quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Experiência STRATOSPOLCA a caminho do espaço


Depois de um longo processo de preparação e testes, está tudo a postos para a experiência científica STRATOSPOLCA seguir para o espaço no balão BEXUS 31 da Agência Espacial Europeia (ESA).

O projeto, que será lançado entre os próximos dias 27 de setembro e 1 de outubro, a partir das instalações do Esrange Space Center, em Kiruna, no norte da Suécia, é da autoria de um grupo de estudantes da Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Universidade de Coimbra (UC), sob orientação de Rui Curado Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e com o apoio de outros investigadores e técnicos do LIP, da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade de Aveiro (UA).

Esta experiência científica, que foi selecionada, em 2019, pelo programa REXUS/BEXUS (Rocket/Balloon Experiments for University Students) da ESA, pretende medir a radiação de fundo no comprimento de onda dos raios gama.

«Imaginemos um rádio dos antigos que, se não estiver na frequência certa, produz aquele ruído de fundo tão conhecido. Mas, para saber qual é o canal da música, necessitamos de saber o que é o ruído. Na nossa experiência fazemos isso mesmo: medimos a radiação de fundo nos raios gama, o ruído, para que consigamos “ouvir a música” que vem de corpos celestes longínquos», ilustra o porta-voz da equipa de estudantes da UC, Henrique Neves.

Para garantir que o sistema desenvolvido pelos estudantes reunia todas as condições para o lançamento, em agosto decorreu nos laboratórios do LIP, na Universidade de Coimbra, o “Experiment Acceptance Review” do projeto STRATOSPOLCA, com a presença de Armelle Frenea-Schmidt, engenheira do programa BEXUS da ESA, que deu o aval para a experiência seguir para o espaço.

Em seguida, a equipa realizou os testes finais, garantindo «que os sinais produzidos pelo detetor de radiação eram corretamente transmitidos através dos vários andares do sistema eletrónico, até ao interface de registo e análise de dados», explica o docente e investigador da FCTUC, Rui Curado Silva.

Os resultados das medições efetuadas pela STRATOSPOLCA, aponta o docente, «contribuirão para melhorar a sensibilidade dos futuros telescópios que observam o céu no comprimento de onda gama. Neste comprimento de onda, o céu revela-nos os fenómenos mais energéticos e cataclísmicos do Universo, como supernovas, pulsares, o centro das galáxias ou o colapso de estrelas, em particular esperam-se medir novos surtos de raios gama associados à deteção de ondas gravitacionais, contribuindo para a nova área da astronomia multi-mensageira».

Fotografias da experiência estão disponíveis em: https://1drv.ms/u/s!AovTU0-Mz4xOhfpvDqv7p4zJtvF6oQ?e=DSAHW6.

Cristina Pinto

Proença-a-Nova | Exposição Arkádia na Galeria Municipal até 11 de novembro


Arkádia, exposição de pintura da autora Silvia Vale, foi apresentada no último sábado, dia 18 de setembro, na galeria municipal, onde vai permanecer até dia 11 de novembro.
A autora explicou o porquê do nome Arkádia e detalhou de forma pormenorizada algumas das obras expostas. Muitos podem questionar o porquê do nome Arkádia, de onde surgiu. Podia falar durante horas sobre o tema, mas muito resumidamente Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, aprazível e agradável para se viver. Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, que vivia em felicidade, alegria e sintonia”.

Contextualizando as obras, os temas que a inspiram e o modo como as elabora, Silvia Vale descreve ainda: “é uma lenda, claro, pois não existe tal terra, mas que ainda assim serviu de inspiração a muitos artistas. É um país imaginário, uma utopia, onde não há aflições. Vivemos constantemente nesta dualidade entre o bem e o mal, na Arkádia isso não acontecia, pois ela apenas existia na cabeça de cada um, é o símbolo mais puro do carpe diem. Esta é a minha Arkádia, a minha terra de eleição, a minha imaginação, os momentos em que fabrico a minha alegria e procuro a minha felicidade, fazendo estes trabalhos. Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”, frisa.

São vinte as pinturas que pode encontrar na Galeria Municipal, onde a artista utiliza e explora técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo, aplicação de folha dourada, são muitas as texturas que ajudam a compor cada tela e criam uma vibração muito caraterística nas obras de Silvia Vale.

Abertas candidaturas para os Mestrados da ESAC

 A 4.ª fase de candidaturas aos Mestrados da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) inicia-se hoje e decorre até ao próximo dia 18 de outubro.

Estão abertas as candidaturas para os Mestrados em: Agricultura Biológica; Desenvolvimento Sustentável; Engenharia Alimentar; Gestão Ambiental; Gestão de Empresas Agrícolas, e; Recursos Florestais.

Mais informações sobre a oferta formativa e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Site da Escola, em portal.esac.pt.

Os resultados das candidaturas são divulgados até 25 de outubro.

Barcelos | IPCA distinguido com Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi distinguido com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria “Instituições de Ensino Superior”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

O prémio foi entregue, dia 20 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, e reconhece o trabalho desenvolvido pelo IPCA no incentivo à mobilidade ciclável dos estudantes e restante comunidade académica, bem como as condições criadas no Campus, em Barcelos, para a utilização da bicicleta como meio de locomoção.

“Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que resulta da aposta que o IPCA tem feito na promoção da utilização de transportes suaves”, refere Maria José Fernandes, presidente da instituição.

“Paralelamente ao crescimento do Campus e à construção de novos edifícios, o IPCA criou uma rede de acessibilidades e percursos, que inclui uma ciclovia, com o objetivo que incentivar a prática de estilos de vida saudáveis de estudantes, docentes e colaboradores, mas também da população da cidade de Barcelos, e contribuir para a redução do número de veículos automóveis neste espaço”, acrescenta.

A ciclovia do IPCA atravessa a maior parte do Campus, tendo atualmente cerca de 500 metros de extensão. Além disso, foram criadas zonas para parqueamento de bicicletas, com a capacidade para 96 estacionamentos, e ainda uma estrutura fechada com seis postos de carregamento de baterias para as bicicletas elétricas e uma oficina self-service.

O IPCA foi, também, uma das primeiras instituições de ensino superior a aderir ao Projeto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, no âmbito do qual disponibiliza à comunidade académica 130 bicicletas elétricas e convencionais, denominadas CABI.

Como apoio à gestão deste serviço foi desenvolvido um sistema de informação específico, integrado na plataforma SASocial que permite, para além da submissão e gestão das candidaturas, a realização de pedidos de manutenção, reporte de avarias, carregamento de quilómetros e a avaliação do impacto da utilização das bicicletas na redução de CO2.

As CABI são atribuídas a estudantes, docentes e colaboradores, mediante a respetiva inscrição, visando uma utilização de longa duração. Este projeto tem como meta 42 mil quilómetros percorridos de bicicleta por ano.

Ana Teixeira

“Não haverá seguramente aumentos no mercado regulado de eletricidade no próximo ano”

Ministro do Ambiente sublinha ainda que o preço da tarifa de acesso a rede para industriais terá uma redução de pelo menos 30%.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, garante que os clientes do mercado regulado não terão aumento de preço em 2022.

"Não haverá aumento do preço da eletricidade para os consumidores domésticos do mercado regulado no ano de 2022 e que haverá uma redução de pelo menos 30% na tarifa de acesso à rede para industriais", garante o ministro.

Matos Fernandes explica que o mercado regulado engloba "cerca de 20%" dos consumidores. O ministro acredita que as empresas do mercado não regulado não terá aumento nas tarifas, mas caso isso aconteça, deixa um conselho.

"Se por qualquer razão a parte do mercado não regulado no próximo ano tiver tarifas superiores ao do mercado regulado, a transação para o mercado regulado está à distância de um email ou de um telefonema", disse.

TSF

BREAKING NEWS: House passes doomed proposal to fund government, avoid debt default

 

House Democrats passed a short-term spending bill Tuesday evening intended to ward off a government shutdown at the end of the month and a default on the nation’s debt in the coming weeks.

The measure would keep the government open until Dec. 3, provide tens of billions of dollars in emergency cash for hurricane and refugee aid, and suspend the approaching debt cliff until after the midterms in 2022. However, Senate Republicans have vowed to reject the package as long as it includes the debt limit, moving Congress no closer to a resolution on both fiscal problems.

See here for further details.

Fonte: POLITICO

“Respiro Benfica desde que nasci.” Rui Costa confirma candidatura à presidência

As eleições para a presidência do Benfica estão marcadas para 9 de outubro.

Rui Costa oficiaklizou esta terça-feira a candidatura à presidência do Benfica. As eleições estão marcadas para 9 de outubro.

"Sou candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica nas eleições marcadas de dia 9 de outubro. Respiro Benfica desde que nasci. Faz amanhã 30 anos desde o meu primeiro jogo oficial com a camisola do Benfica. Um dia que nunca me esquecerei. Foi no Benfica que me fiz homem", começou por dizer o antigo internacional português.

Numa conferência de imprensa, num hotel em Lisboa, Rui Costa vincou o objetivo quando chegar à liderança do clube. "Jamais poderia deixar de responder a esta chamada. É tempo de responsabilidade, de união e de afirmação de um sentido futuro. Apresento-me a eleições com a ambição de reconduzir o Benfica ao caminho da glória", disse.

"Todos juntos iremos construir um futuro ainda mais radioso. Comprometo-me aqui perante todos os benfiquistas a dedicar toda a minha energia e toda a minha sabedoria para iniciar um novo ciclo de vitórias", vincou.

Rui Costa garante que nos "próximos dias" irá apresentar o seu programa e a restante equipa que fará parte da lista. Será, segundo o líder encarnado, "um projeto de futuro, ganhador, à Benfica".

Rui Costa, de 49 anos, assumiu a presidência do Benfica em 9 de julho, na sequência da suspensão do mandato por parte de Luís Filipe Vieira, que posteriormente se demitiu, após ter sido constituído arguido no âmbito da investigação 'cartão vermelho', por suspeita de vários crimes económico-financeiros.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica desde 2003 e que tinha sido reeleito em outubro de 2020, foi substituído por Rui Costa, que também renunciou ao mandato, no início deste mês (1 de setembro), tal como os restantes órgãos sociais, a fim de permitir a marcação de eleições.

Francisco Benítez, líder do movimento Servir o Benfica, foi o primeiro a anunciar à candidatura à presidência dos 'encarnados', depois de nas eleições anteriores ter desistido para apoiar João Noronha Lopes, derrotado por Luís Filipe Vieira e que já se afastou da corrida eleitoral de 9 de outubro.

Guilherme de Sousa / TSF

Imagem: Record

PS de Cantanhede afirma que “voto útil no dia 26 de Setembro, é o voto no Partido Socialista”

 

Foi com estas palavras que, na apresentação das candidaturas do Partido Socialista à União das Juntas de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, às restantes Juntas e Uniões de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Cantanhede, Cristina de Jesus, candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Cantanhede, se dirigiu a uma sala com mais de 200 pessoas.O apelo ao voto útil, foi uma constante na noite que juntou os socialistas na Adega de Cantanhede. “Quem está insatisfeito com o atual estado das coisas, vote PS” – disse Cristina de Jesus. “Mudar para uma verdadeira alternativa é votar no PS” afirmou ainda a candidata socialista, que apresentou algumas das principais medidas do seu programa eleitoral que é já público.

A candidata falou da implementação dos sistemas locais de saúde, de criar um conselho municipal de saúde, da introdução de um departamento de apoio ao agricultor, de estabelecer um plano municipal do desporto eficaz e adequado às exigências de hoje, de garantir a requalificação dos Agrupamentos de Escolas Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar. Propôs também resolver o problema da ETAR nas Cochadas – um situação que já levou à Assembleia da República, enquanto deputada, e que será resolvida pelo atual governo – implementar um orçamento participativo em Cantanhede e criar o Provedor do Munícipe de modo a agilizar a interatividade entre os serviços do município e dos munícipes.

Falou igualmente da criação do Gabinete de Apoio ao Jovem e da Casa das Artes – um equipamento essencial para a cultura de Cantanhede. Propôs ainda dinamizar o comércio local e promover um sistema de incentivos municipais e de apoio ao investimento no concelho do tecido empresarial, aproveitando o Plano de Recuperação e Resiliência e o Portugal 2030. Por fim, recordou o problema das ruínas do Hotel da Praia da Tocha – uma realidade "vergonhosa que urge uma solução" e destacou as lacunas existentes em diversos setores do município afirmando que há muito que este “não tem um planeamento definido”.

Paulo Miguel Viegas – candidato do PS à União de Freguesias Cantanhede Pocariça, falou de cumprir com obras prometidas há anos e disse que quando pensa no seu adversário (Nuno Caldeira do PSD) tem muitas dificuldades em perceber onde acaba a câmara e começa a junta de freguesia. Recorde-se que Nuno Caldeira é Técnico Superior dos quadros na Divisão de Cultura e Desporto da Câmara de Cantanhede. Referiu-se ainda à Cristina de Jesus dizendo que a “tua vitória é a minha vitória”.

Já Áurea Andrade – candidata socialista à Assembleia Municipal – falou de liderar uma equipa capaz e motivada num concelho que é difícil – um aspeto destacado por João Neves do PS Nacional que destacou ainda que raras são as candidaturas em que existem tantas mulheres a concorrer para a câmara, assim como para juntas de freguesias.

Recorde-se que em Cantanhede o PS a liderar as suas listas apresenta cinco mulheres – duas para a Câmara e Assembleia Municipal e três para juntas de freguesias (Febres, Murtede e Sanguinheira).

Papa Francisco nomeia João Lavrador como Bispo de Viana do Castelo


O Papa Francisco nomeou hoje João Evangelista Pimentel Lavrador novo bispo diocesano de Viana do Castelo, sucedendo a Anacleto Oliveira, que morreu em setembro de 2020 num acidente de viação, informou a Conferência Episcopal Portuguesa.
“A Conferência Episcopal saúda esta nomeação para a Diocese de Viana do Castelo, que ansiava a chegada de um novo Pastor após o falecimento de D. Anacleto Cleto, e deseja a D. João Lavrador um frutuoso ministério pastoral”, refere em nota hoje divulgada.

João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de fevereiro de 1956, em Seixo, concelho de Mira, diocese de Coimbra.

Após a ordenação sacerdotal em Coimbra, a 14 de junho de 1981, foi colocado como vice pároco na paróquia de Pombal, na qual se dedicou especialmente à pastoral juvenil.Em 7 de maio de 2008 é nomeado Bispo Titular de Luperciana e Auxiliar do Porto e, em 2015, é nomeado Bispo de Angra, nos Açores.

A nomeação foi “acolhida com “imensa alegria” pela Diocese de Viana do Castelo que vinha apelando à nomeação do sucessor de Anacleto Oliveira, que morreu em setembro de 2020 num acidente de viação.

Em comunicado hoje enviado às redações, a Diocese de Viana do Castelo agradece ao Papa Francisco “a graça do pastor que Deus envia” e diz acolhendo “em festa o pastor de esperança para o Alto Minho”.

“Manifestando, desde já, a disponibilidade na edificação desta mesma igreja em espírito de comunhão, participação e missão e, na fidelidade à ação pastoral dos seus antecessores, queremos ser sal da terra e luz do mundo, para arder e iluminar e, assim, fermentar a nova seiva de um Alto Minho justo e mais cristão”, sublinha a nota.

O anterior bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, morreu aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

Anacleto Oliveira celebrou, em agosto de 2020, 50 anos de ordenação e 10 anos como bispo de Viana do Castelo.

A diocese de Viana do Castelo, fundada através de uma bula do beato Paulo VI, publicada a 03 de novembro de 1977, abrange os 10 concelhos do Alto Minho.

A diocese integra 291 paróquias espalhadas pelos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e tem cerca de 120 sacerdotes.

Lusa / CMM
Imagem: Agência ECCLEISA

Creches gratuitas alargadas a todas as crianças do 2.º escalão

A medida tem aplicação retroativa ao dia 1 de setembro, explica o Ministério da Segurança Social.

O Governo anunciou esta terça-feira o alargamento da gratuitidade das creche a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.

A medida tem aplicação retroativa ao dia 1 de setembro, explica o Ministério da Segurança Social, em comunicado.

"Ao abrigo da portaria hoje publicada, o Estado substitui-se às famílias no pagamento da comparticipação familiar devida pela frequência das crianças dos 1.º e 2.º escalões de rendimento da comparticipação familiar nas creches e creches familiares com acordos de cooperação celebrados com a Segurança Social. As amas do Instituto da Segurança Social são também abrangidas por esta medida", adianta a tutela.

Com este alargamento, estima-se que passem a estar abrangidas 35 mil crianças pela gratuitidade das creches.

O Instituto da Segurança Social vai, ainda durante este mês, notificar os beneficiários com crianças até aos 3 anos.

“A promoção da natalidade e da parentalidade concretizam-se através da criação de condições favoráveis para o nascimento de filhos. A gratuitidade das creches é uma delas”, afirma a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Esta medida surge depois de, em novembro de 2020, ter sido publicada a portaria que estabeleceu a gratuitidade das creches para crianças de famílias do 1.º escalão de comparticipação e segundos filhos do 2.º escalão de comparticipação familiar.

RR