sábado, 23 de abril de 2022

Liga MEO Surf: Finalistas de 2021 entram a todo o gás no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

 


    - Vasco Ribeiro fez a melhor onda e melhor score do dia;

    - Halley Batista respondeu à letra e alcançou também uma onda excelente;

    - Surpresa com a eliminação de Diogo Martins na ronda inaugural;

    - Gabriela Dinis destacou-se da concorrência no lado feminino;

    - Secretário de Estado da Juventude e Desporto visitou a prova;

    Quadro de resultados - Clique aqui



    Fotografias do dia 1 de competição (Créditos: Francisco Antunes/ANSurfistas) - Clique aqui

    Fotos: Vasco Ribeiro, Gabriela Dinis e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Correia (Francisco Antunes/ANSurfistas)

    Leça da Palmeira (23/04/2022) - A Praia de Leça da Palmeira ofereceu, este sábado, condições desafiantes para o dia inaugural do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional. Uma jornada longa, com a realização de 28 heats entre trials masculinos e ronda inaugural masculina e feminina, com os favoritos a assumirem-se logo desde início da ação. O campeão nacional Vasco Ribeiro foi o principal destaque do dia, ao conseguir a melhor onda e o melhor score, atingindo a casa da excelência.

    A ação começou bem cedo, com os trials a irem para a água às 8H30. Nesta fase da prova houve surfistas que se destacaram entre os demais, rumo ao quadro principal. João Roque Pinho, Ian Costa e Tomás Nunes estiveram em boa forma perante um mar pesado e difícil. Essa adaptação matinal de Roque Pinho e Ian Costa acabou por render frutos mais tarde, com ambos os surfistas a conseguirem avançar para a ronda 2.

    Na ronda inaugural os top seeds começaram cedo a impor a lei do mais forte. Mas o primeiro surfista em evidência acabou por ser o jovem Miguel Matos, que venceu a terceira bateria da ronda, deixando Pedro Coelho no 2.º posto. Pelo meio houve mais performances sólidas, com Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes e João Kopke a darem nas vistas.

    Contudo, o ponto alto do dia estava marcado para a estreia de Vasco Ribeiro. O campeão nacional em título, atual número 1 do ranking e vencedor desta etapa no ano passado abriu o heat 8 com tudo, conseguindo logo uma onda de 9,25 pontos. Além de conseguir a melhor onda do dia, Vasco ainda fez o melhor score, com um total de 16,75 pontos.

    A resposta não demorou muito, com Halley Batista, que foi o finalista vencido desta etapa no ano passado, a também conseguir atingir o patamar da excelência. Foi com uma onda de 8 pontos que Halley agitou o final da manhã em Leça da Palmeira, terminando o heat 10 com um score de 14,00.

    Até ao final da ronda, destaque ainda para os triunfos seguros de Joaquim Chaves, Luís Perloiro e Afonso Antunes, mas também para algumas surpresas. O jovem Guilherme Costa surpreendeu ao vencer o heat 13, onde deixou o top seed João Moreira na 2.ª posição, enquanto Gabriel Ribeiro venceu a única bateria em que ficou um top seed pelo caminho, com a inesperada eliminação de Diogo Martins.

    Foi já ao início da tarde que a prova feminina foi para a água e também aqui foram as candidatas a estar em maior destaque. As três surfistas que recentemente colocaram a bandeira portuguesa bem alto no circuito de qualificação europeu da World Surf League confirmaram o estatuto de favoritas nesta etapa, com Teresa Bonvalot, campeã europeia, Kika Veselko e Mafalda Lopes, ambas no 2.º posto do ranking europeu, a vencerem os respetivos heats.

    No entanto, a melhor performance do dia foi da júnior Gabriel Dinis, que somou 12 pontos, com destaque para uma onda de 7 pontos. Uma palavra ainda para Carolina Mendes, que, a par de Gabriela e Teresa, foi a outra surfista a conseguir chegar à casa dos dois dígitos, com um score de 10. Carolina Santos, Camilla Kemp e Carina Duarte foram as outras vencedoras da ronda.

    Destaque ainda para a visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, à praia de Leça da Palmeira, onde conheceu de perto a estrutura da etapa e recebeu licras de competição assinadas pelos campeões nacionais Kika Veselko e Vasco Ribeiro.

    Para domingo a chamada está marcada para as 7H30, com grandes heats em perspetiva para a ronda 2 masculina e também feminina. É esperado que a ondulação desça um pouco, com as condições a alinharem para aquilo que se prevê ser um longo dia de surf ao mais alto nível em Leça da Palmeira, que ajudará a definir os finalistas deste Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.

    Agenda para domingo
    07h30 – Call do segundo dia de competição
    11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
    16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

    A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

    Mais informações em www.ansurfistas.com.


    Águeda | Reunião de Câmara de dia 21 de abril de 2022

     
    As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 21 de abril de 2022 foram as seguintes:
     
    1. Câmara de Águeda com elevada taxa de execução orçamental e autonomia financeira

    A Câmara Municipal de Águeda apresenta “uma condição financeira respeitável, uma grande capacidade de endividamento e um resultado líquido muito positivo, mesmo após a perda de receita, na sequência das isenções e adiamentos de pagamentos, e não obstante o esforço financeiro feito no apoio regular e extraordinário às coletividades e estruturas associativas, a empresas e famílias para lidarem com os efeitos da pandemia”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, relativamente ao relatório de gestão de 2021 que foi aprovado, quinta-feira, em reunião de Câmara.

    “Os resultados obtidos são fruto de uma gestão rigorosa, cuidada e empenhada em fazer sempre mais e melhor pelo nosso concelho”, continuou o Edil.

    A Câmara obteve, em 2021, uma receita de 35.095.691,30 euros e uma despesa de 31.325.760,52 euros. Em termos de resultado orçamental, verifica-se que, para o ano de 2021, a taxa de execução do orçamento da receita atingiu os 90,17% e a da despesa foi de 80,48%, valores muito acima dos conseguidos nos últimos anos.

    O Município de Águeda obteve um resultado líquido positivo superior a 1,14 milhões de euros. “É manifestamente positivo, considerando as obras que realizámos e a perda de receita (por isenção e adiamento de pagamentos), assim como o aumento dos apoios concedidos às diversas instituições”, disse Jorge Almeida, acrescentando que o resultado obtido é ainda mais expressivo pelo facto que os impostos em 2021 terem continuado em valores mínimos (IRS e IMI), “essenciais para apoiar as famílias e as empresas”.

    As contas de 2021 revelam “um esforço e equilíbrio financeiros da Autarquia”, fruto de “uma boa e exemplar gestão”, continuou o Edil.

    No que se refere à dívida bancária, a Câmara de Águeda, durante o ano 2021 não efetuou novos financiamentos, estando a autarquia a pagar, unicamente, os empréstimos anteriormente contratualizados, com uma dívida, a 31 de dezembro de 2021, de 298.588,30 euros. Isto reflete uma amortização, face a 2020, de 239.709,59 euros.

    O Município apresenta um conjunto de rácios económico-financeiros positivos, de destacar a autonomia financeira elevada de 87,90%, a elevada liquidez geral, superior a 1, o que permite uma “alta capacidade de honrar os nossos compromissos de curto prazo, bem como os prazos de pagamento inferiores a 60 dias”.

    O relatório, aprovado e que agora segue para Assembleia Municipal, evidencia que tanto a nível do Plano Plurianual de Investimento (PPI) como ao nível do Plano de Atividades Municipais (PAM) se registou um acréscimo das taxas de execução, em 70,99% e 77,08% respetivamente.

    “Tudo isto é resultado de muito trabalho, de rigor orçamental e de uma boa gestão das contas do Município”, reiterou Jorge Almeida.
     
    2. Plano de Promoção de Acessibilidade (Rampa) de Águeda
    A Câmara Municipal de Águeda elaborou um novo e atualizado Plano de Promoção de Acessibilidade (Rampa) de Águeda, que reflete a preocupação do Município de Águeda no desenvolvimento e construção de um território para todos, sendo diversas as áreas de atuação e intervenção que procuram melhorar o espaço público, a comunicação e a interação com todos os cidadãos.
    O documento, que foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, é resultado de um diagnóstico feito à área de intervenção previamente definida, que nesta fase engloba a cidade de Águeda, o centro de Fermentelos e da Mourisca do Vouga. Neste estudo, foram identificados os obstáculos e outras debilidades e elaboradas as recomendações para inverter o cenário de inacessibilidades, bem como os custos associados a essa intervenção.
    “O Rampa é um plano ambicioso e que coloca o desafio de ultrapassar algumas barreiras arquitetónicas no espaço físico dos centros urbanos de Águeda, Fermentelos e Mourisca, para ser realizado nos próximos anos”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontando que este não será um plano de intenções, mas um documento de trabalho concreto que irá traduzir-se em intervenções no espaço público de melhoria e inclusão.
    Ainda assim, será algo para ser concretizado paulatinamente e de acordo com as prioridades estabelecidas. A área de intervenção para esta fase foi escolhida tendo em conta a área urbana do centro da cidade e as freguesias onde atualmente a Câmara tem em curso ou em concurso projetos de regeneração urbana, acautelando, deste modo, as recomendações propostas neste estudo.O plano, que prevê um investimento global de cerca de 9 milhões de euros, será implementado de uma forma gradual. O objetivo do Município é alargar este tipo de intervenção no espaço público a todas as freguesias, em todo o concelho.
    Paula Teles, responsável pelo estudo, apresentou, na reunião do Executivo, os resultados do diagnóstico efetuado e elogiou a Câmara Municipal por tomar a dianteira em realizar este trabalho exaustivo e detalhado de campo, que permite olhar para o território de uma perspetiva crítica e atenta aos pormenores da inclusão e acessibilidade para todos.
    “Parabéns, porque são poucas as câmaras em todo o país que fizeram este trabalho de casa”, disse a especialista neste tipo de intervenções urbanas. Com este plano e diagnóstico feito, o Município pode concorrer a algumas candidaturas de apoios para intervenções no âmbito da mobilidade urbana sustentável.
    Entre as recomendações e propostas de melhoria a fazer estão o rebaixamento e largura de passeios, relocalização de paragens de autocarros e estacionamento para deficientes no dimensionamento e localização adequadas.“Queremos continuar este trabalho e aproveitar os financiamentos comunitários e estatais existentes para fazer as adaptações necessárias de forma a tornar o espaço público o mais harmonioso e acessível possível”, frisou Edson Santos.
     
    3. Apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia

    A Câmara Municipal de Águeda aprovou, na reunião do executivo, um conjunto de apoios com a Junta (JF) de Valongo do Vouga e as Uniões de Freguesia (UF) de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; e de Préstimo e Macieira de Alcôba, no valor global de 102.500 euros.

    “Os sucessivos apoios concedidos e os contratos interadministrativos celebrados entre a Câmara Municipal e as Freguesias são o reconhecimento do grande mérito que as autarquias têm no desenvolvimento e na coesão do território, respondendo aos desafios e necessidades da população”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

    Este quadro de apoios reflete a dotação de recursos financeiros para que as Juntas e Uniões de Freguesia possam realizar as mais diversas obras que pretendem realizar no âmbito das suas competências.

    Os apoios concedidos, que se reportam aos incentivos camarários para as intervenções cuja competência não é municipal e que as Juntas pretendem realizar, distribuem-se da seguinte forma: JF de Valongo do Vouga, para a reabilitação e recuperação do Largo da Capela da Nossa Senhora da Conceição e Largo de Santo António, para a requalificação do edifício sede e armazéns da Junta de Freguesia e ainda para a requalificação do edifício no Parque público de Fermentões (total de 60 mil euros); UF Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, para preparação de espaços e colocação de paragens de autocarro, no Pinheiro Manso (Pedaçães), Rua da Arrota (Pedaçães), Bairro de Santo António (Trofa) e Cheira (Trofa) e ainda para a pintura da Casa Mortuária e do Cruzeiro, na Trofa (total de 7.500 euros); UF Préstimo e Macieira de Alcôba, para a requalificação do polidesportivo de Á-dos-Ferreiros e para equipar e mobilar a “Casa da Professora”, em Macieira de Alcôba (total de 35 mil euros).

    Refira-se que, em fevereiro, a Câmara tinha já aprovado um conjunto de apoios financeiros e apoios extraordinários no valor total de 508.751,06 euros. Juntando os 102.500 euros agora aprovados, o Município vai transferir este ano, no que se refere a apoios às JF e UF, 611.251,06 euros, estimando-se que este valor aumente à medida que as JF e UF enviem a documentação relativa à formalização de pedido de suporte financeiro para as obras a realizar.

    Acresce ainda a este valor o respeitante a contratos interadministrativos (110.377,56 euros) e o apoio a à aquisição de máquinas, viaturas e equipamentos (até 300 mil euros), o que perfaz a atribuição de mais de um milhão de euros para a realização de investimentos nas JF e UF do Concelho.
     
    4. Gestão partilhada do Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga

    O Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga é gerido de forma partilhada pela Câmara Municipal de Águeda e Fundação Museu Nacional Ferroviário – Armando Ginestal Machado de forma a garantir um acompanhamento mais regular e próximo, nomeadamente de quem o quiser visitar. Neste seguimento, e para aprofundar este relacionamento próximo, a Câmara vai firmar um protocolo com a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga que passará a apoiar no normal funcionamento do Museu e na sua dinamização turística.

    A abertura do espaço ao público, a organização de visitas guiadas, limpeza, vigilância e segurança passarão a ser asseguradas pela Junta de Freguesia ao abrigo deste protocolo que conta com apoio financeiro da Autarquia para a sua concretização.

    Marcelo elogia “resistência” do governo de Pedro Passos Coelho

    Presidente da República defendeu que ex-primeiro-ministro colocou Portugal a caminho da saída do défice excessivo.
    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou este sábado a “resistência” do Governo de Pedro Passos Coelho na altura da crise da ‘troika’ em que disse ter deixado o país no caminho da saída do défice excessivo.
    É um ponto em que todos os portugueses deveriam estar de acordo, mas admito que não estejam, deveriam estar de acordo que ele [Pedro Passos Coelho] enfrentou uma situação muito difícil de crise económica que se chamou crise da ‘troika'”, reagiu Marcelo Rebelo de Sousa.
    O Presidente da República falava aos jornalistas à margem da inauguração do Caramulo Experience Center, no Caramulo, em Tondela, distrito de Viseu, depois de ter sido questionado sobre o cumprimento particular que fez no seu discurso, ao “primeiro-ministro Pedro Passos Coelho”.
    Eu trato sempre os antigos presidentes por presidente, antigo presidente da Assembleia da República e primeiros-ministros por primeiro-ministro, porque realmente é uma tradição que há noutros países, não há em Portugal”, mas “é uma forma de reconhecimento do serviço ao país”, justificou.
    Ainda sobre a governação do social-democrata Pedro Passos Coelho, o Presidente da República defendeu que, “à saída da crise da ‘troika’, embora com muitos sacrifícios para os portugueses, Portugal estava no caminho da saída do défice excessivo”.
    Também “foi complicado para o governo que preside o primeiro-ministro António Costa” e “deve àquele governo [de Passos Coelho] uma resistência para poder ultrapassar uma fase tão complicada, que não é fácil para qualquer primeiro-ministro”, elogiou.
    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta tarde na Serra do Caramulo a inaugurar o Caramulo Experience Center, um novo espaço que é uma extensão dedicada ao automóvel do Museu do Caramulo.

    SIC Notícias/Lusa

    Ucrânia: Jerónimo de Sousa diz ter “muito orgulho” em ser português

    O secretário-geral do PCP manifestou hoje ter “muito orgulho” em ser português e “solidariedade” para com os que sofrem com a guerra na Ucrânia, insistindo na “posição coerente e honrada” do partido em defesa da paz.
    Em declarações aos jornalistas em Beja, durante uma visita à feira Ovibeja, Jerónimo de Sousa reagia às declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje, quando questionado acerca da posição do PCP sobre a guerra, afirmou: "'Somos todos ucranianos'. Se quiser eu posso corrigir, somos quase todos ucranianos, há alguns que não são".
    "O Presidente da República usou uma expressão, lá saberá o significado e toda a sua dimensão. Aquilo que eu quero dizer é que eu tenho muito orgulho em ser português", afirmou o líder dos comunistas.
    E "ser português, ser patriota, implica naturalmente a solidariedade com aqueles que sofrem, designadamente aqueles que são vítimas da guerra, os civis", continuou, frisando que o PCP "condena" o "ataque àqueles que, no quadro civil, poderiam naturalmente manter a sua vida com normalidade".
    Questionado pelos jornalistas sobre comentadores dizerem que a posição do PCP sobre a guerra pode ser a “machada final” no partido, Jerónimo de Sousa respondeu: “A posição do Partido Comunista Português é uma posição coerente e honrada”.
    “Nós queremos a paz, não queremos a guerra e, isso, não nos perdoam, mas cá estamos, porque temos a certeza que a maioria do povo português pode estar até com este ou com aquele, mas há uma coisa que ama, a paz, e detesta a guerra e essa é uma convicção profunda”, frisou.
    O “posicionamento” do PCP é “claro” e “contra a guerra, pela paz”, frisou, defendendo que para resolver o conflito entre a Rússia e a Ucrânia “tem que haver um grande empenhamento”.
    “Em vez de falar sempre em armas, o que se deve procurar fazer é que dialoguem, procurem uma solução negociada, exerça-se a diplomacia”, defendeu, vincando que os comunistas estão “profundamente convencidos de que isso é possível”.
    No entanto, “as condições podem não estar criadas”, alertou, referindo que ficou “preocupado, por exemplo, com a decisão do Papa Francisco [de] achar que não tem condições para promover a paz”.
    “Mas acho que se deveria continuar a fazer um esforço de todos aqueles que amam a paz e que são contra a guerra [para se] conseguir uma solução pacífica e negociada”, insistiu.
    Questionado sobre o facto de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter enviado cartas aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pedindo-lhes para ser recebido em visitas a Moscovo e a Kiev, Jerónimo de Sousa disse que “uma das missões mais importantes” daquele responsável é “procurar a resolução dos conflitos” e “promover a paz”.
    “Com certeza vai animado por esse objetivo. Fazemos votos para que consiga cumprir a sua missão, [que] se dê passos adiante para procurar uma solução que termine com a guerra e encontre a resposta para toda aquela região do leste”, afirmou.
    Jerónimo de Sousa considerou que não houve uma invasão da Ucrânia pela Rússia, mas sim “uma operação militar” que o PCP “condena”.
    “Há uma guerra, isso é incontornável”, frisou, esclarecendo que “é claro para o PCP que estamos perante uma Rússia capitalista” da qual “o PCP claramente se demarca”, “não tendo nada a ver” com Putin.
    Aproveitando a visita à feira agropecuária, o líder do PCP exigiu ao Governo “medidas concretas, apoios e soluções capazes de responder” às necessidades e aos problemas dos agricultores, sobretudo devido ao aumento dos custos dos fatores de produção.

    Madremedia/Lusa
    Imagem: Sábado

    Marcelo diz que “somos quase todos ucranianos” ao ser questionado sobre PCP

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que "somos quase todos ucranianos" relativamente à guerra no leste da Europa, quando questionado acerca da posição do PCP, e aproveitando para corrigir uma afirmação anterior.
    Começando por dizer aos jornalistas, em São João da Madeira (distrito de Aveiro) que não comenta “posições partidárias,” nem sobre temas internos nem sobre temas internacionais, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a sessão parlamentar em que interveio o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visou o povo ucraniano.
    “A Assembleia da República, ao tomar esta iniciativa, não tomou certamente para olhar apenas para um homem, por muito importante e decisivo que ele seja, mas para um povo”, disse hoje aos jornalistas, à margem da cerimónia do centenário da Santa Casa da Misericórdia sanjoanense.
    Frisando que foi essa a sua posição na nota publicada pela Presidência após a sessão parlamentar, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por fazer um reparo à mesma.
    Disse ‘somos todos ucranianos’. Se quiser eu posso corrigir, somos quase todos ucranianos, há alguns que não são, mas a maioria esmagadora dos portugueses pensa aquilo que pensa o Presidente da República”, acrescentou.
    O chefe de Estado português disse ainda que a Assembleia da República, o primeiro-ministro e o Governo comungam da mesma posição.
    “Neste momento a luta dos ucranianos é uma luta nossa, dos portugueses”, concluiu, tendo já anteriormente lembrado que aplaudiu o discurso de Volodymyr Zelensky no parlamento.
    O PCP não compareceu na sessão solene na Assembleia da República com a presença do Presidente da Ucrânia, na quinta-feira, por videoconferência, por considerar que Volodymyr Zelensky “personifica um poder xenófobo e belicista”.
    Mais tarde, a líder parlamentar comunista, Paula Santos, considerou que a referência do Presidente ucraniano ao 25 de Abril de 1974 foi “um insulto”.
    “A revolução de Abril foi feita para pôr fim ao fascismo e à guerra. É um insulto esta declaração [de Volodymyr Zelensky] que faz referência ao 25 de Abril. O 25 de Abril em Portugal foi para libertar e contribuiu para a libertação dos antifascistas. Na Ucrânia estão a ser presos”, argumentou a líder parlamentar comunista no parlamento.

    Madremedia/Lusa

    Papa diz que guerras destroem todos os povos envolvidos

     
    O Papa condenou hoje a guerra na Ucrânia e todas as que ocorrem pelo mundo, sublinhando que destroem "todos os povos envolvidos".
    Durante duas audiências no Vaticano, Francisco referiu-se às “vítimas da guerra que está a destruir não apenas a Ucrânia, mas todos os povos envolvidos na guerra”.
    “Porque a guerra não destrói só o povo vencido, mas também o vencedor e os que observam com olhos superficiais. A guerra destrói todos”, afirmou, durante uma audiência com peregrinos italianos.
    “As tragédias que estamos a viver atualmente, em particular, a guerra na Ucrânia, tão próxima de nós, lembram-nos a urgência de uma civilização do amor. No olhar dos nossos irmãos e irmãs, vítimas dos horrores da guerra, lemos a necessidade profunda e urgente de uma vida marcada pela dignidade, a paz e o amor”, acrescentou, noutra audiência com participantes numa conferência.
    Francisco retomou hoje a sua agenda pública depois de ter anulado os compromissos de sexta-feira para se submeter a exames médicos, segundo fontes oficiais do Vaticano.
    O Papa tem expressado frequentemente a sua preocupação com a guerra na Ucrânia, após a invasão russa iniciada em 24 de fevereiro, tendo chegado a propor a mediação do Vaticano.
    No entanto, esta semana, decidiu não ir a Kiev como tinha ponderado fazer, nem reunir-se com o chefe da igreja ortodoxa russa, o patriarca Kirill.
    O Papa afirmou que não pode “fazer nada que ponha em risco objetivos superiores, que são o fim da guerra, uma trégua ou, pelo menos, um corredor humanitário”.
    A igreja ortodoxa russa apoiou anteriormente a “operação especial” da Rússia na Ucrânia (como Moscovo se refere à invasão do país vizinho), o que, segundo especialistas, foi uma das razões para a suspensão do encontro entre Kiril e o Papa Francisco, que se realizaria em junho.
    Ao mesmo tempo, Francisco disse, numa entrevista ao jornal La Nación, que a sua relação com Kiril, com quem se encontrou apenas uma vez em Havana, em 2016, é “muito boa”.
    “A nossa diplomacia entendeu que uma reunião dos dois neste momento poderia prestar-se a muitas confusões”, explicou.
    A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
    A guerra causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com a ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    Madremedia/Lusa
    Imagem: CM

    Jovem morre na sequência de uma queda no rio Tejo, em Lisboa


    Uma jovem de 22 anos caiu cerca das 08:00 de hoje no rio Tejo, no Cais da Matinha, em Lisboa, acabando por morrer, disse à agência Lusa uma fonte da Polícia Marítima.
    Segundo a mesma fonte, a jovem terá caído nas águas do rio às 07:50, tendo sido socorrida pelos Bombeiros Sapadores de Lisboa e por elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) apoiados por uma lancha.
    Contactado pela agência Lusa, uma fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa adiantou que na operação de resgate estiverem três viaturas e 14 operacionais.
    “A jovem foi retirada e assistida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica”, disse a mesma fonte, acrescentando que o óbito foi declarado no local.

    Madremedia/ Lusa

    Sessão para a Dádiva de Sangue Dia 30 de Abril das 9 horas às 13 horas no Salão Paroquial da Igreja da Vera Cruz

     

    Caros colegas dadores e amigos,

    No próximo dia 30 do mês em curso (Sábado), entre as 9 horas e as 13 horas vai decorrer uma sessão para a dádiva de sangue, no Salão Paroquial da Igreja da Vera Cruz numa parceria entre os Escuteiros Clã São Sebastião - 283 Vera Cruz e ADASCA à semelhança do que já aconteceu no ano de 2019.

    A sessão prevista para o mesmo dia no Posto Fixo fica sem efeito, realizando-se no local indicado no cartaz em anexo.

    Assim, vamos realizar duas sessões para a dádiva numa, o que pressupõe uma adesão superior ao habitual, essa é a nossa previsão. Temos a confirmação que os recursos humanos da parte o CST de Coimbra vão ser reforçados, por forma a que o atendimento seja mais “rápido”, sem prejuízo da rigorosa avaliação clínica que é devida aos dadores regulares e primários.

    Contamos com a vossa presença, e, porque não passar a palavra aos familiares, amigos e colegas de trabalho. O cartaz em anexo pode ser copiado e divulgado pelos vossos meios. Deve tomado o pequeno-almoço normal, fazerem-se acompanhar do CC ou do Cartão Nacional do Dador de Sangue (CNDS) para facilitar o registo junto do administrativo do IPST, prática administrativa corrente em todas as sessões para a dádiva de sangue.

    O modelo de atendimento é por ordem de chegada, com distribuição de “senhas numeradas”.

    Dúvidas? Podem contactar-nos para 964 470 432 (ADASCA), questões de ordem clínica/saúde, podem enviar um e-mail para  omedicorespondecoimbra@ipst.min-saude.pt um médico do IPST responderá a todas.

    Joaquim Carlos
    (Presidente da Direcção da ADASCA)

    Atividade semanal da GNR

    Entre os dias 15 e 21 de Abril.

    Detenções442 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    220 por condução sob o efeito do álcool;
    103 por condução sem habilitação legal;
    30 por tráfico de estupefacientes;
    12 por furto e roubo;
    12 por posse ilegal de armas e arma proibida;
    Dois por incêndio florestal.

    Apreensões:
    1 135,8 doses de haxixe;
    606,9 doses de heroína;
    248,15 doses de cocaína;
    26 armas de fogo;
    Dez armas brancas ou proibidas;
    183 munições;
    11 viaturas.

    Trânsito:
    Fiscalização 6758 infrações detetadas, destacando-se:
    . 3 220 excessos de velocidade;
    . 558  por falta de inspeção periódica obrigatória;
    . 377 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
    . 268 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
    . 239 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
    . 222 por falta de seguro de responsabilidade civil;
    . 187 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
    . 156 relacionadas com tacógrafos.

    APIFARMA lança campanha de alerta para a importância da vacinação ao longo da vida

     
    A OMS estima que com as vacinas se evitam entre 4 a 5 milhões de mortes por ano.
    A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) lança hoje uma campanha, a propósito da Semana Europeia da Imunização, para reafirmar os benefícios das vacinas e alertar para a importância da vacinação ao longo da vida.
    Em declarações à agência Lusa, António Guerra, do grupo de trabalho sobre vacinas da APIFARMA, lembrou que as vacinas salvam milhares de vidas no mundo todos os anos e explicou que a campanha pretende sensibilizar a população para a importância da vacinação na prevenção de doenças infecciosas.
    A vacinação é importante ao longo de toda a vida. Há um pouco o conceito de que as vacinas são para as crianças, mas cada vez a esperança de vida é maior – nem sempre com boa qualidade de vida – e “as vacinas nos adultos são um passo critico para promover essa qualidade de vida”.
    A esperança média de vida “está a aumentar e as pessoas têm uma sobrevida maior, mas isso também faz com que tenham um conjunto de doenças crónicas que as tornam para frágeis no período final da sua vida e mais suscetíveis a doenças infecciosas”, sublinha.
    O responsável destaca ainda o custo-beneficio das vacinas, acrescentando: “São uma das intervenções em saúde mais custo efetivas, mas apesar disso o investimento do orçamento da saúde em prevenção [entre 0,9% e 4,6%] é diminuto e a parte gasta em vacinas [0,9%] ainda é mais pequena”.Isto quando sabemos que as vacinas ao promoverem a qualidade e vida e prevenirem consultas, tratamentos e hospitalizações e evitarem absentismo têm um efeito muito benéfico do ponto de vista económico”, acrescentou.
    O responsável sublinhou ainda a necessidade de um reforço no investimento em prevenção na área da saúde.
    Sobre a preponderância que as vacinas ganharam com a pandemia, reconhece que a pandemia ajudou a mostrar que “todos estamos suscetíveis” e que muitas doenças que não vemos continuam a existir.As autoridades até usavam no início da pandemia a expressão de que ‘as vacinas são vítimas do seu próprio sucesso’, pois à medida que foram contribuindo para erradicar doenças as pessoas deixaram de as ver, a sentir-se mais seguras e a desvalorizar a importância da vacinação”, explicou.
    Teve ainda outro aspeto importante – sublinhou – que foi o facto de ser democrática e ter atingido todas as idades”, o que “pode ter um papel relevante para chamar a atenção para a importância da vacinação do adulto”.
    Semana Europeia da imunização decorre de 24 a 30 de abril e a campanha da APIFARMA inclui a divulgação de um vídeo no site e redes sociais da associação sobre os benefícios da vacinação e que reúne testemunhos de diversos protagonistas na área da indústria e da saúde.
    Organização Mundial da Saúde estima que com as vacinas se evitam entre quatro a cinco milhões de mortes por ano.
    Ainda assim, são pelo menos 1,5 milhões as crianças que continuam a morrer todos os anos por não estarem imunizadas contra a difteria, o tétano ou o sarampo.
    Em comunicado, a APIFARMA lembra que as vacinas “também proporcionam poupanças aos Estados de vários milhões de euros em despesas com hospitalização, transporte, tratamentos de saúde e perdas de produtividade”, citando informação da Vaccines Europe, o grupo especializado em vacinas da Federação Europeia das Associações da Indústria Farmacêutica.
    “Em países de baixo-médio rendimento, a vacinação evitou 295 mil milhões de euros em despesa total estimada com doença para 10 doenças passíveis de serem prevenidas com a toma das vacinas”, refere a associação.
    A vacinação nestes países poupou 3.4 mil milhões de euros estimados em custos de tratamento, incluindo hospitalização, 295 mil milhões de euros estimados em custos de transporte e 615 milhões de euros estimados em perdas de produtividade do cuidador, acrescenta.

    SIC Notícias/Lusa

    Kremlin fanatizou crianças para a guerra

     Centro de treino para crianças em Noginsk


    Na Rússia de Putin inculcou-se o belicismo nas crianças, para lhes dar disposição de morrer numa guerra a serviço dos slogans oficiais ou dos erros da Igreja Ortodoxa cismática e herética.

    Até as meninas foram instruídas para a luta com punhais numa “batalha final”. A oeste de Moscou construiu-se uma “Catedral das Forças Armadas Russas”, com armas e tanques apreendidos aos alemães na II Guerra.

    Os “meninos romeiros” devem caminhar pelas trincheiras de uma linha de frente simulada. Segundo pesquisa da Levada Center em novembro de 2021, 39% dos russos haviam sido convencidos de que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia seria inevitável e que os EUA e a NATO seriam os culpados.

    ABIM

    Proença-a-Nova | Caravana pela Justiça Climática percorre zonas afetadas pelos incêndios

     
    A Caravana pela Justiça Climática, que pernoitou e passou por diversos pontos do concelho de Proença-a-Nova, como o Parque de Campismo da Aldeia Ruiva e a aldeia de Sobral Fernando nas margens do rio Ocreza, percorreu um total de 400 kms, num trajeto que focou as zonas do país mais afetadas pelos incêndios. Entre os dias 2 e 16 de abril, mais de 120 pessoas participaram na iniciativa, que partiu da Praia da Leirosa e terminou no Parque das Nações, em Lisboa.
    Ao longo das estadias, o grupo organizou cirandas e debates, nos quais todos eram convidados a participar. Houve espaço também para a atividade “Devia Haver Aqui”, deslocando-se a fábricas ou empresas que o grupo considerou poluente, onde se apontavam soluções para o que poderia haver naquele espaço. António Assunção, participante da Caravana, assume que “o grande impacto que tentamos ter com a Caravana pela Justiça Climática não é bloquear infraestruturas ou bloquear emissões, mas sim construir uma infraestrutura e universo mais capaz, que não esteja só nas cidades”. Quanto ao apoio sentido das populações locais, António é perentório e refere mesmo que “em todos os sítios por onde passámos, as pessoas ficam a saber que não estão sozinhas, que na questão dos incêndios não estão abandonadas, embora o tenham sentido. Mostramo-nos dispostos a colaborar, por isso o resultado mais prático é a criação de uma conexão mais forte entre as cidades do litoral e do interior para uma ação política conjunta”.

    Matilde Ventura, também participante da Caravana, assume as dificuldades em embarcar nesta aventura, mas agradece o apoio demonstrado: “claro que é duro, mas toda a gente tem sido muito gentil e amável para nós, com quem nos cruzámos, tanto as pessoas das localidades, como das Câmaras locais”. A Caravana pela Justiça Climática, ao longo da caminhada, publicou um Diário de Bordo, no qual foram dando nota dos acontecimentos de cada dia. No penúltimo dia, segundo a organização “chegou-se com uma multidão unida, impossível de ignorar. As pessoas saíram à rua, espreitaram às janelas e gritaram connosco”. No último dia, deu-se a chegada ao Parque das Nações, com um almoço em clima de confraternização.



    Proença-a-Nova | GNR deteta 24 situações de incumprimento à gestão de combustível nas aldeias do concelho

     
    Caniçal Cimeiro e Fundeiro, Eiras, Labrunhal Fundeiro, Moita Mateus Alves, Pedra do Altar, Proença-a-Nova, Relva da Louça, Bairrada, Sarzedinha – Corujeira, Vale da Carreira, Vale de Água – Serimógão e Vale d’Urso (na União da Freguesias de Proença-a-Nova e Peral); Atalaias, Cunqueiros e Herdade (na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira); Carregal e Ferraria (na freguesia de Montes da Senhora); e São Pedro do Esteval (na freguesia de São Pedro do Esteval): a GNR detetou 24 situações de incumprimento nestas localidades no que à gestão de combustível dentro da faixa de segurança de cem metros em redor do aglomerado populacional ou nos 50 metros à volta de habitações isoladas, menos 69 do que as registadas em 2021. Ainda assim, alerta-se para que todos os proprietários de terrenos nestes perímetros realizem a gestão de combustível, considerando que nem todas as situações possam ter sido detetadas nesta ação da GNR.
    Os incumprimentos podem ser consultados na página do Município de Proença-a-Nova, de forma a que os proprietários possam proceder à gestão de combustível até 30 de abril, o prazo definido pelo Decreto-Lei 82/2021 de 13 de outubro. Por norma, este prazo é revisto em Orçamento de Estado, mas tendo em conta que o Governo apenas tomou posse em março deste ano, não houve legislação complementar, pelo que a partir de 30 de abril os incumprimentos incorrem nas coimas definidas por lei.

    Nas sete ações de sensibilização que o Município promoveu em março e abril, nas aldeias de Alvito da Beira, Corgas, Cunqueiros, Dáspera, Fórneas, Malhadal e Penafalcão, foram reforçadas as principais alterações que o novo Decreto-Lei 82/2021 de 13 de outubro introduziu. Em relação às atividades que é permitido ou não realizar na floresta, é preciso conjugar dois fatores: o local onde a mesma é realizada e se está enquadrado numa área prioritária de prevenção e segurança de acordo com o definido na carta de perigosidade de incêndio que é realizada anualmente; e o nível do perigo de incêndio rural que é atualizado diariamente.

    Quanto à primeira condicionante, 70% do concelho é considerado área prioritária de prevenção e segurança; quanto à segunda, sempre que o perigo de incêndio é muito elevado e máximo, atividades como queimas e queimadas, corte de madeira ou passeios em área florestal estão proibidos. A coima por circular na floresta nestes dias sem justificativa ascende aos 500,00€. Nos restantes níveis de risco de incêndio, é permitido realizar atividades na floresta; no caso das queimas, é necessário fazer a comunicação prévia de 1 de novembro a 31 de maio; e de 1 de junho a 31 de outubro, se o risco de incêndio não for muito elevado e máximo, é possível fazer queimas, mas com autorização da Câmara Municipal. O mesmo se aplica para o caso das fogueiras dos santos populares. As coimas por incumprimento ascendem aos 2.500,00€.

    Para a comunicação prévia no caso das queimas, pode instalar a aplicação do ICNF ou contactar a Câmara Municipal (274 670 000) com a indicação do número de contribuinte, do local e data da queima ou queimada para obter a respetiva autorização.



    Castelo de Paiva | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS. Este fim de semana no Largo de S. Lourenço

      Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência
             
    O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, a partir de amanhã, a 18ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.
     
    Esperando-se que o mau tempo possa dar tréguas, muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referencia, registando-se a participação de 13 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
    A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábadodia 23, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.
    Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa reconhece a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

    Também  o presidente José Rocha manifesta o desejo que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.

     A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14,30 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas  Arrebitada, depois animação durante a tarde com Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e o Grupo de Concertinas de Paços de Ferreira, sendo quea partir das 21h00, a animação prossegue com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança.

    Já no Domingo, dia 24, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Zés Pereiras “ Os Amigos de Galegos “, e partir das 15h30um momento de bailarico com participação do Grupo de Música de Baile “ Zero Zero “, seguindo-se às 17 horas presença da música tradicional com os “ Amigos da Sexta “, que vão actuar até ao encerramento do evento.

    Recorde-se que, esta 18ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

    Carlos Oliveira