta escultura e a colocação naquele local específico como “uma homenagem a todos os cidadãos, autarcas, IPSS’s, profissionais de saúde, bombeiros e forças policiais que, nesta fase dura das nossas vidas, sempre colocaram o seu dever à frente da sua própria vida, combatendo este vírus com todas as suas forças”.
A presidente da edilidade justificou desta forma a colocação da escultura “Poema à Vida” naquele local, que é de passagem diária de milhares de pessoas que trabalham na cidade e que nos visitam.


Estarreja| “CTE Vai a Casa”: a nossa sala de espetáculos online em maio

O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) sempre se revelou um local de encontro e de criação, de partilha e de descoberta. No momento de incerteza que o país e o mundo atravessam, a sala de espetáculos estarrejense reinventa-se e lança uma programação online inteiramente a pensar nos seus espectadores. No mês de maio, o público terá acesso a uma oferta cultural totalmente gratuita nas páginas oficiais do Facebook e do Instagram do CTE, que vai desde do jazz ao cinema, com a iniciativa o “CTE Vai a Casa”.

Quartas-feiras comemoram o Jazz e a Leitura
As sonoridades do Jazz estão no ADN da cidade de Estarreja. E, por isso, não poderia faltar uma rubrica dedicada a este género musical. 

Às 21h30, em “Jazz Escreve-se Com…” os instrumentos vão ser tocados e contados pelos seus nomes e o Jazz, o incompreendido Jazz, vai ficar mais perto de todos nós, à distância. Paulo Bandeira, como músico estarrejense ligado à nascença do Estarrejazz e à sua Big Band, é o primeiro a abrir as hostilidades, no dia 6. Outro convidado desta rubrica é o jovem estarrejense Tomás Marques, saxofonista que tem marcado o panorama do jazz nacional. Para assistir no dia 20.

A “Leitura Partilhada” de um texto literário ou de um poema, cria elos afetivos capazes de alimentar o gosto a futuros leitores. Aqui, a voz e a partilha têm o efeito do aproximar a distância e de nos confinar à vida das páginas dos livros. No dia 12, às 21h30, o ator Ricardo Carriço é o moderador desta interação literária. E no dia 27, também às 21h30, a moderação está a cargo do ator Ricardo Correia. Esta ação será gravada via plataforma ZOOM e requer inscrição obrigatória. Mais informações aqui.

Quintas-feiras são dedicadas à sétima arte
As “Quintas de Cinema” saltam da tela do CTE para a nossa sala de espetáculos online, porque o cinema não pára. Sempre às 21h30, os amantes da sétima arte têm a oportunidade de assistirem às curta metragens de Luís Diogo, de Nilton Medeiros, de Pedro Baptista, entre tantos outros. Esta rubrica resulta de uma parceria com o Cine Clube de Avanca e conta ainda com o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

Sextas-feiras desvendam novos hábitos culturais 
A cultura foi um dos setores mais abalados por esta pandemia. Figuras das mais diversas áreas artísticas, estão à conversa com o CTE, para debater sobre a atual situação do setor e o seu futuro.

“À CONVERSA COM...”, no dia 8, conta com a participação do cantor Héber Marques. Na semana seguinte, dia 15, vamos conversar com a coreógrafa e bailarina Nélia Pinheiro. Dia 22, é tempo de ouvir o ator Albano Jerónimo. E, na edição da última sexta-feira do mês de maio, ouvimos a opinião do diretor da Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, Carlos Marques.

As noites de sábado convidam a reviver memórias
Recorrendo ao vasto arquivo do CTE, no dia 9, às 21h30,vamos recordar o concerto do quarteto liderado pelo saxofonista João Mortágua que abriu o Estarrejazz 2015 - Festival de Jazz de Estarreja, com a apresentação de “Janela”, disco de estreia da formação.
No dia 16, às 21h30, damos palco ao teatro pelas mãos do Teatro do Desassossego, sob a orientação da atriz e encenadora Tanya Ruivo, com a peça “Dicionário”.

No dia 23, às 21h30, voamos no tempo e sentimos o pulsar da Big Band Estarrejazz. Nesta data relembramos o Dia Internacional do Jazz com o concerto ímpar da Big Band, sob a direção musical de Pedro Moreira, que convidou, em 2016, Luísa Sobral, para homenagear uma das suas grandes influências, a diva Ella Fiztgerald.

No último sábado do mês, às 21h30, vamos assistir a um concerto que juntou, em 2016, músicos das 3 bandas do concelho. Um trio inédito composto por um elemento de cada Banda Filarmónica do Concelho de Estarreja (Banda Visconde de Salreu, Banda Bingre Canelense e Banda Club Pardilhoense). TRItono é o projeto artístico de Ricardo Antão, Sandro Andrade e Vasco Valente que respondeu ao convite do Município de Estarreja para integrar a exposição coletiva “plastiCidade”, comemorativa do 10.º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Oficinas para toda a família nas tardes de sábado
A programação dos sábados não termina aqui. As tardes contam com muito ritmo, cor, imaginação, samba e alegria. Às 18h00, do dia 9, o estarrejense Nuno Bastos vai estar em direto para desvendar a “Composição de Samba - Enredo”. Todos são desafiados a anotar todas as curiosidades e perguntas para descobrir tudo sobre o processo e o seu papel num desfile Escola de Samba. No dia 23, também às 18h00, Artur Carvalho, um dos dinamizadores da Orquestra Toc’Acordar, orienta a oficina “TO’QUIM CASA” onde tudo serve para fazer som e ritmo: panelas, tachos, mesas e talheres. Esta atividade pretende ser um momento lúdico de exploração rítmica e criativa, em família e dentro de casa. A participação nestas duas atividades em direto requer inscrição prévia. Mais informações aqui.

Consulte a programação completa do “CTE Vai a Casa”.

Daniela Couto

Garantidas algumas medidas de prevenção e segurança

CEMITÉRIOS EM CASTELO DE PAIVA REABREM NO DIA DE AMANHÃ
Depois de terem sido encerrados em 20 de Março, por ordem municipal, em consequência do Estado de Emergência, declarado no âmbito da pandemia causada pelo vírus “Covid-19”, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva mostra-se sensível à vontade dos munícipes em voltar a visitar e a assear as campas dos seus entes mais queridos, determinando agora, a reabertura do “ Cemitério Municipal de Sobrado ” a partir de amanhã, 6 de Maio, com o seguinte horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo, das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h (encerra à Segunda-feira), tendo, no entanto, de ser observadas e respeitadas algumas medidas de prevenção e segurança.

O despacho municipal refere que, apenas podem permanecer no interior do cemitério o máximo de 15 pessoas em simultâneo, recomendando-se um período máximo de permanência de 45 minutos, garantindo uma distância de segurança de dois metros e apenas podem assistir às cerimónias fúnebres os familiares directos, num limite máximo de 20 pessoas, garantindo de igual forma, uma distância de segurança de dois metros.

Na deslocação ao cemitério, passa a ser obrigatório o uso de máscaras de protecção, reiterando-se para a necessidade de se manter o distanciamento social, e não devendo ser partilhados materiais de higiene e limpeza, tais como vassouras, baldes, produtos de limpeza, etc.

Agradecendo a compreensão de todos, o edil paivense Gonçalo Rocha, realça o respeito que todos têm demonstrado no cumprimento das medidas que têm sido adoptadas neste momento difícil da nossa vivência, destacando que os paivenses são gente resiliente e são um grande exemplo para o País!

Também amanhã serão reabertos os cemitérios do território da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão, localizados em Oliveira do Arda, Pedorido, Póvoa, Raiva e Paraíso, bem como das freguesias de Santa Maria de Sardoura, S. Martinho, Real, Bairros e Fornos.

Carlos Oliveira

Orçamento Participativo de Góis

Ficheiro:Igreja de Góis - Exterior.jpg – Wikipédia, a enciclopédia ...
A terceira edição do Orçamento Participativo de Góis já iniciou! Este ano o processo irá decorrer na íntegra na plataforma eletrónica do Orçamento Participativo de Góis (Orçamento Participativo Jovem - https://opjovem.cm-gois.pt/  e Orçamento Participativo Geral - https://opgeral.cm-gois.pt/).
A Câmara Municipal de Góis considera fundamental a participação dos/as cidadãos/ãs na tomada de decisão de uma parte do orçamento municipal. Este processo permite a intervenção informada, ativa e responsável por parte dos/as cidadãos/ãs naturais, residentes, trabalhadores/as e estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais. Este ano, à semelhança do ano passado, a Câmara Municipal de Góis disponibiliza 50.000,00€ para o Orçamento Participativo de Góis, nomeadamente: 30.000,00€ para o Orçamento Participativo Jovem e 20.000,00€ para o Orçamento Participativo Geral.
Se tens entre 16 e 35 anos apresenta uma proposta ao Orçamento Participativo Jovem.
Se tens mais de 35 anos apresenta uma proposta ao Orçamento Participativo Geral.  
As etapas do Orçamento Participativo de Góis são:
• 1 a 10 de maio de 2020 – Esclarecimento de dúvidas
• 11 a 20 de maio de 2020 – Apresentação de Propostas Plataforma do OP Góis
• 21 a 23 de maio de 2020– Análise preliminar das propostas apresentadas na Plataforma do OP Góis
• 25 a 31 de maio de 2020 – Votação das propostas na Plataforma OP Góis.
• 1 de junho a 31 de agosto de 2020  – Fase de análise técnica e discussão pública
• 1 a 31 de setembro de 2020 – Votação das propostas
• A partir de outubro de 2020 – Apresentação Pública dos resultados
Outubro de 2020  – Aprovação dos documentos previsionais
• Dezembro de 2020  – Avaliação do processo
•  Ano de 2021 – Execução dos projetos 
Informações Online na plataforma do Orçamento Participativo de Góis.
Esclarecimento de dúvidas através dos seguintes contactos:
• 235 770 110;
Email do Orçamento Participativo Jovem - opjovem@cm-gois.pt;
Email do Orçamento Participativo Geral - opgeral@cm-gois.pt.
 
Orçamento Participativo de Góis 2021 - Participa!

Investigadores exploram possível ferramenta inovadora na terapia da doença de Alzheimer


Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) descobriu um possível novo alvo terapêutico para a doença de Alzheimer que poderá representar um passo importante para o tratamento desta doença neurodegenerativa.

Atualmente sem terapias eficazes, a doença de Alzheimer é um dos maiores problemas de saúde mundial, tendo um grande impacto económico e social. Caracteriza-se pela progressiva degeneração e morte dos neurónios, especialmente na zona do hipocampo, a região do cérebro responsável pela formação e consolidação de memórias. Acredita-se que a perda de função dos neurónios desta região estará na base da perda de memória observada na doença.

Deste modo, o estudo, já publicado na revista científica Molecular Therapy - Nucleic Acids, procurou microARNs (pequenas sequências genéticas com um papel regulador nas nossas células) que fossem possíveis alvos terapêuticos inovadores para a doença de Alzheimer, tendo filtrado o microARN-31 como alvo promissor para este tipo de estratégias.

Este trabalho teve como objetivo principal «estudar se seria possível obter, através da modulação de um microARN específico, um efeito benéfico num modelo animal da doença de Alzheimer. Queríamos observar se aumentar os níveis do microARN-31 – já identificado em quantidades mais baixas no plasma de doentes, comparando com pessoas saudáveis da mesma idade - traria benefícios relevantes não só no que diz respeito às características histopatológicas da doença, como ao nível das alterações comportamentais características da patologia», afirma Ana Luísa Cardoso, coordenadora do projeto.

Para avaliar os efeitos benéficos do microARN-31, a equipa de investigadores recorreu a um modelo animal de ratinho para o estudo da doença de Alzheimer, utilizando apenas fêmeas. Após injeção de um vírus geneticamente modificado que forçasse a expressão do microARN-31, foram avaliados marcadores da doença, como a acumulação de placas beta amilóide (aglomerados tóxicos de um peptídeo, característicos da doença) no cérebro dos animais, assim como a perda de função neuronal na zona do hipocampo. Realizaram-se também ensaios comportamentais, para aferir se o microARN-31 poderia prevenir a perda de memória associada à doença de Alzheimer.

«Uma das principais fases deste estudo focou-se no desenvolvimento de uma estratégia lentiviral, ou seja, uma ferramenta de expressão de um vírus, capaz de entregar o microARN-31 aos neurónios e passível de ser entregue no cérebro do modelo animal da doença de Alzheimer. Posteriormente, quisemos avaliar a deposição de placas beta amilóide, a função neuronal e o comportamento dos animais após a injeção do microARN, e avaliar se existiam melhorias quando comparado com animais não tratados com a sequência genética», explica Ana Teresa Viegas, primeira autora do estudo.

«Observámos que a expressão deste microARN no hipocampo dos animais levava a uma diminuição da deposição de placas beta amilóide, especialmente na zona do subículo – pequena área do hipocampo responsável pela memória de trabalho. Também verificámos que, comparando com os animais não tratados, os animais que receberam o microARN-31 apresentavam menores défices neste tipo de memória, que é recrutada em tarefas simples do dia-a-dia, não implicando vários processos de aprendizagem. Simultaneamente, observámos menores níveis de ansiedade e de inflexibilidade cognitiva – características observadas nos humanos em fases iniciais da doença», realça Ana Teresa Viegas.

A opção de realizar o estudo em modelos animais fêmeas pretendeu «mostrar a relevância de se focarem alguns estudos de doenças neurodegenerativas no sexo feminino, porque, especialmente no caso da doença de Alzheimer, esta é mais prevalente em mulheres, e a grande maioria dos estudos são ou foram feitos em animais machos, ignorando possíveis diferenças entre sexos. Por outro lado, o estudo também abordou, em termos comportamentais, tópicos que não temos visto abordados noutros estudos, como a inflexibilidade cognitiva, sendo que a maioria dos mesmos se focam na memória a longo prazo”, refere Ana Luísa Cardoso.

Na próxima fase do estudo, a equipa vai procurar compreender como a utilização deste microARN-31 poderá ser útil para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para outras doenças neurodegenerativas e explorar melhor como é que esta sequência exerce os efeitos protetores observados. Vai igualmente estudar o papel deste microARN em outros modelos da doença que sejam mais facilmente transponíveis para o ser humano.

Este estudo, que contou ainda com a participação de Vítor Carmona, Elisabete Ferreiro, Joana Guedes, Pedro Cunha, Ana Maria Cardoso, Luís Pereira de Almeida, Catarina Resende de Oliveira e João Peça - também investigadores do CNC - e com a colaboração de João Pedro de Magalhães, investigador da Universidade de Liverpool, Reino Unido, foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pela Bial e pelo programa de ações Marie Curie.

O artigo, intitulado “MiRNA-31 improves cognition and abolishes amyloid-Beta pathology by targeting APP and BACE1 in an animal model of Alzheimer’s disease”, pode ser consultado em: 10.1016/j.omtn.2020.01.010.


Cristina Pinto

CMA lança Fase 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica


Mais 11 Ações e 34 Medidas, Mais 2 Milhões de Euros 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) divulga publicamente a Fase 2 do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”, que assume um valor de dois milhões de euros, distribuídos por mais 11 Áreas de atuação e com 34 Medidas de apoio e uma Operação Especial, que se somam às que integraram a Fase 1.
A concretização das Ações e Medidas que integram este Programa e que são assumidas a 100% pela receitas próprias da CMA, só é possível devido à execução e avaliação muito positiva do Programa de Ajustamento Municipal (PAM) em desenvolvimento, devidamente contratado com o Fundo de Apoio Municipal (FAM), que permite a assunção das despesas acima referidas com efeitos reportados a 12MAR20.
No que respeita à dimensão financeira deste Programa, a Fase 1 e a Fase 2, têm uma verba adstrita para sua utilização de despesa, de reserva para despesa e de perda de receita, no valor total de cerca de Cinco Milhões de Euros (valor acumulado de março a agosto 2020), para um total de 21 Ações e 66 Medidas e uma Operação Especial.
Neste âmbito é importante anotar que a aquisição de bens e serviços nesta operação de Combate ao Covid-19, tem sido onerada por uma taxa de IVA de 23%, que o Governo e o seu Ministério das Finanças insiste em aplicar, e que já determinou o pagamento pela CMA de um valor total de cerca de 300.000€ de IVA, a maior parte do qual na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que são entregues às IPSS e aos Bombeiros, esperando-se no entanto a restituição desse valor no quadro de nova legislação cuja publicação se aguarda.

Programa de Apoio em Três Fases
O “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica” é definido em três fases que se complementam e sobrepõem, cada uma estruturada e implementada em três momentos diferentes.
A Fase 2 que o documento anexo assume, aprovada formalmente a 30ABR20, dá continuidade a muitas das Ações e Medidas da Fase 1 (aprovada a 07ABR20 com efeitos a 12MAR20), integrando-as nesta Fase e complementando-as com outras de maior profundidade e abordagem transversal, já com impacto na dinamização da atividade socioeconómica, perspetivando uma transição para a Fase 3 de relançamento da atividade social e económica, que ainda não possível calendarizar por força das condicionantes do desenvolvimento da Pandemia do Covid-19.

Fase 2 / Apostas Principais
A Fase 2 do Programa assume uma Operação Especial muito importante: intensificar o trabalho que visa a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico (nos terrenos dos antigos armazéns da CMA e do velho Estádio Mário Duarte), e de qualificação profunda da estrutura edificada e de equipamento existente (as atuais instalações), integrando as aprendizagens já assumidas na gestão do Combate ao Covid-19, no âmbito da Parceria existente e formalizada a 12 de outubro de 2016, entre a CMA, o CHBV, a UA, e o Governo (representado pela ARSCentro / Ministério da Saúde), assim como dos compromissos assumidos pela CIRA, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e pelas Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários.
Com esta obra de ampliação e qualificação, Aveiro vai ter o novo Hospital de que tanto necessita.
O trabalho de verdadeira e ativa equipa que temos realizado no Combate ao Covid-19, com muito bons resultados, entre a CMA, o CHBV, a UA, a CIRA e o ACeS-BV, veio demonstrar ainda com mais evidência que temos capacidades relevantes em termos Institucionais e de Recursos Humanos, e que temos de ter um Hospital de Aveiro e também na Região de Aveiro (Aveiro + Águeda + Estarreja) que tenha as devidas e modernas condições físicas e de equipamento que merecemos e exigimos, ao serviços dos Cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de turismo e de cultura.
Fase 2 do Programa integra Ações e Medidas em áreas novas como a Educação, Associativismo, Cultura, Juntas de Freguesia, Associações Empresarias e PME’s, EPI aos Cidadãos, Cooperação com a Universidade de Aveiro, entre outras, destacando nesta súmula algumas delas:

Educação:
  1. Disponibilização de 420 computadores para empréstimo a Alunos Carenciados;
  2. Disponibilização de um serviço de consultas da especialidade de Psicologia;
Cultura:
  1. Abertura dos Museus e Salas de Exposições a partir de 18 de maio e do Teatro Aveirense a partir de 01 de junho, com limitação do número de acessos e disponibilização de máscara cirúrgica a cada Cidadão visitante até julho;
  2. Apoio logístico e financeiro extraordinário às Juntas de Freguesia no âmbito das suas ações de Combate à Pandemia do Covid-19;
Associações Empresarias e PME’s
  1. Cooperação com as Associações Empresarias e PME’s para apoiar as Empresas a conhecer e aceder aos apoios do Governo e da União Europeia, assim como a partilhar recursos, com especial atenção para as micro e as pequenas Empresas;
EPI para a População:
  1. Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, nomeadamente Máscaras, a universos específicos de Cidadãos, nomeadamente a Inquilinos CMA de Habitação Social, Cidadãos Clientes de Mercados Municipais, Visitantes de Museus, Espectadores do Teatro Aveirense, entre outros.

Gabinete de Apoio Covid-19
Durante a presente semana entra em funcionamento um Gabinete de Atendimento e Apoio aos Cidadãos para a gestão da aplicação deste Programa “PAAASE 2020”, que denominaremos de “Gabinete de Apoio Covid-19” da CMA, de forma a organizar devidamente as respostas às solicitações e às necessidades dos Cidadãos, com Linha Verde Telefónica e E-mail dedicado e espaço específico no site da CMA:
-» Linha Verde 800 210 139.
Este serviço vem complementar a ação da “Equipa de Gestão Covid-19” que se encontra em funções no âmbito do Plano de Contingência da CMA, gerindo a frente das operações de logística no Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, e todos os sistemas de comunicação e gestão que estão disponíveis nas várias Unidades Orgânicas da CMA e que vão continuar disponíveis e a funcionar com toda a normalidade.

Saudação
Queremos Saudar os Profissionais de Saúde, as Entidades Parcerias Públicas e Privadas, os Cidadãos Voluntários, as Empresas doadoras, a Comunicação Social, por todo o trabalho feito e por todas as ajudas partilhadas, assim como Todos os Cidadãos Aveirenses pelo seu relevante contributo individual e de comunidade, motivando-os a Todos a continuarmos Juntos nesta Equipa de Combate contra o Covid-19, numa luta intensa e dura, que seguramente vamos Ganhar, reiterando o compromisso da CMA de se manter a trabalhar com elevada intensidade e determinação nesta Equipa e neste Combate, onde Todos os contributos são Muito Importantes.

Serpa | Câmara apresenta medidas de desconfinamento

Serpa, Portugal - Polarsteps

Desde o primeiro momento que a Câmara Municipal de Serpa está a acompanhar todos os desenvolvimentos relativos à Covid 19, e a partir do momento em que ativou o Plano de Contingência do Município, no passado dia 11 de março, tem feito um trabalho de ajuste de todas as medidas, sempre em consonância com as diretivas das autoridades de saúde. 

Neste momento, e depois de anunciado o plano de desconfinamento, no passado dia 30 de abril, o Município voltou a realizar alguns ajustes, nomeadamente implementando novas formas de proteção, em especial dos seus trabalhadores que, em breve, irão estar em contacto com o público. 

Assim, e apesar de as bibliotecas já poderem abrir no dia 4, a Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra só irá reabrir ao público no próximo dia 12 de maio, depois de implementados mecanismos de segurança e de definidos critérios de admissão. 

Os serviços de atendimento vão manter a regra dos atendimentos presenciais somente mediante marcação prévia, que só se realizarão caso o munícipe utilize uma máscara ou viseira de proteção. Além destas medidas, vão ser instalados separadores acrílicos, como barreira de proteção, entre trabalhadores e público. 

O Castelo de Serpa, o Museu Municipal de Arqueologia e a Galeria Municipal de Arte Contemporânea irão reabrir ao público, depois de estarem garantidas todas as condições de segurança, no próximo dia 18 de maio. 

Para já, os serviços do Município vão abrir gradualmente, sendo que se mantém a jornada continua para todos os trabalhadores durante o mês de maio. 

De referir que a Câmara Municipal de Serpa já adquiriu viseiras para todos os trabalhadores, bem como máscaras e álcool gel suficientes para que estejam reunidas as condições de segurança para que se regresse ao trabalho presencial nos espaços e edifícios municipais. 

O Município de Serpa sublinha que vai continuar a acompanhar e a seguir todas as normas de segurança, pelo que estas medidas agora anunciadas podem ser alteradas sempre que se justifique, de forma a garantir a segurança de todos.

Arranca este mês a transfusão de plasma convalescente



António Sales anunciou que vai arrancar em maio a transfusão de plasma convalescente no país, um processo que, disse, tem mostrado resultados positivos noutros países, como por exemplo na China. Para este procedimento, que será feito de forma “anónima, benévola e voluntária”, serão selecionados potenciais dadores entre os recuperados, explicou Maria Antónia Escoval, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), também presente na conferência de imprensa. Os interessados poderão inscrever-se no site do IPST.

Plano de Desconfinamento Municipal já está em vigor em Mira

Aluguer para férias Mira - Coimbra . Casas de férias e apartamentos
Já estão a ser implementadas as diversas medidas no Concelho...
Estas medidas vigoram entre os dias 5 de e 17 de Maio sendo. Durante esse período, será feira a devida avaliação das mesmas.
São elas:
  • Oferta de Máscaras sociais a toda a população e Viseiras ao comércio local;
  • Reabertura do atendimento presencial mediante marcação prévia via telefone do Município (231480550), sendo o uso obrigatório de máscara (para funcionários e munícipes), nos seguintes locais: Paços do Concelho, Mira Center, Ação Social, Gabinete de Inserção Profissional, Espaço do Cidadão, Biblioteca, Arquivo, Piscina Municipal). Os locais não referidos continuam encerrados;
  • A obrigação de aguardar vez no exterior dos edifícios;
  • Manutenção do distanciamento social, durante o atendimento e nas filas de espera;
  • Abertura do Cemitério Municipal aos sábados e domingos entre as 09:00 e as 13:00 horas com as entradas devidamente controladas.
NOTA IMPORTANTE:
Continuam suspensos os seguintes serviços e atividades:
Gira em Mira;
Feiras;
Utilização de Parques Infantis e de Fitness;
Universidade Sénior;
Eventos e Iniciativas Municipais.

SANTO ÂNGELO DE JERUSALÉM

Neste dia 5 de maio celebramos este grande santo, filho de judeus convertidos, grande pregador e um dos primeiros frades carmelitas na Sicília, hereges o martirizaram por defender a fé católica
Plinio Maria Solimeo

Segundo a legenda áurea que cerca a vida de Santo Ângelo, um casal de judeus de Jerusalém teve uma visão da Santíssima Virgem na qual Ela lhes declarou que o Messias já havia chegado e que era seu Filho, exortando-os a crer n’Ele. Tocados por essa aparição, marido e mulher se dirigiram ao patriarca de Jerusalém, Heráclio de Cesareia, que os colocou entre os catecúmenos; e, uma vez instruídos, ministrou-lhes o batismo com os nomes de José e Maria.

A Palestina estava então em poder dos cruzados. O Reino Latino de Jerusalém, criado em 1099 pela Primeira Cruzada, esteve a cargo de Godofredo de Bulhão, que adotou o título de Advocatus Sancti Sepulchri (Defensor do Santo Sepulcro) em vez de rei, alegando que nenhum homem deveria usar uma coroa onde Jesus havia sido coroado de espinhos. Esse Reino foi extinto em 1291, quando os últimos cruzados foram expulsos da Terra Santa.

Em 1185 falecia na Cidade Santa o heroico Balduíno IV, o Leproso, que fora rei de Jerusalém de 1174 até sua morte. Como diz um erudito historiador, “o reino desse infeliz jovem, de 1174 a 1185, não foi senão uma longa agonia. Mas uma agonia a cavalo, face ao inimigo, toda enrijecida no sentimento da dignidade real, do dever cristão e das responsabilidades da coroa nessas horas trágicas em que o drama do rei correspondia ao drama do reino”.1
O Monte Carmelo, berço da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, marca na Palestina os confins entre a Galileia e a Samaria, terminando no promontório homônimo que forma o Golfo de Haifa

Educados nas ciências divinas e humanas

Nesse mesmo ano de 1185, Maria deu à luz dois gêmeos, que receberam no batismo os nomes de Ângelo e João. Embora seus pais tenham morrido quando os filhos eram pequenos, eles os haviam deixado sob a tutela do Patriarca que os batizara. A sede do patriarcado de Jerusalém era na igreja do Santo Sepulcro, na arquidiocese criada quando a Cidade Santa passou para o poder dos cruzados, a qual possuía quatro dioceses sufragâneas: Tiro, Cesareia, Nazaré e Petra. Quando os dois irmãos tinham apenas dois anos, em 1187, Saladino invadiu Jerusalém e a Sé foi transferida para Acra.

O arcebispo Heráclio, como verdadeiro homem de Deus, educou nas ciências e na virtude os dois órfãos, como se fossem seus próprios filhos. Ângelo e João corresponderam aos desvelos de seu tutor, mostrando desde cedo grande propensão à virtude e extraordinários dons intelectuais. Aos 15 anos Ângelo já falava grego, latim e hebraico.

No convento do Monte Carmelo

Quando os dois irmãos completaram 18 anos, o Patriarca, prevendo seu fim próximo, propôs-lhes que se tornassem religiosos carmelitas, o que eles fizeram, ingressando no convento da Ordem em Jerusalém. Desejosos, porém, de levar uma vida ainda mais perfeita, obtiveram dos superiores licença para se transferirem para o mosteiro do Monte Carmelo, onde se juntariam aos eremitas que lá viviam em penitência e contemplação. Tal foi o fervor com que ambos se entregaram à vida de santificação, que começaram a fazer muitos milagres, como é atestado na Crônica da Ordem.

O Monte Carmelo, berço da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, marca na Palestina os confins entre a Galileia e a Samaria, terminando no promontório homônimo que forma o Golfo de Haifa. A Ordem Carmelitana lá fundada, inicialmente contemplativa, transformou-se em mendicante ao introduzir-se no século XIII no Ocidente, segundo a regra de Santo Alberto, Patriarca latino de Jerusalém. Esse santo ajudou muito na sua fundação em 1209, bem como na redação de suas regras por volta de 1214.

No convento do Monte Carmelo, os dois irmãos fizeram sua profissão nas mãos do Prior Geral, São Brocardo, que governou os carmelitas por 52 anos e faleceu aos 80. Ele se tornou famoso por seus milagres, ressuscitando um jovem que depois se fez monge carmelita com o nome de Frei Jonas.

Grande taumaturgo

Aos 25 anos, Santo Ângelo foi mandado de volta a Jerusalém para ser ordenado sacerdote. Seu irmão viria a se tornar mais tarde Patriarca da Cidade Santa.

A legenda narra que Ângelo, em sua viagem de volta a Jerusalém, tinha que atravessar o rio Jordão. Mas, como as chuvas haviam-no feito transbordar, deixando muitas pessoas esperando às suas margens, o santo convidou então umas sessenta pessoas a rezarem a Deus, pedindo que os socorresse pelos méritos dos Santos Elias e Eliseu. Imediatamente as águas baixaram, e todos atravessaram o rio a pé enxuto.

São inúmeros os milagres operados pela intercessão desse santo enquanto esteve em Jerusalém, como que participando da força taumatúrgica dos profetas Elias e Eliseu.

 Entre os muitos milagres que lhe são atribuídos, podemos citar: fazer retornar à superfície um machado caído na água; a travessia do rio Jordão a pé enxuto, como vimos; a cura de leprosos; a ressurreição de mortos; e fazer cair fogo do céu.São Domingos e São Francisco, representados no quadro, se encontraram com Santo Ângelo na catedral de São João de Latrão.

Encontro de três santos

No século XIII viveram São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão, os dois grandes santos cujas Ordens religiosas — dos Frades Menores e dos Dominicanos — deram grande empuxe espiritual à Santa Igreja na Idade Média. Ângelo foi enviado a Roma para pedir ao Papa Honório III (o mesmo que confirmou a Ordem Franciscana) a aprovação da nova e definitiva Regra do Carmelo. Entretanto, esse Pontífice só a aprovou inicialmente em 1226, sendo ela depois confirmada por Gregório IX em abril de 1229. Pelo que é provável que nessas datas o santo já tivesse sofrido o martírio.

Na Cidade Eterna, aonde tinham ido para tratar da aprovação de suas Ordens, São Domingos e São Francisco se encontraram com Santo Ângelo na catedral de São João de Latrão. O Poverello de Assis, apontando para ele, disse ao fundador dos dominicanos, fazendo um jogo de palavras com o nome Ângelo (anjo): “Eis um Anjo de Jerusalém; seu nome está já inscrito no Céu, como mártir”. Dizendo isso, avançou até ele e lançou-se a seus pés. Santo Ângelo, reconhecendo São Francisco por inspiração divina, ergueu-o e disse-lhe: “Que felicidade encontrar-vos, Irmão Francisco, a vós que sois um homem verdadeiramente humilde, e que mereceis portar as marcas sagradas da nossa Redenção!”. Os três santos então se uniram num abraço.

Combate aos hereges cátaros

Após pregar com muito proveito em São João de Latrão, Santo Ângelo foi enviado à Sicília, a qual estava infestada pelos hereges cátaros. Essa heresia se propagara do Oriente para o Ocidente depois do ano 1000. Era uma seita gnóstica que concebia uma luta entre dois princípios antagônicos — o do bem e o do mal —, afirmando que o mundo procedia do mal. Por isso condenava radicalmente tudo quanto é carnal e terreno, o que levava muitos de seus mais fanáticos a morrerem de fome. Eram contra o matrimônio, razão pela qual os “perfeitos” se abstinham das práticas sexuais a ele inerentes, mas aprovavam as uniões livres. Negavam a ressurreição da carne, eram vegetarianos e condenavam a propriedade privada. Essa total rejeição do mundo, enquanto origem de todo o mal, não deixava lugar para a Redenção e a caridade.

Essa seita herética estava em fase de expansão em todo o Ocidente cristão, assumindo no período em que viveu Santo Ângelo várias denominações nos países em que se encontravam: albigenses, búlgaros, patarinos, publicanos. O santo não só pregava aos cátaros, mas também aos judeus, obtendo inúmeras conversões.

Martirizado como vingança do herege

Na Sicília, Santo Ângelo foi para a cidade de Alicata, sede de muitos hereges daquela seita. Lá havia um conde de nome Berengário, muito respeitado em todo o país, apesar de obstinado cátaro. Levava uma vida extremamente escandalosa, vivendo em incesto com Margarida, sua própria irmã. O santo foi até eles e exprobrou-lhes privadamente a vida infame, incitando-os ao arrependimento. Margarida, tocada pela graça, rompeu a relação pecaminosa e se converteu, mas Berengário permaneceu impassível. Como as admoestações em privado não surtiram efeito, o santo o repreendeu publicamente, ameaçando-o com os castigos de Deus. E o fez com tanta energia, que até os mais íntimos confidentes do conde o abandonaram. Este jurou vingar-se.

A data do martírio de Santo Ângelo é controvertida. Enquanto vários hagiógrafos a dão como ocorrida em maio de 1220 ou 1226, outros, como o Martirológio Romano Monástico, a fixam para o ano de 1225. Seja como for, ao sair ele da Missa que celebrara na igreja de São Felipe e São Tiago, foi atacado por sicários do conde, que o feriram com cinco golpes de espada, enquanto ele dizia: “Senhor, em vossas mãos encomendo meu espírito”. Muito ferido, foi transportado para uma casa vizinha. Quatro dias depois, dia 5 de maio, entregou sua alma indomável a Deus, após recomendar aos fiéis que perdoassem o assassino.

Segundo a tradição, Berengário pôs fim aos seus crimes e à sua miserável vida, enforcando-se em sua casa. Ângelo foi sepultado na mesma igreja de São Felipe e São Tiago. Seu sepulcro logo se tornou lugar de peregrinação, e seu culto difundiu-se rapidamente. A Ordem do Carmo passou a venerá-lo como santo, pelo menos a partir de 1456, e o Papa Pio II (1405-1464) aprovou seu culto.

Em 1657 a região foi assolada por uma peste, o que levou os habitantes do vice-reinado de Nápoles a implorar a proteção de Santo Ângelo. Alicata foi poupada da peste, e em agradecimento seus habitantes construíram uma nova igreja — Santa Maria do Monte Carmelo — para acolher as relíquias do Santo, o que se deu em 1662.

Os frades carmelitas difundiram a devoção a Santo Ângelo, primeiro na Europa, depois nas Américas. Ele se tornou padroeiro de muitas localidades, inicialmente na Itália e depois em outras regiões da Europa. Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas e dando seu nome a aldeias que se formavam. Seu culto também chegou ao Brasil, onde há cidades que o têm como patrono. Sua veneração se manteve até nossos dias, sendo invocado pelo povo devoto em suas dificuldades.

Defensor do direito de Deus na lei natural
Casa na qual, segundo a tradição popular, Santo Ângelo residiu em março de 1220

“Na Suma Teológica, São Tomás de Aquino afirma que a lei natural é ‘a participação da lei eterna na criatura racional’. Segundo ele, graças a uma disposição inata — ‘sinderese’ —, o homem tem o ‘conhecimento habitual’ dos primeiros princípios da lei natural, inscritos por Deus em sua alma. Nesta perspectiva, defender a lei natural — que não é senão a participação da lei eterna na criatura racional — equivale a defender os direitos de Deus e, no final, a defender Deus.

“A partir daí, podemos entender a gravidade dos pecados cometidos contra a lei natural, o que também explica por que a Igreja conta entre seus mártires não apenas aqueles que derramaram seu sangue para a defesa da fé, mas também para a lei divina. Por exemplo, São João Batista, São Tomás Morus, São João Fisher, que defenderam a indissolubilidade do casamento e a lei natural.

“Dois santos que a Igreja comemora a 5 e 7 de maio trazem este glorioso halo: Santo Ângelo de Jerusalém e Santo Estanislau, Bispo de Cracóvia”.2 Ambos deram a vida em defesa dessa lei natural, ou seja, dos direitos de Deus sobre as criaturas.3

ABIM
________________
Notas:
Fonte: Revista Catolicismo, Nº 833, Maio/2020.
  1. René Grousset, Histoire des Croisades et du Royaume Franc de Jérusalem, Paris, Librairie Plon, Les Petits-Fils de Plon et Nourrit, 1935, p. 610.
  2. http://www.correspondanceeuropeenne.eu/2016/06/20/saintete-les-martyrs-de-la-loi-naturelle-saint-ange-et-saint-stanislas/
  3. Outros sites consultados:
http://www.santiebeati.it/dettaglio/51875
https://cleofas.com.br/55-santo-angelo/
https://fr.wikipedia.org/wiki/Ange_de_J%C3%A9rusalem