terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Seleção portuguesa de futebol analisada nos meios digitais



“Portugal no Mundial de Futebol 2022 – Análise ao Universo Digital” é o título de um relatório elaborado por três investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), que coloca a Seleção Nacional como a sexta com maior número de seguidores no Facebook, entre as 32 equipas que competem na prova a decorrer no Catar. Considerando o número de seguidores e a população do país, a equipa da Federação Portuguesa de Futebol está mesmo em primeiro lugar.

Da autoria dos investigadores João Canavilhas, Daniel Baldaia e Branco Di Fátima, da unidade I&D Labcom – Comunicação & Artes, o relatório teve o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School. O trabalho analisa o impacto do Campeonato do Mundo de futebol nos meios digitais, nomeadamente nas principais redes sociais onde circulam as publicações dos produtores de conteúdos profissionais (jornalistas ou gestores de comunicação institucional) e do público e terá uma nova versão no final da competição.

O relatório, que está disponível para download gratuito na página do Labcom [ver ligação no fim do texto], está centrado sobretudo no Facebook, analisando as equipas nacionais que integravam o Grupo H da primeira fase da competição (no qual competiu a formação portuguesa), a Seleção de Portugal e os seus jogadores.

Além da expressão das seleções no Facebook, o estudo dá conta do volume de publicações (aqui ganha o Uruguai, com Portugal em 16.º); o número de interações p0r seleção (Inglaterra no 1.º lugar, com Portugal em 5.º); tipos de reações; total de reações de todas as equipas (ascendem a perto de 81 milhões); e publicações com mais interações do público (1.º lugar para a Inglaterra e Portugal em 2.º, com o vídeo do discurso feito por Ronaldo no balneário após a vitória de Portugal no Euro 2016).

Na análise do Grupo H, as conclusões apontam para um forte interesse suscitado pela Seleção “Lusa”, tendo sido pesquisada em quase todo o mundo, exceto os países de origem das outras seleções do grupo.

Na secção referente a Portugal, são consideradas as 1.091 publicações dos últimos meses da Seleção de Portugal, que refletem o trabalho da equipa realizado no último ano, tendo os termos mais utilizados sido expressões como “vamoscomtudo”, “teamportugal”, “Portugal”, “euro” e “vesteabandeira”.

É ainda analisada a presença nas redes dos 26 convocados. Cristiano Ronaldo, a principal figura da equipa, é o recordista, com 154 milhões se seguidores no facebook, 495 milhões no Instagram e 104 milhões no Twitter. O relatório dá conta ainda das páginas seguidas por cada jogador no Facebook.

Este relatório é o primeiro de uma série que o Labcom passará a produzir sobre as grandes competições de futebol.

Universidade da Beira Interior

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO COMEMORA 24º ANIVERSÁRIO

 O Museu do Vidro, na Marinha Grande, celebrou esta terça-feira, 13 de dezembro, o seu 24º aniversário.

Com um programa que incluiu visitas encenadas ao Museu do Vidro, protagonizadas pelo grupo “Teatro à Solta”, estiveram presentes os alunos e professoras do 3º ano da EB António Vitorino (Vieira de Leiria) e do 4º ano da EB Guilherme Stephens (Marinha Grande).

Para assinalar a efeméride, foram cantados os parabéns ao museu e houve corte de bolo de aniversário, momento presenciado pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pela presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; por técnicos do município; alunos e professoras das escolas participantes nas visitas encenadas; entre outros visitantes.
O Museu do Vidro é um espaço que reúne coleções que testemunham a atividade industrial, artesanal e artística vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. É o único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e da indústria vidreira em Portugal.

Greve de Docentes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Urbi et orbi - Professores em greve, em luta pela defesa de uma Escola Pública de qualidade
Hoje, fechámos a escola e manifestámo-nos — urbi et orbi — pela dignidade da educação, pela dignidade da nossa profissão.Muitos dos nossos direitos têm sido ultrajados pelo Ministério da Educação, que pôs os docentes dos ensinos pré-escolar, básico e secundário numa situação de precariedade e gerou um clima de incerteza na vida de todos nós. Para além das injustiças que se têm vindo a multiplicar, foi anunciado um novo e iníquo modelo de colocação de professores que irá dar a “machadada” final no estatuto da carreira docente. E, em política, todos sabemos que o que parece é!
Os professores têm sido, ao longo dos anos, desconsiderados e, sobretudo, muito desrespeitados:
- existência de cotas para a avaliação e progressão na carreira, ou seja, foi forjada uma avaliação de desempenho docente perversa, com o único propósito de impedir o acesso ao topo da carreira;
- extorsão do tempo de serviço;
- inexistência de ajudas de custo para muitos colegas que estão a centenas de quilómetros de distância da sua residência familiar;
- violência nas escolas;
- burocracia asfixiante;
- desvalorização crescente do trabalho realizado em contexto de sala de aula;
- formação de professores que despreza a atualização científica, enquanto glorifica a «capacitação digital» e a avaliação pedagógica;
- municipalização da educação (que, entre outras medidas previstas, determinará que os professores sejam recrutados por conselhos locais de diretores em articulação com as comunidades intermunicipais).
Esta última medida conduzirá os professores a uma submissão nunca antes vista, baseada em critérios subjetivos e “perfis” que põem em causa a transparência e a justiça na colocação de docentes e abrirá caminho para as mais previsíveis perfídias, que são, afinal, tão tradicionais neste país de «brandos costumes» (favorecimentos político-partidários, nepotismo, amiguismo…)
Para lutarmos contra estas e outras iniquidades que a tutela tem promulgado contra a classe docente, fizemos greve e estamos preparados para participar em outras formas de luta.
Contamos com a compreensão e a solidariedade de todos nesta luta!

Os Docentes do AEOH




DEVIDO ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS, SILVES ALEGRIA DO NATAL ESTARÁ ENCERRADO HOJE, DIA 13 DE DEZEMBRO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, face às condições meteorológicas adversas e à possibilidade de agravamento do tempo a partir desta tarde, o evento Silves Alegria do Natal estará encerrado hoje, dia 13 de dezembro.
Os momentos de alegria e diversão irão regressar amanhã, caso as condições meteorológicas e de segurança o permitam.

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA 7.ª MOSTRA “SILVES CAPITAL DA LARANJA” DECORREM ATÉ DIA 08 DE JANEIRO

 O período de inscrições para participação na 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorre até às 24h00 do próximo dia 08 de janeiro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), terá lugar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023.
As inscrições para as diversas modalidades de participação (agricultura, produtos agroalimentares, máquinas / equipamentos, artesanato e entidades diversas) devem ser formalizadas através do preenchimento de formulário próprio disponível nesta página e do seu envio para o email capitaldalaranja@cm-silves.pt ou através de correio postal, durante o mencionado período. No site da CMS, em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/9569/inscricoes-para-participacao-na-7-mostra-%E2%80%9Csilves-capital-da-laranja%E2%80%9D-decorrem-ate-dia-08-de-janeiro.aspx , encontram-se, também, disponíveis para consulta e download as normas de organização e funcionamento da 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves nas suas mais diversas áreas e, simultaneamente, consolidar a marca Silves Capital da Laranja são alguns dos objetivos desta mostra.
O telefone 282 440 800 (ext.: 2743) e o endereço de correio eletrónico capitaldalaranja@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Cultura, Turismo e Património da CMS disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES DINAMIZA ATELIÊS DE NATAL PARA OS MAIS NOVOS

A época natalícia traz até à Biblioteca Municipal de Silves Ateliês de Natal. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 5 e os 10 anos, decorre nos dias 20 e 21 de dezembro, pelas 10h00, integrando atividades de expressão plástica e Hora do Conto.

Os Ateliês de Natal têm entrada livre, requerendo, no entanto, inscrição prévia, até dia 16 de dezembro, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

SAINT DOMINIC' S GOSPEL CHOIR SOBE AO PALCO DO SILVES ALEGRIA DO NATAL A 16 DE DEZEMBRO

 “Santa Claus is comin’ to Town” e “Oh Happy Day” são alguns dos temas que marcarão o concerto de Saint Dominic's Gospel Choir no próximo dia 16 de dezembro, pelas 18h00, em Silves. A iniciativa integra o evento Silves Alegria do Natal e tem entrada livre.
De referir que o Saint Dominic's Gospel Choir, fundado e liderado por João Castro, ultrapassou no ano de 2022 a marca de 1200 concertos ao longo da sua carreira de 20 anos, com atuações distintas por todo o país tendo, ainda, ganho notoriedade com presenças regulares na televisão portuguesa e ao acompanhar os mais conhecidos artistas do panorama nacional. Fundado a 7 de outubro de 2002 tornou-se rapidamente no maior e mais prestigiado coro Gospel a nascer em Portugal, merecedor das melhores apreciações de lendas do Gospel como: Rev. Milton Biggham, Ricky Dillard e Kirk Franklin; tendo inclusivamente, mesmo durante a pandemia, marcado presença no GMWA - Gospel Music Workshop of America, a mais prestigiada conferência da indústria Gospel com o tema The Best Days rearranjado e gravado, remotamente, com cada interveniente e com a cantora de Gospel Shantell Hankerson.
Relembramos que Silves Alegria do Natal conta, ainda, na sua programação com inúmeros espetáculos diferenciadores onde se incluem o concerto de Natal com a formação completa da Orquestra de Jazz do Algarve e a consagrada cantora holandesa Ilse Huizinga; o musical de Natal baseado no Conto de Natal de Charles Dickens; entre muitas outras ofertas ao nível de teatro e música para toda a família que poderão ser conhecidas em detalhe em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1844/espetaculos-e-animacao.aspx.
O Município de Silves convida todos a assistir a este imperdível concerto e a viver a alegria do Natal em Silves, passando momentos partilha e experiências inesquecíveis neste espaço marcado pela animação, sorrisos, cor, magia e espirito natalício, onde não faltam as habituais diversões como a pista de gelo, o comboio de Natal e o carrossel mágico.
 
Calendarização e horários Silves Alegria do Natal (Praça Al-Muthamid)

  • Horário: 14h00-20h00
  • (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, cujo horário será reduzido, das 14h00 às 18h00)
  • Período de funcionamento:
  • » De 3 de dezembro.2022 a 8 de janeiro.2023
  • » Aberto todos os dias (exceto 25 de dezembro.2022 e 01 de janeiro.2023)

Silves | VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 COMEÇA A SER ADMINISTRADA PELO CENTRO DE SAÚDE DE SILVES A PARTIR DE 19 DE DEZEMBRO

 A Câmara Municipal de Silves informa que, na sequência da comunicação enviada pela ACES Barlavento, a partir do dia 19 de dezembro, 2.ª feira, a vacinação contra a COVID-19 passa a ser administrada nas instalações do Centro de Saúde de Silves, às 3.as feiras, das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.
 
Esta decisão resulta do facto do processo de vacinação se manter com uma afluência reduzida, possibilitando, desta forma, que o mesmo possa ser garantido pelo Centro de Saúde, localizado na Rua Cruz de Portugal (próximo do Instituto Piaget).

  Covilhã | COMUNICADO: AVISO LARANJA

Devido às condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil apela a toda a população que evite viagens desnecessárias e que possam colocar a sua vida em risco.

O Serviço Municipal de Proteção Civil, informa que o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, solicitou a todos os agentes de Proteção Civil o estado de alerta.

O aviso laranja vai vigorar entre as 00h00 e as 12h00 do dia 13 de dezembro.



Cantanhede | Município associou-se ao ato de reconhecimento. Pároco de Murtede homenageado nos 25 anos de serviço à comunidade

 

À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia de Murtede voltou a distinguir personalidades que contribuíram para o engrandecimento e dignificação da comunidade. Por ocasião do Dia da Freguesia, foi homenageado este ano o Pe. Vidal Nogueira, que está a celebrar 25 anos enquanto pároco.

O Município de Cantanhede associou-se a esta homenagem, tendo o vice-presidente Pedro Cardoso, enaltecido na sessão “o gesto da Junta de Freguesia de continuar a manifestar reconhecimento público às pessoas e entidades que de algum modo se distinguiram por ações em benefício da freguesia ou das suas instituições representativas”.

Esta incitativa é também uma forma de prestar homenagem, reafirmar a importância do Poder Local e recordar uma das realidades mais significativas da nossa vida política, um pilar da democracia, e o seu papel na melhoria das condições de vida das populações”, sublinhou o autarca.

Sobre o homenageado, o vice-presidente da autarquia disse ser “merecedor desta gratidão da comunidade, pelo que deu de si à causa do Evangelho, pelo dom da sua vocação e fidelidade, pelo seu jeito muito próprio, pela sua bondade, pela disponibilidade e pelo sentido solidário. Também pelo seu desprendimento material, pelo interesse e empenho na vida da comunidade, o papel cívico e social, e cuja presença é bem revelador. Pela sua humildade, compreensão, solidariedade e abnegação... 25 anos a servir, a orientar espiritualmente, a abençoar e a promover valores junto de sucessivas gerações”.

A Medalha de Mérito da Freguesia pelos 25 anos ao serviço da comunidade foi entregue pelo presidente da Junta de Freguesia de Murtede, Sérgio Maia, e pelo vice-presidente da Câmara Muncipal, Pedro Cardoso.

A sessão solene terminou com a atuação do Grupo Vocal Ançãble, com direção artística do cónego Pedro Miranda, um conjunto vocal, de formação familiar, que se tem dedicado à música sacra portuguesa, com incidência no período áureo (séc. XVI-XVII) – segundo uma classificação comummente aceite – da música vocal em Portugal, fazendo também incursões pelo universo musical de cariz religioso de outros períodos.

União de Freguesias de Raiva | Com recolha de brinquedos para o IPO Porto. DESFILE MOTARD DE NATAL NO COUTO MINEIRO DO PEJÃO


Realizou-se na manhã do ultimo Domingo, no território do Couto Mineiro do Pejão, o 2º Desfile Motard de Natal, que este ano teve como grande objectivo, uma causa nobre e solidária, recolhendo bens e donativos para o Instituto Português de Oncologia, localizado no Porto.

Um grupo de amigos da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso resolveu este ano, com todo o mérito e numa atitude altruísta, abraçar esta causa solidária e fazer um convívio de Natal, promovendo uma concentração motard no espaço do Copofonia Bar, em Pedorido, realizando um desfile pelo território da União de Freguesias, com paragem no Monte de S. Domingos, e terminando com um convívio com “ comes e bebes “ no local da partida.

Os bens recolhidos, e destinados às crianças internadas no IPO Porto, foram novos e embalados, para não expor qualquer risco aos destinatários, destacando-se a doação de pijamas, legos, plasticinas, bonecos sem pelos, jogos didácticos, brinquedos musicais, kits de trabalhos manuais, kits de cozinha, puzzles, livros para colorir e de actividades e lápis de cor, entre outros adequados.

O mau tempo que se fez sentir, condicionou um pouco esta iniciativa solidária, que teve a participação de três dezenas de corajosos “ motards “ que enfrentaram a intempérie, destacando-se a colaboração de várias entidades que entregaram muitas ofertas no Copofonia Bar, em Pedorido, bem como na Casa Miranda ( Póvoa ), Casa Miranda ( Oliveira do Arda ), Escola de Condução Estrela do Arda ( Oliveira do Arda ) e Barbeiro do Arda ( Oliveira do Arda ).
Tozé Miranda e Diogo Miranda, ambos promotores da louvável iniciativa, sublinharam no final, que a iniciativa foi um êxito, não pelo número de participantes, porque o mau tempo não ajudou, mas pelo objectivo conseguido, traduzido em muitas doações angariadas e apoio financeiro, que serão entregues no IPO do Porto, deixando por isso, um agradecimento profundo a todos aqueles que quiseram participar e colaborar nesta causa solidária.






Carlos Oliveira

CIRA apoia criação da ULS Região de Aveiro decidida pela DE-SNS, exige Serviços de Saúde com mais Qualidade e Permanência e a ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro


O Governo e o Ministério da Saúde, pela ação da nova Direção Executiva (DE) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deliberou, comunicou oficialmente à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), após vários contactos institucionais, e anunciou publicamente, a criação do grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro EPE, dando por essa via um passo importante e decisivo para a gestão integrada dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados de Saúde Secundários ou Hospitalares na Região de Aveiro.
A CIRA vai acompanhar de perto este processo, dando os contributos que entenda importantes, estando garantido a abertura a esses contributos e a informação regular sobre o desenvolvimento do processo pelo Prof. Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS.

Este modelo de gestão agora adotado é defendido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) há mais de seis anos, tendo sido assumido formalmente pelo estudo e relatório denominado “Estudo sobre o Centro Hospitalar do Baixo Vouga” elaborado pela Universidade de Aveiro para a CIRA e com o intenso envolvimento da CIRA e dos seus onze Municípios associados, tendo sido terminado em julho de 2016.

A ideia principal é que a ULS faça a integração da prestação de cuidados de saúde aos Cidadãos, facilitando a sua vida, reduzindo perdas de tempo no caminho entre os cuidados primários e os hospitalares, maximizando as capacidades técnicas e logísticas ao dispor e elevando a qualidade dos serviços, a sua qualificação e diversificação técnica e a sua proximidade e permanência juntos dos Cidadãos.

Para a Administração da ULS-RA a CIRA indicará um seu representante, com a função principal de cuidar da relação da gestão dos cuidados de saúde com os Cidadãos, tendo sempre a CIRA e os seus Municípios associados como importantes Parceiros no zelar por serviços de saúde permanentes e de qualidade, cumprindo outras funções por determinação legal e decisão política, no cumprimento de uma efetiva cooperação institucional.

A CIRA apoia esta decisão da DE-SNS pela sua pertinência e importância, tendo já manifestado ao Prof. Fernando Araújo e por seu intermédio ao Ministro da Saúde, toda a sua disponibilidade e empenho para acompanhar o grupo de trabalho neste processo que reputa de muito importante da criação da ULS da Região de Aveiro, defendendo serviços de saúde primários e hospitalares de qualidade e de proximidade em todos os onze Municípios associados da CIRA, com a ativa participação nesse processo dos Hospitais de Aveiro, Águeda, Estarreja e Ovar, devidamente capacitados em termos de valências, equipamentos técnicos e recursos humanos, terminando com os problemas recorrentes que a População vive, de morosidade dos serviços, entupimento das urgências, entre outros.

Além disso a CIRA reiterou ao DE-SNS e reitera publicamente, a importância, a absoluta prioridade e a premência do investimento de ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro, com a integração futura do Centro Académico Clínico sob a liderança da Universidade de Aveiro, exortando a que sejam utilizados os Fundos Comunitários do PRR, aproveitando a reprogramação que se encontra em curso, e/ou do Portugal 2030 que se encontra em fase final de negociação dos Programas Operacionais entre o Governo Português e a Comissão Europeia.

Marinha Grande | CAMPEÕES DE ANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS RECEBIDOS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu atletas residentes no concelho que se sagraram campeões do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas.

Aurélio Ferreira felicitou os atletas Iderlino Gomes e Marco Francisco e o assistente da seleção nacional e vice-presidente da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Manuel Sousa, pelo título alcançado no passado mês de novembro, na primeira edição do Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, frente aos Países Baixos.

O presidente enalteceu a dedicação dos atletas ao desporto adaptado, atividade que conciliam com a vida profissional, o que demonstra a sua dedicação, resiliência, capacidade de superação e constituiu um exemplo e motivo de orgulho para a sociedade. Aurélio Ferreira admitiu ainda que o desporto adaptado é um trampolim para a inserção social.

Iderlino Gomes, de 34 anos, é natural do Tarrafal, Cabo Verde, reside na Marinha Grande desde os 21 anos, onde estudou e acabou por residir, trabalhar e constituir família. Marco Francisco, com 41 anos, é marinhense e ostenta, com muita honra, o título de campeão mundial, considerando ver reconhecido o esforço de toda a equipa.

A seleção nacional de andebol em cadeira de rodas conta com seis atletas da equipa da delegação de Leiria da APD, dois dos quais são residentes na Marinha Grande.

Setor Extrativo vence melhor projeto Europeu de Desenvolvimento Sustentável

 DST – Domingos da Silva Teixeira S.A., acaba de conquistar o prémio de melhor projeto na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto, numa candidatura da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora.
A ANIET, que representa as empresas portuguesas do setor dos agregados a nível europeu, submeteu duas candidaturas protagonizadas pelo seu associado Domingos da Silva Teixeira, S.A., ao mais importante prémio europeu de sustentabilidade da indústria dos agregados, os UEPG - Sustainable Development Awards 2022.
A edição deste ano contou com 67 projetos, de 15 países diferentes, e os prémios são atribuídos por um júri independente e qualificado. Portugal destacou-se na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto”, conquistando o prémio com o Projeto “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Inovações de Produtos e Processos”, da empresa DST.
Numa ação que reconhece as empresas desta indústria, e de que modo integram com sucesso as dimensões sociais, económicas e ambientais nas suas operações, a ANIET concorreu ainda com a submissão de outro projeto da mesma empresa, que conquistou o Certificado Europeu de Excelência na categoria “Boas Práticas Ambientais”: “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Iniciativas Ambientais”.
A iniciativa da exploração da Pedreira de Gouvães, foi pensada para produzir agregados de alta qualidade, para uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. A Domingos da Silva Teixeira, S.A., foi a empresa responsável por este projeto, que iniciou em 2016 e que está, agora, em fase de Recuperação Paisagística. Isto significa que, em menos de oito anos, se verificam todas as etapas da vida de uma Pedreira.
A ANIET esteve presente na cerimónia de entrega dos Sustainable Development Awards 2022, representada pela Diretora-Geral, Francelina Pinto, juntamente com o administrador da empresa DST, Joaquim Teixeira, e o Diretor Técnico, Nuno Faria.
A cerimónia contou também com a presença do representante da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Colégio de Eng.ª Geológica e Minas, Joaquim Góis, e com a participação de altas individualidades de organismos europeus, de onde se destaca o eurodeputado português, Carlos Zorrinho e o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland.
A ANIET encontra-se já a preparar a próxima edição que ocorrerá daqui a 3 anos.

BÁRBARA GONÇALVES

 

ANIET vence melhor projeto Europeu de Desenvolvimento Sustentável do Setor

 A ANIET - Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, acaba de conquistar o prémio de melhor projeto, na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto, protagonizado pelo associado DST - Domingos da Silva Teixeira, S.A.

A ANIET, que representa as empresas portuguesas do setor dos agregados a nível europeu, submeteu duas candidaturas protagonizadas pelo seu associado Domingos da Silva Teixeira, S.A., ao mais importante prémio europeu de sustentabilidade da indústria dos agregados, os UEPG - Sustainable Development Awards 2022.
A edição deste ano contou com 67 projetos, de 15 países diferentes, e os prémios são atribuídos por um júri independente e qualificado. Portugal destacou-se na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto”, conquistando o prémio com o Projeto “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Inovações de Produtos e Processos”, da empresa DST.
Numa ação que reconhece as entidades da indústria, e de que modo integram com sucesso as dimensões sociais, económicas e ambientais nas suas operações, a ANIET concorreu ainda com a submissão de outro projeto da mesma empresa, que conquistou o Certificado Europeu de Excelência na categoria “Boas Práticas Ambientais”: “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Iniciativas Ambientais”.
A iniciativa da exploração da Pedreira de Gouvães, foi pensada para produzir agregados de alta qualidade, para uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. A Domingos da Silva Teixeira, S.A., foi a empresa responsável por este projeto, que iniciou em 2016 e que está, agora, em fase de Recuperação Paisagística. Isto significa que, em menos de oito anos, se verificam todas as etapas da vida de uma Pedreira.
A ANIET esteve presente na cerimónia de entrega dos Sustainable Development Awards 2022, representada pela Diretora-Geral, Francelina Pinto, juntamente com o administrador da empresa DST, Joaquim Teixeira, e o Diretor Técnico, Nuno Faria.
A cerimónia contou também com a presença do representante da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Colégio de Eng.ª Geológica e Minas, Joaquim Góis, e com a participação de altas individualidades de organismos europeus, de onde se destaca o eurodeputado português, Carlos Zorrinho e o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland.
A ANIET encontra-se já a preparar a próxima edição que ocorrerá daqui a 3 anos.

BÁRBARA GONÇALVES

MAU TEMPO: Estradas Cortadas / Vias intransitáveis /apelo à população

Na sequência do mau tempo há a registar na região de Lisboa a seguinte situação:

Estradas Cortadas

  • EN 8 entre Odivelas e Loures – Rio Galgou
  • EN 250 Ikea – Frielas – Rio galgou
  • EN 115 Rotunda Oliveiras e A das Lebres, Loures
  • Acessos A8 Loures cortados
  • EN 115 -2 Maxial -Ermegeira deslizamento terras
  • EN 9 Ponte Rol – Torres Vedras
  • Calçada de Carriche - Odivelas – derrocada terras
Vias intransitáveisTúneis Campo pequeno, Campo Grande, Avenida João XXI e Avenida de Berlim
  • Eixo Norte Sul
  • 2 circular - sentido Lisboa Norte,
  • Radial de Benfica,
  • Av. Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo,
  • Av. Berna,
  • Av. Calouste Gulbenkian,
  • Todos os acessos a Praça de Espanha,
  • Av. Ceuta,
  • Alfredo Bensaúde,
  • Estrada do Penedo
  • Alcântara (vários locais),
  • Cruzamento Gago Coutinho com EUA
  • Praça de 7 rios,
  • Avenida de santo Contestável,
  • Av. 24 de Julho até Belém,
  • Avenida de Ceuta junto ao acesso à ponte 25 de abril
A Carris não irá iniciar a totalidade da sua atividade enquanto não estiverem garantidas condições de segurança da circulação rodoviária.

O Metro de Lisboa com restrições nas estações do jardim zoológico e chelas

A Autoridade Nacional de Emergência à Proteção Civil apela à população para que tome precauções redobradas, restrinja ao máximo a sua movimentação ao estritamente necessário e siga as indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 Fonte: ANEPC

COLUMBÓFILA ALCANÇA O 3º LUGAR POR EQUIPAS NO TORNEIO NADADOR COMPLETO DE INFANTIS

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada com 8 atletas na edição de 2022 do Torneio Nadador Completo de Infantis.

A competição contou com a presença de 57 atletas em representação de 8 clubes.

Durante o fim de semana todos os atletas envolvidos nadaram os 100 metros de cada técnica de nado e os 200 estilos, sendo que a classificação final foi obtida pelo somatório de pontos obtidos no conjunto das 5 provas individuais nadadas.

Os destaques da participação dos atletas da coletividade de Cantanhede vão para os 3 pódios alcançados por Eva Miranda Almeida (2º lugar – Inf B), Maria Miguel Fernandes (3º lugar – Inf A) e Santiago Marques Pereira (3º lugar – Inf B). Participaram ainda na competição Sara Ferreira Santos (4º lugar – Inf B), Daniel Figueiredo Correia (4º lugar – Inf B), Leonor Mosca Silva (8º lugar – Inf A), Afonso Brandão Oliveira e Francisco Antunes Sousa (ambos em extracompetição por apenas terem competido numa das sessões).

Com o desempenho de todos a SCC viria a obter a 3ª posição na classificação coletiva.


GUILHERME CARDOSO E JOÃO LUCAS DA COLUMBÓFILA EM BOM PLANO NO CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES E SENIORES DE PISCINA CURTA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 2 atletas na edição de 2022 do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de piscina curta.

A competição organizada pela Federação Portuguesa de Natação teve como palco o Complexo de Piscina de Leiria e contou com a presença de 454 atletas em representação de 90 clubes.

O atleta Guilherme Maia Cardoso obteve mínimo de participação em 3 provas, tendo obtido o 4º lugar nos 400 e 800 Livres e a 5ª posição nos 1500 Livres tendo obtido melhorias significativas nas suas marcas pessoais.

O seu colega de equipa João Neves Lucas que tinha obtido 2 mínimos de participação obteve o 14º lugar nos 800 livres e a 18ª posição nos 1500 livres.

A participação dois 2 atletas deixam excelentes perspetivas para as competições principais que se realizarão em piscina de 50 metros e que terão lugar na ilha da Madeira na cidade do Funchal em março e na cidade de Coimbra em julho.



OITO “POMBOS” NADADORES DA COLUMBÓFILA REALIZARAM A SUA ESTREIA NO 1º MERGULHO

No feriado do dia 8 dezembro, realizou-se a 1ª jornada do 1º Mergulho, numa competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra, contando com o apoio do Município da Lousã e teve como palco as piscinas municipais da localidade.

Estiveram presente uma centena de jovens nadadores em representação de 8 clubes.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 8 jovens que pela primeira vez competiram esta época.

Filipa Abrantes, João Alegre, Bernardo Barradas, Diego Freitas, Duarte Guerra, Inês Oliveira, Gustavo Peixoto e Francisca Santos foram os jovens “Pombos” que representaram a coletividade de Cantanhede numa manhã recheada de entusiasmo e divertimento.

Marinha Grande | CEDÊNCIA DE EQUIPAMENTO INFORMÁTICO AOS AGRUPAMENTOS

 O Município da Marinha Grande celebrou um contrato de comodato entre o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, relativo à cedência de equipamento informático, no âmbito do Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE).

Os contratos foram assinados pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e pelos representantes dos respetivos Agrupamentos, para cedência de um total de 165 tablets e 11 carrinhos de transporte.
O contrato tem por objeto a cedência temporária, em regime de comodato, do referido equipamento informático e destina-se exclusivamente à sua utilização por parte dos agrupamentos de escolas/escolas/encarregados de educação de crianças/alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, público-alvo do projeto PICIE.

A cedência do equipamento informático surge na sequência do protocolo celebrado anteriormente entre o Município e a CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, conjuntamente com os 10 municípios da região, no âmbito do PICIE 3 Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2020/2023, em sede da candidatura aprovada pelo Centro 2020.

Troféu de Trail Terras de Águeda ambiciona ser referência nacional

Entrega de prémios da competição decorreu no Salão Nobre da Câmara de Águeda, onde foram anunciadas as novidades para o próximo ano
Aumento do valor de prémios e mais duas categorias são as grandes novidades para a edição de 2023 do Troféu de Trail Terras de Águeda. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Águeda, na sexta-feira, ao final do dia, na entrega dos prémios da edição deste ano.
Na cerimónia, que encheu o Salão Nobre, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou não só a competição propriamente dita, como as entidades envolvidas na sua organização (clubes, associações e Juntas de Freguesia) e os voluntários que se associaram na preparação de cada trail e no acompanhamento dado a cada prova ao longo do ano.
“Este troféu é interessante e desperta a competitividade saudável entre todos”, disse o Edil, destacando a colaboração entre as várias entidades unindo todo o concelho num mesmo propósito. “Quando conseguimos congregar tanta gente para o mesmo tipo de prática é sinal de que estamos bem”, declarou.
Para Jorge Almeida, este troféu contribuiu para a afirmação e notoriedade de Águeda, um Município que é apontado como exemplo e referência em muitas matérias, nomeadamente no ambiente e sustentabilidade, em que é colocado em lugares cimeiros de rankings nacionais e internacionais por entidades independentes e acreditadas.
“O nosso concelho tem grandes marcas, como o empreendedorismo, os chapéus e os eventos que realizamos, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal, e também na forma de estar no desporto e no desporto adaptado”, frisou, acrescentando que “este troféu permite levar o desporto a zonas mais recônditas do nosso concelho”.
Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou a organização exemplar, o envolvimento de voluntários e das diferentes Juntas de Freguesia, bem como o apoio da equipa de técnicos municipais, na promoção e dinamização deste troféu que agrega, de facto, todo o concelho em torno do desporto e da prática de atividade física.
“Estamos a falar de 560 quilómetros percorridos, 11 provas, envolvendo mais de 4500 participantes em prova, 11 associações, mais de 300 voluntários e mais de 6.000 euros em prémios. Mais do que números, estes valores indicam um trabalho intenso realizado ao longo de nove meses e demonstram a capacidade de cooperação entre as diferentes entidades na dinamização desportiva e na promoção do nosso território”, disse Edson Santos.
Isto porque, a par da competição propriamente dita, este troféu promove os vários trails que estão dispersos pelo concelho. “Este tipo de eventos, para além da competição, promove a nossa gastronomia, a simpatia das nossas gentes e a capacidade de organização; a imagem de Águeda é também o desporto”, salientou, acrescentando que esta é uma prova que irá continuar a crescer.
“Queremos ser referência em tudo o que fazemos, também no desporto”, disse Edson Santos, ambicionando que “este troféu seja uma referência a nível nacional”.
Continuando a aposta estratégica neste domínio, a Câmara de Águeda vai aumentar o valor de prémios para a competição do próximo ano, de 6 para 8 mil euros, e vai criar duas novas categorias: prémio equipa e prémio de escalão.
 
Premiados

Trail 15km- Masculino
1º João Coentrão (Grupo Recreativo Eirense)
2º Davide Silva (Desportivo Atlético Recardães)
3º Márcio Cruz (Escola Atletismo Coimbra)
 
Trail 15km- Feminino
1º Felícia Fernandes (Trail Bela Bela)
2º Daniela Silva (Sporting Clube Paradela)
3º Cleide Martins (Cleide Martins Gabinete de Fisioterapia)
 
Trail 25km- Masculino
1º Pedro Garrido (Opraticante.pt)
2º João Santos (Dura-F1 Raceteam)
3º Paulo Matos (Fox running team)
 
Trail 25km- Feminino
1º Patrícia Silva (GDCR - Grupo Desportivo e Cultural de Recardães)
2º Ana Melo (Saca Trilhos Anadia)
3º Diana Pires (Haertha/TendernessCapacity-trail running team)
 
Prémio Campeão
João Coentrão (Grupo Recreativo Eirense - Trail 15km- Masculino)
Felícia Fernandes (Trail Bela BelaTrail - 15km- Feminino)
Pedro Garrido (Opraticante.pt - Trail - 25km- Masculino)
Patrícia Silva (GDCR - Grupo Desportivo e Cultural de Recardães - Trail 25km- Feminino).

Ana Sofia Pinheiro