quarta-feira, 13 de julho de 2022

Euro vale menos do que o dólar pela primeira vez em 20 anos

O Euro está a valer menos do que o Dólar pela primeira vez em 20 anos. Esta quarta-feira, um euro foi cotado em 1,01 dólares americanos.
Esta paridade entre as duas moedas está a preocupar os especialista, que avisam para o aumento de preços nas importações na Europa.
Michaël Bauer, Professor de Economia Financeira, Universidade de Hamburgo diz que o euro menos valioso "vai aumentar a inflação e pode criar alguns efeitos de feedback". Michaël Bauer diz que a Europa depende da importação de vários produtos, como "petróleo e muitos produtos básicos" e que essas importações vão "tornar-se mais caras.".
Os turistas norte-americanos que estão na Europa de férias, trocam dólares por euros. Uma conversão que por estes dias dá mais dinheiro. Quem vem até ao continente europeu não se queixa desta paridade.
John Muldoon, turista de Delaware, dos EUA, diz que "é ótimo" e "mais fácil", porque o dinheiro "rende mais".  O mesmo relata Olivia Navarret, turista da Pensilvânia, dos EUA, que diz que é "mais barato" vir até à Europa. "É melhor vir aqui e gastar dinheiro aqui do que gastar dinheiro nos EUA. Podemos comprar as mesmas coisas porque é mais barato vir.", conta a turista.
Os analistas prevêem que o euro continue a cair. Se assim for, esperam-se mais custos para as empresas e para as famílias.

Euronews

Exposição celebra 10 anos do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova

Celebrar os trabalhos desenvolvidos no Campo Arqueológico de Proença-a-Nova ao longo dos últimos 10 anos é o objetivo da exposição patente até ao dia 15 de setembro no Posto de Turismo de Proença-a-Nova. Inaugurada no dia 8 de julho, a exposição apresentada é essencialmente informativa, com cartazes e folhetos, contando também com alguns dos materiais recolhidos nas investigações e complementada pelo livro ‘Proença-a-Nova: Arqueologia e Património construído’, lançado em julho de 2021 e também ele considerado uma retrospetiva histórica sobre o trabalho desenvolvido e ainda sobre a ocupação dos territórios de Proença-a-Nova do ponto de vista arqueológico.

Esta exposição é uma retrospetiva dos trabalhos realizados em dez anos de Campo Arqueológico, projetando-se em mais de dez sítios arqueológicos diferentes, de diferentes épocas”, explica João Caninas, diretor do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova.

O arqueológo aponta ainda que ao longo dos anos o grupo teve sempre a intenção de diversificar os locais de investigação: “temos várias pessoas com diferentes especialidades em matéria de arqueologia e estamos interessados em explorar várias realidades no concelho. Procurámos diversificar os locais de investigação, para que possam haver mais lugares disponíveis para serem visitados, porque ao estudarmos estes sítios, tornamo-los visitáveis, geramos informação sobre eles e contamos as histórias de cada um deles”.

O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova é considerado um ‘Campo-Escola’ e encontra-se direcionado para estudantes de arqueologia e de outras especialidades relacionadas, estando inclusivamente acordadas parcerias com a Universidade do Porto, de Coimbra, de Évora, do Algarve e ainda da Universidade Autónoma de Lisboa.

Para a 11ª edição do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova 2022 estão planeadas atividades em três campos, tendo o primeiro, na Bateria das Batarias, sido iniciado e entretanto suspenso no decorrer da segunda semana, devido às proibições impostas pelo Governo via despacho, que impediam este tipo de trabalhos em áreas florestais até ao dia 15 de julho, estando ainda a ser aguardada atualização. Espera-se que o segundo campo possa ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, na Capela Velha do Peral, e o terceiro campo, a ter início previsto para 29 de agosto, com base na exploração da Sepultura Pré-Histórica.



A temperatura mais alta registada na terça-feira foi superior a 44 graus. Saiba onde

Alvega, concelho de Abrantes, registou a temperatura do ar mais elevada em Portugal na terça-feira, 44,6 graus celsius, enquanto em 15% do território os valores estiveram acima dos 42 graus, anunciou hoje o IPMA.
Dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, recolhidos às 18:00 de terça-feira, indicam que em 28 estações de medição de temperatura foram “ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de julho”. Em seis destas estações foram excedidos os anteriores extremos absolutos.
A informação relativa à persistência do tempo muito quente indica ainda valores iguais ou superiores 30 graus em praticamente todo o território, à exceção de Cabo Carvoeiro, Foia e Sagres.
Em 85% do território, a temperatura máxima do ar foi igual ou superior a 35 graus, enquanto em 40% do território se registaram 40 ou mais graus de máxima.
Em Leiria (aeródromo) os termómetros chegaram aos 44,1 graus, com o anterior máximo extremo de julho registado em 2007 (40,3 graus). Anadia atingiu os 42,8 graus, contra 42,2 de julho de 1941.
Na estação de Monção/Valinha, o IPMA registou 42,7 graus, comparando com os 42 graus de 1968 (início da série). Ansião chegou aos 42,5 graus, contra 41,2 em 2000 e Zebreira assinalou 42,1 graus (42 graus em 2000).
A atual onda de calor atinge Santarém há 11 dias, Montalegre e Pinhão há nove dias, Alvega há oito dias e Coruche, Avis e Mora há sete dias.
Entre os locais que se encontram há seis dias sob a onda de calor estão Lisboa, Sines, Évora, Elvas, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda, Fundão, Penhas Douradas, Viana do Alentejo, Amareleja e Mértola, Alcácer do Sal e Setúbal.
 
Fonte: MadreMedia/Lusa

CIM Viseu Dão Lafões alarga serviço público de transporte a pedido aos restantes municípios da região

  • O serviço de transporte flexível “IR e VIR” permite às populações deslocarem-se na região de forma económica e rápida.  
  • Esta solução de transporte por táxi passa a permitir viagens intermunicipais, a incluir deslocações para as estações e apeadeiros da linha da Beira Alta e a estar disponível todos os dias da semana. 

É já na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, que arranca a segunda fase do serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR”. Este é um serviço inovador, que possibilita a habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros. Desta forma, é complementada a cobertura de transporte público de passageiros em cerca de 850 localidades do território. 

A primeira fase deste projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões foi lançada no dia 1 de outubro de 2021, com grande sucesso. A segunda fase, agora anunciada, apresenta novidades que vão tornar o “IR e VIR” um serviço ainda mais amigo das populações. 

Desde logo, o serviço passa a abranger os restantes municípios: Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão e Vila Nova de Paiva aumentam a lista inicial de concelhos, que já contava com Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela, Viseu e Vouzela. No total, são 14 os municípios da região Viseu Dão Lafões que vão agora usufruir da iniciativa. 

Outra das principais novidades é a oferta de duas novas modalidades de transporte, que se juntam ao “Serviço Municipal” – o qual já ligava todas as localidades sem acesso a transporte público (ou que apenas têm esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios. A partir de agora, as populações têm, também, ao dispor o “Serviço Intermunicipal”, que oferece ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não exista através de carreira pública; e ainda o “Serviço de Comboio”, que irá ligar todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta presentes no território. Assim, um morador de uma localidade da região pode, de forma cómoda, deslocar-se entre concelhos ou ser levado a uma estação ou apeadeiro ferroviário.  

Contando com 96 táxis, o serviço “IR e VIR” vê ainda a sua oferta ser ampliada, ao passar a estar disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários, 2 de ida e 2 de volta. 

Para o Presidente da CIM Viseu Dão LafõesFernando Ruas“esta nova fase do serviço ‘IR e VIR’ é mais um passo ambicioso da CIM, num projeto que procura atenuar, de modo considerável, as carências do transporte público de passageiros nas zonas mais isoladas do nosso território. Com esta proposta, procuramos garantir que setores da população mais isolados e com maior dificuldade de deslocação possam aceder de forma cómoda e economicamente viável aos serviços disponíveis no território Viseu Dão Lafões, assegurando assim uma maior coesão territorial”. 


Proposta de mobilidade inovadora 

O serviço de transporte flexível “IR e VIR” é um projeto que visa aumentar a cobertura de serviço público de transporte de passageiros na região, servindo áreas onde os transportes públicos não operam ou operam com pouca frequência. 

O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete é igual ao preço que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância. 

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o próprio utente que aciona o serviço, bastando, para o efeito, realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas e combinar o mesmo. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só parará nas paragens que tiverem reservas efetuadas. 

No dia e hora marcada pelo utente, este só precisa de se dirigir ao ponto de paragem e aguardar pelo táxi. As placas de paragem estão identificadas com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR”. O táxi que o transporta está identificado com um dístico da mesma cor e com o mesmo nome.  O bilhete é pago ao taxista no início da viagem. 

A partir da próxima segunda-feira, será possível ativar o “IR e VIR”, nas três modalidades apresentadas, em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30.  O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. 

Cantanhede | Bandeiras atribuídas pela Quercus “Qualidade de Ouro” içada nas praias fluviais e piscina natural de Ançã

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, içou as bandeiras de “Qualidade de Ouro 2022” nas praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, e na piscina natural de Ançã,

Estes três planos de água viram de novo reconhecido este estatuto, atribuído pela Quercus, pela observância dos mais elevados padrões exigidos na avaliação das zonas balneares.

Acompanhada do vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e dos presidentes de Junta nas praias das respetivas freguesias, Helena Teodósio congratulou-se com o facto destes locais apresentarem água excelente nas quatro últimas épocas balneares (2017 a 2020).

Estas distinções pressupõem o cumprimento de parâmetros de análise rigorosos, o que por si só é um selo de garantia para quem frequenta as nossas praias”, refere a autarca, adiantando que também do ponto de vista turístico, o estatuto “Qualidade de Ouro” é “uma mais-valia”.

Helena Teodósio relembra que além destes locais, também as praias marítimas da Tocha e Palheirão voltaram a ser distinguidas este ano pela Quercus, sinal da qualidade ambiental, segurança e bem-estar que apresentam.

A praia dos Olhos da Fervença acentua o estatuto de exceção que lhe é conferido pelas nascentes, os famosos “olhos de água” com particularidades invulgares e únicas, e muito bem integradas numa zona natural de eleição que todos os anos atrai uma significativa afluência de visitantes.

Já a praia fluvial das Sete Fontes é alimentada pelos caudais das nascentes que lhe dão o nome e está integrada num parque com várias estruturas de apoio, designadamente um parque infantil, um pequeno circuito de manutenção, uma zona de merendas e casas de banho públicas.

A piscina natural de Ançã, situada bem no centro da vila histórica e alimentada pelo fresco caudal da Fonte de Ançã, é um espaço aprazível que combina na perfeição os patrimónios natural e histórico. Tal como as praias fluviais, conta com nadadores-salvadores na época balnear.







Incêndios voltam a cortar estradas em Leiria e Pombal

A GNR dá conta das alternativas disponíveis para os automobilistas e deixa um apelo: "não escolham o IC2 seja qual for o destino!"
Itinerário Complementar (IC) 2 está novamente cortado ao trânsito, agora entre Matos da Ranha, no concelho de Pombal, e Boa Vista norte, em Leiria, devido a um dos incêndios que atingem este concelho, disse fonte da GNR.
Segundo o capitão Rui Costa, do Comando Territorial de Leiria da GNR, as alternativas para os automobilistas são as autoestradas 1 e 17, e a Estrada Nacional 109.
Aos automobilistas, Rui Costa pediu para que não escolham o IC2 seja qual for o destino e não tentem aproximar-se do fogo.
O IC2 foi interditado ao trânsito na tarde de terça-feira. Reabriu hoje, tendo sido há cerca de uma hora novamente fechado, inicialmente entre Boa Vista Norte e Barracão.
Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
A maioria dos distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
SIC Notícias/Lusa

Hoje quem manda sou eu! Centros Ciência Viva trocam de diretores por três dias

 De 14 a 16 de julho, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva vai estar virada do avesso. Os diretores de cada Centro Ciência Viva irão trocar de cadeira ao mesmo tempo e à chegada ao seu “novo” Centro é esperado que digam “Hoje quem manda sou eu!”.

Esta é uma iniciativa organizada pela Ciência Viva a nível nacional com o objetivo de divulgar o trabalho e a importância da Rede de Centros Ciência Viva. Durante três dias, esta troca de cadeiras transporta programas diferentes que vão desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva e vão, certamente, proporcionar experiências inspiradoras aos visitantes.


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

FARO

Rosalia Vargas, diretora do Pavilhão do Conhecimento, ruma ao sul para ser diretora do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro. “Ciência no Asfalto” é uma das iniciativas que programou para revelar a ciência aos motards da Concentração Internacional de Motos em Faro, que terão à sua espera um desafio nas redes sociais. Os mais novos serão convidados a fazer uma visita sensorial e o jogo Jenga será o mote para a exploração dos ecossistemas costeiros. Do programa faz parte uma descida à Mina de Sal-Gema e um percurso ao longo dos canais da Ria Formosa em barcos movidos 100% a energia solar. Atenção ainda ao Conselho Público Pop Up onde serão discutidas propostas de desenvolvimento deste Centro de Ciência para os próximos cinco anos.

 

LISBOA

O Pavilhão do Conhecimento será durante três dias a nova casa de Rui Dias, do Centro Ciência Viva de Estremoz. O Antropocénico é o foco de uma programação onde iguanas, dinossauros e galinhas se cruzam com uma exposição onde se junta arroz, rochas e obras de arte. Haverá ainda visitas guiadas, conversas com investigadores, histórias para miúdos e filmes de animação. Nos dias 15 e 16 de julho o museu estará de portas abertas até às 23.00, com entrada gratuita a partir das 18.00.

 

VILA NOVA DE FOZ CÔA

A diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Raquel Ribeiro, promove na sua nova “casa”, o Museu do Côa, uma visita noturna ao sítio de arte rupestre da Penascosa para observação da arte paleolítica do Côa e um percurso guiado pela investigadora Vanessa Mata com o desafio de identificar as espécies de morcegos que habitam aquela região.

 

VILA DO CONDE

Álvaro Pinto, que dirige o Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, viaja até Vila do Conde para promover as atividades experimentais “Quem tem olho para os minerais”, com cinco desafios para identificar minerais através das suas propriedades físicas, e “Ciência Viva on the rocks”, com rochas que cabem na palma da mão.

 

ESTREMOZ

Pedro Pombo, diretor da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro, comprou bilhete para o Alentejo e tem como destino final o Centro Ciência Viva de Estremoz. Na mala leva estruturas com impressão 3D, Mbots, Legos WeDo 2.0 e desafios elétricos.

 

LOUSAL

Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, desce até ao Lousal e convida o público a uma “Volta ao mundo em 45 minutos”. “Os talheres mágicos do Titanic” é um dos livros que leva na bagagem, assim como a exposição “Dormir com ConsCiência”.

 

AÇORES

Edite Fernandes, diretora do Centro Ciência Viva da Floresta, de Proença-a-Nova, voa até ao Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores com atividades que revelam que a floresta não é só feita de madeira, mas também de aromas.

 

LAGOS

Paula Robalo, diretora do Carsoscópio, leva até Lagos a “Noite dos Morcegos”, uma das atividades mais emblemáticas do Centro Ciência Viva do Alviela, que dirige no resto do ano.

 

BRAGANÇA

Filipe Pires, diretor do Planetário do Porto, viaja com telescópios até ao Centro Ciência Viva de Bragança e promove uma noite dedicada à Astronomia, atividades de observação do sol e uma oficina de construção e lançamento de foguetões.

 

BRAGA

Sérgio Freitas Silva, diretor do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, promove no Planetário – Casa da Ciência de Braga “Conversas fora da caixa” entre o público e investigadores. A microscopia será outro dos destaques da programação, com a observação de preparações de plantas, fungos, líquenes e insetos.

 

CONSTÂNCIA

Ana Ramos, do Centro Ciência Viva de Tavira, será a nova diretora do Centro Ciência Viva de Constância. A floresta e o lago artificial que circundam este Parque de Astronomia serão o ponto de partida para atividades de exploração sobre biodiversidade, alterações climáticas e sustentabilidade.

 

COIMBRA

Aida Carvalho, diretora do Museu do Côa, leva até ao Exploratório de Coimbra a arte rupestre. Na oficina de Arqueologia experimental os participantes irão recriar a produção e a utilização das armas de caça daqueles tempos. O ilustrador António Jorge Gonçalves e o pianista Filipe Raposo são os autores do documentário sobre a arte do Côa que será projetado.

 

TAVIRA

Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança, atravessa o país e aterra no Centro Ciência Viva de Tavira com a exposição de fotografia “B.I. Biosfera Integrada”, da autoria de Pedro Rego, que será acompanhada de atividades científicas para os mais novos.

 

AVEIRO

Maria João Fonseca, que dirige a Galeria da Biodiversidade, leva até à Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro uma proposta para aumentarmos a biodiversidade nos nossos jardins e quintais. O público dos 6 aos 12 anos será convidado a criar ninhos e comedouros para aves e hotéis para insetos.

 

PORTO

João Braga, diretor do Planetário – Casa da Ciência de Braga, irá programar o Planetário do Porto e tem como missão estruturar uma sala Hands-on com atividades de astronomia dedicadas a miúdos e graúdos.

 

GUIMARÃES

Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, atravessa o país e leva a Guimarães roteiros virtuais 360º para explorar o interior do museu e o património histórico e natural ao seu redor. Irá também apresentar as potencialidades da modelação e da fotogrametria 3D.

 

PROENÇA-A-NOVA

João Paulo Constância deixa o Expolab dos Açores, na ilha de São Miguel, e ocupa a cadeira de diretor do Centro Ciência Viva da Floresta. O módulo de realidade virtual “A Floresta de Laurissilva” será o ponto de partida para várias atividades. Os visitantes do Centro irão ainda viajar “À boleia dos Açores” numa ação centrada na colonização biológica do arquipélago, a partir de documentos de Charles Darwin.

 

ALVIELA

Máximo Ferreira, diretor do Centro Ciência de Viva de Constância – Parque de Astronomia, leva na bagagem telescópios para sessões de observação noturna e ações de formação dirigidas à equipa do Centro Ciência Viva do Alviela.

 

PORTO

A Galeria da Biodiversidade recebe a diretora do Centro Ciência Viva do Algarve. Cristina Veiga-Pires transporta para este centro de ciência a exposição de fotografia “Um mundo de areia” e promove uma tertúlia a propósito do documentário “Sand Wars”, de Denis Delestrac, sobre a extração intensiva da areia da praia.

  

A programação detalhada será comunicada na página web de cada Centro Ciência Viva. Destaques e reportagem fotográfica desta grande iniciativa em www.cienciaviva.pt

Estudo conclui que grande parte do património geológico de África está por desvendar

Um estudo realizado por dois investigadores da Universidade de Coimbra (UC) conclui que o património geológico de África permanece desconhecido e defende que é urgente alterar a situação, de modo a atrair investimento na área do geoturismo que promova o desenvolvimento económico e social das comunidades africanas.

Neste estudo, publicado na revista Gondwana Research, Keynesménio Neto e Maria Helena Henriques, do Centro de Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), apresentam uma análise exaustiva sobre o conhecimento atual acerca do património geológico de África. Ao longo de dois anos, os investigadores estudaram cerca de duas centenas e meia de documentos relativos à geodiversidade do continente africano.

Segundo os autores do estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), os resultados obtidos «põem em evidência os territórios cujo património geológico permanece desconhecido. A sua inventariação e avaliação são a base necessária para atrair investimento na área do geoturismo, que permita contribuir para a melhoria das condições de vida em países africanos com baixos índices de desenvolvimento».

«Berço da humanidade, África possui uma riqueza em termos de biodiversidade que inunda inúmeros documentários televisivos. Contudo, o seu património geológico, que corresponde a registos com mais de 4 mil milhões de anos, continua por descobrir e explorar», notam Keynesménio Neto e Maria Helena Henriques.

Por isso, defendem os investigadores da FCTUC, é urgente estudar e divulgar o património geológico de África. Deve-se apostar, por exemplo, na inventariação e avaliação de geossítios, «com o objetivo de serem protegidos, e em procedimentos de valorização e monitorização que promovam o desenvolvimento sustentável através da geoeducação e do geoturismo».

Os investigadores consideram que este estudo permite «definir um roteiro para a geoconservação no continente africano, auxiliando os decisores políticos a estabelecer prioridades e implementar projetos baseados em geopatrimónio que promovam o desenvolvimento económico e social das comunidades locais. Permite também a criação de instrumentos legais de proteção e políticas públicas atribuídas à conservação da natureza, em articulação com especialistas e empresários».

O artigo científico está disponível em: https://doi.org/10.1016/j.gr.2022.05.022.

Cristina Pinto

4 ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA OBTERAM MÍNIMOS PARA O OPEN DE PORTUGAL

 


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 10 atletas na última prova do calendário regional da presente época desportiva de 2021/2022.

A competição em causa, o Campeonato Interdistrital de Juvenis e Absoluto contou com a participação de 358 atletas em representação de 40 clubes, clubes esses oriundos das associações distritais do Centro Norte de Portugal (Aveiro), Coimbra e Leira.

Nos dias 8,9 e 10 de julho os nadadores estiveram em competição no Complexo Olímpico de Coimbra, sendo os maiores destaques individuais por parte da coletividade de Cantanhede, os pódios conquistados por João Lucas (Vice-campeão nos 200 Mariposa), Tomás Oliveira (Vice-campeão nos 50 Bruços) e Guilherma Cardoso (3ºlugar absoluto nos 800 Livres).

Além destes 3 atletas, Martim Silva irá integrar a comitiva de 4 atletas que conquistou o direito de participação no Open de Portugal/Campeonato Nacional de juvenis e Absoluto que terá lugar nos dias 27,28,29 e 30 de julho nas piscinas olímpicas do complexo do Jamor e que encerra a época 2021/2022.

Além destes 4 atletas competiram nos Campeonatos Interdistritais ainda, Camila Silva, Beatriz Marques, Luna Rodrigues, Inês Serralheiro, Jonas Ferreira e Bogdan Zaporozhets (Natação Adaptada), este último fez a sua estreia pela coletividade de Cantanhede.

Este nadaddor é um jovem de 16 anos, refugiado da Ucrania que a coletividade de Cantanhede recebeu e integrou na equipa desde abril.



Encontrado corpo de mulher em incêndio na Murtosa

Uma mulher de 50 anos foi encontrada carbonizada, circunstâncias da morte ainda estão por apurar.
Uma mulher de 50 anos foi encontrada morta numa zona que estava a arder na freguesia da Lagoinhaem Murtosa, Aveiro, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
Os bombeiros encontraram uma vítima carbonizada no meio de uma zona a arder" no incêndio que deflagrou na noite de terça-feira, segundo o comandante José Miranda da Proteção Civil.
O comandante José Miranda adiantou à Lusa que o corpo foi encontrado pelos Bombeiros da Murtosa, às 20:44 de terça, quando combatiam um incêndio num terreno agrícola, que às 00:00 já estava resolvido
Não são conhecidas as circunstâncias da morte, estando a investigação a cargo da Polícia Judiciária", disse José Miranda.
Fonte da PJ disse à Lusa que está a investigar o caso, acrescentando que até agora não foram encontrados sinais de crime.
 
SIC Notícias/Lusa

IC2 já foi reaberto

A circulação rodoviária no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Leiria, cortada na terça-feira devido aos incêndios na região, foi restabelecida, segundo a GNR.
O fogo na Caranguejeira tinha obrigado ao corte da Autoestrada 1 (A1) em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do IC2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.
De acordo com a GNR de Leiria, às 7h40 estava cortada a Estrada Nacional (EN) entre Lagoa da Pedra e Memória.

MAGNIFICAT! — Grande e histórico dia na luta contra o aborto

Por fim, depois de quase 50 anos do bom combate contra leis abortistas, os americanos contrários à prática infanticida e os movimentos pró-life venceram uma grande batalha em defesa da vida inocente no seio materno. Mas a guerra ainda não terminou…

  • Paulo Roberto Campos

Como o dia 22 de janeiro de 1973 foi uma data histórica para os defensores do crime do aborto, o dia 24 de junho de 2022 também passará para a História para aqueles que defendem a vida desde a concepção.

Com efeito, no último dia 24 de junho foi anulada pela Corte Suprema dos EUA, a abjeta e infanticida decisão judicial Roe vs. Wade, aprovada em 1973 por uma trapaça [vide quadro na p. XX] que liberalizou o “direito” ao aborto naquele país, restringindo o poder dos Estados de proibi-lo.

A anulação reverte uma jurisprudência de quase meio século, ao criar outra que facilita a interdição pelos Estados de legislações favorecedoras da prática abortiva. Ademais, terá muita influência nas eleições de novembro, quando se disputará o controle das duas câmaras do Congresso americano.

         Convém destacar o alto significado do dia 24 de junho: festividade solene do Sagrado Coração de Jesus e também dia em que se comemora a Natividade de São João Batista — aquele que desde bebê, ainda no ventre de sua mãe, Santa Isabel, saltou de alegria quando a Santíssima Mãe de Deus visitava a sua prima. Por uma imensa graça, ele havia percebido Jesus encarnado no seio da Virgem, fato miraculoso que se tornou símbolo da luta contra o aborto.

Revogação da decisão Roe vs. Wade

         Apesar da enorme pressão de movimentos esquerdistas — apoiados pelo atual governo Biden e outros grupos abortistas, como a Planned Parenthood (organização multinacional fundada por movimentos feministas nos anos 50) —, os ministros Supremo Tribunal dos Estados Unidos declararam abolido, por uma maioria de 6 x 3, o acórdão de seus colegas de 1973 no mesmo Tribunal. No fundo, os ministros da Corte daquele ano haviam decidido que os nascituros não eram seres humanos. Logo, poderiam ser executados “legalmente”…

Agora, graças a Deus, essa aberração jurídica foi revertida. A causa antiaborto sai vitoriosa de uma grande batalha. Entretanto, não ganhou a guerra final. Ainda há muito combate pela frente, até se obter a proibição total do extermínio de vidas no seio materno.

A atual e histórica decisão da Corte Suprema devolve aos 50 Estados da Federação americana a faculdade de adotar leis próprias a favor ou contra o aborto.

A boa notícia é que se calcula que mais da metade dos Estados fará leis proibindo o aborto, alguns permitindo-o apenas em certos casos específicos. Muitos outros já tinham “leis de gatilho” contra a matança de inocentes, prontas para entrarem em vigor tão logo Roe vs. Wade fosse declarada inconstitucional. Assim, logo após a recente decisão da Corte Suprema, dez Estados proibiram totalmente o aborto, e muitos outros restringiram bastante o acesso à prática abortiva. Todos os abortos programados foram cancelados, e algumas clínicas fechadas.

“É hora de cumprir a Constituição”

         O juiz Samuel Alito, autor da sentença revogando a decisão Roe vs. Wade, proferiu o parecer, ao qual se juntaram os Juízes Clarence Thomas, Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett. O presidente da Corte, John Roberts, acompanhou o voto deles.

O juiz Samuel Alito, autor da sentença revogando a decisão Roe vs. Wade 

A recente sentença — na mesma linha do rascunho vazado para a mídia em maio último, segundo o qual já havia maioria para reverter a decisão Roe vs. Wade — declara que o acórdão lavrado em 1973 é “extremamente censurável desde o início” e que teve “consequências danosas […]. Nós sustentamos que [as decisões] Roe vs. Casey devem ser anuladas. A Constituição não faz referência ao aborto, e tal direito não é implicitamente protegido por qualquer disposição constitucional […]. É hora de cumprir a Constituição e devolver a questão do aborto aos representantes eleitos pelo povo” — assim o juiz conservador Samuel Alito justificou seu voto.

E os direitos de Deus e do nascituro?

O presidente John Biden declarou que fará todo o possível, através de ordens executivas, para manter o “direito” ao aborto. Ele se “esqueceu” do direito do bebê indefeso e, sobretudo, dos direitos de Deus, Criador de todas as coisas e que prescreveu o Mandamento “Não Matarás”.

 Esqueceu-se Biden, que se diz “católico”, de que nenhuma lei humana pode contradizer a Lei Divina? O abortamento é um pecado gravíssimo, com o agravante de ser a própria mãe, que em vez de proteger seu bebê, permite que o executem. Mas Biden quer permitir a venda online de pílulas abortivas — pílulas da matança de inocentes no início de sua existência. Mas sua promessa, feita durante a campanha eleitoral, de transformar em lei federal a Roe vs. Wade, já caiu por terra. Graças a Deus e à forte reação antiaborto nos EUA!

A magnífica e recente decisão reflete o compromisso da maioria dos magistrados da Corte Suprema com o princípio exposto pelo juiz conservador Clarence Thomas: “Não podemos ser uma instituição que pode ser intimidada a emitir apenas os resultados que você deseja.”

         A polarização da opinião pública americana — jámuito dividida em torno de questões religiosas, culturais e morais — agora aumentou muito mais. Movimentos esquerdistas, defensores dos “direitos humanos”, da liberação das drogas, da eutanásia, bem como feministas e anarquistas dos EUA e do mundo inteiro estão furibundos. Eles não aceitam a decisão da Corte Suprema — ainda que seja para salvar milhões de vidas com “direitos humanos” — e fazem manifestações violentas, vandalizando igrejas e até as incendiando.

Os ativistas de tais movimentos libertários se uniram. Eles percebem que a proibição do aborto nos EUA é o caminho para se proibirem outras aberrações promovidas pela revolução sexual.

“Brada aos céus e clama a Deus por vingança”

Nessa revolução sexual, o massacre de inocentes faz parte dos planos daqueles que afrontam a Lei de Deus e a Lei Natural. Com a decisão judicial de 1973, o número de nascituros executados “legalmente” no ventre materno aumentou exponencialmente nos Estados Unidos, tornando-se o maior holocausto de inocentes de todos os tempos. Alguns pesquisadores falam em aproximadamente 63 milhões de abortos desde aquele ano até o final de 2021.

Agora, com a revogação da Roe vs. Wade, seria um bom momento para que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) mandasse celebrar cerimônias de “Te Deum” em ação de graças. E nos próximos dias promovesse atos de reparação pelos milhões de bebês executados no ventre materno. Nesses atos poder-se-iam renovar as excomunhões para aqueles que praticam ou ajudam a praticar o aborto.

A CNBB o fará? Pelo seu passado, dificilmente! Entretanto, o Código Canônico de 1983 é claro e taxativo: “Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae.” (Cânon 1398). Ou seja, é automaticamente excomungado — não necessita ser decretado pela autoridade eclesiástica. Aquele que incorre em excomunhão não pode, por exemplo, receber os sacramentos.

E o Bem-aventurado Papa Pio IX também foi categoricamente claro nesta matéria: “Declaramos estar sujeitos a excomunhão latae sententiae (anexa diretamente ao crime) os que praticam aborto com a eliminação do concebido.”

Esse decreto é inteiramente justificável, pois como ensina o Catecismo, o aborto é um pecado gravíssimo que “brada aos céus e clama a Deus por vingança”, por transgredir diretamente a ordem natural das coisas.

Lula da Silva é favorável ao crime do aborto

A legalização completa do aborto foi sempre uma pauta prioritária dos partidos de esquerda, “abençoados” pelo clero progressista. Não sem razão os ativistas desses partidos estão amargurados com a abolição da sentença que tornava o aborto um ato legal nos EUA.

Mas em Santa Catarina assistimos recentemente ao triste desfecho, comemorado pela esquerda, do caso da menina de 11 anos que acabou recebendo autorização para abortar seu bebê com 29 semanas de gestação.

Também recentemente, o ex-presidente e ex-presidiário Lula da Silva declarou que todos deveriam ter acesso ao aborto. Portanto, ele afronta diretamente a Deus em seu V Mandamento.

Entretanto, por alguma “mágica”, os institutos de pesquisa projetam Lula em primeiro lugar como candidato presidencial nas eleições de outubro próximo. Mas as pesquisas de rua desmentem os institutos, pois para não ser vaiado ele sequer pode aparecer em público, devido à maciça rejeição popular.

O momento presente é de ouro para todos aqueles que combatem o infanticídio no seio materno, para que exijam dos congressistas a proibição de uma vez por todas de qualquer tipo de prática abortiva no Brasil. O geral dos brasileiros rejeita o aborto, e por isso mesmo leis abortivas só são possíveis através do Supremo Tribunal Federal, que vem legislando, tomando o lugar do Congresso Nacional.  

Mas se, a exemplo dos norte-americanos, houver aqui uma forte reação, com manifestações no estilo das gigantescas March for Life realizadas todos os anos em Washington — das quais a TFP americana participa com seus símbolos desde o início, dando-lhe um brilho todo especial —, as autoridades brasileiras não poderão avançar contra o desejo da maioria defensora da vida humana desde a concepção até à morte natural.

Norma McCorvey comemora diante da Corte Suprema, em abril de 1989, o veredicto a favor do aborto, após o tribunal ouvir argumentos em um caso que já naquela época poderia ter anulado a decisão Roe vs. Wade.

Roe vs. Wade — uma trapaça

Aamericana Norma McCorvey — com o pseudônimo de Jane Roe — foi a primeira mulher a ganhar na Suprema Corte (1973) o pretenso “direito” de abortar nos EUA. Assim, devido à jurisprudência criada, seu caso serviu para que toda mulher passasse a ter o mesmo “direito de tirar” o seu bebê naquela nação. Ademais, outros países começaram a imitar a decisão daquela Corte.

Após 30 anos de ativismo abortista, Norma McCorvey se arrependeu, converteu-se ao catolicismo e revelou a trapaça armada pelos abortistas. Ela havia ficado horrorizada com os traumas adquiridos pelas mulheres que praticaram o aborto, com a enorme quantidade de dinheiro que os médicos aborteiros recebiam, e com o desprezo de seus advogados pela medicina. Afirmou também que se as mulheres soubessem a verdade sobre o aborto, jamais se submeteriam a ele, acrescentando que “as duas advogadas me disseram que seria bom que as mulheres pudessem escolher entre ter o bebê ou não; eu então pensava o mesmo”.

Relata ainda que certo dia, ao passar perto de um parquinho com brinquedos para crianças, viu os balanços vazios balançando ao vento, sem crianças brincando. Assim, perdeu sua convicção pró-aborto…

Ela redigiu um relatório — publicado no jornal “El Mundo”, do Panamá, em 19-01-2003 — confessando ter sido manipulada por advogadas que buscavam um caso para atacar a lei que proibia o aborto, além de quererem fama a qualquer custo. Eis o texto revelado por aquele jornal:

“Era o ano de 1969. Ela estava só, havia abandonado os estudos e dado os filhos para a adoção. As advogadas Sarah Weddington e Linda Coffee convenceram-na a denunciar o fiscal de Dallas, Henry Wade, e a lutar pelo seu direito de abortar no Texas. Assim nasceu o caso ‘Roe vs. Wade’, que foi, de acordo com Norma, um cúmulo de mentiras. Para que a Justiça fosse mais rápida, disse às advogadas que fora violentada.

“Mais tarde, em uma entrevista à televisão por ocasião dos 25 anos da sentença, confessou a farsa: a sua gravidez tinha sido fruto de ‘uma simples aventura’. Começou a sentir certa aversão pelas campanhas abortistas e pela clínica no início dos anos 90; não suportava a pressão de todas as mulheres que a procuravam para lhe agradecer, porque tinham podido abortar.

Norma McCorvey, já convertida ao catolicismo,  participa de uma campanha pró-vida no Texas. 

“Quando começou a trabalhar com o grupo católico, toda a sua vida até aquele momento pareceu-lhe um erro. Assim, Norma se converteu em porta-voz da sua causa e publicou um novo livro, contrário ao aborto desde o título da capa: Won by Love (Vencida pelo amor)”.

Em 14-1-2005 ela entrou com uma petição na Suprema Corte pedindo a reversão da sentença do caso Roe vs. Wade, apresentando o testemunho autêntico de mais de mil mulheres traumatizadas por terem praticado o aborto, juntamente com 5.300 páginas de depoimentos médicos contrários a essa prática infanticida.

ABIM

________

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 859, Julho/2022 

Para fazer assinatura da revista envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br