terça-feira, 7 de agosto de 2018

4ª. Feira dia 8 de Agosto não fique indiferente, faça a sua dádiva de sangue antes de ir de férias




Nesta época do ano há milhares de doentes necessitados de componentes sanguíneos, que não podem ir de férias

Manuais escolares gratuito – saiba se tem direito


Na rede de livrarias:

1. Troque os seus vouchers pelos respetivos manuais escolares, sem ter de pagar qualquer valor;
2. Encomende os cadernos de atividades com 6% de desconto imediato até 18 de gosto;
3. Beneficie de 20% de desconto em cartão Leitor Bertrand na compra de livros de apoio escolar (dicionários, gramáticas, fichas de trabalho, livros de preparação para os testes e exames) e em mais de 100 livros do Plano Nacional de Leitura (exceto novidades com 10%).

ou

Através de e-mail para leitor@bertrand.pt

1.Envie-nos um email para leitor@bertrand.pt com a seguinte informação:

a) Nome completo;
b) NIF; 
c) Morada onde pretende receber os manuais;
d) Telefone;
e) Vouchers num ficheiro PDF em anexo;

2.Os seus livreiros Bertrand tratam da sua encomenda, enviam-lhe um email de confirmação e enviam-na gratuitamente para uma morada à sua escolha ou uma livraria Bertrand.

ou

Na livraria online - www.bertrand.pt, brevemente:

1.Troque os seus vouchers pelos respetivos manuais escolares, sem ter de pagar qualquer valor;
2.Encomende os cadernos de ativos com 6% de desconto imediato até 18 de gosto;
3.Receba os seus livros gratuitamente numa morada à sua escolha* ou numa livraria Bertrand;
4.Beneficie de 20% de desconto em cartão Leitor Bertrand na compra de livros de apoio escolar (dicionários, gramáticas, fichas de trabalho, livros de preparação para os testes e exames) e em mais de 100 livros do Plano Nacional de Leitura (exceto novidades com 10%).

*Oferta de portes em encomendas completas** nos meios de envio Levantamento numa Livraria Bertrand, CTT Expresso ou Rede Pickup para Portugal Continental e em CTT Expresso Clássico para as ilhas dos Açores e Madeira. **A encomenda deverá conter uma quantidade mínima de livros escolares das diferentes disciplinas do mesmo ano de escolaridade que varia consoante o ciclo escolar: 3 manuais ou cadernos de atividades no 1.º ciclo; 4 manuais ou cadernos de atividades no 2.º ciclo; 6 manuais no 3.º ciclo e 3 manuais no secundário.

A gratuitidade aplica-se apenas ao manual escolar da disciplina. Consulte as condições em vigor para aquisição dos respetivos cadernos de atividades.

Não acumulável com outras promoções em vigor.


Gabinete Central de Combate à Corrupção “ainda a trabalhar com o Brasil” no caso de corrupção da Odebrecht em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
O Gabinete Central de Combate à Corrupção(GCCC) revelou que está “ainda a trabalhar com o Brasil no sentido de nos fornecer mais dados” sobre os subornos de 900 mil dólares norte-americanos que a construtora Odebrecht admitiu em 2016 ter pago a membros do Governo de Armando Guebuza para obter termos favoráveis no projeto de construção do Aeroporto de Nacala.
Num acordo de leniência com o departamento de Justiça dos Estados Unidos da América a Construtora brasileira Norberto Odebrecht, S.A., admitiu em finais de 2016 ter pago subornos no valor global de 900 mil dólares norte-americanos a funcionários de Governo de Moçambique aprovarem a construção do Aeroporto de Nacala.
“Os subornos incluíram aproximadamente 250 mil dólares norte-americanos em pagamentos para quadros do alto escalão do Governo de Moçambique para que a Odebrecht conseguisse termos favoráveis no projeto de construção governamental, que o Governo não estava inclinado a aceitar antes da Odebrecht oferecer o suborno. A Odebrecht efectuou os pagamentos em parcelas de 135 mil e 115 mil dólares através da sua divisão de Operações Estruturadas usando fundos de uma uma companhia sediada num paraíso fiscal”, refere ainda o acordo de leniência revelado à data pelo @Verdade.
Em Fevereiro 2017 o Gabinete Central de Combate à Corrupção admitiu que o caso estava a ser investigado e estavam a ser encetados contactos com a Justiça do Brasil para obter provas sobre dos subornos.
“O que emperra o desenvolvimento da investigação é o facto de nos termos desse acordo estabelecido com o Ministério Público brasileiro haver uma cláusula que determina o sigilo da informação constante por um período de seis meses, esse período já está a correr e acreditamos que em Maio os factos chegarão a Moçambique com as identidades das pessoas envolvidas”, explicou na altura então porta-voz do GCCC, Eduardo Sumana.
A 2 de Junho de 2017 a Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil começou a disponibilizar as provas sobre os subornos distribuídos pela construtora Odebrecht a autoridades de outros oito países, todavia Moçambique não era um deles.
“Estamos ainda a trabalhar com o Brasil no sentido de nos fornecer mais dados”
Em Fevereiro de 2018 o Gabinete Central de Combate à Corrupção reafirmou que o caso estava a ser investigado. “Os crimes transnacionais mexem com as relações diplomáticas, mas acreditamos que até final do primeiro semestre traremos informações mais detalhadas”, declarou Cristóvão Mondlane, actual porta-voz da instituição.
Na passada quinta-feira (02) o @Verdade voltou a perguntar ao GCCC qual é o estágio das investigações, Cristóvão Mondlane disse que: “É preciso confessar estamos a passos lentos, como sabeis quando os assuntos atingem fronteiras além das nossas as investigações não são muito práticas”.
“Recordo-me que na última conferência de imprensa disse que estaríamos bem lançados mas não depende de nós, ainda estamos na investigação mas não a passos muito rápidos como desejável. Na verdade pode haver acordos diplomáticos, em termos de cooperação judiciária, mas a burocracia é tanta. Estamos ainda a trabalhar com o Brasil no sentido de nos fornecer mais dados”, explicou o porta-voz do GCCC.
Mas numa entrevista exclusiva ao @Verdade o juiz Sérgio Moro, responsável pela maior investigação de corrupção no Brasil, a Operação Lava Jacto, e pela documentação dos subornos da Odebrecht, disse que: “Não é absolutamente necessário que os casos fiquem dependentes somente das provas que as autoridades brasileiras compartilharem. Eles podem se desenvolver muito mais com um trabalho de investigação a partir disso”.
Recorde-se que a construção do Aeroporto de Nacala foi acordada pelos presidentes Armando Emílio Guebuza e Luíz Inácio Lula da Silva, parte do financiamento foi disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico do Brasil(BNDES). Os quadros do Governo de Moçambique que participaram do processo de financiamento e aprovação foram o então ministro das Finanças, Manuel Chang, o então ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, e o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Aeroportos de Moçambique à data, Manuel Veterano.

Enquanto Guebuza e Chang enriqueceram os seus currículos protagonizando o maior escândalo de corrupção de que há memória em Moçambique, avalizando as dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM, Zucula é arguido num caso de corrupção relativa à aquisição de aviões à Embraer para as Linhas Aéreas de Moçambique e deixou para os contribuintes pagarem os barcos de luxo colocou para fazerem a travessia Maputo – Matola assim como o megalómano metro que nunca andou mas custou pelo menos 6,5 milhões de dólares norte-americanos em indemnização à empresa italiana SALCEF Costruzioni Edili e Ferroviarie(SALCEF).

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

___________________


Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Agosto vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 11, 18 e 25 das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 8, 15, 22 e 29 de Agosto das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez" .
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue. 


Nyusi assinala 1 ano de negociações pessoais com a Renamo assinando Memorando que é mais um passo no ainda longo percurso até entrega das armas

Foto da Presidência da República
“(...) Me dirijo a todo o povo moçambicano e à comunicada internacional para informar que os consensos alcançados no dia 11 de Julho de 2018, na cidade da Beira, com o Sr. Ossufo Momade, coordenador da Comissão Política da Renamo, culminaram hoje com a assinatura de um Memorando entre o Governo e a Renamo sobre os assuntos militares” comunicou à Nação o Presidente Filipe Nyusi nesta segunda-feira (06). A liderança do maior partido da oposição não esteve presente no evento nem reagiu à comunicação do Chefe de Estado até ao fecho desta edição. A fazer fé nas últimas palavras de Momade este documento é o primeiro passo de um processo que ainda será longo que deverá culminar com a entrega das armas a uma instituição da qual a Renamo também faça parte em termos de chefia.
O documento, que não foi assinado na presença de jornalistas nem foi tornado público, indica, de acordo com o Chefe de Estado, “de forma clara o roteiro sobre os assuntos militares e os passos subsequentes e determinantes de uma paz efectiva e duradoura no que tange ao desarmamento, desmobilização e reintegração”.
O Presidente Nyusi disse ainda na sua comunicação à Nação que: “Anunciaremos os passos subsequentes que dependiam do Memorando hoje concluído” e pediu à Comunidade Internacional que “acompanhe e apoie o processo de descentralização, desarmamento, desmobilização e sobretudo a reintegração dos homens armados da Renamo, nosso irmãos”.
O líder interino do maior partido da oposição não esteve presente no evento e o @Verdade não conseguiu obter uma reacção oficial do partido Renamo até ao fecho desta edição.
É que entre os consensos alcançados no passado dia 11 de Julho, segundo o Presidente de Moçambique, ficou acordado que num prazo de 10 dias a liderança da Renamo iria apresentar a lista dos seus oficiais para ocuparem os cargos nos postos previamente acordados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e na Polícia da República de Moçambique (PRM).
“A entrega das armas é a última de todas as etapas”
Ultrapassado o prazo Ossufo Momade revelou ao semanário Canal de Moçambique a apresentação da lista das suas “forças residuais” na verdade ficou condicionada ao documento assinado nesta segunda-feira (06). “(...) Quando conversamos no dia 11, havíamos combinado para que pudéssemos elaborar um Memorando de entendimento, e é esse memorando de entendimento que deve ser assinado. Acontece que a elaboração desse memorando de entendimento ainda não terminou”.
De acordo com o líder interino do partido Renamo rubricado este Memorado, segue-se o reenquadramento dos seus membros que já estão “marginalizados” nas FADM e só “depois de esse processo terminar é que vamos integrar as forças residuais da Renamo na Policia da República de Moçambique e nas várias unidades”.
Questionado pelo semanário Canal de Moçambique sobre a entrega das armas que o partido tem na sua posse em quantidade desconhecida Momade deixou claro que: “A entrega das armas é a última de todas as etapas. Para nós, o mais importante não é a entrega das armas, é aonde e a quem vamos entregar as armas. Nós não vamos entregar as armas a uma instituição ou grupo de pessoas que depois vai usá-las contra nós. Nós também pensamos. Queremos entregar as armas a uma instituição credível, e não ao partido Frelimo. E uma instituição de que nós também façamos parte”.
Importa recordar que faz parte das exigências do maior partido da oposição integrar os seus homens nos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).
“Qual é o receio que a Frelimo tem de ter membros da Renamo no SISE. Se estamos a tratar da reconciliação nacional, é certo que os membros da Renamo são cidadãos nacionais. Não há nenhuma confiança com este SISE. Se a Renamo não estiver lá, nada terá sido feito”, declarou Momade Ossufo ao semanário Canal de Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Apoio financeiro a equipas do concelho na 1ª divisão


Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou novos critérios de financiamento às equipas que disputem campeonatos de modalidades coletivas na 1ª divisão sénior, na sua reunião de 1 de agosto.

O apoio só será concedido a uma equipa por género e o valor a atribuir será de 35000,00€ por época desportiva.

Foi ainda definido que, relativamente à modalidade de andebol nos escalões jovens, dos infantis aos juniores, o limite seja fixado em 16 atletas por escalão e por equipa e que todas as modalidades desportivas individuais federadas sejam objeto de apoio nos termos definidos nos critérios.

Ao abrigo destes novos critérios foi aprovado apoio à Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio, no valor de 106.090,00 euros para a época desportiva 2018/2019.

De acordo com a deliberação, “a Câmara Municipal, identificando a importância do trabalho desenvolvido pelos diversos Clubes em prol da formação humana dos jovens do concelho através da dinamização desportiva, e reconhecendo a mais-valia dos mesmos na divulgação do bom nome da terra, tem-lhes atribuído subsídios de acordo com os “Critérios de Financiamento à Atividade Física, aprovados em deliberação de câmara datada de 26/09/2002, necessariamente conjugados com os critérios aprovados em deliberação de Câmara de 09/09/1999 e critérios criados em 1995, com as devidas atualizações realizadas ao longo dos anos, celebrando com estes contratos–programa conforme exigência legal”.

O valor do apoio financeiro a atribuir resulta da aferição do número de atletas inscritos nas associações/federações, em função de cada uma das modalidades desportivas, escalões, equipas, número de jogos efetuados como visitante, a participação nos diversos tipos de campeonatos, com base nos limites definidos nos critérios e nos documentos oficiais das respetivas associações e federações das diferentes modalidades, relativos à época anterior, tal como definem os critérios de financiamento.

Considerando que esses “critérios não contemplam a existência de equipas a disputar campeonatos da modalidade na 1.ª divisão (sénior), que não podem deixar de ser apoiadas por esta autarquia, desde que se tratem de atletas amadores que participam em competições não profissionais”, procedeu-se à presente deliberação.


Utilize praias balneares


Resultado de imagem para Rio Lis
Na sequência da comunicação da Unidade de Saúde Pública (USP) à Câmara Municipal da Marinha Grande, alerta-se a população de que as águas do Rio Lis, junto à foz, e do Ribeiro de São Pedro são impróprias para banhos.

Embora os locais em referência não estejam considerados como zona balnear identificada, de acordo com a Portaria n.º 118-A/2018, de 2 de maio, constata-se que estas águas são frequentadas por muitos banhistas e veraneantes, pelo que se justifica uma atenção especial, no que respeita às condições de segurança, salubridade e qualidade da água.

A Câmara Municipal está a acompanhar esta situação e irá promover a monitorização sistemática da qualidade das águas do rio Lis e do ribeiro de São Pedro, nomeadamente, através da realização de análises periódicas por forma a precaver qualquer situação que possa colocar em causa a Saúde Pública.

A Câmara Municipal está empenhada em cooperar com todas as Autoridades com competência própria para atuar sobre o domínio público hídrico e marítimo, dentro do que são as suas competências e responsabilidades próprias, nunca se recusando a agir sempre que lhe é solicitado, e por várias vezes, substituindo-se até a essas mesmas Autoridades, com competência própria, pelo que rejeita qualquer acusação  que possa indiciar o contrário.

A Câmara Municipal da Marinha Grande aconselha a população e turistas a utilizar as praias balneares da Vieira, Pedras Negras, Praia Velha e São Pedro de Moel, por conferirem vigilância, acessibilidades e controlo da qualidade da água.
 
A identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente que, anualmente, publica em portaria as praias consideradas balneares.

Para a sua classificação, é necessário que assegurem assistência a banhistas, acessibilidades, infraestruturas e controlo da qualidade da água.

De entre as praias balneares do concelho, a Praia da Vieira e São Pedro de Moel foram distinguidas como praias acessíveis pela respetiva Administração da Região Hidrográfica, por estarem dotadas das condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais e, sempre que possível, também à água.

São Pedro de Moel, Pedras Negras e Praia Velha foram, mais uma vez, classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro", pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que anualmente distingue as praias costeiras e fluviais com melhor qualidade da água.

Já as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) são desaconselhadas para utilização, por não serem consideradas como águas balneares, pela Agência Portuguesa do Ambiente.

______________________


Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Agosto vão decorrer nas seguintes datas e horários:


- Dias 11, 18 e 25 das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 8, 15, 22 e 29 de Agosto das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez" .





São Pedro de Moel recebe animação


A praia de São Pedro de Moel continua a receber atividades culturais e de animação infantil, organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pela Associação para a Promoção do Turismo em São Pedro de Moel - SPM, pela MOHER - Assoc. para o Desenvolvimento de São Pedro de Moel e pela Associação Casa Árvore - ABCNatur. 

A programação da animação de verão 2018 em São Pedro de Moel é a seguinte:

10 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Nuno Ferreira

11 de agosto . sábado
Jardim do Bambi
XII Criativ(a)rte

17h00-00h00
Insuflável Castelo Escorrega
Pinturas Faciais e modelagem de balões
Skye e Chase no jardim do Bambi

17h00 às 20h00
Os Banhistas Gigantes vão invadir o Jardim do Bambi. Com eles trazem muita animação para miúdos e graúdos. 

17h00 às 19h00
Animação de Rua com o Palhaço Palhatiko - Animação com ilusionismo, malabarismo e monociclo.

18h00
Animação de Rua com Funk You Brass Band

18h30 e 20h30
Animação de Rua com “Fotógrafos Falsos”

21h00
Espetáculo A Chiclateira

22h00
Espetáculo de palco com o Palhaço Palhatiko 

12 de agosto . domingo
14h00 às 20h00
Insuflável Barco Pirata
Pinturas Faciais e modelagem de balões
MINIONS no jardim do Bambi

14h00 às 16h00
Os Pássaros Gigantes vão invadir o Jardim do Bambi

14h30 e 18h00
Da Cruz One Man Band

15h30
Demonstração de dança - Rosales Ballet -  Espaço de Arte em Movimento da Marinha Grande

16h00-20h00
EZ Sapadores - Projeto EZ

16h30 às 18h30
Mimos/Homens Sombra

19h00
Espectáculo CrasshDuo_Circus

14 de agosto . terça-feira . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Noiserv

17 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Tributo a Xutos & e Pontapés
Pedro Olívio & Luís Rosado

18 de agosto . sábado . 22h00
Praça afonso Lopes Vieira
Cave Story e Whales

24 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Carlos Vicente

24, 25 e 26 agosto . sexta-feira, sábado e domingo
Praça Afonso Lopes Vieira
Festival Afonso Lopes Vieira
Luís Severo, Lavoisier, Churky

SETEMBRO

1 de setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Concerto de Acordeão
Vitor Apolo e João Castro

8 de setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
First Breath After Coma

29 setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Santos Populares
(Marchas, sardinhada, petiscos e música)

Até setembro

Até 16 de setembro 
Todos os domingos | 16h00 às 22h00.
SUNSETS: Hotel Mar & Sol

Quarta-feiras | 23h00 às 2h00
Música ao  vivo Rosis Pub

Sábado | 17h00 às 20h00
Música ao Vivo Café da Praia

Passeio pedestre no dia 12 de agosto




No próximo domingo, 12 de agosto, pelas 09h00, a partir do Arquivo Municipal, a Câmara Municipal da Marinha Grande realiza mais um passeio pedestre, cuja participação é gratuita.

O percurso é urbano e rural, com cerca de 9 km de extensão, grau de dificuldade reduzido e integra a passagem pela Zona Industrial de Casal da Lebre, Telheiro, Quinta do Banco, Campo do Tojal e Picassinos.

A Câmara Municipal aconselha a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

Os próximos passeios pedestres promovidos pela Câmara Municipal ocorrem nas seguintes datas:

26 de agosto
9 de setembro
23 de setembro
7 de outubro
21 de outubro
4 de novembro
18 de novembro
2 de dezembro
16 de dezembro.

ANGOLA | Líder da UNITA lamenta que restos mortais de Jonas Savimbi “continuem presos” pelo Estado angolano


O líder da UNITA lamentou que o Estado angolano continue a reter os restos mortais de Jonas Savimbi, facto que disse constituir "um testemunho gritante da política de exclusão entre irmãos".
O líder da UNITA lamentou que o Estado angolano continue a reter os restos mortais de Jonas Savimbi, morto em 2002, facto que Isaías Samakuva disse constituir “um testemunho gritante da política de exclusão entre irmãos”. Numa intervenção pública este fim-de-semana em Viana (20 quilómetros a leste de Luanda), destinada a assinalar que, se fosse vivo, Savimbi, primeiro presidente da União Nacional da Independência Total de Angola (UNITA), teria feito na sexta-feira 84 anos, Samakuva acrescentou que a atitude de Luanda “simboliza a necessidade imperativa da genuína reconciliação nacional”.


“A prisão dos restos mortais do cofundador da República de Angola constitui um testemunho gritante da política de exclusão entre irmãos e simboliza a necessidade imperativa da genuína reconciliação nacional, que a República ainda luta contra si própria e que os angolanos ainda não são um só povo, uma só Nação”, sublinhou Samakuva.
“Não há razão alguma para que o Estado angolano mantenha Jonas Malheiro Savimbi preso mesmo depois de morto. Porque é que os restos mortais de Jonas Savimbi foram capturados pelo Estado angolano? Porque é que se prende um morto”, questionou. Jonas Savimbi nasceu a 3 de agosto de 1934, no Munhango, a comuna fronteiriça entre as províncias do Bié e Moxico.
O Líder histórico da UNITA viria a ser morto em combate após uma perseguição das forças armadas angolanas a 22 de fevereiro de 2002 próximo de Lucusse, na província do Moxico, onde os seus restos mortais permanecem sepultados, à guarda do Estado angolano. Para Samakuva, há que “ultrapassar” a situação e criar uma “nova atitude” perante a Pátria e perante o futuro, uma vez que, disse, uma “Angola unida e reconciliada será mais forte, mais legítima e mais rica”.
Nesse sentido, o líder da UNITA apelou ao Presidente angolano, João Lourenço, para “capitalizar o momento histórico” e “potenciar as pontes de diálogo” para um novo pacto social “que conduza a uma efetiva reconciliação nacional”.
“Hoje, 50 anos depois, não devemos nunca mais perder de vista o essencial. O essencial é reconhecermos que todos os povos tiveram as suas guerras fratricidas e que não há guerra que não destrua. O essencial é reconhecer que, em todas essas guerras de irmãos, em todos os conflitos de família, não há apenas um único culpado. Das nossas guerras e destruições, dos futuros mutilados e dos sonhos destruídos, culpados somos todos, responsáveis somos todos e vítimas somos todos”, frisou.
Para Samakuva, a luta pela construção do país só será bem-sucedida se todos a fizerem com “patriotismo, sentido de nação plural e grandeza moral”. Segundo o responsável máximo da UNITA, “não há razão alguma que justifique” que os feitos históricos de Savimbi, reconhecidos pela África e pelo mundo, “não sejam reconhecidos formalmente pelo Estado angolano que ele próprio ajudou a erigir e do qual é cofundador”.
“[Savimbi] foi um homem culto, abnegado e destemido, que marcou de forma decisiva e inapagável o curso da História política de Angola e da África Austral. Amado por muitos, odiado por outros, mas respeitado por todos, Savimbi deixou-nos um legado que devemos estudar”, sublinhou.
“Honrar hoje a memória de Jonas Malheiro Savimbi significa estabelecer imediatamente as autarquias locais. Significa fiscalizar e auditar a dívida pública, reduzir a inflação, parar com os roubos e com a impunidade daqueles que utilizam o Estado para se governarem a si próprios”, defendeu.
Para Samakuva, honrar Savimbi significa também “transformar radicalmente” os sistemas de educação, de saúde e nacional de segurança social, canalizar os investimentos produtivos para o interior do país, “parar o crescimento anárquico” de Luanda e promover a criação de cidades ecológicas, economicamente sustentáveis. “O maior legado de Jonas Malheiro Savimbi é sem dúvida a conquista da nacionalidade angolana para todos os povos de Angola”, concluiu.
Fonte: observador
____________________

Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Agosto vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 11, 18 e 25 das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 8, 15, 22 e 29 de Agosto das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez" .
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue. 

 Site: www.adasca.pt