terça-feira, 5 de março de 2024

Maratona da Europa é “um encontro entre culturas e identidades diferentes para a promoção da paz” A prova, aberta ao público, realiza-se a 28 de abril

 I – Maratona da Europa é “um encontro entre culturas e identidades diferentes para a promoção da paz”
A prova, aberta ao público, realiza-se a 28 de abril
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresentou, na última quinta-feira, a Maratona da Europa, que decorre a 28 de abril de 2024, dando a conhecer a estratégia e a visão deste evento que está integrado na política desportiva e na promoção territorial do Município e da Região de Aveiro.
O momento decorreu no segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na qual Aveiro foi Município Convidado da BTL Cultural – no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura –, e contou com as presenças de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro; Paulo Costa, diretor da Global Sports, empresa que organiza a Maratona da Europa; João Campolargo, Presidente da Câmara de Ílhavo; Aurora Cunha, Madrinha da prova; João Neto, ultramaratonista; e Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.
“A aposta da CMA na Maratona da Europa é uma aposta nas pessoas e na vida. É um encontro entre amigos, culturas e identidades diferentes, que se unem pelo desporto, pela saúde e pela paz na Europa e no Mundo. Queremos potenciar esta prova a cada ano, aumentando a sua dimensão e a sua qualidade, por se tratar de um evento fundamental no posicionamento da Região, do Município e da Cidade de Aveiro”, disse o Presidente da Câmara de Aveiro.
Além de possibilitar aos atletas uma paisagem única, a Maratona da Europa é uma das maratonas mais planas do mundo, tornando-a um atrativo especial na procura de marcas e de recordes pessoais.
O evento é aberto ao público e as inscrições estão disponíveis no site oficial da Maratona da Europa: www.europemarathon.pt<http://www.europemarathon.pt/>
II – Aveiro 2024: Presidente da Câmara de Aveiro inaugura exposição de Arte Nova sobre a infância
Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança é a primeira exposição do programa Nova Arte Nova. Após a inauguração, haverá uma mesa-redonda com especialistas do Museu Nacional do Traje e da Universidade de Lisboa.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, inaugura a exposição Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança, esta sexta-feira, dia 8 de março, às 21h00, no Museu Arte Nova.
Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança tem como tema central a infância e faz parte do programa Nova Arte Nova, que se desenvolve no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. O programa pretende, através do Museu Arte Nova, incentivar o pensamento, estudo e criação em torno do movimento arte nova, uma referência intemporal de inovação e multidisciplinaridade.
Ao longo do ano serão promovidas exposições e mesas-redondas, nomeadamente sobre manifestações do movimento Arte Nova no mundo. Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança é a primeira exposição deste ciclo, criado em parceria com a Réseau Art Nouveau Network, uma rede de cidades onde a Arte Nova está presente e da qual Aveiro faz parte.
Após a inauguração e a visita guiada à exibição, pelas 21h30, vai decorrer uma mesa-redonda, cujo tema é “A saia da Carolina ainda tem uma barra encarnada?”. A conversa conta com a participação de Dina Dimas, do Museu Nacional do Traje, e de Gianni Montagna, da Universidade de Lisboa.
Os bilhetes para a exposição, que estará patente até 26 de maio, podem ser adquiridos na bilheteira do Museu Arte Nova.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:

III – Filme baseado em conto de Mia Couto e filmado em Aveiro tem antestreia no Teatro Aveirense
Sessão do filme As Aves assinala os 143 anos do Teatro Aveirense. É acompanhada de uma exposição de fotografia sobre a longa-metragem e a sua rodagem.
O filme As Aves, baseado num conto de Mia Couto e realizado por Pedro Magano, tem antestreia marcada para hoje, dia 5 de março, pelas 21h30, no Teatro Aveirense, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. A sessão assinala as celebrações dos 143 anos do Teatro Aveirense, inaugurado a 5 de março de 1881 e, desde então, fundamental na vida cultural da cidade e da região de Aveiro.
A longa-metragem As Aves retrata um velho isolado a viver rodeado de água. Odeia os deuses e desabafa os seus lamentos com uma caturra, a Poupa, que mantém aprisionada numa gaiola, uma metáfora da sua própria vida. No entanto, encontra nas palavras dos livros que descobre na biblioteca, durante as suas deambulações furtivas pela cidade, a sua liberdade. Uma obra inspirada no conto A Morte, o Tempo e o Velho, de Mia Couto, que o realizador cruza com a peça clássica As Aves, de Aristófanes.
Pedro Magano é natural da região de Aveiro e o filme foi rodado neste território, com grande parte da ação a decorrer na ria. Um ritmo de filmagens planeado de acordo com o ritmo das marés, num local de difícil acesso e pouca mobilidade, mas com um enorme potencial visual. A narrativa é cíclica, indo ao encontro do conceito de vida repetitiva dos humanos e da dimensão cíclica do Tempo, tal como o conhecemos.
A antestreia de As Aves será acompanhada de uma exposição de fotografia de Jorge Costa, com imagens da rodagem do filme e dos lugares onde esta aconteceu. Estará patente no foyer do Teatro Aveirense entre 5 e 23 de março.
Seguem abaixo mais informações sobre o realizador Pedro Magano.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Sobre Pedro Magano

Começou a sua carreira como repórter de imagem na RTP em 2003 até 2008, ano em que criou a sua própria produtora, a PIXBEE, que ao longo dos anos se foi especializando na produção de documentários e ficção.

Um dos primeiros projetos documentais, em formato média-metragem de 50 minutos, foi “Era uma Vez no Iraque” (2014), que narra o atentado à base militar em Nassiria em 2003. A sua primeira longa-metragem documental chega em 2015: “Irmãos” traz um olhar sobre as romarias da ilha de S. Miguel nos Açores, uma tradição secular que acontece todos os anos, nas semanas da Quaresma. Este filme foi premiado com o Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Português (2015) e, em 2016, com o Lince de Ouro de Melhor Documentário no Fest - New Directors FilmFestival.

Outros filmes em destaque são “A um mar de distância” (2016), “Luana” (2017) e “Lar” (2022). O seu projeto mais recente é a longa-metragem “As Aves”.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, VENTO, AGITAÇÃO MARÍTIMA E QUEDA DE NEVE – MEDIDAS PREVENTIVAS


1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para as próximas 48 horas, precipitação, vento, agitação marítima e queda de neve, destacando se os seguintes aspetos:
4.ª Feira, dia 6 março:
- Precipitação, em especial nas regiões litoral Norte e Centro, a partir do final da tarde;
Aumento gradual da intensidade do
vento, soprando por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas.
5.ª feira, dia 7 março:
- Precipitação em todo território, sendo mais intensa nas regiões Norte e Centro e nas
zonas montanhosas;
- Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota até 800/1000m de altitude no final do dia;
- Vento a predominar do quadrante oeste, aumentando gradual da intensidade, soprando por vezes forte na faixa costeira e terras altas, com rajadas até 70 km/h;
- Aumento gradual da agitação marítima, com agravamento a partir do início da manhã de quinta-feira, dia 7 de março.
Informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Atendendo à alteração das condições meteorológicas, com previsão de precipitação, agitação marítima, vento e queda de neve, é expectável:
- Piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água;
- Possibilidade de queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica;
N.º AVISO/3/DCS/2024
AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal
T.: 351 21 424 7100 | 
www.prociv.gov.pt

- Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
- Possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima;
- Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro;
- Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas do degelo;
- Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo);
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias;

N.º AVISO/3/DCS/2024 AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal
T.: 351 21 424 7100 | 
www.prociv.gov.pt

- Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas:
Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
Nos veículos elétricos, deve ser verificada a carga da bateria e analisada a existência de postos de carregamento no seu itinerário;
Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento;
Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.
- Nas vias afetadas pela acumulação de neve, evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais;
- Evitar circular naquelas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira;
- Restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas apeadas, nas zonas potencialmente afetadas pela queda de neve;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.


ANEPC || Divisão de Comunicação e Sensibilização


MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DISPONIBILIZA APP PARA CLIENTES DE ÁGUA

 O Município da Marinha Grande está mais próximo dos seus clientes que têm contrato de abastecimento de água, através da disponibilização da aplicação móvel myAQUA.

O myAQUA® é uma aplicação gratuita para smartphones, que permite ao Cliente consultar e gerir os seus dados de contrato, comunicar leituras, consultar as contas da água, aceder às referências de pagamento e muito mais.

Está disponível para telemóveis com sistema Android (versão 7.0 ou superior) e iPhone (versão iOS 9.0 ou superior).
    

COMO ACEDER| BASTA ACEDER NO TELEMÓVEL À ÁREA DAS APLICAÇÕES E INSTALAR O MYAQUA®.
Para entrar na aplicação é necessário um registo com os seguintes dados:
      •Código de Entidade
      •Nº de Contribuinte
      •Email, para o qual serão enviados os códigos de acesso
Se já estiver registado no serviço MGaguas, para entrar no myAQUA, utilize os mesmos códigos de acesso.

O QUE PERMITE FAZER
Gestão do contrato:
Alterar/atualizar e consultar os dados do contrato
Leitura do contador
      •Comunicar e consultar leituras
      •Receber alertas para comunicar a leitura
Faturação
      •Consulta da conta cliente
      •Aceder às referências de pagamento, solicitar novas, caso as existentes não estejam válidas
      •Aderir ao Débito Direto - SEPA
      •Aderir à fatura eletrónica 
Comunicação de anomalias
    
      • Comunicar problemas relacionados com qualidade da água, pressão, fugas de água, faltas de água, roturas na via pública, entre outros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador em Cadima, Murtede e Tocha

 
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais três espetáculos, desta vez em Cadima, Murtede e Tocha.
No sábado, às 21h30, o grupo Resistência Teatro e Produções representa “Lendas Distantes”, de Manuel Tomé, no salão da Junta de Freguesia de Cadima, tendo por anfitrião o Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima.
Trata-se de uma história baseada em relatos e testemunhos de pessoas que viveram a época dos anos 50, sendo que o enredo e as histórias são criados, mas as vivências e os hábitos são reais.

Também no sábado, dia 09 de março, às 21h30, é a vez do Grupo de Teatro Pedra Rija de Portunhos subir ao palco do salão da Junta de Freguesia de Murtede para interpretar “De um caso, virá um dia… virá”, uma adaptação de Mário Marques e Sílvia Santos.

A história foi construída a partir de várias referências como “O meu caso”, de José Régio, e de “Virá um dia, virá”, de António Cabral, cujos textos têm algo em comum: o egocentrismo da sociedade, em que cada um é ou quer ser “senhor do seu nariz” e em que o pequeno está sempre tramado.
O enredo não conta uma história com princípio, meio e fim, mas apresenta uma sucessão de várias cenas, destacando em cada uma delas um determinado aspeto condenável da nossa sociedade.
Inspirada também na obra “A noite”, de José Saramago, a ação situa-se nos tempos da Revolução do “25 de Abril de 1974” e recorda a censura da informação, assim como a perseguição a quem pensa ou age de forma diferente.
“Para pôr as coisas no seu devido lugar e não no lugar onde estão, só com uma revolução, incluindo de mentalidades, que ‘virá um dia, virá’”, afirma a sinopse.
Ainda no sábado, às 21h30, o Grupo de Teatro Amador da Tocha vai apresentar “Casamento do TPM ao Viagra”, uma comédia de Alcir Nicolau, na sede da Associação Recreativa e Cultural 1º de Maio da Tocha.
Os atores interpretam um casal, um casamento, o dia-a-dia, onde as manias, os desejos, as teimosias e as necessidades se tornam plurais.
A edição deste ano do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede inclui a participação de 17 grupos cénicos que realizam dois espetáculos, um deles no âmbito do programa de itinerância definido para o efeito.
Os atores, até final do mês de abril, vão realizar dois espetáculos, uma na sua comunidade de origem, outro numa das povoações onde estão sedeadas as entidades envolvidas.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo





Proença-a-Nova | Painel dos direitos humanos marca o arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de abril

 
Os alunos da Escola Básica de Proença-a-Nova levaram a cabo nas últimas semanas a execução de um painel de azulejos alusivo aos direitos humanos conquistados após o 25 de abril. Esta iniciativa contou com a colaboração da artista plástica Rosário Bello, que teve a tarefa mais difícil: reproduzir os desenhos dos pequenos artistas nos azulejos e em conjunto pintá-los.
“Trabalhar com crianças é sempre uma alegria e um grande desafio o qual me deixou com grande entusiasmo em poder começar esta viagem pela cor da LIBERDADE e dos DIREITOS HUMANOS”, revela Rosário Bello. “O meu trabalho baseou-se na escolha de cada conjunto de desenhos de cada turma em retirar uma figura, ou pormenores do desenho de cada criança, reproduzi-los no painel e fazer com que todos tivessem uma sequência ou encadeamento”, explica.
Cada turma foi responsável por executar um conjunto de azulejos, com a sua própria interpretação de um dos direitos humanos - direito ao trabalho, ao sufrágio, à família, à saúde, à igualdade, liberdade de expressão, à segurança, à qualidade de vida e ambiente, à instrução, à segurança e solidariedade, educação, cultura e ciência – resultando em 11 conjuntos.
“O principal foi feito pelos professores que trabalharam com as crianças e que no final desta aprendizagem conseguiram através do seu traço e sentir passar para o papel o que aprenderam sobre os direitos humanos e o 25 de Abril. É interessante ver a forma como se expressaram através do desenho e a explicação que dão a cada pormenor”, acrescenta a artista.
No final os 11 painéis serão aplicados no muro exterior da escola, sendo o 12º painel reservado à interpretação livre da artista sobre a temática. Esta iniciativa visa não só promover a consciencialização sobre os direitos fundamentais, mas também envolver as crianças na criação de uma obra artística coletiva que celebra e recorda os marcos históricos importantes para a sociedade portuguesa.
“Foram 4 dias intensos posso dizer e ao fim do dia com algum cansaço devido ao esforço, mas nada se compara com o brilho dos olhos das crianças quando viram alguns dos seus painéis já cozidos me deixou super feliz e com a sensação do dever cumprido, já que todos se reviram e reconheceram nos seus desenhos expressos naquela imensa "tela". Mais um sonho realizado e aqui com pequenos GRANDES artistas”, conclui.
A colaboração de Rosário Bello, conhecida pelo seu trabalho artístico de relevância nacional e internacional, tendo a sua arte a convite por um Curador de arte por 4 vezes representada no Salão Internacional de Arte Contemporânea no Carroussel du Louvre em 2019, 2020, 2021 e 2022, adiciona um valor significativo a este projeto, garantindo a qualidade e o impacto estético da obra final.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Marinha Grande | OFICINA DE COSTURA CRIATIVA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, dinamiza duas sessões da Oficina de Costura Criativa, dinamizadas pela formadora Rita Gomes, no dia 16 de março, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, cuja participação é gratuita sujeita a inscrição prévia.
A mediação da exposição Desenrascanço, do coletivo britânico MELT CLUB, que está patente no Museu Joaquim Coreia, exige estratégias múltiplas para garantirmos que a visitação se mantém até ao fim da exibição. Tratando-se de uma exposição têxtil, as manualidades de cariz têxtil, que se servem do instrumento máquina de costura, tão importante para a criação artística de MELT CLUB, valorizam o ato de costurar.

Tecidos, agulhas, linhas e máquinas de costura fazem parte do universo criativo de pequenos e grandes trabalhos, como aqueles que artesãos e artistas podem realizar. Na perspetiva do artesanato, propõe-se uma oficina de experimentação do saber fazer em contexto museológico.
Duração: 180 minutos
Limite de participantes: 16 em cada sessão.
Requisitos: máquina de costura e caixa de costura.
Material: fornecido pela formadora.
Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt , indicando nome, telemóvel e horário pretendido.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 1.ª Conferência Renovação Geracional "Os Jovens e o Futuro da Agricultura Nacional" realiza-se amanhã


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe amanhã, 6 de março, no seu auditório principal, pelas 14h00, a 1.ª Conferência Renovação Geracional em Portugal, sob o tema "Os Jovens e o Futuro da Agricultura Nacional".

O evento é coorganizado pela ESAC e pela Agriheroes e pretende evidenciar a importância de se investir nos jovens agricultores e empresários rurais, peças-chave para a inovação, sustentabilidade e revitalização das suas comunidades. Com o foco voltado para a superação dos obstáculos que impedem o envolvimento ativo dos jovens, como a dificuldade de acesso a terras e a transferência de conhecimento intergeracional, o evento almeja fomentar políticas de suporte e oportunidades para esta nova geração no setor agrícola.

O evento pretende ainda constituir-se como ponto de viragem para a modernização da agricultura em Portugal, e oferece uma oportunidade para que os jovens se conectem com diversos stakeholders, incluindo o governo, instituições académicas e o setor privado. Através da promoção do intercâmbio de ideias e da partilha de práticas inovadoras, posiciona-se como um passo fundamental para assegurar a continuidade e o desenvolvimento do setor agrícola nacional.

Ao fazer isso, esta Conferência é projetada, não só para tratar dos desafios atuais, mas também para preparar a agricultura portuguesa para os desafios futuros, com uma nova geração energizada e capacitada para liderar o setor agrícola, estratégico para a economia nacional e europeia.

Além da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que fará o encerramento da Conferência, participam, no momento de abertura, o Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, e com uma nota de boas-vindas, a Eurodeputada Isabel Carvalhais.

Firmino Cordeiro, Diretor Geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Arlindo Cunha, ex-Ministro da Agricultura, Pedro Reis, Investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) e Gonçalo Andrade, Presidente da Portugal Fresh, são outros dos nomes sonantes a integrar a 1.ª Conferência Renovação Geracional.

Vários jovens agricultores dinamizam mesas-redondas.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva

Silves | LADO B TRAZ MUNDO SEGUNDO AO AUDITÓRIO FRANCISCO VARGAS MOGO

 Iniciativa integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril | Comemorações do Aniversário de João de Deus
O LADO B vai regressar no dia 09 de março, pelas 21h30, com MUNDO SEGUNDO, ao Auditório Francisco Vargas Mogo.
MUNDO SEGUNDO (MC), produtor e ex b-boy, é uma figura incontornável do hip-hop português e um dos mais ativos embaixadores do movimento.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao espetáculo, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt
 
 
+ sobre MUNDO SEGUNDO
Falar do seu percurso é recuar no tempo até à década de 90, altura em que começou a dar os primeiros passos na música, e passar em tom de nostalgia mais de 20 anos de carreira que influenciaram muitas gerações tanto a nível artístico como social.
É incontornável recordar neste regresso ao passado as míticas “Nova Gaia Hip-Hop Sessions” da qual foi criador e que ao longo de quase dez anos acolheram bandas de norte a sul do país no antigo Hard Club, na marginal de Gaia.
Parte integrante dos Dealema, um dos casos mais sérios de longevidade no hip-hop português, Mundo Segundo esteve também na génese de outro projetos musicais de que são exemplo o Terrorismo Sónico, Real Companhia, Sindicato Sonoro, Gaiolin City Breakers e ainda Factor-X que pela primeira vez juntava Mundo Segundo a Dj Guze do coletivo Dealemático. Actualmente partilha os palcos e está a concluir um disco com outro nome maior do hip-hop português, Sam the Kid.
A par das muitas edições discográficas que podem aqui consultar, teve a oportunidade de abrir a solo espectáculos para algumas lendas do hip-hop americano de que são exemplo M.O.P, Dilated Peoples, Masta Ace, Marco Polo, Beatnuts, Pharaoh Monch, A.Z., entre outros.

 

“Comer Bem, Crescer Feliz”: CIM Viseu Dão Lafões deu início a ações de literacia alimentar pelas escolas do território


Projeto-piloto com ações pedagógicas vai estar presente, até ao mês de julho, em 14 Jardins de Infância/Escolas Básicas de todo o território de Viseu Dão Lafões.

Teve início o projeto intermunicipal “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma iniciativa-piloto por 14 escolas do território de Viseu Dão Lafões. O objetivo é dinamizar ações pedagógicas dirigidas a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Viseu Dão Lafões.
O projeto foi para o terreno ontem, dia 5 de março, e vai percorrer Viseu Dão Lafões até ao mês de julho. Tendo por base um envolvimento em tríade "escola-família-território", com enfoque em atividades em prol da literacia alimentar, visa o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente na concretização dos seguintes objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar.

As ações pedagógicas com as crianças serão mensais, acompanhadas por um guião pedagógico, e permitirão a exploração de um determinado alimento. A primeira ação decairá sobre a descoberta das especificidades da maçã de Bravo de Esmolfe, uma maçã com Denominação de Origem Protegida, que tem Viseu Dão Lafões como principal território de produção, com particular destaque para o município de Penalva do Castelo.

Em paralelo a estas ações pedagógicas, o projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” possibilitará a toda a comunidade educativa experienciar workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confeção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais.

As ações incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre temáticas imperativas para uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável. O convite para participar será extensível a toda a comunidade do território Viseu Dão Lafões, valorizando o papel fulcral dos Encarregados de Educação na promoção de literacia alimentar junto das crianças,

Hoje, no centro de Escolar de Nelas, numa visita ao projeto, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, referiu que "este não é um projeto isolado, na medida que deriva de iniciativas pedagógicas desenvolvidas pela CIM no seu território em prol do Sucesso Educativo. Entre outras, destacamos o ‘Cantinas Verdes – Estruturação do Mercado Institucional de Alimentos em Viseu Dão Lafões’ e o ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, projetos que dão ênfase e respostas a situações clínicas e educativas registadas na região".

Nuno Martinho destacou ainda a “importância das ações de literacia alimentar nas escolas, desde idades precoces”. “Estas iniciativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente, na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, prevenção de doenças, consciência ambiental e fomento de escolhas informadas. A consciência cultural e regional concorre ainda para a valorização dos produtos locais e de época, promovendo a sustentabilidade das populações”, considerou.

Também presente nesta visita, o Presidente do Município de Nelas, Joaquim Amaral, valorizou a importância da alimentação saudável. "Este projeto é muito importante, na medida em que envolve a componente aprendizagem, no sentido de sensibilizar para comer de uma forma saudável, de saber identificar os produtos, de criar hábitos de vida e de alimentação saudáveis, fazendo uso de algo muito importante que são os produtos locais. Vamos ensinar os nossos jovens a alimentarem-se bem, ao mesmo tempo que tem a vertente de promover empregos locais, ao consumirem os nossos produtos", disse.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Barcelos | Cursos de Inglês no IPCA

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem disponível um Centro de Línguas, o CLIPCA, com cursos regulares em vários idiomas, em diferentes níveis. As inscrições para Cursos de Inglês já estão a decorrer até 24 de março!
O CLIPCA foi estruturado para servir a região, nomeadamente a população dos concelhos do quadrilátero, destinando-se, assim, a participantes internos e externos ao IPCA.
Para este semestre, o CLIPCA tem já disponíveis cursos regulares nos níveis A2, B1 e B2 do idioma Inglês, com aulas realizadas em regime de B-Learning, duas vezes por semana.
Os interessados devem consultar o Edital, disponível em www.ipca.pt, que fixa os prazos de candidatura, inscrição, vagas, condições de funcionamento e emolumentos.
Mais informações em https://ipca.pt/centro-de-linguas/.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

JOSÉ MENDES COMPETIU NA PRAIA DE MIRA

 
Numa organização da Associação Sócio Cultural da Valeirinha e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia da Praia de Mira, realizou-se no dia 3 de março na Pista de Cross de MiraVillas o 9º Crosse Miravillas e o Campeonato Distrital de Corta-Mato Curto, destinado aos escalões de Veteranos.
Participou na prova de 6020 metros, o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura José Mendes, terminando a sua prova no 42° lugar entre os veteranos e 7° M35.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


VENHA CONHECER EMPRESAS DA MARINHA GRANDE NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 A Marinha Grande recebe a terceira edição da iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, de 16 a 30 de março de 2024, que visa revelar e promover os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial, cuja participação é gratuita.
A iniciativa é organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município da Marinha Grande faz parte e conta com o apoio dos diversos parceiros.

Na Marinha Grande, o programa da Semana do Turismo Industrial integra demonstração do fabrico de vidro soprado ao vivo; visitas livres ou encenadas ao Museu do Vidro: conferência; visitas a empresas de vidros, moldes e plásticos; oficinas de pintura para famílias; passeio pedestre pelo património histórico da cidade; e noite de jogos de tabuleiro no Museu do Vidro.
Aceite o convite e venha conhecer o património e as atividades produtivas tradicionais e industriais do nosso concelho:

PROGRAMA MARINHA GRANDE 16 e 17 de março . 14h00-17h00 . POEIRAS GLASS DEMONSTRAÇÃO DO FABRICO DE VIDRO SOPRADO AO VIVO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual. Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.
Local: Poeiras Glass | Praça Guilherme Stephens Edifício da Resinagem, Loja 7 | 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39.74951, -8.93283
Contactos: geral@poeirasglass.pt | 960225209
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: a visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca | GPS: 39.749735, -8.934647
16 a 30 de março . 10h00 às 13h00 . 14h às 18h (últimas entradas às 12h30 e 17h30)
MUSEU DO VIDRO EXPOSIÇÃO DA PEÇA COMEMORATIVA “À descoberta do Turismo Industrial”
Peça criada e executada ao vivo no âmbito da 1ª edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, em 2022, pelas mãos dos vidreiros Arlindo Francisco, Nelson Figueiredo e Noé Francisco, que há vários anos se dedicam à arte de trabalhar o vidro, com o apoio do CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, da Marinha Grande.
Local: receção do Museu do Vidro | Palácio Stephens - Praça Stephens, 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39.74974, -8.93325
Contactos: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.

16 de março. 10h30 . MUSEU DO VIDRO
VISITA INTERPRETATIVA AO PALÁCIO STEPHENS, com o Professor Jorge Custódio
A residência dos Stephens parte integrante da Fábrica de Vidros da Marinha Grande.
O turista terá oportunidade de conhecer os espaços, usos e costumes do antigo Palácio Stephens, onde atualmente se encontra o Museu do Vidro.

16 de março . 16h00 . MUSEU DO VIDRO
CONFERÊNCIA: "O método Re-Org e a sua aplicação à Reserva Central do Museu de Lisboa", por Aida Nunes (Museu de Lisboa)

16 de março . 20h00-00h00 . MUSEU DO VIDRO
À DESCOBERTA DO MUSEU, COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO TEATRO DO BOTÃO
O Turista terá a oportunidade de conhecer de uma forma mais lúdica e interativa algumas curiosidades sobre a história da cidade e do Museu do Vidro.
O Vidro foi descoberto há milhares de anos, mas a chegada da Real Fábrica de Vidros mudou para sempre a nossa cidade. A história da fábrica confunde-se com a história da cidade e é impossível falar-se da Marinha Grande sem falarmos de Guilherme Stephens, do Pinhal do Rei ou de mestres vidreiros.
Felizmente, há um pedaço desta História preservada no antigo palácio Stephens, pronta a ser descoberta! Pensada especialmente para os mais novos - mas aberta a participantes de todas as idades - esta aventura vem com reis e figuras históricas, com moldes, um mergulhador e até tem um concurso pelo meio. Convidam-se os participantes para esta incrível aventura à descoberta do vidro e da Marinha Grande.
Local: Museu do Vidro | Palácio Stephens - Praça Stephens, 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39.74974, -8.93325
Preço: gratuito.
Participação: sujeita a reserva prévia para museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.

17 de março . 09h00-12h00 . Marinha Grande
PASSEIO PEDESTRE: ROTA DAS CHAMINÉS | CIRCUITO URBANO PELA CIDADE
Neste Percurso Pedestre, procuramos conciliar o prazer da caminhada com uma viagem no tempo à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande em 1769 e a grande expansão da indústria no final do séc. XIX, até aos dias de hoje. Ao longo do percurso iremos conhecer as “chaminés” que assinalam a localização de “estruturas industriais” históricas, que desenharam a malha urbana da cidade da Marinha Grande e hoje ainda subsistem como “marcas do território industrial” da cidade.
Distância: 11,5 Km
Duração: 3 horas
Dificuldade: reduzido
Piso: urbano / alcatroado
Preço: gratuito
Local: ponto de partida: Arquivo da Marinha Grande | R. Bernardino José Gomes 8 | 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39:44:56,968, -8:56:02,721
Contactos: Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo | 244573300
Estacionamento: estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647

18 de março . 14h30 . Grupo Moldoeste
CONHECER A INDÚSTRIA DE MOLDES E PLÁSTICOS
VISITAS GUIADAS AO GRUPO MOLDOESTE
A Moldoeste integra um grupo empresarial especializado no desenvolvimento, design e produção de moldes de injeção e peças plásticas de alta precisão.
O turista tem a oportunidade de conhecer uma unidade de produção de moldes para injeção de termoplásticos de engenharia e de produção de componentes em termoplástico. Irá ser detalhado todo o ciclo de produção, desde a negociação de um projeto até à produção do produto final, a peça plástica, e sua exportação.
Local: Grupo Moldoeste | Rua da Oliveira, nº 11, 2405-018 Campo, Maceira | GPS: 39.72051, -8.92904
Contactos: ana.vieira@grupomoldoeste.com | 917 244 847
Limitado a um grupo máximo de 30 px
Inscrição prévia obrigatória (até dia 18/03): ana.vieira@grupomoldoeste.com) | 917 244 847
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: não é uma atividade acessível a pessoas com necessidades específicas

19 e 26 de março . 10h00 . CRISAL
VISITAS GUIADAS À EMPRESA CRISAL
“Da Matéria à Forma”, a Crisal a escrever a história do vidro há mais de sete décadas
Com mais de 70 anos de uma história única na Indústria Vidreira, a Crisal oferece produtos icónicos de alta qualidade, elegantes e resistentes. A fábrica possui dois fornos com capacidade máxima total de fusão de 140 toneladas por dia, os quais alimentam 7 linhas de produção, que operam em três técnicas diferentes: soprado, pensado e caliçaria. O portefólio de produto inclui uma vasta gama de artigos desde copos, cálices, canecas, taças, vasos, entre outros.
A visita percorre todo o fascinante processo de produção de vidro automático desde a “Matéria até à Forma”, ou seja, desde a ensilagem da matéria-prima que é fundida a cerca de 1550 ͦC nos dois Fornos da Crisal, passando pela moldação da peça, onde a gota incandescente passa por mecanismos de sopro ou de prensas surgindo na forma de copos, cálices, taças, canecas, entre outros. De seguida, passa pela área de recozimento e posterior escolha criteriosa de cada um dos artigos, que serão depois enviados ao cliente e comercializados na Loja da Crisal, onde termina a visita.
Local: Crisal | Zona Industrial do Casal da Lebre Rua de Portugal, lote 1 | 2430-028 Marinha Grande | GPS: 39.72349, -8.92903
Contactos: rh.crisal@lcglass.com | 244 545 800 
Visita limitada a maiores de 12 anos
Inscrição prévia obrigatória (até dia 17/03): rh.crisal@lcglass.com 
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: visita não acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Parque de estacionamento da empresa Crisal, limitado aos lugares existentes.

20 e 26 de março . 14h30 . PLIMAT-PLÁSTICOS INDUSTRIAIS MATOS, SA.
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLIMAT, S.A.
A PLIMAT foi fundada em 1978 e iniciou a sua atividade em 1980, após cerca de três anos de atividade preparatória. A PLIMAT é uma empresa altamente especializada em acessórios para canalizações, sendo a sua preocupação principal a produção de peças de superior qualidade.
Nesta visita o turista terá a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo, de acessórios para canalização, incluindo fabrico do composto de PVC rígido para injeção, preparação de outros materiais plásticos, incluindo o processo de reciclagem e triagem bem como controle de qualidade em produção, em laboratório, armazenagem e expedição para cliente.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 18/03): plimat@plimat.com 
Local: Plimat, S.A. | Zona Industrial de Casal da Lebre, Rua da Alemanha lote 35 | 2430-028 Marinha Grande | GPS: 39.7177953, -8.92795
Contactos: plimat@plimat.com | 244 572323
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Visita não acessível para pessoas com necessidades específicas.

23 de março . 10h30 e 15h00 . MUSEU DO VIDRO
VISITAS AO MUSEU DO VIDRO e OFICINAS
O turista terá oportunidade de conhecer o Museu do Vidro, aos diversos espaços e exposições, bem como aos artesãos a trabalhar o vidro ao vivo.
O visitante tem a oportunidade de contactar diretamente com a prática da atividade vidreira, de produção e decoração de vidro, em contexto oficinal. As visitas às oficinas serão comentadas pelos próprios artesãos que estão a trabalhar ao vivo.
Local: Museu do Vidro| Palácio Stephens - Praça Stephens | 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39.74974, -8.93325
Contactos: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.

24 de março . 10h30 . MUSEU DO VIDRO
ATELIÊ INFANTIL DE PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 20/03): museu.vidro@cm-mgrande.pt 

24 de março . 14h30 às 15h30 . 16h30 às 17h30
MUSEU DO VIDRO
OFICINA DE DESENHO E PINTURA COLABORATIVA PARA FAMÍLIAS, ORIENTADA PELA ARTISTA VÂNIA COLAÇO
“Pintar (n)o Museu”
Partimos de uma ilustração feita propositadamente pela artista, onde se vê a envolvente do Museu do Vidro, e excertos de cenas do fabrico do vidro. É sobre essa base impressa em papel, em rolo ou secções, que as crianças e as famílias serão convidadas a intervir com materiais riscadores tais como: lápis de cor, canetas de feltro, etc. Falamos em pintura colaborativa porque todos irão intervir sobre a mesma ilustração preenchendo-a de cor e vida.
Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos (todas as crianças têm de estar acompanhadas por um adulto).
Limite de Participantes: 20 pessoas.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 22/03), indicando nome e idade da criança, telemóvel e email do adulto: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377


24 de março . 14h30 às 18h00 
MUSEU DO VIDRO
JOGOS DE TABULEIRO
Os turistas são convidados a participarem numa sessão de jogos de tabuleiro.
A iniciativa é organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande. A atividade visa divulgar e envolver os participantes, a partir dos 8 anos, em jogos de tabuleiro, fomentando o convívio e a aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica, num ambiente de Museu.
Contactos: museu.vidro@cm-mgrande.pt | 244 573 377.
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Acessibilidade parcial na visita às instalações, para pessoas com necessidades específicas.

25 e 27 de março . 14h30 . PLANIMOLDE, S.A.
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLANIMOLDE, S.A.
A Planimolde foi fundada em 1978 e dedica-se ao fabrico, produção e comercialização de moldes e à produção de peças plásticas.
Na visita à fábrica, o turista tem a oportunidade de conhecer a indústria, e ver in loco o processo produtivo, como o fabrico de moldes, e a execução da peça final. O mais provável é que o automóvel onde anda, o brinquedo que o seu filho tem…seja nosso… seja made in Planimolde.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 13/03): rh@planimolde.pt
Local: Planimolde, S.A. | Rua do Lamarão da Embra, Pedrulheira | 2430-109 Marinha Grande | 
GPS: 39.7403675, -8.91161.
Contactos: rh@planimolde.pt | 963718050.
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.


*Gabinete de Comunicação e Imagem


Silves |XXVI FEIRA DO FOLAR DE SÃO MARCOS DA SERRA COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Encontra-se aberto até ao próximo dia 10 de março o período para inscrição de expositores na XXVI Feira do Folar de São Marcos da Serra. O evento promovido pela Câmara Municipal de Silves (CMS), decorrerá entre os dias 29 e 31 de março de 2024.
Podem inscrever-se expositores das áreas da produção de folar, panificação, doçaria regional, licores e aguardentes, mel, enchidos tradicionais, restauração, artesanato, latoaria do concelho, e Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo dada preferência a produtores de folar.

As candidaturas devem ser efetuadas por correio eletrónico, através do endereço feiradofolar@cm-silves.pt, podendo ainda ser entregues presencialmente no sector de Turismo da CMS, no horário das 09h00 às 17h00, ou na Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, entre as 09h00 e as 16h00, devendo ser entregue junto à ficha de inscrição, cópia do licenciamento de atividade.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os interessados devem contactar através do email anteriormente referido ou do telefone 282 440 800 (setor de Turismo extensão: 2744 ou setor de Cultura extensão: 2745).

 

ANEPC PROMOVE DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO – EXPOSIÇÃO DE MEIOS E EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS (DEMONSTRAÇÕES) – 6 DE MARÇO


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove esta quarta-feira, 6 de março, o dia aberto às escolas e ao público.

Durante este dia, das 10h00 às 17h00, as instalações da ANEPC, em Carnaxide, estarão abertas aos alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e ao público em geral, com uma exposição de meios e equipamentos operacionais dos Bombeiros e outros agentes e serviços de proteção civil, destacando-se sessões de demonstração cinotécnica, de busca e salvamento, de técnicas de desencarceramento, e outras ações de sensibilização no domínio da proteção civil.

O Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, estará presente na sessão de inauguração do dia aberto às escolas e ao público, pelas 10 horas, e dará as boas-vindas a todos os alunos/visitantes.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa comemorativo do 1 de março, Dia da Proteção Civil de 2024, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro).

Por todo o país, durante o mês de março, os Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil assinalam a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e demais Agentes de Proteção Civil, atividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão, apostando numa comemoração descentralizada, mais próxima do cidadão, sublinhando assim o papel crucial que o patamar local desempenha no sistema nacional de proteção civil e na coordenação de esforços entre todos os agentes de modo a enfrentar desafios cada vez mais complexos.

Em Portugal e no mundo, a efeméride visa sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

HORÁRIO || DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO

6 de março10h00 – 12h30
14h00 – 17h00

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL !

Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização

MARINHA GRANDE CELEBRA 36 ANOS DE CIDADE

 A Marinha Grande e os municípios consigo geminados de Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, celebram o 36.º aniversário da sua elevação a cidade, no próximo dia 11 de março, em comemorações que, este ano, acontecem na capital do vidro.
Estas cidades estão unidas pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988) e celebram o acontecimento de forma rotativa, cabendo, este ano, à Marinha Grande ser a anfitriã.

Como habitualmente, o programa envolve os representantes das entidades dos quatro concelhos e os alunos e professores do 1º ciclo que integram o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, que assinala 30 anos de existência.
O programa das comemorações é o seguinte:

11 de março de 2024
14h30 . Parque da Cerca
Acolhimento das crianças e professores das 4 cidades 
14h45 . Ruas da cidade
Distribuição do Boletim “O Caracol” pelas ruas da cidade até à Praça Stephens
15h00 . Praça Stephens
Entoação do Hino de Portugal e Hastear das Bandeiras
Atuação do Grupo de Percussão Tocándar
Entrega de Lembranças das cidades irmãs ao Presidente anfitrião
Entoação do Hino «Caracol da Amizade»
16h00 . Teatro Stephens
Cerimónia Oficial Comemorativa
Espetáculo Musical com João Miguel Pereira
 
12 de março 
Atividades no âmbito do Projeto “À Descoberta das 4 cidades”
Atividades lúdico desportivas no Parque da cerca.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra lança Mestrado em Engenharia Biotecnológica

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dar início já no próximo ano letivo, 2024/2025, ao novo Mestrado em Engenharia Biotecnológica (MEBT). As candidaturas abrem amanhã, dia 1 de março, e realizam-se em três fases.

«Este mestrado visa fornecer uma formação avançada e multifacetada nas áreas da Engenharia de Bioprocessos e da Biotecnologia Industrial com foco no desenvolvimento de novas soluções biotecnológicas num contexto bio económico sustentável e circular
», revela Jorge Pereira, coordenador do MEBT, acrescentando que serão utilizadas ferramentas tecnológicas, de qualidade, regulatórias e digitais mais avançadas, estimuladas as capacidades de trabalho em equipa e de bio empreendedorismo, bem como projetos em colaboração com a Indústria Biotecnológica (nacional ou internacional) ou com outras instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Assim, explica o professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ), «pretende-se que os futuros Engenheiros Biotecnológicos, formados na FCTUC, adquiram competências multidisciplinares nas várias vertentes da Biotecnologia Industrial, nomeadamente produção industrial de bio produtos; conceção, implementação, análise e controlo de bioprocessos/bio produtos; substituição/adaptação dos processos químicos convencionais em processos biotecnológicos eficientes, sustentáveis e amigos do ambiente; e desenvolvimento/coordenação de projetos I&D».

De acordo com o responsável, o MEBT foi idealizado para fazer face às exigências da sociedade atual, como a transição climática, terapias avançadas, produtos mais saudáveis, entre outras, e que levaram à procura por parte da indústria, a soluções tecnológicas ambientalmente mais favoráveis, eficientes e alinhadas com os objetivos para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/11381.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia