terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Cantanhede | No auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro. Companhia de Teatro ETCetera representa “Os Maias: episódios da vida romântica”

Mais de uma centena de alunos do 11º ano assistiram, no passado dia 24 de janeiro, à representação teatral da obra “Os Maias; episódios da vida romântica”, de Eça de Queirós que decorreu no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede.

Particularmente direcionada para a comunidade escolar de Cantanhede, a apresentação esteve a cargo da companhia de teatro ETCetera e contou com a presença de estudantes que frequentam os Agrupamentos de Escolas Gândara-Mar e Lima-de-Faria.

Integrada no Plano Anual de Atividade da Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), para o ano letivo 2022-2023, a iniciativa contou com a organização conjunta dos Agrupamentos de Escolas do concelho, através das suas Bibliotecas Escolares, e do Município de Cantanhede, entidade que assegurou a deslocação dos alunos da Tocha.

Os Maias: episódios da vida romântica” é uma das obras literárias mais conhecidas do autor Eça de Queirós que de forma realista e bem-humorada, retrata a sociedade abastada de Lisboa, da segunda metade do século XIX. Esta famosa obra é uma das que integra os textos de leitura obrigatória na disciplina de Língua Portuguesa, no 11º ano de escolaridade.

O grupo ETCetera é uma companhia de teatro criada e sediada em Vila Nova de Gaia e que tem vindo a trabalhar o Teatro com atores profissionais, cujo trabalho assenta sob o lema “Teatro para TODOS”. Ambicionando proporcionar diferentes momentos teatrais a todo o tipo de grupo, género e idades, o grupo propõe-se realizar experiências artísticas que se reflitam no crescimento dos espectadores, enquanto alunos, mas igualmente enquanto indivíduos, fazendo do teatro um veículo de cultura e, simultaneamente, de educação.

O ETCetera foca a sua atividade nos mais jovens, com diversos os projetos que e que procuram também integrar o público geral. Esta vertente surge numa tentativa de aproximar o público das artes performativas e como tal apresentamos diferentes produções que prometem quebrar alguns preconceitos que rotulam o teatro como enfadonho, inacessível e dispendioso.

Sob a premissa “com pouco, fazer muito”, o grupo pretende mostrar que o teatro pode ser divertido e criativo e que, criando o hábito e gosto por esta arte que é pensada para todos. Desta forma, e para que os diferentes públicos encontrem o seu lugar na ETCetera Teatro, são vários os projetos que desenvolvemos, desde a vertente educacional até ao entretenimento.


LVI - CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL 2ª Fase – Norte B

 

COLUMBÓFILA – 63 X CLUB 5 BASKET - INTENTION - 39
Dia 19 de fevereiro de 2022 – 18H00
Pavilhão Marialvas

Constituição da equipa da ASSSCC:
10 – Beatriz Fernandes
28 – Inês Anastácio
04 – Inês Ramos
16 – Inês Pinho
55 – Margarida Meneses
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
11 - Matilde Melo
01 – Milena Santos
14 - Rita Mendes
12 – Sofia Conceição
20 – Sofia Moreira

Treinador principal: João André Costa
Delegada: Ana Maria Rodrigues
Segurança: Antero Xavier Melo

Covilhã | “AO PÉ” DE ISABEL AZERÊDO E PEDRO LUNTA


A partir de sábado, dia 4 de março, a Galeria António Lopes recebe a exposição “Ao Pé”, da autoria da escultora Isabel Azerêdo e do designer Pedro Lunta, que pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas, até ao dia 29 de abril.
A inauguração decorre no dia 4 de março, às 15:00 horas, com a atuação das Adufeiras da Casa do Povo do Paul e uma palestra intitulada “Da ideia à obra”, onde a dupla de artistas irá mostrar todo o processo de criação dos trabalhos originais executados em burel, concebidos propositadamente para esta exibição.

Para esta exibição, os autores partiram de moldes em madeira, utilizados para o fabrico de sapatos, para criar mais de 50 obras de arte inusitadas que são harmonizadas através de expressões, mais ou menos coloquiais. Para o efeito, basearam-se nas expressões da língua portuguesa alusivas à palavra ‘pé’ e ‘sapato’, tentando transformar numa linguagem plástica e tridimensional as expressões populares e do nosso quotidiano, unindo património, tradição e contemporaneidade.

COVILHÃ COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL


A Câmara Municipal da Covilhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai comemorar o Dia Internacional de Proteção Civil, no próximo dia 1 de março (quarta-feira), com várias atividades, na Escola Básica do Teixoso.
A iniciativa vai testar o Plano de Emergência da Escola e contempla uma demonstração das forças de segurança e ainda uma ação de reflorestação, para compensar o abate de árvores que estavam em risco de queda, no espaço escolar.

O Dia Internacional de Proteção Civil, assinala-se anualmente, dia 1 de março e pretende alertar e sensibilizar a população para a importância da Proteção civil, na salvaguarda de pessoas e bens.

O Dia Internacional da Proteção Civil, vai decorrer no próximo dia 1 de março com o seguinte programa:

9h45- Simulacro de Incêndio ( teste ao Plano de Emergência da escola)

10h00 - Demonstração de meios dos agentes de Proteção Civil da Covilhã (Bombeiros, GNR, GNR de Montanha, PSP, Proteção Civil)

11h00- Plantação de Árvores (compensação por abate de árvores em risco de queda no espaço escolar)

Proteção Civil somos todos nós!

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS 4ª FASE – 3ª DIVISÃO SÉRIE J


COLUMBÓFILA – 64 X OLIVAIS - 22

Dia 26 de fevereiro de 2022 – 11H00
Pavilhão Marialvas Cantanhede

Constituição da equipa da ASSSCC:
01 – Miguel Dinis
03 – André Du
07 – Guilherme Monteiro
11 – Bernardo Bento
13 – Martim Alves
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
25 – Alexandre Gaspar
28- Tomás Miranda
31 – Mateus Neves
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira

Treinador principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Mariana Melo
Delegada: Ana Maria Rodrigues

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 18 – MASCULINOS 4ª FASE – 2ª DIVIÃO - SÉRIE G

 

COLUMBÓFILA – 37 X OLIVAIS - 67
Dia 25 de fevereiro de 2023 – 21h00
Pavilhão Marialvas - Cantanhede
Constituição da equipa da ASSSCC:
02- Tomé Almeida
04 – David Rodrigues
08 – José Lopes
09 – Constantino Manko
10 – André Dinis
11 – Tomé Almeida
14 – Pedro Machado
22 – João Neves
24 – Juliano Moreira
30 – Marcelo Duarte

Treinador principal: João André Costa
Delegada: Ana Maria Rodrigues

EQUIPA DE MINIS 12 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU EM TORNEIO NA FIGUEIRA DA FOZ

 

Promovido e organizado pelo Ginásio Clube Figueirense, realizou-se no passado dia 25 de fevereiro, mais um Encontro de Minis 12.

O Pavilhão Galamba Marques foi palco de um emocionante encontro de minibasquete no escalão de Sub12, que contou com a participação da Associação Académica de Coimbra (AAC), Olivais F.C., Sampaense, Columbófila de Cantanhede, Lousanense e o Ginásio Figueirense.

Comparecem em representação das suas equipas, cerca 75 crianças, com idades entre os 10 e os 11 anos, participando na competição, que incluiu 9 jogos disputados ao longo da manhã.

A equipa da Sociedade Columbófila, foi constituída por Benjamim Costa, Diogo Ribeiro, Duarte Jerónimo, Guilherme Cortesão, João Santos, Martim Oliveira, Tiago Laranjeira, Vasco Neves, Francisca Jerónimo, Rita Lourenço, Clara Marques e Maria Malta, sendo acompanhados pelo Treinador Principal João André Costa, pelo Treinador-Adjunto Miguel Gomes e pela Delegada Ana Maria Rodrigues.

Os pequenos atletas tiveram oportunidade de aplicar as habilidades técnicas e táticas que já dominam, deixando pais, treinadores e amigos orgulhosos.

O encontro foi marcado pelo Fair-Play e pela alegria contagiante das crianças, que demonstraram todo o seu entusiasmo pela modalidade.

O clube organizador ofereceu lanches aos participantes, garantindo que ninguém ficasse sem energia para continuar a jogar.

No final do encontro, todos os participantes reuniram-se no centro do campo para a fotografia coletiva e para o Grito do "Viva o Minibasquete"!

Ficou claro que o minibasquete é muito mais do que um simples jogo, é uma oportunidade para as crianças desenvolverem valores como o respeito, a cooperação e a amizade.



GUILHERME CARDOSO ALCANÇOU O 5º LUGAR NO NACIONAL DE LONGA DISTÂNCIA

 

Realizou-se no passado dia 25 de fevereiro numa organização da Federação Portuguesa de Natação a edição de 2023 do Campeonato Nacional de Longa Distância, competição que teve como palco o Complexo Olímpico Piscinas da cidade de Coimbra.

Tiveram acesso a esta competição, mediante um ranking estabelecido pela Federação Portuguesa de Natação, com base nos recordes pessoais aos 1500 metros livres 60 atletas em representação de 29 clubes.

Competiram na prova de 3000 Metros, 20 atletas juvenis (10 masculinos e 10 femininos) tendo na prova de 5000 metros, competindo 20 atletas no escalão 18/19 anos e 20 atletas no escalão Absoluto.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pelo atleta júnior (AA18/19) Guilherme Cardoso que esteve em bom plano tendo alcançado o 5º lugar no escalão, nadando a distância de 5km, em 58 minutos 25 segundos.

Castelo de Paiva | AMADO MARTINS E CARLA MARTINHO DOMINARAM A PROVA. CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA MATO CURTO VOLTOU A DISPUTAR-SE EM CASTELO DE PAIVA

GDC de Guilhovai esteve em grande nível nesta jornada desportiva
Amado Martins (GD Guilhovai) e Carla Martinho (Recreio de Águeda), foram os grandes vencedores do 24º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, ontem realizado em Castelo de Paiva, numa organização da Associação de Atletismo de Aveiro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das colectividades locais, Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark, traduzida numa jornada desportiva de sucesso, que juntou 393 atletas aveirenses, na pista do amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado.
Em dia soalheiro, o Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destinou-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Sénior e Veteranos, Juniores, Iniciados, Infantis e Benjamins inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, com a possibilidade de integrar as equipas de seniores os atletas juniores ou veteranos para a composição da equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa, registando-se a presença cerca de quatro centenas e meia de atletas pertencentes a cerca de 20 equipas de todo o distrito.
No escalão feminino, Carla Martinho, da equipa do Recreio Desportivo de Águeda, com a marca 14,45m foi a vencedora da prova, batendo a atleta feirense, Andreia Santos (14.51) e Sara Carvalho, do Recreio Desportivo de Águeda ( 15,02 ) na luta pelo lugar mais alto do pódio, enquanto Helena Rodrigues, (CJ Clark) em 9º lugar, foi a melhor paivense classificada nesta prova, com Catarina Vieira, da mesma equipa, a garantir o 13º lugar.
Já no sector masculino, foi Amado Martins, do Grupo Desportivo Cultural Guilhovai, que dominou a corrida de 4000m em Castelo de Paiva, conseguindo o registo de 12.39m, superiorizando-se na chegada a Nuno Lopes, do CF Feirense, com 12.42, e Victor Oliveira, do GDC Guilhovai, com a marca de 12.44, sublinhando-se que, o melhor atleta paivense neste escalão, foi Pedro Moreira, da ADCJ Clark, com um tempo de 14.48, e José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, no 17º lugar, com o registo de 13.54m.
Na classificação por equipas, o Recreio Desportivo de Águeda ganhou o título feminino, à frente do Clube Desportivo Feirense, e da ADCCJ Clark’s de Castelo de Paiva, enquanto pelo lado masculino, triunfou a equipa do GDC de Guilhovai, sagrando-se campeã distrital.
Nas restantes provas, Laura Bento, do Beira Mar triunfou no sector Infantis Femininos e Cristiano Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, venceu o sector masculino, enquanto que, nos Iniciados ( 2000m ) Simão Silva, do CD Feirense ganhou a corrida masculina e Carolina Cruz, do CAOB-A venceu a prova feminina, sendo que, na classe Benjamins 500m a vitória foi para Margarida Almeida, do Grecas, e Martim Nunes, do Grupo Juvenil Pinheiro da Bemposta, venceu o sector masculino, finalizando a classe de Juvenis com a vitória feminina para Leonor Pepe, do CD Feirense, e Ricardo Alves, também do CD Feirense, com o triunfo no escalão masculino.
No escalão de veteranos (4000 m), Matilde Baptista, dominou a corrida, enquanto nos masculinos a prova foi ganha por Ricardo Carvalho, do NA de Cucujães, sendo que Adélia Tavares, da ADCJClark, sagrou-se vencedora na categoria +50 com um tempo de 18.24.
José Rocha, presidente da edilidade paivense, juntamente com Liliana Vieira, Vereadora do Desporto e Cultura, marcaram presença na cerimónia de entrega de prémios aos atletas que mais se distinguiram nesta final do campeonato distrital de corta-mato, e o presidente evidenciou a satisfação do município participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros deste evento que trouxe centenas de atletas a Castelo de Paiva.
O autarca local congratulou-se com a excelente adesão de equipas e atletas, com o sucesso desta grande jornada de atletismo distrital e pelo facto do município voltar a ser um digno anfitrião de um grande evento desportivo, louvando a forma dinâmica como as corridas foram sendo realizadas, motivando sempre uma competição saudável entre valorosos atletas que deixaram muita determinação na pista e deram espectáculo ao numeroso público que se foi mantendo interessado na prova, enaltecendo a importância do desporto na vida, agora mais que nunca valorizado.
A exemplo de anos anteriores, e beneficiando do prestígio alcançado e traduzido em diversos títulos, do trabalho desenvolvido pelas duas colectividades que nesta terra promovem a modalidade, o presidente José Rocha agradeceu a todos quantos contribuíram para esta jornada desportivo, evidenciando, além da vertente desportiva, esta forma de potenciar e promover o território, contribuindo também para ajudar a alavancar da economia local, frisando ainda o interesse do trabalho conjunto, das parcerias e o empenho de todos permitindo grandes realizações.
Feliz com este sucesso e com as provas desenroladas com uma expectativa sempre crescente, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, na hora dos agradecimentos e balanço final, referiu com profundo orgulho que, “ continua a valer a pena o sacrifício que se faz … porque o atletismo da nossa terra continua a marcar pontos no distrito de Aveiro “.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova apresenta-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

 

O Município de Proença-a-Nova volta a marcar presença com um espaço próprio na maior feira de turismo a nível nacional – a BTL 2023, de 1 a 4 de março, promovendo o território junto do mercado português e reforçando a comunicação que tem sido feita nas anteriores edições de um destino que aposta na natureza, no desporto e aventura, na ciência e também nas artes.

Tendo como ponto de partida o Ano Municipal das Artes, o stand de Proença-a-Nova destaca a obra A Coroa”, que os SAWU Studio desenvolveram na antiga ponte do Barrão, entre as aldeias de Vale de Água e do Pergulho, no âmbito do projeto Esporo. Os visitantes do stand podem provar as infusões do projeto BioAromas LIIS, com a marca É Capaz e estão a ser convidados a realizar dois dos jogos disponíveis no Centro Ciência Viva da Floresta: um relacionado com a descoberta de plantas aromáticas através do olfato e o outro que convida a ouvir os pássaros mais frequentes do território.

Localizado no Pavilhão 2, o stand de Proença-a-Nova convida ainda os visitantes a participarem no Passeio Pedestre nº 200 – o NaTal Rota Gourmet, para o qual está a ser preparada uma comemoração. Os passeios pedestres do Município são já uma marca consolidada que ao terceiro domingo de cada mês propõe partir à descoberta do concelho, além de promoverem o pedestrianismo e a gastronomia, este ano está a promover o Ano Municipal das Artes. O ano de 2023 será marcado pela promoção de todas as artes e dos seus artistas que se têm inspirado no nosso concelho para a suas criações artísticas. Além daquilo que a arte representa, o objetivo é que o concelho seja mais atrativo para quem nos visita, bem como para os residentes, que seja uma forma de elevar a autoestima e, dessa forma, estimular a capacidade de criar e fazer acontecer arte.

Em janeiro, a primeira paragem foi no Farol dos Ventos, na Serra das Talhadas e em fevereiro teve como ponto de passagem a Coroa que serviu de inspiração para a conceção do stand. A lista de passeios pedestres para 2023 já está disponível aqui e conta ainda com os passeios temáticos Montes de Cereja, em maio, em Montes da Senhora, e a Rota do Plangaio, em setembro, em Sobreira Formosa.



WORKSHOP SOBRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ASSOCIATIVISMO

 O Município da Marinha Grande vai realizar o workshop "O Associativismo, passado, presente e futuro”, no dia 6 de março, das 18h00 às 19h30, no Edifício da Resinagem, cuja entrada é livre.

A iniciativa é integrada no Programa “Associativismo em Movimento” e tem como objetivo reunir as associações do concelho, uma vez por mês, potenciando a partilha de experiências enriquecedoras, replicáveis e valorizando o trabalho colaborativo.

O workshop do dia 6 de março tem o seguinte programa:
“ Um novo olhar no papel do Associativismo, uma identidade com projeto”  -  Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP)
A Salvaguarda dos Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto do Concelho da Marinha Grande - Ana Carvalho e Miguel Afonso | Câmara Municipal Marinha Grande.


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 01 DE MARÇO, EM TUNES, ENTRE AS 09H00 E AS 11H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido em Tunes, entre as 09h00 e as 11h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

ANADIA | Município pronuncia-se sobre Plano Ferroviário Nacional

No âmbito do procedimento de Consulta Pública do Plano Ferroviário Nacional (PFN), o Município de Anadia pronunciou-se sobre o respetivo documento, tendo dirigido à Infraestruturas de Portugal (IP) um conjunto de considerações sobre o mesmo, nomeadamente sobre a futura linha de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto.
O Município considera que “o PFN não apresenta fundamentação que justifique a necessidade de construção da referida infraestrutura”. A autarquia refere “que a nova linha de alta velocidade Lisboa-Porto poderá acomodar também o tráfego de comboios intercidades”, neste sentido, questiona: “em que moldes se pode garantir a compatibilidade de circulação dos comboios de alta velocidade com os comboios intercidades, bem como, a redução pretendida para os tempos de viagem, entre as principais cidades abrangidas pela linha de alta velocidade?”.
O Município tem vindo reiteradamente a discordar sobre a construção da nova linha, cujos traçados propostos sobrepõem-se a uma das maiores manchas vitivinícolas da região, pondo em causa a sobrevivência de diversos projetos enoturísticos de excelência já existentes, num dos setores de atividade mais importantes da economia local. Considera a autarquia que “deveria ser seguida a mesma abordagem deste Plano para outras linhas da rede ferroviária convencional, baseado num estudo fundamentado que avalie duas soluções de intervenção: a modernização da Linha do Norte, incluindo a sua ampliação sempre que possível; ou a construção de uma nova linha”.
Relativamente ao transporte de mercadorias, o documento enviado pelo Município considera “o PFN pouco ambicioso”, porque “apenas identifica os principiais terminais rodoferroviários do país e não concretiza outras localizações adicionais para a criação de novos terminais complementares daquela rede de terminais logísticos”, dando como exemplo, a infraestrutura existente em Mogofores, “se melhorada e adaptada, poderia constituir-se como um novo terminal rodoferroviário”.


Homem desaparecido é encontrado no estômago de tubarão

O caso aconteceu na Argentina. Após um grupo de pescadores encontrar restos mortais dentro de um tubarão, a família de Diego Barria, desaparecido desde o início de fevereiro, identificou o corpo através de uma tatuagem.
Um argentino, desaparecido desde o início de fevereiro, foi encontrado no estômago de um tubarão, que foi capturado perto do sítio onde o homem desapareceu, no sul da Argentina. O homem foi identificado graças a uma tatuagem encontrada nos restos mortais.
Diego Barria, de 32 anos, pai de três filhos, foi visto pela última vez no seu carro a 18 de fevereiro, perto da costa da província de Chubut, no sul da Argentina. Dois dias depois do desaparecimento, o automóvel foi encontrado numa praia perto de Rocas Coloradas.
Segundo a Sky News, no início da manhã de domingo, dia 26 de fevereiro, dois pescadores informaram a guarda costeira local que tinham capturado três tubarões perto da área onde o veículo de Barria tinha sido encontrado.
Daniela Millatruz, a agente da polícia encarregada pelo caso, disse à imprensa local que os pescadores "quando estavam a limpar [os tubarões] encontraram restos humanos num deles".
Apesar de ainda não terem sido realizados testes de ADN para confirmar a identidade, a esposa de Barria identificou o corpo do marido "devido a uma tatuagem nos restos mortais", acrescentou a agente.
Apesar de (ainda) não estar claro o que terá acontecido, as investigações continuam e a polícia presume "que Diego sofreu um acidente" e está a investigar "se houve um veículo envolvido."
Cristian Ansaldo, chefe do departamento de polícia da cidade de Comodoro Rivadavia, afirmou que o tubarão tinha cerca de 1,5 metros e é provável que Barria tenha sofrido um acidente e depois arrastado, devido à forte maré alta no fim de semana do seu desaparecimento.

SIC Notícias

Força Operacional no Chile chega a Portugal esta terça-feira

A Força Operacional Conjunta Nacional que esteve no Chile a apoiar no combate aos incêndios florestais que afetam aquele país chega esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, a Portugal.
A chegada está prevista para as 15h50, no Terminal Militar de Figo Maduro.
A Força Nacional, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e composta por 144 operacionais da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil (operacionais do Núcleo de Apoio à Decisão e Análise de Incêndios Rurais, das Equipas de Análise e Uso do Fogo, e da Unidade Especializada de Intervenção Aeronaves não Tripuladas DRONE) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Força de Sapadores Bombeiros Florestais), das Corporações de Bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica, esteve 17 dias na província de Concepción, na região de Biobio, uma das mais afetadas pelos incêndios florestais.  
A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais formulado pelas autoridades chilenas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.