sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Orquestra Clássica do Centro atua com bandas filarmónicas de Penela

A Orquestra Clássica do Centro e músicos de bandas filarmónicas do concelho de Penela dão um concerto sinfónico no sábado, às 21:30, no Pavilhão Multidesportos desta vila do distrito de Coimbra.
Com entrada é gratuita, o espetáculo integra-se no projeto ‘Orquestra Clássica do Centro Convida’, promovida no âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, que consiste num ciclo de concertos interpretados pela Orquestra do Centro em conjunto com músicos de bandas filarmónicas de vários dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
O espetáculo, que também conta com a atuação da soprano Marina Pacheco e com a participação de coros das comunidades escolares do município, incluiu temas do repertório erudito e obras paradigmáticas do reportório clássico, de autores como Gioachino Rossini ou Johann Strauss II.
Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam no programa ‘Coimbra Região de Cultura’, que é uma rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região, cofinanciado por fundos europeus.

___________________


Homem agride PSP depois de ter atropelado jovem de 14 anos

No dia 24 de janeiro, pelas 18:20, por haver notícia de um atropelamento de um rapaz de 14 anos, na Rua Augusto Fernandes dos Santos Branco, Figueira da Foz, a Polícia de Segurança Pública deslocou-se ao local, momento em que o carro interveniente se colocou em fuga.
Durante a perseguição policial o condutor praticou uma condução agressiva e perigosa, colocando em risco os restantes utilizadores da via, revela a PSP em comunicado enviado a NDC.
Já fora do veículo, o suspeito, um homem de 43 anos, ainda tentou a fuga apeada para a sua residência, tendo, para o efeito, partido a porta de entrada com um pontapé. Ainda assim, graças à rápida intervenção da Polícia o suspeito foi intercetado.
Com uma postura agressiva, proferiu insultos e ameaças graves à integridade física dos agentes, tendo mesmo chegado a agredi-los.
Por ter sido interveniente num atropelamento teria que ser sujeito ao teste de alcoolemia, mas recusou-se sempre a faze-lo. Conduzido ao hospital para recolha  de sangue,  o interveniente manteve uma postura agressiva, apesar dos apelos da família e da defensora.
Perante o relatado foi detido, mantendo, ainda assim o comportamento agressivo e insultuoso.
O menor atropelado recebeu tratamento hospitalar, já tendo tido alta.
O homem foi presente a autoridade judicial competente, desconhecendo-se as medidas de coação aplicadas.

SAÚDE | Auxiliares de ação médica que trabalham no Serviço Nacional de Saúde há 10 ou 20 anos recebem salários entre os 585 e os 609 euros

Auxiliares de ação médica que trabalham no Serviço Nacional de Saúde há 10 ou 20 anos recebem salários entre os 585 e os 609 euros e reclamam a criação de uma carreira específica.
Hoje, dezenas destes trabalhadores concentraram-se junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, numa ação de luta por uma carreira específica de técnico auxiliar de saúde, uma vez que estão atualmente remetidos a uma carreira geral.
Fernanda Ferreira é auxiliar de ação médica há 26 anos num hospital público do Norte do país e até este mês recebia 609 euros brutos.
“Gostava de ver ministros da Saúde num hospital para perceberem quem os ajudaria e auxiliaria, quem lhes daria um copo de água ou os ajudava no banho”, desabafou à agência Lusa Fernanda Ferreira, enquanto participava na concentração frente ao Ministério da Saúde.
Também presente no protesto, Sandra Freitas trabalha há 10 anos como auxiliar no Serviço Nacional de Saúde e tem um vencimento de 585 euros até este mês, antes da concretização do aumento do salário mínimo, cumprindo turnos e fazendo fins-de-semana.
“Não há respeito pelos auxiliares. Nem da parte do Ministério nem da parte dos outros colegas e profissionais de saúde”, comentou à Lusa.
Ana Silva, auxiliar que também recebe o salário mínimo, queixa-se igualmente da falta de união dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde e lamenta que não se compreenda que os auxiliares de ação médica têm funções específicas e, como tal, deviam ter uma carreira própria.
Dezenas de auxiliares de ação médica estiveram hoje concentrados frente ao Ministério da Saúde em Lisboa a protestar pela “gritante injustiça” de não terem uma carreira própria.
Os profissionais, que hoje cumprem um dia de greve nacional, entregaram um abaixo-assinado a exigir a criação de uma carreira de técnico auxiliar de saúde, documento que conta com cerca de sete mil assinaturas, segundo Sebastião Santana, coordenador para a saúde da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.
Segundo disse à Lusa o dirigente sindical a greve de hoje está a registar uma adesão superior a 90% nos principais centros hospitalares públicos do país.

Pombal informa sobre a importância da reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos

No âmbito das obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos das linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017, o Município promoveu no Salão das Colectividades de Meirinhas uma sessão de informação, esclarecimento e sensibilização juntos dos proprietários de terrenos confinantes com os cursos de água, apelando para a importância das intervenções que estão a decorrer, e da necessidade da manutenção e preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
A apresentação surge na sequência daquelas obras, que representam um investimento de 54 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental e que resulta do protocolado assinado entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente.

As obras visam promover a limpeza, desobstrução e reposição de linhas de água afetadas durante os incêndios de 2017, bem como a reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, estando a decorrer em 11 locais diferentes, nas freguesias de Abiul, Carriço, Meirinhas e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.
Estas intervenções irão garantir o escoamento dinâmico daquelas linhas de água, minimizando a erosão e o arrastamento de solos, de forma a assegurar as condições necessárias para o uso geral daqueles recursos hídricos.
A elaboração do projeto desta intervenção esteve a cargo da Engenho e Rio, empresa que promoveu a sessão de esclarecimento em conjunto com o Município, a Junta de Freguesia de Meirinhas e a ARH do Centro.
NDC

Jerónimo de Sousa em Coimbra. Líder do PCP critica “máscara de hipocrisia” de PSD e CDS

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje PSD e CDS-PP de usarem uma “máscara da hipocrisia” quando abordam diversos problemas do país, como é o caso da saúde e dos CTT. 
“Temo-los visto a afivelar, sem o mínimo decoro, a máscara da hipocrisia, rasgando as vestes da falsa indignação em relação aos mais diversos problemas do país. Quem os ouve até parecem uns santos”, afirmou Jerónimo de Sousa, que falava durante uma intervenção num jantar regional em Lamarosa, Coimbra.
Para Jerónimo de Sousa, nos últimos tempos, tem-se assistido “a uma frenética e escandalosa operação de retoque e limpeza de fachada da parte dos partidos da coligação PSD/CDS derrotados em 2015”.
Para isso, o secretário-geral do PCP apontou para dois casos muito concretos: saúde e CTT.
No setor da saúde, o dirigente comunista recordou que estes dois partidos afirmam “que o Estado falhou em toda a linha” e que se mostram “muito solidários com os profissionais de saúde na luta”.
No entanto, foram esses mesmos dois partidos, vincou, que foram “os grandes responsáveis por uma redução da despesa pública em saúde relativamente ao PIB de 9,9% em 2010, para 9% em 2015” e que reduziram as remunerações dos profissionais de saúde no setor público “em mais de 2.500 milhões de euros”.
“Fizeram o mal e agora fazem a caramunha”, notou.
Também no caso dos CTT, Jerónimo de Sousa considerou que “a duplicidade e o fingimento [destes partidos] é tal, que até o fecho de estações de correios – resultado da trágica privatização dos CTT – é pretexto para lavagens de responsabilidade”.
“Perante o desastre do fecho de dezenas de estações de correios em 2018 e o seu previsível desaparecimento em 48 municípios do país, ei-los a fazerem intempestivas declarações de amor ao serviço público postal e universal”, protestou.
Jerónimo de Sousa referiu que “basta de demagogia”.
“Estão a chorar aí lágrimas de crocodilo? Porque é que privatizaram os CTT? Estão sempre a encher a boca com o combate às assimetrias, às regiões do interior. Ora aqui está: estão a fechar estações em 30 e tal concelhos com o risco de chegar aos 48. Depois vêm com um ar desgraçado, choroso, a dizer vejam lá o que estão a fazer aos correios”, observou o líder do PCP, num jantar que contou também com a intervenção do primeiro candidato da lista da CDU às eleições do Parlamento Europeu.
“Do PSD e CDS, só há a esperar retrocesso social e económico, liquidação de direitos, saque de salários e rendimentos, e da parte do PS o que se sabe poder contar é com as mesmas opções que têm impedindo a resposta plena aos problemas”, disse.
Durante a sua intervenção, Jerónimo de Sousa frisou ainda que os avanços conseguidos nesta legislatura foram alcançados pela “simples e objetiva” razão de que o Governo minoritário do PS não teve “as mãos completamente livres para impor a sua vontade”.
NDC

Epson lanza nueva serie de impresoras EcoTank para emprendedores, empresas y profesionistas


por Yesica Flores
Los equipos monocromáticos M1100, M1120 y M2140 de tanque de tinta presentan un diseño más compacto, ofrecen alto rendimiento, alta velocidad y gran calidad de impresión, y permiten un ahorro en costos de operación de hasta 90% en comparación con la tecnología láser 
Epson, líder mundial en imagen digital e impresión, anunció el lanzamiento de una nueva serie de impresoras de su reconocida línea EcoTank (sistema de tanque de tinta continua) para emprendedores, empresas de todos tamaños e industrias, y profesionistas con necesidades de altos volúmenes de impresión. Los equipos monocromáticos M1100, M1120 y M2140 ayudarán a los usuarios a ser más productivos, ya que ofrecen altas velocidades y calidad de impresión, además de un ahorro considerable en tinta y en consumo de electricidad, de hasta 90% en comparación a equipos láser en modo operación.
Los equipos EcoTank M1100 y M1120 imprimen hasta 11,000 páginas en negro (y la tinta de reemplazo rinde hasta 6,000 páginas) con una velocidad máxima de impresión de hasta 32 páginas por minuto (ppm) y tienen una capacidad de alimentación frontal de papel de 150 hojas, 10 sobres y 30 tarjetas postales. Ofrecen una resolución máxima de 1440 x 720 puntos por pulgada (dpi) y cuentan con medidas de 37.5 centímetros de largo de base, 26.7 de ancho y 16.1 de altura (en modo cerrado). La impresora M1120, cuenta además con conectividad inalámbrica y aplicaciones que le permiten mandar impresiones desde teléfonos inteligentes y tabletas.
Por otro lado, el multifuncional EcoTank M2140 tres en uno, también monocromático, ofrece una mayor productividad, ya que su velocidad máxima es de 39 ppm y opera con impresión dúplex, su estructura de alimentación automática de papel soporta 250 hojas, más otra de alimentación trasera para una sola hoja. Cuenta con una pantalla LCD a color de 1.44 pulgadas para un manejo más práctico y sus dimensiones son de 37.5 centímetros de largo de base, 34.7 de ancho y 30.2 de altura con un diseño compacto y estilizado. Alcanza una resolución de 4,800 x 2,400 dpi y su cabezal de impresión se basa en el sistema PrecisionCore TFP, desarrollo original de la compañía que produce gotas de tinta con una extrema precisión y las inyecta a altas velocidades, resultando en colores profundos y dramáticos, además de una alta calidad.

“Estos nuevos equipos permitirán cubrir las necesidades de altos volúmenes de impresión en negro de empresas de todos tamaños e incluso rebasarlas, sin necesidad de hacer inversiones en tinta en meses, ya que las botellas del consumible que utilizan equivalen en cantidad a unos seis cartuchos de tóner tradicionales. Esto ayudará también a emprendedores, empresarios y profesionistas en general, a ser más productivos y alcanzar así sus objetivos de negocio”, afirmó David Calvo, Gerente de Mercadotecnia de la línea de Productos de Consumo en Epson México.
Asimismo, las tres impresoras EcoTank Serie M presentan un nuevo diseño más compacto para ahorro de espacio, con sistema de tanque frontal para fácil monitoreo de niveles de tinta e incluyen el sistema de llenado codificado Ecofit que evita desperdicio del consumible, además de operar con la nueva tinta pigmentada original de Epson de secado instantáneo para una mayor resistencia a la decoloración y al agua, de los documentos impresos.
“Estamos muy orgullosos de este lanzamiento porque seguimos innovando en el mercado de impresión, ahora con estos equipos más compactos y que imprimen aún más que los modelos anteriores, en menor tiempo y a un menor costo total de propiedad. Hace seis años introdujimos la tecnología EcoTank en México y hoy contamos con más de 20 modelos de la línea en el mercado local, mientras que a nivel global, hasta octubre de 2018, habíamos vendido 30 millones de impresoras con sistema de tanque original de tinta continua”, afirmó Alberto Arredondo, Director General de Epson México.
Las nuevas impresoras de Epson están disponibles a través de los mayoristas CT Tecnología, CVA, Daysitek, DC Mayorista, Exel del Norte, Grupo Loma, Ingram, Intcomex, PCH y Tonivisa.


___________________


Los centros de trabajo se están rezagando en la cultura On Demand de hoy: la tecnología fácil de usar es la máxima prioridad para 2019


por Yesica Flores
La tecnología de consumo es intuitiva e inteligente, por lo que es probable que una gran mayoría de los empleados encuestados en todo el mundo por el Workforce Institute de Kronos Incorporated, deseen que la tecnología en su lugar de trabajo sea tan fácil y potente como su tecnología personal.
La entrega de la investigación Engaging Opportunity, del El Workforce Institute de Kronos y realizada por Coleman Parkes Research, que encuestó a más de 2,800 empleados por hora y asalariados en una variedad de sectores productivos en los siguientes países: Australia, Canadá, Francia Alemania, México, Nueva Zelanda, el Reino Unido y los Estados Unidos, para explorar el impacto que tienen las tecnologías existentes y emergentes en la experiencia de los colaboradores.
Hechos
• La tecnología del lugar de trabajo no cumple con las expectativas de los empleados.
o Casi la mitad de los empleados (48 por ciento) encuestados en todo el mundo desean que la tecnología de sus centros de trabajo se desempeñe como su tecnología personal. Mientras que uno de cinco empleados (18 por ciento) no quiere que la tecnología de su lugar de trabajo y la tecnología personal funcionen de manera similar.
o Los empleados en México se sienten menos cómodos usando la tecnología de su lugar de trabajo: un escaso 8 por ciento siente que las soluciones de su lugar de trabajo son más fáciles de usar que su tecnología personal. El sentimiento es similar en todo el mundo: menos de una cuarta parte de los empleados en Alemania (24 por ciento), EE. UU. (22 por ciento), Canadá (20 por ciento), Francia (16 por ciento), Australia y Nueva Zelanda (13 por ciento), y el Reino Unido (13 por ciento) considera que la tecnología de su lugar de trabajo es más fácil de usar que su tecnología personal.
• Una brecha creciente: las apps de consumo son mucho más sencillas de navegar que los procesos empresariales.
o Más de la mitad de todos los empleados encuestados en todo el mundo (55 por ciento) están de acuerdo en que es más fácil buscar nuevas películas en Netflix, que verificar los detalles de sus beneficios para empleados. En México 70% de los empelados encuentran esta plataforma on demand más simple.
o No sólo Netflix es más simple el 45% de los empleados a nivel global consideran que comprar en Amazon, para encontrar rápidamente lo que necesitan, es más fácil que pedirle a su gerente un día de incapacidad, mientras que en México un 63% opina lo mismo. Casi un cuarto (43 por ciento) de los empleados en el mundo creen que es más fácil hablar con asistentes digitales personales como Alexa, Cortana o Siri, que con su gerente. Mientras que para México este porcentaje también se eleva, con un 55% de trabajadores que opina esto.
o 64% de los trabajadores en México piensan que es más fácil reservar un Airbnb o un Uber que saber cuántos días de vacaciones les quedan para disfrutar. Mientras que globalmente esta estadística se encuentra en un 38%.
• Haciendo el trabajo más difícil: la tecnología poco eficaz daña la experiencia de los empleados
o Más de un tercio de los empleados encuestados en todo el mundo (35 por ciento) sienten que su trabajo es más difícil de lo que debería ser debido a procesos obsoletos y tecnología heredada. Esta opinión es más frecuente en México (45 por ciento), Francia (43 por ciento) y el Reino Unido (40 por ciento).
o Para las industrias estadounidenses, los empleados del gobierno estatal y local (55 por ciento), la seguridad pública (53 por ciento) y finanzas (43 por ciento) sienten que los procesos y tecnología obsoletos dificultan su trabajo. Los empleados subcontratados y de servicios de campo (38 por ciento), logística y transporte (33 por ciento), sector retail y atención médica (tanto el 30 por ciento) como en manufactura (29 por ciento) comparten la misma opinión.
o Los empleados más jóvenes en los Estados Unidos son menos tolerantes a la mala tecnología en el lugar de trabajo que los empleados mayores. Si bien sólo una quinta parte (20 por ciento) de los Baby Boomers piensan que los procesos y la tecnología obsoletos hacen su trabajo más difícil de lo que debería ser, esa cifra aumenta constantemente para la Generación X (34 por ciento), los Millennials mayores (38 por ciento), los Millennials más jóvenes (40 por ciento), y la Gen Z (39 por ciento). 1
o Tan sólo una cuarta parte de los empleados encuestados en todo el mundo (25 por ciento) no están de acuerdo con la idea que la tecnología de su lugar de trabajo complica las actividades comunes al agregar pasos adicionales o innecesarios.

Stulz México da banderazo de salida a su programa de Canales 2019


por Yesica Flores
Hoy la cantidad de datos en el mundo se duplica aproximadamente cada 2 años. Por tanto, se requieren más centros de datos que cuenten con aire acondicionado, con un uso eficiente de los recursos. Los programas de comercialización de STULZ refuerzan a su esquema de canales para cubrir todas estas nuevas necesidades.
Ciudad de México, enero 2019 - STULZ México, lanza formalmente su programa de comercialización a canales para el presente año donde destaca la segmentación estratégica de sus distintos niveles de socios, Expert Partner, Advanced Partner y Alliance Partner.
“Establecer un mecanismo de comercialización competitivo para las soluciones STULZ, permitirá ampliar la presencia en el mercado generando una cadena de suministro a través de canales y distribuidores altamente capacitados”, comentó Juan Carlos Casillas, Gerente de Canal para Stulz.
Este plan de canales se ve fortalecido gracias a una sólida alianza estratégica con 5 importantes mayoristas, los llamados Supply Partners (mayoristas) están encargados de apoyar directamente el crecimiento de los Advanced y Alliance Partners, los cuales gracias a sus características cuentan con el expertise y apoyo para una atención especializada al usuario final.
El Alliance Partner es todo aquel canal de distribución que requiera algún producto o solución Stulz para complementar su oferta, su nivel de competencias le permitirá desarrollarse al siguiente nivel de partner conforme vaya evolucionando, dependiendo de su estructura, grado de especialización y nivel de penetración en el mercado.
El Advanced Partner por otro lado, es el canal que ya pasó por la certificación de Alliance y busca seguir creciendo en el negocio del cooling con Stulz, su nivel de competencias le permitirá desarrollar y conseguir la certificación como Expert Partner, dependiendo de su desarrollo individual.
Cabe señalar que los niveles del programa están determinados por las competencias individuales de cada Partner, el modelo de negocio, conocimiento en el área de cooling y nivel de compromiso, incluyendo requerimientos, beneficios, políticas, plan de negocios, entre otros.

Acércate a Stulz y conoce nuestras soluciones destinadas a reforzar tu estrategia como canal certificado, las ventajas que hemos diseñado en nuestro programa tendrán seguramente ese plus que estás buscando, apoyo constante e inmediato, capacitación, calidad, garantía y servicio de una marca plus en el mercado del cooling en México.

_________________


Macroscópio – A Venezuela devia ser uma lição

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
A tragédia venezuelana conheceu nestes últimos dias novos desenvolvimentos e nada garante que tenha um final feliz. As gigantescas manifestações a pedir a destituição de Nicolás Maduro não comoveram o líder bolivariano. As Forças Armadas mantêm-se por enquanto do seu lado. E se o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se auto-proclamou presidente interino e foi logo reconhecido pelos mais importantes vizinhos, ninguém está interessado em intervir no país. Isto mesmo e muito mais se explica no apanhado de textos que reunimos neste Macroscópio, onde também se recorda a tragédia de uma Venezuela que ha destruido la mitad de su economía en seis años, como recordava o espanhol Cinco Dias.
 
Deixem-me começar por recordar que há exactamente duas semanas já dedicara parte desta newsletter a este drama – Como se destrói um país seguido de outras histórias –, sendo que quem na altura não leu três artigos aí referidos tem neles bons pontos de partida para entender o grau de desespero que levou o povo a sair à rua e a enfrentar uma repressão que já fez 26 mortos. São eles o trabalho do  Washington Post Latin America has never seen a crisis like Venezuela before, o especial de João de Almeida Dias no Observador Venezuela até ao fundo: os números do país de Nicolás Maduro e a entrevista de Edgar Caetano, também no Observador, ao investidor financeiro Russ Dallen, “A Venezuela tornou-se o sonho de Pablo Escobar.” A estes três trabalhos que permitem perceber a dimensão do desastre acrescento agora mais uma referência, esta do New York Times, um pouco mais antiga mas muito completa: How Venezuela Stumbled to the Brink of Collapse.
 
Quanto ao momento que hoje se vive, o editorial do El Pais, Hora decisiva en Venezuela, sintetiza o essencial: “La gestión de Nicolás Maduro al frente de Venezuela no puede ser calificada sino como lamentable desde prácticamente todos los puntos de vista. A la catástrofe económica que ha hundido a la población en una miseria material inimaginable hace pocos años en uno de los países con más potencial material y humano de América, se ha unido un retroceso inaceptable en el ámbito de las libertades individuales y colectivas con la instauración de facto de un régimen autoritario, aunque pretenda guardar una apariencia democrática.”

 
No mesmo sentido se expressa o editorial do Wall Street Journal, Revolt in Venezuela, onde se faz um paralelo com outras revoltas pela liberdade: “Around the country rich and poor used the anniversary of the 1958 fall of military dictator Marcos Pérez Jiménez to call for a return to democracy. Like the “people power” rebellion in the Philippines in 1986, and the “color” revolutions in Europe, this is a revolt that has more democratic legitimacy than Mr. Maduro, who stole last year’s election with the help of the Cuban intelligence services.”
 
Mas se é relativamente estar de acordo sobre a necessidade de afastar Maduro e realizar eleições realmente livres e democráticas, a verdade é que são muitas as dúvidas sobre se será possível chegar lá na sequência de mais este levantamento popular. Há contudo alguns trabalhos jornalísticos que dão pistas interessantes:
  • A Short, Simple Primer on What’s Happening in Venezuela, a newsletter The Interpreter do New York Times, da responsabilidade de Max Fisher e Amanda Taub, organizada em perguntas e respostas. Eis um desses blocos, um dos mais pertinentes: “What will happen next? There are two sets of actors who could force Mr. Maduro to step down. The first includes members of Mr. Maduro’s own government, though the crisis has grown so bad that many of them probably fear prison or worse should they lose power. And they would lose their access to handouts, sending them into the same bread lines as everyone else. The second contains members of the Venezuelan military, which Mr. Maduro has, perhaps wisely, avoided ordering to crack down on protesters. Some low-level officers have moved against Mr. Maduro, but the rest have remained loyal. The military benefits tremendously from the status quo; Mr. Maduro has allowed them take control of black marketeering and some trade in natural resources. If neither group removes Mr. Maduro and he refuses to step down, it is very hard to say what will happen. History provides few obvious parallels.
  • Golpe de Estado, guerra civil ou transição? Seis respostas para perceber o presente e o futuro da Venezuela, um especial de João de Almeida Dias no Observador, onde se abordam estas seis questões:
  1. Quem manda agora na Venezuela?
  2. Com que legitimidade é que Guaidó é proclamado Presidente interino?
  3. O que vai Maduro fazer para continuar no poder?
  4. Qual é a probabilidade de uma intervenção militar dos EUA na Venezuela?
  5. De que outras formas, além da intervenção militar, pode a comunidade internacional pressionar o regime de Maduro?
  6. A Venezuela encaminha-se para uma guerra civil?

    De todas seleccionei um extracto da resposta à relativa à legitimidade de Guaidó, pois julgo que será uma questão que pode estar a suscitar dúvidas a muitos leitores. A resposta remete para o texto da Constituição de 1999, a que está em vigor e já foi aprovada depois da subida ao poder de Hugo Chavez: “O que diz, então, o Artigo 233 da Constituição da Venezuela? Que são consideradas “faltas absolutas do Presidente da República”, entre tantos, o “abandono do cargo, declarado como tal pela Assembleia Nacional, assim como a revogação popular do seu mandato”. Ora, se a Assembleia Nacional não reconheceu a tomada de posse de Nicolás Maduro como Presidente no passado 10 de janeiro, passou desta forma a preencher o “vazio” que entende haver no poder presidencial venezuelano. E o que o Artigo 233 diz sobre os passos a tomar nesse caso é que “quando se produzir a falta absoluta do Presidente eleito ou Presidente eleita antes de tomar posse, produzir-se-á uma nova eleição universal, direta e secreta dentro de 30 dias consecutivos seguintes. Até que se eleja e tome posse o novo Presidente ou a nova Presidente, a Presidência da República será da responsabilidade do presidente ou da presidente da Assembleia Nacional”.
 
Um ponto comum a todos os cenários desenvolvidos nos diferentes órgãos de informação é a descrição da aparente fidelidade, pelo menos por agora, da alta hierarquia militar, ao regime de Maduro. É certo que isso pode coexistir com alguma tensão, como nos relata do El Espanol, em Generales contra capitanes: Maduro y Guaidó se disputan el control del Ejército: "Los cuadros de arriba están comprometidos con Maduro. Los mandos intermedios o bajos, los que pasan hambre y están oprimidos, pueden dejar de obedecer órdenes arbitrarias para no estar comprometidos ante la nueva situación", advirtió a EL ESPAÑOL este miércoles una fuente conocedora del Ejército venezolano. Al igual que las demás infraestructuras del país, las instalaciones militares están decayendo y los salarios desaparecen rápidamente en medio de una brutal inflación.” Mesmo assim importa perceber o porquê da fidelidade dos generais.

 
No Observador João de Almeida Dias aborda de forma detalhada esse tema no especial Petróleo, ouro e poder: como Maduro comprou os militares e garantiu (até ver) o seu apoio. Mesmo assim, apesar de todos os esquemas para aliciar os militares, a verdade é que continuar a ser necessário recorrer à intimidação, sendo que “2018 foi, como nenhum ano dos quase 20 que o chavismo já leva, aquele que levou a uma maior onda de repressão e detenções dentro das forças armadas venezuelanas — com a jornalista Sebastiana Barráez, especializada em temas militares, a referir em setembro do ano passado que, desde janeiro e até à data, tinham sido presos 60 funcionários militares e 82 sob suspeita de planearem levantamentos contra o regime. Outras estimativas à altura eram ainda mais expansivas, apontando para um total de 185 oficiais sob investigação e a serem interrogados por atentarem contra o chavismo.
 
Para levar a bom porto o controlo das Forças Armadas o regime bolivariano conta, desde os tempos de Chávez, com o apoio inestimável de Cuba, como conta Juan Jesús Aznarez, do El Pais, em El enigma militar en Venezuela: “Siempre en prevención, asesorado por Cuba, el chavismo somete a las principales guarniciones a estrecha vigilancia y a una ideologización que trufa socialismo, marxismo leninismo, nacionalismo y antimperialismo. La depuración y arrestos por supuestas conspiraciones fueron frecuentes con Chávez y lo son con Maduro. (...) La penetración uniformada en la gestión del Estado es tan profunda que en 2017 casi la mitad de los ministros, 14 de 33, pertenecía a las Fuerzas Armadas. Además de las operaciones de intermediación financiera, el Banco de la Fuerza Armada Bolivariana completa la sinecura de las tres armas.
 
Para o Wall Street Journal não será mesmo possível pensar numa transição pacífica em Caracas se Havana continuar a ter a influência que tem, como se defende no editorial Cuba Out of Venezuela. Aí, depois de recordar que “Cuba controls Mr. Maduro’s personal security detail and has built a counterintelligence network around the high command. Venezuela’s 1,000 or so flag officers operate in silos and are spied on by minders. An officer who sides with the opposition is putting his life and perhaps his family at risk”, conclui-se: “Cuba is the imperial power in Caracas, not the U.S., and the only recent “development” in Venezuela has been malnutrition. Russia certainly wouldn’t mind a Syrian-style civil war in Venezuela that spread more chaos in the Americas and more opportunity to undermine democratic governments.”
 
É assim que, a fechar este Macroscópio e para não fugir à tradição de uma recomendação próprio de um fim-de-semana, que convida a leituras mais longas, não podia esquecer um ensaio muito a propósito de José Carlos Fernandes, O Globocop vai mesmo arrumar as botas ou vai intervir na Venezuela? A história dos EUA enquanto polícia do mundo. O seu ponto de partida é simples: “Para enquadrar a posição de Trump é instrutivo recuar até aos primórdios da história dos EUA e acompanhar a luta entre as tendências “isolacionista” e “intervencionista” até ao nosso tempo. Se, ou quando, for preciso tomar uma decisão difícil sobre a Venezuela, uma delas vencerá.” O seu desenvolvimento permite-nos recuar até aos acontecimentos da Costa da Berbéria, em 1801, quando a jovem república interveio militarmente em defesa dos seus interesses muito, muito longe do seu território, mais precisamente deste lado do Atlântico. Foi apenas a primeira de muitas intervenções, que vêm até à mais recente na Síria, porventura muito mais aventuras militares do que aquelas de que o leitor se recordará, uma história que vale a pena recordar, tudo num texto bem ilustrado que se lê com prazer e com o qual se aprende. Mesmo.
 
De resto, despeço-me com votos de um bom fim-de-semana a que, acrescento, desta vez, votos de felicidades para os que na Venezuela lutam pela liberdade. Eles merecem e precisam.
 
Siga-me no Facebook, Twiteer (@JMF1957) e Instagram (jmf1957)
 
 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Conoce las mejores apps para viajar


por Yesica Flores
Estas próximamente a viajar o estas planificando tu siguiente viaje y no sabes por dónde empezar, Inca Rail ha creado un listado de las mejores apps que te ayudarán a programar tus siguientes vacaciones.
* Yuggler: App disponible solos para iOS. Esta app te muestra opciones interesantes cerca de ti. Tiene un buscador, consejos y fotos; todo esto para encontrar el lugar perfecto.
* Nativoo: Es una guía de viajes que crea itinerarios en breves segundos, basándose en tus preferencias. La guía calcula automáticamente las mejores rutas y recomienda los mejores lugares, hoteles, restaurantes, tours y bares. Esta aplicación tiene guía de viajes para 37 destinos.
* Airbnb: Esta App les permite ofrecer inmuebles a viajeros que buscan alojamiento y a los turistas poder alquilar, gracias al gran catálogo de Airbnb. Es muy segura ya que tienes contacto con el mismo dueño del inmueble.
* WeatherPRO: ¿Quieres saber cómo está el clima en la ciudad que viajarás? Esta App es para ti. Viene con mucha información, incluyendo el tiempo en estaciones de esquí, playas, con información sobre el índice de rayos UV y la temperatura del agua.
* MAPS.ME: Ahora puedes despedirte de pagar por la descarga de datos. Esta app pone a tu servicio todos los mapas, pero sin necesidad de conectarte a Internet. ¡Solo tienes que acordarte de bajar los mapas antes de viajar!
Para conocer de qué tratan estas y otras apps te invitamos ver la siguiente infografía

Xerox es distinguida como líder en Contractual Print y Document

por Yesica Flores
Xerox fue distinguida como líder en Contractual Print y Document Services por IDC MarketScape; la compañía también obtuvo el Premio Software Line del año, otorgado por
NORWALK, Connecticut, Estados Unidos, 25 de enero de 2019 – La tecnología, los servicios, el software y las aplicaciones de Xerox para el lugar de trabajo siguen siendo reconocidas por la industria, tal como ocurrió recientemente con IDC y Keypoint Intelligence - Buyers Lab.
“Ambos reconocimientos reflejan cómo Xerox influencia positivamente la forma en la que se realiza un trabajo en la manera más segura, automatizada y simple posible”, dijo Joanne Collins Smee, chief commercial officer de Xerox. “Ser distinguidos por el trabajo en el que creemos es realmente gratificante y nos empuja con mayor fuerza a ser una potencia tecnológica que constantemente brinde soluciones innovadoras e inteligentes.”
Amplio portafolio acreditado para posicionarse en la categoría de líderes de IDC MarketScape
Xerox fue distinguida como líder en el IDC MarketScape: Worldwide Contractual
Print and Document Services Hardcopy 2018–2019 Vendor Assessment1
"El informe refleja la duradera posición de liderazgo de Xerox en el mercado y su amplio portafolio de soluciones de software y servicios", dijo Robert Palmer, vicepresidente de investigación del grupo de Soluciones de Imágenes, Impresión y Documentos de IDC. "El enfoque de Xerox en la seguridad y la transformación digital ha ayudado a diferenciarse de los competidores".
Además de ser reconocida por sus ofrecimientos de transformación digital, IDC MarketScape observó cómo "Xerox se esfuerza por proporcionar algo más que soluciones de impresión al brindar una administración de punta a punta de toda la infraestructura de impresión de la oficina". Otras fortalezas mencionadas en el informe incluyen los ofrecimientos de Xerox de seguridad, modelo global de prestación de servicios, flexibilidad y escalabilidad de sus servicios de administrados de impresión y experiencia en mercados verticales.
Las aplicaciones y conectores para impresoras impulsan el Premio
Software Line of the Year
Por quinta vez, Xerox ha ganado el prestigioso premio Document Imaging
Software Line of the Year otorgado por Keypoint Intelligence - Buyers Lab. Según los analistas del grupo, la gran variedad de aplicaciones y conectores para impresoras multifunción (MFPs) de Xerox, creados por la empresa y sus desarrolladores asociados, fueron fundamentales para ganar el premio.
Una serie de soluciones de gestión de imágenes electrónicas de documentos también fueron mencionadas como impulsoras de este premio, como Smart Workplace Assistant de Xerox, DocuShare®, Workplace Suite, Easy Translator App y los Servicios de Automatización de Flujo de Trabajo de Xerox.
"El panorama de la gestión de imágenes electrónicas de documentos continúa evolucionando, y el énfasis de esta evolución se está desplazando a las aplicaciones de software y, más recientemente, a las aplicaciones para MFPs", dijo Jamie Bsales, director de Análisis de Soluciones de Keypoint Intelligence - Buyers Lab. "Nuestro análisis muestra que Xerox está a la vanguardia de este movimiento gracias a su estrategia impulsada por aplicaciones 'Workplace Assistant' y una sólida cartera de aplicaciones tradicionales de gestión de imágenes electrónicas de documentos".