sábado, 28 de outubro de 2017

MUDANÇA DA HORA Não esqueça, este domingo de madrugada muda a hora

Quando forem 02h00 de domingo, em Portugal continental e na Madeira, os relógios atrasam 60 minutos. Se estiver nos Açores, a mudança acontece quando for 01h00.

Os relógios vão recuar uma hora às 02h00 de domingo, dando início ao horário de inverno, que se prolongará até ao último domingo de março de 2018.

O Observatório Astronómico de Lisboa informa que, quando forem 02h00 de domingo em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, os ponteiros vão recuar uma hora, passando a ser 01h00.

No arquipélago dos Açores (que tem menos uma hora do que o continente e a Madeira), os relógios atrasam 60 minutos quando for 01h00, passando a ser meia-noite.

Ao atrasar os relógios uma hora, Portugal continental e a Madeira ficarão com a mesma hora TMG (Tempo Universal Coordenado), enquanto os Açores fica com menos uma.

A hora de inverno, que faz com que domingo seja o dia mais longo do ano, com 25 horas, vai manter-se até à madrugada de 25 de março de 2018, altura em que os relógios voltam a ser adiantados 60 minutos, entrando-se na hora de verão.

As mudanças de hora estão definidas por lei nacional e comunitária e acontecem no último domingo de outubro (hora de inverno) e no último domingo de março (hora de verão).

Fonte: TSF


Feira da Perdiz em Alcoutim

Alcoutim vai receber mais uma edição da Feira da Perdiz. O evento está agendado para os dias 11 e 12 de Novembro, no Pavilhão Municipal de Martim Longo.
Um dos grandes atractivos é a disponibilização aos visitantes de um vasto leque de pratos típicos da gastronomia algarvia, naturalmente com destaque para as que estão relacionadas com a temática do evento, a caça.
Mas o certame apresenta muito mais motivos de interesse. Vai ter colóquios, exposição, falcoaria, exposições de espécies cinegéticas, artesanato, concursos de cães, workshop de obediência e socialização canina e animação musical entre outras.
Este ano, o certame acolhe, também, as 3as Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim, com um programa com que conta com a intervenção de especialistas e um showcooking onde serão apresentadas receitas com figo da índia da autoria de Vítor Ramos, Mestre Chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa.
Os espectáculos de palco são outro ponto de interesse apresentando ao público da feira, no Sábado dia 11, pelas 22h00, os Irmãos Verdade e no Domingo, dia 12, pelas 17h30, o grupo Cruzeiro.
A iniciativa integra, ainda, duas provas desportivas, no dia 11 o Passeio BTT “Na rota da perdiz”, e no dia 12 a prova de Marcha Corrida.
No primeiro dia, as portas abrem pelas 11H30 e só encerram pelas 2 horas da madrugada. No dia seguinte, os visitantes podem visitar o recinto entre as 9 e as 22 horas.
Fonte: O Algarve Económico

As fraudes online no sector do Turismo vão estar em debate

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de Faro recebe, no próximo dia 9 de Novembro, a conferência ““Um alerta para a fraude online na indústria do turismo”.
Organizada pela associação Safe Communities, o evento vai desenvolver-se entre 09H30 horas às 17H45 e contará com a participação dos presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Policia Judiciária, para além de diversos especialistas e representantes de forças de segurança.
O objectivo desta conferência é oferecer uma perspectiva sobre a forma como a fraude online afecta a indústria do turismo em todo o mundo, tornando-se um alvo apetecível para os cibercriminosos, que actuam em áreas como o arrendamento, os websites de viagens, a venda de bilhetes de avião, entre muitas outras.
Na conferência serão abordadas as ameaças ao turismo e as medidas que estão a ser tomadas em Portugal para identificar os riscos e reduzir os efeitos.
A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição, até ao dia 6 de Novembro, através do e-mail: planeamento@turismodoalgarve.pt.
Fonte: O Algarve Económico

APELO na primeira pessoa: Ajudem-me por favor!

Ajudem-me por favor!
Sou o João Pedro, um rapaz de 21 anos. Aos 17 anos em maio foi-me diagnosticado um linfoma. Neste mesmo ano e com esta idade dei entrada no Hospital Pediátrico de Coimbra, desde aí tenho andado a fazer tratamentos (Quimioterapia) e levar transfusões de sangue e plaquetas.
Com 19 anos fiz um auto transplante, pensando que fosse ficar bom e que tudo iria voltar ao normal como antes. No entanto, há pouco tempo foi diagnosticado novamente o mesmo problema. Voltando a fazer tratamentos (Quimioterapia) e a levar transfusões de sangue e plaquetas. No entanto, estes tratamentos já não são suficientes para o meu problema e preciso urgentemente de fazer um transplante.
Deste modo venho apelar aos vossos corações e bom senso que me ajudem indo fazer o teste de compatibilidade, visto que preciso de um transplante de medula. 
As pessoas podem dirigir-se:
Ao Hospital dos Covões em Coimbra na unidade de Hematologia.
As pessoas do distrito de Aveiro que me quiserem ajudar peço encarecidamente que me contactem porque em Aveiro terá que se arranjar um grupo de 10 ou mais pessoas para se realizar a colheita no Mercado Santiago, e esta ser transmitida a Coimbra.
Importante:
Idades compreendidas entre 18 e 45 anos;
Não pode ser portador de doenças crónicas;
O meu grupo sanguíneo é Rh0+; no entanto qualquer pessoa de outro grupo sanguíneo pode fazer o teste de compatibilidade.
Muito Obrigado!
Partilhem e divulguem por favor!

Os interessados também poder efectuar a sua dádiva de sangue e registo para medula óssea no Posto Fixo da ADASCA, no local acima indicado, em todas as datas de colheitas de sangue.
Porém, não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Contacto: 234 095 331 C/encaminhamento de chamadas sem valor acrescentado.


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!


Hora de Fecho: As avós contam-nos como era o sexo à moda antiga

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O seu avô e a sua avó fizeram sexo. E, por vezes, não apenas como pode pensar. No Dia da Terceira Idade, 11 mulheres contam na primeira pessoa como era o sexo no seu tempo. Sem papas na língua.
O primeiro-ministro espanhol delegou na sua vice-presidente, Soraya Sáenz de Santamaría, a tarefa de liderar politicamente a Catalunha até às próximas eleições autonómicas.
A Seat é a maior empresa da Catalunha e o italiano Luca de Meo o seu CEO. Este escreveu uma carta, destinada a informar os empregados, mas no fundo a avisar Puigdemont e o Governo da Catalunha.
Parlamento catalão declarou a independência da região, o Governo espanhol avançou com o artigo 155 e dissolveu o Parlamento. As eleições regionais são em dezembro mas a irmã de Guardiola já "sofreu".
Presidente da República falou com Filipe VI ao telefone e reiterou que Portugal é completamente contra a independência da Catalunha e que por isso não irá reconhecer a declaração de independência.
Denis Cherim quis olhar para o mundo de um modo diferente. E conseguiu: foi para a rua encontrar coincidências nas coisas que nos rodeiam. O resultado é "Projeto da Coincidência". Olhe lá duas vezes.
O livro clássico da "parentalidade consciente" está, pela primeira vez, em português. A obra da dupla Myla e Jon Kabat-Zinn é um guia de para pais e não só. E estas são as suas ideias principais.
O presidente da Comissão Europeia está de visita a Portugal e disse estar convencido que Portugal "fará mais progressos no alívio do seu fardo da dívida". E afirma que "demasiada dívida é antissocial"
Migrantes vindos da Tunísia salvos por navio-patrulha português. O relato é da Lusa. "Foi um grande dia de satisfação, porque salvámos a vida" a 48 pessoas, diz comandante do navio "Viana do Castelo".
Em entrevista, Rui Rio classifica Pedro Santana Lopes de "quarta escolha" e fala em riscos para o PSD "se a escolha [do partido] chocar com a vontade da população portuguesa".
Neto de Moura, de 61 anos, levantou coro de protestos depois de "atenuar a culpa" de maus tratos por suposta infidelidade da vítima. Agora defende-se e diz que o acórdão está a ser "deturpado". 
Opinião

Alberto Gonçalves
As reacções do PS ao ralhete de Marcelo (de chamar-lhe jumento a acusá-lo de querer uma ditadura) foram as expectáveis no partido que tem Lula, Chávez e a Gorda do Frágil como exemplos de sofisticação

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O acórdão da Relação do Porto, invocando a letra da Bíblia, contradisse o seu espírito que é, em Jesus Cristo, o mandamento novo da caridade, que “tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Rui Ramos
A pretexto da floresta, o governo vai tornar a vida ainda mais difícil às populações rurais. A Idade Média foi o tempo dos povoadores. Vivemos agora no tempo dos despovoadores.

Ruth Manus
O segredo para um relacionamento dar certo, a meu ver- e digo por experiência própria- é não entender boa parte do que o outro diz. Isso tem dado muito certo por aqui. 

João Filipe Bugalho
O Governo anunciou um conjunto de medidas, algumas das quais parecem ir no bom sentido, embora estejamos longe de perceber como, com quem e quando, a maior parte delas vai ser posta em prática.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

43º Congresso Nacional – Proseg Fafe 2017 em Imagens