quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

DGS desaconselha uso de cigarros eletrónicos e tabaco aquecido

Resultado de imagem para DGS desaconselha uso de cigarros eletrónicos e tabaco aquecido
Observador
Os cigarros eletrónicos e o tabaco aquecido não são seguros. Apresentam riscos para a saúde e não devem ser consumidos, alertam as autoridades de saúde portuguesa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) revelaram, esta quinta-feira, que a doença pulmonar crónica está associada à utilização de cigarros eletrónicos ou "vaping". A Comissão Europeia está a estudar medidas a adotar.
Em comunicado conjunto, estas entidades citam os casos registados, nos Estados Unidos, de doença pulmonar graves, incluindo mortes, relacionados com o consumo destes produtos. As duas entidades emitiram um conjunto de recomendações, entre as quais que cigarros eletrónicos, com ou sem nicotina, nunca devem ser usados, particularmente por jovens, jovens adultos ou mulheres grávidas. E, caso sejam usados por quem está a tentar deixar de fumar, avisam que não devem voltar ao tabaco tradicional.
Até 21 de novembro, dizem, foram identificados pelo centro de controlo e doenças (CDC) norte-americano 2290 casos de doença pulmonar grave, incluindo 47 óbitos. Casos semelhantes estão atualmente em investigação no Canadá, Filipinas, Bélgica e Suécia. "Esta situação tem vindo a ser discutida a nível da Comissão Europeia, em termos de avaliação e gestão de risco e eventuais medidas a adotar", lê-se no documento.
Atualmente existe " uma grande diversidade de líquidos utilizados em cigarros eletrónicos, com e sem nicotina, e com diferentes tipos de aroma no mercado", sublinham a DGS e o SICAD. Porém, "embora a investigação destes casos não esteja ainda concluída, o acetato de vitamina E, o canabidiol e outros derivados de canábis, e o diacetil parecem ser substâncias associadas a estas lesões pulmonares".
É também desaconselhado o uso de cigarros eletrónicos, particularmente os que têm líquidos contendo canabidiol e outros derivados de canábis, acetato de vitamina E e diacetil, sendo os consumidores avisados para não adicionarem quaisquer substâncias aos líquidos para cigarro eletrónico legalmente comercializados nem comprem líquidos fora dos circuitos legais.
Os adultos que usam cigarros eletrónicos para deixar de fumar não devem voltar a fumar, recomendando a DGS e o SICAD que os consumidores devem "estar atentos e procurar um médico imediatamente se desenvolverem os seguintes sintomas: tosse, falta de ar, dor no peito, febre, calafrios, náuseas, vómitos, dor abdominal ou diarreia".
Os sintomas podem desenvolver-se ao longo de alguns dias, ou ao longo de várias semanas.
Fonte: JN
Foto: DR

Algarve | Câmara de Faro investe quase 2,7 milhões de euros em três obras

A Câmara de Faro abriu concurso para a execução de três obras, envolvendo um investimento total de 2,7 milhões de euros.
Os avisos de abertura de concurso, hoje publicados em Diário da República, referem-se à construção do Centro Cultural e de Inovação da Bordeira, à construção do troço entre a avenida 25 de abril e Estrada da Penha da 3ª Circular e à requalificação da Mata do Liceu.
A construção do Centro Cultural e de Inovação da Bordeira deverá implicar um investimento máximo de 1,1 milhões de euros. No documento refere-se que se pretende “a construção de um edifício de âmbito cultural e recreativo com o intuito de promover e divulgar a identidade do povoado, através de manifestações artísticas no âmbito da música, teatro e trabalhos de cantaria”.
A nível do espaço exterior “destaca-se adjacente ao bar um espaço destinado a esplanada e na zona imediatamente posterior ao edifício, circundado pela rampa de acesso à cave, uma área também ela destinada a exposição de peças de cantaria de maior porte”.
Uma vez adjudicada, a obra deverá ficar concluída no prazo de 540 dias.
A construção do troço entre a avenida 25 de abril e Estrada da Penha da 3ª Circular deverá custar 805 mil euros, sendo o prazo de conclusão de 270 dias.
Através desta obra pretende a autarquia “dar continuidade à parte da avenida 25 de abril já executada, de forma a criar a sua conexão com a Estrada da Penha, através de uma rotunda. Os trabalhos compreendem, para além de intervenções no tramo existente, intervenção nos acessos pedonais às Ruas António Gedeão e Rua das Amendoeiras, bem como ao Bairro Mendonça”.
Quanto à empreitada de requalificação da Mata do Liceu, ela envolve, para além de outras intervenções,”a definição de um percurso principal, amplo, confortável e de grande amplitude visual, que irá concentrar os principais fluxos pedonais, evitando as dezenas de atravessamentos informais que surgiram com a degradação dos caminhos atuais”. O projeto define, ainda, que a pista “corta mato” existente na Mata vai manter-se com algumas alterações pontuais.
A obra vai custar praticamente 800 mil euros e, se tudo correr como previsto, deverá ficar concluída no prazo de 270 dias após a realização do contrato com a empresa que vencer o concurso agora lançado.

Algarve | Midas abre oficina em Portimão

A rede de oficinas automóvel Midas inaugura, esta sexta-feira, 6 de dezembro, em Portimão, a sua 80ª oficina.
Trata-se do terceiro espaço que a empresa passa a ter na região algarvia, juntando-se às oficinas de Faro e Albufeira. 
Em comunicado, a Midas refere que esta oficina inaugura também um novo conceito de loja e uma evolução do logotipo, com “uma abordagem mais focada nas pessoas”. 
Para a diretora de Marketing da Midas, Cláudia Antunes, “a abertura da oficina Midas de Portimão é um sinal da confiança da nossa marca na região do Algarve. Ainda não estávamos presentes na zona do Barlavento e é uma enorme satisfação podermos atender os clientes desta geografia e chegar a cada vez mais consumidores nacionais. O Algarve tem condições muito favoráveis e esperamos obter rapidamente a confiança dos consumidores desta região”.
Midas perfaz este ano 18 anos a operar em Portugal. A empresa pertence ao grupo Top Challenge, que detém também as marcas Mr. Blue, Accessorize, Inglot e a start-up Mark Bellucci.

Algarve | Programa de promoção dos citrinos do Algarve nos mercados externos vai ser apresentado

A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve apresenta, esta sexta-feira, 6 de dezembro, o projeto de Promoção dos Citrinos do Algarve nos Mercados Externos.
A iniciativa decorrerá entre as 9 e as 13 horas, em Faro, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
Durante a sessão serão divulgadas as ações previstas no projeto de internacionalização, seguindo-se uma mesa redonda sobre a citricultura da região.
O programa é o seguinte:
09h00 – Receção dos Participantes
09h30 – Sessão de Abertura com Francisco Serra, Presidente CCDR Algarve e Sílvia Neves, vice-presidente da Direção da AlgarOrange
10h00 – Mesa Redonda com a participação de:
Sílvia Neves, Vice-presidente da Direção da AlgarOrange
Apresentação do projeto de Promoção dos Citrinos do Algarve nos Mercados Externos

Amílcar Duarte, Professor da UALG – Universidade do Algarve
Ameaças Fitossanitárias da Citricultura Algarvia

António Ramos, Coordenador das Dinâmicas Regionais da CCDR Algarve
Importância Estratégica para o Algarve deste Projeto SIAC

Gonçalo Santos de Andrade, Presidente da Portugal Fresh
Internacionalização e Tendências de Mercado

João Fernandes, Presidente da RTA – Região Turismo do Algarve
Algarve: Sinergias Turismo e Agricultura

Pedro Valadas Monteiro, Diretor Regional de Agricultura
Citricultura no Algarve. Que desafios?

11h00 – Coffee Break

11h20 – Continuação da Mesa Redonda
12h20 – Debate
13h00 – Encerramento

Algarve | Câmara de Silves tem orçamento de quase 52 milhões de euros

A Câmara de Silves vai ter, em 2020, um orçamento de 51,9 milhões de euros, valor que representa um acréscimo de 4,2 milhões de euros, comparativamente a este ano, cujo orçamento ascendeu a 47,7 milhões de euros.
A Requalificação do Jardim do Largo da República, a Conservação e Restauro da Ponte Velha e a Requalificação da Rua Atrás dos Muros em Silves são algumas das intervenções mais relevantes.
Fora da sede do concelho, destaque também para as obras de requalificação urbana das Ruas da Baixa de Armação de Pêra – 1.ª fase, do centro histórico de S. Bartolomeu de Messines, bem como a reabilitação de infraestruturas na Vila de Pêra, a construção do Polidesportivo de Tunes (2.ª fase), a pavimentação de Estrada na Ribeira Baixa/Ribeira Alta e a Repavimentação da Estrada Boião-Azilheira (2.ª fase).
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano foram aprovados, na Câmara com os votos favoráveis dos eleitos da CDU (4) e os votos contra dos vereadores do PSD (2) e PS (1).
Na Assembleia Municipal os documentos contaram com os votos a favor da bancada da CDU (13), 9 votos contra do PSD (5) e do PS (4) e 5 abstenções (3 do PSD, 1 do PS e 1 do BE).

Ria de Aveiro – Apreensão de 81 quilos de berbigão por captura em zona restrita

Resultado de imagem para ria de aveiro
Olhares - Sapo
A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 4 de dezembro, apreendeu 81 quilos de berbigão vulgar, Cerastoderma edule, por captura ilegal, na Ria de Aveiro.
No âmbito de uma fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura de moluscos bivalves na Ria de Aveiro, foi detetada uma embarcação a proceder à captura de berbigão em zona interdita.
Após a abordagem à embarcação, os militares verificaram que esta não estava registada e não possuía qualquer documentação ou licença de pesca, tendo sido apreendida juntamente com as artes e utensílios a bordo, dois ancinhos de mariscar, três potes em plástico e dois redenhos.
Foram identificados dois homens de 60 e 67 anos, e elaborados os respetivos autos de contraordenação por exercício da pesca em zona considerada interdita devido à presença de biotoxinas, cuja coima poderá chegar aos 25 mil euros, bem como pela falta de licença para a pesca profissional, cuja coima poderá ascender aos 50 mil euros.
Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.
Fonte: GNR

Região Norte | Iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Associação Comercial

ILUMINAÇÃO DA “ VILA NATAL”
INAUGURADA COM ESPECTÁCULO DE ÓPERA
Programa de animação estende-se até meados de Janeiro

A Vila de Natal é mais uma vez em Castelo de Paiva, e no primeiro dia de Dezembro, perante milhares de pessoas, a autarquia promoveu a cerimónia de inauguração da iluminação de Natal, seguindo-se um espectáculo de Ópera junto à Igreja Matriz, com o regresso dos “ Intermezzo “ ao concelho, em jeito de abertura oficial do programa de animação natalícia, que se vai estender até meados de Janeiro.
As actividades natalícias vão começar a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial, que se estende até meados do mês de Janeiro com a realização da actividade “ Sinais de Natal “ ( com programa próprio ), contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.
Na sua intervenção, alusiva à quadra festiva que se inicia, o presidente Gonçalo Rocha valorizou esta dinâmica para tornar a vila mais linda e atractiva, para que haja espírito natalício, potenciando que seja um local de encontro dos paivenses neste tempo de Natal e um forte incentivo para o comércio local ganhar clientes e ter oportunidades de negócio, agradecendo depois a colaboração de diversas entidades, desde logo a parceria com a Associação Comercial e Industrial, as colectividades locais, e a própria Academia de Música, fazendo questão de evidenciar este tempo de partilha e de solidariedade que a todos deve motivar, não sem antes mostrar a sua satisfação por ser possível inovar na Iluminação de Natal e não repetir os adereços festivos.
O programa da Vila de Natal continua no próximo Sábado, às 21h00 na Igreja de Fornos, com o Concerto “ Vocal Art Ensemble “, enquanto na tarde de Domingo, dia 8, momento mais emotivo do evento será a chegada do Pai Natal ao espaço do Largo do Conde e depois o seu périplo pelas ruas da vila, a partir das 14h30, realizando-se depois o Desfile de Pais Natal Motard, contemplando o programa deste dia uma degustação de Rabanadas de Natal e um espectáculo de Dança Hip Hop, para além da tradicional Feirinha de Natal, com insufláveis, aulas de zumba e pinturas faciais durante a tarde assim como será ainda inaugurada a Casinha do Pai Natal.
Para Domingo, dia 15, estão agendadas outras iniciativas, sempre com a presença do Pai Natal, registando-se logo pela manhã uma acção solidária com a Liga Portuguesa contra o Cancro, com a realização de uma prova de BTT de Natal, numa jornada desportiva que perspectiva boa adesão de participantes, procurando repetir o sucesso do ano transacto, bem como uma Caminhada pelas ruas da vila, sendo que, durante a tarde, haverá a apresentação do Bolo Rei Gigante que será oferecido a todos os presentes e a realização de Passeios a Cavalo e de Charrete.
Já na tarde do dia 22 de Dezembro, terá lugar a habitual distribuição de prendas a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho, acontecendo também a Feira Agrícola que celebra o seu 9º Aniversário, um Encontro Solidário TT, para além do habitual Mercado com Tendinhas de Natal com Animação Musical durante a tarde e a realização de Passeios a Cavalo e de Charrete.

Entretanto, estão abertas as inscrições para a participação no XXII Encontro de Cantares das Janeiras, actividade integrada no programa Sinais de Natal, que terá lugar na noite de 11 de Janeiro de 2020 no espaço do Auditório Municipal, estando agendada para o mesmo evento, a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações de Natal das rotundas do território paivense.

Recorda-se que, esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Associação Comercial e Industrial, que conta com o apoio da Academia de Música, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, de varias casas comerciais do concelho e entre outras entidades.


Carlos Oliveira

Tuna mista da ESAD-CR faz serenatas nos restaurantes das Caldas da Rainha


A TomaláTuna (tuna mista da ESAD-CR) vai fazer, este sábado, das 20h00 às 22h00, um percurso por restaurantes da cidade, a fazer serenatas, para alegrar as refeições dos caldenses e visitantes. 

Este vai ser mais um momento especial na programação do “Caldas, Rainha do Natal”, uma organização do município das Caldas da Rainha e da ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha, Óbidos e Oeste). 

A noite continua depois, a partir das 22h30, na Praça 5 de Outubro, com um programa de serenatas ao luar em homenagem à cidade. Do reportório fará parte a música original da tuna da ESAD-CR: “Caldas minha cidade”.

Site municipal distinguido em “Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”


A Câmara Municipal de Porto de Mós foi distinguida, ontem, dia 4 de dezembro, em Guimarães, com o terceiro lugar, na categoria de “Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”, no âmbito da apresentação do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, que avaliou os 308 municípios portugueses.

Porto de Mós foi, assim, distinguido a nível nacional, tendo sido o único município do distrito de Leiria premiado.

O prémio foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, que vê assim reconhecido o sítio da internet do Município de Porto de Mós, on line nesta versão desde dezembro de 2018.

O prémio foi atribuído pela AMA (Agência para a Modernização Administrativa), pela Universidade do Minho e pela Universidade das Nações Unidas (United Nations UniversitY UNU-EGOV – Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance).

O grupo de especialistas independentes avalia, anualmente, o desempenho dos sítios da internet das câmaras municipais, através dos seguintes parâmetros: Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; Serviços online; Participação.

Foram, também, apresentadas análises segmentadas, por dimensão da câmara Mmnicipal, e por grandes zonas, regiões NUTs II e distritos. O período de recolha e avaliação a que se reportou este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019.

Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu, ainda, o envio de mensagens de correio eletrónico para os serviços municipais, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição, dos 308 municípios.

A cerimónia foi presidida pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, estando presentes o Reitor da Universidade do Minho, um representante da Universidade das Nações Unidas e vários académicos de renome.


Patrícia Alves

Proença-a-Nova | Clube de Leitura recebeu Inês Cardoso na última sessão do ano

A jornalista e escritora Inês Cardoso, com raízes no concelho de Proença-a-Nova, foi a convidada deste mês do Clube de Leitura Aristóteles Lusitano que reuniu no dia 29 de novembro na Biblioteca Municipal. Alfredo Bernardo Serra, que fez a apresentação da autora, recuperou uma entrevista em que Inês Cardoso refere que os seus filhos são a sua grande inspiração para escrever livros como “Venci-te, Jeremias”, “Letras Caídas” ou “De Londres ao Porto numa Gaivota”. “É neste processo de relação presente e afetuosa com os filhos, na auréola da fantasia e no vaivém da imaginação, que se vão construindo as histórias contadas ao adormecer, histórias fabulosas que Inês Cardoso verte nos livros com a força da imaginação materializada no poder mágico da palavra escrita”, referiu. 

Apesar de serem livros para o público infantil, o que se destaca é que não utilizam uma linguagem infantilizada. Inês Cardoso refere que estes livros têm como objetivo promover o crescimento da criança, até pelos temas abordados. Por exemplo, em “Venci-te, Jeremias!” são os medos o tema principal, materializados no monstro Jeremias que acaba por ser vencido pela ternura. Neste caso, as ilustrações são de Catarina Alves, também com raízes em Proença-a-Nova; em Letras Caídas é Alexandra Brito que ilustra a história de um rapaz que tem a missão de voltar a ordenar as letras que saltaram do livro que estava a ler; “De Londres ao Porto numa Gaivota” é Rita M. Pereira que traduz em imagens a saudade de Sofia, a viver em Londres há 427 dias. 

No início da sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, relembrou Hélio Proença - pseudónimo de Victor Cardoso, autor de “Um Encantador Apelos das Raízes”, recentemente falecido, destacando a obra em que verseja sobre as aldeias do concelho. O Clube de Leitura Aristóteles Lusitano regressa no dia 30 de janeiro com a presença de Manuel Arouca, autor da telenovela Jardins Proibidos e de romances como Costa do Sol e O Jovem Surfista, que apresentará o seu mais recente livro de ficção “Lúcia, a última mensagem”. A sessão realiza-se às 21h00 na Biblioteca Municipal e tem entrada livre.

Porto de Mós | “Viver a União” foi o postal de Natal vencedor da XII edição do Concurso dos Postais de Natal


“Viver a União” foi o postal de Natal vencedor da XII edição do Concurso dos Postais de Natal do Município de Porto de Mós.

O trabalho vencedor foi elaborado pelo Jardim de Infância Nº2 de Mira de Aire e será a cara do Postal de Natal Oficial do Município.

Em segundo lugar ficou o Jardim de Infância de Serro Ventoso, com o trabalho “Família Natal” e em terceiro lugar o postal “Índia”, elaborado pelo 1º Ciclo do Instituto Educativo do Juncal.

A exposição dos trabalhos estará patente nas galerias do edifício dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h30.

Patrícia Alves

Conversa da treta CD1 1999

Zeca Afonso-Ao Vivo no Coliseu 1983

SANTIAGO CODINHA E RAFAEL PROFÍRIO - CAMPEÕES NACIONAIS NET

Final Nacional Drive Challenge - 1 dezembro 2019
A Final Nacional do Drive Challenge realizou-se no passado domingo, 1 de dezembro, onde só os melhores classificados gross de cada região do País (Norte, Centro, Tejo, Sul, Madeira e Açores) mediram forças contra o Campo de Golfe do Jamor. 

Nos 4 escalões, sub 18, 14, 12 e sub 10, o Clube de Golfe de Cantanhede estava representado em 3, pelo que a vitória presencial estava já garantida. A comitiva da zona centro, capitaneada pelo nosso treinador Tiago Jacob, conquistou o 4º lugar por equipas (90 pts) e ainda 2 troféus individuais: 

SUB 10 - SANTIAGO CODINHA (C.G.CANTANHEDE)
- 1º lugar Net - 50 pts!!! (o jogador que mais desceu o seu hcp)
- 3º lugar Gross - 32 pts. 

SUB 12 - PEDRO FERREIRA (Q. LÁGRIMAS)
- 3º lugar Net - 31 pts
- 5º lugar Gross - 19 pts 

SUB 14 - RAFAEL PROFÍRIO (C.G.CANTANHEDE)
- 1º lugar Net - 43 pts
- 3º lugar Gross - 31 pts 

SUB 18 - BERNARDO PINTO (C.G.CANTANHEDE)
- 5º lugar Net - 28 pts
- 5º lugar Gross - 27 pts

Conferência Internacional sobre o tema: “Apoio Psicossocial em Catástrofes – Desafios do Alojamento de Emergência”.

cid:image013.png@01D5178B.2DC02DC0
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conjunto com a German Federal Agency for Technical Relief e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, promove no próximo sábado, dia 7 de dezembroàs 09h00, em Carnaxide, a Conferência Internacional sobre o tema: “Apoio Psicossocial em Catástrofes – Desafios do Alojamento de Emergência”.

O evento, que conta com a participação de especialistas da Alemanha, Eslovénia, Itália, Portugal e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), vai promover a reflexão e o debate sobre a importância da intervenção psicossocial em cenários de catástrofe e os desafios que estes  colocam nas vertentes do alojamento de emergência.


Mais informações através Tel.: +351 214 247 100 

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede


Testemunho de vida de Rafael Ramos foi o 
mote de conferência motivacional


Um testemunho de vida de Rafael Ramos sobre a superação da deficiência foi o mote da conferência motivacional que se realizou na Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 4 de dezembro. A iniciativa decorreu no âmbito do programa de dinamização sociocultural Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, promovido pela autarquia cantanhedense, assinalando o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, que se comemorou a 3 de dezembro.
Na sessão esteve o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que destacou “a importância desta conferência que assinala a data dedicada a um assunto sempre atual e para o qual a sociedade precisa de encontrar respostas favoráveis à integração daqueles que enfrentam quaisquer tipos de limitações”. Referindo-se ao testemunho de Rafael Ramos, o autarca enalteceu “a coragem de um jovem que, apesar da sua deficiência, não se deixou vencer pelas circunstâncias adversas que marcaram a sua vida, constituindo um excecional exemplo humano que a todos deve fazer refletir”.
A sessão foi gravada pela RTP, no âmbito de uma reportagem sobre o quotidiano do conferencista a transmitir no próximo mês de janeiro.


Natural da Covilhã, Rafael Ramos nasceu a 31 de dezembro de 1992, sem as duas pernas e sem um braço, circunstância que, conforme relatou, tornou a sua “infância particularmente dura e exigiu muita luta e esforço de superação”. Nos primeiros anos de vida, cresceu na aldeia de Dornelas do Zêzere, no concelho da Pampilhosa da Serra, onde concluiu o primeiro ciclo de escolaridade, após o que foi viver para a Lousã, de modo a poder completar o 2.º ciclo do ensino básico. Afastado da família e dos amigos da sua aldeia, concluiu estudos até ao 12º ano, foi superando as dificuldades e alcançando objetivos, “sempre com muito foco, fé e esperança na conquista de uma autonomia plena”.
O seu exemplo de vida e as experiências pessoais que vivenciou em diferentes contextos são o mote das palestras motivacionais que realiza, procurando inspirar e motivar outras pessoas a ultrapassarem as dificuldades com que se confrontam.
O livro “Rafael – Fé, Amor e Esperança” (2018), da autoria de Rui Miguel Saraiva, mostra como Rafael Ramos encara as adversidades com resiliência e coragem, mostrando que as limitações físicas podem ser um obstáculo, mas não impedem a realização pessoal.


Depois de fazer queixa por assédio moral, médica foi deixada em “absoluto isolamento” nos Hospitais de Coimbra, denuncia sindicato

Resultado de imagem para Depois de fazer queixa por assédio moral, médica foi deixada em “absoluto isolamento” nos Hospitais de Coimbra, denuncia sindicato
Sapo24
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) denunciou hoje que uma médica dirigente sindical está em "absoluto isolamento" no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), após ter apresentado uma queixa por assédio moral.
Contactado pela Lusa, o gabinete de comunicação do centro hospitalar referiu que hoje não seria possível obter uma reação da administração.
Segundo o presidente do SMZC, Noel Carrilho, a médica em questão "não tem qualquer função atribuída, não estando o seu nome em qualquer escala/horário do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT), a que está afeta, ou do Serviço de Urgência" desde 04 de outubro, dia em que apresentou queixa no Tribunal de Trabalho de Coimbra por assédio moral.
"A situação é insustentável e assume uma dimensão institucional: o CHUC está acusado de assédio moral sobre uma dirigente sindical e após mais de dois anos continua a insistir que todas as situações de alegado assédio não o são e que tudo isto não passa de uma falsa acusação", disse o dirigente, em conferência de imprensa.
De acordo com Noel Carrinho, desde há dois anos que a médica em causa, com uma ligação àquela unidade hospitalar de cerca de 15 anos, "desespera" para ser reintegrada no seu posto de trabalho no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, após o gozo de licença parental.
Salientando que a clínica "vive diariamente um inferno", o dirigente sindical considera incompreensível que o CHUC "mantenha esta trabalhadora afastada das suas funções e remetida a atender telefonemas e a realizar trabalho menor no Hospital de Dia do SSMT e os seus utentes privados do trabalho da médica mais diferenciada na área da coaguloatias congénitas em idade pediátrica".
"Que não restem dúvidas, há dois anos consecutivos que os utentes em idade pediátrica do Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas não têm podido usufruir dos cuidados de saúde da única médica com experiência em coagulopatias congénitas em idade pediátrica", sublinhou.
O presidente do SMZC referiu que a médica em causa recebeu em novembro "um prémio internacional" e que foi especificamente contratada para exercer funções no SSMT, sendo que só com o seu contributo "foi possível ao CHUC o reconhecimento como Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas".
Noel Carrilho considera incompreensível que a unidade hospitalar "nunca tenha desencadeado qualquer processo disciplinar depois de efetuada, em setembro de 2018, a respetiva queixa pela trabalhadora médica, na altura delegada sindical, estando legalmente obrigado a tal".
As críticas estendem-se também à Autoridade para as Condições de Trabalho, que, tendo recebido a queixa em setembro, se recusou “a assumir o processo ou desencadear qualquer diligência".
"Por outro lado, e mais grave ainda, é incompreensível que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, igualmente recetora da queixa, tenha desencadeado um processo que arquivou com o simples envio de uma exposição do presidente do conselho de administração do CHUC, sem nunca ter ouvido a participante/trabalhadora e limitando-se a aceitar a ‘palavra’ de que a situação estava resolvida e que não existia qualquer assédio", frisou.
O sindicalista salientou ainda que foram desenvolvidos esforços junto do conselho de administração para resolver a situação, com várias reuniões em que o assunto foi debatido.
Porém, acrescentou, a administração tem estado a “negar evidências” e “continua a aceitar e a cometer assédio moral sobre uma dirigente sindical".
"Ao longo de mais de 40 anos de vida, não há memória de um comportamento tão reiterado, tão inconspícuo e tão vexatório por parte do CHUC contra uma dirigente sindical", enfatizou Noel Carrilho, que perante "a absoluta inércia de todas as instituições que receberam a queixa" pondera solicitar a intervenção direta da Ministra da Saúde.
Lusa

Os radares de Dezembro… segundo a PSP

Resultado de imagem para Os radares de Dezembro… segundo a PSP
A Polícia de Segurança Pública informa onde vai estar a trabalhar, em cada Distrito e nas Ilhas...
AÇORES
05/dez/19 13H00 Av. Príncipe do Mónaco - freguesia de Sta Clara
13/dez/19 08H00 Estrada Regional - freguesia da Candelária

AVEIRO
10/dez/19 09H00/12H00 Espinho - Estrada são Tiago/Silvalde
26/dez/19 07H45/12H00 Aveiro - EN 16 Km 0,5

BEJA
06/dez/19 14H30 Av. Salgueiro Maia - Beja
17/dez/19 09H00 Rua Zeca Afonso - Beja

BRAGA
09/dez/19 15H00 Av. António Macedo - Braga
11/dez/19 15H00 Av. Frei Bartolomeu dos Mártires - Braga

BRAGANÇA
19/dez/19 08H00/14H00 EN 213, km 54, Mirandela
21/dez/19 14H00/20H00 Av. das Cantarias, Bragança

CASTELO BRANCO
05/dez/19 20H00/22H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã
27/dez/19 14H00/18H00 Cruz Montalvão - Castelo Branco

COIMBRA
12/dez/19 09H00 Ponte Rainha Santa Isabel
23/dez/19 14H30 Estrada de Vale Figueira

ÉVORA
16/dez/19 09H00 CM 1094 - Estrada do Bairro de Almeirim - Évora
19/dez/19 09H30 EN 18 ao Gil- Estremoz

FARO
06/dez/19 09H00 Estrada Moinho da Palmeira - Faro
19/dez/19 09H00 Estrada Moinho da Palmeira - Faro

GUARDA
18/dez/19 13H00 Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG)
27/dez/19 13H00 Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG)

LEIRIA
06/dez/19 14H00/17H00 VCI (via de cintura interna) - Alcobaça
16/dez/19 14H00/17H00 Av. Nugent Sur de Marne - Nazaré

LISBOA
11/dez/19 09H00/12H00 EN 10 , São João da Talha
12/dez/19 07H00/13H00 Av. Ivens - Dafundo, sentido Lisboa / Cascais
16/dez/19 14h00/18h00 Av. Lusíada - Lisboa

MADEIRA
13/dez/19 14H00 Av. Mário Soares e Estrada Monumental
30/dez/19 14H00 Rua Dr. Pestana Júnior e Travessa do Valado / VR1

PORTALEGRE
20/dez/19 08H00/12H00 Av. de Badajoz- Portalegre
30/dez/19 14H00/17H00 Av. do Badajoz- Portalegre

PORTO
10/dez/19 08H00/12H00 Av. Dr. Antunes Guimarães - Leça da Palmeira
17/dez/19 14H00/18H00 Rua Ribeiro Cambado - Valongo
26/dez/19 14H00/18H00 Av. D.João II - Oliveira do Douro

SANTARÉM
12/dez/19 08H00/14H00 Av. dos Bombeiros Voluntários - Ourém
13/dez/19 08H00/14H00 Av. D. Manuel I - Abrantes

SETÚBAL
16/dez/19 10H00 EN 10 - Setúbal
20/dez/19 10H00 Av. 1.º de Dezembro - Seixal

VIANA DO CASTELO
19/dez/19 10H00/12H30 Av. do Cabedelo - Darque - Viana do Castelo
21/dez/19 10H00/12H30 Via Foral D. Teresa - Ponte de Lima

VILA REAL
13/dez/2019 09H00 Av. do Tâmega - Chaves
30/dez/2019 09H00 Rua Vasco Sameiro - Vila Real

VISEU
12/dez/19 08H30 Av. Europa - Viseu
14/dez/19 09H00 Av. D. Egas Moniz - Lamego


Sagrada Família em... 2026

Veja-se só a maravilha que vai ficar o "delírio genial" de GAUDI...!!!
E a felicidade que temos por as novas tecnologias nos anteciparem o que só poderá ser visto em 2026...





Mundo | Japão reage à mensagem do Papa para abrir-se à imigração


Mathias de Albuquerque

Em sua recente viagem ao Japão, o Papa Francisco retomou o tema da imigração. Com seus costumes e civilização milenares, o Japão, uma nação importante, mas populosa e pequena territorialmente, reagiu de forma natural e orgânica em defesa de sua integridade cultural.

“A ordem do Papa Francisco ao Japão de que eles (japoneses) devem receber refugiados do terceiro mundo provocou uma reação considerável do povo japonês que não quer ver sua cultura destruída por estrangeiros indesejados”, escreveu Shane Trejo no site bigleaguepolitics.com (2-12-19).

Quanto a isso, só podemos dizer que estamos de pleno acordo com os japoneses!

“‘De uma forma especial, peço-lhes que estendam a mão da amizade àqueles que vêm aqui, muitas vezes depois de grandes sofrimentos, em busca de refúgio em seu país’, disse o Papa Francisco a uma audiência de 900 pessoas durante sua recente visita ao Japão”.

Preservar os povos indígenas e destruir a cultura do Ocidente e do Japão através de uma imigração descontrolada?

Chama a atenção que o Sínodo da Amazônia, o Vaticano e as ONGs ecotribalistas queiram a todo custo preservar a identidade dos povos indígenas, mas ao mesmo tempo propulsionam, pressionam os países livres (sobretudo a Europa) a aceitar a imigração indiscriminada. Recentemente, como vimos na notícia acima, tivemos a pressão sobre o Japão.

Como católicos, atendendo ao mandato de Nosso Senhor — “Ide, e evangelizai todos os povos” — desejaríamos que o Papa Francisco fizesse ouvir sua voz incentivando o Japão a abrir-se ao Catolicismo, sem perder as sadias tradições de seu povo.

Perguntamos: Por que somente a Amazônia e a cultura das tribos indígenas devem ser preservadas? E a civilização milenar japonesa? E a presente destruição da civilização europeia — fruto do trabalho missionário — sendo operada através de uma imigração desordenada e destrutiva?

Falta pressionar a China, a Rússia, a Coréia do Norte… E a Venezuela de Maduro, também.

ABIM
_____________

JUSTIÇA | Tribunal confirma absolvição de juiz acusado de violência doméstica

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a absolvição de um juiz de Famalicão que tinha sido condenado na Relação de Guimarães por violência doméstica, por causa das mensagens que enviou à ex-companheira.
Por acórdão de 27 de novembro, a que a Lusa hoje teve acesso, o STJ refere que a anterior decisão do mesmo tribunal, que ditou a absolvição, “está fundamentada e não sofre de qualquer ambiguidade ou obscuridade”.
Em setembro de 2018, o Tribunal da Relação de Guimarães tinha condenado o juiz a um ano e meio de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica.
O arguido fora ainda condenado a pagar uma indemnização de 7.500 euros à ex-companheira.
Em causa estão mensagens de telemóvel e e-mail que o arguido enviou à ex-companheira, inconformado com o facto de esta ter, em 2011, terminado o relacionamento de quatro anos.
A Relação considerou que o arguido revelou “desprezo e desconsideração” pela ex-companheira, com “provocações de cariz sexual, insultos e ameaças veladas”.
O tribunal deu ainda como provado que o juiz sabia que a ex-companheira estava “particularmente vulnerável” pela morte do pai e que as mensagens lhe provocaram “insegurança, intranquilidade e medo”.
Vítor Vale recorreu para o STJ, acabando por ser absolvido, por acórdão de 30 de outubro.
O STJ considerou que a relação entre o arguido e a assistente era pautada por troca de e-mails, remetidos por um e por outro, similares aos e-mails do arguido objeto dos presentes autos.
“O tipo de linguagem era recíproco”, frisa o acórdão do STJ.
O STJ sublinha ainda que das mensagens enviadas pelo juiz arguido não resultam “lesões” que integrem a figura jurídica de maus tratos, essencial no crime de violência doméstica.
“O conceito de maus tratos, essencial ao crime de violência doméstica, tem na sua base lesões graves, intoleráveis, brutais, pesadas”, refere.
O advogado da ex-companheira do arguido pediu a nulidade do acórdão do STJ, alegando “manifesta oposição” entre a decisão e os respetivos fundamentos.
Pedro Mendes Ferreira alegou ainda que o acórdão é inconstitucional, por alegada violação dos direitos à proteção da saúde e à dignidade de pessoa humana, desenvolvimento da personalidade, bom nome e reputação.
Considerava também o acórdão “absolutamente sexista” e “pouco dignificante para a mulher” e violador da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
Por isso, requereu que o acórdão do STJ fosse anulado, mantendo-se a decisão da Relação de Guimarães, que condenou o juiz a um ano e meio de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica.
O requerimento foi indeferido pelo STJ, que manteve a absolvição.
“A discordância relativamente ao teor do decidido, quando o mesmo não é conforme à posição sustentada nos autos pelo interessado, não pode servir para fundamentar um pedido de reforma, de aclaração ou nulidade”, refere o STJ.
NDC