sexta-feira, 25 de março de 2022

Covid-19: 75.276 novos casos e 137 óbitos registados na última semana em Portugal

Nos últimos 7 dias registaram-se 75.276 novos casos confirmados de covid-19 e 137 óbitos. O R(t) volta a ficar abaixo de 1.

Em resumo:

  • Novos casos confirmados nos últimos 7 dias: 75.276 (- 3.189)
  • R(t): 0,97  (Recorde-se que o R(t) é um indicador de quantas pessoas pode infetar uma pessoa com covid-19. Assim sendo, um R(t) superior a um significa que um infetado está a originar, em média, mais um caso de infeção)
  • Internamentos: 1.164 (+ 24)
  • Internamentos em cuidados intensivos: 64 (- 2)
  • Óbitos ocorridos nos últimos 7 dias: 137 (+ 13)
  • 92% da população com vacinação completa; 60% da população com vacinação de reforço.

Região do país com:

  • Número mais elevado de casos confirmados nos últimos 7 dias: Região de Lisboa e Vale do Tejo29.643 (- 2.301)
  • Número mais elevado de internamentos: Região de Lisboa e Vale do Tejo452 (+ 4)
  • Número mais elevado de internamentos em unidade de cuidados intensivos: Região Norte, 23 (- 1)
  • Número mais elevado de óbitos: Região de Lisboa e Vale do Tejo, 46 (+10)

*As comparações dos dados fornecidos pelo Relatório de Situação, relativo à Covid-19, divulgado pela Direção-Geral da Saúde fazem-se com base nas variações semanais.

Madremedia

BÉLGICA| EUA e UE anunciam acordo para reduzir dependência de energia russa

Estados Unidos e União Europeia anunciaram uma nova parceria para reduzir a dependência da Europa das energias fósseis provenientes da Rússia.

Em Bruxelas, o presidente norte-americano afirmou que Vladimir Putin usa a energia para "coagir e manipular os vizinhos" e recorre aos lucros para financiar a "máquina de guerra".

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos:"Os Estados Unidos felicitam a poderosa declaração feita pela União Europeia no início do mês, comprometendo-se com a rápida redução da dependência do gás russo. Hoje assinámos um plano conjunto para esse fim, acelerando ao mesmo tempo o progresso para um futuro energético limpo."

Biden comprometeu-se a reforçar os fornecimentos de gás natural liquefeito à Europa em 15 mil milhões de metros cúbicos ainda este ano.

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia:"Como sabem, pretendemos reduzir a dependência dos combustíveis fósseis russos e mesmo livrar-nos dela. E isso só pode ser conseguido por esta via, com o investimento em renováveis, mas também com fornecimentos adicionais de gás, incluindo gás natural liquefeito. Por isso queremos, como europeus, diversificar-nos para longe da Rússia e na direção de fornecedores nos quais confiamos, que são nossos amigos e fiáveis."

Biden e Von der Leyen anunciaram também um novo acordo para a transferência de dados pessoas entre o bloco comunitário e os Estados Unidos.

Fonte:euronews

PEÇA “AQUELES TRISTES DIAS” FOI CANCELADA. Iniciativa integrava a programação do Dia Mundial do Teatro


A Câmara Municipal de Silves informa que a peça “Aqueles Tristes Dias”, agendada para o próximo domingo à noite (27 de março), no Teatro Mascarenhas Gregório, foi cancelada por motivos de saúde de dois dos elementos do grupo.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados e informa que a peça será reagendada para data a anunciar oportunamente.

Relembramos que a iniciativa integrava a programação do Dia Mundial do Teatro.

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS É PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL NACIONAL


O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial nacional. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou o pedido de registo do evento no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial apresentado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. A decisão foi dada a conhecer esta sexta-feira, 25 de março.
O anúncio da DGPC destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade.”

Na ficha de património imaterial pode ler-se “que a singularidade da festa consiste” no facto de serem dois homens a desempenhar os papéis de Rei e Rainha, na existência de uma “dinastia” dos títulos dos reis, na matrafona como fenómeno social e coletivo, no ritual de chegada dos Reis à Estação Ferroviária e na entrega das chaves da Cidade.
O registo realça, ainda, o envolvimento e participação da comunidade na produção e reprodução da festa, “quer pela forte participação das associações carnavalescas ou foliões na festa, quer pelo investimento canalizado pelos indivíduos na seleção/preparação ou aquisição da máscara/fantasia e reforço de redes de sociabilidade no seio dos grupos e comunidade.”

O reconhecimento das celebrações carnavalescas surge quando começam a ser preparadas as comemorações dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras. O plano que irá assinalar a efeméride foi apresentado no passado dia 17 de fevereiro, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Recorde-se que o equipamento promove o desenvolvimento de práticas artísticas e da criatividade como forma de inclusão social e assume a missão de salvaguardar e divulgar o espólio documental e artístico relacionado com o Carnaval de Torres Vedras.

MUNICÍPIO DE SILVES PAVIMENTOU OS ARRUAMENTOS DA VENDA NOVA

O Município de Silves concluiu a execução da empreitada de pavimentação dos arruamentos da Venda Nova, na freguesia de Silves. O investimento ascendeu a 40 mil euros, envolvendo a pavimentação em betuminoso, a drenagem pluvial e a sinalética vertical e horizontal.




A obra insere-se na estratégia mais vasta da reabilitação da rede viária e arruamentos, bem como do reforço das condições de mobilidade, segurança e níveis de bem-estar da população.

MUNICÍPIO DE SILVES ADQUIRIU UNIDADE PESADA DE RASTOS PARA MANUTENÇÃO DA REDE VIÁRIA MUNICIPAL E APOIO AO SISTEMA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL


Tendo em vista dotar os serviços operacionais a autarquia com equipamento diferenciado nos seus meios e recursos, o Município de Silves adquiriu, recentemente, uma nova unidade pesada de rastos. Este investimento, na ordem dos 116.200 euros, impulsionará fortemente o trabalho a desenvolver na abertura e manutenção de caminhos e vias na extensa área florestal e rural que caracteriza o concelho.

De referir que, no âmbito da Proteção Civil, esta nova unidade, uma KOMATSU EX65, permitirá a abertura de caminhos florestais, encontrando-se também apta para o apoio direto a operações de proteção civil, entre as quais intervenções preventivas em infraestruturas de defesa da floresta contra incêndios (DFCI), intervenção em catástrofe e apoio ao combate direto em incêndios rurais.

O município passa, assim, a dispor de duas unidades pesadas de tipologia D6 e de uma unidade da tipologia D4, que permitirão uma resposta mais eficaz na manutenção da rede viária municipal e no sistema municipal e regional de proteção civil.

QUEM É QUEM: JORGE ANJINHO AEGP, LDA. CONHEÇA O ATELIER AQUI!

NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Jorge Anjinho AEGP, Lda.

Isabel Maria de Moura Anjinho Marques dos Carvalhos. Membro efectivo da Ordem dos Arquitectos n.º 8685. Membro efectivo sénior da Ordem dos Engenheiros n.º 34638 (Colégio de Civil). Mestrado em História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concluído em 25 de Fevereiro de 2009, com a classificação final de Muito Bom. Investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre Janeiro de 2010 e Janeiro de 2014. O resultado da investigação sobre “A Fortificação de Coimbra” consta de livro digital no Estudo Geral da Universidade de Coimbra.

Em Setembro de 1987 ingressou no gabinete de projectos “Jorge Anjinho, Lda.”, onde prestou apoio à planificação e acompanhamento de obras em regime de part-time. A partir de Agosto de 1990, já com o curso de Engenharia Civil concluído, passou a integrar a tempo inteiro os quadros da firma. A partir de 1999, com o curso de Arquitectura concluído, passou a coordenar esta especialidade no gabinete, continuando no entanto a executar diversas especialidades de engenharia civil. Comissariado da Exposição dos 70 anos do Diário de Coimbra, apresentada em 2000 ao público na Sala da Cidade (antigo refeitório do Mosteiro de Santa Cruz), e inaugurada a 23 de Maio de 2000 por sua Ex.ª o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Em 2003 passou a ser sócia gerente do referido gabinete de projectos, redenominado “Jorge Anjinho, arquitectura, engenharia e gestão de projectos, Lda.” (ou “Jorge Anjinho, AEGP, Lda.”), até ao fim de 2009, onde coordenou a especialidade de arquitectura, para além de executar também projectos de especialidades.

Membro, de 2000 a 2004, do Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra (NARC), órgão regional da Ordem dos Arquitectos. A partir de Janeiro de 2010, deixou de ser sócia gerente da referida empresa para se dedicar a tempo inteiro a doutoramento na F.L.U.C., com o tema “A Fortaleza de Coimbra”, mantendo, no entanto, as responsabilidades e direitos de autor anteriormente adquiridos pela produção da empresa “Jorge Anjinho, AEGP, Lda.”, no âmbito da sua participação na referida empresa, de que se manteve sócia. Investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre Janeiro de 2010 e Janeiro de 2014. Em 2015 cria a empresa IdemIbidem, UP. Lda., unipessoal, que com um objectivo mais alargado de intervenção na área patrimonial, exerce, igualmente, a sua actividade na área dos serviços de arquitectura e engenharia.
José Luís Borralho Marques dos Carvalhos. Fez a sua formação no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Em Janeiro de 1986 ingressou no gabinete de projectos “Jorge Anjinho Lda”.
A partir de 1999, após o falecimento do Fundador, passou a gerir a empresa.
Em 2003 passou a ser, também, sócio do referido gabinete de projectos redenominado “Jorge Anjinho, arquitectura, engenharia e gestão de projectos Lda” (ou Jorge Anjinho AEGP Lda), continuando a desenvolver a sua actividade na área das especialidades e fiscalizações.

Projectos:
Reabilitação e Ampliação do Lar de Idosos da Associação de Solidariedade Social “A Casa do Juíz”
Coimbra – 2015

Remodelação de Colégio Rainha Santa Isabel
Coimbra – 2005

Projecto de Reabilitação do Edifício da Antiga Hospedaria Seiscentista do Mosteiro de Santa Maria de Celas
Coimbra – 2002
Fonte: anteprojectos

Festival Arte(S)em Palco decorre de abril a julho em todas as localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz


A segunda edição do Festival Arte(S)em Palco vai abrir no dia 2 de abril, pelas 17h, com um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. Intitulado “De Hollywood à Filarmónica”, neste concerto com direção musical de António Menino vão ser interpretadas as grandes obras musicais e algumas das mais famosas partituras de filmes de Hollywood e da Broadway.
O Festival Arte(S)em Palco tem entrada livre, decorre nos meses de abril a julho e é promovido pela Bolsa D’Originais Associação Cultural, com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e das juntas de freguesia do concelho e o patrocínio da Direção Geral das Artes. O programa integra 16 espetáculos musicais, de teatro e de marionetas e pretende levar a cultura ao público mais isolado e envelhecido com atuações em todas as localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz.
O Quas’In Modus – Quinteto de Sopros vai apresentar dois concertos, proporcionando aos espetadores uma viagem pelos sons do continente americano, numa fusão da música erudita com o jazz e o tango. Este grupo composto por Catarina Rebelo (clarinete), Sandra Ochoa (fagote), Daniela Marques (flauta), Daniela Pinhel (oboé) e Filipe Bernardo (trompa) vai atuar no dia 2 de abril, às 21h30, no Centro Cultural Caridadense 1º de Maio, na Caridade, e no dia seguinte, pelas 16h, no Centro de Recreio e Convívio Maria Gabriela Leónidas, em Santo António do Baldio.
No dia 9 de abril o Quarteto de Cordas Intermezzo vai tocar às 17h na Igreja Matriz de São Pedro do Corval. Neste concerto, o grupo formado por Luís Rufo (violino), Susana Nogueira (violino), André Penas (violeta) e Samuel Santos (violoncelo) vai apresentar um repertório com obras dos períodos Barroco, Clássico e Romântico, de compositores como Mozart, Haydn, Vivaldi e Bach.
O Dueto de Guitarras de Évora, composto por José Farinha (guitarra clássica) e João Macedo (guitarra clássica), propõe um programa eclético, incidindo na cultura musical de Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina, México e Japão, com músicas de Astor Piazzolla, Silvestre Fonseca, Blas Sanchez, Celso Machado, Ferdinando Carulli, entre outros. Este dueto vai tocar no dia 7 de maio, às 18h30, no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, e no dia seguinte, pelas 17h30, no jardim público de Perolivas.
“Histórias do 25 de Abril” com Mauricio Rebocho e Versátil Ensemble é um espetáculo de marionetas de luva com uma vertente pedagógica, mas dirigido a todas as idades, que tem como personagem principal o Zé Povinho em peripécias divertidas clamando sempre pela justiça e pelo direito à liberdade e vai ser apresentado no dia 21 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e Recreativo da Barrada e no dia seguinte, pelas 18h30, no Largo da Igreja do Carrapatelo. O espetáculo com Mauricio Rebocho nas marionetas tem seis músicos em palco, nomeadamente Daniela Pinhel (oboé), Hélio Ramalho (trompete), Bruno Martins (contrabaixo), Nelson Conde (viola campaniça), Vasco Ramalho (percussão) e Joana Godinho (voz), que ao longo da história dão vida ao enredo interpretando músicas alusivas à época de cantores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Paulo de Carvalho.
O Centro de Recreio Popular de Motrinos recebe no dia 3 de junho, às 21h30, o Ensemble Med com o concerto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica. O Ensemble Med, formado por Daniela Tomaz (direção artística, adufe e flautas históricas), Sérgio Calisto (viola d’amore a chiavi e moraharpa), Mariana Fabião (voz) e Laurent Sauron (percussão histórica), vai repetir o concerto no dia seguinte, pelas 19h, na Praça Bernardino Cruz, no Campinho.
“Sons do Deserto”, um projeto de criação em coprodução da Companhia TEatroensaio – Teatreia Associação Cultural e da Bolsa D’Originais Associação Cultural, foi construído através da poesia de Ibn-Ammar e de Al-Mutamid e da música de raiz arabista, relembrando o sincretismo cultural que está na base da nossa civilização. Este espetáculo que terá interpretações de Clara Nogueira, Cláudia Lázaro, Inês Leite e Paulo Monteiro, e interpretações musicais de Daniela Pinhel, Joana Godinho, Nelson Conde e Vasco Ramalho, será apresentado no dia 18 de junho, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, e no dia seguinte, à mesma hora, na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz.
O grupo Essências de Marimba vai levar no dia 1 de julho, pelas 21h30, ao Largo da Fonte, no Telheiro, o concerto “Fados e Choros”, com temas imortalizados pela voz de Amália Rodrigues e pelo virtuosismo de Carlos Paredes, passando pela música popular brasileira e compositores como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, mas também por Cabo Verde com as mornas de Cesária Évora. Este espetáculo que terá em palco Tuniko Goulart (violão), Vasco Ramalho (marimba) e João Ferreira (percussão) será repetido no dia seguinte, à mesma hora, no Largo do Cruzeiro de S. Marcos do Campo.
No dia 9 de julho, às 21h30, o Quarteto Chapa 4 sobe ao palco do Centro de Convívio do Outeiro com um programa que inclui diferentes estilos e épocas musicais, como os sons renascentistas e tradicionais, mas também a música erudita. Este grupo formado por músicos profissionais de vários pontos do país, mas que estão sedeados no Algarve, é composto por Bruno Sousa (clarinete), Jorge Macedo (trompa), Miguel Canada (tuba) e Luís Casal (percussão).

A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense vai fechar a segunda edição do Festival Arte(S)em Palco com um concerto às 21h30 no polidesportivo do Outeiro. Este concerto intitulado “Percursos Filarmónicos” tem direção musical de Carlos Bia e um repertório moderno com arranjos de músicas icónicas escritas para orquestras de sopros e bandas filarmónicas e conta com a participação do solista Hélio Ramalho (trompete) que vai interpretar algumas obras da música erudita.

Carlos Manuel Barão

Consagração da Rússia e da Ucrânia liga hoje Vaticano e Fátima

Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco procederá à consagração, durante a tradicional celebração penitencial de Quaresma, a partir das 16h00, enquanto em Fátima estará o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, para presidir à recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, na qualidade de legado pontifício.

Santuário de Fátima, no concelho de Ourém e distrito de Santarém, vai estar na tarde desta sexta-feira, 25 de março, ligado ao Vaticano para a cerimónia de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco procederá à consagração, durante a tradicional celebração penitencial de Quaresma, a partir das 16h00, enquanto em Fátima estará o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, para presidir à recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, na qualidade de legado pontifício.

A consagração, em Fátima, está a ser antecedida, desde a noite de quinta-feira, por uma vigília de jovens, entre elementos de congregações religiosas, Missão País, grupos da pastoral juvenil diocesana das dioceses do Centro, CNE (Corpo Nacional de Escutas) e colégios católicos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estão a realizar uma peregrinação pela diocese da Guarda até ao início do mês de abril, foram deslocados para Fátima para este momento de oração.

Esperado em Fátima na tarde de hoje é o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, na quinta-feira, disse que “é muito importante que os vários responsáveis portugueses, que têm estado sempre alinhados, continuem alinhados em relação à Ucrânia”.

“Amanhã [hoje] irei à consagração em Fátima, feita em simultâneo com a consagração pelo Papa Francisco, a meio da tarde. É, no fundo, uma consagração pela paz e um apelo à paz universal”, disse o chefe de Estado, acrescentando que “o corpo diplomático também foi todo ele convidado”.

Há ainda alguma expectativa quanto à possível presença na Cova da Iria de um grande número de ucranianos, bem como de membros da comunidade russa em Portugal, para assistirem à cerimónia que se realizará na Capelinha das Aparições.

Na oração da consagração da Rússia e da Ucrânia, antecipada na quarta-feira pelo Vaticano, o papa Francisco considera que os homens esqueceram “a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais”.

“Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo”, adianta Francisco no texto da oração.

“Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; (…) mostrai aos povos o caminho da fraternidade”, são alguns dos apelos que serão deixados naquela oração, na qual o papa Francisco se dirige à Virgem: “Enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz; As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

 

Gouveia e Melo em mensagem aos fuzileiros: “Não quero arruaceiros na Marinha”


O chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), o almirante Gouveia e Melo, fez uma intervenção no Corpo de Fuzileiros onde lembrou os valores militares a propósito da morte do agente da PSP Fábio Guerra.
“Não quero arruaceiros na Marinha; não quero bravatas fúteis, mas verdadeira coragem, física e moral; não quero militares sem valores, sem verdadeira dedicação à Pátria; não aceito quem não perceba que na selva temos que ser lobos, mas em casa cordeiros, pois isso é a verdadeira marca de autodomínio, autocontrole e de confiança dos outros em nós. Nós somos os guerreiros da luz e não das trevas! Quem não agir e sentir isto que parta e nos deixe honrar a nossa farda, o nosso legado de mais de 700 anos de Marinha e de 400 de Fuzileiros”, lê-se numa intervenção escrita à qual a Lusa teve hoje acesso.

Hoje, na largada do submarino Arpão para missões da NATO e da UE, na Base Naval de Lisboa, o Chefe do Estado-Maior da Armada disse aos jornalistas que fez este discurso “para a Marinha toda” e prometeu que a instituição vai tentar perceber “como é que isto pode acontecer dentro de uma força de elite e dentro da Marinha”.

No seu discurso no dia 24, o almirante Gouveia e Melo classificou os acontecimentos da madrugada de sábado como “um ataque selvático, desproporcional e despropositado”.

Os acontecimentos do último sábado já mancharam as nossas fardas independentemente do que vier a ser apurado. O ataque selvático, desproporcional e despropositado não pode ter desculpas e justificações nos nossos valores, pois fere o nosso juramento de defender a nossa Pátria. O agente Fábio Guerra era a nossa Pátria, a PSP e as forças de segurança são a nossa Pátria e nela todos os nossos cidadãos”, vincou.

O CEMA confessou estar “profundamente triste”, adiantando que ligou à família do agente da PSP com “um nó na garganta”.

“Hoje vai a enterrar o agente da PSP Fábio Guerra. Estou profundamente triste. Quando telefonei à família para lhes dar os meus pêsames não sabia o que dizer, não sabia como justificar, como explicar, só uma profunda tristeza e um nó na garganta que me sufocava as palavras”, disse.

“Como explicar a aridez desta morte sem sentido, como explicar que nos eventos que levaram a isto estavam dois homens sob o meu comando, não consegui dizer nada mais que prometer justiça e lutar para que não voltasse a acontecer. Teria sido muito mais fácil e consolador poder ter dito que os meus homens tinham defendido o agente caído na rua, não permitindo que alguém o tivesse agredido cobardemente, já inanimado”, lê-se ainda na intervenção.

Gouveia e Melo vincou que “ver Fuzileiros envolvidos em desacatos e em rixas de rua, não demonstra qualquer tipo de coragem militar, mas sim fraqueza, falta de autodomínio, e uma necessidade de afirmação fútil e sem sentido”.

“Já ouvi vezes demais que não se pode ter cordeiros em casa e lobos na selva, eu digo-vos enquanto comandante da Marinha que se não conseguirem ser isso mesmo, lobos na selva, mas cordeiros em casa, então não passamos de um bando violento, sem ética e valores militares, sem o verdadeiro domínio de nós próprios e, se assim for, não merecemos a farda que envergamos, nem os 400 anos de história dos Fuzileiros”, vincou.

“Enquanto militares, não somos movidos pelo ódio, pela raiva, mas por amor a algo maior que os nossos próprios seres, algo tão superior que estamos sempre prontos a sacrificar-nos por isso. Nestes valores militares não há espaço para o desprezo pela vida alheia, nem pela indiferença e sofrimento alheio, ou para qualquer tipo de crueldade. Quando vejo alguém a pontapear um ser caído no chão, vejo um inimigo de todos nós, dos seres decentes, vejo um selvagem, vejo o ódio materializado e cego, vejo acima de tudo um verdadeiro covarde”, acrescentou.

Na introdução do discurso pode ler-se que “o almirante CEMA tem a certeza de que o Corpo de Fuzileiros e os Fuzileiros não se reveem neste tipo de comportamento e mantém toda a confiança nesta força de elite da Marinha”.

Gouveia e Melo disse ainda que agora “é tempo” de acreditar na justiça, “ajudando a que ela se realize nas instâncias adequadas” de modo que se saiba realmente o que aconteceu.

"Evitando a justiça mediática, ou popular, mas intransigente com a realidade e connosco próprios, pois o que está em causa numa primeira fase será o direito à defesa dos acusados, o direito à presunção de inocência destes até prova em contrário, mas acima de tudo o direito à verdade e justiça para com a morte do agente Fábio Guerra, para com a sua família e para com a sociedade", disse.

O agente Fábio Guerra, de 26 anos, morreu na segunda-feira de manhã, no Hospital de São José, em Lisboa, devido às “graves lesões cerebrais” sofridas na sequência das agressões de que foi alvo no exterior da discoteca Mome.

De acordo com as informações da PSP, no local encontravam-se “quatro polícias, fora de serviço, que imediatamente intervieram, como era sua obrigação legal”, acabando por ser agredidos violentamente por um dos grupos, formado por cerca de 10 pessoas. Os outros três agentes agredidos tiveram alta hospitalar no domingo.

Um dos suspeitos no envolvimento nas agressões, civil, foi terça-feira libertado após ser interrogado pelo Ministério Público e os restantes dois detidos, fuzileiros da Armada, ficaram na quarta-feira em prisão preventiva.

Madremedia

Imagem: DN

84% dos consumidores espera que as marcas tomem uma posição em relação à guerra na Ucrânia


A grande maioria dos consumidores a nível mundial (84%) espera que as marcas tomem uma posição em relação à guerra na Ucrânia, conclui um estudo da GWI, que incluiu a participação de mais de 20 mil internautas de 21 mercados internacionais.

De acordo com as conclusões, 32% dos inquiridos refere que, por vezes, as acções das marcas podem depender das circunstâncias. Contudo, 24% acredita veementemente que as empresas devem sempre fazer algo e que devem dar a conhecer as suas posições e opiniões.

Os dados demonstram ainda que os consumidores valorizam mais respostas com significado (43%) e ajuda prática (40%) do que a suspensão de investimentos (cerca de 33%) ou declarações públicas (27%). Neste sentido, mais de 26% revela ter deixado de comprar a determinada marca por esta não apoiar a Ucrânia.

Silves | INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “FÉRIAS SUPER FIXE – PÁSCOA 2022” ABREM A 29 DE MARÇO


Tem início no próximo dia 29 de março o período de inscrições para o programa de ocupação de tempos livres “Férias Super Fixe – Páscoa”. As mesmas deverão ser efetuadas online, até ao dia 03 de abril, no portal do Município de Silves em: https://www.queroir.pt/ferias-super-fixe---pascoa-2022

As inscrições incluem a oferta de transporte (na EB 2,3 de Armação de Pêra, Junta de Freguesia de SB Messines, Junta de Freguesia do Algoz e nas Piscinas Municipais de Silves), almoço, seguro, t-shirt e acompanhamento de técnicos e monitores qualificados para as várias atividades previstas. O programa decorrerá entre os dias 11 e 14 de abril.

Os participantes deverão utilizar equipamento adequado para as atividades (que decorrerão das 9h00 às 17h00), nomeadamente a t-shirt das “Férias Super Fixe”, fato de treino ou calções, sweatshirt e ténis. Em dia de atividades aquáticas é necessário fato de banho, touca, toalha e chinelos. Também deverão acompanhar-se de um lanche para o meio da manhã e da tarde e água. Deverão trazer ainda, uma máscara identificada que cumpra as normas em vigor, bem como saco identificado para guardar a respetiva máscara e um frasco de solução asséptica de base alcoólica para utilizar sempre que necessário.

Do programa de atividades fazem parte as seguintes iniciativas: jogos coletivos, natação, laser tag, hip hop, cinema super fixe, arborismo e visita à Quinta Pedagógica.

O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para recolha de informações adicionais.

O programa é dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos residentes no concelho de Silves.

 

Silves | TEATRO EM ABRIL NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO


O palco do Teatro Mascarenhas Gregório vai receber em abril duas peças de teatro, dando assim, continuidade à promoção cultural no município de Silves e valorização desta arte como forma de expressão artística.

O pano sobe para a peça “Godot e os outros”, no dia 1 de abril, pelas 21h00, com um espetáculo ousado, a partir da obra de Samuel Beckett que procura incessantemente o desconforto no público. Uma crítica aos dias de hoje, a insuportabilidade da comunicação; a ansiedade de estar sempre "ligado"; a desvalorização do livro e as dúvidas sobre o que fazer com um livro; a provocação do silêncio, da espera, do nada acontecer, do estarmos apenas a olhar.

No dia 2 de abril é a vez de assistir à peça “Já morri mais vezes do que devia”, pelas 21h00, uma representação inquietante sobre os segredos, a mentira e jogos de poder.

O teatro espera por si!

Marinha Grande | JOVENS EMPREENDEDORES VÃO REPRESENTAR CONCELHO EM CONCURSO DE IDEIAS

A Escola Secundária José Loureiro Botas e o CENFIM vão representar o concelho da Marinha Grande com projetos de sustentabilidade ambiental e de realidade virtual, nas categorias de 3º ciclo e ensino secundário / profissional, respetivamente, na fase final do 7.º Concurso Municipal de Ideias, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados.
A fase municipal do concurso, que apurou os representantes do concelho da Marinha Grande, realizou-se no dia 24 de março, no Teatro Stephens, para a apresentação dos projetos de empreendedorismo, tendo contado com a participação de quatro escolas e 39 alunos.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, dirigiu-se aos alunos e professores recordando que “a Marinha Grande é uma terra de empreendedores e que, este concurso, é o primeiro passo para se começar a ser empreendedor, por incutir práticas como o espírito de iniciativa, liderança, criatividade, interajuda e dinamismo”.


A vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, destacou a importância de “ter havido a preocupação da apropriação do território nestas ideias de negócio, muitas das quais foram bem estruturadas”. A vereadora agradeceu aos alunos, professores e direções das escolas envolvidas, pela sua participação e empenho, na elaboração de projetos de empreendedorismo.

As equipas apuradas para o Concurso Municipal foram selecionadas de acordo com os critérios e pontuação constantes no Regulamento da CIMRL e foram avaliadas por um júri constituído pela vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; pela diretora adjunta do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Constança Mendes; e pelo represente do conselho de administração da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio, Agostinho Carvalho.

Participaram do Concurso Municipal de Ideias da Marinha Grande, equipas provenientes dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria, CENFIM e EPAMG.

As equipas finalistas de cada nível de ensino, vencedoras do Concurso Municipal de Ideias que se posicionarem em 1.º lugar, representarão o Município da Marinha Grande, na final intermunicipal.

A final do Concurso Intermunicipal do Ensino Secundário e Profissional realiza-se no dia 1 de abril de 2022, às 20h30, na Casa da Cultura da Batalha e a do 3.º Ciclo, no dia 5 de abril de 2022, às 16h30, na Casa da Cultura de Castanheira de Pera.

A classificação da fase concelhia do Concurso de Ideias foi a seguinte:

3º ciclo

1. º Classificado
Projeto: Ecofull | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Francisco Xavier, Luís Costa e Raquel Sousa

2. º Classificado
Projeto: Together We Save | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Sofia Santos, Flávia Ferreira, Ana Silva

3.º Classificado
Projeto: Escola Digital | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Cristiano Graça, Matilde Correia e Bernardo Mendonça

Para além dos projetos premiados, foram apresentados também Fontes online, Redes de emergência e Praias seguras, todos da Escola Secundária José Loureiro Botas. O 3º ciclo teve como professor embaixador José Soares e o docente orientador, Carlos Lourenço, que tiveram como função ajudar a difundir a cultura empreendedora.

Ensino secundário / profissional

1 º Classificado
Projeto: Cenfim Realidade Virtual | Cenfim
Alunos: Filipe Duarte, André Simões e Daniel Costa

2 º Classificado
Projeto: Gummy Fruit | Escola Secundária Acácio Calazans Duarte
Alunos: Margarida Mateus, Victória Babaieva, Natália Babaieva

3 º Classificado
Projeto: Pastel do vidreiro | Escola Secundária Acácio Calazans Duarte
Alunos: Filipa Pereira e Miguel Ferreira

Foram ainda apresentados os projetos Smart Trip e Cestinho Doce (Escola Secundária Acácio Calazans Duarte); Spicy Mails, Fashion Filter e Easy Recycle (Escola Secundária José Loureiro Botas) e Smart Way (Escola Profissional e Artística da Marinha Grande).

O ensino secundário teve como professores embaixadores Fernando Emídio (Agrupamento Poente), Dina Gouveia (EPAMG), Carlos Santos (CENFIM) e José Soares (Agrupamento de Vieira de Leiria).

Marinha Grande | “MEGAS” DO ATLETISMO NO ESTADO MUNICIPAL

 A pista de atletismo Raimundo Santos, no Estádio Municipal da Marinha Grande, recebeu cerca de 230 alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, na manhã do dia 24 de março, para participarem no 6º Campeonato “Megas - Fase Escola”.

A iniciativa foi organizada pelo Agrupamento de Escolas Poente e contou com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Os alunos, devidamente enquadrados por escalões etários realizaram provas de Sprint ( 40 metros ), Salto em comprimento , Lançamento do peso e Km, para apuramento dos atletas que vão disputar o acesso à Fase CLDE dos Megas.
A enorme adesão, entusiasmo, desportivismo e empenho dos alunos adjetivaram esta competição, afirmando a importância das atividades desportivas em contexto escolar. A organização agradeceu ao Município da Marinha Grande o comprometimento e apoio na realização dos Megas, enfatizando o cooperação de todos os envolvidos.

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, receberá no próximo dia 31 de março a Fase final da CLDE dos "Megas" apurando os alunos para a competição, fase final.

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM CHIBANGA GROOVE E OS VINHOS DA QUINTA DA MALACA - NO REAL PICADEIRO - PÊRA

 O Município de Silves prossegue com a rúbrica de Jazz nas Adegas, nos dias 08 e 09 de abril, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, com o produtor dos vinhos da Quinta da Malaca, no Real Picadeiro, em Pêra, com a atuação do grupo CHIBANGA GROOVE.

Os CHIBANGA GROOVE formaram-se em 2008 e surgem da partilha e cumplicidade musical que já existia entre os músicos noutros projetos como os “Tora Tora Big Band”.


A sua música é alegre, com ritmos fortes, muita improvisação e influências de vários estilos.  Desta profusão destaca-se uma base na tradição musical afro-americana, nos ritmos latinos e, predominante da música africana,

pela presença do guineense Ibrahim Galissa descendente de uma linhagem de mestres de Kora.


A banda é composta por Johannes Krieger (trompete), Dan Hewson (piano),  J. Braima Galissa (kora), Francesco Valente (contrabaixo) e João Rijo (bateria)

 

As restantes sessões do “Jazz nas Adegas” encontram-se programadas, conforme se segue:

 

29.abril. 21h00 | 30.abril. 17h00

Silves Filarmónica Combo

Barranco Longo, Algoz

 

13.maio. 21h00 | 14.maio. 17h00

Swingtête & Paula Padilha

Paxa Wines, Silves

 

28.maio.17h00

“Miss Manouche”

Armação de Pêra

 

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros, incluindo para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho.

Os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.

O evento destina-se a maiores de 18 anos.

Mantém-se a obrigatoriedade do uso de máscara em recintos fechados.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

 

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE FORMAÇÕES NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO


O Município de Silves através do serviço GAPI – Grupo de Apoio à Pessoa Idosa, vai dinamizar nos meses de abril, maio e junho, um conjunto de ações de formação centradas na temática do envelhecimento e problemáticas na pessoa idosa.

A iniciativa que resulta de uma parceria com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e com a Associação Alzheimer Portugal, é composta por três sessões, a realizar nos dias 5 de abril, 18 de maio e 8 de junho, pelas 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Silves.

As formações são dirigidas aos intervenientes na área da pessoa idosa e à comunidade em geral.

No dia 5 de abril o formador Miguel Santos (Jurista da APAV) irá promover a ação “Violência Contra a Pessoa Idosa”, onde será abordada as formas de violência; os tipos de crime; a identificação da vitimização e a estratégias de intervenção.

A 18 de maio terá lugar a formação “Doença de Alzheimer e o que podemos fazer para prevenir a Demência”, que trabalhará o envelhecimento e a demência; a doença de Alzheimer; os fatores de risco de demência e os fatores de proteção de demência, com a formadora Margarida Ferreira (Psicóloga da Associação Alzheimer Portugal).

Por último, no dia 8 de junho a ação “A Doença de Alzheimer e outras demências” abordará a definição; as principais sintomatologias; o diagnóstico e a intervenção com a formadora Margarida Ferreira (Psicóloga da Associação Alzheimer Portugal).

As inscrições são gratuitas e limitadas a um número máximo de 40 participantes, devendo ser efetuadas até ao dia 01 de abril, 16 de maio e 6 de junho, junto do GAPI da Câmara Municipal de Silves (CMS), através do endereço de correio eletrónico apoio.idoso@cm-silves.pt. ou do telefone 282 440 800 (ext.: 2662).

Silves | PROLONGAMENTO DO PRAZO DE PAGAMENTO DAS FATURAS DA ÁGUA DO MÊS DE MARÇO


Informa-se que, devido a questões técnicas externas ao Município, verificou-se que a faturação do consumo da água emitida no mês de março, está a ser rececionada com atraso junto dos consumidores, pelo que o prazo de pagamento do consumo efetuado no referido mês será prolongado até dia 11 de abril, relativamente ao prazo limite constante na fatura. Poderá efetuar o pagamento através do serviço de Multibanco, Pay Shops e Juntas de Freguesia.

O Município agradece, desde já, a compreensão dos consumidores e informa que estão a ser realizadas as diligências necessárias à rápida resolução da presente situação.