quarta-feira, 21 de junho de 2017

NADA DE OCAS

Indigenismo
Nas terras indígenas, as malocas representam apenas 2,9% de todos os domicílios

14 pontos desconhecidos sobre os índios brasileiros

Eles não dormem em ocas, aproveitam a eletricidade e falam português. Dados revelados pelo IBGE mostram o retrato do índio brasileiro hoje (Marco Prates, “Revista Exame”, 10-8-12).
A mais atualizada pesquisa sobre a população indígena do Brasil, divulgada pelo IBGE, mostra números que revelam um panorama bem diferente do que os portugueses encontraram aqui em 1500.
Mais de um terço dos índios vive em áreas urbanas e quase ninguém dorme dentro de ocas ou malocas. Alguns se declaram índios, mas não sabem a que etnia pertencem.
Confira abaixo os destaques das informações obtidas a partir do Censo 2010:

1) Existem 896,9 mil indígenas no País.

Em 1500, estimativas de historiadores é de que esse número seria de até cinco milhões.

2) Um em cada três vive em áreas urbanas

O IBGE descobriu que 36,2% da população indígena reside em área urbana e 63,8% na área rural. Entre as regiões, o maior contingente fica na região Norte, com 342,8 mil indígenas, e o menor no Sul, com 78,8 mil.

3) O português domina

Dos indígenas com cinco anos ou mais de idade, 37,4% falam uma língua indígena, enquanto 76,9% falam português. Fora das terras demarcadas em todo o território nacional, somente 12,7% falam alguma língua indígena.
Entre aqueles com mais de 50 anos de idade dentro das terras demarcadas, quase 98% não falam português.

4) Quase 80 mil deles não se declaram índios

Pela primeira vez, o IBGE contou não somente as pessoas que se declararam indígenas, mas também as que, apesar de viverem em áreas demarcadas e se considerarem indígenas em termos de tradições e costumes, declaravam-se de outra cor ou raça. 78,9 mil indígenas foram contados assim, sendo que 70% desses se declaravam pardos.

5) São 305 etnias que falam 274 línguas

Pela primeira vez, o IBGE contabilizou estes números.

6) Parte deles não sabe a que etnia pertence

Exatos 147,2 mil índios (16,4%) não souberam dizer a que etnia pertenciam. Outros 6% não declararam.

7) Eles detêm 1/8 do território brasileiro

O território demarcado está dividido em 505 terras identificadas, que totalizam 106,7 milhões de hectares (12,5% do Brasil), concentrados na Amazônia Legal. Dessas, 291 têm populações em que vivem entre cem e mil índios.

8) Os Tikúna são os mais numerosos

Com 6,8% do total de índios (46,1 mil), os Tikúna constituem a etnia mais numerosa do País, seguidos pelos da etnia Guarani Kaiowá, com 43,4 mil. Considerando os que vivem em uma mesma terra, porém, a liderança é dos Yanomámis, que totalizam 25,7 mil pessoas em área nos estados do Amazonas e Roraima.

9) População jovem

No Brasil, 22,1% da população em geral tem entre 0 e 14 anosJá na população indígena, quase metade (45%) tem esta idade.

10) Mais da metade deles não ganha nada

Quando se trata de rendimentos, 52,9% dos índios não recebem nada, proporção ainda maior nas áreas rurais (65,7%). O IBGE ressalta, no entanto, que esta informação é de difícil mensuração, pois muitos trabalhos são feitos coletivamente e a relação com a terra tem enorme significado, sem a noção de propriedade privada.
Na região Norte, por exemplo, 92,6%, das pessoas indígenas de 10 anos ou mais recebiam até um salário mínimo ou não tinham rendimentos.

11) Quem mora em oca ou maloca é minoria

Predominam as casas. Somente 12,6% dos domicílios são constituídos por “ocas ou malocas”, que não são muito comuns nem nas terras indígenas, onde representam apenas 2,9% de todos os domicílios das 505 terras. Em 58,7% desses locais, elas não foram nem sequer observadas.

12) Três em cada quatro deles são alfabetizados

Entre 2000 e 2010, a taxa de alfabetização dos indígenas com 15 anos ou mais de idade (em português e/ou no idioma indígena) passou de 73,9% para 76,7%. Hoje, o índice nacional, considerando índios e não índios, é de 90,4%.

13) Sem registro

A proporção de indígenas com registro de nascimento (67,8%) é menor que a de não indígenas (98,4%).

14) Apenas 10% deles vivem no escuro

A energia elétrica de companhia distribuidora ou outras fontes, dentro das terras indígenas, chega a 70,1% dos domicílios. Considerando o total de terras indígenas, apenas 10,3% não tinham qualquer tipo de energia elétrica.

____________

Cristina Robalo Cordeiro lidera candidatura a Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027

Cristina Robalo Cordeiro liderará, por escolha de Jaime Ramos, o processo de candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, anunciou a Coligação "Mais Coimbra" (PSD-CDS-MPT-PPM) durante uma visita a locais emblemáticos, mas não adequadamente promovidos, do património da cidade.

Jaime Ramos e Teresa Anjinho, por ocasião do quarto aniversário da classificação de Coimbra - Universidade, Alta e Sofia, estiveram no Museu Nacional de Machado de Castro, na Sé Velha e em Santa Cruz, ocasião que serviu para o candidato à presidência do município de Coimbra anunciar aquela catedrática da faculdade de Letras, personalidade relevante da cultura portuguesa e europeia, como primeiro nome de uma candidatura que terá de ser indispensavelmente forte, construída por uma equipa alargada, com a participação de personalidades de diferentes formações académicas e sensibilidades culturais e ideológicas.

Especificando que logo após o dia 1 de outubro dirigirá convite a diversas personalidades – citou, a título de exemplos, Clara Almeida Santos, vice-reitora, e Carlos Antunes, diretor do Círculo de Artes Plásticas – Jaime Ramos lembraria que já dirigiu convites, entretanto, a todos os candidatos à câmara para que o processo Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027 seja assumido numa lógica supra partidária. 

Ao longo do percurso pelo património de Coimbra, Jaime Ramos e Teresa Anjinho tiveram oportunidade de constatar fragilidades que importa contrariar com prioridade absoluta, desde logo a inexistência de sinalética adequada ao “Património da Humanidade”; a falta de roteiros culturais específicos sobre o tema; a grafitagem e ausência de ações concretas para debelar o vandalismo campeante, promovendo uma imagem de cidade limpa e segura .

A coligação "Mais Coimbra" divulgou ainda algumas orientações que integram o seu programa de candidatura, nomeadamente a vontade política de ampliação estratégica do conceito ao Centro Histórico da Cidade; projetar a Canção de Coimbra como Património Imaterial da Humanidade; divulgar e dignificar a Igreja de Santa Cruz como Panteão Nacional, valorizando os túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, e exigindo uma guarda de honra militar permanente ao Rei Fundador; promover, anualmente, uma grande iniciativa histórico-cultural alusiva à importância de Coimbra como Património Mundial; e a constituição, na Câmara Municipal, com a Universidade, de um grupo permanente de acompanhamento e efetiva revitalização da classificação da UNESCO.

UCC ALTER PROMOVE ENTREGA DOS PRÉMIOS DO DESAFIO "MANHÃS EM FESTA"



No passado dia 13 de Junho, pelas 10 horas, no Centro Escolar de Alter do Chão, decorreu a cerimónia de entrega de prémios aos alunos da turma vencedora do "Desafio Manhãs em Festa", 4.º ano de escolaridade Turma E da Prof.ª Beatriz Gil, e da menção honrosa à Turma D do 3.º ano de escolaridade da Prof.ª Maria José Branquinho.

No evento estiveram presentes, a Dr.ª Rosária Pires (Delegada de Saúde e Coordenadora do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável - PRAPAS), a Dr.ª Rita Torres (colaboradora do PRAPAS/Nutricionista/Saúde Pública), a Dr.ª Hortense (colaboradora do PRAPAS/Técnica de Saúde Ambiental), a diretora do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, Prof.ª Ana Marques, a Prof.ª Paula Amaral (Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual do Agrupamento), Dr. Fernandino Lopes (Câmara Municipal de Alter do Chão), Dr. Balcão (Delegado de Saúde de Alter do Chão), e a Enfermeira Ana Paula Fernandes da UCC Alter- Saúde Escolar, principal responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Foram entregues certificados e lembranças a todos os alunos participantes e respectivas professoras.

Graças à participação dos alunos e por ter sido eleito vencedor o painel "Super Pequeno-almoço - são servidos?" o Centro Escolar de Alter do Chão dispõe agora de uma mesa de ténis para usufruto dos alunos.



ULSNA

Município de Cantanhede manifestou pesar pelas vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Cantanhede cumpriu hoje um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios que lavram desde sábado em vários concelhos da região centro.
Foi às 13h00 de hoje que, por indicação do executivo camarário, os funcionários dos serviços a funcionar nos Paços do Concelho se concentraram na porta principal do edifício, onde participaram na manifestação simbólica pelos que perderam a vida naquele fatídico acontecimento.
Entretanto, a Câmara Municipal de Cantanhede aprovou na sua reunião ordinária de ontem, 20 de junho, por unanimidade, “um profundo e sentido voto de pesar dirigido aos familiares dos que faleceram nas trágicas circunstâncias que se conhecem do devastador incêndio de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera”.
A proposta apresentada nesse sentido pelo presidente da autarquia refere que “perante a dimensão desta tragédia sem precedentes no país, há um sentimento de forte consternação nesta manifestação de pesar e de solidariedade para todos quantos de algum modo foram vítimas de tão terrível ocorrência”.
Dando “testemunho da mágoa sentida pela população do concelho de Cantanhede sobre os efeitos devastadores do incêndio de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera”, o texto enaltece ainda “o espírito de fraternidade das pessoas e entidades que abnegadamente se envolveram em ações de socorro, auxílio e apoio às vítimas”.

Ministra da Justiça revelou que todas as autópsias já foram concluídas

Resultado de imagem para Ministra da Justiça revelou que todas as autópsias já foram concluídas
A ministra da Justiça revelou esta quarta-feira que o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) já concluiu todas as autópsias aos cadáveres recolhidos durante a tragédia de Pedrógão Grande, embora alguns desses corpos estejam ainda por identificar.
Em declarações à agência Lusa, após deslocar-se às instalações do Instituto de Medicina Legal em Coimbra para fazer um "balanço da atividade" do INML no seguimento das mortes ocorridas nos incêndios, Francisca Van Dunem congratulou-se com o facto de o INML ter realizado todas as autópsias "num tempo recorde" de 48 horas, mais precisamente entre a madrugada de segunda-feira e às 04:00 de hoje.
Segundo a ministra, a conclusão deste trabalho só foi possível graças a uma "enorme coordenação" dos serviços do INML, que juntou pessoas e que "funcionou 24 horas sobre 24 horas".
"É manifesto que havia aqui pessoas em estado de exaustão completa porque estavam a trabalhar há mais de 24 horas, conseguindo fazer as autópsias de acordo com todas as regras exigidas por esta arte".
Francisca Van Dunem referiu que na madrugada de hoje estavam as autópsias "todas concluídas", mas que ainda há cadáveres depositados no INML em Coimbra porque ainda falta resolver o problema da identificação.
"A identificação está a ser um trabalho em colaboração com a Polícia Judiciária", adiantou a ministra, esclarecendo que essa "identificação judiciária" resulta quer do reconhecimento dos corpos através de familiares das vítimas, quer de informações recolhidas localmente pela PJ sobre os automóveis em que as pessoas estavam ou outros elementos de natureza médico-legal como altura e idade aproximada das vítimas.
De acordo com a ministra, outros fatores podem ainda ajudar a PJ a identificar as vítimas autopsiadas. Admitiu que também houve recurso a testes ADN e ao reconhecimento através dos dentes das vítimas.
Quanto aos cadáveres cuja identificação ainda não está determinada, Francisca Van Dunem explicou que caso as famílias apareçam a reclamar os corpos será possível extrair material genético para, depois, se realizar o processo de comparação nos casos em que haja dúvida.
Essas amostras dos familiares podem ser recolhidas desde que os familiares se desloquem à delegação do INML mais próximo da sua residência, indicou a ministra.
Francisca Van Dunem disse ainda à Lusa que foram criados sete postos móveis - Castanheira de Pera, Avelar, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Ansião, Góis e Pampilhosa da Serra - que permitem que as pessoas que perderam documentos durante os incêndios possam ali tirar o cartão do cidadão.
"Em todos estes sítios foram criados postos móveis onde as pessoas se podem dirigir para tirar os documentos", disse Francisca van Dunem.
Para responder aos problemas das pessoas que perderam veículos, alguns deles agrícolas, durante os incêndios e que pretender proceder ao abate dos mesmos, a ministra garantiu que o seu ministério está a trabalhar no sentido de "rapidamente ter um processo simplificado de registo de abate" de veículos, que também poderá ser feito nos postos móveis onde presentemente se podem tirar novos documentos.
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e foi dado como dominado na tarde de hoje provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.
O fogo começou em Escalos Fundeiros, e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.
Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.
Este incêndio já consumiu cerca de 30.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais

Fonte/Foto; Lusa

Incêndio em Pedrógão: as respostas do IPMA e GNR ao primeiro-ministro

Resultado de imagem para Incêndio em Pedrógão: as respostas do IPMA e GNR ao primeiro-ministroA GNR diz que a estrada EN-236-1, onde várias pessoas morreram por causa do fogo, foi atingida de "forma totalmente inesperada, inusitada e assustadoramente repentina, surpreendendo todos". O IPMA também já respondeu ao Governo. Em carta enviada ao primeiro-ministro, o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera afirma que a "dinâmica" gerada pela conjugação entre incêndio e instabilidade climatérica, no sábado, em Pedrógão Grande, gerou no terreno condições excecionais para a propagação das chamas.
O primeiro-ministro exigiu respostas ao que aconteceu em Pedrógão Grande, e as respostas são agora conhecidas.
Em relação ao não encerramento da estrada EN 236-1, o Coronel José Luís Lopes Pereira, da GNR, escreve que "não havia qualquer indicador ou informação que apontasse para a existência de um risco potencial ou efetivo em seguir" por essa estrada "em qualquer dos sentidos".
A GNR diz que "considerando a aproximação do fumo e fogo, cortaram a circulação no IC 8, cerca das 18h50. Passado algum tempo, tornando-se insustentável, pela evolução do incêndio, permanecer no mesmo local, a força da GNR foi forçada a recuar para a zona de confluência do referido IC com a EN 236-1, mantendo-se, no entanto, no IC8, garantindo o corte do itinerário no sentido Oeste - Este."
Resultado de imagem para Incêndio em Pedrógão: as respostas do IPMA e GNR ao primeiro-ministro
A guarda admite depois que "o trânsito proveniente de Oeste passou a ser encaminhado para a passagem superior, existindo ali três opções para os automobilistas: retroceder pelo mesmo IC em direção a Oeste; tomar a EN 236-1 em direção a Figueiró dos vinhos; ou a EN 236-1 em direção a Castanheira de Pera". Ou seja, a estrada onde morreram várias pessoas nunca foi encerrada.
No documento enviado ao primeiro-ministro, a GNR alega no entanto que "o acesso à EN 236-1 se faz a partir de múltiplos locais, muitos deles provenientes de pequenas localidades e propriedades existentes nas proximidades e não apenas a partir do IC 8".
No comunicado lê-se ainda que "apesar das dificuldades nas comunicações, a Guarda manteve em toda a área o socorro e apoio às populações, tendo em conta os múltiplos focos de incêndio e as povoações e casa em risco".
Acrescenta a Guarda Nacional Republicana que "durante o período em análise (...) a zona foi alvo de condições meteorológicas verdadeiramente anómalas e adversas, com trovoadas secas e ventos intensos, que provocaram múltiplos focos de incêndio e propagações galopantes e imprevisíveis".
Termina o Coronel José Pereira a afirmar, na carta, que "foi no contexto deste fenómeno invulgar que terão ocorrido os fatídicos acontecimentos da EN 236-1, uma vez que o fogo terá atingido esta estrada de forma totalmente inesperada, inusitada e assustadoramente repentina, surpreendendo todos, desde as vítimas aos agentes de proteção civil, nos quais se incluem os militares da Guarda destacados para o local".
IPMA fala em condições excecionais para a propagação das chamas
Também hoje foi conhecida ao pormenor a resposta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Em carta assinada pelo presidente, Jorge Miguel Miranda, o IPMA diz que existiram "condições excecionais que determinaram situações no terreno de excecional gravidade".
Quais? O presidente do IPMA afirma que essas situações execionais foram "o resultado da conjungação da dinâmica do próprio incêndio e dos efeitos da instabilidade atmosférica, gerando ´downburst`, ou seja, vento de grande intensidade que se move verticalmente em direção ao solo, que após atingir o solo sopra de forma radial em todas as direções".
Diz este responsável que este fenómeno "é por vezes confundido com um tornado e tem um grande impacto em caso de incêndio florestal por espalhar fragmentos em direções muito diversas".
No documento lê-se ainda que "o sistema de previsão meteorológico para as condições de superfície funcionou de forma correta, dentro das margens de erro expectáveis, definindo o quadro sinóptico de tempo muito quente, com temperaturas máximas muito elevadas, próximas dos 40º".
De acordo com o IPMA, "os níveis de avisos emitidos estavam de acordo com as regras fixadas entre o IPMA e a ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil).
A carta enviada ao primeiro-ministro termina com a informação de que "esta situação tão complexa e excecional está a ser objeto de um estudo aprofundado" que será enviado ao Governo quando estiver terminado.

Fonte: RTP Notícias
Foto: Reuters

Febres: Marchas S. João

Cartaz das Marchas de São João, a realizar-se no próximo dia 23 de junho pelas 21h30 na Praça Florindo José Frota.

ADASCA promove Excursão a BELMONTE dia 26 de Agosto

Caros colegas e amigos,

O programa e ficha de inscrição podem ser consultados e impressos a partir do site www.adasca.pt  entregues na Sede da ADASCA nas datas em que decorre sessão de colheitas de sangue.

J. Carlos


Airbus anuncia el nacimiento en México del primer operador móvil virtual de banda ancha de seguridad pública



por Yesica Flores
El operador móvil virtual de Airbus creará nuevas oportunidades de negocio en el sector de seguridad pública en México vía la red compartida
• La evolución de la red nacional de radiocomunicación Tetrapol da certidumbre al futuro de las comunicaciones de misión crítica para seguridad pública; la operación del servicio de emergencias 911 y protección civil
• Airbus seleccionó a Nokia como socio tecnológico

Ciudad de México, 21 Junio 2017 – Airbus Secure Land Communications (SLC), empresa proveedora de la tecnología para la Red Nacional de Radiocomunicación de Misión Crítica Tetrapol del estado mexicano, da a conocer el nacimiento del primer operador virtual de seguridad pública cuyo objetivo es ofrecer soluciones de Secure Mobile Virtual Network Operator (S-MVNO) diseñado específicamente para operar en la red compartida. Nokia será el socio tecnológico.
Airbus SLC cuenta con una enorme experiencia en el terreno de seguridad pública y protección civil en el país. Actualmente, la Red Nacional de Radiocomunicación de Misión Crítica Tetrapol, mejor conocida como la red IRIS, da servicio de radiocomunicación encriptada a más de 200,000 usuarios entre los que destacan la Policía Federal; el Órgano Administrativo Desconcentrado de Prevención y Readaptación Social (OADPRS); los 32 estados de la República Mexicana y alrededor de 200 municipios.
Fred Gallart, CEO de Airbus SLC para México y América Latina, comentó: “Airbus SLC planea ser operador de S-MVNO cuando la red compartida esté lista. Esta alianza tecnológica con Nokia es muy benéfica para entidades de seguridad pública en los tres niveles de gobierno que ya están utilizando la Red Nacional de Radiocomunicación de Misión Crítica Tetrapol del Estado Mexicano, también garantiza que la inversión acumulada por más de $10,000 millones de pesos que han hecho diferentes gobiernos mexicanos en los últimos 17 años en Tetrapol pueda migrar paulatinamente hacia LTE y al futuro S-MVNO”.
“Estamos muy complacidos de haber sido elegidos como el socio tecnológico de Airbus SLC para su futuro servicio como S-MVNO. Nokia proveerá una solución completa end-to-end para seguridad pública, con servicios especializados como el despliegue de cuartos de control, seguridad, gestión de dispositivos e implementación de celdas tácticas. Apoyado en la cobertura nacional LTE y el Core Network de última generación de la red compartida, proporcionados por Nokia, Airbus SLC se convertirá en el primer operador móvil virtual especializado en seguridad (S-MVNO)”, comentó Marcelo Entreconti, director de ventas en Nokia para empresas y gobierno en Latinoamérica.
De esta forma, Airbus SLC garantiza y fortalece la evolución y la transformación de la red IRIS que actualmente cubre el 85% de la población; el 75% de las carreteras y el 50% del territorio nacional. La cobertura de la red IRIS es una de las más importantes en el país, comparándose y superando en algunas zonas de la República Mexicana la cobertura de las principales redes celulares privadas.

Airbus
Airbus es líder mundial en aeronáutica, espacio, defensa y servicios relacionados. En 2016 generó unos ingresos de 67.000 millones de euros con una plantilla de unos 134.000 empleados. Airbus ofrece la más completa gama de aviones de pasajeros de entre 100 y más de 600 plazas. Airbus es también líder europeo en el suministro de aviones de reabastecimiento, de combate, de transporte y de misión; y es la mayor empresa espacial en Europa y la segunda en el mundo en el sector del espacio. Además, Airbus proporciona las soluciones más eficientes del mundo para helicópteros civiles y militares.

Secure Land Communications (www.securelandcommunications.com)
Secure Land Communications (SLC), unidad de negocio de Airbus, desarrolla, instala y mantiene redes de radiocomunicaciones móviles profesionales y terrestres (PMR/LMR) basadas en las tecnologías Tetra, Tetrapol y P25, y ofrece una amplia gama de soluciones y dispositivos de radio a sus clientes de todo el mundo. Su oferta también incluye soluciones de banda ancha críticas para las misiones basadas en estándares 3GPP y centros de llamadas de emergencia (911/112). SLC es un líder en PMR con más de 280 redes de radiocomunicación desplegadas en más de 74 países, y lidera en EE. UU. el segmento de centros de llamadas de emergencias (911) con la solución VESTA 911, que da servicio a más de un 60% del mercado. SLC emplea a cerca de 1.700 personas en 19 países.

Incêndio de Pedrogão dominado

Resultado de imagem para Incêndio de Pedrogão dominado
Maiores dificuldades ainda em Góis e na zona de Pampilhosa da Serra.
Está dominado o Incêndio de Pedrogão Grande, num perímetro de 107 km.
"Um dos passos que foi dado hoje e que é dado em cada um dos municípios [Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera] é a constituição de equipas entre o Governo (...) e as câmaras, uma equipa em cada concelho, para fazer no prazo máximo de dez dias, até ao final da próxima semana, o levantamento completo dos prejuízos e as medidas concretas para adotar no terreno", afirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Governo cria fundo financeiro
O ministro do Planeamento disse hoje que vai ser criado um fundo financeiro a partir da solidariedade dos portugueses para apoiar a reconstrução das habitações e da vida das pessoas afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande. "Amanhã [quinta-feira], em Conselho de Ministros, já faremos a aprovação da constituição desse fundo e já acordámos com Pedrógão Grande e com os outros municípios" (Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra), afirmou o ministro do Planeamento e das Intraestruturas, Pedro Marques, em frente aos Paços do Concelho de Pedrógão Grande.
Quatro aldeias a salvo
Habitantes de quatro aldeias do concelho de Góis que tinham sido evacuadas devido ao incêndio que lavra desde sábado regressaram ao início da tarde de hoje às suas casas, informou o comandante das operações de socorro, Carlos Tavares.
Incêndio de Góis perde força
Há duas frentes ativas, os bombeiros contam com reativações à conta do aumento da temperatura e do vento. Carlos Tavares, do Comando Nacional de Proteção Civil diz está a contar com a entrada de humidade, por volta das 18h, 19h e que o incêndio ficará dominado "o mais rápido possível".
Número de feridos sobre para 204, 179 de Pedrogão e 25 em Góis

Fonte: TSF/Lusa

Hora de Fecho: Em direto/ Incêndios. PJ vai chamar Liga dos Bombeiros

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Incêndio de Pedrógão está controlado. Perímetro de área afectada é de 107 km. Jaime Marta Soares garantiu que o fogo de Pedrógão Grande teve origem criminosa. PJ vai ouvir-lo.
Por detrás dos números, os rostos de quem sucumbiu ao fogo em Pedrogão Grande. Entre as vítimas, há um bombeiro herói, o bebé Rodrigo e duas adolescentes ginastas. Eis as suas histórias.
Na comissão de Agricultura há duas propostas para que o debate e a aprovação dos diplomas sobre a floresta sejam feitos até 19 de julho. Mas nem todos acham prudente.
O diário espanhol escreve esta quarta-feira que "gestão desastrosa da tragédia" pode colocar um ponto final na carreira política do Primeiro Ministro.
Portugal joga esta tarde uma cartada fundamental na Taça das Confederações frente à Rússia, num jogo a contar para a segunda jornada do grupo A onde só a vitória interessa após o empate com o México.
Juízo de Instrução Criminal de Lisboa decidiu enviar os autos da Operação Fizz para julgamento em relação a todos os arguidos. Defesa de Manuel Vicente contesta que o n.º 2 de Angola vá ser julgado.
O IAVE vai enviar para a Inspeção de Educação e para o Ministério Público dados sobre a alegada fuga de informação no exame nacional de Português. O Expresso divulga o audio que circulou nas redes.
A FNE fala em centenas de escolas encerradas. Fenprof afirmou que estão a ser "cometidas ilegalidades" em várias escolas no que diz respeito aos os serviços mínimos convocados para esta quarta-feira.
O dia que marca o solstício de verão é, simultaneamente, data de outras efemérides. Estes são alguns dos acontecimentos que marcaram o dia 21 de junho em diferentes anos.
As pesquisas de beleza já ultrapassam as de carros ou electrónica e a verdade é que estão a mudar o próprio mercado. Veja o que reina em Portugal, segundo dados avançados pela Google.
Startup portuguesa de alojamento de estudantes venceu a categoria de "Melhor Plataforma" dos prémios The Europas, promovidos pela publicação digital tecnológica TechCrunch. 
Opinião

Rui Ramos
Os oligarcas não querem que se “faça política” com a tragédia. Mas se não “fizermos política” com a morte evitável de 64 pessoas, para que serve a política? Só para festejar vitórias na Eurovisão?

Luís Aguiar-Conraria
Se a sociedade valoriza as florestas, mas o mercado não remunera os serviços florestais, estamos perante uma falha de mercado que deve ser paga com os nossos subsídios.

Maria João Marques
A solução é agilizar (ou eliminar) licenciamentos de negócios rurais. Flexibilizar os PDM, que tantas vezes obrigam a usos de terrenos decididos em gabinetes, desadequados aos locais e à sua economia.

Laurinda Alves
Como chegamos aqui e como sair daqui? Como superar a desgraça e como evitar novos sofrimentos? Pode não haver respostas imediatas, , mas o ‘como?’ tem que ser perguntado e repetido, senhor Presidente.

Rui Ramos
Dão-nos lições sobre o aquecimento global, e depois não conseguem controlar um fenómeno que se repete cada ano, nas mesmas condições, como os fogos florestais. O vazio de liderança política é óbvio. 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa