sexta-feira, 12 de abril de 2024

Abordar a Questão da Segurança das Mulheres. O Que É Que a Bíblia Tem a Dizer?

 Embora muitos governos tenham aprovado leis para proteger a segurança das mulheres, ainda assim, em todo o mundo, elas continuam vulneráveis a atos de violência, nas suas diversas formas.
A Organização Mundial de Saúde estima que quase uma em cada três mulheres – sensivelmente 736 milhões de pessoas – sofrem de abusos físicos e verbais durante a sua vida.
Infelizmente, dados emergentes indicam que a taxa de violência contra as mulheres intensificou-se durante a pandemia da COVID-19.
“Esta é uma crise global que afeta não só as mulheres, mas também famílias e comunidades”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na região Centro. “A segurança das mulheres deve ser uma preocupação de todos.”
Durante o mês de abril de 2024, o site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, apresentará um artigo intitulado “As mulheres e a sua segurança – O que diz a Bíblia”. O artigo será um recurso gratuito para as mulheres que já foram vítimas de violência e que necessitam de cura e apoio.
“A Bíblia oferece muita esperança às vítimas de violência”, disse Amílcar Pinto. “Desejamos que este artigo ajude as mulheres a sentirem-se apreciadas, valorizadas e apoiadas.”
Pode aceder ao artigo “As mulheres e a sua segurança – O que diz a Bíblia” no site jw.org. Este site, que não requer registo, publica gratuitamente conteúdos práticos baseados na Bíblia em mais de 1084 línguas.
 
*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

SILVES TOUR 2024 APOIA A APPDA ALGARVE - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO

Atividade terá lugar dia 5 de maio, às 9h30

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, realiza-se no próximo dia 5 de maio, Dia da Mãe, pelas 9h30, com partida do complexo das piscinas municipais da cidade, aquela que é a 14.ª edição do Silves Tour. A atividade, de cariz desportiva e solidária, este ano apoiará a APPDA Algarve - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, através das verbas angariadas no âmbito da campanha “#EuAjudo!”, com a venda de t-shirts alusivas ao evento.
O Silves Tour, como habitualmente, conta com três opções de participação:

» a marcha-corrida (que integra o calendário regional do IPDJ), com dois percursos opcionais: um de 6,5 km e outro de 11,4 km;

» o passeio guiado de Bicicleta / BTT, com uma distância de 20 km e grau de dificuldade médio/baixo;

» a 8.ª edição da Mini Mamã, que pretende assinalar o Dia da Mãe, e que consiste numa mini caminhada de 2 km pela ciclovia da zona ribeirinha, com um programa de atividades direcionadas para toda a família, especialmente para as mães e crianças de todas as idades, podendo ser efetuada em passeio com carrinhos de bebés, triciclos, bicicletas, trotinetas, etc.. Junto ao complexo das piscinas municipais de Silves, haverá, ainda, o Espaço Mini Mamã, onde os mais novos, as mães e toda a família poderão desfrutar de diversos jogos, gincana de bicicleta e aulas de grupo.

As t-shirts poderão ser adquiridas antecipadamente no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, Juntas de Freguesia do concelho e na sede da APPDA Algarve, ou no local no dia do evento, tendo um custo associado de 6 euros (tamanho de adulto) e de 4 euros (tamanho de criança).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória (para efeitos de seguro desportivo) no portal do Município https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=21060, ou no local. No passeio de bicicleta o uso de capacete é obrigatório.

Relembramos que a autarquia continua a dinamizar a campanha “Lixo Zero 0 – Ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da sua pegada ambiental, sendo solicitado a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa reenchê-la.

O Município de Silves convida todos a participar nesta iniciativa, a caminhar, a correr, de bicicleta ou a passear em família e a ajudar a APPDA Algarve - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na sua nobre e importante missão de intervenção na região, com grande foco no concelho de Silves, no apoio e promoção da formação, educação e qualidade de vida das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo.

De referir que a edição de 2024 do Silves Tour tem como entidades parceiras a APPDA – Algarve, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Programa Nacional de Marcha e Corrida; o Plano Nacional de Ética no Desporto; e o Programa Nacional de Desporto Para Todos; e conta com o apoio das Frutas Lurdes; Frutas Mourinho; Frutas Tereso; Farmácia ASM João de Deus; Ponto Seguro – Mediação de Seguros; Agrupamento de Escolas de Silves; ADECT; BTT Algarve Maniacs; Clube BTT de Silves; Associação Extremosul; Clube Xelb; Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha-Gare; ADECT - Associação Desportiva e Cultural de Tunes; Altimetria – Associação Desportiva; Núcleo de BTT dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines; Sociedade Columbófila de Messines; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves e Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Silves.

PROGRAMA

08h30 Abertura do Secretariado
09h15 Cerimónia de entrega do cheque
09h20 Aquecimento
09h25 Partida Bicicleta / BTT
09h30 Partida Marcha e Corrida
09h35 Partida Caminhada Mini Mamã

ESPAÇO MINI MAMÃ

10h00 Jogos Diversos e gincanas de bicicletas
10h15 Aulas de Grupo

+ info: Sector de Desporto | 282 440 270 (chamada para a rede fixa nacional) | desporto@cm-silves.pt

Sobre a APPDA Algarve - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

A APPDA-Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), tendo como objetivos:

» Apoiar a investigação e terapêutica das pessoas com perturbações do desenvolvimento, colaborando com todas as pessoas e instituições interessadas;

» Promover a formação e a educação das pessoas com perturbações do desenvolvimento, visando a sua integração escolar e social;

» Dar apoio e formação aos responsáveis por pessoas com perturbações do desenvolvimento;

» Promover a qualidade de vida das pessoas com perturbações do desenvolvimento, nomeadamente, através do acesso a diagnóstico e intervenção precoce, educação pré- escolar e escolaridade, atividade ocupacional e apoio residencial;

» Colaborar com instituições congéneres, portuguesas ou estrangeiras, e com organizações ou instituições internacionais, na defesa dos direitos das pessoas com perturbações do desenvolvimento.

Aveiro | Armando Punzo, vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, é orador em conferência dedicada à Cultura e Inclusão Social

 Armando Punzo, vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, é orador em conferência dedicada à Cultura e Inclusão Social
A sessão, que terá lugar a 18 de abril, abordará a noção de comunidade e o modo como esta faz parte da sociedade
Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura realiza no próximo dia 18 de abril a conferência “Comunidades | Comuns Identidades”, que contará com a presença do encenador e ator italiano Armando Punzo, vencedor do Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023. Um encontro dedicado à participação coletiva na Cultura e ao papel das Artes na Inclusão Social, que decorre no ATLAS Aveiro, a partir das 10h.
Durante a sessão será abordada a noção de comunidade e o modo como esta faz parte da sociedade, gerando uma dinâmica que aproxima os cidadãos e os leva a trabalhar em conjunto, definindo um sentido comum para o futuro.
A conferência traz protagonistas com diferentes abordagens e percursos no campo da Cultura e das Artes. Além de Armando Punzo, serão também oradores da sessão o encenador João Garcia Miguel, a curadora Lara Seixo Rodrigues, e Teresa Grancho, vereadora na Câmara Municipal de Aveiro. A moderação ficará a cargo de João Rosa, diretor da 4iS Inovação Social.
Será também o momento para apresentar os Programas de Participação, que fazem parte da agenda da Capital Portuguesa da Cultura. Estas iniciativas, dirigidas a diferentes públicos, têm como objetivo um maior envolvimento da população na vida cultural do Município de Aveiro.

Enviamos abaixo mais informações sobre Armando Punzo.

Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Sobre Armando Punzo:
Armando Punzo venceu o Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023.
O ator e encenador italiano desenvolveu ao longo da carreira um trabalho com a comunidade prisional italiana. Desde 1988 que trabalha na prisão de Volterra, onde fundou a Compagnia della Fortezza, a primeira e mais longa experiência de trabalho teatral numa prisão.
Em mais de 30 anos de trabalho com a Compagnia della Fortezza, atualmente composta por cerca de 70 reclusos-atores, encenou mais de 30 espetáculos, como Marat-Sade, Os Negros, Os Cães de Peixe ou o que resta de Bertolt Brecht, Hamlice, Santo Genet, Beatitudo e Naturae. Muitas destas encenações, após a estreia no estabelecimento prisional, foram apresentados nos principais festivais e teatros italianos.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Alto Côa torna-se a 11.ª Estação Náutica certificada no Centro de Portugal

 

A Estação Náutica do Alto Côa, na albufeira do Sabugal, recebeu a certificação durante o terceiro encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal.
As Estações Náuticas certificadas são sinónimo de qualidade, garantindo aos visitantes uma experiência turística náutica de excelência.
O Centro de Portugal viu hoje a sua vasta oferta turística ser ainda mais alargada, com a certificação da Estação Náutica do Alto Côa, localizada no município do Sabugal. A oficialização deste reconhecimento ocorreu durante o terceiro encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal (ENP), realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Estação Náutica de Vilamoura, e que contou com a participação ativa da Turismo Centro de Portugal.
Esta oficialização é mais um passo importante na expansão da rede de Estações Náuticas certificadas na região, que agora totaliza 11 destinos reconhecidos internacionalmente. Numa primeira fase do projeto, foram certificadas seis ENP no Centro de Portugal: as ENP de Aveiro, Castelo do Bode, Ílhavo, Murtosa, Oeste (esta em vários núcleos) e Vagos. Numa segunda fase, foram certificadas as ENP de Estarreja e Ovar. Já este ano, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, foram entregues as certificações das ENP de Pedrógão Grande e Penamacor, a que se seguiu hoje a ENP do Alto Côa – com a certificação a ser recebida por Amadeu Neves, vereador da Câmara Municipal do Sabugal.
A Rede de Estações Náuticas de Portugal é dinamizada pelo Fórum Oceano, sob a coordenação e liderança de António José Correia. O terceiro encontro da Rede juntou as várias estações certificadas, para dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável. Durante o encontro foi feito o balanço do caminho já percorrido, celebrando em conjunto o trabalho desenvolvido e as perspetivas futuras.
O leque de participantes foi alargado, juntando as coordenações das ENP certificadas e em processo de certificação, membros da comissão de avaliação, empresas, outras entidades parceiras da rede e decisores políticos.
A presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, na sessão de encerramento prestigiou o evento. O governante destacou que “as estações náuticas traduzem uma nova ambição para o nosso país. Portugal tem dez ativos estratégicos a nível do turismo e as estações náuticas encaixam na perfeição em cinco deles: o clima, a natureza, a água, o mar e o património histórico-cultural”. Mas para desenvolver este ativo turístico “é preciso estruturar bem o produto, fazendo crescer a rede; é preciso que os novos parceiros não tenham obstáculos territoriais, fomentando a coesão; e é preciso ter capacidade de criar rendimento e gerar negócio. As estações náuticas estão a dar este contributo”.
Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, integrou um dos quatro painéis de discussão do evento, que abordou o tema "Estruturação do Produto e Internacionalização". Na sua intervenção, destacou a importância do turismo náutico para a região: “Modalidades como a vela, o surf, a canoagem, o remo, o kitesurf e o wakeboard, entre outras, têm a capacidade de trazer visitantes à região Centro de Portugal durante três dias, uma ou duas semanas. São federações, associações e famílias que escolhem esta região para praticar desporto. O desafio, com base nesta oferta turística ligada à náutica, é incentivar as empresas a comercializarem estes produtos a nível internacional. A Turismo do Centro continuará a apostar no turismo náutico e a trabalhar em rede”.

Os outros três painéis foram dedicados às “Dinâmicas Regionais de Organização da Rede das ENP”, “O Desígnio da Sustentabilidade na Rede das ENP” e "As Estações Náuticas e o Desenvolvimento Local e Regional".

Complementando os painéis, realizaram-se workshops temáticos com grupos de trabalho. Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal, apresentou as conclusões do grupo que dinamizou com Sílvia Ribau e que teve como tema “Comunicação, marketing e digitalização”.

“O trabalho feito pela Fórum Oceano, liderada de forma extraordinária pelo seu mentor, António José Correia, tem sido exemplar. Em pouco tempo, conseguiu criar-se uma rede colaborativa alargada a vários parceiros. No workshop que tivemos a oportunidade de dinamizar, concluímos que as Estações Náuticas têm a ganhar se continuarem a evoluir para se tornarem uma marca e um produto ainda mais reconhecido e com potencial de comercialização”, considerou Adriana Rodrigues.

Outros workshops focaram-se em assuntos como a “Capacitação”, a “Gestão de risco e segurança”, as “Dinâmicas regionais, sub-regionais e internacionalização” e o “Futuro da rede ENP”.

Além da ENP do Alto Côa, foi também certificada hoje a ENP da Ericeira.

Estação Náutica do Alto Côa: um oásis no Sabugal

A Estação Náutica do Alto Côa, instalada na albufeira do Sabugal, tem como objetivo ser um importante catalisador do turismo no concelho do Sabugal, promovendo a região como um destino de referência para desporto e lazer.

A albufeira do Sabugal é uma área classificada com fortes valores naturais e de biodiversidade ao nível da fauna, flora e da qualidade paisagística e ambiental, sendo por isso um destino por excelência para o Turismo de Natureza. As suas atividades abrangem desde a competição, com remo e canoagem em altitude, até atividades recreativas para toda a família, da aprendizagem à prática livre, num território vasto e tranquilo, que inclui a atmosfera sadia e rural do Alto Côa e a natureza da Serra da Malcata.

A Rede de Estações Náuticas de Portugal

Coordenada pelo Fórum Oceano, a Rede de Estações Náuticas de Portugal conta agora com 38 Estações Náuticas certificadas em todo o território continental, tanto na costa como no interior.

Para obter a certificação do Fórum Oceano, as Estações Náuticas devem cumprir rigorosos requisitos, que destacam os recursos náuticos únicos de cada região. Esses requisitos incluem uma ampla oferta de alojamento, restauração e atividades náuticas, garantindo aos visitantes uma experiência turística completa e de alta qualidade.

Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também nos territórios do interior existem condições ideais para a certificação de Estações Náuticas, como é o caso das estações náuticas de Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Penamacor e Alto Côa, todas na região Centro de Portugal.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Ciclo de cinema abre programa comemorativo do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

 O Ciclo de Cinema de Abril abre o programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz. O primeiro filme deste ciclo de cinema é “O Cônsul de Bordéus”, que vai ser exibido hoje, dia 12 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este filme de 2011 realizado por Francisco Manso e João Correa é protagonizado por Vitor Norte, no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que ousou desafiar Salazar ao conceder mais de 30 mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
Amanhã, às 17h30, também no auditório municipal, poderá ser visto o filme “A Hora da Liberdade”, uma ficção documental emitida pela SIC em 1999 para assinalar os 25 anos do 25 de Abril. Este filme da autoria de Emídio Rangel, Hayley Westenra, Rodrigo de Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização, é uma recriação histórica que retrata os diversos acontecimentos que decorreram durante o golpe militar que originou a Revolução dos Cravos.
No dia 14 de abril, pelas 17h30, vai ser exibido no auditório municipal o filme “O Mal-Amado”, de Fernando Matos Silva. Esta longa-metragem de 1973 foi o último filme português a ser proibido pela censura e o primeiro filme português a ser estreado depois do 25 de Abril.
No dia 19 de abril, às 18h, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz decorre um debate intitulado “Histórias do 25 de Abril”, moderado por Maria Zozaya-Montes, investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Segue-se no dia 24 de abril, pelas 21h30, no auditório municipal, o espetáculo de marionetas e música “Arte pela Democracia – Histórias do 25 de Abril”, com a Companhia Maurioneta, Versátil Ensemble, Coro Intergerações da Fénix, Tomba-lobos e Tomba-lobinhos.
O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz continua no dia 25 de abril, pelas 9h30, com a cerimónia de Içar das Bandeiras do Município, de Portugal e da União Europeia nos Paços do Concelho. Nesta cerimónia, a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vai interpretar os Hinos do Município, de Portugal e da União Europeia, seguindo-se uma arruada pelas principais ruas da cidade.
A Cerimónia do Dia do Combatente para homenagear os soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial decorre às 10h no Largo dos Combatentes. À mesma hora parte de S. Pedro do Corval a 46.ª Estafeta dos Cravos, que vai passar pelas 10h45 na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.
 
A Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril realiza-se às 11h na Praça da Liberdade, com a participação da Banda Maria B, de Maria da Graça Antunes, estudante na Universidade de Évora, de Beatriz Miranda, José Pedro Grilo e Manuel Vogado, alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e de um grupo de alunos do 1.º Ciclo do mesmo agrupamento.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai receber pelas 16h o lançamento do livro “Memórias da minha vida”, de Victor Martelo, que foi presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz de 1977 a 2009 e foi condecorado em 2015 pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito. Este livro é editado pela Mundobtuso com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. As atividades no dia 25 de abril terminam com um espetáculo com o grupo Os Encanta Modas, que vão atuar às 18h30, na Praça da Liberdade.
No dia 27 de abril, pelas 21h30, decorre no auditório municipal o espetáculo musical “José Afonso, outros cantos e utopias”, com um quarteto composto por Francisco Naia (voz), Vitor Sarmento (voz e viola), Luís Pires (teclado e coros) e Ricardo Fonseca (violas de arame). Neste concerto vão ser recordadas 20 canções de José Afonso, acompanhadas com a projeção de imagens que evocam diferentes momentos da sua vida.
 
A exposição “A revolução e o que ela trouxe”, da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira está patente desde o dia 2 de abril no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra de materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974, nomeadamente jornais, cartazes e panos de manifestações pode ser visitada até 28 de abril, de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
 
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Reguengos de Monsaraz | Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense convida Rita Guerra para cantar no concerto “Sons da Primavera”

 A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense convidou a cantora Rita Guerra para participar na terceira edição do concerto “Sons da Primavera”. O espetáculo musical tem entrada gratuita e vai decorrer amanhã, dia 13 de abril, pelas 21h30, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.
Na primeira parte do concerto vai atuar a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. Rita Guerra junta-se à banda filarmónica na segunda parte, para em conjunto interpretarem algumas das músicas mais conhecidas da cantora.
A artista editou o primeiro disco em 1990, intitulado “Pormenores sem a mínima importância”, e durante os mais de 30 anos de carreira conquistou o público com músicas como “Deixa-me sonhar (só mais uma vez), “Chegar a ti”, “Como o vento”, “Asas do desejo”, “No meu canto”, “Volta” e “Tudo vai passar”. Rita Guerra foi convidada por Michael Bolton para cantar com ele em vários concertos e gravou com o músico dos Estados Unidos da América o tema “Make you feel my love”, um original de Bob Dylan que integrou o álbum “No meu canto – o melhor de Rita Guerra”.
 
O concerto “Sons da Primavera” é organizado pela Sociedade Filarmónica Corvalense e pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Na primeira edição, em 2022, o “Sons da Primavera” teve como convidada a soprano Sara Laureano, enquanto no ano passado realizou-se o concerto comentado “À descoberta da filarmónica”. Este evento tem como objetivo motivar e desafiar os músicos da Sociedade Filarmónica Corvalense para participarem num projeto diferente da atividade habitual da banda.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APROVADO ANTEPROJETO DA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA PINHAL DO REI

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, no dia 8 de abril, o anteprojeto de requalificação e modernização da Escola Secundária Pinhal do Rei, que prevê um investimento de cerca de 8,3 milhões de euros.
A proposta de intervenção desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo a requalificação e modernização dos equipamentos escolares, procurando prevenir o insucesso e o abandono escolar precoce, garantir condições para o sucesso de ensino/aprendizagem e, por fim, reduzir as assimetrias regionais e reforço da coesão territorial.
As obras vão corrigir os problemas de construção existente e melhorar as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade e conforto, assim como proceder a uma reabilitação das instalações escolares, promovendo a sua modernização, de forma a dar resposta aos desafios que atualmente se colocam à escola.


No âmbito deste anteprojeto, considera-se fundamental a reformulação dos espaços, tornando-os acessíveis e inclusivos, para pessoas portadoras de mobilidade condicionada.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Quadro de arte interativo de Maud Karlsson. Mais de uma centena de alunos visitaram a exposição “Her Self – a portrait”

 
Cerca de 130 alunos assistiram à apresentação de “Her Self – A Portrait”, um quadro de arte interativo com a artista e produtora Maud Karlsson, que criou esta obra com o diretor de cinema Martin Lima de Faria, filho de António Lima de Faria, proeminente cientista natural de Cantanhede e que desenvolveu a sua carreira académica e científica na Universidade de Lund, na Suécia.
A moldura dourada com sensor de movimento, que deteta quando o público está a assistir e inicia o filme, fez parte da programação de prestigiados eventos cinematográficos, como o Festival Internacional de Cinema de Cannes Corner, a Art Hearts Fashion, em Nova York, e o World Art Dubai.
As duas sessões realizadas na Biblioteca Municipal de Cantanhede contaram com a presença dos autores, que fizeram a apresentação de “Her Self – A Portrait” aos alunos dos 11.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
Durante a conversa com os estudantes, Maud Karlsson e Martin Lima de Faria abordaram várias questões da sociedade contemporânea que procuraram suscitar na sua obra, entre as quais o fenómeno das redes sociais, a identidade e a ética, e a construção da personalidade.
Presente na sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, ressaltou “a importância da sessão para a perceção de assuntos que estão na ordem do dia e que sobre os quais é preciso fazer refletir os jovens. Estou certo de que este tipo de iniciativas, dinamizadas por artistas conceituados, é um incentivo para que se tornem agentes de mudança na nossa comunidade e no mundo”, afirmou o autarca, tendo manifestado “o interesse da Câmara Municipal em apoiar a realização deste tipo de ações pedagógicas a partir das artes, orientadas para a formação cívica e cultural dos jovens”.
No final, os artistas também mostraram um pequeno trailer do segundo retrato que estão a elaborar, reforçando temas ainda mais atuais.
A exposição tem como objetivo guiar o espectador para dentro de si próprio, fazendo-o questionar sobre uma série de conceitos, visto que este quadro aborda uma mulher numa moldura que fica surpresa ao descobrir que está a ser observada.
Primeiro lisonjeada, ela quer impressionar o espectador, mas perde-se no processo. De repente ela percebe que sua imagem espelhada está totalmente fora de sincronia”, refere a sinopse.
Trata-se de uma peça sobre a complexidade de ser visto ou observado, sobre autoimagens, sobre o facto de muitas vezes cada um de nós ficar preso em papéis que criamos e as escolhas subtis que fazemos para permanecer dentro desse enquadramento criado por nós próprios que não nos permite, muitas vezes, ser totalmente livres.
A mostra explora questões existenciais sobre “Quem é a imagem espelhada?, Quem é o espectador?, Quem é que está a ver quem? e Quem é o seu eu?”.

 

Opinião : "Comemoração do 25 abril" ou "Comemoração dos 50 anos de democracia"?

 Ao longo de 50 anos tivemos uma esquerda que associou o dia da revolução,  a imagem do cravo, a cor vermelha com a simbologia partidária...O PCP e PS fizeram-no de forma ardilosa com uma eficaz estratégia de marketing político como se a conquista pela democracia fosse exclusividade da esquerda...
A direita democrática recusou durante o PREC várias abordagens quase diárias da extrema direita de realizar "golpes de estado" e com exceção dos livros de memórias dos protagonistas da altura, este fato foi apagado da História pela esquerda e pela extrema esquerda.

A meu ver, este ano de 2024 comemoramos a mudança de uma ditadura para uma democracia que não se fez apenas no dia da revolução.  Todo o processo que durou após o 25 de Abril e que só acabou com a extinção na década de 80 do conselho da revolução composto por militares que governaram em simultâneo com governos eleitos é que confere o término de um processo em que evitou uma ditadura comunista, uma guerra civil permitindo o triunfo das forças moderados mesmo com a dor 8nfligida à direita pelo assassinato dos seus líderes, Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Mas a operação de marketing da esquerda continua de boa saúde e constatamos que o slogan da esquerda de "Comemoração do 25 de Abril", se sobrepõe ao slogan que deveria ser o correto de "Comemoração dos 50 anos de democracia".

Será curioso verificar quais é que serão as opções das diferentes entidades publicas em Portugal (Assembleia da República,  autarquias, Presidência da República,  etc...). 

Optarão pela "Comemoração do 25 de Abril" ou pela "Comemoração dos 50 anos da Democracia"?

Espero a bem de Portugal que seja pela segunda...

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 
Cofundador do partido Nova Direita 

Marinha Grande | PROTEÇÃO CIVIL SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

 O Serviço Municipal da Proteção Civil da Marinha Grande está a dinamizar ações de sensibilização destinadas a todos os munícipes, em particular aos proprietários de terrenos confinantes com áreas edificadas e produtores florestais, com o objetivo de esclarecer acerca da gestão de combustível e do uso do fogo.
Estas iniciativas, que começaram no dia 2 de abril e que se prolongam até 10 de maio, são organizadas em parceria com a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, as Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Moita e de Vieira de Leiria e Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
As próximas ações vão decorrer nos seguintes dias e locais:

13 de abril . 09h30 às 12h00
Mercado Municipal de Vieira de Leiria
Informações e esclarecimentos à população
Organização: GNR
Apoio: CMMG-SMPC e JFVL

16 de abril . 16h30
Casal das Raposas (junto à Fonte Helena), Vieira de Leiria
Ação Prática de queima de sobrantes
Organização: GNR
Apoio: CMMG-SMPC e JFVL

17 de abril . 09h30 às 11h00
Mercado Municipal da Marinha Grande
Informações e esclarecimentos à população
Organização: PSP
Apoio: CMMG-SMPC e JFVL

22 de abril . 14h30
Clube Desportivo Moitense
Ação de sensibilização
Organização: APFCAN
Apoio: CMMG-SMPC e JFMoita

3 de maio . 14h30
Sala do Espaço do Cidadão da Junta de Freguesia da Marinha Grande
Ação de sensibilização
Organização: APFCAN
Apoio: CMMG-SMPC e JFMG

4 de maio . 09h30 às 12h00
Mercado Municipal de Vieira de Leiria
Informações e esclarecimentos à população
Organização: APFCAN
Apoio: CMMG-SMPC e JFVL

6 de maio . 14h30
Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Ação de sensibilização
Organização: APFCAN
Apoio: CMMG-SMPC e JFVL

10 de maio . 09h30 às 11h00
Mercado Municipal da Marinha Grande
Informações e esclarecimentos à população
Organização: PSP
Apoio: CMMG-SMPC e JFMG.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | OLHAR CRIATIVO DOS JOVENS SOBRE A “LIBERDADE” EM EXPOSIÇÃO NO NAC

 “Liberdade” é o título da exposição que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, e que apresenta o olhar atento, crítico e livre dos 22 alunos da turma do 12.º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
A inauguração ocorreu esta quinta-feira, a 11 de abril, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva; do professor coordenador da exposição, José Nobre; da representante do Plano Nacional das Artes (PNA), Dina Soares; representantes de entidades locais; alunos, famílias e muitos convidados.
Nesta parceria do Município da Marinha Grande com o Agrupamento de Escolas Poente, são exibidos 50 trabalhos, de elevada qualidade e criatividade, que demonstram a individualidade de cada autor. Para alguns dos jovens, esta é a primeira exposição em que participam. “Liberdade” foi o tema central das criações, num processo de descoberta da Arte, da diferença e da sua própria expressão.
Vale mesmo a pena uma visita atenta à exposição das obras dos alunos Ana Lopes; Ana Grácio; Ana Bernardo; Andreia Oliveira; Anita Ferreira; Bárbara Santos; Catarina Jin; Cristina Sytnikova; Diana Jesus; Érika Santos; Guilherme Ferreira; Iara Silva; Inês Araújo; Isa Marrazes; Jéssica Dias; Laura Sousa; Leonor Ferreira; Matilde Domingues; Nuno Ferreira; Rafael Mourão; Rita Magalhães; Tomás Gomes; e do professor José Nobre.
A mostra está patente até 8 de maio de 2024, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

EXECUTIVO MUNICIPAL REUNE HOJE EM CASTELO DE PAIVA APRESENTAÇÃO DA CONTA DE GERÊNCIA NA ORDEM DO DIA

 
A 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 ordinária 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 de Castelo de Paiva 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚-𝐬𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞, 12 de Abril, 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 10h, nas instalações dos Paços do Concelho, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Ata da reunião ordinária de 29 de novembro de 2023.
3. Obras Municipais.
3.1 Proc. 10/2023 – Requalificação da Rua do Calçodeiro e arruamentos envolventes e da Rua de S. José – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Ratificação de despacho.
3.2 Requalificação do Pavilhão Municipal dos Desportos do Couto Mineiro – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
3.3 Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos habitacionais de Curvite, Póvoa, Raiva e Oliveira do Arda – Repartição de Encargos Plurianuais – Apreciação e deliberação.
4. Obras Particulares.
5. Loteamentos Urbanos e Obras de Urbanização.
6. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.
6.1 Proposta de atribuição de subsídio à “ACI - Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva” – Marchas de S. João 2024 – Apreciação e deliberação.
6.2 Proposta de atribuição de subsídio à “Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão – Banda de Música dos Mineiros do Pejão” – Comemoração do 75.º Aniversário – Apreciação e deliberação.
6.3 Proposta de atribuição de subsídio às IPSS do concelho de Castelo de Paiva – Apreciação e deliberação.
7. Prestação de Contas relativa ao ano de 2023 – Relatório de Gestão – Apreciação e deliberação.
8. Integração do Saldo da Gerência do ano de 2023 – Apreciação e deliberação.
9. P29/DFP-APR/2024 – Aquisição de serviços de apólices de seguros (vários ramos) – Relatório Final – Apreciação e deliberação.
10. Estatuto do Direito de Oposição – Relatório relativo ao ano de 2023 (artigo 10.º, da Lei n.º 24/98, de 26 de maio) – Apreciação e deliberação.
11. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

A 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 ordinária 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 de Castelo de Paiva 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚-𝐬𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞, 12 de Abril, 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 10h, nas instalações dos Paços do Concelho, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA

II

1. Resumo Diário de Tesouraria.

2. Ata da reunião ordinária de 29 de novembro de 2023.

3. Obras Municipais.

3.1 Proc. 10/2023 – Requalificação da Rua do Calçodeiro e arruamentos envolventes e da Rua de S. José – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Ratificação de despacho.

3.2 Requalificação do Pavilhão Municipal dos Desportos do Couto Mineiro – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.

3.3 Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos habitacionais de Curvite, Póvoa, Raiva e Oliveira do Arda – Repartição de Encargos Plurianuais – Apreciação e deliberação.

4. Obras Particulares.

5. Loteamentos Urbanos e Obras de Urbanização.

6. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.

6.1 Proposta de atribuição de subsídio à “ACI - Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva” – Marchas de S. João 2024 – Apreciação e deliberação.

6.2 Proposta de atribuição de subsídio à “Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão – Banda de Música dos Mineiros do Pejão” – Comemoração do 75.º Aniversário – Apreciação e deliberação.

6.3 Proposta de atribuição de subsídio às IPSS do concelho de Castelo de Paiva – Apreciação e deliberação.

7. Prestação de Contas relativa ao ano de 2023 – Relatório de Gestão – Apreciação e deliberação.

8. Integração do Saldo da Gerência do ano de 2023 – Apreciação e deliberação.

9. P29/DFP-APR/2024 – Aquisição de serviços de apólices de seguros (vários ramos) – Relatório Final – Apreciação e deliberação.

10. Estatuto do Direito de Oposição – Relatório relativo ao ano de 2023 (artigo 10.º, da Lei n.º 24/98, de 26 de maio) – Apreciação e deliberação.

11. Despachos proferidos em uso de competência delegada.

III
Intervenção do Público

Castelo de Paiva, 12 de Abril de 2024


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas