sábado, 10 de julho de 2021

PCP critica testes obrigatórios para restaurantes perante demora na vacinação

O secretário-geral do PCP disse hoje em Ovar, não ser admissível que mais de 60% dos portugueses sem a vacinação completa, por o programa estar atrasado, sejam agora obrigados pelo Governo a fazer um teste para entrar em restaurantes.

Jerónimo de Sousa falava numa intervenção no convívio regional da CDU que decorreu em Ovar, no distrito de Aveiro, também aproveitando para fazer a apologia dos candidatos da coligação às próximas eleições autárquicas.

"Não é admissível que mais de 60% dos portugueses, que não têm neste momento a vacinação completa - não por responsabilidade própria, mas porque o plano de vacinação está atrasado devido à falta de vacinas no tempo próprio - sejam agora obrigados, por decisão do Governo, a fazer um teste para entrar num restaurante entre as 19:00 de sexta-feira e as 22:30 de domingo", assinalou o líder comunista.

Neste contexto, o dirigente perguntou "onde estão os tão necessários investimentos no reforço do Serviço Nacional de Saúde, para colmatar o défice de profissionais, para a renovação e reforço dos equipamentos, para melhorar as condições de trabalho e atendimento, e para o reforço das equipas de saúde pública".

No mesmo tom, Jerónimo de Sousa questionou também pelos investimentos nos transportes públicos, em mais autocarros e mais carruagens, para promover ao mesmo tempo a redução do contágio de covid-19 e a substituição do automóvel, considerando serem estas as "medidas necessárias" e não "vagas sucessivas de política do medo, do terror e de limitações de liberdades".

Desde hoje às 15:30, os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado (atualmente, 60 dos 278 municípios do continente) passaram a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 para refeições no interior dos estabelecimentos.

O certificado digital ou o teste negativo é exigido aos clientes a partir das 19:00 à sexta-feira e aos fins de semana e feriados.

Sempre de dedo apontado ao Governo, o dirigente do PCP questionou o triunfalismo da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quando "grita vitória pela reforma da PAC [Política Agrícola Comum]", que "diz ser a mais ambiciosa de sempre".

"De que nos serve essa vitória se todos os vícios da PAC lá continuam? Se os apoios vão continuar a ser repartidos como até agora, em que 7% dos maiores beneficiários recebem 70% do total das ajudas? Se os apoios vão continuar a ser dirigidos para o grande agronegócio, reservando para a pequena e média agricultura as migalhas do costume?", prosseguiu.

No seu entender, "o Governo pode dar respostas se quiser". Jerónimo de Sousa lembrou, por exemplo, a lei aprovada na Assembleia da República, proposta pelo PCP, que "prevê um desconto na eletricidade verde, de 20% da fatura para explorações até 50 hectares e 80 cabeças normais, e de 10% para as restantes explorações e para cooperativas e organizações de produtores".

Sobre a chegada dos apoios inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência e no novo Quadro Comunitário de Apoio, o secretário-geral do PCP aconselhou "prudência", alertando que "não só não se constituirão como alavancas para o crescimento económico e o desenvolvimento do país", como " obedecem cegamente às orientações externas e estão pensados para favorecer os interesses do grande capital".

"Falam em 16 mil milhões de euros, incluindo empréstimos, mas só no ano passado o conjunto dos acionistas dos grupos económicos distribuíram dividendos no valor de 7.400 milhões de euros. E nos paraísos fiscais foram postos ao fresco mais 6,8 mil milhões, mais 14% do que em 2019, apesar da epidemia. Somando o que saiu e comparando com o que vem, o saldo é quase zero e ganham sempre os mesmos", sustentou o líder comunista.

Lusa

Estádio Cidade de Coimbra recebe Bênção das Pastas com exigência de teste ou certificado

A missa da Bênção das Pastas dos alunos finalistas do ensino superior de Coimbra realiza-se no dia 25, no Estádio Cidade de Coimbra, obrigando a teste negativo, certificado de vacinação completa ou certificado de recuperação da covid-19.

"A validação dos bilhetes à entrada [do estádio] só será efetuada perante a apresentação de um teste negativo de despiste à covid-19, do certificado de vacinação completa ou do certificado de recuperação da covid-19", refere a Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra numa informação enviada à agência Lusa.

Segundo a mesma informação, "pode ser efetuado um teste rápido, antigénio ou PCR, realizado até 48 horas antes e, comprovadamente, associado ao respetivo participante".

A bilheteira 'online' abre na segunda-feira, pelas 19:00, para que os estudantes finalistas "possam reservar, gratuitamente, o seu bilhete para assistir a esta missa da Bênção das Pastas adaptada à realidade atual".

"Embora estejamos a ultrapassar uma fase difícil para todos, a Queima das Fitas não quis privar os finalistas do ensino superior de Coimbra de um dos momentos mais marcantes e solenes da sua vida académica", justifica a comissão, assegurando que "todas as regras da Direção-Geral da Saúde serão, escrupulosamente, cumpridas, sendo que, para isso, será ocupada menos de um terço da bancada sul do Estádio Cidade de Coimbra, garantido o distanciamento necessário".

Já as entradas processam-se "em quatro pontos de acesso, de modo a evitar ajuntamentos", estando ainda disponíveis 36 lugares para estudantes com mobilidade reduzida.

A missa, com início às 11:00, destinada aos estudantes finalistas do ensino superior de Coimbra dos anos de 2020 e 2021, é celebrada pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, e pelo padre Paulo Simões, responsável pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior desta diocese.

Para jovens indecisos sobre a vacinação, mudar a comunicação é o melhor remédio

A indecisão de alguns jovens relativamente à vacinação contra a covid-19 tem merecido a preocupação das autoridades, mas para dois especialistas o remédio mais eficaz passa por melhorar a comunicação e aproximá-la dessa faixa etária.

Por esta altura, a espera está quase a terminar para os mais jovens, mas, como também aconteceu noutras faixas etárias, nem todos estão ansiosos por arregaçar a manga e receber a primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

De acordo com um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado no final de junho, 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinado, mas 14,3% ainda não tinha, decidido.

Isto não significa que na "hora H" recusem a vacina, mas o número criou preocupação na opinião pública, nas autoridades de saúde e nos decisores políticos, que começaram a discutir possíveis formas de incentivar a adesão desta faixa etária.

"Nesta fase, é muito relevante não só que toda a gente seja vacinada, mas que toda a gente queira ser vacinada, confiando que isso é o melhor", sublinhou o psicólogo Tiago Pereira, que coordena o Gabinete de Crise covid-19 da Ordem dos Psicólogos, ouvido pela agência Lusa.

Para o especialista, é fundamental que os jovens compreendam e aceitem a importância e os benefícios de serem vacinados, para si mesmos e para a sociedade em geral, e que essa mensagem seja transmitida de forma positiva, sem criar a ideia de uma espécie de obrigação.

E foi precisamente esse elemento - a comunicação - que Patrícia Hilário, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sublinhou como central para ajudar a resolver quaisquer indecisões neste grupo.

"Penso que a estratégia mais eficaz passa pela transmissão de informação, sobretudo nas redes sociais, para transmitir uma informação que vá ao encontro dos jovens", considerou a socióloga, que é uma das coordenadoras nacionais do projeto "VAX-TRUST" que estuda a hesitação vacinal na Europa.

No entender da investigadora, até agora a comunicação sobre o plano de vacinação parece ainda não ter conseguido aproximar-se desta faixa etária e o primeiro passo para evitar a hesitação passa por aí.

"É preciso tornar a comunicação clara, simples e acessível, e aqui as redes sociais têm um papel muito importante", concordou Tiago Pereira, acrescentando, por outro lado, a importância de validar os receios dos jovens e de passar uma mensagem empática e positiva, que também contribua para reforçar a confiança, ao invés de um discurso negativo.

Além da confiança, um dos "três grandes cês" que associa ao processo de vacinação, o psicólogo explica que a complacência é outro dos pontos aos quais é importante responder, fazendo ver aos jovens que a sua vacinação importa para o combate à pandemia da covid-19, que não afeta só os mais velhos, e para o seu próprio bem-estar.

"Quando querermos promover a adesão a determinado comportamento, temos de o tornar muito conveniente e a verdade é que o sistema de vacinação, que está muito bem montado, não foi um sistema essencialmente montado para a população mais jovem", acrescentou em referência ao terceiro 'C', considerando que na sua generalidade, da comunicação à logística, o plano de vacinação está desaproximado dos jovens.

Ainda assim, e sendo verdade que na generalidade das vacinas a hesitação vacinal tende a ser mais frequente entre os jovens adultos com maior literacia, Patrícia Hilário e Tiago Pereira referem também que, para já, o problema que se coloca não vai além das intenções.

"Acho que devemos aguardar com serenidade e confiar nas autoridades de saúde. Tenho segurança que se irá desenvolver bem todo este processo, não é algo novo e não é algo que nos deva alarmar. É apenas algo a que devemos estar vigilantes", relativizou a socióloga.

E estas intenções, com as estratégias certas, podem mudar até chegar a hora de decidir.

Para isso, acrescenta Tiago Pereira, é preciso que as pessoas tenham a capacidade de mudar o comportamento, que tenham uma motivação para o fazer e que a oportunidade para isso seja criada.

A vacinação de maiores de 18 anos começou no início de julho, com o auto-agendamento também em contagem decrescente e já próximo dessa idade. A partir do final de agosto, o Governo estima que chegue a vez dos mais novos.

Para o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, não será necessário qualquer incentivo para os levar a vacinarem-se, por considerar que os jovens são responsáveis, uma confiança partilhada também pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que coordenada da 'Task-Force' para a vacinação.

Entretanto, na quarta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional lançou uma iniciativa, feita em parceira com o Governo e a 'Task-Force' para a vacinação, dirigida às faixas etárias mais novas, recorrendo a diversos elementos de comunicação (imagens e vídeo) de apelo à participação em processos de vacinação e testagem contra a covid-19.

Lusa



Pecuária Nacional exige sinais políticos fortes

Comunicado da Fenapecuária - Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários

"A Fenapecuária - Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários em representação dos seus associados e face ao momento difícil que o sector atravessa, quer pela crise pandémica, quer pela crise económica associada, considera de interesse nacional a tomada de um conjunto de medidas que mitiguem os efeitos nefastos sentidos pelos produtores. É inegável que o sector pecuário atravessa, nesta fase, tempos muito difíceis que tem gerado muita apreensão em todos os agentes do sector.

É notório que existe um afastamento e até desinteresse da realidade agrícola por parte de alguns partidos políticos, mas este facto não pode ser impeditivo de todos aqueles que fazem parte do sector trabalharem na sua defesa e promoção, com vista a aumentar o nosso grau de autoaprovisionamento.

Os organismos públicos ligados ao sector devem estar ao serviço do sector pela positiva, e não como forças de bloqueio, como ultimamente tem acontecido, nomeadamente, com a alteração de regras a meio dos projetos de investimento do Programa de Desenvolvimento Rural - PDR relativamente à posse do parcelário agrícola. O Ministério da Agricultura tem que encontrar uma solução urgente para desbloquear rapidamente esta entropia do sistema. Não pode ser o agricultor a ser penalizado, quando foi o único que cumpriu as regras.

Tempos excecionais exigem coragem da nossa tutela para adotar medidas fundamentais para a sobrevivência do sector. O sector agropecuário, por tudo que representa para o país, devia ser um desígnio nacional, apostando no seu crescimento e na sua eficiência".

Governo diz que decisão sobre regresso do público aos estádios ainda não está tomada

A decisão sobre o regresso dos espetadores aos estádios das competições profissionais de futebol, anunciada pela Liga de clubes, ainda não está tomada, esclareceu fonte oficial do Governo.

A mesma fonte explicou à Lusa que têm decorrido reuniões entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), de preparação para a próxima época, mas a decisão ainda não está tomada.

Relativamente a este passo, qualquer decisão sobre o regresso do público aos recintos desportivos deverá ser tomada e anunciada após reunião de Conselho de Ministros.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou que competições profissionais vão começar com a possibilidade de 33% de lotação dos estádios, depois de reuniões com o Governo e a Direção-geral da Saúde (DGS).

"No seguimento das reuniões levadas a cabo nas últimas semanas com o Governo e a DGS foi hoje definida a norma que será aplicada ao regresso do público aos estádios. Depois de uma luta da direção da Liga e das sociedades desportivas, é com enorme satisfação que vemos concretizada a reivindicação da Liga Portugal e das suas associadas de ter os adeptos de regresso aos estádios", refere o organismo, em comunicado.

A Liga de clubes, liderada por Pedro Proença, explica que, em breve, a DGS vai publicar "todas as regras e condições de acesso do público aos estádios", acordadas hoje com a Liga de clubes, que passam por um arranque das competições profissionais com "a possibilidade de 33% de lotação dos recintos".

Lusa

Lisboa | INEM confirma 2 mortos e 11 feridos em incêndio em prédio em Lisboa

O incêndio que deflagrou na noite de sexta-feira num prédio na rua Morais Soares, no centro de Lisboa, provocou duas vítimas mortais e 11 feridos, dos quais quatro com gravidade, atualizou o  INEM.

Em declarações aos jornalistas, Bruno Borges, do INEM, disse que há 13 vítimas a registar do incêndio, que terá começado no vão de escadas do edifício.

Segundo o responsável do INEM, uma das vítimas mortais terá saltado de um dos andares superiores para fugir às chamas e a outra terá ficado no interior do edifício em chamas.

De acordo com o médico, as duas vítimas mortais são do sexo masculino.

A meio da noite, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis) informou o óbito de três pessoas, por projeção e carbonizadas.

Sobre os quatro feridos graves, Bruno Borges adiantou que foram encaminhados para o hospital de São José, sendo que um deles se encontra "com prognóstico muito reservado", devido a queimaduras da via aérea.

Contabilizando ainda mais sete feridos ligeiros, o INEM esclareceu que foram encaminhados para os hospitais de São José e Santa Maria, em Lisboa, devido a pequenos traumas e inalação de fumos.

Entre os feridos ligeiros está um elemento do Regimento de Sapadores de Lisboa e vários elementos da corporação foram assistidos, sobretudo devido a inalação de fumo.

Pelas 00:45, encontravam-se 80 operacionais e 40 veículos no local, de acordo com o comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes.

Segundo a Proteção Civil, dois moradores do edifício foram realojados enquanto decorrem trabalhos de rescaldo.

Lusa

Imagem: Observador

Torres Vedras | CANCELAMENTO DO SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT 2021


A realização da edição deste ano do Santa Cruz Ocean Spirit foi cancelada devido à atual situação de pandemia em toda a Europa.
O programa desportivo desta edição iria contar com a realização do Eurosurf Junior, do Internacional de Skimboard e do Campeonato Nacional de Bodysurf. Com a participação prevista de cerca de 400 atletas de 13 países a preparação logística do programa desportivo tornou-se inviável nesta fase, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia.

A organização opta assim por não realizar um evento que iria certamente impossibilitar a habitual experiência proporcionada pelo Festival em torno da vivência da praia e do relacionamento entre público e atletas.

O cancelamento do Santa Cruz Ocean Spirit é uma decisão conjunta da Câmara Municipal de Torres Vedras, da empresa municipal Promotorres, da Federação Europeia de Surf, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Sealand Santa Cruz.

Eleições peruanas — maré vermelha?

Manifestação em Lima contra Pedro Castillo

  • Julio Loredo de Ízcue

Os meios de comunicação apresentam a vitória do candidato da extrema-esquerda, Pedro Castillo [foto abaixo], nas recentes eleições presidenciais no Peru, como a enésima prova da derrapagem inexorável do continente ibero-americano para o socialismo. Embora essa tendência seja tristemente real (escrevemos recentemente um artigo sobre isso para o público italiano),1 e haja muito com o que se preocupar, o empreendimento eleitoral de Castillo deve ser encarado como um incidente num conjunto muito maior.

Resultado ainda pendente

Com Pedro Castillo: Peru em direção ao socialismo

No momento em que escrevemos, os dados oficiais do ONPE (Escritório Nacional de Processos Eleitorais), com quase 100% dos votos apurados, dão a Pedro Castillo a vitória com 50,15% dos votos, contra 49,85% de Keiko Fujimori [foto ao lado]. Isso corresponde a uma pequena margem de aproximadamente 30.000 votos.

Chama a atenção o elevado número de atas com votos contestados, nos círculos eleitorais em que a candidata Keiko Fujimori recebeu mais votos. Aí começa a primeira perplexidade. Na verdade, aumentam os rumores de fraudes massivas a favor do candidato marxista. Sete escritórios de advocacia em Lima examinaram as atas, com a participação de centenas de voluntários em todo o país. Encontraram inúmeras irregularidades, contestando assim 802 assembleias de voto perante os júris eleitorais, envolvendo mais de 200 mil votos. Na cidade de Cusco, ‘fortaleza’ de Castillo, os advogados encontraram cerca de 45.000 votos suspeitos, muitos com assinaturas que não correspondiam ao registro de identidade nacional. Só não contestaram número maior devido à polêmica disposição que encerrou o prazo após tê-lo ampliado.

50% dos votos para candidato mais odiado

A figura do ex-presidente Fujimore ainda domina o cenário político do Peru

É impossível contar num simples artigo a saga da família Fujimori, que começou com Alberto, pai de Keiko, presidente do Peru por dois períodos. A guerra de propaganda contra ele tem algo de surreal. Poucos personagens foram tão difamados, vilipendiados, perseguidos. Apesar das evidentes luzes e inevitáveis sombras ​​em seu governo, não o perdoa a esquerda por ter desmantelado a revolução socialista militar de Velasco Alvarado e pela redução do terrorismo comunista à sua mínima expressão. Essa guerra não cessou até que ele foi levado para a prisão, onde cumpre uma pena severa. Apesar de sua idade e deterioração da saúde, todos os pedidos de libertação foram rejeitados: o ‘monstro’ deve permanecer trancado!

Depois de destruir o pai, essa enorme máquina de guerra descarregou artilharia contra sua filha e herdeira. No meio da campanha eleitoral, um promotor pediu 30 anos de prisão para Keiko; e de fato ela já passou 16 meses em prisão ‘preventiva’ durante a investigação. Para a propaganda, ela é filha do monstro, da corrupção encarnada, do mal absoluto. Só um peruano pode perceber quão visceral e generalizado se tornou esse ódio. Apesar dessa rejeição massiva instilada pela propaganda, Keiko conseguiu até o momento 49,85% dos votos válidos. Diante disso, o dado eleitoral importante é que, disputando com Keiko, a candidata propagandisticamente mais odiada da história do Peru, a muito custo Castillo obteve 50% dos votos.

Isso diz muito sobre a situação real da opinião pública peruana. Significa que a rejeição ao comunismo é tão forte, que em muitos casos supera até mesmo o ódio contra Keiko. Opositores históricos de Fujimori, como Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel, falaram também a favor da candidata da Fuerza Popular.

Isso também significa que nem todos os votos de Pedro Castillo são da esquerda. Analistas estimam que pelo menos 30% deles são votos anti-Fujimori. Ou seja, no Peru não há maioria de esquerda; muito pelo contrário, pois no primeiro turno os candidatos de centro-direita somaram 68% dos votos.

Reação anticomunista

O fenômeno mais interessante que se manifestou durante as eleições é a reação anticomunista muito forte, especialmente entre os jovens. Assim que se tornou evidente o perigo real de o Peru sofrer o mesmo destino da Venezuela, um grito se ergueu das profundezas da opinião pública: Comunismo nunca! Nas cidades, cartazes anticomunistas, rosários contra o comunismo em praça pública, camisetas com slogans anticomunistas, folhetos com textos do Magistério Pontifício contra o comunismo, frases de Nossa Senhora de Fátima condenando “os erros da Rússia”, que se espalhariam pelo mundo. Em muitas cidades, incluindo a capital, grandes manifestações populares foram realizadas contra o comunismo, enquanto vários jogadores da seleção nacional de futebol fizeram declarações anticomunistas.

         Esta reação foi especialmente forte entre os jovens, revelando a existência de um setor amplo, informado e militante que não teme expor-se politicamente para evitar que o país caia no comunismo. É interessante notar que esta geração não experimentou o inferno da ditadura Velasco Alvarado.

A rejeição ao comunismo, portanto, é baseada em princípios. Oferece-nos um retorno a este fenômeno muito interessante da opinião pública, visível em quase todas as partes da América Latina, e que funciona como um contrapeso à ‘maré vermelha’marxista que invade a América Latina.

Na Igreja, poucas vozes claras e muitas omissões

Mons. Javier Augusto Del Río Alba, Arcebispo de Arequipa

Um último ponto, em certo sentido o mais importante, é a triste omissão de grande parte dos pastores da Igreja abstendo-se de ensinar ao rebanho de Jesus Cristo a incompatibilidade entre catolicismo e socialismo, justamente em um momento histórico em que isso era essencial. Mas uma clara e forte reação anticomunista foi sentida em vários setores do clero. Até alguns bispos, incluindo o Arcebispo de Arequipa, a segunda maior cidade do país, se manifestaram abertamente contra o comunismo, lembrando aos fiéis que o Magistério da Igreja o condena. Alguns até evocaram a excomunhão declarada pelo Papa Pio XII, em 1949, contra aqueles que apoiavam o comunismo.

A Conferência Episcopal Peruana emitiu uma nota oficial declarando: “A Igreja sempre rejeitou e condenou o comunismo”, mas lamentamos não ter havido a divulgação necessária. O YouTube encheu-se de vídeos em que sacerdotes alertam contra o perigo comunista, tornando presente a doutrina católica a esse respeito.

Um caso paradigmático foi o manifesto anticomunista publicado no Facebook por jovens seminaristas do Seminário Maior de São Toríbio, na capital peruana. Embora tenha sido imediatamente retirado pelos superiores, o texto continuou a circular nas redes sociais, indicando que algo muito profundo está acontecendo no clero do Peru.

Eleições deixam o Peru à beira do
precipício marxista

As duas principais nomeações do Papa Francisco merecem menção especial: o Emmo. Cardeal Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo, e o Exmo. Dom Carlos Castillo, Arcebispo de Lima. Vários observadores têm apontado como as posições de ambos, nos últimos anos, tendem a coincidir com as da “esquerda católica”. Muitos consideram que o primeiro favoreceu indiretamente o voto de esquerda.O segundo advertiu que nenhum candidato poderia ser excluído a priori ou demonizado; omitindo, é claro, que o comunismo é “intrinsecamente mau”.

Omissões e meias palavras contribuíram para que o polo de esquerda atraísse muitos católicos desavisados, bem como aqueles afetados pelo orgulho igualitário e pela inveja. A maioria dos pastores não parece preocupada com o mal que o lobo pode fazer às ovelhas.

A esquerda não dominará facilmente o povo peruano

Embora o resultado ainda esteja tecnicamente em suspenso, o predomínio da esquerda a favor do candidato marxista é evidente. Entretanto, um eventual governo de Pedro Castillo terá que enfrentar uma reação anticomunista muito forte, visível até mesmo entre o clero. Cada passo em direção ao socialismo terá a oposição de uma opinião pública cada vez mais convencida de que este é o caminho errado, não só politicamente, mas também — e sobretudo — teologicamente.

ABIM

____________

Notas:

1.https://www.atfp.it/notizie/306-analisi/1930-l-america-latina-si-tinge-di-rosso-con-l-aiuto-del-progressismo-cattolico-2

2.Já em 2019, o Cardeal havia afirmado que “a Força Popular nunca quis o bem do Peru, isso deve ser dito com clareza”. Quando, por insistência de um jornalista do “Expreso”, falou sobre a questão subjacente, disse: “O comunismo é condenado pela Igreja como um sistema perverso, assim como o capitalismo. O Papa Francisco e João Paulo II condenaram o capitalismo com palavras muito duras”. No entanto, omitiu que a condenação da Igreja não é dirigida ao próprio sistema capitalista, mas aos pecados humanos que às vezes são praticados sob a sua proteção. O comunismo, pelo contrário, foi condenado em si mesmo.

Águeda Drive in está de regresso nos dias 23, 24 e 25 de julho

 Estão agendados dois espetáculos de stand up comedy e a exibição de um filme neste evento que vai decorrer no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Águeda.

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Águeda aposta na realização do Águeda Drive-in, no recinto do estacionamento do Mercado Municipal, com os espetáculos agendados para os dias 23, 24 e 25 de julho, sempre às 22 horas.

Se inicialmente, este evento surgiu como modelo alternativo ao festival AgitÁgueda, tendo em conta a situação pandémica que continuamos a viver, a iniciativa conquistou o seu espaço e regressa este ano com a exibição de um filme e dois espetáculos de comédia.

Águeda volta a arrojar e a demonstrar a sua capacidade de se reinventar e, tal como no ano passado, em que a pandemia condicionou a realização de grandes festivais, este ano decidimos manter este formato que tanto agradou aos aguedenses”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apelando a que sejam respeitadas as orientações e regras definidas pela Direção-Geral de Saúde para a concretização deste evento.

Numa altura em que “a cultura e tantas outras atividades vivem dificuldades, precisamos continuar e apostar na realização de eventos, assegurando sempre o cumprimento das regras sanitárias em vigor”, frisou ainda.

O evento, de acesso gratuito, acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, continuando a ser dirigido a todos os tipos de público, contribuindo para dinamizar as atividades culturais.

No primeiro dia (23 de julho), será exibido o filme “Doctor Strange”, de 2016, baseado no herói da Marvel com o mesmo nome, que conta com Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor e Rachel McAdams nos principais papéis.

Para sábado, dia 24 de julho, está previsto o primeiro Comedy Show, com Rui Xará, Carlos Vidal, Gilmário Vemba; enquanto que no domingo, dia 25, acontecerá o segundo com Pedro Neves, Miguel 7 Estacas, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

 

Tal como no ano passado, o local escolhido para os três dias do evento é o recinto do parque de estacionamento do Mercado Municipal, que tem capacidade para acolher cerca de 400 veículos. Só são permitidas viaturas até cinco lugares, devendo ser respeitada a lotação máxima permitida por lei para cada veículo.

A configuração do recinto está a ser preparada de forma a proporcionar uma total visibilidade dos espetáculos, recorrendo à montagem de dois ecrãs led, um no palco e outro a meio do recinto.

O som dos espetáculos será ouvido através do autorrádio de cada viatura numa frequência específica que será indicada aquando do check-in, que deverá ser feito uma hora antes do início de cada espetáculo.

Os espetadores devem obedecer a várias regras, consideradas importantes para o bom funcionamento de cada espetáculo: devem permanecer com o motor desligado assim que estiver concluído o estacionamento no local indicado pela organização; só será possível a saída do interior dos veículos para utilização da casa de banho, uma pessoa de cada vez e seguindo sempre as indicações dos assistentes do recinto; é aconselhado o uso de máscara.

O formulário para inscrição em cada um dos dias do evento está disponível em https://www.cm-agueda.pt/visite/agueda-drive-in.

Câmara de Águeda atribui vales de desconto no comércio local a quem reciclar

 Os pontos obtidos após deposição de latas e de garrafas de plástico e de vidro na máquina instalada no Mercado Municipal podem ser também trocados por vales de descontos em compras no comércio local.

A Câmara de Águeda, procurando envolver os cidadãos e o comércio local nas iniciativas ambientais do Município, alargou as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, um equipamento inovador, único na região Centro, que identifica e separa latas e garrafas de plástico e de vidro. Disponibilizada no final do novembro do ano passado, já foram valorizadas nesta máquina, até ao momento, mais de 9 mil embalagens.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, mobiliza e sensibiliza a comunidade para a valorização de resíduos, evitando a sua indevida deposição como resíduo indiferenciado.

Uma ação que pretende mobilizar os estabelecimentos comerciais para serem também “mais amigos do ambiente”, colaborando na adoção das medidas a implementar.

Ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda ou no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, ou ainda por vales a descontar em compras no comércio local aderente.

No caso dos vales de desconto a trocar no comércio local, os cidadãos que tiverem até 200 pontos podem trocar por um vale de desconto de um euro, que poderá ser descontado em compras iguais ou superiores a cinco euros nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho de Águeda, incluindo Mercado Municipal, que estarão identificados através de um selo, com a indicação “Estabelecimento amigo do ambiente”.

Os pontos podem ser trocados na sede do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab (na Rua Luís de Camões) ou no Posto de Turismo de Águeda.

“Ao mesmo tempo que promovemos a sustentabilidade e a economia circular, dinamizamos o concelho e a economia local, bem como estreitamos as parcerias locais”, sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que este projeto, designado de “Resíduos com Valor”, valoriza ainda a vertente social e pedagógica.

Com este projeto, “promovemos uma gestão mais eficaz, quer para a redução dos resíduos gerados pelos cidadãos e pelo comércio, quer para a separação e valorização dos resíduos produzidos”, para além de que, através de uma parceria estabelecida com a ERSUC e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA), pelos resíduos valorizados e encaminhados uma quantia monetária reverte para os bombeiros.

A utilização da máquina é muito simples, basta seguir as instruções disponibilizadas no local, na loja n.º 50 do Mercado Municipal, com acesso pelo exterior.

O regulamento e inscrições para o comércio local está disponível em https://www.cm-agueda.pt/p/residuoscomvalor.

De referir que, com o decurso da iniciativa, os produtos/benefícios para troca de pontos estão limitados aos stocks e vales disponíveis, podendo sofrer alterações ou ainda serem introduzidos outros benefícios.

Para qualquer esclarecimento adicional, os interessados devem contactar a Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail dv-as@cm-agueda.pt ou geral@cm-agueda.pt.

 

Leiria aposta numa Estratégia Cultural Municipal com ambição europeia


Depois da aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, dia 9 de julho, o Plano Estratégico Municipal da Cultura.
Hoje (ontem), 9 de julho, é um dia em que Leiria avança, com um passo simultaneamente firme e largo, rumo ao seu desenvolvimento e consequente afirmação enquanto cidade europeia de cultura, por isso candidata - enquanto porta-estandarte da Rede Cultura 2027 e de todos e cada um dos 26 Municípios, da Diocese de Leiria-Fátima, da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e de ambos os Institutos Politécnicos de Leiria e de Tomar – a Capital Europeia da Cultura 2027, ano em que uma cidade portuguesa portará este título pela derradeira vez.




Depois da aprovação em sede de Executivo Municipal, coube hoje à Assembleia Municipal consagrar uma sua Sessão Extraordinária à extraordinária votação por unanimidade deste documento também ele extraordinário: o Plano Estratégico Municipal da Cultura que orientará toda ação cultural municipal na próxima década e terá consequências bem para além dela. Um Plano que os profissionais que o elaboraram, a consultora Quaternaire, conseguiu que fosse amplamente discutido e participado, mesmo em contexto marcadamente adverso, o que só podemos louvar energicamente.

Através deste voto, os representantes de todos os leirienses convergem numa condição e numa convicção políticas essenciais para uma candidatura vencedora a Capital Europeia da Cultura 2027. A unanimidade na aprovação do Plano Estratégico Municipal da Cultura é uma condição sine qua non à apreciação positiva de todas as cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura mas, neste caso que protagonizamos e que, por isso conhecemos como ninguém, é bem mais do que isso. É uma fortíssima convicção de que, na diversidade política que, feliz e democraticamente, caracteriza a nossa comunidade e assim naturalmente se espelha no seu parlamento municipal, todos os leirienses dizem em uníssono “somos uma cidade europeia de cultura que o quer ser ainda mais e por isso conscientemente e coletivamente mobiliza um território mais vasto do que o seu e populações mais amplas do que as suas para ser candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027”.




Nada melhor do que este momento podia celebrar o tanto já realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 que atravessam 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), cheio de mais de 800.000 cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus 3 Lugares Património Mundial, nas suas 3 Cidades Criativas, nas suas 3 Cidades de Aprendizagem e nas suas 2 Cátedras. E nada melhor do que este momento para dar novo alento a que este trabalho continue, agora com uma renovada ambição, rumo ao cumprimento bem-sucedido do exigente calendário (entrega da candidatura até novembro próximo) e à forte competição (10 outros candidatos) que a nossa candidatura comum a Capital Europeia da Cultura enfrenta para vencer, sendo tudo o que é e tudo o que quer ser e nada menos do que isso mesmo.




Porque #SomosCandidatos, dia 30 de julho, às 17h, no Castelo de Leiria apresentaremos as vozes, os rostos, as prioridades e as etapas da candidatura da Rede Cultura protagonizada por Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.



PARCERIA ENTRE AUTARQUIA E NOVO BANCO ENRIQUECE ESPÓLIO EXPOSITIVO DO MUSEU DA COVILHÃ


A Câmara Municipal da Covilhã assinou um protocolo com o Novo Banco, em cerimónia realizada no dia 08 de julho, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. Esta parceria vai permitir integrar na exposição permanente do novo Museu da Covilhã, cinco obras da coleção de pintura daquela instituição bancária, da autoria de cinco artistas com percurso marcante na história da pintura do século XX.

Através de um contrato de depósito não remunerado, os quadros de Eduardo Malta, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Júlio Resende e Malangatana, vão estar em exibição ao público no Museu da Covilhã, que abrirá portas nos próximos dias. O depósito das obras é efetuado pelo prazo de cinco anos, renovável automaticamente, salvo denúncia por qualquer das partes.

Assinaram o protocolo o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira e o CEO do Novo Banco, António Ramalho, na presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

António Ramalho congratulou-se pela concretização de uma “iniciativa que envolve uma descentralização cultural ativa e disponibiliza grandes obras de arte para o desfrute de todas as pessoas”.

Para o Presidente do Município, Vítor Pereira, “esta parceria vai proporcionar aos covilhanenses e a quem nos visita a possibilidade de apreciar este tão importante conjunto de obras, no Museu da Covilhã. É um excelente mote e contributo para divulgar a Covilhã e atrair cada vez mais visitantes”.

A incorporação no Museu da Cidade da Covilhã deste conjunto de obras concretiza-se no âmbito da iniciativa do Novo Banco Cultura de disponibilizar a um leque alargado de público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com Museus, dando particular atenção à descentralização. A iniciativa vem ao encontro da vontade do Município de desenvolver um núcleo de pintura do século XX no Museu da Covilhã.
As obras dos cinco artistas referidos abrangem um espaço temporal de meio século, entre 1950 e 2001, e são representativas da diversidade das pesquisas plásticas em torno da figuração-abstração, nomeadamente desenvolvidas por Vieira da Silva e Arpad Szenes.

É exceção a pintura de Eduardo Malta, artista nascido na Covilhã em 1900, consagrado retratista, do qual se expõe uma pequena pintura praticamente desconhecida. A pintura de Malangatana, transporta-nos para um contexto diferente, marcado pelo encontro de duas culturas – europeia e africana, e pela sua vivência, identidade e formação artística, indissociáveis do colonialismo.

VI Jornadas Internacionais de Turismo têm como tema “E agora… que futuro?”

 No encontro, que acontece este ano nos formatos online e presencial, o Município de Águeda vai entregar, pela primeira vez, o galardão “Chapéu de Ouro”

“E agora… que futuro” é o tema de fundo das VI Jornadas Internacionais de Turismo, que este ano se realiza num modelo que junta o formato presencial com o online, estando agendadas para os dias 16 e 17 de julho, no Centro de Artes de Águeda (CAA).

Este evento acontece, anualmente e desde 2015, por altura do festival AgitÁgueda, sendo que, no ano passado, devido à situação pandémica e ao confinamento social, não se realizou. “Este ano, optámos por organizar as Jornadas neste modelo híbrido, possibilitando que as pessoas possam assistir ao evento e a partir de qualquer local do mundo”, disse Edson Santos.

Para o Vice-Presidente da Câmara de Águeda, tendo em conta as dificuldades que este setor atravessa, por força do contexto da pandemia, era “de extrema relevância a realização deste evento”.

Assim, nesta 6.ª edição das Jornadas Internacionais de Turismo, vão ser abordadas algumas temáticas como a inovação, a sustentabilidade, o turismo de natureza, de aventura, entre outros.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30 do próximo dia 16 de julho, no CAA, com Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (a confirmar); e, em formato online, Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada no Parlamento Europeu, membro da Comissão de Transportes e Turismo, que irá abordar “O novo mundo do turismo | Os passaportes verdes”.

O programa detalhado está disponível em https://www.cm-agueda.pt/p/jornadas e as inscrições em https://a.beamian.com/#/event/vi-jornadas-internacionais-de-turismo.

Chapéu de Ouro do Município

No âmbito das Jornadas Internacionais de Turismo, este ano e pela primeira vez, vai ser atribuído o galardão “Chapéu de Ouro”, que pretende distinguir com relevância aqueles que, pelo seu trabalho e dedicação, tenham contribuído em 2020 para o desenvolvimento do setor turístico.

O galardão, que tem o símbolo do chapéu pela referência e identidade com a cidade de Águeda, reconhecida (inter)nacionalmente como o Município dos “chapéus coloridos”, vai ser entregue na sessão de encerramento das Jornadas, num momento que será carregado de simbolismo. A cerimónia está agendada para as 16 horas, do próximo dia 17 de julho, no Centro de Artes de Águeda.

“Ovar Expande” de regresso à Escola de Artes e Ofícios com ciclo de concertos criativos


Noiserv, Tainá, Siricaia e André Henriques são as propostas musicais para julho e agosto na sala do emblemático edifício
Num ciclo de quatro concertos que refletem a aposta na retoma da cultura musical multidisciplinar, criativa e acessível a todos os públicos, o programa “Ovar Expande” arranca no dia 22 de julho pelas 22 horas com Noiserv, apelidado pela crítica como “o homem-orquestra”, tal é a capacidade instrumental que apresenta em palco. O artista português distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com “Almost Visible Orchestra”, regressou em 2020 aos discos com “Uma Palavra Começada PorN”, um registo que promete comprometer o público.

Depois de pisar os palcos de festivais de música de renome a nível nacional, Tainá, artista galardoada com o Prémio Lusofonia na edição de 2020 dos Play - Prémios da Música Portuguesa, marca presença no “Ovar Expande” no dia 29 de julho. A cantora brasileira que escolheu Portugal para, em 2019, gravar o seu disco “Tainá”, mostra trazer na doce voz uma imensidão de experiências.

Já na segunda metade do ciclo, a 12 de agosto, os artistas aveirenses Susie Filipe e Vitor Hugo, dão nome a Siricaia. Sonoridades contemporâneas e eletrónicas, pintura, literatura e vídeo fazem de “Família Fandango”, primeiro álbum do duo, uma inovadora forma de retratar a vida de uma típica família portuguesa. Dos ritmos tradicionais portugueses até ao jungle swing, pelas 22 horas, na Escola de Artes e Ofícios.

André Henriques, compositor e cantor, lança em 2020 o seu disco de estreia a solo, “Cajarana”. O álbum do artista, não só mas também, músico dos Linda Martini, foi considerado com um dos melhores nesse ano pela Rádio Antena 3. O cuidado nas composição das letras e as canções emotivas, sempre em português, fazem deste já um nome de referência no panorama da música da atualidade. André Henriques encerra esta edição do Ovar Expende, no dia 26 de agosto.

Se um dia fora ala de secagem e transformação criativa da Fábrica de Papel do “Casal”, à data de hoje, a sala “espande” da Escola de Artes e Ofícios, é o lugar ideal para o ciclo de concertos “Ovar Expande” promovido pela Câmara Municipal de Ovar para os meses de verão. Para quem quiser reservar na agenda, os bilhetes já estão disponíveis na bilheteira online www.bol.pt, estando já esgotados o concerto de Noiserv.

 

 

Coimbra recebe primeira ronda do Campeonato Nacional de Kayak Polo 2021

Primeira ronda da edição de 2021 do Campeonato Nacional decorre, este fim de semana, nas águas do Rio Mondego

A cidade de Coimbra acolhe, este fim de semana, a primeira etapa do Campeonato Nacional de Kayak Polo 2021. Depois de, no ano passado, a competição ter sido disputada apenas numa ronda, concentrada, durante um fim de semana, em Setúbal, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a edição de 2021 vai ser realizada em duas fases: a primeira em Coimbra e a segunda em Oeiras, nos dias 16 e 17 de outubro próximos.

Em 2020, nas Piscinas Municipais das Manteigadas, em Setúbal, o Clube Kayak-Polo da Barra conquistou o título de Absolutos, com a formação de Oeiras a sagrar-se pela primeira vez campeã nacional e a impedir que o Clube Fluvial de Coimbra somasse o sétimo título consecutivo na competição.

Organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem e pelo Clube Fluvial de Coimbra, a primeira ronda da edição de 2021 do Campeonato Nacional de Kayak Polo vai decorrer na margem esquerda do Rio Mondego e vai contar com a participação de oito equipas do escalão de Absolutos e sete formações pertencentes ao escalão de Sub-16.

Além da equipa da casa, o Clube Fluvial de Coimbra, que compete com as equipas A e B, o escalão de Absolutos integra as seguintes formações: Clube Kayak-Polo da Barra A, Clube Náutico de Arcos de Valdevez, Associação Náutica do Seixal, Clube de Canoagem de Setúbal, Clube Náutico de Fão e Clube Kayak-Polo da Barra B.

Quanto ao escalão de Sub-16, dividido em dois grupos, conta com a participação das seguintes equipas: Associação Náutica do Seixal, Clube Kayak-Polo da Barra e Grupo Desportivo e Cultural da Nabância constituem um grupo, enquanto Clube Fluvial de Coimbra, Clube Náutico de Arcos de Valdevez, Clube Naval de Portimão e Clube de Canoagem de Setúbal formam outro agrupamento.

Ao longo de dois dias, a margem esquerda do Rio Mondego vai ser palco da realização de 44 jogos de Kayak Polo, uma disciplina da canoagem que muito diz à cidade de Coimbra, que, em 2019, entre 26 de agosto e 1 de setembro, acolheu a realização do Campeonato da Europa de Kayak Polo, que contou com 49 equipas oriundas de 18 países, e se revelou mais um sucesso organizativo, em termos internacionais, da Federação Portuguesa de Canoagem.

 

Proteção Civil alerta para o perigo de incêndios

 De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um agravamento das condições favoráveis ao incremento do risco de incêndios, devido ao tempo quente e seco, sendo de destacar os seguintes aspetos para as próximas 72 horas:

− Subida da temperatura máxima, com maior incidência nas regiões do Alentejo, Algarve e interior Centro, estendendo-se ao interior Norte;

− Humidade relativa do ar com valores baixos na generalidade do território, sem recuperação noturna;
− Vento intenso nas terras altas, soprando por vezes forte;
−Condições meteorológicas propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial nas regiões do Alentejo e Algarve.

Considerando a previsão meteorológica, a ANPC a firma que são esperadas "condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Algarve, Alentejo, Centro interior, estendendo-se posteriormente ao interior Norte do país".

Assim, a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (1 de julho a 30 setembro) é:

− PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
− PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
− PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
− PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
− PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
− PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
− PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
− OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.