sexta-feira, 2 de junho de 2017

Algarve: INEM Reforça Meios

A região do Algarve tem a partir de ontem mais três ambulâncias de socorro e um motociclo de emergência. Arranca assim o reforço do dispositivo de meios de emergência preparado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
O Motociclo de Emergência Médica foi colocado em Portimão e as três ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa em Armação de Pera, Altura e Albufeira.
“A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve, baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região”, assegura o INEM.
O reforço de meios em questão estará no terreno até ao dia 30 de setembro. O INEM em nota á comunicação social reforça que “o INEM não pode deixar de agradecer a capacidade demonstrada pelas Corporações de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa para, em estreita articulação com os meios do INEM, darem uma resposta eficaz no que concerne à assistência médica pré-hospitalar e, durante este período, colaborarem no esforço de reforço do dispositivo implementado para garantir maior segurança a todos os que escolherem o Algarve para as suas férias.”
O INEM recorda ainda que em caso de emergência médica deve sempre utilizar o Número Europeu de Emergência – 112, onde será atendido por agentes da Policia de Segurança Publica (PSP e por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), sendo posteriormente e no mais curto espaço de tempo “transferido” para uma central de emergência médica onde estão técnicos de emergência com formação específica para efectuarem o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência.
Fonte: BPS

“Não posso sair daqui”. Salvador Sobral diz ‘não’ a Jimmy Fallon

Resultado de imagem para “Não posso sair daqui”. Salvador Sobral diz ‘não’ a Jimmy Fallon
Salvador Sobral, o primeiro vencedor português do Festival Eurovisão, teve de recusar o convite para participar no programa norte-americano "The Tonight Show". Na origem da recusa está a agenda preenchida do artista.
O convite feito a Salvador Sobral para participar no talk show “The Tonight Show”, com Jimmy Fallon foi um tema com grande destaque na imprensa nacional e internacional. Contudo, o músico que levou Portugal à primeira vitória na Eurovisão viu-se obrigado a recusar o convite.
Não posso sair daqui [Portugal] agora. Tentámos fazer por Skype, mas os americanos claro que não querem nada disso, portanto terá de ser noutra altura”, explicou Salvador ao SPOT+, da TVI, após lhe ter sido perguntado se iria comparecer no programa.
 Contudo, Salvador, que não poderá comparecer no programa norte-americano, acrescentou que “nunca fecha nenhuma porta”, deixando em aberto a possibilidade da entrevista se vir a realizar no futuro, caso surja a oportunidade.

Fonte: Jornal Económico
Foto: REUTERS/Gleb Garanich

Montemor-o-Velho: Câmara Municipal assinalou Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança, na vila de Montemor-o-Velho, foi sinónimo de muita alegria, convívio e animação para os cerca de 1300 crianças e adolescentes das escolas e jardins-de-infância do concelho, cujo evento comemorativo foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com diversas entidades e instituições.
As actividades do dia 1 de Junho, este ano, não foram diferentes e as crianças do pré-escolar (público e privado) e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Montemor-o-Velho, repartidas por uma sessão de manhã e outra à tarde, foram ao circo e tiveram também à sua disposição muitas atividades lúdico-pedagógicas, não faltando os sempre emocionantes insufláveis e passeios de charrete.
No recinto da feira, os mais novos tiveram também oportunidade de contactar com a GNR, Bombeiros Voluntários, Serviço Municipal de Proteção Civil, Centro Equestre de e Clube Infante de Montemor-o-Velho, de levar para casa um pouco da horta do Afonsinho da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, de participarem na oficina de pinturas faciais da Biblioteca Municipal Afonso Duarte e de ver a exposição “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância” preparada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, numa mostra que apresentou os trabalhos feitos pelas crianças do pré-escolar, das redes pública e privada do concelho, e pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Paula Rama e da adjunta, Diana Andrade, entregou a todos uma lembrança da Câmara Municipal – uma pequena mochila/saco de caminhada e um balão. E, entusiasmou-se com “a alegria dos mais novos e o seu constante deslumbramento perante as atividades que lhes propomos”, que são, sem dúvida, “o melhor incentivo que podemos ter para desenvolver a atividade municipal”. “É sempre um gosto enorme podermos continuar a proporcionar um dia como este às nossas crianças, mas também aos utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra”, sublinhou Emílio Torrão.
Aldo Aveiro

GNR Coimbra | Lousã – Apreensão de material furtado

Lousã – Apreensão de material furtado
 O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, apreendeu ontem, dia 1 de junho, diverso material furtado, em Lousã.
No decorrer de uma investigação por furto foram realizadas cinco buscas domiciliárias, onde foi possível apreender:
·         Uma bateria;
·         Uma betoneira;
·         Um barco em fibra;
·         Dois remos de barco;
·         41 sacos de cimento de 25 quilos cada.
Foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência um homem, com 27 anos.

Marcelo anuncia “grande festa” nos Estados Unidos no 10 de junho

Resultado de imagem para Marcelo anuncia “grande festa” nos Estados Unidos no 10 de junho
Presidente da República disse que "vai passar por vários sítios onde há comunidades açorianas que nunca mais acabam". Cerca de 70% da comunidade portuguesa nos Estados Unidos é açoriana.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje à agência Lusa que as comemorações de 2018 do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa vão ser nos Estados Unidos da América.
"Para o ano vamos ter uma grande festa, porque o 10 de junho vai ser nos Estados Unidos da América", afirmou o chefe de Estado, adiantando que "vai passar por vários sítios onde há comunidades açorianas que nunca mais acabam".
Marcelo Rebelo de Sousa deu conta das comemorações do 10 de junho do próximo ano nos Estados Unidos depois de ter tirado uma fotografia com um casal de emigrantes açorianos radicados em Boston, naquele país, no decorrer do almoço que reuniu mais de mil idosos na Praia da Vitória, na Terceira, ilha onde hoje cumpre o segundo dia de deslocação aos Açores.
Segundo a Direção Regional das Comunidades, que cita dados dos últimos censos norte-americanos, a comunidade portuguesa nos Estados Unidos é de cerca de 1,4 milhões de pessoas, estimando-se que 70% seja de origem açoriana.
Não obstante estar representada em todos os estados daquele país, a comunidade açoriana é mais expressiva na Califórnia, Massachusetts e Rhode Island.
Entre 1960 e 2014, saíram da região com destino aos Estados Unidos 96.292 emigrantes, informou a Direção Regional das Comunidades.

Fonte: Lusa
Foto: MIGUEL A.LOPES/LUSA

Hora de Fecho: Apreensão nas "secretas" com nome de Pereira Gomes

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Episódios que envolvem o embaixador chamado por António Costa para os serviços de informações estão a ser recebidos com reservas. Primeiro-ministro mantém o apoio.
O Presidente da República defendeu que as audições parlamentares que antecedem a nomeação do novo secretário-geral dos serviços de informações "são muito importantes".
PGR confirma buscas na EDP, REN e Boston Consulting. Em causa estão suspeitas de corrupção, passiva e ativa, e participação em negócio. Gabinetes dos presidentes da EDP e REN foram visados.
Explicador. A proposta legislativa do PS reabriu a discussão. Como regular o alojamento local? Os condomínios devem ter uma palavra a dizer? Treze perguntas e respostas para se situar na polémica.
Em entrevista ao Observador, o candidato do PSD à Câmara do Porto, Álvaro Almeida, apontou baterias a Rui Moreira e comparou-o a Donald Trump: "Os dois até são promotores imobiliários".
Em entrevista ao Observador, o candidato socialista à câmara do Porto, obrigado a avançar depois da rutura com Moreira, diz que o movimento do independente já tem "tiques dos partidos".
Manuel Pizarro disse na entrevista ao Observador que câmara do Porto deve ficar na posse dos terrenos que a Selminho -- empresa da família Rui Moreira -- comprou para construir condomínio de luxo.
A polícia que está a investigar o caso do atentado de Manchester encontrou esta sexta-feira um carro com importância "significativa" para a investigação. As autoridades evacuaram o sul da cidade.
A obsessão de Axl Rose, a experiência mortal de Slash e um piano que os lançou para a fama. Conheça as histórias mais bizarras dos Guns N' Roses, que atuam hoje em Portugal, pela voz de um fanático.
Opinião

Rui Ramos
O turismo urbano, ao mesmo tempo que está a gerar crescimento económico, está a inspirar frustrações sociais, ao tornar patente que este é um crescimento muito mais limitado do que no passado. 

Aníbal Cavaco Silva
É um erro pensar que a Zona Euro irá desmoronar-se. As consequências para um país da saída da Zona Euro são tão negativas que eu não consigo imaginar que um Governo ouse tomar uma tal decisão.

Maria João Avillez
No PREC, o pátio foi naturalmente poiso de revolucionários e de contra-revolucionários. Em igual grau, peso e estatuto. Uns iam para uma casa, outros, para outra.

José Manuel Fernandes
Somos um país cada vez mais envelhecido e isso tem e terá imensas consequências no nosso futuro - e também na forma como vivemos a velhice. Mas enquanto houver geringonça ninguém discutirá o problema.

Miguel Morgado
O PSD nunca pôde contar com o apoio do PS para acompanhar e reforçar a construção do consenso político europeu necessário para a reforma do euro. Nem do PS na oposição, nem durante todo o ano de 2016.
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Feira Solidária na Carapinheira

A 4.ª edição da Feira Solidária do Centro Social e Paroquial da Carapinheira (CSPC), no dia 28 de Maio, reuniu dezenas de “convivas solidários”, superando as expetativas da organização.
Com o título apelativo “Participe e seja solidário”, o evento pretendeu ser uma forma de angariação de fundos para o investimento nas obras da 2.ª fase do Lar de Nossa Senhora das Dores, proporcionando, ao mesmo tempo, momentos de convívio e animação para os participantes no certame solidário.
Na iniciativa, os presentes puderam deliciar-se com “bifanas, arroz doce e com o café da borra”, além de, nas bancas de venda, poderem adquirir hortícolas, legumes, broas doces, rendas, galinhas, ovos, flores e tremoços, entre outros produtos.
No momento dos discursos, o Pe. António Domingues, presidente da instituição, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, e chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, enalteceram “a forte participação”, o “espírito solidário” e “todos aqueles que, mais uma vez, voltaram a fazer com que a feira fosse uma realidade ao doarem e a adquirem produtos”.
Lucinda Santos, responsável pela dinamização de diversas acções de angariação de fundos para o CSPC e, com o premente início da 2.ª fase das obras do Lar de Nossa Senhora das Dores, explicou que “esta é mais uma forma de ajudar a angariar verbas” para fazer face ao pagamento do empréstimo. E, como é necessário angariar verbas para fazer face às despesas do CSPC, sublinhou que “todas as semanas continuamos com a venda do bolo solidário; no próximo dia 18 de Junho vamos realizar o convívio na Praia da Tocha e, no dia 30 de Julho realiza-se o almoço dos avós”.
Aldo Aveiro

Buscas na EDP e REN: António Mexia, João Manso Neto e Rui Cartaxo constituídos arguidos

Resultado de imagem para Buscas na EDP e REN: António Mexia, João Manso Neto e Rui Cartaxo constituídos arguidos
Os presidentes da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, para além do antigo diretor da REN, Rui Cartaxo, foram constituídos arguidos no âmbito de um processo que investiga corrupção e participação económica em negócio.
A Procuradoria-Geral da República avançou à LUSA que várias pessoas foram constituídos arguidos nas buscas da Polícia Judiciária aos escritórios da EDP em Lisboa. Dois deles são António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, CEO da EDP Renováveis.
A Polícia Judiciária está a realizar buscas na REN – Redes Energéticas Nacionais, EDP e na consultora The Boston Consulting Group, no âmbito de um processo que investiga corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio.
Segundo uma informação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), “o inquérito tem como objeto a investigação de factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”.
"Patrocínio" da EDP a Manuel Pinho também está a ser investigado
Também de acordo com a SIC Notícias, a PJ está a investigar um curso acerca de energias renováveis na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, instituição onde Manuel Pinho lecciona uma cadeira, alegadamente viabilizado por patrocínios da EDP
De acordo com informações veiculadas pelo canal, o curso foi criado em 2010 e tinha a a empresa portuguesa a suporta parte dos custos. Um dos professores convidados foi Manuel de Pinho, ex-ministro da Economia e amigo de António Mexia.
A notícia acerca do curso, da cadeira lecionado por Pinho e do alegado patrocínio da EDP tinha vindo a público no passado pelas mãos do Jornal de Negócios, mas a elétrica nacional sempre negou qualquer favorecimento.
Rui Cartaxo também é arguido
Rui Cartaxo, que esteve na liderança executiva da REN até 2014 e atual 'chairman' do Novo Banco também foi constituído arguido no processo decorrente das buscas que aconteceram nos escritórios da REN, noticia a SIC Notícias.
Nascido em 1952, Rui Cartaxo era até agora consultor do Conselho de Administração do Banco de Portugal, tendo sido responsável pelo grupo de trabalho que fez o livro banco da regulação.
Licenciado em economia pelo ISEG, Rui Cartaxo assumiu cargos de gestão em algumas das maiores empresas portuguesas do setor das telecomunicações e energia, nas duas últimas décadas.
Foi presidente executivo da REN entre 2009 e 2014, depois, de entre outras funções, ter sido administrador executivo da Transgás, da Galp Energia, da Galp Espanha e ainda da REN.
Na área das telecomunicações, teve o cargo de administrador financeiro (CFO) da 'holding' que promoveu a fusão da Telecom Portugal, TLP e Marconi, tendo ainda coordenado o IPO [entrada em bolsa] da Portugal Telecom, a primeira operação de dispersão de capital de uma empresa portuguesa nos mercados internacionais.
Em causa na investigação estão suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio.
Fontes oficiais da EDP e da REN já haviam confirmado à agência Lusa buscas da PJ nas suas sedes, em Lisboa.
"Informamos que a REN continuará, como sempre a colaborar com as autoridades em tudo o que estiver ao seu alcance", adiantou fonte oficial da empresa liderada por Rodrigo Costa.
Também a elétrica liderada por António Mexia realçou que está a colaborar com as autoridades.
O Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

Fonte: MadreMedia

Aveiro: Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados

Resultado de imagem para Aveiro: Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados
A Polícia Marítima apreendeu 12 quilos de amêijoa-japónica contaminados com toxinas que terão sido apanhados na ria de Aveiro por um mergulhador ilegal, durante o período de interdição em vigor, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Em comunicado, a AMN refere que os bivalves foram apreendidos durante uma ação de fiscalização da orla marítima, que decorreu na passada quinta-feira.
A AMN explica que a Polícia Marítima intercetou no Canal do Espinheiro, em Aveiro, um indivíduo, equipado com fato de mergulho que ao aperceber-se da presença dos agentes colocou-se em fuga, abandonando as capturas dissimuladas na água, bem como todo o material de mergulho utilizado na captura dos bivalves.
"Como resultado da ação, a amêijoa foi apreendida e, posteriormente, devolvida ao seu habitat natural, por se encontrar interdita a captura de várias espécies, onde se inclui ameijoa-japónica, devido à presença de toxinas", refere a mesma nota.
A interdição da captura de bivalves, contaminadas por toxinas marinhas, aplica-se ao público, mariscadores profissionais e armadores, independentemente do processo de captura, conforme a orientação diária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A AMN relembra ainda que a ingestão de bivalves contaminados por toxinas marinhas "pode causar graves problemas de saúde".

Fonte: MadreMedia/Lusa

Concurso para exploração de bancas no Mercado Municipal de Caliços

A Câmara Municipal de Albufeira tem a decorrer um concurso público para a ocupação temporária de diversas bancas do Mercado Municipal de Caliços.
Estão disponíveis sete no sector das Frutas e Legumes (nos. 8, 15, 16, 17, 19, 33 e 34); uma na de Bolos (nº 29) e seis na de Peixe (nos. 1, 9, 10, 11, 12 e 22).
Nos casos das bancas de Frutas e Legumes e de Bolos, o valor-base das propostas (mensais) a apresentar é de 40 euros, enquanto que os interessados em instalar o seu negócio no sector do Peixe têm de fazer propostas a partir dos 130 euros.
As propostas deverão ser entregues pessoalmente perante uma comissão nomeada para o efeito, pelas 11 horas do próximo dia 8 de Junho, em carta fechada.
O acto de abertura das propostas terá lugar logo a seguir à entrega, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.
Fonte: O Jornal Económico

Colheitas de Sangue para Junho

ADASCA da a conhecer as próximas datas relativas às sessões de colheitas que vão se realizar durante o mês de Junho no Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.
Colheitas de Sangue para Junho
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas
Dias 3, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas
As sessões agendadas para o mês de Julho podem ser consultadas no site:www.adasca.pt
Ver cartaz:

Os Verdes discordam da solução de mobilidade entre Coimbra e Lousã apresentada pelo Governo

Resultado de imagem para os verdes
Em dia de apresentação, por parte do governo, do estudo de mobilidade rodoviária entre Lousã e Coimbra, Os Verdes reafirmam o Comboio como resposta mais adequada porque:
1 – Trata-se de uma resposta mais adequada do ponto de vista técnico para assegurar as necessidades de mobilidade das populações da Lousã, cerca de 50 mil habitantes, garantindo a sua ligação a Coimbra, com conforto e segurança, numa zona que, relembramos, tem características serranas;
2 – A ferrovia convencional é uma solução que permitiria ligar a Lousã à rede ferroviária nacional e articular com a linha do norte, assegurando para além do transporte de passageiros, o transporte de bens e mercadorias para fora da região, garantindo a ligação ao resto do país e à Europa, contribuindo assim para escoar a produção desta região, fixar e atrair a instalação de novas empresas, promover o desenvolvimento, gerando emprego no interior e combatendo as assimetrias regionais;
3 – Para além, de ser uma solução mais barata e mais resistente numa zona serrana, é também de mais fácil manutenção, pois existindo now how nacional, nomeadamente na EMEF, esta poderia garantir a manutenção da frota, utilizando-se as potencialidades existentes no país, tanto a nível de materiais, como de conhecimentos técnicos.
O PEV considera que a solução apresentada não é adequada para promover o desenvolvimento futuro do interior, pelo que deveria ser reposto o modelo de mobilidade anterior, em respeito pelos Projetos de Resolução apresentados pelo Os Verdes e aprovados na Assembleia da República.

O Partido Ecologista  “Os Verdes”

Dia Nacional das Colectividades

No dia 31 de Maio a LASBF esteve presente na Assembleia da República nas cerimonias do Dia Nacional das Coletividades e 93º Aniversário da CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO. Por proposta da nossa associação a União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais foi uma das distinguidas com o prémio " Associativismo na Informação Autárquica 2017" pelo trabalho desenvolvido pelo Jornal Ribeira Verde.
O primeiro momento foi dedicado à Legislação Associativa, onde contámos com a presença do Senhor Presidente da AR – Dr. Ferro Rodrigues e dos Senhores Deputados dos Partidos com representação parlamentar.
Depois de um momento dedicado à entrega de Galardões e Distinções pela Confederação a entidades e personalidades, destacamos também a entrega do Galardão Instrução e Arte à Assembleia da República .Houve ainda oportunidade de apreciar um breve momento cultural .

A Liga de Amigos esteve representada pelo seu Presidente da Direcção Jorge Santos e pelo Presidente da Assembleia Geral Carlos Marques. A União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais esteve representada pelo seu secretário Abílio Rodrigues .

SARA ALVES E DIOGO JOSÉ SAGRAM-SE CAMPEÕES NACIONAIS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE ÁGUAS ABERTAS

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente nos Campeonatos Nacionais Aguas Abertas com 6 atletas tendo conquistado 5 pódios.
Este ano a Marina da Amieira uma das albufeiras da Barragem de Alqueva foi o palco que recebeu a prova mais importante do Calendário Nacional de Aguas Abertas.
No dia 27 de maio, sábado realizou-se a prova de 7,5Km destinado a Juniores (16 e 17 Anos) e os 10Km destinados a Séniores e Juniores (18 e19 anos). Na distância “mais” curta, o grande destaque vai para Sara Alves e Diogo José, que se sagraram Campeões Nacionais, nadando os 7,5Km em 1h28’28” e 1h34’31” respetivamente. Neste escalão nadou ainda David Tinoco que obteve um honroso 4ºlugar.
Na distância de 10Km Alexandre Coutinho sagrou-se Vice-campeão Nacional Sénior nadando a prova em 1h58’22” e Diogo Marques foi 3º Júnior com a marca de 1h58’36”.
No dia seguinte disputou-se os 5Km, prova essa que tinha classificação Absoluta, na qual Alexandre Coutinho viria a sagrar-se novamente vice-campeão Nacional, nadando os 5Km em 58’27”, ficando a cerca de 1 segundo do primeiro classificado, José Carvalho da SFUAP. Competindo na mesma prova Diogo Marques ficou em 7º a 4 segundos do primeiro, e Bernardo Cardoso (estreante) obteve o19º lugar.

Foto: A.S.S.S.C.C

Saída dos EUA do Acordo de Paris pode aumentar temperatura global em 0,3 graus

Resultado de imagem para Saída dos EUA do Acordo de Paris pode aumentar temperatura global em 0,3 graus

A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris poderá provocar um aumento de 0,3 graus Celsius às temperaturas globais até o final do século, no pior dos casos, disse esta sexta-feira o diretor do departamento da Organização Meteorológica Mundial (OMM) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Citado pela Reuters, Deon Terblanche, diretor do Departamento de Pesquisas Atmosféricas e Meio Ambiente da OMM, referiu que este número é apenas uma estimativa, já que nenhum modelo foi executado para avaliar o provável impacto da decisão anunciada por Donald Trump.

O Presidente dos EUA confirmou ontem nos jardins da Casa Branca, em Washington, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e disse que está preparado para negociar um novo tratado.

Concluído em 12 de dezembro de 2015 na capital francesa, assinado por 195 países e já ratificado por 147, o acordo entrou formalmente em vigor em 4 de novembro de 2016, e visa limitar a subida da temperatura mundial reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.

Portugal ratificou o acordo de Paris em 30 de setembro de 2016, tornando-se o quinto país da União Europeia a fazê-lo e o 61.º do mundo.

Fonte: RTP
Foto: Rickey Rogers - Reuters

Filho de chefe da máfia matou amigo por “gosto” em foto da namorada

Resultado de imagem para Filho de chefe da máfia matou amigo por “gosto” em foto da namorada
Alex tem 15 anos, como tinha o amigo, Francesco Prestia, quando morreu, esta segunda-feira.
Pittito, nascido no seio da máfia, o último de uma longa linhagem de criminosos e traficantes, suspeitava das intenções do amigo em relação à sua companheira. Não gostava dos gestos, dos olhares, dos comentários. Quis cortar o mal pela raiz. Marcou um encontro com Francesco, num campo de oliveiras, numa zona isolada da cidade de Mileto, província de Vibo Valentina, em Calábria. Disse-lhe que queria pôr tudo em pratos limpos, longe de terceiros. Acabou por lhe espetar três balas no corpo, com a arma do avô, que roubou de casa.
O corpo de Francesco foi encontrado apenas na madrugada desta terça-feira, horas depois de os pais do jovem terem dado o alerta do desaparecimento às autoridades. Alex foi detido, relata o jornal italiano "Corriere della Sera", e confessou o homicídio à polícia mas deixou muitas pontas soltas e algumas incongruências na história, que ainda está a ser investigada.
Fonte: JN