quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Câmara de Águeda recebe alunos de Erasmus da Escola Secundária Adolfo Portela

 Estudantes e professores de vários países estão esta semana em Águeda para participarem num vasto programa de atividades lúdico-pedagógicas
 
A Câmara Municipal de Águeda recebeu, hoje, uma comitiva de alunos de Erasmus e professores que estão esta semana na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) para participar num projeto de intercâmbio.
Nesta sessão simbólica, que decorreu no Salão Nobre, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, Vice-Presidente, e Marlene Gaio, Vereadora da Educação, deram as boas-vindas aos cerca de 70 alunos, acompanhados pelos respetivos professores, oriundos da Croácia, Grécia, Itália, Letónia e Lituânia, e da ESAP, que vão estar a desenvolver atividades de trabalho colaborativo em Águeda.
“Somos uma cidade colorida e a cor é sinónimo de alegria e felicidade; em Águeda gostamos de viver desta forma”, começou por declarar Jorge Almeida, salientando que esta cor e determinação projetam Águeda no mundo. Os vários prémios internacionais, como o mais recente dos LivCom Awards, que elege Águeda como a melhor cidade do mundo para viver (para Municípios entre 20 e 75 mil habitantes) são exemplo dessa referência mundial atribuída a Águeda.
A par desta visibilidade e reconhecimento internacionais, o Presidente da Câmara de Águeda salientou a importância do tecido empresarial do concelho, enquanto oportunidade para os jovens no mercado de trabalho.
“Pensa global, aprende a ser um empreendedor na Europa” é o tema de uma semana de intercâmbio escolar – entre 18 e 22 de setembro – que inclui um programa cultural, desportivo e social. Com o “slogan” de ação “Respeitamos a diferença”, os alunos vão também conhecer alguns projetos exemplos de inclusão social.
No âmbito Erasmus (este ano focado no empreendedorismo), o objetivo é que os alunos, durante os intercâmbios, construam modelos de negócios, sendo que em Portugal o foco será a inclusão, nomeadamente de pessoas com incapacidades, imigrantes e refugiados.
O produto final do projeto, que se prevê estar pronto em agosto de 2025, consiste num livro, que irá incluir um texto sobre o Município, as suas características diferenciadoras e inovadoras, bem como a descrição dos modelos de negócios que os alunos vão construir nos vários países parceiros.
A par deste livro, está prevista a realização de uma conferência, em estilo TEDx, em que os alunos apresentarão os seus modelos de negócio à comunidade escolar e local.

Ana Sofia Pinheiro

MISSÃO CONTINENTE: ‘TOUR POR TODOS’ ANGARIA MAIS DE 6 MIL EUROS EM ÍLHAVO


O sétimo concerto solidário e intimista de Tony Carreira da ‘Tour por Todos’, no âmbito dos 20 Anos da Missão Continente, que se realizou no dia 15 de setembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, angariou 6.180,72 euros.
Link fotos
Metade do valor angariado no concerto reverte para a Associação Sara Carreira e a outra metade para uma associação local. O Centro do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo é a instituição apoiada nesta cidade, que conta com uma estreita relação com o Continente, através das doações de excedentes alimentares das lojas da marca na região.

Durante o concerto foram entregues os respetivos cheques ao Centro do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo e à Associação Sara Carreira, num momento que contou a presença dos seus representantes, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João António Campolargo.

“O apoio da Missão Continente ao Centro do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo vai permitir que reforcem o desenvolvimento de atividades e serviços de promoção e integração social das famílias em situação de disfunção socioeconómica, bem como, o apoio na educação das crianças e jovens e do bem-estar e desenvolvimento integral dos idosos. Acreditamos que unindo esforços conseguiremos sempre muito mais e por isso o nosso obrigada a todos aqueles que adquiriram o bilhete para este concerto da Tour por Todos”, afirma Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

“No Centro do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo priorizamos a promoção do bem-estar social da população, sendo essa a nossa missão todos os dias. Assim, agradecemos ao Continente, que através da Missão Continente, tem sido um parceiro incansável ao longo dos anos e permite que juntos caminhemos no mesmo sentido com os objetivos alinhados. Assim, parabenizamos mais esta iniciativa solidária e agradecemos a todos os que contribuíram” refere António Cruz, Presidente do Centro do Património dos Pobres.

Sintra, Faro e Amarante são as cidades por onde a ‘Tour por Todos’ ainda vai passar, com concertos intimistas. O objetivo é criar uma relação próxima e familiar entre o público e o artista que mantém, há vários anos, uma estreita ligação com a Missão Continente.

Os bilhetes estarão à venda nas lojas da marca de cada região, pelo valor único de 15 euros. Mais informações em: https://missao.continente.pt/iniciativas/20-anos/tour-por-todos.

Além da ‘Tour por Todos’, a Missão Continente vai continuar os seus projetos em 2023, com o apoio diário a mais de 1.100 instituições, com os seus excedentes alimentares; o programa educativo Escola Missão Continente, que chega a mais de 800 escolas, impactando mais de 100 mil alunos e cerca de 8.000 professores, entre o pré-escolar e o 2.º ciclo, sensibilizando, desde cedo, os consumidores e clientes do futuro para que façam escolhas mais equilibradas e sustentáveis; o apoio à causa da igualdade de género, colaborando permanentemente com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, através da doação de bens a entidades que se dedicam a esta causa; e apoiando várias iniciativas e projetos locais para fazer face a diferentes necessidades.

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, como o Apoio à Comunidade, o Desenvolvimento Inclusivo e a Cidadania Ambiental, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável.

Isabel Carriço



Voluntários limparam Barragem da Várzea do Calde para alertar para problemas dos oceanos

Campanha aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e envolveu a APPACDM e a Brigada de Sapadores da CIM Viseu Dão Lafões.
Um grupo de voluntários ocupou a parte da manhã de hoje, dia 20, a limpar a Barragem de Várzea de Calde, no município de Viseu. Nesta ação, dinamizada pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, foram recolhidos 55kg de lixo. A iniciativa é já uma tradição desta altura, uma vez que no ano passado foi a praia fluvial de Alcafache a ser limpa.
Todos os anos, em setembro, por altura do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a União Europeia e as Nações Unidas organizam a #EUBeachCleanup, uma campanha de sensibilização para os problemas dos oceanos, com eventos que decorrem em todo o mundo. A campanha deste ano decorre entre os dias 16 e 24 de setembro, de norte a sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira
A Fundação Oceano Azul centraliza as ações a nível nacional, com a limpeza de maior dimensão a acontecer na zona da Costa da Caparica. Aos vários centros EUROPE DIRECT cabe a missão de envolver os parceiros locais, desde Câmaras Municipais a escolas e organizações de juventude ou ambientais. Desde 2019, foram recolhidas em Portugal mais de 250 toneladas de lixo marinho, com o envolvimento de mais de 18.000 voluntários em 625 ações. 

“Nunca é de mais lembrar a importância de todos fazermos a nossa parte para vivermos num mundo mais sustentável. Fico, por isso, muito satisfeito ao ver uma adesão tão entusiástica a esta campanha, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Estão de parabéns todos os participantes. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de grande mérito por parte do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, a que esta CIM se associa com grande orgulho”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões

“É um grande prazer para o EUROPE DIRECT ter a oportunidade de participar nesta campanha tão meritória, associando-se a um movimento mundial de defesa do meio ambiente marinho. É sabido que parte da poluição que afeta os oceanos tem origem nos rios que neles desaguam, pelo que é fundamental atuar a montante, nas praias fluviais e nas barragens. Foi o que fizemos desta vez, na Várzea de Calde, novamente com grande sucesso”, declarou, por sua vez, José Carlos Almeida, responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões

Os participantes na iniciativa foram voluntários da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, além de elementos da Brigada de Sapadores da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Crónica Postal | A GERAÇÃO DOS (MENOS DE) MIL EUROS


Estou a ficar sem amigos, estão todos a emigrar!”. A jovem desabafava, explicando os motivos destes seus amigos. O nosso país não oferece oportunidades para trabalhar com remuneração adequada. “E para a maioria nem sequer tem emprego!”. A jovem revelou que decidiu “abrir um negócio com uma amiga. Era muito interessante”. Mas, “eram tantas as exigências burocráticas que desisti”. Sobretudo as responsabilidades de caráter fiscal. O técnico de contas que consultaram forneceu uma “assustadora” lista de burocracias e os impostos que teriam de pagar. “E o contabilista explicou bem que a todo o momento o fisco pode decidir cobrar mais impostos, se achar que as despesas são elevadas, na opinião deles. Mesmo que sejam verdadeiras!”.

Emigrar? A jovem não quer, diz estar muito próxima dos pais, é filha única e não quer viver longe deles. “Se não fosse isso, já cá não estava!”, garante. É licenciada, já passou dos trinta, tem emprego, mas pertence à geração dos menos de mil euros, como máximo de ganho mensal. Viatura própria? Nem pensar. “O meu pai já me disse que oferecia uma, mas não quero sacrifica-los mais”. Para além de que não teria como pagar as despesas do mesmo, afirmou.

Salário, estabilidade e reconhecimento são as razões que levam tantos jovens com formação superior a saírem do país. 70% ganhava menos de mil euros”, diz um estudo.

Enquanto país, temos de conseguir fazer algo que evite a saída do país dos nossos bem formados jovens para trabalhar.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

destaque:

Enquanto país, temos de conseguir fazer algo que evite a saída do país dos nossos bem formados jovens para trabalhar.”

SILVES COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA COSTEIRA

 Foi na praia dos Pescadores de Armação de Pêra, na zona da Fortaleza, que o Município de Silves realizou uma ação de limpeza costeira, no dia 20 de setembro de 2023 e teve a presença de Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, António José Correia, Fundação Oceano Azul e Luísa Conduto Luís, Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Silves.
 
Esta ação contou com a participação de cerca de 100 alunos do 4 º ano do Agrupamento de Escolas de Silves (Escola EB1 de Silves, EB1 de Portela e EB1 de São Marcos).
A iniciativa integrou o Projeto OCEANO EDUCAR PARA UMA GERAÇÃO AZUL, desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com outras entidades e Municípios.
As comemorações do Dia Internacional da Limpeza Costeira, tiveram o apoio da Associação de Conservação Marinha e Bioacústica (SOMMAR) no dia 20 e terão o apoio de técnicos dos Centros de Ciência Viva de Faro no próximo dia 22.
 
A ação de limpeza tem como objetivo promover a existência de uma geração com maior conhecimento, consciência e capaz de tomar decisões mais responsáveis quanto ao oceano.
No dia 22 de setembro participarão as turmas de 4.º ano das escolas EB2,3 João de Deus e EB1 de Amorosa.

 

INÍCIO DOS TRABALHOS DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DE SILVES (PMUS)

 Sob o mote da Semana da Mobilidade Europeia, e consciente das fragilidades que ainda persistem no território municipal, no que concerne às condições de circulação e mobilidade urbana, vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, a 1ª Reunião para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Silves (PMUS).
 
O objetivo de promoção de uma mobilidade urbana sustentável implica a ponderação de um conjunto diversificado de fatores que, de forma sistémica, se articulam entre si, pelo que, entende o Município de Silves, a sua concretização exige uma abordagem de planeamento estratégica, participada, integrada e inclusiva.
 
Desta forma, com a 1ª Reunião para elaboração e implementação do PMUS, espera-se que as medidas e respetivas ações/intervenções a realizar na área da mobilidade urbana sustentável contribuam para:
» Identificar, analisar e sistematizar as debilidades e constrangimentos à circulação no território municipal de Silves;
» Elencar e programar um conjunto de intervenções de diferentes escalas (desde uma abordagem inter freguesias até à definição de intervenções de micro escala na linha do urbanismo tático) e alcances (relativamente aos sentidos de trânsito, barreiras arquitetónicas, segurança rodoviária, estacionamento, modos ativos, logística urbana e mobilidade elétrica).
 
Pretende-se assim, que o PMUS se constitua como um instrumento de planeamento municipal operativo, programático, participado e dinâmico que permita traçar as linhas estratégicas de intervenção, no domínio da mobilidade, em linha com o desenvolvimento sustentável prosseguido pelo Município de Silves.

 

Com a presença do Director Regional da Segurança Social de Aveiro . lançamento da primeira pedra das obras do lar de Santa Bárbara em Pedorido

 

Ampliação vai custar mais de 1,5 milhões de euros

Realizou-se na passada Sexta feira, dia 15, em Germunde, Pedorido, a cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da obra de ampliação do Lar Santa Bárbara, da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido ( ARPIP ), uma importante IPSS local, fundada em Abril de 1991.

Presentes na cerimónia estiveram, o director da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, o vice-presidente José António Vilela, o Reverendo Padre Tiago Santos, directores da ARPIP, representantes das IPSS do concelho, dirigentes associativos, técnicos da empresa construtora OJP e outras entidades.

Esta obra de ampliação, que está a ser executada no âmbito da aprovação de uma candidatura ao Programa PARES 3.0Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, tem um custo de execução de 1.596,518 euros, com financiamento público garantido na ordem dos 657,112 euros, devendo estar concluída em Junho de 2025.

Recorde-se que, a ARPIP tem neste momento 22 utentes em modo residencial, e com este aumento das instalações, passará a ERPI - Estrutura Residencial para Idosos, garantindo alojamento para mais 27 utentes, o que vai totalizar um acolhimento de 49 idosos, para além dos 20 utentes a quem presta serviço de apoio domiciliário e 15 utentes no Centro de Dia / Convívio.

Na sua intervenção, Luís Costa, presidente da ARPIP, regozijou-se por este momento, de ver em execução a obra de ampliação do lar, um projecto importante que era um sonho antigo e que agora ganha dimensão e tem concretização anunciada, possibilitando uma estrutura residencial com mais funcionalidade e capacidade de acolhimento, com mais benefícios para a comunidade, ao mesmo tempo que, agradeceu todo o apoio disponibilizado pelo Estado através da Segurança Social de Aveiro, que tem sido um grande parceiro da instituição, ao longo de mais de três décadas de funcionamento.

Referindo a luta que tem sido travada com perseverança e tenacidade, o director sublinhou que, não tem sido fácil equilibrar o esforço económico com a felicidade, alegria e bem-estar dos utentes, mas acredita neste novo impulso, no alargar o sonho, pelo que, destacou que, esta cerimónia singela, simboliza o esforço, a paciência e a partilha, porque temos um grande encargo sobre os ombros e precisamos de todos, e sabemos que a solidariedade de tantos vai fazer a diferença e a obra será uma realidade, como desejamos.

O dirigente da ARPIP realçou também a colaboração da Câmara Municipal, nesta e noutras iniciativas desenvolvidas pela instituição, manifestando agradecimento pelo apoio sempre prestado, bem como agradeceu a todas as entidades que tem ajudado a instituição, enaltecendo também todos os dirigentes e funcionários da IPSS que dão o melhor de si pela pelo engrandecimento da instituição.

O director da Segurança Social de Aveiro recordou o esforço financeiro realizado no distrito, no âmbito do Programa Pares, na ordem dos 50 milhões de euros, com mais de 30 milhões de euros de investimento público, referindo que o distrito está na linha da frente no investimento neste tipo de equipamentos sociais, potenciando uma oferta mais qualitativa para as pessoas mais necessitadas, como a terceira idade, a infância e a população com deficiência.

Fernando Mendonça destacou que, este projecto da ARPIP é um bom exemplo de como se arrisca com empenhamento, e como se encara o futuro com esperança, deixando um agradecimento aos técnicos da SS que acompanham estes projectos e à Câmara Municipal de Castelo de Paiva por ser uma entidade parceira, sempre empenhada e disponível, sublinhando o apego e a sensibilidade do edil José Rocha a estas causas sociais, evidenciando sempre vontade em ajudar e colaborar.

O dirigente da Segurança Social agradeceu também ao presidente da ARPIP pela ousadia de realizar e avançar com este projecto de ampliação das instalações, numa cooperação que é de enaltecer, porque vem criar outras dinâmicas, potenciar outra dimensão e outro conforto para os utentes que procuram a instituição, que continua a ser gerida por gente empenhada e capaz, que continua a dar o melhor de si em prol dos outros, razão que motiva natural satisfação.

Já o presidente da CM de Castelo de Paiva agradeceu o trabalho que a Segurança Social de Aveiro vem realizando no concelho, o apoio constante que tem disponibilizado às IPSS localizadas no território e a parceria que tem mantido com a autarquia.

José Rocha deixou uma palavra de apreço para o trabalho notável e dedicado de todas as IPSS do concelho, referindo estar orgulhoso pelas respostas sociais que disponibilizam à população, ao mesmo tempo que destacou a satisfação de ver, no prazo de um mês, duas importantes obras sociais a ser iniciadas em Castelo de Paiva, projectos que vão permitir umas resposta mais alargada à população, já de si fustigada com o problema do envelhecimento.

O autarca paivense elogiou este projecto da ARPIP, como um anseio antigo que em breve será uma realidade, e que vai facilitar o trabalho da instituição nesta resposta social, promovendo mais capacidade de acolhimento, conforto e qualidade de vida aos utentes, daí destacar o trabalho abnegado que tem sido realizado por esta e todas as outras instituições sociais do concelho, evidenciando a competência, o compromisso e a dedicação destes dirigentes e funcionários, aplaudindo estas conquistas que têm sido conseguidas.

Carlos Oliveira