sábado, 3 de julho de 2021

Task force anuncia “esforço de vacinação” e prevê vacinar 850 mil pessoas por semana

Objetivo é reforçar a proteção da população, mas a task force reconhece que esta medida poderá intensificar as filas nos centros de vacinação.

A task force anunciou este sábado que, perante a disseminação da nova variante do coronavírus e a disponibilidade acrescida de vacinas, vai acelerar a vacinação nas próximas duas semanas, tendo em conta os limites de capacidade dos Centros de Vacinação Covid disponíveis.

"Dessa forma, conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade casa aberta, estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana. Prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias. Pretende-se também possibilitar a todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio, receber a segunda dose da vacina, sem marcação", explicou a task force em comunicado.

O objetivo é reforçar a proteção da população, mas a task force reconhece que esta medida poderá intensificar as filas nos centros de vacinação.

"A perturbação suprarreferida poderá já ser sentida durante o presente fim de semana, uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática. Considerando as próximas duas próximas semanas como semanas decisivas nesta corrida da vacinação contra o vírus Covid-19, o Coordenador da Task Force apela, desde já, à compreensão, tolerância e colaboração dos utentes", acrescentou a nota.

Lusa

Quatro detidos, um deles militar da GNR, por associação criminosa no distrito de Bragança


A Unidade de Intervenção da GNR deteve quatro pessoas, entre os quais um elemento daquela força de segurança, por associação criminosa, recetação, coação agravada tentada, falsificação de documentos e burlas qualificadas, disse hoje à Lusa fonte do comando geral.

De acordo com a mesma fonte, a operação teve início na quinta-feira tendo culminado na sexta -feira com a detenção de quatro pessoas entre os quais um militar da GNR afeto ao Posto Territorial de Mogadouro.

As outras detenções ocorreram em vários pontos do distrito de Bragança.

Na sequência de uma investigação, os militares da GNR apuraram que o grupo desenvolvia a sua ação em Portugal, França e Espanha.

"No seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento aos mandados de detenção, tendo ainda sido realizadas várias buscas domiciliárias e em armazéns", concretizou o gabinete de Relações Públicas do Comando Geral da GNR.

A operação culminou na apreensão de diverso material, com um valor total estimado acima dos 250 mil euros, onde se destacam 24 máquinas industriais, 28 ferramentas elétricas, cinco motas, nove telemóveis, três armas de fogo, várias munições de diversos calibres, uma arma elétrica, uma soqueira, uma arma de ar comprimido, três chapas de matrícula, 88 certificados de matrículas, 11 viaturas e 5.970 euros em numerário.

Os quatro detidos foram presentes hoje ao Tribunal Judicial de Mogadouro, para aplicação das medidas de coação.

"Os arguidos vão continuar detidos até segunda, ocasião em que conhecerão as medidas de coação decretadas pelo tribunal", vincou a mesma fonte.

Esta ação contou com o reforço do Comando Territorial de Bragança da GNR e com o apoio da 'Gendarmerie Nationale Française', ao nível da cooperação internacional.

Lusa

Polícia italiana desmantela rede de venda de vacinas e certificados falsos

Os responsáveis pelo esquema alegavam que os certificados falsos podiam ser entregues até mesmo a pessoas que residem em países fora da União Europeia, como Estados Unidos, Reino Unido e Suíça.

A polícia italiana desmantelou uma rede que vendia falsos certificados de vacinação europeus e frascos de vacinas através da internet, onde as operações de compra e venda podiam ser concluídas em criptomoedas, noticiou este sábado a agência Efe.

Segundo a agência de notícias espanhola, estavam já inscritos milhares de usuários.

Agentes das Finanças e do departamento contra a fraude e o cibercrime da Procuradoria de Milão (norte) localizaram e bloquearam dez contas e canais do 'Telegram', nos quais os usuários eram encaminhados para contas anónimas da 'dark web', onde era possível obter certificados e vacinas falsas, informam os media locais.

"O novo negócio criminal tem-se centrado principalmente na venda de certificados europeus de vacinação com dados falsos de identificação da vacina, o código QR correspondente e o número que identifica o lote de origem das primeira e segunda doses da vacina", adiantou a polícia, citada pela Efe.

Os responsáveis pelo esquema alegavam que os certificados falsos podiam ser entregues até mesmo a pessoas que residem em países fora da União Europeia (UE), como Estados Unidos, Reino Unido e Suíça.

"Apesar dos preços exorbitantes e dos altíssimos riscos para a saúde", destaca a polícia, milhares de pessoas registaram-se nos canais ilegais à procura de vacinas e certificados, atraídas pela oportunidade de comprar embalagens "tudo incluído", cujo preço oscilava entre 110 e 130 euros, com garantia de anonimato, seguimento e rastreabilidade do envio.

Lusa

DGS: Grávidas podem vacinar-se a partir das 21 semanas de gestação

As grávidas com 16 ou mais anos podem ser vacinadas contra a covid-19 a partir das 21 semanas de gestação, depois de fazerem a ecografia morfológica, e respeitando um intervalo de 14 dias de qualquer outra vacina.

A informação consta da norma sobre a vacinação contra a covid-19 hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, Válter Fonseca, explicou que "os estudos recentes têm demonstrado que as vacinas são seguras durante a gravidez e capazes de induzir a produção de anticorpos protetores para as mulheres grávidas".

A recomendação é para a vacinação ser feita após as 21 semanas de gestação e, preferencialmente, nos centros de saúde, apesar de não estar vedada a vacinação em qualquer local onde existam vacinas disponíveis.

"Preferencialmente deve ocorrer no âmbito dos cuidados de saúde primários, onde há muitos anos os profissionais de saúde têm experiência na vacinação de grávidas", explicou Válter Fonseca.

A logística sobre como as grávidas se devem inscrever ainda está a ser ajustada e será divulgada nos próximos dias.

Válter Fonseca lembrou que a gravidez tem estado associada a um risco acrescido de covid-19 grave e sublinhou que as vacinas usadas em Portugal "são inativadas, à semelhança de muitas que há anos são usadas em segurança no âmbito do Programa Nacional de Vacinação".

A norma refere que a vacinação deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias em relação à administração de outras vacinas, tais como a vacina contra a tosse convulsa e a vacina contra a gripe, e que a amamentação não constitui uma contraindicação para a vacinação contra a covid-19.

O documento determina também que, em lares de idosos, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e outras instituições similares, as pessoas que já estiveram infetadas possam ser vacinadas três meses após a notificação de infeção.

"Deve ser continuamente garantida a vacinação de todos os residentes, utentes e profissionais (ainda não vacinados), particularmente os que sejam admitidos, de novo, em Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), instituições similares, unidades RNCCI", refere o documento.

Prevê ainda que o intervalo entre doses possa agora ser antecipado em casos de viagens urgentes ou inadiáveis, por exemplo, situações de necessidade de cuidados de saúde fora do país, de representação diplomática ou de Estado, missões humanitárias e obrigações laborais ou académicas devidamente fundamentadas.

Também poderá ser reduzido o intervalo entre as duas doses para efeitos de terapêuticas imunossupressoras ou outros atos clínicos devidamente fundamentados.

A DGS salienta que, "pelo princípio da precaução", as pessoas vacinadas devem continuar a cumprir as medidas de proteção, de forma a evitar a propagação do vírus.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 sublinhou que "as vacinas contra a covid-19 são seguras e eficazes", mas recordou que "não está ainda totalmente demonstrado que consigam impedir a transmissão do vírus".

"Daí a importância, nesta fase, de continuar a manter as medidas de proteção adequadas, como o distanciamento, a utilização de máscaras e a higienização das mãos", acrescentou.

Lusa

Nota de Pesar pelo Falecimento de atleta da Academia do CCMI


O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de um atleta de 12 anos, residente em Leiria, da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, ocorrida este sábado no campo de futebol da Boa Vista.

Neste momento de profunda dor, o Município de Leiria expressa o seu profundo pesar à família e à Academia e associa-se ao luto perante esta trágica perda que está a sensibilizar toda a comunidade.

Jovem morre em jogo de futebol em Leiria, vítima de paragem cardiorrespiratória


Um jovem de 12 anos morreu hoje vítima de uma paragem cardiorrespiratória, durante um jogo treino, que decorria no campo de futebol da Boa Vista, em Leiria, confirmaram à Lusa fontes do hospital de Leiria e do clube.

Fonte do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) adiantou que a criança ainda foi assistida no local com um Desfibrilhador Automático Externo e "chegou a dar resposta".

Apesar das manobras de reanimação contínuas, a vítima chegou ao hospital de Santo André, unidade do CHL, sem vida, acrescentou fonte do hospital.

O presidente da Academia Desportiva CCMI, ao qual pertencia o jovem, referiu que o acidente ocorreu durante um jogo-treino, que decorria no campo da Boa Vista, em Leiria.

Lusa

CREIO EM DEUS

 


magem de São Tomé venerada em San Giovanni di Laterano (Roma). Obra do escultor francês Pierre Legros (1666 -1719), pertenceu à escola barroca de escultura [Foto PRC]

O mundo inteiro ficou suspenso ao dedo de São Tomé. Entretanto, muitos em nossos dias veem e não creem. Uma obstinada incredulidade!

Neste dia 3 de julho a Santa Igreja celebra o Apóstolo São Tomé. Segundo a tradição, ele pregou o Evangelho na Armênia, na Média, na Pérsia e na Índia, onde foi martirizado. Afirma também que esteve na América, inclusive no Brasil — onde os índios diziam que, antes da chegada dos portugueses, passou por aqui para lhes ensinar a Religião o “Pai Zumé”.

Por seu apostolado e sua morte, confessou a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual duvidara por momentos.

O Apóstolo São Tomé não estava no Cenáculo quando Jesus apareceu aos discípulos. Quando voltou, eles lhe disseram: — Vimos o Mestre! Apareceu aqui e falou conosco.

Tomé sorriu e objetou: — Se eu não vir no seu lado aberto, não acreditarei.

São Tomé não quis crer. Tudo aquilo, em sua opinião, era uma ilusão.

Oito dias depois, os discípulos estavam novamente reunidos no Cenáculo. Tomé achava-se presente. Inesperadamente, envolvido numa luz misteriosa, Jesus apareceu no meio deles, dizendo: — A paz esteja convosco.

Os Apóstolos alegraram-se vendo Jesus. Tomé, pelo contrário, abaixou a cabeça. Jesus aproxima-se dele, dizendo severamente: — Tomé põe o teu dedo nas minhas feridas e coloca a tua mão sobre o meu lado, e não sejas mais incrédulo.

São Tomé, confundido, caiu de joelhos aos pés de Jesus e exclamou, entre lágrimas de comoção: — Senhor meu e meu Deus.

E Jesus erguendo-o disse: — Creste, ó Tomé, porque viste. Bem-aventurados os que não viram e creram.

A respeito desta passagem do Evangelho, Plinio Corrêa de Oliveira comentou em artigo no “O Legionário”, em 25-4-1943:

“Muito se tem falado… e sorrido a respeito da relutância de São Tomé em admitir a Ressurreição. Haverá talvez, nisto, certo exagero. Ou, ao menos, é certo que temos diante dos olhos exemplos de uma incredulidade incomparavelmente mais obstinada do que a do Apóstolo.

Com efeito, São Tomé disse que precisaria tocar Nosso Senhor com suas mãos, para n’Ele crer. Mas, vendo-O, creu mesmo antes de O tocar.

Santo Agostinho vê na relutância inicial do Apóstolo uma disposição providencial. Diz o Santo Doutor de Hippona que o mundo inteiro ficou suspenso ao dedo de São Tomé, e que sua grande meticulosidade nos motivos de crer serve de garantia a todas as almas timoratas, em todos os séculos, de que realmente a Ressurreição foi um fato objetivo, e não o produto de imaginações em ebulição. Seja como for, o fato é que São Tomé creu assim que viu. E quantos são, em nossos dias, os que veem e não creem?

Temos um exemplo desta obstinada incredulidade no que diz respeito aos milagres verificados em Lourdes, e também com Teresa Neumann em Ronersreuth, em Fátima. Trata-se de milagres evidentes.

Em Lourdes, há um bureau de constatações médicas, em que só se registram as curas instantâneas de moléstias sem qualquer caráter nervoso, e incapazes de ser curadas por um processo sugestivo; as provas exigidas como autenticidade da moléstia são, em primeiro lugar um exame médico do paciente, feito antes de sua imersão na piscina; em segundo lugar, ainda antes dessa imersão, a apresentação dos documentos médicos referentes ao caso, das radiografias, análises de laboratório etc.

A todo esse processo preliminar podem estar presentes quaisquer médicos de passagem por Lourdes, ficando autorizados a exigir exame pessoal do doente, e das peças radiográficas ou de laboratório que traga consigo; finalmente, verificada a cura, deve esta ser observada pelo mesmo processo por que se verificou a doença, e só é considerada efetivamente miraculosa quando, durante muito tempo, o mal não reaparecer. Aí estão os fatos. Sugestão? Para eliminar qualquer dúvida a este respeito, aponta-se o caso de curas verificadas em crianças sem uso da razão por sua tenríssima idade, e que, por isto, não podem ser sugestionadas. A tudo isto, o que se responde? Quem tem a nobreza de fazer como São Tomé, e, diante da verdade segura, ajoelhar-se e proclamá-la sem rebuços?

Parece que Nosso Senhor multiplica os milagres à medida que cresce a impiedade. O caso de Teresa Neumann, Lourdes, Fátima, o que mais? Quanta gente sabe destes casos? E quem tem a coragem de proceder a um estudo sério, imparcial, seguro, antes de negar esses milagres?”

ABIM 

EM SILVES, EVENTOS CULTURAIS SERÃO SUSPENSOS ATÉ DIA 11 DE JULHO

Na sequência da revisão semanal do âmbito de aplicação territorial das medidas de contenção e mitigação da doença COVID-19, e face à evolução epidemiológica que se vive no Concelho e especialmente na Região, o Município de Silves decidiu suspender todos os eventos de cariz cultural e recreativo até dia 11 de julho.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados, mas relembra a importância da adoção de comportamentos de segurança no combate à pandemia por parte de toda a comunidade.

Juntos, iremos vencer este desafio!

+ info: sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 800 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt

Escola Superior de Tecnologia do IPCA oferece curso inovador de Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada

A partir do próximo ano letivo 2021/2022, a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave oferece um novo curso de mestrado inovador, focado na inteligência artificial. O Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada, em horário laboral, será lecionado totalmente em língua inglesa, de forma modular e com uma metodologia de ensino baseada em projeto.

O seu plano curricular inclui três tipos distintos de unidades curriculares:
 - as introdutórias e de suporte, onde se inclui a programação de Python, nomeadamente no que toca ao uso de bibliotecas de processamento e visualização de dados; a matemática, seja o cálculo e teoria de probabilidade necessárias à compreensão dos algoritmos atuais de aprendizagem automática; bem como o uso de soluções de alto desempenho para o processamento eficiente de dados;
 - as de formação nas técnicas e algoritmos usados na área, desde as técnicas mais tradicionais como uso de agentes ou algoritmos de pesquisa, até aos algoritmos de aprendizagem automática como de SVM ou redes neuronais;
 - as unidades curriculares de aplicação, em que as técnicas aprendidas são aplicadas em diferentes domínios, como o processamento de linguagem natural, a robótica ou a cibersegurança.

 Em paralelo com a atividade letiva, os alunos terão oportunidade de colaborar com os investigadores do centro de investigação 2Ai (Applied Artificial Intelligence Laboratory) do IPCA, colocando os seus conhecimentos em prática em áreas como a medicina, indústria, ambiente e segurança. Terão também a possibilidade de realizar os seus trabalhos de investigação em parceria com o Athlone Institute of Technology, na Irlanda, promovendo a cooperação internacional.

 

O curso apresenta 25 vagas e a 1ª fase de candidaturas termina a 5 de julho.

 

Candidaturas disponíveis em: https://siga.ipca.pt/cssnet/page



Ana Teixeira

Atividade operacional semanal da GNR

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 25 de junho a 1 de julho, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: 377 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 131 por condução sob o efeito do álcool;
  • 106 por condução sem habilitação legal;
  • 42 por tráfico de estupefacientes;
  • 21 por furto e roubo;
  • 11 por posse ilegal de armas e arma proibida.

  1. Apreensões:
  • Cerca de duas toneladas de haxixe;
  • 9 314 doses de heroína;
  • 80,65 doses de cocaína;
  • 81,4 doses de MDMA;
  • 18,8 doses de liamba;
  • Seis armas brancas ou proibidas;
  • Quatro armas de fogo;
  • 3 000 litros de combustível;
  • Sete viaturas;
  • 195 euros em numerário.

  1. Trânsito:

Fiscalização: 9 490 infrações detetadas, destacando-se:

  • 2 873 excessos de velocidade;
  • 767 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 660  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 406 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 391 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 355 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 238 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 118 relacionadas com tacógrafos.

Mais quatro mortes e 2605 novos casos de Covid-19 em Portugal

 

Estão confirmadas 17.112 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais quatro do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 887.047, mais 2605 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 36.738 casos ativos.

Até ao momento, 833.197 pessoas conseguiram recuperar, das quais 1718 nas últimas 24 horas.

Há 56.774 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Quanto aos internamentos, há 543 pessoas internadas (mais 11 do que nas últimas 24 horas) e 122 pessoas em cuidados intensivos (mais quatro do que o registado na sexta-feira).

Farmácias venderam mais de um milhão de testes rápidos

 Mais de um milhão de testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2 já foram vendidos nas farmácias, sendo a maioria autotestes, segundo dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF) avançados hoje à agência Lusa.

Até ao dia 28 de junho, as farmácias de todo o país dispensaram 1.066.050 testes, dos quais 703.331 são autotestes e 362.719 foram realizados pelos farmacêuticos nas farmácias.

Relativamente aos testes rápidos de antigénio, efetuados através dos protocolos de parceria com algumas autarquias, os dados apontam que em Lisboa foram realizados 108.882 testes, entre 31 de março, início da parceria, e 30 de junho.

Em Oeiras, foram feitos até 30 de junho 10.059 testes (a parceria começou a 05 de abril), em Odivelas 9.132 (parceria teve início a 21 de abril), na Região Autónoma da Madeira 19.484 (desde 26 de abril) e 169 em Lagoa (desde 14 de junho), precisam os dados da ANF.

As farmácias começaram a realizar testes rápidos de antigénio a nível alargado no país a partir de janeiro, mas já estavam autorizadas a fazê-lo desde o dia 16 de dezembro 2020, quando se iniciou a segunda fase da estratégia de utilização de testes rápidos de antigénio, alargando a sua realização a todas as unidades de saúde com registo na Entidade Reguladora da Saúde.

A partir de 02 de abril, foi autorizada a venda de autotestes nas farmácias e parafarmácias, ao abrigo de um regime excecional e temporário, uma medida do Governo para intensificar os rastreios para deteção precoce de casos de infeção como meio de controlo das cadeias de transmissão.

Desde a passada quinta-feira, os testes rápidos de antigénio de uso profissional são comparticipados a 100%, uma medida que, segundo o Governo, visa facilitar o seu acesso pela população, afastando os constrangimentos financeiros, e reforçar o controlo da pandemia de covid-19.

Lusa

Encerramento dos serviços presenciais: MUNICÍPIO DE SILVES ALTERA FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Na sequência da revisão semanal no âmbito da aplicação territorial das medidas de contenção e mitigação da doença COVID-19, o Concelho de Silves foi considerado “município de risco elevado”. Nesse sentido, foi publicado um novo despacho presidencial, que substitui o anterior despacho da Presidente da Câmara Municipal de Silves de 09 de junho de 2021, e que produz efeitos desde as 00h00m do dia 02 de julho de 2021, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que, em cada momento, seja feita da adequação das medidas agora adaptadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção de propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

// O sistema de atendimento municipal ao público estará encerrado, devendo ser efetuado através de contacto telefónico (número 282 440 800, com linhas dedicadas), email ou skype. O atendimento presencial fica condicionado apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia e sujeito ao cumprimento de regras de segurança específicas, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e de distanciamento de segurança.

Informações adicionais poderão ser recolhidas através do despacho presidencial, disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/7758/municipio-de-silves-altera-funcionamento-dos-servico-e-organizacao-do-trabalho.aspx, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que, em cada momento, seja feita da adequação das medidas adotadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.   

 

 

O MUNICÍPIO DE SILVES RELEMBRA AS LINHAS DIRETAS:

 

BALCÃO ÚNICO - 282 440 800

(das 09h00 às 16h00 » atendimento com linhas dedicadas)

 

Linha 1 » Tesouraria

atend.tesouraria@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 2 » Águas e Saneamento

atend.aguas.saneamento@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 3 » Gestão Urbanística

atend.gest.urbanistica@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 4 » Taxas e Licenças

atend.taxas.licencas@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 5 » Execuções Fiscais e Contra-Ordenações

atend.efisc.cord@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 6 » Recursos Humanos

atend.recursos.humanos@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 7 » Médico Veterinário

veterinario.municipal@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 0 » Operador

 

EDUCAÇÃO

Telefone: 282 440 815 | email: educacao@cm-silves.pt

 

AÇÃO SOCIAL

Telefone: 282 440 831 | email: sasocial@cm-silves.pt

 

Câmara de Águeda apoia setor artístico do concelho

 Estão a decorrer dois concursos que visam estimular a cultura e a criatividade: Talentos AgitÁgueda (edição especial de 2021) e “open call” de arte urbana.

“Somos um Concelho que cada vez mais se afirma como produtor de arte e cultura, pelo que pretendemos desenvolver e implementar medidas que despertem o sentido criativo dos aguedenses, levando ao aparecimento de novos talentos em todas as formas e expressões artísticas”, defende Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apontando como exemplos os dois concursos que o Município está a promover: o Talentos AgitÁgueda (edição especial de 2021) e a “open call” de arte urbana.

O Município lançou estas duas iniciativas que têm por principal objetivo contribuir para a sustentabilidade económica deste setor, que tem sentido grandes dificuldades, tendo em conta os impactos resultantes da situação pandémica, e estimular a cultura e criatividade, desafiando, para tal, os artistas locais a apresentar projetos.

No que se refere aos Talentos AgitÁgueda, que todos os anos acontece por altura do festival AgitÁgueda, apresentando novos talentos a nível nacional, este ano surge numa edição especial, de carácter pontual, destinado em exclusivo aos artistas e projetos musicais locais. Especialmente vocacionado para quem ainda não tem material promocional, maquete ou vídeo, mas que se pretende promover, neste concurso podem participar grupos informais, pessoas coletivas ou singulares em que, pelo menos 50% dos elementos da formação sejam naturais ou residentes no Concelho de Águeda.

Os interessados, que podem concorrer em qualquer estilo musical, devem inscrever-se através do e-mail info@agitagueda.com, sendo que os projetos selecionados para apresentação pública serão apoiados até um máximo de 15 mil euros (1.500 euros por projeto).

No caso da “open call” de arte urbana, pretende-se apoiar a criação de obras de arte que reflitam sobre o papel da arte urbana associada à natureza. Dirigido aos artistas e criativos residentes no concelho de Águeda, este concurso objetiva a execução de três painéis, sendo que podem concorrer artistas de qualquer ramo das artes plásticas (os materiais necessários para a concretização da intervenção, como tintas, utensílios, consumíveis, etc. são da responsabilidade dos participantes).

Os interessados devem inscrever-se através do e-mail cultura@cm-agueda.pt, sendo que os projetos selecionados para instalação serão apoiados até uma dotação máxima de 4.500 euros (1.500 euros por projeto).

A Câmara de Águeda contratualizará os projetos musicais e artísticos selecionados para uma apresentação pública, num momento e local que serão divulgados oportunamente.

Para ambos os concursos, as inscrições decorrem até dia 26 de julho e esclarecimentos adicionais podem ser solicitados através do e-mail cultura@cm-agueda.pt ou 962 029 855.

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO APRESENTA-SE EM ALDEIA


O Museu do Vidro, da Marinha Grande, vai apresentar uma obra de arte contemporânea na aldeia de Fetelaria, no concelho de Sobral de Monte Agraço, no dia 13 de julho, no âmbito do projeto “Museu na Aldeia”.
A Câmara Municipal da Marina Grande vai dar a conhecer a obra "A Praga", de Alberto Vieira, pertencente à coleção de arte contemporânea em vidro do Museu do Vidro.

O “Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social que interliga museus e comunidades por meio das artes, oferecendo uma programação cultural a públicos que não têm, normalmente, possibilidade de usufruir desta.

O projeto é direcionado a idosos ainda autónomos, com mais de 65 anos, dos 26 municípios integrados na Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, com difícil acesso aos equipamentos culturais.

Através de um programa artístico e cultural diferenciador, a equipa SAMP, em articulação com profissionais dos respetivos 13 Museus envolvidos, levam peças de coleções às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos idosos residentes (O Museu vai à Aldeia). As suas memórias e vivências são valorizadas, enquanto lugar de partilha, e ganham significado através de uma criação colaborativa, que será posteriormente apresentada nos museus pelos participantes comunitários (A Aldeia vai ao Museu).

Marinha Grande | ANIMAÇÃO DE VERÃO NAS PRAIAS


A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos, que vão decorrer durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho.

A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR - Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, refere que “dado que continuamos a viver em contexto de pandemia, voltámos a organizar atividades que permitem a realização de eventos, com total segurança para artistas e público”. Até setembro, “vamos apresentar um cartaz muito variado de artistas e opções culturais. Mais uma vez, optámos por apostar em muitas atividades itinerantes e ao ar livre, de modo a evitarmos a concentração de público e proporcionarmos animação ao maior número possível de pessoas”, acrescenta a presidente.

Devido à atual situação epidemiológica, o programa da época balnear poderá sofrer alterações ou ser cancelado. A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que se refere às regras de distanciamento físico e proteção individual. Por motivos imprevistos a programação das atividades poderá sofrer eventuais alterações ou atualizações.
A programação cultural para o mês de julho de 2021 é a seguinte:

PRAIA DA VIEIRA

10 de julho
Abertura da Época Balnear

09h00 às 12h00
ROTEIRO DE ARTE XÁVEGA
Ponto de Encontro - Largo dos Pescadores na Praia da Vieira junto ao barco
Passeio até à lota com visualização da arte xávega caso os pescadores se encontrem na faina, do espaço onde guardam os apetrechos da pesca e explicação de algumas particularidades desta arte.
Roteiro de Arte Urbana com visualização das 6 intervenções efetuadas em maio de 2021.
Visita à Capela da Praia única no seu estilo.
Possibilidade de passeio de barco no Rio Lis.
Iniciativa inserida na AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural.
Programação restrita aos participantes no concurso, mediante inscrição prévia através de geral@gerador.eu (assunto "Inscrição InstaHeritage”). As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
Org.: AR&PA
Apoio: CMMG

10h00 . "Espaço CulturAvieira - Oficina de Artes”
Inauguração da exposição "Os Avieiros - A família, a habitação, a pesca, a fé"

10h30 . Circuito de Arte Urbana - Zona Sul da Praia da Vieira
Atividades realizadas no âmbito das Comemorações de Elevação da Vieira a Vila
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Apoio: CMMG

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a Banda Original Bandalheira
Org.: CMMG

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Vânia Gonçalves
Org.: CMMG

17 de julho

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com os Peña Kalimotxo
Org.: CMMG

21h00 . Biblioteca de Instrução e Recreio (Largo 1º de Maio)
Inauguração da Exposição “Gente da Praia”
Exposição fotográfica e de artesanato
Aberta ao público todos os dias das 21h30 às 23h00
Org: BIR

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Manuel Coelho
Org.: CMMG
 
24 de julho

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Ruído à Portuguesa
Org.: CMMG

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Elsa Gomes
Org.: CMMG

31 de julho
18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Funk You Brass Band
Org.: CMMG

SÃO PEDRO DE MOEL

De 01 de julho a 31 de agosto - Incluindo feriados
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira (Rua Dr. Adolfo Leitão)
Aberta de terça a domingo - das 15h00 às 21h00
Org: CMMG

01 a 15 julho
Posto de Turismo - Exposição “Transparência Orgânica” | Susana Ramalho
As obras expostas resultam da manipulação do vidro, com várias técnicas (a quente e frio), onde a essência da forma busca os elementos orgânicos da região envolvente, s. Pedro de Moel, da sua fauna e flora.
Org.: Protur
Apoio: CMMG

02 julho a 27 agosto
Posto de Turismo - Contos com Arte | Vanda Furtado Magalhães
Vão abrir um espaço onde escritores e ilustradores vão partilhar o seu saber e as suas experiências. E como as conversas são como as cerejas... seguimos para o “Era uma vez...”. Decorrerá todas as sextas-feiras, à exceção durante o festival Afonso Lopes Vieira que decorrerá no jardim do Vale (dias 20, 21 e 22).
Org: Protur
Apoio: CMMG

3 de julho
Palco Jardim
22h00 . MadFlirt
Banda local, composta por Ricardo Santos e Nuno Gonçalves que se deixam influenciar pelas experiências que têm tido ao longo dos anos em várias áreas musicais que vão do jazz e dos blues até ao rock e à eletrónica, fundindo-as assim numa sonoridade multicolor e espontânea que definem como electrorganic pop.
Org: Protur
Apoio: CMMG

23h00 . Ana Santo
Artista local, cantora, compositora, professora de canto e artista plástica. Em 2009, integra o projeto A Caruma, editando 2 álbuns que mereceram grande notoriedade nas principais estações de rádio e televisão nacionais. Ana Santo apresenta agora o seu primeiro trabalho “Rebirth” em nome próprio e conta com a produção de Nuno Rancho e também com a participação de Adelino Oliveira nas guitarras e arranjos e de Bruno Julião na bateria.
Org: Protur
Apoio: CMMG

10 de julho
Palco Jardim
22h00 . The Mancines
Mancines é aquilo a que o dia-a-dia das nossas vidas deveria soar, se estas tivessem banda sonora. Coimbra, 2014. A cidade vê nascer um novo projecto musical. As vozes de Raquel Ralha (Wraygunn, Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet, The Twist Connection) e Toni Fortuna (d3o, Tédio Boys, M’as Foice) juntam-se a Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet) e Gonçalo Rui (produtor musical e guitarrista) para uma viagem cinematográfica, sem guia turístico, pelas bandas sonoras dos anos 60 e 70.
Org: Protur
Apoio: CMMG

16 julho a 29 julho
Posto de Turismo - Crossing Continents | Ana Sílvia Malhado
Org: Protur
Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

17 de julho . 11h00
Local a definir oportunamente
Concerto para Bebés “Bebés que voam” - Solista convidado Daniel Reis (hang)
Sinopse |
Boing!
Bóóóóóiiiing!
Bing bang dadeidu Bonnng
Existem discos voadores, discos soadores, e discos sonhadores. O Daniel toca os 3. Ficam ali redondinhos no meio dos bebés, e são acariciados com mãos que também sonham e ajudam a sonhar. Parece que os hangs vão levantar voo, mas são mesmo os bebés que por eles gatinham e nos oferecem bailes suaves e estrelares.
Bling Blang Boiiiing
Duga Dega Doiiiiiing
Bábá

Ficha artística:
Alberto Roque – saxofone barítono
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Daniel Reis – solista convidado, hang
Produção - Musicalmente
Fotografia – Joaquim Dâmaso
Classificação Etária:
Duração: 45 minutos
Participação gratuita sujeita a inscrição prévia por email para o endereço: teatro.stephens@cm-mgrande.pt devido à logística associada à realização do Concerto ao ar livre. No email devem indicar nome, número de participantes e respetivas idades.

17 de julho
Palco Jardim
22h00 . Cistermúsica 
Projeto Remember Jobim
O projeto “Remember Jobim” nasce em 2019 a propósito do 25º aniversário da morte de Tom Jobim. “Remember Jobim” pretende homenagear Tom Jobim e o seu legado musical, conferindo às suas composições uma roupagem mais jazzística e criando espaço para a improvisação. Fazem parte do seu reportório temas como “Retrato a Preto e Branco”, “Imagina”, “Desafinado”, “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Samba do Avião”, “Por Causa de Vocês”, entre outros.
Org: CMMG
Apoio: Protur

24 de julho
Palco Jardim
22h00 . Flávio Torres
Músico, cantautor e produtor, Flávio Torres trabalha na área musical desde 1995 (folk, blues, rock, world). Após participações em diversos projetos e com vários discos editados, Flávio Torres editou em 2012, o seu primeiro trabalho a solo, "Canções de Bolso", um disco acústico numa vertente com sonoridades de raiz que vão desde ambientes tradicionais ao folk, pop e blues. 2020 é o ano do novo trabalho "Sinopse" um novo caminho para descobrirem ao vivo.

23h00 . Daniel Catarino Trio
Daniel Catarino é um cantautor alentejano que alia canções orelhudas a letras fora do comum, em que aborda os paradoxos da humanidade num equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético. Após uma boa reacção a “Sangue Quente Sangue Frio”, disco editado em 2019 que levou o seu trio a palcos por todo o país, regressa em 2021 com "Isolamento Voluntário?", um álbum feito durante e sobre o confinamento, em que as palavras aguçadas e certeiras se voltam a destacar.
Org: Protur
Apoio: CMMG

24 e 31 julho
Posto de Turismo - Atelier “Tricotando” | Ivone & Lídia
Org: Protur
Apoio: CMMG

Palco Jardim
22h00 . Nuno Rancho
Nuno Rancho é um cantautor e produtor Leiriense com vários projetos musicais editados, desde o seu projeto a solo, Team Maria, Bússola, Few Finger e Jerónimo, passando pelo indie, folk e electrónica.  Durante o período de confinamento, todos os domingos lançava um conjunto de canções que ia compondo durante a semana, com direito a colaborações remotas.  

23h00 - Eigreen
Eigreen é um projecto musical de Francisco Frutuoso que ficou no baú durante 7 anos. As suas composições vão desde o registo acústico ao trip-hop, passando pelo indie rock, jazz e downtempo. “It’s On” foi o primeiro tema divulgado e marcou presença no disco Novos Talentos Fnac 2020, estando programado o lançamento do álbum de estreia para este ano.
Org: Protur

Apoio: CMMG