sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Águeda | Bienal promovida pelo Município atrai artistas de todo o mundo

 Land Art Moving Biennal está de regresso entre os dias 4 e 17 de setembro, em vários espaços culturais de Águeda
A Câmara Municipal de Águeda, através do AgitLAB – Residências Artísticas de Águeda, vai realizar a segunda edição a Land Art Moving Biennal, que este ano cativou a atenção de mais de 80 artistas de todo o mundo, que se candidataram às duas áreas da bienal, a criação em contexto de residência de um projeto artístico de videodança e fotografia e um concurso de vídeo. A bienal decorre entre os próximos dias 4 e 17 de setembro, com atividades no espaço do antigo IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), Parque Municipal de Alta Vila e Incubadora Cultural.
Depois de um processo de seleção das candidaturas pelo júri da bienal, composto por três artistas (entre as quais a responsável pela associação cultural Improvise & Organize, que dinamiza o AgitLAB), foram escolhidos dois projetos para residência artística e 14 filmes para serem apresentados ao concurso de vídeo.
No total, a open call lançada para a bienal cativou a atenção da comunidade artística internacional, tendo recebido 33 candidaturas para a área de residência e 49 para o concurso de vídeo.
“A grande atratividade que esta bienal teve é uma demonstração clara da importância que a produção cultural em Águeda tem nos panoramas nacional e internacional, evidência de que temos trilhado um caminho de afirmação de Águeda como um concelho produtor de arte e cultura. Esta é uma aposta estratégica que continuaremos a manter”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, aproveitando para convidar a população a estar atento ao programa da bienal e apreciar a arte que aqui vai ser apresentada.
Depois da primeira edição em 2021, realizada em contexto de confinamento e por isso online, esta segunda edição assume um formato mais arrojado e que ocupa vários equipamentos culturais da cidade, diversificando a oferta e os públicos.
Esta bienal debruça-se, sobretudo, sobre as paisagens naturais que marcam o concelho de Águeda. Este ano sob o tema “Vanishing Landscapes”, o evento pretende alertar para as consequências das alterações climáticas, pelo que os artistas foram desafiados a considerar estas ideias nos seus trabalhos recorrendo a meios como a dança, o vídeo e a fotografia.
Das mais de 80 candidaturas recebidas, Chai Ju Shen (Taiwan/França), com o projeto “Shark and Lotus” e Thomas Rohe & Tom Grand (Alemanha), com “Uncharted Skies” foram os artistas selecionados e que ficarão em residência, no AgitLab, durante o período em que decorre este projeto. Como referido, para além destes dois projetos em residência, vão ser também apresentados filmes no concurso de vídeo, com o melhor a ser votado pelo público. O grande vencedor será conhecido no dia 16.
 
Programa alargado da Bienal
Para além das residências e do concurso de vídeo, a bienal inclui um programa alargado e diversificado, onde constam algumas performances que dão continuidade a conceções artísticas também desenvolvidas no AgitLab. Kristina Feldhammer apresentará “Three Dots Marked the Space Where Something Was Missing” a 9 de setembro e Kathleen Doherty apresentará o seu projeto “Time” no dia 15.
Charles Cardin-Bourbeau com Alya Graham, Marie-Philippe Santerre, Oirana Moraes e Johnatan Malenfant com o projeto “A Cage (for Empress)”, que estiveram em residência artística em Águeda de 17 de julho a 5 de agosto, vão apresentar o seu trabalho final também no decorrer da bienal, no dia 16 de setembro (20h, no INCA).
Está ainda agendado um workshop de cinco dias. Designado de “Watering Words” (www.wateringwords.com), decorrerá de 10 a 15 de setembro (com apresentação final no último dia, junto ao Rio Águeda) e será conduzido por Kristina Feldhammer, Joanna Gruntkowska e Małgorzata Suś.
Durante duas semanas e com um programa bastante diversificado, com o cartaz completo que pode ser consultado nas páginas das redes sociais Facebook e Instagram do AgitLab, a cidade de Águeda poderá assistir e conhecer projetos de artistas internacionais de forma totalmente gratuita. O acesso às performances é livre e destinado a todos os públicos.

Ana Sofia Pinheiro

Novos órgãos sociais da Turismo Centro de Portugal tomaram posse em Coimbra


Raul Almeida, novo presidente da Comissão Executiva, anunciou algumas das prioridades para o mandato que agora começa.
Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), para o período 2023-28, tomaram hoje posse das suas funções, numa cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra. Raul Almeida é o novo presidente da entidade que tem a missão de estruturar e promover a atividade turística na região Centro.
Recorde-se que a Assembleia Geral Eleitoral da Turismo Centro de Portugal decorreu no passado dia 26 de julho, tendo sido eleita a lista única liderada por Raul Almeida, que sucede assim a Pedro Machado à frente dos destinos da entidade.
A tomada de posse contou com a presença de mais de duas centenas de personalidades, de instituições públicas e privadas, com destaque para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em representação do Governo.
Por parte de instituições públicas, assistiram igualmente à cerimónia o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; o Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros; deputados à Assembleia da República; Presidentes e Secretários Executivos das Comunidades Intermunicipais da região; Presidentes e autarcas de municípios do Centro de Portugal; Presidentes de outras Entidades Regionais de Turismo do país; o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra; o Gestor do Programa Operacional 2030; o Diretor Regional da Agricultura; o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente; e representantes das Forças e Serviços de Segurança, entre outras.
Os privados estiveram representados por empresários do setor do Turismo e pelos Presidentes das Comissões Vitivinícolas, assim como os presidentes ou dirigentes de associações como a APAVT, a AHRESP, a APECATE, a ARAC, a AHP, a ADHP, entre outras.
No discurso da tomada de posse, Raul Almeida começou por saudar os membros anteriores da Comissão Executiva, “pelo trabalho notável que realizaram” à frente da instituição. “O Pedro Machado dedicou o seu tempo e energia a criar e a desenvolver a marca Centro de Portugal e conseguiu pôr o turismo a crescer de forma notória, segura e sustentada na região”, destacou. Depois, frisou que os membros dos órgãos sociais que começaram hoje as funções “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística. São elementos que vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.

Continuando, Raul Almeida anunciou uma das primeiras medidas que pretende pôr em prática. “Acredito que a Entidade terá muito a ganhar se reunir e conversar, de forma regular e oficial, com as instituições que têm uma palavra a dizer sobre a atividade turística e que podem contribuir para a definição de estratégias. Por isso, pretendo avançar o quanto antes com a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo que queremos implementar na Turismo Centro de Portugal”, explicou. Este novo órgão “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, como são as oito Comunidades Intermunicipais, as Universidades e Politécnicos da região, representantes do setor privado e das associações.

As prioridades para o mandato são passam, segundo o novo presidente, por “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”, entre muitos outros objetivos que elencou.

A finalizar o discurso, Raul Almeida lançou um desafio ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços: atualizar o orçamento anual das Entidades Regionais de Turismo. “É da mais inteira justiça que o trabalho notável que as ERT realizam seja distinguido com uma atualização orçamental, que lhes permita fazer mais e melhor pelo território. Esta é uma necessidade evidente”, disse.

Antes, Pedro Machado, que é o novo presidente da Assembleia-Geral, deixou uma mensagem de satisfação pelos sucessos alcançados pela região nos últimos anos. “Agradeço a todos aqueles que hoje cessam funções e que ao longo dos meus vários mandatos deram o melhor de si próprias pela causa da Turismo Centro de Portugal. Agradeço aos 100 municípios, a todas as organizações regionais públicas, mas muito em particular a todas as empresas e aos empresários que nos ajudaram a construir este caminho de sucesso”, enalteceu.

“Talvez seja importante hoje deixar ficar aqui o testemunho daquilo que são para nós os valores da marca Centro de Portugal. Em primeiro lugar o trabalho, o empenho, a criatividade e a energia da equipa da Turismo Centro de Portugal. Foi isso que tornou possível o estado de maturidade da marca”, sublinhou. “Em segundo lugar, a lealdade e a solidariedade dos vários territórios que compõem o Centro de Portugal. O trabalho conjunto permitiu-nos combater algumas assimetrias e esbater diferenças que ainda existem na região. Este sentimento de lealdade e de solidariedade com os territórios é um valor que a marca tem e que importa preservar”, continuou, para concluir: “Finalmente, a confiança na capacidade de continuarmos a trabalhar em conjunto, a agregar e, sobretudo, a podermos ser cada vez mais atrativos e competitivos. Estas são para mim as três âncoras essenciais em que assenta a nossa atividade”.

A terminar a sessão, o Secretário de Estado Nuno Fazenda começou por agradecer o trabalho realizado pelos órgãos sociais cessantes e saudou o novo presidente: “Quando se fecha um ciclo e se abre outro, temos de ter memória do que foi feito. O balanço do trabalho da equipa anterior é francamente positivo e ajudou a projetar a região Centro. Saúdo também o novo presidente, a quem desejo as maiores felicidades”.

Recordando a importância do turismo para a economia nacional, assim como os resultados extraordinários que a atividade turística registou em 2022, o governante lembrou que tal se deve “a muitas entidades, nomeadamente as empresas, que são o motor do desenvolvimento, as autarquias, as entidades que financiam a atividade, ao Turismo de Portugal, às entidades regionais e também às políticas públicas”. “Queremos continuar a crescer bem, com sustentabilidade e autenticidade”, disse, adiantando que está já previsto para o próximo ano um reforço orçamental das entidades regionais de turismo.

Em jeito de conclusão, Nuno Fazenda considerou que “podemos ter uma visão estratégica clara, assim como recursos financeiros, mas só seremos bem-sucedidos se trabalharmos em rede, em conjunto, porque só desse modo temos ganho de eficiência e maior presença nacional e internacional. Esta sala cheia é sinal de que a região Centro de Portugal está unida no propósito de afirmar o turismo no território”.

Após a cerimónia de tomada de posse tiveram lugar as primeiras reuniões da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing. Desta última resultou a eleição, por unanimidade, de Jorge Loureiro como presidente deste órgão.

Composição dos órgãos sociais

Os órgãos sociais da TCP, para o período 2023-28, são os seguintes:

Comissão Executiva:
Raul Almeida (Presidente)
Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Pedro Machado (Presidente da Mesa)
Vítor Pereira (Secretário da Mesa)

Conselho de Marketing:
Jorge Almeida "Loureiro" (Presidente)
José Francisco Rolo
Carlos Ascensão
Laura Rodrigues
Rodolfo Baldaia de Queirós
Jorge Costa
António Marques Vidal
--------------------------
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA “DIA DO MUNICÍPIO” COM HOMENAGEM A PERSONALIDADES DO CONCELHO

 Integrado nas comemorações do Dia do Município, decorre a 03 de Setembro, pelas 21h00, no Castelo de Silves, a homenagem a personalidades do concelho.
As Distinções de Mérito Municipal serão atribuídas a personalidades que, com o intuito da prossecução do bem comum, contribuíram para o engrandecimento e dignificação do Município.
Assim serão atribuídas as seguintes distinções municipais: Prémio Literatura; Prémio Artes e Prémio Música.
A cerimónia terminará com um concerto de REFLECT | 20 anos | com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense pelas 22h00, no mesmo local.
Contamos com a presença de todos neste dia especial!

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 37 PARA SETEMBRO 2023

Nesta edição temos em consideração no editorial: Haja Respeito pelos Dadores de Sangue. O assunto é delicado porque não se assume certos expedientes no atendimento aos dadores de sangue. Uma vez por outra, são entregues aos dadores uns questionários para aferição da sua satisfação. Para quem comparece uma, duas ou três vezes por ano, a resposta vai pela positiva, ainda que num ponto ou noutro possa surgir dúvidas.

Esperamos que tenham uma boa leitura, e se quiserem enviar sugestões são bem-vindas.

Joaquim Carlos

*O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1752

Apoio: Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/





Alterações nos horários da ‘Linha 36’ da BusWay de ligação entre a cidade de Aveiro e o Forte da Barra / São Jacinto

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que, no seguimento da estratégia definida de desativação da “Linha 13” da Aveirobus e da ativação da nova “Linha 36” da Busway, assim como da análise ao primeiro mês de operação da nova rede de transportes públicos intermunicipais – BusWay, entram em vigor esta sexta-feira, dia 01 de setembro, alterações aos horários da “Linha 36”, que faz a ligação entre o centro da Cidade de Aveiro e o Forte da Barra com ligação ao Ferryboat para e de São Jacinto.
De forma global, as alterações de horários da “Linha 36”, realizadas essencialmente nas partidas do Terminal Rodoviário de Aveiro e nas saídas da Costa Nova (Largo Arrais Ançã) e do Forte da Barra, têm como objetivo melhorar a coordenação das ligações do transporte rodoviário e o transporte fluvial, sendo implementadas porque foram detetados erros de planeamento de horários e disfunções de operação, que provocaram atrasos e desfasamentos na ligação entre Autocarros e Ferryboat.
As alterações agora implementadas decorrem do trabalho de equipa realizado pela Busway / Grupo Afifi, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e Grupo Transdev / Aveirobus, dando também resposta aos contributos apresentados por Cidadãos utilizadores e pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto.
Em nome de todas essas entidades, apresentamos um pedido de desculpas aos Cidadãos utilizadores pelos incómodos vividos, agradecendo também a sua compreensão, dado o facto de estarmos a implementar uma rede nova com um novo Operador, que inevitavelmente tem erros de início, que vamos corrigindo ao longo desta fase inicial de operação, com o contributo de todos que reiteradamente agradecemos, empenhados que estamos na prestação de um serviço público de transportes com a devida qualidade.
A CMA, e também a CIRA a que o Presidente da CMA preside, solicita assim aos utilizadores deste serviço que possam consultar os novos horários, no mapa anexo e também já disponíveis nas plataformas online, em: https://busway-cira.pt<https://busway-cira.pt/> ou através da linha gratuita para esclarecimento de dúvidas (800 10 10 12).

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ALCANTARILHA É INAUGURADO NO DIA 03 DE SETEMBRO APÓS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO (Antigo Mercado Municipal)

 Integrado nas comemorações do Dia do Município, terá lugar no próximo dia 03 de setembro, pelas 18h30, a cerimónia de inauguração do Centro de Exposições de Alcantarilha, resultado das obras de requalificação do Antigo Mercado Municipal, promovidas pelo Município de Silves, as quais vieram dar uma nova vida ao espaço, dotanto a Freguesia de um equipamento promotor da fruição cultural, que permite a exibição de obras de arte dos mais variados artistas.
O evento será marcado pela inauguração da exposição “Quebra-Costas”, com Obras da Coleção Luís Negrão e Família (artistas representados: Ana Hatherly, António Dacosta, António Vasconcelos LapaHeitor FigueiredoInácio de José MendonçaJoão QueirozJúlio Pomar e Liliana Velho Urbano), com curadoria de Hugo Dinis, ajusta-se conceptualmente ao local em que é apresentada.
A mostra pode ser visitada no renovado Centro de Exposições de Alcantarilha até ao dia 31 de dezembro, de terça-feira a sábado entre as 13h00 e as 19h00. A entrada é livre.
 
+ sobre a Exposição “QUEBRA-COSTAS”
Tomando como ponto de partida a conhecida ruela ingreme, escorregadiça e estreita de Coimbra, Quebra-Costas, ironiza-se com a fragilidade das peças de cerâmica bem como com a relação com os encostam acidentadas que povoam as paisagens rurais. Neste sentido, as obras delirantes de António Vasconcelos Lapa, Heitor Figueiredo e Liliana Venho, podem relacionar-se com as paisagens do campo nas obras de Ana Hathery, João Queiroz e Urbano. Enquanto a vida do mercado pode ser enunciada nas obras de Júlio Pomar e António Dacosta. Através de uma obra do artista amador Inácio de José Mendonça presta-se homenagem à terra em que viveu.
 

 

Município de Arouca investe mais de um milhão de euros na valorização do comércio tradicional

 O Bairro Comercial Digital definido para Arouca contempla, atualmente, 184 estabelecimento comerciais e assenta num conjunto alargado de infraestruturas e serviços digitais de apoio às empresas aderentes numa ótica de promoção para a transição digital, valorizando, simultaneamente, as vantagens e benefícios da proximidade física com os benefícios associados ao mundo digital e virtual. Este “Arouca + Digital” engloba as principais artérias da Vila onde estão instalados os principais edifícios, instituições e estabelecimentos comerciais e serviços.
A candidatura agora aprovada prevê a criação de uma plataforma de comercialização digital – Marketplace – digital do Bairro, disponibilização WiFi gratuito, criação de página web e aplicação móvel comercial, implementação de quiosques digitais, solução Smart Parking, bem como a implementação de um serviço colaborativo de entrega de encomendas.

A 6 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, decorrerá a sessão de apresentação da medida PRR “Bairros Comerciais Digitais”, com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e no qual o Município de Arouca também marcará presença.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destaca a importância da candidatura agora aprovada. “É mais de um milhão de euros de investimento que o Município de Arouca, enquanto líder de um consórcio local constituído para o efeito, conseguiu garantir para dinamizar o comércio tradicional, no âmbito de um concurso nacional muito exigente e muito concorrido”, refere a autarca. “O Município e este consórcio”, acrescenta, “demonstraram, assim, possuir um potencial estratégico para a aceleração dos negócios e proporcionar novas experiências, associado às novas oportunidades da inovação e da transição digital”.  “Com o Bairro Digital damos continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer, em parceria com a AECA, nomeadamente, modernização e valorização do comércio tradicional.”, recorda igualmente Margarida Belém.

Este projeto foi apresentado pelo Município de Arouca em consórcio com AECA, ADRIMAG e AGA – Associação Geoparque de Arouca e enquadra-se nos apoios do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt). O investimento previsto é de 1.057.799,77€, dos quais 859.999,81 € são financiados a 100%. Acresce ainda o custo com eventuais obras necessárias para a implementação dos equipamentos. O prazo estimado de execução é 2025.

Imagem: Litoral Centro

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE EXPOSIÇÃO “ARVOREDOS E CANAVIAIS” DE JORGE SANTOS


Integrado nas comemorações do Dia do Município, irá ter lugar no dia 03 de Setembro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Silves (BMS), a inauguração da exposição “Arvoredos e Canaviais” de Jorge Santos.
A exposição é uma homenagem à obra do artista Jorge Santos e, à sua memória, no lugar onde nasceu. A sua produção artística, realizada em quase um quarto de século, é muito vasta: desenhos, pinturas, serigrafias, fotografias, vídeos, esculturas, azulejaria e um número bastante apreciável de livros de artista, mas também cadernos anotados onde encontramos estudos para diversos projetos em cada uma destas áreas da criação, muitos deles realizados e outros que, sendo parte do seu processo de trabalho, contribuíram para muitas outras obras, algumas destas inéditas.
A mostra, a primeira de um ciclo dedicado à sua obra, com curadoria de João Silvério, apresenta uma seleção de obras muito representativas do seu percurso artístico. É um momento para partilhar a sua memória, e o legado de uma obra muito singular, contemporânea, e estreitamente ligada à expressão humana de uma poética e de um imaginário que nos é próximo.
A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de setembro.
Esperamos por si!
 
Horário:
» Segunda-feira: 14h00 às 19h00
» Terça-feira a sexta-feira: 10h00 às 19h00
» Sábados: 10h00 às 17h30
» Domingos e feriados encerrado
 
+ sobre JORGE SANTOS
As suas obras foram expostas em Portugal e no estrangeiro, e estão representadas em várias coleções particulares, e institucionais como: MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, Portugal; Fundação  PLMJ;  Portugal Madeira Corporate Services,  PortugalCAMB – Centro de Arte Manuel de Brito,  PortugalColeção Novo Banco,  PortugalFoundation Centenera Jaraba, EspanhaHaim Chanin Collection, FrançaColeção La Petite Escalère, FrançaFundação Carmona e Costa,  PortugalANA – Aeroportos de Portugal,  PortugalThe Beverly Hilton Hollywood, EUABiblioteca Apostólica Vaticana, Vaticano; e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian,  Portugal.