segunda-feira, 6 de junho de 2022

Bombeiros Voluntários de Leiria obrigados a devolver 231.978 euros ao Estado

A Autoridade Nacional de Proteção Civil determinou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria a devolução ao Estado de 231.978 euros referentes ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, tendo aquela anunciado a impugnação da decisão.
O despacho, de 16 de maio, do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, decorre da ação de fiscalização à documentação relativa aos pagamentos dos recursos humanos afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2020 e 2021.
Nas conclusões/propostas da ação de fiscalização lê-se que a AHBVL, “ao proceder a pagamentos a bombeiros colocados no quadro de honra e a todos os bombeiros de serviço, não aplicou as verbas públicas transferidas” pela ANEPC no âmbito do DECIR de 2020 e 2021 “consignadas à comparticipação das equipas de intervenção em conformidade com as regras constantes nas diretivas financeiras” do dispositivo.
Através do documento refere-se que, “a acrescer ao desrespeito pelas normas financeiras que regulam as verbas públicas transferidas no âmbito do DECIR, resultou ainda um remanescente de dinheiros públicos indevidamente mantidos nos cofres” da associação humanitária.
Segundo o documento, nas inspeções às equipas de intervenção do DECIR da corporação, realizadas em 2015, 2018 e 2021, “foram constatados incumprimentos recorrentes às respetivas NOP [normas operacionais permanentes] das forças dos bombeiros no DECIR e diretivas financeiras, relativamente às escalas de serviço, registos de presença e pagamento das comparticipações transferidas pela ANEPC”.
Tais “incumprimentos e desconformidades” foram transmitidos aos elementos de comando/graduado do corpo de bombeiros, para que o comando fizesse as “correções que se impunham”.
“(…) Não obstante a transmissão desses incumprimentos e desconformidades, o comandante do corpo de bombeiros não alterou a sua conduta e, de modo consciente, não assegurou a devida afixação no local de funcionamento, acessível e de fácil consulta, de uma escala de serviço onde constasse” diversa informação, como também “não alterou a sua conduta para garantir a existência de relatórios de presenças”.
Segundo as conclusões/propostas, o comandante não providenciou, igualmente, pela “existência de um registo de pagamentos” que “comportasse informação referente aos bombeiros que realizaram turnos no âmbito do DECIR”.
A ação de fiscalização detetou, de maio a outubro de 2020, “pagamentos a bombeiros colocados no quadro de honra (…) a coberto das verbas públicas transferidas pela ANEPC no âmbito do DECIR 2020 e consignadas à participação das equipas de intervenção”, considerando-se ainda que o comandante da corporação “não poderia deixar de saber que estas condutas eram violadoras das normas operacionais que regulavam os respetivos DECIR”.
Foi assim proposta como decisão final a reposição nos cofres do Estado de 231.978 euros.
À Lusa, o presidente da AHBVL, Jorge Batista, afirmou que a associação ficou surpreendida por a ANEPC não ter acolhido os seus argumentos e adiantou que a decisão vai ser impugnada junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria.
Jorge Batista salientou ainda que naqueles dois anos a corporação teve “uma participação plena no DECIR”.
O advogado Pedro Silvério, que representa nove bombeiros, explicou que esta situação – ação de fiscalização da ANEPC - foi desencadeada por denúncias de bombeiros em 2021.
“Os bombeiros reclamaram diretamente à associação humanitária e apresentaram um abaixo-assinado no qual comunicaram que o pagamento do DECIR não estava de acordo com a diretiva da ANEPC”, explicou Pedro Silvério, esclarecendo que, na sequência deste abaixo-assinado, foram instaurados processos disciplinares, tendo sido sancionados 22 bombeiros, quatro dos quais demitidos, tendo os restantes 18 sido sancionados com suspensões e repreensões registadas.
O advogado acrescentou que no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria corre termos uma ação na qual é pedida a nulidade das sanções aplicadas a nove bombeiros, incluindo os quatro demitidos.

Madremedia/Lusa

Cantanhede | SECÇÃO DE NATAÇÃO ORGANIZOU VI TORNEIO JOAQUIM PADILHA

No passado dia 05 de junho pelas 09h30, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede levou a cabo a 6ª edição do Torneio Joaquim Padilha.

Com o apoio do Municipio de Cantanhede e da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira o evento contou com a participação de 9 clubes oriundos de 4 associações distritais.

As prestações apresentadas pelos 90 atletas envolvidos originaram grandes momentos competitivos com as bancadas a demonstrarem grandes entusiasmo. A coletividade de Cantanhede esteve representada com 30 jovens nadadores. Em termos coletivos o 1º lugar foi para o Clube Náutico Académico de Coimbra, a equipa da casa obteve o 2º lugar na geral.


Águeda | Reunião de Câmara de dia 2 de junho de 2022

As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 2 de junho de 2022 foram as seguintes:
 

Câmara Municipal requalifica e amplia Escola Básica das Chãs

A Câmara Municipal de Águeda vai requalificar e ampliar a Escola Básica (EB) 1 das Chãs, uma obra que foi adjudicada em reunião de câmara à empresa Ergovisa, Lda, por 484.739,27 euros (acrescidos de IVA). O prazo de execução é de 240 dias.

Tendo em conta o estado degradado do edifício – que é composto por uma área com dois pisos e outra de rés-do-chão – o Município decidiu proceder a uma intervenção que permita melhorar as condições de salubridade e qualidade da infraestrutura, bem como ampliar o refeitório e criar sanitários de apoio aos professores e funcionários. Será ainda ampliada a área coberta do logradouro.

Neste momento, o refeitório ocupa uma área de cerca de 96 metros quadrados, passando, com as obras, para aproximadamente 203 metros quadrados, denotando uma melhoria substancial no espaço de refeições para os alunos e para a preparação e condicionamento dos alimentos.

A obra implica o tratamento, reparação e impermeabilização e pintura das paredes exteriores e interiores, assim como a reparação e isolamento térmico do telhado e cobertura do edifício.

Será ainda, como referido, feita uma remodelação e reestruturação do logradouro existente, para que fique mais apelativo e regular, para além de mais acessível, fazendo com que a área de acesso entre  o edifício e a zona do parque infantil se torne mais contínua. Relevante é o aumento da zona do alpendre, para que o espaço de proteção e zona coberta seja maior, que passa a ter mais 111,54 metros quadrados do que os atualmente existentes.

De referir que dos 2.192,98 metros quadrados de área bruta, a EB1 das Chãs vai passar a ter uma área de 2.272,29 metros quadrados, traduzindo-se numa ampliação de quase 80 metros quadrados.
  
Câmara de Águeda adere à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família
A Câmara Municipal de Águeda aderiu à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família (https://www.elfac.org/the-network/). A decisão surge na sequência do trabalho realizado pelo Município no âmbito das políticas e boas práticas de apoio às famílias, munícipes e seus funcionários e que resultou na atribuição, em 2021 e pelo 11.º ano consecutivo, do selo de Autarquia + Familiarmente Responsável, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Os municípios que tenham sido distinguidos pelo Observatório passam a ter entrada direta nesta rede europeia, caso demonstrem esse interesse. Uma decisão que foi tomada em reunião do Executivo.

As vantagens de integrar a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, criada em 2008 pela ELFAC (Confederação Europeia de Famílias Numerosas), são diversas e vão desde ao registo na base de dados da rede europeia, o acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas a nível europeu, a publicitação de informação sobre a autarquia no website da rede europeia, a participar nas reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, sendo ainda possível, ao integrar esta rede, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família e utilizar o logótipo da Rede Europeia.
 
Apoio a projeto “Risoterapia/Carrinha dos Sorrisos”
A Câmara Municipal de Águeda vai apoiar a implementação, no concelho, do projeto “Risoterapia/Carrinha dos Sorrisos”, através do estabelecimento de uma parceria com a Mais Feliz – Associação Cultural e Social.

“Este projeto liga-se plenamente nas boas práticas de promoção do envelhecimento saudável, pelas quais a Câmara Municipal de Águeda tem sido alvo de distinção, tendo sido inclusivamente premiada, em 2020, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o Selo Comunidades Pró-envelhecimento”, sublinhou Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.

O projeto, que vai ser desenvolvido durante 18 meses, usa a risoterapia para melhorar a saúde mental da população sénior, quer viva sozinha ou em instituições e que por vezes, possui um contacto social reduzido pela dificuldade de locomoção, ou autonomia reduzida por problemas de saúde. Por consequência, para além da simples aplicação de técnicas terapêuticas, a iniciativa pretende proporcionar oportunidades de interação social, reduzir a solidão e provocar sentimentos positivos.

Esta iniciativa contribui para a melhoria das condições psicobiológicas da população idosa, como o demonstram os resultados como a redução das dores, melhoria na qualidade do sono, diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, melhorando também a capacidade física.

O projeto vai ser implementado nas instituições do município, uma vez por semana, em sessões individuais e em grupo, para além de incluir a realização de sonhos e o passeio na carrinha dos sorrisos.
 

Cantanhede | Durante o mês de junho a Biblioteca Municipal expõe trabalhos em papel de Mário Rumor

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês junho, uma mostra de trabalhos executados em papel pelo artesão Mário Rumor. Em exposição estão 34 peças inteiramente elaboradas com folhas de papel de jornal, com utilidades diversas.

Mário Rumor nasceu em Vilamar, em 1960, e reside em Cantanhede há várias décadas. Pedreiro de profissão, é trabalhador do Município de Cantanhede.

O interesse de Mário Rumor pela pintura e artesanato surgiu quando ainda era jovem, mas foi mais recentemente, há cerca de seis anos, que começou a interessar-se e a dedicar-se à execução de trabalhos em madeira e em papel.

Os trabalhos de Mário Rumor são realizados com folhas de papel de jornal e, por vezes, com objetos reutilizados. A partir de técnicas de entrançamento utilizadas na arte da cestaria, reutilizando folhas de papel, sobretudo de jornal, o artista cria peças de artesanato originais, com utilidades diversas: cestos, caixas, garrafas, molduras, entre outras.

Na sessão de abertura da exposição, o vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, felicitou o autor pelo talento demonstrado e “pelo sentido de oportunidade que demonstra na reutilização de materiais recicláveis, nomeadamente de papel, na produção das suas peças”. Sublinhou ainda a propósito: “este artesanato feito com material reciclado revela também uma preocupação ambiental do autodidata, que ao usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais, reaproveita-os e assim tem aqui um gesto simbólico de chamar a atenção para a necessidade de cuidar do planeta, diminuindo a poluição”.

Para além deste passatempo artesanal de produção de objetos com utilização de papel, Mário Rumor dedica parte do seu tempo livre ao estudo das plantas medicinais, suas características e utilizações.

Marinha Grande | AS MAIS PARTICIPADAS FESTAS DA CIDADE DE SEMPRE

As Festas da Cidade 2022, realizadas de 3 a 5 de junho, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, foram um sucesso, tendo registado a maior participação de público de todas as sete edições, num total de cerca de 130 mil pessoas.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, considera que “as Festas da Cidade foram um sucesso, pela afluência de visitantes, pela forma como decorreu o evento e pela qualidade e diversidade da programação, com grande enfoque nas atividades infantis e radicais comemorativas do Dia Mundial da Criança”.
Aurélio Ferreira salienta que “recebemos um feedback muito positivo das associações e demais entidades representadas, bem como do público que participou nas diversas ações e assistiu aos espetáculos, o que nos deixa satisfeitos e motiva para continuarmos a incrementar melhorias no certame do próximo ano”.
“Pela primeira vez, as Festas da Cidade tiveram uma temática, que decidimos dedicar ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela ONU, como forma de recordarmos e perpetuarmos a nossa tradição, que tanto nos orgulha, através da decoração do recinto, na qual foram utilizadas 2240 garrafas de vidro, gentilmente cedidas pela empresa GalloVidro, a quem muito agradecemos”, continua.

Outras das apostas, foram a “maior componente de sensibilização ambiental, presente nas atividades lúdicas e no aumento de equipamentos de recolha e separação de resíduos; e a criação da área da saúde com ações de sensibilização e prevenção”, acrescenta.
As Festas da Cidade contaram com três dias de animação, com uma vasta programação, distribuída por dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens), através da atuação de artistas nacionais e de mais de 20 grupos locais, envolvendo um total de cerca de 300 artistas/participantes. Existiram exposição de produtos e serviços comerciais, passeios a cavalo, tasquinhas, doçaria e produtos regionais.

Na sexta-feira, dia 3 de junho, o Palco Cidade (palco principal), apresentou os Tri Rex, que convidaram Neuton Marques e Irina Matata; e Wet Bed Gang. No Palco Stephens, localizado na tenda da gastronomia, atuaram o Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro, Grupo de Cantares da ASURPI, Filarmónica Recreativa Amieirinhense, UDF - Breaking Dance e a Festa RCM96 com o DJ Strada.

O dia 4 de junho, sábado, foi o dia de maior afluência aos espetáculos, sobretudo no concerto de Diogo Piçarra; que foi antecedido pelo projeto Sons de Cá, constituído pelos cantores Ana Abreu,  Armanda Costa, Carlos Vicente, José Polido, Rudi Sousa e Sabrina Gil, acompanhados pelos músicos Gil Nogueira, José Carlos Duarte, João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves. No Palco Stephens estiveram a Orquestra Juvenil da Marinha Grande, Tuna da Projetos de Vida Sénior, Grupo Cavaquinhos “Cogumelo”, Rui Lucas e os Biscoito Interrompido e os DJ´s Pedro Lothar e Jorge Quadros.

As Festas da Cidade encerraram no dia 5 de junho, com os concertos de Mariza e os Tocándar que convidaram Cuca Roseta. Para além disso, decorreu a Eucaristia e atuaram o Grupo de Cavaquinhos MusicOrdem, as fadistas Silvina Pereira e Idília Pedrosa, o momento Move It com a participação de escolas de dança e de zumba do concelho e o DJ Nuno Fernandez.

David Fonseca, Toy e Carolina Deslandes nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

As Festas de Santo António vão regressar este ano ao centro de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão decorrer de 10 a 13 de junho e a banda sonora terá concertos com David Fonseca, Carolina Deslandes, Toy, One Vision e os dj’s Overule e Zinko. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.
O primeiro evento das Festas de Santo António é a Caminhada em Família e acontece no dia 10 de junho, pelas 9h30, com partida e chegada na Praça da Liberdade. Entre as 10h e as 16h decorre a Feira das Suculentas no stand da Associação Ani+, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer às 16h30 nos Paços do Concelho. Segue-se, meia hora depois, a inauguração da exposição de pintura “Fernando Pessoa”, de Patico, que vai estar patente no Auditório da Biblioteca Municipal.
Pelas 17h30, no mesmo local decorre a palestra “Nos 52 anos das Festas de Santo António – murmúrios em torno da história de Reguengos”, com Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Segue-se às 18h30 um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, no palco da Praça da Liberdade, e às 20h30 acontece uma arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias artérias da cidade.
Ao início da noite, pelas 21h, atua o grupo Al-Canti no palco do Largo Almeida Garrett. Carolina Deslandes sobe ao palco principal às 23h para interpretar temas como “A Vida Toda”, galardoado com o Globo de Ouro de melhor canção, “Avião de Papel”, que a cantora lançou com a participação de Rui Veloso, mas também “Eco”, música que evoca e homenageia Amália Rodrigues através do refrão de “Grito”.
A partir da meia-noite, o DJ Overule abre a pista de dança no palco principal para misturar os mais variados estilos musicais, como eletrónica, hip hop, reggae, dubstep e drum&bass. O DJ Overule venceu o prémio “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards em 2017 e atua regularmente nos melhores festivais do país.
O segundo dia das Festas de Santo António, 11 de junho, terá animação de rua às 11h30 e às 17h30 com o grupo Kalimotxo Orkestar. O stand da Associação Ani+ abre pelas 16h com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e terá vários cães no espaço para os interessados poderem interagir com eles.
Segue-se, às 17h, no Auditório da Biblioteca Municipal, a palestra “Reguengos - Centro do Mundo”, com o arquiteto Jorge Cruz.  Pelas 18h terá início uma Corrida de Touros, na Praça de Touros José Mestre Batista, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas. Nesta corrida haverá um confronto das ganadarias Castro e Grave e os grupos de forcados são os amadores de Monsaraz, Cascais e Beja.
 
O Grupo Corazón Flamenco – Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz atua pelas 21h no palco da Praça da Liberdade e meia hora depois sobem ao palco do Largo Almeida Garrett as Vozes d’Alqueva. David Fonseca, que se notabilizou como vocalista dos Silence 4, vai apresentar a partir das 23h no palco principal o seu novo trabalho intitulado “Living Room Bohemian Apocalypse”, considerado um “disco visual”, em que a música e a imagem se conjugam de forma criativa e surpreendente.
David Fonseca vai interpretar neste espetáculo canções mais recentes como o épico “Chasing The Light” e o esperançoso “Live It Up”, mas também “Someone That Cannot Love”, “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Oh My Heart” ou a faixa que encerra o mais recente disco, “Falling Out Of Love”. A partir da meia-noite o DJ Zinko vai explorar as novas sonoridades do rock, house e hip-hop na pista de dança do palco principal.
 
No domingo, dia 12 de junho, o programa das Festas de Santo António abre às 9h com o passeio de motas TVR Clássicas, organizado pelo Trial Voz de Reguengos, com partida da Praça da Liberdade. Segue-se pelas 11h30 e depois às 17h30 a animação de rua com Os Caprichosos.
 
Às 16h abre o stand da Associação Ani+ com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e pelas 17h decorre a palestra “Reguengos em Abril de 1974”, pelo professor Rui Amendoeira, no Auditório da Biblioteca Municipal.
 
O palco da Praça da Liberdade vai receber pelas 18h um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e ao início da noite, às 21h, decorre o desfile das marchas populares no centro da cidade. Este ano vão desfilar a Marcha Infantil da Associação Ani+ e as marchas de adultos da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e da Associação Palco de Sonhos.
 
Pelas 23h sobe ao palco principal o cantor e compositor Toy para interpretar as suas canções mais conhecidas, como “Estupidamente Apaixonado”, “Verão e Amor (cerveja no congelador)”, “Coração não tem idade (Vou beijar)”, “És tão sensual” ou “Aguenta-te com esta”. Com mais de 20 discos editados, Toy vai apresentar um repertório cheio de sucessos musicais, mas também o mais recente single, intitulado “Vai ao castigo”. À meia-noite, junto ao palco principal, haverá fogo de artifício e de seguida tem início o baile de Santo António, no Largo Almeida Garrett, com a Banda Karisma, um espetáculo financiado pelo projeto Fora de Cena – Programação Cultural em Rede.
 
No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 9h30 decorre a cerimónia do içar das bandeiras, na Praça da Liberdade, prosseguindo o programa no mesmo local, às 10h30, com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia.
 
Durante a tarde, às 17h, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz voltará a percorrer algumas ruas da cidade e pelas 18h vai ouvir-se Cante Alentejano no palco da Praça da Liberdade com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. A partir das 21h realiza-se o desfile e atuação das marchas populares no centro da cidade e a fechar as festividades, às 23h, no palco principal, os One Vision, a primeira banda de tributo aos Queen que surgiu em Portugal, vai tocar os maiores sucessos da célebre banda britânica. Os One Vision nasceram em 2006 e já passaram a barreira dos 850 concertos em Portugal e Espanha.
 
As Festas de Santo António têm entrada gratuita. Durante os dias das festividades haverá bares, tasquinhas e uma feira de artesanato.
 
 Carlos Manuel Barão
 

Portalegre | 24 dadores de sangue em Santo António das Areias

Com vista privilegiada sobre o altaneiro castelo de Marvão, decorreu mais uma assinalável colheita da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Em mais uma parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, a casa do povo de Santo António das Areias deu as boas vindas a duas dúzias de dadores. E as mulheres tornaram esta dádiva ainda mais brilhante com ampla maioria de 70,8 % (compareceram 17).
Como se sabe, antes de se concretizar a dádiva, os inscritos são submetidos a exames de saúde. E alguns não estavam em condições de fazer a sua doação nesta oportunidade. Mas de enaltecer as duas dezenas de unidades de sangue recolhidas nesta freguesia marvanense.
Pela primeira vez na vida doaram sangue duas jovens.


Seguem-se Nisa e Monforte
As próximas jornadas da ADBSP acontecerão: no centro de saúde de Nisa, no sábado 25 de junho; nos bombeiros de Monforte, a 02 de julho. Sempre na parte da manhã.


Procure-nos em:
JR



Burlavam restaurantes a partir da prisão

 Dois reclusos foram constituídos arguidos por “burlas qualificadas”, superiores a 27 mil euros

A GNR revelou, esta segunda-feira, que constituiu arguidos dois homens que a partir da prisão se faziam passar por inspetores de várias entidades, tendo, alegadamente, burlado estabelecimentos comerciais de todo o país em montantes superiores a 27 mil euros.
Segundo comunicado divulgado pela GNR de Faro, foram constituídos arguidos por “burlas qualificadas” dois homens, de 34 e 42 anos, que já eram reclusos a cumprir penas por outros crimes no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.
A força militar explica que, no quadro de um inquérito que decorria “há cerca de quatro meses e no qual se investigavam 30 burlas qualificadas, com proveito superior a 27 mil euros, para os suspeitos”, os militares da GNR deram cumprimento a dois mandados de busca às celas dos dois reclusos.
No decurso da operação, apreenderam “um telemóvel, dois cartões SIM e diversos apontamentos relacionados com as burlas praticadas pelos suspeitos, nomeadamente, registos de nomes, valores e dados bancários dos lesados”.
Os suspeitos “faziam-se passar” por Inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade para as Condições do trabalho (ACT) e outras entidades, e a partir do estabelecimento prisional efetuavam chamadas telefónicas para estabelecimentos comerciais de todo o país, sobretudo restaurantes.
Os detidos e agora arguidos invocavam a existência de irregularidades nos estabelecimentos contactados e solicitavam o “pagamento imediato de uma coima”, através de transferência bancária, para assim evitar uma alegada inspeção ao local com consequências mais gravosas.
Os alegados burlões estão a ser investigados no distrito de Faro porque foi aí que houve as primeiras queixas sobre as suas atividades ilícitas, mas posteriormente verificou-se que os telefonemas eram feitos para estabelecimentos em todo o país, precisou fonte da GNR em declarações à Lusa.
De acordo com esta força militar, a investigação deste caso teve a colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e foi dirigida por dois procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Faro.
A GNR aproveitou para alertar para este tipo de burlas, sublinhando que as entidades de fiscalização oficiais não contactam as pessoas ou estabelecimentos “via telefone” com “ameaça de fiscalização” ou qualquer outro tipo de ação.
Esta força de segurança aconselha, no caso de contactos deste tipo, que seja solicitada a identificação de quem está no outro lado da linha e o seu local de trabalho, para, em seguida, se confirmar com o serviço respetivo ou exigir uma notificação oficial.

SIC Notícias/Lusa

João Rendeiro: Resultados preliminares da autópsia excluem indícios de crime

Os resultados preliminares da autópsia ao ex-banqueiro João Rendeiro realizada em Portugal não detetaram indícios de crime, confirmando a tese de suicídio, adiantou fonte ligada ao processo.
Segundo a mesma fonte, “o caso está encerrado”.
A informação de que os resultados preliminares não apontavam para a existência de crime, apesar de faltarem ainda exames complementares, foi avançada pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Notícias.
"Vamos aguardar pelo relatório da autópsia", disse a advogada da família, Inês Montalvo, ao Expresso.
A Lusa tentou contactar a advogada mas até ao momento tal não foi possível.
A família de João Rendeiro pediu na quarta-feira ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) para fazer uma autópsia ao corpo do ex-banqueiro, que chegou na sexta-feira de manhã a Lisboa proveniente da África do Sul.
Na altura, em declarações à Lusa Inês Montalvo justificou a necessidade da autópsia por considerar que há “vários indícios de que se tratou de um crime”.
Inês Montalvo referiu ainda que a família pediu o relatório da autópsia realizada na África do Sul através do consulado português naquele país, que indicou que o enviaria quando o recebesse.
A retirada do corpo da morgue estatal sul-africana em Pinetown, subúrbios de Durban, onde permaneceu mais de duas semanas, ocorreu na tarde de 27 de maio e a transferência para Joanesburgo decorreu no dia seguinte, conduzida pelas autoridades portuguesas na África do Sul.
João Rendeiro, de 69 anos, foi encontrado morto no dia 12 de maio e deveria ser presente em tribunal na manhã seguinte.
O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.

Madremedia/Lusa

Caldas da Rainha cria evento para dar a conhecer as suas pérolas criativas na área da Cerâmica

 MOSTRA MERCADO DA CERÂMICA
CALDAS DA RAINHA | PARQUE D. CARLOS I | 17, 18 E 19 DE JUNHO

A primeira edição da Mostra Mercado da Cerâmica terá lugar no Parque D. Carlos I, de 17 a 19 de Junho (Parque das Bicicletas), num espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para aqui trabalhar, contando com a participação de mais de três dezenas de ceramistas, numa iniciativa que exalta a exposição e venda de cerâmica das Caldas da Rainha,  Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares, desde 2019.
Com abertura marcada para as 18h do dia 17 de Junho, a Mostra Mercado da Cerâmica conta com programa de animação e oferta de street food. Às 21h30 sobem a palco as Crua, um coletivo composto por seis vozes femininas que percorrem os caminhos da música tradicional portuguesa, donas de um repertório plural, onde o adufe assume um lugar predominante.
No sábado a Mostra Mercado da Cerâmica, que decorre entre as 10h e as 23h, terá animação garantida, pois a meio da manhã os Gaiteiros da Fanadia darão um ar da sua graça num percurso itinerante pelo Parque. Às 18h30, é a vez dos Seiva, que farão um tributo à música tradicional portuguesa, onde marcará presença o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de foles. À noite, pelas 21h30, terão lugar as Marchas Populares, protagonizadas pelas diversas Associações do Concelho, num percurso itinerante pela cidade, com início na Praça 25 de Abril, culminando na Mostra Mercado da Cerâmica.
No domingo, 19 de Junho, as portas abrem-se às 10h, e às 11h haverá a apresentação de “Talvez”, teatro de rua itinerante com uma bicicleta, uma árvore, música e poesia visual, numa performance clownesca protagonizada pela companhia Nuvem Voadora. Pelas 18h, o palco enche-se de música com Guitolão Trio, assente num instrumento único no mundo, o Guitolão, idealizado por Carlos Paredes e que junta guitarra e violão num só. António Eustáquio, no Guitolão, é acompanhado por um violinista e um acordeonista, num diálogo a três de sonoridade única.
A Exposição Coletiva de Cerâmica, com obras dos ceramistas participantes na Mostra Mercado, é inaugurada a 17 de Junho, pelas 15h, no Museu da Cerâmica, onde ficará patente até 28 de Agosto.
Após a Mostra Mercado, a cerâmica continuará disponível para ser descoberta nos Museus, lojas, ateliers, fábricas e espaços públicos, locais onde esta arte é pensada e vivida diariamente. Poderá conhecer os protagonistas e o seu trabalho, em conjugação com a cidade e seus percursos turísticos, através do Mapa “À Descoberta da Cerâmica”, com atividades que decorrerão até final de Julho.

PROGRAMA
17 DE JUNHO
16h00 – Exposição Colectiva dos Ceramistas da Mostra Mercado da  Cerâmica (Museu da Cerâmica)
18h00 – Abertura Mostra Mercado de Cerâmica
21h30 – Concerto Crua
23h00 – Encerramento

18 de JUNHO
10h00 – Abertura
11h30 – Arruada com os Gaiteiros da Fanadia  
16h30 – Conversa À Roda da Cerâmica          
18h30 – Concerto Seiva    
22h00 – Marchas Populares
23h00 – Encerramento

19 de JUNHO
10h00 – Abertura
11h00 – Animação de Rua Talvez
18h00 – Concerto Guitolão Trio
20h00 – Encerramento

Foz do Arelho inaugura Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e Posto de Turismo no próximo domingo

No próximo domingo, dia 12 de Junho, pelas 12h, será inaugurado o Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos (CILO) e do Posto de Turismo da Foz do Arelho, na Avenida do Mar da Foz do Arelho, em instalações da Capitania, cedidas pela Direcção-Geral da Autoridade Marítima, fruto de um protocolo assinado com o município das Caldas da Rainha.

Com coordenação da Liga para a Protecção da Natureza, o Centro Interpretativo nasce de uma proposta apresentada em 2017 pela associação caldense “Conselho da Cidade” ao Orçamento Participativo de Portugal, na área da Ciência, e conta como parceiros os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos, visando ao longo de dezoito meses divulgar e estudar áreas como a ecologia, biologia, história e etnologia da Lagoa de Óbidos.
O projeto do CILO tem também como objetivo a criação e disponibilização ao visitante da Lagoa de Óbidos de um conjunto de ferramentas informativas de apoio à interpretação do lugar e da sua história de relação com as comunidades locais, ao mesmo tempo que contribuirá para a protecção, valorização e transmissão do património natural e cultural às gerações futuras.

Para atingir esse objectivo, haverão várias atividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos, nomeadamente, ações de informação para as comunidades locais – sob a forma de debates, visitas guiadas e oficinas culturais. Será ainda construído um programa de incentivo à criação de oferta turística ordenada com ligação ao CILO - pacotes de experiências de contacto com o património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, incluindo ações de capacitação e experiência piloto.

Naturalmente que a área de estudo requer a existência de polos dinâmicos distribuídos em redor da Lagoa de Óbidos (concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos) onde, para além da disponibilização de informação, serão dinamizadas várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos. As instalações terão ainda o Posto de Turismo da Foz do Arelho, que visa dar apoio informativo a turistas e munícipes.
Estas inaugurações estão integradas no programa comemorativo da Foz do Arelho, onde se assinala o 13º aniversário de elevação a Vila.

França: Homem foi preso por sucessão de misteriosos ataques com agulhas em discotecas

O ministério público francês acusou um homem de 20 anos no sul da França por uma série de ataques com agulhas em discotecas e festivais de música que criaram um clima de pânico e alarmaram as autoridades. 

O homem foi preso e acusado este domingo, dois dias depois de cerca de 20 pessoas terem relatado ataques com agulhas na noite de sexta-feira durante um espetáculo televisionado em Toulon.
Uma mulher foi hospitalizada e a polícia precisou de intervir devido ao pânico gerado por estes ataques. O homem, que foi identificado por duas mulheres, foi acusado de agressão premeditada com violência, segundo os promotores do MP francês. O detido nega as acusações.
Desde o início do ano, houve pelo menos 100 incidentes semelhantes em todo o país, com jovens a alegar terem sido feridos com agulhas em discotecas e festivais de música.
Outros novos ataques parecidos ocorreram no último fim de semana em dois festivais de música. Seis adolescentes, de 17 e 18 anos, relataram terem sofrido perfurações nas mãos e/ou braços, durante um festival em Belfort, no leste da França.
Outras sete pessoas indicaram ter sofrido ferimentos com agulhas no festival Vic-Fezensac, no sudoeste do país, onde um indivíduo foi preso, segundo o procurador regional Jacques-Edouard Andrault.
A maioria das vítimas desde o início do ano são mulheres jovens, que muitas vezes sofreram náuseas, vertigens ou dores fortes após os ataques.
Madremedia/AFP

DIVERSIDADE PALEONTOLÓGICA DA MARINHA GRANDE EM DEBATE

 
A “Diversidade paleontológia da Marinha Grande - Na rota da ciência internacional” é o tema da palestra que se vai realizar no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, no Edifício da Resinagem.

A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, no âmbito do Programa da Bandeira Azul, em parceria com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e com o Museu da Lourinhã.

Decorre no Dia Mundial dos Oceanos, em duas sessões, das 10h00 às 11h00 e das 15h00 às 16h00, dirigido às Eco-Escolas do concelho.

A palestra é proferida por cientistas paleontólogos do Parque dos Dinossauros da Lourinhã e do Museu da Lourinhã, sobre a singular riqueza e diversidade de fósseis de vertebrados marinhos que, na Era dos dinossauros, habitaram as praias do concelho da marinha grande.

Esta ação tem como objetivo promover o conhecimento científico em articulação com os conteúdos programáticos escolares e promover o debate sobre problemáticas da atualidade como são as alterações climáticas, a redução da biodiversidade e a necessidade de recuperar os ecossistemas marinhos.

A malícia do homem

A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro.

(Plinio Corrêa de Oliveira, “Legionário”, 27 de julho de 1947.

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA


O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, no próximo sábado, 11 de maio, pelas 15h00, seguida da apresentação de duas performances de arte contemporânea. A entrada é livre.
Tratam-se de iniciativas organizadas pelo Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia; do LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.

O programa de animação do Museu Joaquim Correia, a decorrer no dia 11 de junho, é o seguinte:

11 de junho . sábado
15h00 . Inauguração da exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge  
Exposição integrada no Festival New European Bauhaus (NEB), que acontece de 9 a 12 de junho.
Pedro Fonseca Jorge foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém por isso sobre os seus objetos de afeto, e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída.
Pedro Fonseca Jorge, 1977, natural da Benedita, é arquiteto de formação, sendo igualmente mestre em Design de Produto e Artes Plásticas. Trabalhou de norte a sul do país, antes de se estabelecer por conta própria em 2014, na sua vila de origem. Presentemente é Investigador Bolseiro no LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes) da ESAD.CR, onde também leciona.
Exposição patente no Museu Joaquim Correia, até ao dia 30 de setembro de 2022, de quarta a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.

15h30 . “Bia-a-dia", performance por Beatriz Duarte  
“Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia a dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso, têm uma vida diferente. Um copo torna-se um sapato e talvez um regador seja um copo. “
Beatriz Duarte, 2001, é natural de Lisboa, frequentando presentemente a Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Explora a performance como um dos seus meios de expressão, tendo atuado já no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande - Museu Joaquim Correia e LIDA: Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR do Politécnico de Leiria

16h00 . Performance "Lavadeira", por Anastácia Marques
Como as lavadeiras que lavam a roupa na ribeira, espalhando-se ao longo das margens,
repetindo gestos contínuos e desgastantes, acompanhavam a sua tarefa de cantigas, “roupa
que não é cantada não é lavada”. Desta forma traz-se um pouco dessa força feminina que lava,
que estende e canta, representando essa tradição como um ritual de mudança e emancipação,
onde se utiliza o têxtil, algo que nos conforta e que nos acompanha ao longo de várias fases da
nossa vida, como meio de comunicação.
Anastácia Kazmina Marques nasceu em Sintra, em 2001. Iniciou o seu percurso artístico na Escola Artística António Arroio, onde frequentou o curso de Produção Artística (especialização em Têxteis), concluindo-o, em 2018. Atualmente estuda Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Dentro da multidisciplinariedade da artista, pode encontrar-se a criação de objetos escultóricos, usando têxteis e materiais considerados pobres. Em pintura, executa obras singulares e coletivas, nas quais explora diferentes ritmos e texturas.
Através da fotografia e da performance explora o corpo feminino como ponto de partida e suporte para objetos que lhe são afins. Atualmente desenvolve trabalho em têxteis nos quais utiliza a palavra e a tinturaria como meio de comunicar as necessidades individuais e de partilha em comunidade.

Marinha Grande | DIA DO AMBIENTE COMEMORADO COM AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemorou o Dia Mundial do Ambiente, no passado domingo, 5 de junho, na Praia da Velha, através da realização de uma ação de limpeza de praia que permitiu a recolha de 85 quilos de lixo e volumes de madeira e boias de pesca.
A iniciativa do Município esteve integrada no Programa da Bandeira Azul 2022, tendo-se realizado em parceria com a Junta de Freguesia da Marinha Grande, a Associação Leiria Saudável - Ambiente & Sustentabilidade e o Projeto One Piece After Another. Teve o apoio do Restaurante Meraki e da 2o surfshop.
Participaram o vereador do ambiente, João Brito; a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; a técnica da Divisão do Ambiente, Alterações Climáticas e Sustentabilidade, Sónia Guerra; e cerca de 30 voluntários.
A ação de limpeza foi precedida de uma aula de yoga. Teve como objetivo sensibilizar o público em geral para as problemáticas do lixo marinho nas praias e em particular do plástico. Pretendeu-se promover uma maior consciencialização sobre temas transversais como as alterações climáticas e a redução da biodiversidade, potenciando ao mesmo tempo ações de cidadania, e de voluntariado ambiental, em prol da adoção de boas práticas e da recuperação dos ecossistemas.