Helena Teodósio, Presidente da CM de Cantanhede, Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da INOVA e Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal apresentaram, na tarde de quinta-feira, a EXPOFACIC 2018.
A autarca mirense congratulou-se com a continuidade de "uma inovação alicerçada em 4 eixos, desde há muito: a música, a gastronomia, os negócios e as exposições".
Definindo, nas suas palavras, o cartaz de espetáculos como "do melhor que há pelo país"; Helena Teodósio congratulou-se com o facto de haver um "reforço nas exposições" e a continuidade de uma "Festa da cultura" que, tem conhecido um crescimento assombroso ao longo dos tempos.

Coube a Idalécio Oliveira a apresentação formal da Feira. Foi ele quem apresentou um cartaz que classificou de "luxo", onde pontificam nomes como James Arthur, The Waterboys, The Dire Strais Experience, José Cid, Ana Moura, Miguel Araújo e, claro está, os residentes Tony Carreira, que comemora 30 anos de palco e os Xutos & Pontapés, agora sem Zé Pedro, mas com as mesmas canções e os mesmos sons que todos gostam de ouvir!
Um evento de "caráter transversal às idades", como foi definido, a EXPOFACIC contará, novamente, com seis linhas especiais de autocarros que conjugarão Coimbra, Figueira da Foz, Praia da Tocha, Aveiro, Praia de Mira e Águeda à Cantanhede. As partidas acontecerão pelas 19:00, 20:00 e 21:00 horas e as voltas estão agendadas para 01:45, 03:00 e 05:00 horas.
Serão 11 dias ininterruptos (de 26 de Julho a 5 de Agosto), onde estarão à disposição de todos, números gigantescos para um país da dimensão de Portugal e um Concelho da dimensão de Cantanhede. Senão vejamos: serão 95.000 m2 de área total, 600 espaços, 500 expositores, 7 palcos, 47 tasquinhas, 11 jardins, 18 espaços/stands cedidos a escolas e instituições de saúde, 63 artesãos, 5 exposições temáticas, onde se destaca, claramente, a que dará a todos a noção do que foi o Titanic... e, mais... muito mais!
A apresentação pode dar a todos uma noção do que se passará (principalmente para quem já esteve numa EXPOFACIC), mas estar lá, presenciar in loco, sentir o pulsar de toda a máquina organizativa, dará aos milhares e milhares de visitantes daqueles 11 dias, a clara imagem de um município que, teimosamente, faz por crescer e uma Feira que é sustentável por si só, "não necessitando de apoios camarários", como afirmou a autarca.
Se a isso tudo juntarmos a sustentabilidade ambiental a que esta Feira une-se neste momento, chega-se à conclusão de que os olhos estão postos no futuro, já hoje!
Agora, é só agendar, ir, voltar e sentir cada dia e cada noite que a EXPOFACIC terá para oferecer de bom... à toda a família!
Jornal Mira Online