terça-feira, 20 de março de 2018

A última palavra de Cármen Lúcia confirma prisão de Lula no dia 26 (Veja o Vídeo)

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) foi taxativa e deu a sua palavra final.

Qualquer atitude de outro ministro que contrarie a decisão da presidente da Corte fatalmente será entendida como afronta e desrespeito.

É de se duvidar que qualquer outro membro do STF tenha essa ‘coragem’, ou melhor dizendo, aja com tamanha ‘covardia’.

A entrevista desta segunda-feira (19) à Rede Globo foi um balde de água fria no decano Celso de Mello, o mais afoito no sentido de assegurar a impunidade ao meliante Lula.

‘Eu não cedo em relação a alteração ou a pauta relativa ao tema em abstrato’, disse ela sobre a alteração do entendimento sobre a prisão em 2ª instância.

Moral da história: Com a confirmação nesta terça-feira (20) de que o desembargador João Pedro Gebran Neto colocará o recurso de Lula em votação na próxima segunda-feira (26), Lula será preso no mesmo dia, pois os embargos declaratórios não alteram a sentença, que terá que ser cumprida imediatamente.
Abaixo, veja o vídeo:

Via: jornal da cidade online

“Pensamos que há abstenções nas eleições porque as pessoas não estão documentadas”, Filipe Nyusi

Foto da Presidencia da República
O Presidente da República, Filipe Nyusi, entende que o número cada vez mais significativo de moçambicanos que se abstêm de votar no país – a par do que aconteceu recentemente em Nampula, na primeira e segunda volta – tem a ver com o facto de “as pessoas não estarem documentadas” para exercer esse direito. Porém, uma investigação pan-Africana, o Afrobarómetro, concluiu que cada vez menos gente acredita nas eleições justas e o problema está no descrédito para o qual os processos resvalam.

“Algumas vezes pensamos que há problemas de abstenções nas eleições, mas tem sido também porque as pessoas não estão documentadas para puderem votar”, disse o Chefe o Estado, na segunda-feira (19), na Escola Secundária Josina Machel, onde ele a esposa recensearam-se.

Recorde-se que iniciou na segunda-feira o recenseamento eleitoral em todo o país, devendo decorrer de 19 de Março corrente a 17 de Maio próximo, nos 53 distritos com autarquias locais, no contexto de preparação das quintas eleições autárquicas, previstas para o dia 10 de Outubro deste ano.

As declarações de Filipe Nyusi são, contudo, ambíguas, na medida em que traduzem mais de um sentido. Um deles é que os moçambicanos não se recenseiam e, por conseguinte, não se fazem às urnas nas eleições por falta de documentos, o que não é de todo em todo mentira se admitirmos que, em Moçambique, ter um bilhete de identidade é ainda um luxo para milhares de cidadãos, sobretudo das zonas rurais.

“Muitas das vezes, falamos da democracia e inclusão”, mas esquecemos que “essa inclusão só pode ser feita tendo o direito ao voto”, disse Nyusi.

O estudo a que nos referimos expõe igualmente que poucos moçambicanos acreditam que as eleições são livres e justas. “Apenas um em cada três acreditam que os votos são “sempre” contados de forma justa (...).

“ Verifica-se ainda uma alegada “deterioração problemática na percepção pública das eleições e da democracia em Moçambique. O apoio popular à democracia e a satisfação com a sua implementação caíram de forma alarmante.”

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

_____________________________


As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vão decorrer nas seguintes datas e horários:
-Dias 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Apesar das desigualdades Governo de Nyusi continua privilegiar Maputo

Embora as condições de vida na cidade, e também na província, de Maputo sejam muito melhores do que nas outras regiões o Governo de Filipe Nyusi continua a privilegiar a capital no Orçamento de Estado (OE). Comparativamente a província da Zambézia que tem cinco vezes mais habitantes do que Maputo teve uma dotação 11 por cento inferior em 2016, e recebeu menos 34 por cento do que a cidade das acácias em 2017.
A 4ª Avaliação da Pobreza, realizada em 2016 pela Direcção de Estudos Económicos e Financeiros do Ministério de Economia e Finanças (MEF) com base nos dados do Inquérito aos Agregados Familiares sobre Orçamento Familiar(IOF)2014/15 confirmou que “o hiato ou gap entre zonas rurais e urbanas é grande e na melhor das hipóteses é persistente (se não tendente a piorar)”.
O documento constatou o que é visível, “as condições de vida no Sul são muito melhores do que nas outras regiões, em quase a totalidade das dimensões de bem-estar consideradas e de acordo com todos os métodos”. Enquanto a incidência da Pobreza na cidade de Maputo estava em 17,4 por cento da sua população, e na província 26,1 por cento, as desigualdades agravaram-se particularmente no Niassa, em Nampula e na Zambézia.
Aparentemente alheio a esse documento o Governo de Filipe Nyusi teima em manter maiores dotações orçamentais para a cidade e província de Maputo.
O @Verdade apurou, analisando as Contas Gerais do Estado, que a alocação para a capital de Moçambique, que tem uma população de 1,1 milhão de habitantes, em 2016 foi de 4.244 milhões de meticais enquanto para a província da Zambézia, com 5,1 milhão de cidadãos, a dotação ficou-se pelos 3.807 milhões de meticais.
Pior foi a dotação para a província do Niassa, a mais pobre de Moçambique com uma incidência de 65,3 por cento do 1,8 milhão de habitantes, que recebeu quase metade do dinheiro que foi alocado a cidade de Maputo, 2.584 milhões de meticais.
Em 2017 cidade de Maputo teve mais do dobro da dotação da província do Niassa
Paradoxalmente em 2017 a distribuição orçamental desigual ficou ainda pior, ignorando a conclusão da Direcção de Estudos Económicos e Financeiros do MEF que trabalhou no estudo com a Universidade das Nações Unidas – World Institute for Development Economics Research (UNU-WIDER) - e a Universidade de Copenhaga, que recomendava “alcançar um crescimento inclusivo é o desafio central que Moçambique vai enfrentar no seu desenvolvimento económico e social nas próximas décadas”.
No OE de 2017 a cidade de Maputo recebeu 4.306 milhões de meticais, quase o dobro da província da Zambézia que teve uma dotação de 2.817 milhões e mais do dobro do que foi alocado à província do Niassa que recebeu apenas 2.071 milhões de meticais.
Aliás esta alocação para o funcionamento e investimentos na cidade das acácias é acrescido todos anos pelo orçamento de âmbito central que em 2016 foi de 169 biliões de meticais e em 2017 foi de 114 biliões de meticais.
Importa ainda notar que os moçambicanos do Niassa embora sejam os mais pobres são aqueles que pagam os preços mais altos dos bens de primeira necessidade devido a falta de vias de comunicação, as estradas são um martírio, o comboio só há algum tempo retomou a ligação para Cuamba e mesmo de avião não é possível chegar lá num voo regular todos os dias. Até os preços dos combustíveis são os mais alto do país.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

_______________________


As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vão decorrer nas seguintes datas e horários:
-Dias 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Dia Mundial da Floresta na Quinta do Marinheiro

A Quinta do Marinheiro, em Avanca, vai receber esta quarta-feira, 21 de março, cerca de 5 centenas de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, bem como idosos das instituições, nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta para um dia de atividades, este ano em torno da prevenção dos incêndios florestais.

A quinta da Casa Museu Egas Moniz, onde o único Prémio Nobel da Medicina português passava longas temporadas em família, irá acolher um novo encontro de gerações através da ação “Guardiães da Floresta – Floresta de avós e netos” à volta da importância da floresta e da sua preservação para a humanidade.

Nada como pôr em prática esses princípios que levam a Câmara Municipal de Estarreja a promover anualmente este dia. E como tal, cada aluno vai plantar uma árvore. Numa primeira fase, as crianças foram convidadas a decorar embalagens usadas, onde irão plantar as árvores-bebé. Os alunos levarão consigo para casa as sementeiras de medronheiros, freixos, bétulas, castanheiros e faias, assumindo a responsabilidade de as tratar e ver crescer.

A Câmara Municipal de Estarreja irá oferecer as 500 árvores, que foram escolhidas pela sua baixa inflamabilidade e por serem adequadas às faixas de gestão de combustível, e que deverão ser posteriormente transplantadas para o terreno. Para além do trabalho de educação ambiental, a ação sensibiliza para o dever cívico das crianças perante o Solo, a Floresta e a Natureza em geral e para o seu sentido de responsabilidade.

Com o enfoque na “Prevenção de Incêndios Florestais”, a ação reunirá entidades da defesa da floresta: SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil, Setor de Ambiente da Câmara Municipal, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), ambos da GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja e Associação Florestal do Baixo Vouga com os Sapadores Florestais que farão demonstrações de equipamentos (viaturas e ferramentas), numa mostra de meios de prevenção, 1ª intervenção e combate.

A atividade começa às 9h e decorrerá até às 15h.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

__________________________

As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vão decorrer nas seguintes datas e horários:

-Dias 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Festa da Primavera regressa à Marinha Grande






A Festa da Primavera chega à Marinha Grande no próximo sábado, 24 de março, com a realização de diversas atividades infantis, que têm como objetivo assinalar a chegada desta estação do ano e divertir as crianças nas férias da Páscoa. A participação é gratuita.

A iniciativa é assinalada através de diversas atividades infantis a desenrolar no auditório da Resinagem e através de duas exposições:

- Glass Parade, a instalar na Praça Stephens e em diversas instituições públicas do concelho;
- Exposição no edifício da Resinagem, com trabalhos alusivos à primavera efetuados pelos Agrupamentos de escolas do concelho;

O programa integra ateliês infantis, insuflável, animação de rua e outras atividades, com o objetivo de proporcionar ocupação às crianças durante as férias da Páscoa e aproximar público ao Centro Tradicional da cidade.

O programa da Festa da Primavera é o seguinte:

Local: Auditório da Resinagem
24 a 29 de março de 2018

Horário:
24 e 25 de março | Das 14h00 às 19h00 
26 a 29 de março | Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

De 24 a 29 de março
14h00-19h00
- Cantinho do artista – Cria a tua obra de arte
- Pinturas faciais e modelagem de balões
- Atelier de Tererés
- Insuflável Casa dos Animais

Dia 24 de março . sábado
Auditório da Resinagem

14h00 . Abertura oficial da Festa da Primavera com a chegada do Coelho da Páscoa e dos seus ajudantes 

15h00 . “As Flores Gigantes e a Trupe dos Míscaros” vão invadir o Auditório da Resinagem e prometem encantar miúdos e graúdos, criando um espetáculo visual memorável. 

16h00 . Casa da Cultura - Teatro Stephens 
Teatro Infantil “O Pinóquio” de Sérgio Moura Afonso a partir de Carlo Collodi  pela Companhia da Esquina
Preço: 3 euros (esgotado)

17h00 . Animação musical com Nuno Brito

Dia 25 de março . domingo

14h00 . Chegada do Coelho da Páscoa e dos seus ajudantes à Festa da Primavera

15h00 . “A Umbrella Lady e o Mr. & Mrs. Flower” vão invadir o Auditório da Resinagem e prometem encantar miúdos e graúdos, criando um espetáculo visual memorável.

16h00 .  Animação musical com Nuno Brito

De 26 a 29 de março . segunda a quinta-feira

Dia 26 de março . segunda-feira
9h30-12h30 . OFICINA A NATUREZA DA ARTE 
Nesta oficina as crianças vão compreender pela prática, a raiz comum da criação artística e da natureza.
Inscrição prévia.
Idade: 8 aos 12 anos 
Duração: 3h

Dia 27 de março . terça-feira
9h30-12h30 . OFICINA FADAS DA PRIMAVERA 
As fadas da Primavera chegaram! E, nesta oficina, cada criança vai criar a sua fada de lã através da técnica de feltragem com agulha.
Inscrição prévia.
Idade: 8 aos 12 anos 
Duração: 3h

Dia 28 de março . quarta-feira
9h30-12h30 . OFICINA LABORATÓRIO DE DESENHO EXPERIMENTAL 
Um laboratório onde a geometria e a física andam de mãos dadas com a expressão plástica! De uma forma divertida as crianças vão explorar as formas e os traços!
Duração: 1h30 cada grupo (2 grupos)
Inscrição prévia. 
Idade: 1.º grupo - 6 aos 9 anos 
2.º grupo - 10 aos 12 anos 
Observação: As crianças devem trazer roupa que se possa sujar com tinta.

Dia 29 de março . quinta-feira
9h30-12h30 . OFICINA CÉU D’AFETOS – Acolhimento Emocional & Ioga  
TUM, TUM, TUM, TUM. As aulas Céu d’afetos são laboratórios do coração em que as crianças têm oportunidade de EXTERIORIZAR, ACOLHER e GERIR as suas emoções. 
Inscrição prévia.
Duração: 1h30 cada grupo (2 grupos)
Idade: 1.º grupo - 6 aos 8 anos 
2.º grupo - 9 aos 12 anos 

Inscrições e Informações:
Todas as atividades são gratuitas à exceção do teatro “O Pinóquio” na Casa da Cultura, que tem um custo de 3,00€.

A participação nas oficinas necessita de inscrição prévia.
Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail: 

As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do encarregado de educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.


As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vão decorrer nas seguintes datas e horários:

-Dias 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

“Hora do Conto” na Biblioteca Municipal




A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebeu, esta terça-feira, 20 de março, alunos do Jardim de Infância de Casal de Malta que participaram na “Hora do Conto”.

Acompanhadas pelas respetivas educadoras e auxiliares, as crianças ouviram uma história alusiva ao início da primavera e ao Dia da Árvore que se comemora a 21 de março. Esta atividade é destinada a todas as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico.

Através da “Hora do Conto” pretende-se despertar o interesse e gosto das crianças pela leitura. Para além disso, são realizadas visitas guiadas às instalações da Biblioteca Municipal, para explicar a funcionalidade de cada espaço e, deste modo, criar-se uma maior aproximação dos alunos.

A participação é gratuita mas requer marcação prévia, através do telefone 244573322 ou do email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.

Corrida pedestre Monsaraz Natur Trail vai ter 1275 participantes de 10 países











A corrida pedestre Monsaraz Natur Trail, que vai decorrer no dia 25 de março, com partida às 9h da vila medieval de Monsaraz, terá 1275 participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, Brasil, Bélgica, França, Itália, Moçambique, Roménia e Argentina. Esta prova internacional organizada pelo quarto ano consecutivo pelo Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai ter percursos de 44, 22 e 12 quilómetros de extensão, uma caminhada de oito quilómetros e dois trajetos para crianças e jovens.

Monsaraz é o local de partida e de chegada das provas. “Vem correr entre o Céu e a Terra” é o mote com que a organização promove esta competição pelos trilhos da região da vila medieval.

107 atletas vão disputar o Trail Ultra, de nível 2 de dificuldade, com 44 quilómetros de extensão e um acumulado de 1600 metros, enquanto o Trail Longo, também de nível 2, com um percurso de 22 quilómetros e um acumulado de 1090 metros terá 437 participantes. Os 485 atletas que vão correr no Trail Curto, de nível 1, terão um trajeto de 12 quilómetros com um acumulado de 600 metros.

Sem caráter competitivo, a organização preparou uma caminhada com oito quilómetros e pela primeira vez vai realizar dois Trail Kids para motivar os mais novos para a modalidade. Assim, haverá um para crianças entre os 6 e os 10 anos com um percurso de 850 metros de extensão e outro para jovens entre os 11 e os 15 anos com 1,7 quilómetros de trajeto.

Tal como no ano passado, o Monsaraz Natur Trail vai ter como padrinhos os atletas Ezequiel Ezi e Carmen Henriques.

 Tlf.: 266 508 048
Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059 
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Parlamento | Ferro vai ser operado. Lacão substitui presidente da Assembleia


O presidente da Assembleia da República
Operação cirúrgica a um pulmão, "havendo a possibilidade de uma posterior intervenção no outro pulmão, em função da avaliação clínica", diz nota do gabinete. Impedimento até dia 29 de março

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai ser submetido a uma operação cirúrgica a um pulmão, nos próximos dias, "havendo a possibilidade de uma posterior intervenção no outro pulmão, em função da avaliação clínica", de acordo com uma nota à imprensa divulgada pelo seu gabinete esta terça-feira à tarde.

Com este "impedimento temporário", segundo a referida nota, o vice-presidente eleito pelo grupo parlamentar a que pertence, ou seja, o deputado socialista Jorge Lacão, substituirá Ferro Rodrigues pelo menos até dia 29 de março.

A nota de imprensa deixa, no entanto, porta aberta para a substituição do presidente da Assembleia da República ser prorrogada para lá desse dia.

Eduardo Ferro Rodrigues nasceu em Lisboa, a 3 de novembro de 1949, é economista. Foi secretário-geral do Partido Socialista (2002-2004) e preside ao Parlamento nesta XIII legislatura, depois de ter sido eleito com os votos da maioria de esquerda.

Fonte: DN


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Convite | Debate de urgência sobre políticas para a deficiência | 23 de março às 10h00

As políticas para a deficiência têm sido uma área de trabalho fundamental para o Bloco de Esquerda.
Consideramos que é necessário intervir com urgência sobre muitas dificuldades que as pessoas com deficiência estão a viver, como seja no acesso à prestação social para a inclusão (PSI) ou a produtos de apoio.
Para esclarecer estes e outros assuntos, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda convocou o Governo para um debate de urgência na Assembleia da República, na próxima sexta-feira, dia 23 de março, às 10h00.
Convidamo-vos a assistir a este debate bem como a partilhar connosco assuntos que vos pareça pertinente ver debatidos.
Para assistir, basta comparecer na Assembleia da República, na porta lateral do edifício antigo, ao lado do jardim de São Bento; na porta deverão apresentar um qualquer documento de identificação que não o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão.
Para quaisquer informações adicionais não hesitem em contactar.

Assessora Parlamentar
Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
Palácio de São Bento. 1249-068 Lisboa

Contactos:
213 917 592


BE