sexta-feira, 8 de julho de 2022

Marinha Grande | INAUGURAÇÃO DOS POSTOS DE PRIMEIROS SOCORROS NAS PRAIAS

A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou no dia 7 de julho, os postos de primeiros socorros, em São Pedro de Moel e na Praia da Vieira.

O evento contou com a presença da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; do vereador da segurança e proteção civil, António Fragoso; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do representante da delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, João Santos; da chefe da Divisão de Saúde e Bem-estar da Câmara Municipal, Cristina Santos; e de representantes dos concessionários de praia.
Trata-se de um projeto do Município da Marinha Grande, com o apoio das juntas de freguesia e do Hotel Cristal Vieira Praia, que tem como objetivo apostar na prevenção da doença e na promoção da segurança e da saúde dos veraneantes, numa altura do ano em que se verifica grande afluência às praias.
Os postos de primeiros socorros funcionam todos os dias, das 10h00 às 20h00, desde o dia 5 de julho, até 11 de setembro. O serviço é assegurado por um socorrista e um enfermeiro e está equipado com material de primeiros socorros e desfibrilhadores automáticos externos.



Marinha Grande | CANDIDATURA DA CRECHE DA IVIMA APROVADA


A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, participou na manhã desta sexta-feira, 8 de julho, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na entrega do contrato relativo à construção da Creche da IVIMA, na sequência da candidatura apresentada pelo Município ao Programa de Recuperação e Resiliência.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa; da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Foram celebrados contratos no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, que representam um investimento global nacional de mais de 700 milhões de euros, relativos a 476 projetos.

A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, congratula-se "com a celebração do contrato que permite, finalmente, a construção da Creche da IVIMA, que era ambicionada há muito e que vai ser concretizada na sequência da candidatura apresentada pelo executivo municipal, em março deste ano”.

"A construção da Creche vai representar o investimento superior a um milhão de euros e a criação de 84 lugares de creche e uma resposta social tão importante para as famílias do nosso concelho", esclarece a vice-presidente.

Ana Alves Monteiro acrescenta que, "este novo equipamento, será também importante na medida em que vai permitir a criação de postos de trabalho”.

O Município da Marinha Grande, com o propósito de aumentar as respostas sociais destinadas à 1.ª Infância, pretende, com o presente projeto, implementar uma resposta social (creche) para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período de trabalho dos pais, ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto ou de direito, assim como durante qualquer outro impedimento que os mesmos tenham em virtude da conciliação da sua vida familiar.

Este projeto tem como objetivos:
-Proporcionar, através de um atendimento individualizado, o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física;
-Colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças;
Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.

Pretende-se executar no edifício IVIMA o conjunto de trabalhos necessários à instalação de um equipamento destinado à prestação de serviços sociais de “creche”. Será ocupada uma pequena parte da torre central, ao nível do Piso 0, e toda ala Sul, incluindo o torreão que a delimita, correspondendo a intervenção a uma área bruta total de 830,00m2

A abertura da Creche está prevista para o ano 2024.

Contrato no valor de 841 mil euros é um dos maiores conquistados pela Riportico Engenharia

 Celebrado contrato para a elaboração do projeto de execução
do eixo rodoviário Aveiro – Águeda
 
A Riportico Engenharia acaba de firmar, com os municípios de Aveiro e de Águeda, o contrato para a elaboração do projeto de execução do eixo rodoviário Aveiro-Águeda, no valor de 841 mil euros. Este é um dos maiores contratos conquistados pela Riportico, que alcança assim uma quota de mercado de 30% na execução dos projetos deste tipo de infraestrutura ao abrigo do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
O projeto visa a concretização de uma via de ligação entre os dois municípios, com 14 quilómetros de extensão, num trajeto que passará a fazer-se em 10 minutos, encurtando-se em 40% o percurso atual e em 65% a duração. O contrato foi celebrado pelo CEO da Riportico Engenharia, Ricardo Campos, e pelos presidentes das autarquias de Aveiro e Águeda, José Ribau Esteves e Jorge Almeida, respetivamente, numa sessão decorrida hoje, dia 8, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Aveiro.
«Este é um projeto muito importante, numa região com uma comunidade intermunicipal com muitos municípios, que em conjunto têm sabido tornar esta região num polo de atração de empresas, de geração de emprego e de criação e construção de um Portugal mais exportador», começou por referir o CEO da Riportico.  

Portalegre | 24 dadores de sangue em Monforte


Aquando do convívio de Dadores de Sangue em Portalegre, o dinâmico João Manuel Gonçalves garantiu que andava a incentivar à dádiva em Monforte e que a próxima colheita seria concorrida. E assim aconteceu, em mais uma iniciativa conjunta da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.

O quartel dos bombeiros recebeu 24 simpáticos e sempre disponíveis dadores. Mais uma vez as mulheres estiveram à frente com 13 participações (54,2 %). Nestes tempos que correm, o sexo masculino deixou de ter a exclusividade, ou quase, nas doações.

Submetidos os presentes aos exames de saúde, apenas uma pessoa não se sentou nas anatómicas cadeiras reservadas aos dadores. Mas Monforte cumpriu e angariou 23 vitais unidades de sangue total.

Um homem estreou-se como dador.
A Câmara Municipal de Monforte apoiou a realização do almoço que foi o culminar desta ação voluntária.

16 de julho em Castelo de Vide
As nossas colheitas são aos sábados da parte da manhã. A 16 de julho, Castelo de Vide tem agendada uma brigada da ADBSP, no edifício do centro de saúde.
No verão o sangue não pode faltar. Participe numa dádiva e abra: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR

II Encontro de Educação de Cantanhede decorreu no Biocant

Cerca de centena e meia de docentes participaram no II Encontro de Educação “Construir Caminhos no Digital”, que decorreu no passado dia 5 de julho, no auditório do Biocant Park. Este encontro surge na sequência da implementação dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital nos Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Plano de Transição Digital das Escolas, e resulta da parceria da Câmara Municipal de Cantanhede com os AE Gândara Mar, AE Lima-de-Faria, AE Marquês de Marialva e com o CFAE Beira Mar contando a sua operacionalização com o envolvimento direto dos professores bibliotecários do concelho. A ação teve como principal objetivo colocar em prática a mobilização de sinergias, com a finalidade de capacitar o pessoal docente para que os PADDEs do concelho se desenvolvam de forma concertada e harmoniosa entre todos os intervenientes, de modo a superar possíveis obstáculos.

Este segundo encontro, com um formato muito distinto, contou com um conjunto de microformações ao longo do ano letivo, culminando com esta sessão presencial. A iniciativa surge como resposta à necessidade de estabelecimento de redes de comunicação e de trabalho entre todos os atores nos processos de ensino-aprendizagem, criando práticas articuladas e coerentes, nomeadamente entre as didáticas específicas das disciplinas, as metodologias e os recursos digitais para a promoção do sucesso educativo.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, na sessão de abertura deste Encontro destacou "o forte investimento que tem vindo a ser feito em Cantanhede, particularmente na área da Educação criando, assim, condições para uma educação de excelência. Com este objetivo sempre presente, e rumo à construção de uma Escola mais digital, é fundamental uma aposta forte na capacitação digital dos docentes, determinante para o sucesso da Transição Digital.”

Sublinhou ainda que “a aposta na formação é importantíssima para os docentes poderem aproveitar o potencial das tecnologias digitais, para inovarem as práticas pedagógicas e melhorarem a qualidade da educação.”

Após a sessão de abertura, que contou também com o diretor do CFAE Beira-Mar, Teotónio Cavaco, e com a diretora do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Fátima Vaz Gomes, em representação de todos os agrupamentos de escola do concelho de Cantanhede, foram apresentados no primeiro painel “Os resultados do Plano de Transição Digital” por António Silva, da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) do Ministério da Educação. De seguida foi apresentada a comunicação por Vera Lopes, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “Projecto Realiza-Te e Código Júnior- programação no 1.º CEB, e os seus contributos para o sucesso escolar dos alunos”. “O papel das Bibliotecas Escolares no Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola” foi explicitado por Ana Paula Ferreira, da Rede de Bibliotecas Escolares.

A apresentação de resultados do PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola, preencheu o segundo painel, moderado pela coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Isabel Nina. Isabel Bernardo, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, em representação dos professores bibliotécarios dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, foi o rosto do “PADDE no concelho de Cantanhede”, do qual resulta um balanço muito positivo, complementado por boas práticas de natureza pedagógica nas escolas do Concelho, cujos porta-vozes foram Berta Laranjeiro, subdiretora do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Anabela Veloso, subdiretora do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, e Hermenegildo Freire, subdiretor do Agrupamento Marquês de Marialva.

Num contexto global de transformação digital a vários níveis conclui-se que é crucial dotar as escolas de práticas de formação e de qualificação, promotoras do conhecimento tecnológico, o qual se tem vindo a verificar como um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade atual.

Ansião | Festas do Concelho de regresso às tradições

 

As Festas do Concelho 2022 - Expo Ansião Coração de Sicó estarão de regresso de 11 a 14 de agosto, no formato presencial que todos ansiávamos.

Depois da paragem forçada devido à pandemia e ao assinalar simbólico e em formato minimalista dos últimos dois anos, a programação traz de volta os habituais momentos culturais e desportivos e a tão esperada Expo Ansião Coração de Sicó, como espaço de mostra e promoção do empreendedorismo e das tradições do concelho.

Carolina Deslandes e Amor Eletro são os cabeças de cartaz, nas noites dos dias 12 e 13, respetivamente, com a mostra de atividades económicas e a presença das juntas de freguesia e das associações concelhias como cenário principal.

Será uma edição especial com a realização, na tarde do dia 13, do Cortejo Alegórico do Povo, este ano a comemorar os seus 60 anos, com a participação de associações e coletividades do concelho, que voltarão a apresentar da forma mais genuína as tradições e os costumes das terras e das gentes de Ansião.

Uma novidade será o primeiro Convívio da Comunidade Emigrante, na noite do dia 11, como um momento que se espera de encontros e reencontros, de abraços e de confraternização, como forma de dar as boas-vindas aos ansianenses espalhados pelo mundo que visitam a sua terra natal nesta altura do ano. O convívio na Mata Municipal será animado por tocadores de concertinas e cantares à desgarrada, ao sabor de uma sardinhada.

A sessão solene de abertura das festas será no dia 12 às 18 horas, nos Paços do Concelho, com a presença de um membro do Governo, ainda por confirmar, seguindo-se a abertura oficial da Expo Ansião Coração de Sicó, que contará com cerca de 80 stands demonstrativos das atividades económicas de produtores e artesãos da região das Terras de Sicó, do movimento associativo, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho.

O programa foi concebido para todas as idades, contemplando espaços de diversão para crianças, como o Espaço Aventura, na Mata Municipal, e o Festival Os Meus Mergulhos, na Piscina Municipal, na tarde do dia 13; para jovens, com uma Jam Session, também na Mata Municipal, no dia 12, e com animação dos DJ Carolina Torres e Rui Tomé no palco principal do recinto, para fechar as noites de sexta e de sábado.

As tradições estarão também em destaque no Mercado Municipal, na manhã de sábado, com a secular Feira dos Poceiros, que contará com animação musical e, à semelhança do ano transato, com uma mostra de cestaria e, na tarde de domingo, com o momento “Folclore e Tradição”, trazendo ao palco vários grupos etnográficos locais e nacionais.

Ao palco subirão também a banda SóRitmo, para convidar à dança na primeira noite dos festejos; as bandas filarmónicas do concelho, a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e a Sociedade Filarmónica Avelarense, na noite de sábado; e, para encerrar a programação com a prata da casa, na noite de domingo, a Orquestra Ligeira de Ansião e o grupo Chef Duro & Seus Adversários.

O Centro Cultural abrirá também as suas portas para quem queira visitar a exposição patente na sala de exposições e para aplaudir o Teatro Olimpo, que voltará a apresentar-nos “Sou apenas um ator de televisão”.

A festa só ficaria completa com a presença do desporto, acolhendo a Quinta das Lagoas passeios a cavalo na manhã de sábado e Provas de Saltos na manhã de domingo; o Pavilhão Desportivo de Ansião, a Final do Torneio de Verão de Futsal, do Clube de Caçadores de Ansião, a partir das 20h00 de sábado; o Parque Verde do Nabão, o II Torneio de Ténis de Praia, da Academia de Ténis de Avelar; e, por todo o concelho, o 4º Passeio Motard do Concelho de Ansião, organizado conjuntamente pelo Grupo Motard de Pousaflores e pelo Grupo Motard Sicótesos.

O programa completo pode ser consultado no portal da autarquia, em www.cm-ansiao.pt .

Figueiró dos Vinhos | Noite de Fado figueiroense ganha nova dimensão

 
O evento de Fado proporcionado pelo Município de Figueiró dos Vinhos desde 2018, ganhou nova dimensão e, este ano tem nova designação: Festival do Fado.
O Festival é de entrada gratuita, realizando-se entre as noites de 5 e 20 de agosto, e percorrerá as quatro freguesias do concelho.

Logo na noite de 5 de agosto, pelas 21h30, a vila de Figueiró dos Vinhos irá receber  a inconfundível voz de Camané e a mestria de Mário Laginha, que nos encantarão, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), com o seu mais recente projeto a dois "Aqui está-se sossegado". A dupla já tinha dado vários concertos juntos e do excelente entendimento sentido nessas colaborações, resultou o inevitável aprofundamento dessa simbiose: "Aqui está-se sossegado" é um projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O espetáculo contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos "Ai Margarida", que integra um dos últimos discos de Camané. Este concerto, particularmente, apesar de gratuito obriga ao levantamento de bilhete no Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos, de 28 de julho até às 17h00 de 5 de agosto.
O fadista Luís Travassos, por sua vez, irá abrilhantar as noites de fim de semana das Freguesias de Campelo (7 de agosto)Arega (13 de agosto)Aguda (14 de agosto) e Bairradas (20 de agosto). Acompanhado por Ricardo Silva na Guitarra Portuguesa e Ni Ferreirinha na Guitarra Clássica, Luís Travassos levará o público a mergulhar no maravilhoso mundo do Fado de Lisboa, um dos géneros musicais mais autênticos e característicos do nosso País. Igualmente gratuitos, os diversos concertos estão todos marcados para as 21h30, junto às Igrejas das respetivas freguesias.


Projeto Ambulância Mágica

 Protocolo de Parceria entre o HAJC e a Cruz Vermelha já está em vigor

O Hospital de Cantanhede assinou um protocolo de parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa que vai permitir concretizar os desejos de pessoas com doenças neurodegenerativas. A assinatura formal do protocolo teve lugar na passada semana no Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede (HAJC).

O Projeto Ambulância Mágica é um projeto inovador na área dos Cuidados Paliativos e tem como objetivo principal possibilitar ao adulto a concretização de um desejo significativo; este projeto procede à concretização do desejo, através da disponibilização de uma ambulância que permita a estabilidade do paciente, durante o transporte para a sua, com o apoio de uma equipa multidisciplinar especializada.

De acordo com o HAJC, este trabalho em rede integrado não só promove o respeito pelos direitos dos doentes, nomeadamente da sua dignidade e intimidade da vida privada, mas também permite dinamizar ações de sensibilização para a temática bem como capacitar voluntários promovendo estratégias de intervenção e formação.

Para saber mais, consulte:

HAJC > http://www.hdcantanhede.min-saude.pt/

Aumento da atividade assistencial

 SNS realizou até maio 1,7 milhões de consultas de Medicina Geral e Familiar

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) realizou até maio 1,7 milhões de consultas de Medicina Geral e Familiar (MGF), das quais um milhão em Lisboa e Vale do Tejo, onde se localiza a maioria dos utentes sem médico de família.

Os dados foram avançados pela Ministra da Saúde, Marta Temido, que foi ouvida esta quarta-feira, dia 29 de junho, na primeira audição regimental da governante nesta legislatura, na Comissão da Saúde, onde esclareceu que “os utentes que não têm médico de família têm acesso a consultas de medicina geral e familiar no SNS”.

“No ano 2021, as consultas para utentes sem médico de família no SNS foram 4 milhões e até maio de 2022, foram 1.700.000. Destas, 1 milhão foi na região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”, destacou.

Para Marta Temido, estes dados são relevantes, porque é nesta região que se concentra “a maioria dos utentes sem médico de família”.

Relativamente aos dados da atividade assistencial no SNS nos primeiros cinco meses de 2022 e por comparação com o período homólogo de 2019, Marta Temido afirmou que foram realizadas mais 1,2 milhões de consultas médicas, mais 193 mil consultas de enfermagem e mais 78 mil consultas de outros técnicos de saúde, nos cuidados de saúde primários, bem como mais 112 mil consultas e 23 mil cirurgias nos hospitais.

A governante lembrou ainda que, no âmbito do regime excecional de incentivos à recuperação da atividade assistencial, no verão de 2020, ano do início da pandemia, foram realizadas 142 mil consultas e 70 mil cirurgias em produção adicional no SNS, com incentivos de 74 milhões de euros aos seus profissionais.

Covid-19 | Testes rápidos de antigénio

 Governo estende prazo de regime excecional de comparticipação de testes

A portaria que estabelece o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), será prorrogada até ao final do mês de julho de 2022.

De acordo com a anterior portaria, o preço máximo da realização dos TRAg de uso profissional não pode exceder os 10 (dez) euros.

No âmbito deste regime, os testes rápidos de antigénio à Covid-19 estão disponíveis em 1.502 farmácias e 718 laboratórios do país, segundo dados do Infarmed- Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Dada a relevância da realização de testes de diagnóstico para despiste de infeção, importa garantir o acesso e a realização de testes rápidos de antigénio de uso profissional, prescritos no SNS e financiados através de um regime especial de preços máximos para efeitos de comparticipação.

Luta contra o Cancro

 Estratégia Nacional para 2021-2030 em consulta pública.

Reduzir a incidência das neoplasias malignas potencialmente evitáveis, melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes e apoiar os sobreviventes, sem esquecer os cuidadores, são os principais objetivos da Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro para 2021-2030, que estará em consulta pública por um período de 21 dias úteis.

O documento foi produzido pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, e está alinhado com o Plano Europeu de Luta contra o Cancro, tendo recebido contributos de vários organismos.

Esta proposta, que coloca o cidadão no centro, concretiza os objetivos específicos em função de quatro pilares de ação estratégica: o Pilar da Prevenção, o Pilar da Deteção Precoce, o Pilar do Diagnóstico e Tratamento e o Pilar dos Sobreviventes.

No âmbito da prevenção, pretende-se, entre outros aspetos, mitigar o risco de exposição ao tabaco ou ao álcool e promover estilos de vida mais saudáveis.

Quanto à deteção precoce, além do reforço dos rastreios existentes, prevê-se a realização de estudos de impacto, campanhas e a avaliação de novos programas de rastreio, bem como um olhar especial sobre o cancro hereditário.

Já no âmbito do diagnóstico e do tratamento, prevê-se que as respostas sejam melhoradas através de uma rede de referenciação em oncologia, com unidades certificadas e métricas de desempenho no diagnóstico e estadiamento dos cancros com maior mortalidade, sem esquecer o reforço na investigação, nomeadamente nos ensaios clínicos.

Por último, no pilar dos sobreviventes, pretende-se implementar medidas que protejam doentes e sobreviventes, investindo na qualidade dos cuidados, na equidade no acesso e na investigação.

As doenças oncológicas representam, em Portugal, a segunda causa de mortalidade e a principal causa de anos de vida potencialmente perdidos, ajustados para a morbilidade. O cancro afirma-se, assim, como uma das principais prioridades para os próximos anos, em Portugal e na União Europeia.

Para saber mais, consulte:

Prevenção do cancro do colo do útero

 S. João vacina gratuitamente contra HPV mulheres com alto risco para cancro

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) decidiu administrar gratuitamente a vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano) a mulheres com alto risco para cancro não abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação.

De acordo com o responsável da Unidade de Trato Genital Inferior, Pedro Baptista, a iniciativa entrou em vigor na quarta-feira e prevê-se que o CHUSJ vacine “à volta de 100 mulheres por ano” com uma vacina de três doses que, quando não comparticipada, custa mais de 400 euros.

Segundo o CHUSJ, a referenciação ocorre através dos rastreios de HPV feitos pelos centros de saúde, após os quais se segue o encaminhamento para o hospital de residência.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias

Nova opção terapêutica no CHUC

 Cirurgia Cardíaca implanta primeira prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica.

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez, a implantação de uma prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica.

A intervenção cirúrgica foi realizada pela equipa do Serviço de CCTOT-CHUC, num doente de 67 anos, com dissecção crónica da aorta ascendente, arco aórtico e aorta torácica descendente. O procedimento foi efectuado em estreita colaboração com o cirurgião cardíaco Juan José Legarra, director do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Álvaro Cunqueiro, Vigo-Espanha.

O Director do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do CHUC, David Prieto, descreve que “a intervenção consistiu na implantação da prótese híbrida Evita OPEN-NEO® que permitiu a substituição de toda a aorta ascendente e arco aórtico, bem como remodelagem da aorta torácica descendente”. “O procedimento e o internamento do doente decorreram sem intercorrências com alta clínica ao oitavo dia”, refere.

Adianta, ainda, que “esta nova opção terapêutica tem como objectivo dotar a região Centro da capacidade para o tratamento agudo/crónico das patologias de toda a aorta torácica, tais como aneurismas e dissecções da aorta torácica”.

David Prieto refere também que “na sequência deste importante passo, será criada uma consulta externa em conjunto com a Cirurgia Vascular do CHUC, para facilitar a referenciação destes doentes de toda a região Centro, os quais eram, até agora, orientados para outra unidade nacional e/ou internacional. “A abordagem conjunta destas patologias, numa área em que ambas as especialidades se complementam, é uma mais-valia considerável para o tratamento dos doentes”, sublinhou.

SEAS | Fórum Álcool e Saúde

 Plano Nacional alinhado com as mais avançadas abordagens internacionais.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou, esta quinta-feira, na sessão de abertura da reunião ordinária do Fórum Nacional Álcool e Saúde, onde destacou a importância do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (2021-2030), que esteve em consulta pública até ao dia 28 de junho, para a “construção de comunidades mais saudáveis”.

“Este plano nacional, a dez anos, assenta nas mais avançadas abordagens de saúde pública a nível internacional, encontrando-se alinhado com uma perspetiva de redefinição das políticas e dos serviços de saúde, o que contribui para a continuidade e implementação eficaz de um modelo integrado de intervenção, que tem merecido um reconhecimento unânime e, inclusive, internacional, na abordagem às dependências”, disse o governante.

“O Ministério da Saúde continua também fortemente empenhado em revisitar o modelo organizacional existente no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, com vista a reforçar a articulação entre a definição da estratégia e a sua execução, otimizando assim os resultados neste domínio”, salientou o Secretário de Estado.

Este plano, que se baseia em “políticas públicas colaborativas que garantem o respeito pelos direitos humanos e contribuem para uma sociedade mais informada, saudável e segura”, será analisado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e, posteriormente, aprovado em Conselho de Ministro.

“O Ministério da Saúde continua também fortemente empenhado em revisitar o modelo organizacional existente no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, com vista a reforçar a articulação entre a definição da estratégia e a sua execução, otimizando assim os resultados neste domínio”, salientou o Secretário de Estado.

Lacerda Sales destacou, ainda, a responsabilidade de toda a comunidade na “promoção de estilos de vida saudáveis, através de escolhas informadas em saúde, que nos permitam não apenas viver mais anos, mas vivê-los com qualidade”.

O Fórum Nacional Álcool e Saúde é uma plataforma em que um conjunto alargado de entidades (da oferta e da procura) adere a uma carta de compromisso, que prevê atividades a serem desenvolvidas, que concorrem para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, designadamente nas que dizem respeito ao álcool.

Créditos das fotografias: Fernando Zarcos

Com o apoio da Câmara Municipal de Silves: BEER FEST DECORRE DE 13 A 17 DE JULHO NA PRAÇA AL-MUTAMID

A edição de 2022 do Beer Fest decorrerá de 13 a 17 de junho, na Praça Al-Mutamid, em Silves. Este evento organizado pelo Silves Futebol Clube conta com o apoio do Município.
A grande atração desta festa são precisamente as cervejas, pois estarão presentes mais de 50 cervejas, das principais marcas nacionais, bem como diversas cervejas artesanais, podendo os presentes degustar sabores muito distintos.
Para além disso, o evento reunirá gastromania, artesanato, streed food, fun zone e muita animação.
A música marcará presença com: DJ MC (sunset), Adriana Marques, 5 Ex Band, DJ Carox, Rui Soares & Lau, DJ Sérgio Costa, Fole Percussion, Dj Alfarroba, Beto Kallu & Banda, Al-Fanfare e DJ Da Loura.
Esta iniciativa é de entrada livre e decorre das 18h00 às 01h00.
 

ESTARREJA | Instalações artísticas resultantes da Open Call “Provocar a Paisagem” começam a sua itinerância

 As instalações artísticas resultantes da Open Call “Provocar a Paisagem”, no âmbito do projeto “Descobrir e Experienciar Novos Territórios”, serão apresentadas publicamente este sábado, dia 9, nos Municípios participantes: Estarreja, Aveiro e Covilhã.
As obras vencedoras desta convocatória artística, com curadoria de Rachel Caiano, são criação de Fernando Aranda, de Mário Afonso e de Marzia Bruno que trouxeram para o processo criativo o diálogo e confronto entre os diferentes espaços, o corpo e o tempo. Desenvolveram um diálogo artístico sobre territórios que não são os seus, pensando os conceitos de território, paisagem, natureza e relação do Homem com o lugar.
Fernando Aranda, da Covilhã, foi o artista designado para a intervenção no município de Estarreja, intitulada “Estuário Ria-Muro”, que será inaugurada às 12h, na Praça Francisco Barbosa. Sobre a instalação artística, o autor refere que “em geografia um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, é a foz, no mar, de um rio onde se trocam água salgada e água doce, devido às marés. Provavelmente este termo seja parte da origem do nome Estarreja.” Por outro lado, diz que “caminhar é similar a fluir, assim como uma ria faz no seu percurso. Nas ideias de estuário e de caminhar encontramos os conceitos de transição, movimento entre dois lugares. Desta maneira, entre fluxo e caminhar encontra-se a nossa aproximação ao território da Estarreja.”
A obra de artista Marzia Bruno, residente em Aveiro, apresenta na Câmara Municipal da Covilhã “TriângulAÇÕES”, às 17h. Já Mário Afonso, residente em Estarreja e selecionado para a intervenção no município de Aveiro, dá a conhecer “Nova Dimensão Visual”, no terraço do Edifício Atlas, às 14h.
Os municípios de Estarreja, Aveiro e Covilhã partilham um singular património cultural e natural que importa promover, nomeadamente, monumentos, património de Arte Nova, património natural, património industrial, que importa, cada vez mais, ativar, desenvolver e promover enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, com impacto na qualificação e valorização turística. Sob este princípio, as três peças criadas nesta convocatória artística, após a apresentação pública em cada um dos Municípios, serão expostas em conjunto nos três municípios, promovendo o princípio da descoberta e experienciação dos territórios envolvidos.
A itinerância inicia em Aveiro, no âmbito do Festival dos Canais, no dia 22 de julho. Estarão expostas na Covilhã a partir do dia 12 de agosto. Já em Estarreja, as obras serão dadas a conhecer no festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana, que arranca a 10 de setembro.
A convocatória aos artistas residentes em qualquer um dos Municípios da CIM Região de Aveiro e da CIM Beiras e Serra da Estrela, com formação e/ou experiência na área da ilustração, teve o objetivo de desenvolver um programa de instalações artísticas, na área da ilustração. O desafio consistia em criar obras em diálogo/confronto com o território e a paisagem, que transmitam o espírito do lugar, as vivências da relação do Homem com a Natureza, numa simbiose da qual a imperfeição da sua relação pode ser alvo de pensamento e reflexão.
Esta iniciativa surgiu no âmbito do projeto “Descobrir e Experienciar Novos Territórios: Estarreja/Aveiro/Covilhã”, uma candidatura à Programação Cultural em Rede, liderada pelo Município de Estarreja e financiada a 100% pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, tendo como parceiros os municípios de Aveiro e Covilhã.

 

Proença-a-Nova | CLDS-4G promove Workshops de Receitas Saudáveis no concelho

Iniciativa deu a conhecer alimentação macrobiótica

Receitas saudáveis foi o tema dos workshops apresentados por Sandra Ribeiro, com certificação no ramo da Macrobiótica, em quatro sessões distintas. Sobreira Formosa (28 de junho), Atalaia (1 de julho), Proença-a-Nova (4 de julho) e Montes da Senhora (5 de julho) foram as quatro localidades que receberam esta iniciativa, numa iniciativa promovida pelo CLDS 4G - Proença-a-Nova.

Sandra Ribeiro, a oradora convidada para guiar os workshops, deu a conhecer algumas das receitas que costuma utilizar no seu dia-a-dia, descrevendo-as como “receitas simples, com base na alimentação macrobiótica, adaptando-as às estações do ano”.

A formadora considera que, na sua opinião, o principal objetivo dos workshops “passa pelo convívio gerado entre a população, criando momentos de socialização, conversa e aprendizagem. Neste workshop os produtos mais utilizados foram, por exemplo, o ágar-ágar, a geleia de arroz e as tâmaras como alternativas ao açúcar, as sementes de sésamo, como importante fonte de cálcio, entre outros ingredientes.

Estas iniciativas já decorreram noutras localidades do concelho, prevendo-se ainda a realização de outras, no âmbito do Projeto Enraizar CLDS 4G – e cofinanciadas pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, em parceria com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Cientistas mostram que a experiência de matéria escura LZ é a mais sensível do mundo

 

A colaboração internacional LUX-ZEPLIN (LZ), que integra uma equipa do LIP-Coimbra (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, polo de Coimbra), sediado na Universidade de Coimbra (UC), acaba de apresentar os seus primeiros resultados científicos. Os investigadores mostram que, com apenas 60 dias de aquisição de dados, a LZ é a experiência de matéria escura mais sensível do mundo.

Isabel Lopes, investigadora principal do grupo do LIP que participa na experiência e professora do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), afirma que estes resultados, disponibilizados em https://lz.lbl.gov/, «são um passo determinante para a deteção das partículas de matéria escura».


As partículas de matéria escura, uma forma de matéria que não emite, absorve ou interage de qualquer forma com a luz, nunca foram detetadas – mas isso pode estar prestes a mudar, segundo os cientistas que integram esta colaboração internacional. A contagem decrescente para uma descoberta pode ter sido iniciada com estes resultados. «Planeamos adquirir cerca de 20 vezes mais dados nos próximos anos, por isso estamos só a começar. Há muita ciência para fazer e isso é muito excitante!», salienta Hugh Lippincott, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e atual porta-voz da LZ.


Várias observações científicas indicam que a matéria escura é um ingrediente fundamental para a receita do cosmos. Essas observações apontam para que esta matéria desconhecida contribua em 85% para o conteúdo total de matéria do universo, sendo assim cinco vezes mais comum do que a matéria com que interagimos no nosso dia-a-dia. Apesar de nunca ter sido observada diretamente, a sua influência gravitacional dita o movimento das grandes estruturas de matéria do universo e age como uma cola que mantém as galáxias coesas, alertando-nos indiretamente para a sua presença.


O detetor da LZ é composto por 10 toneladas de xénon líquido ultrapuro contido num tanque de titânio e observado por 494 sensores de luz capazes de detetar a mais ínfima quantidade de luz. Se a matéria escura interagir com a matéria normal, mesmo que muito fracamente, então é possível que colida com um núcleo de xénon e produza nele um sinal de cintilação capaz de ser medido pelos sensores de luz.

Além de fornecer informação precisa acerca da posição e tipo de partícula que interage no seu alvo, o detetor da LZ é capaz de medir energias com grande exatidão. «É espantosa a precisão que é possível obter na determinação da energia», declara Guilherme Pereira, estudante de doutoramento da FCTUC que integra a equipa do LIP na LZ e que foi responsável pelos estudos que conduziram a essa elevada precisão, acrescentando que «fazer o doutoramento nesta equipa tem sido uma experiência extremamente estimulante».


A experiência LZ foi instalada a uma profundidade de 1.5 quilómetros, numa antiga mina de ouro convertida em laboratório (Sanford Lab), para proteger o detetor da radiação cósmica que chega à superfície da Terra. A colaboração é constituída por 250 cientistas e engenheiros de mais de 35 instituições dos EUA, Reino Unido, Portugal e Coreia do Sul. A equipa portuguesa é composta por investigadores e estudantes de doutoramento e mestrado do LIP, que é um membro fundador da colaboração LZ.

A equipa do LIP deu numerosas contribuições fundamentais para a experiência LZ. Entre elas, «o desenvolvimento e implementação do sistema de controlo do detetor – o sistema nevrálgico da experiência – e do sistema que permite monitorizar em tempo real os dados adquiridos pela LZ. Também desenvolveu ferramentas avançadas fundamentais para a análise e processamento de dados e liderou os estudos de decaimentos raros de xénon que estão entre os eventos mais raros do universo», relata Isabel Lopes.

A participação do LIP na experiência LZ é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A LZ é financiada pelo Department of Energy (DOE) dos Estados Unidos, pelo Science & Technology Facilities Council do Reino Unido, pelo Institute for Basic Science da Coreia do Sul e pelas instituições colaboradoras.

Cristina Pinto

Morreu José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola

O ex-chefe de Estado de Angola, de 79 anos, tinha problemas de saúde há vários anos e era acompanhado em Barcelona desde 2006.
O ex-Presidente angolano estava internado, e em coma induzido, há alguns dias nos cuidados intensivos do Centro Médico Teknon, em Espanha.
A Presidência da República de Angola confirma e lamenta, na sua página na rede social Facebook, "o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje [sexta-feira] às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença".
"O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis", lê-se na publicação, na qual são endereçados à "família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar".
O estado de saúde de José Eduardo dos Santos agravou-se na terça-feira passada. Exames realizados nesse dia mostraram graves e "irreversíveis" lesões isquémicas no cérebro.
No dia 23 de junho de 2022, em Barcelona (Espanha), o engenheiro José Eduardo dos Santos sofreu uma paragem cardiorrespiratória" e, "após ter sido socorrido por uma equipa médica, foi encaminhado para um hospital naquela cidade, tendo sido internado na unidade de cuidados intensivos", podia ler-se num comunicado enviado à agência Lusa pelos filhos de José Eduardo dos Santos.
Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

SIC Notícias