quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pampilhosa da Serra | Executivo e Assembleia municipal não concordam com projeto para extração de Lítio no território.



Em resposta a um pedido feito pela empresa australiana Fortescue Metals Group Explorations Pty, Ltd à DGEG – Direção-Geral da Energia e Geologia, o executivo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, deliberou, por unanimidade, não concordar com a realização de uma prospeção e pesquisa de depósitos de minerais ferrosos e metálicos. A decisão foi comunicada na Assembleia Municipal, realizada no passado dia 7 de junho, tendo gerado forte e amplo consenso junto dos deputados presentes.

Em causa está um pedido de diretos de prospeção e pesquisa, formulado pela empresa acima mencionada, para uma área de cerca de 52 km2, denominada “Raposa”, que engloba o território de Pampilhosa da Serra nos limites das povoações de Dornelas do Zêzere, Unhais-o-Velho, Brejo de Cima, Janeiro de Baixo, Porto de Vacas e Carregal do Zêzere.

A extração de minerais ferrosos ou metálicos como o ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, estanho, tungsténio, mas sobretudo o Lítio, constitui-se como o objetivo último desta exploração, cujos trabalhos poderão decorrer pelo período de três anos, com eventual prorrogação de outros dois.

Tendo em conta “os danos irreparáveis que podem ser causados no território”, o executivo municipal decidiu rejeitar perentoriamente esta “exploração a céu aberto”, por considerar que se trata de um projeto que colide com “a política de desenvolvimento sustentável que o Município tem privilegiado ao longo de vários anos, assente no turismo de natureza, na qualidade do ar, da água, do ambiente e do verde”, assinalou José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, manifestando ainda a sua apreensão relativamente a um cenário que se pode revelar um “desgosto” e uma “catástrofe” para Pampilhosa da Serra e os Pampilhosenses.

O Município reitera ainda que mediante os elementos disponibilizados, não há qualquer garantia de que será acautelada a qualidade da água da albufeira da Barragem de Santa Luzia e do Rio Zêzere, para além de que o projeto provocará a descaraterização de uma área significativa do concelho e causará danos irreversíveis tanto na paisagem como na vivência das populações.

Saliente-se que a atividade mineira, principalmente se realizada a céu aberto e com recurso a explosivos e agentes químicos - prática comum no caso do lítio - implica risco de contaminação atmosférica, de contaminação de solos e lençóis freáticos e tem acentuado impacto visual e sonoro.

“É tempo de tomarmos uma posição clara e demonstrarmos que temos aqui determinados valores que não são pagos com alguns postos de trabalho e que deitam por terra a verdadeira riqueza do território”, notou José Brito. Por seu turno, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, apelou à mobilização da população residente na área abrangida pelo designado espaço “Raposa”, mas também a todos os Pampilhosenses, residentes e não residentes no concelho. “A proteção da verdadeira riqueza do território deve ser mantida a todo o custo. Creio que temos a função de ser os verdadeiros guardiões desta natureza e devemos continuar a assumi-la”, concluiu.

Castelo de Paiva | ESCLARECIMENTO MUNICIPAL

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Castelo de PaivaA recente intervenção realizada no espaço da Quinta do Pinheiro, em Sobrado, insere-se no âmbito da actuação da Protecção Civil Municipal, e do planeamento e gestão dos espaços verdes concelhios, tendo tido acompanhamento por parte dos Serviços Técnicos Municipais.

Foram retiradas algumas árvores que representavam perigo elevado para pessoas e edificados próximos, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de Sobrado, entidade que, através do seu principal responsável, Reverendo Fernando Sérgio, vinha reiteradamente manifestado preocupação com a situação, recordando-se que, ainda recentemente, nesta área de lazer, tombaram vários ramos de grande porte para a zona de entrada e via pública mais próxima.

As árvores protegidas, que foram retiradas nesta intervenção, tiveram a respectiva autorização por parte da entidade reguladora, cumprindo por isso, todos os requisitos do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

Ao longo desta intervenção, foram plantadas várias dezenas de novas árvores neste e em outros espaços municipais, sendo que, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva reitera que sempre privilegiou a segurança de pessoas e bens, assim como sempre teve grande preocupação e respeito pela preservação ambiental.

Relativamente ao espaço do Parque Urbano da Quinta do Pinheiro, importa referir que o Executivo Municipal de Castelo de Paiva orgulha-se de ter transformado um local abandonado e sinalizado como depósito de lixo na periferia da vila, num local de lazer atractivo e emblemático para a comunidade local, a exemplo de outros espaços municipais que também foram devidamente reabilitados pela autarquia.

Carlos Oliveira

Torres Vedras | ANTIGAS INSTALAÇÕES DO IVV DARÃO ORIGEM A PÓLO LIGADO AO VINHO E GASTRONOMIA


O antigo edifício do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) de Torres Vedras vai ser transformado em Pólo de Inovação do Vinho e da Gastronomia.

A apresentação do respetivo projeto aconteceu esta sexta-feira, dia 7 de junho, no edifício a intervencionar, por Carlos Martins.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Torres Vedras adquiriu há alguns anos as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, construídas em 1948, um complexo edificado com valor patrimonial muito significativo. A refuncionalização deste espaço constitui uma oportunidade histórica para promover a regeneração urbana e económica de uma área importante da Cidade de Torres Vedras e para o reforço da centralidade do Concelho de Torres Vedras ao nível regional e nacional, nos planos cultural, científico, empresarial e turístico.

O futuro Pólo de Inovação do Vinho e da Gastronomia pretende-se que seja uma estrutura polinuclear, em diálogo com a paisagem e suportada em rede por outros centros de interpretação, investigação, mediação e empreendedorismo, nos planos regional, nacional e internacional. Fornecerá contexto de colaboração para o fomento de novas soluções participadas pelo setor científico e tecnológico e setor empresarial, em resposta aos desafios societais de hoje. Relevará a cultura da vinha e do vinho, o seu potencial para a economia, o conhecimento, o turismo e a cultura, contribuindo para a execução das agendas regionais. Englobará toda a cadeia de valor do setor agroalimentar, sob o sentido amplo de cultura gastronómica – património de saberes e rituais que afirmam uma identidade territorial.

O processo de criação do Pólo de Inovação do Vinho e da Gastronomia teve início em 2017, estando relacionado com a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Torres Vedras ao Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Os destinatários pensados para este equipamento são: o setor científico e tecnológico, o do turismo, o sistema empresarial e empreendedor e o setor cultural e criativo.

Este polo contará com um conjunto de valências, a saber: um centro de interpretação, com uma exposição permanente (de que constará um núcleo sobre o património arquitetónico do respetivo espaço e do IVV, um outro sobre a cultura vitivinícola e gastronómica do território envolvente, um núcleo de exposições temporárias e ainda uma oferta enogastronómica também da região) e um arquivo e documentação (o que inclui um arquivo especializado, um arquivo de memória coletiva e de construção contínua, a produção de pensamento e discurso e o mapeamento dos recursos do território); uma Colab, que será constituída por um centro de investigação aplicada (centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, com enfoque na horticultura, fruticultura e viticultura) e laboratórios especializados (Smart Equipment Lab, Fruit Lab, Wine Lab, Horto Lab, Socio&Territorial Lab, Inovation&Business Lab e Sustainability & Quality Lab), que contarão com ligações a redes internacionais (Future Food, Unesco Creative Cities Network e Gastronomic Cities European Network); uma incubadora que se constituirá como um centro de suporte a empreendedores emergentes, a qual proporcionará a facilitação de infraestruturas, serviços e programas (composta por escritórios com espaços individuais e em coworking, infraestruturas comuns, serviços de apoio empresarial, networking, programas de mentoria e lançamento de negócios); e unidades de comércio e oficinas (o que inclui oferta comercial, com uma unidade de alojamento hoteleiro, restauração e serviços e produtos gastronómicos de valor acrescentado, bem como oferta educativa e cultural, que passa pela existência de uma cozinha e uma horta comunitária, um FabLab culinário, programas educativos e culturais, visitas educativas ao território e à sua cadeia de produção alimentar e atividades de sensibilização para a gastronomia sustentável e saudável).

De referir, ainda, que as instalações da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, da VITICER – Associação Nacional de Viveiristas Vitícolas e da AATV – Associação de Agricultores de Torres Vedras irão permanecer em funcionamento no antigo espaço de Torres Vedras do IVV.

AIDA CCI | Convite | Jantar-debate Financing Investment in Africa | 5 Julho | 19h às 23.30h | Aveiro

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro convida V/ Ex.ª para o Jantar-Debate "Financing Investment in Africa", que terá lugar a 5 de Julho, no OLARIA EFTA Restaurante, com Welcome Drink pelas 19h.

O evento terá como convidados o Presidente do Conselho Estratégico para a Cooperação, Desenvolvimento e Lusofonia Económica da CIP e Chairman do Africa Network da BusinessEurope em Bruxelas, Francisco Mantero e a Presidente da Comissão Executiva da SOFID, Marta Mariz.

Iniciativa decorre no âmbito do projecto PME QUALIFY, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Consulte o Programa e mais informações em http://twixar.me/wy7n 

INSCRIÇÃO
CONDIÇÕES PARTICIPAÇÃO
Ø A participação é gratuita, com inscrição obrigatória.
Ø Limitada a 1 representante/empresa, estando sujeita à capacidade da sala.
Ø Data limite Inscrição: 28 Junho 2019

Contacto:
T. 234 302 497 – Informações | Celeste Claro
T. 234 302 498 – Inscrições | Isabel Caçoilo

Morada
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Cais da Fonte Nova
3800-200 Aveiro

Covilhã | MARIA ANTONIETA GARCIA NO CAFÉ LITERÁRIO


A Câmara Municipal da Covilhã terá como convidada no Café Literário do mês de junho, a escritora Maria Antonieta Garcia. 

A habitual tertúlia literária terá lugar no dia 25 de junho (terça-feira), pelas 21 horas, no café/restaurante Alkimya, junto ao Jardim Público. 

Maria Antonieta Garcia nasceu em 1945, no Fundão. É licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa; Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Sociologia da Cultura pela mesma universidade. Foi professora na Universidade da Beira Interior e hoje está aposentada. Colaborou em inúmeras revistas e livros coletivos e atualmente tem uma coluna no jornal do Fundão intitulada “E Assim Se Fazem as Coisas”. É membro da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e da Associação Portuguesa de Estudos do séc. XVIII, assim como do Instituto Mediterrâneo. 

A autora tem diversas obras publicadas destacando-se “Gatos” (1982); “Inquisição e Independência” (2008) e “Carolina Beatriz Ângelo” (2011). 

A tertúlia terá um momento dedicado à leitura de um excerto do “Livro de Ana Rios” por André Costa e do “Diário de um Cristão Novo” por Adelino Pereira.

Vigilância nos matadouros reforçada para prevenir peste suína africana

Resultado de imagem para Vigilância nos matadouros reforçada para prevenir peste suína africana
A vigilância nos matadouros e a fiscalização a produtos de caça comercializados com a restauração vão ser reforçadas para prevenir a peste suína africana, segundo um diploma hoje publicado.
O plano de ação para a prevenção da peste suína africana 2019-2021, hoje publicado em Diário da República, prevê ainda outras medidas preventivas como o reforço dos controlos de estrada à movimentação de javalis e de espécimes caçados e a redução das populações de javalis.
O plano prevê a realização de um censo nacional sobre o javali e a implementação de um plano de correção da densidade das duas populações, em colaboração com as organizações do setor da caça (OSC), um aumento das ações de fiscalização da limpeza e desinfeção de veículos e um reforço da vigilância nos matadouros e do plano de vigilância sanitária da caça maior.
No diploma, o ministro da agricultura, Capoulas Santos, na foto, lembra que a peste suína africana (PSA) "continua a expandir-se a nível mundial com ocorrência de novos focos" na Europa, tanto em suínos domésticos como em javalis.
"Atualmente esta doença afeta nove Estados Membros da União Europeia, em concreto, Bélgica, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Itália, Hungria, Polónia e Roménia", destaca, considerando "também preocupante" a situação da PSA em suínos domésticos na Ásia, em especial na China, Mongólia, Vietname e recentemente no Camboja, países do leste europeu e Eurásia. Em África esta doença é endémica.
O risco da introdução do vírus da PSA está associado a diversos fatores, tais como a entrada de suínos domésticos e selvagens infetados, de produtos ou troféus de caça contaminados, ou ainda ao contacto com alimentos e outros materiais contaminados com o vírus, como viaturas, equipamentos, instrumentos, vestuário, calçado.
Em Portugal, a informação fornecida pelas zonas de caça ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, confirma uma tendência de aumento do número de javalis caçados nos últimos 20 anos, uma ampla distribuição da espécie pela generalidade do território nacional, com grande incidência em algumas zonas do interior, bem como nas zonas mais montanhosas do centro e sul, situação também comprovada pelo estudo da EFSA publicado em 2018.
O plano foi apresentado há duas semanas, em 29 maio, pelo ministro da Agricultura que, na altura, considerou que esta "matéria é ainda mais importante neste momento, quando o setor suinícola está a conhecer um bom momento, [...] a abrir mercados como é o caso do chinês".
"Se tivermos a infelicidade da doença entrar aqui isso vai-nos impedir de exportar, o que pode provocar um desastre muito grande”, salientou.
Portugal está atualmente classificado como país livre de PSA, tendo a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) implementado um plano de contingência para fazer face a qualquer surto.
A PSA afetou Portugal durante 30 anos, tendo sido erradicada em 1996 e detetado o último foco em 1999.
Lusa

Nacional | GNR (ainda) mais atenta ao excesso de álcool nas estradas

Resultado de imagem para GNR (ainda) mais atenta ao excesso de álcool nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 12 a 24 de junho, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.

As ações de fiscalização serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).

Durante a “Operação Baco 2018”, a GNR registou 1 194 excessos de álcool, dos quais 421 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1,2 gramas por litro (g/l), resultando na sua detenção.

Segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduzia com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por Lei. Perante estes números, a GNR continuará a intensificar ações de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.

Anadia | Quinta da Gândara tinto ganha Medalha de Ouro em concurso Mundial



 O Quinta da Gândara Reserva 2013 tinto, das Caves da Montanha, venceu a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, um dos mais importantes concursos internacionais de vinhos, que este ano se realizou em Aigle, na Suíça. 

Produzido, em Mortágua, na Região Demarcada do Dão, naquela que é mais antiga propriedade da zona que lhe dá nome, o tinto Quinta da Gândara Reserva, nasce de uvas Touriga Nacional, que em 2013 produziram este vinho, o qual mereceu agora o ouro na opinião do painel de 340 provadores da 26ª edição do Concours Mondial de Bruxelles. 

Os Enólogos Joana Cunha e Bruno Seabra assinam este produção de 2013 da Quinta da Gândara Reserva que se apresenta com uma cor vermelha cereja. O seu aroma é jovem, com boa fruta (cereja preta e amora) e notas discretas de baunilha. Taninos maduros em equilíbrio com acidez elegante, aveludado e harmonioso, boa persistência. 

O Quinta da Gândara, acompanha bem tudo especialmente peixe assado, mas também pode ser servido com pratos de caça e bons queijos de pasta. 

Alberto Henriques, Diretor Geral das Caves da Montanha, destaca a aposta que foi feita na recuperação dos 25 hectares de vinhas da Quinta da Gândara, “a qual tem dados os seus bons frutos, uma vez que têm sido vários os prémios obtidos, com vinhos provenientes das suas castas, não só esta medalha de ouro no concurso internacional de Bruxelas, mas também a obtenção de 92 pontos da prestigiada revista Wine Enthusiast, que considerou altamente recomendados um branco e um tinto Quinta da Gândara.” 

As Caves da Montanha, têm estado a aumentar a sua produção de vinhos do Dão, uma aposta que Alberto Henriques, quer continuar a fazer crescer, “uma vez que estes prémios demonstram estarmos a seguir a estratégia correta e a produzir bons vinhos. Exemplo, disso mesmo, é este Tinto Quinta da Gândara Reserva, ter ganho recentemente medalha de ouro em 2 concursos, o Internacional de Bruxelas e no Concurso de Vinhos de Portugal, o mais importante concurso realizado em Portugal e que é organizado pela ViniPortugal. O Quinta da Gândara, neste momento, ganha em tudo o que concorre,” conclui Alberto Henriques. 

Situada na Bairrada, numa das zonas mais tradicionais de vinhos em Portugal, a Caves da Montanha é uma companhia de bebidas Portuguesa fundada em 1943 e que, ao longo destes mais de 75 anos, sempre se pautou pela mesma visão: a qualidade dos seus produtos e o enfoque nos seus clientes, sendo disso prova os inúmeros prémios ganhos ao longo dos anos. 

As Caves da Montanha dedicam-se à produção, distribuição e divulgação de produtos de alta qualidade: Espumantes, Vinhos de diversas regiões demarcadas, Bebidas Espirituosas, Destilados, Licores, Xaropes e Aguardentes.

Torres Vedras | ATLETA SÉNIOR TORRIENSE ANTÓNIO FORTUNATO DE NOVO HOMENAGEADO EM "MEETING"


A Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes, situada no Paul, acolhe no próximo dia 20 de junho, pelas 9h30 e as 16h, mais uma edição do Meeting António Fortunato.

Esta prova, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação de Atletismo de Lisboa, constitui-se simultaneamente como a 6.ª jornada da corrente temporada da competição de pista do Campeonato Municipal de Atletismo de Torres Vedras.

Relativamente à figura homenageada na prova, refira-se que o atleta torriense António Fortunato conta com 63 anos de carreira desportiva (59 dedicados ao atletismo), tendo sido mais de duas centenas de vezes campeão de Portugal. sob a égide da Federação Portuguesa de Atletismo e do INATEL. Durante a sua carreira bateu por mais de uma centena de vezes recordes nacionais, nas mais variadas provas e escalões, sendo ainda detentor de vários deles. Representou a seleção de Portugal em países dos cinco continentes, sendo de relevar neste particular a sua presença em campeonatos europeus. 

Em anexo envia-se o programa e o regulamento do Meeting António Fortunato.

Torres Vedras | CAMPO VEM DE NOVO PASSEAR À PRAIA EM SANTA CRUZ...

A ruralidade vai ser de novo levada à praia…
No próximo dia 15 de junho, Santa Cruz vai ter a terceira edição deste ano da sua feira rural, a qual terá lugar, como é habitual, junto ao mercado municipal desta estância balnear, entre as 9h e as 17h. 
Neste evento serão proporcionadas bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato, sendo que no interior do mercado, junto dos operadores desse espaço, encontrar-se-á à venda produtos como frutas, produtos hortícolas, peixe, carne ou pão.
A iniciativa contará ainda com animação a cargo do grupo Torres Brass.
Uma feira rural diferente, com cheiro a maresia, que permitirá obter os melhores produtos da terra e desfrutar da vivência da praia…
Esta atividade integra-se no programa “Santa Cruz.365”, sendo organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Junta de Freguesia da Silveira.
A Feira Rural de Santa Cruz voltará a realizar-se este ano nos dias 21 de setembro e 19 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventos@cm-tvedras.pt.

III Torneio de Natação de Pampilhosa da Serra



No próximo sábado, dia 15 de junho, decorrerá, no complexo das Piscinas Municipais, o 3º Torneio de Natação de Pampilhosa da Serra. 

Estarão em prova cerca de 100 nadadores de 7 escolas de natação distintas, num evento apadrinhado pelo nadador Gabriel Lopes, um dos nomes mais sonantes da modalidade a nível nacional e internacional. 

Este é um torneio que tem como principal objetivo proporcionar a todas as crianças participantes um saudável convívio, através do qual possam tomar contacto com um evento próximo de uma competição, mas que se realiza num ambiente mais informal e de menor exigência. 

As escolas de natação de Pampilhosa da Serra, Figueiró dos Vinhos, Oleiros, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Vila de Rei são as grandes protagonistas do torneio, juntando-se ainda a este lote a AVQA (Associação Vinte Quilómetros de Almeirim), que levará a cabo um espetáculo de natação sincronizada. 

Organizado pela escola de natação de Pampilhosa da Serra, o evento tem início marcado para as 9h30 e está inserido no plano anual de atividades da Seção de Desporto do Município. 

Música | Centro histórico de Coimbra recebe Festival de Fado nos dias 15 e 16 de junho


O centro histórico de Coimbra vai receber, nos próximos dias 15 e 16 de junho, o Festival de Fado “Encontros”, uma das propostas vencedoras da 1ª edição do Coimbra Jovem Participa, a versão dedicada aos jovens do orçamento participativo (OP) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Este é o quarto dos cinco projetos vencedores do OP a sair do papel e a ser executado. Os eventos são todos de entrada livre.

Foi com o objetivo de dinamizar o centro histórico de Coimbra com música e fado, que Beatriz Santos e Luís Henrique Silva submeteram duas propostas ao Coimbra Jovem Participa. O resultado foi a junção de ambas num projeto comum para a realização de um Festival de Fado, que acabou por ser o segundo mais votado desta versão dedicada aos jovens da 1ª edição do OP do Município de Coimbra.

“Encontros” é o nome do Festival que promete juntar, através do fado, as gentes e a cidade com o seu Património Mundial da Humanidade, atribuído pela Unesco em 2013. Será, por isso, um encontro de fados, de gerações, de músicos e de ouvintes. O Festival de Fado estará um pouco por todo o coração da cidade, repartido entre múltiplos palcos instalados no Jardim da Manga, Pátio da Inquisição, Largo do Poço, escadaria da Igreja de S. Tiago, Praça 8 de Maio, escadaria do Palácios Confusos, Arco do Palácio de Sub-Ripas e Arco Almedina.

O Festival inicia-se no sábado, pelas 16h00, com uma serenata de rua, no Jardim da Manga, passando depois para o Pátio da Inquisição (16h45), para o Largo do Poço (17h30), e para a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15). A partir das 19h45, o Festival instala-se na Praça 8 de Maio, com o grupo de José Vilhena, Ricardo J. Dias, Ni Ferreirinha e Guilherme Catela. Pelas 21h30, o Fado de Lisboa também terá lugar na Praça 8 de Maio, com Beatriz e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a encerrarem o primeiro dia de Festival.

No domingo, as serenatas de rua chegam à escadaria do Palácio Confusos (16h00), seguindo para o Arco do Palácio de Sub-Ripas (16h45), o Arco Almedina (17h30) e a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15). Pelas 19h45, a Praça 8 de Maio acolhe uma serenata futrica, tocada por grupos etnográficos da região, seguindo-se pelas 20h15, Fado de Lisboa, com o grupo Quebra o Galho. Às 21h30, na Praça 8 de Maio, o Fado ao Centro com o Clássico Fado encerram o Festival “Encontros”.

Este é, assim, o quarto projeto do OP 2018 do Município de Coimbra a sair do papel e a ser executado. Já no que diz respeito ao OP 2019, está já em curso o período de votação. Das 93 propostas submetidas, 49 foram aceites, as restantes foram excluídas por não cumprirem os pressupostos obrigatórios definidos pelo regulamento. Dessas, e depois da união de propostas, vão a votação 29 do Coimbra Participa e 17 do Coimbra Jovem Participa.

A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma, em https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão. A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

Entrada Livre

Leiria | Câmara Municipal aprova louvor a vencedor das Olimpíadas da Astronomia

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Leiria

A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião do Executivo, um voto de louvor a Rafael Soares, aluno da Escola Secundária Domingos Sequeira que venceu a final nacional das Olimpíadas da Astronomia.

Em representação de Portugal, o jovem irá participar na 13.ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que se realiza na Hungria, de 2 a 10 de agosto.

Segundo a deliberação, “este aluno revela-se detentor de uma forte sensibilidade ao outro, de ver para além de si”, tendo sido, nos dois últimos anos letivos, finalista do concurso SanSat, promovido pela Agência Espacial Europeia e coordenado em Portugal pela Ciência Viva.

Rafael Soares foi ainda selecionado pela Sociedade Portuguesa de Física para marcar presença nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, em El Salvador.

Alunos criam ementas saudáveis

Resultado de imagem para Alunos criam ementas saudáveis

Foram 23 as ementas apresentadas no âmbito do concurso “Ementas Saudáveis” e elaboradas por alunos do 3.º ano de escolaridade do ensino básico de escolas do concelho, numa iniciativa que promove a prática de uma alimentação saudável.

O primeiro lugar foi alcançado por uma turma da Escola Básica de Touria, Pousos, com uma ementa composta por sopa de peixe, frango com legumes e maçã assada com molho de citrinos.

Como prémio, o menu será confecionado e servido aos alunos vencedores na Escola Profissional de Leiria – Escola de Sabores, no próximo dia 17, às 13:00, bem como a todas as pessoas que pretenderem ali almoçar neste dia.

O momento contará também com a presença das Vereadoras da Educação, Anabela Graça, e da Saúde, Ana Esperança, e da nutricionista do Município responsável pelas refeições escolares.

Foi também a Escola Básica de Touria quem conquistou o segundo lugar e, por isso, irá acolher uma oficina de alimentação, em que as crianças são convidadas a confeccionar lanches com ingredientes surpreendentes.

O pódio fica fechado com a ementa da Escola Básica de Marrazes, que irá receber um jogo didáctico.

As ementas candidatas estavam obrigadas a incluir a indicação dos ingredientes, as respectivas quantidades e o modo de confeção, de acordo com os princípios do equilíbrio nutricional.

O concurso “Ementas Saudáveis” é uma das dez ações que integram o Programa Alimentação Saudável, uma iniciativa conjunta do Município de Leiria, Centro Hospitalar São Francisco, Escola Profissional de Leiria e Escola Superior de Saúde.

Policia | 'Rota Final'. Câmaras Municipais do Norte e Centro alvo de buscas pela PJ

São 18 as Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas no âmbito da operação 'Rota Final'. Empresas de transportes estão também 'debaixo de olho' da Polícia Judiciária.
'Rota Final'. Câmaras Municipais do Norte e Centro alvo de buscas pela PJ
A Polícia Judiciária está a desenvolver uma investigação, que apelidou de operação 'Rota Final', que tem por base suspeitas de práticas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder. 
Detalha a força de segurança em comunicado enviado às redações que, "mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional e com intervenção de ex-autarcas a título de consultores", terão sido "influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público".
Refere ainda a Polícia Judiciária que também ao nível de recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento.
Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca são as 18 Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas por cerca de 200 elementos da Polícia Judiciária, nomeadamente inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.
Fonte: Noticias ao Minuto

O Social abraça Anadia

No âmbito do plano de ação 2019 da Rede Social de Anadia, vai decorrer, no próximo dia 21 de junho, pelas 14:30 horas, junto ao Tribunal de Anadia, a inauguração da atividade “O Social abraça Anadia!”.
Com esta ação, as instituições particulares de solidariedade social do concelho pretendem decorar as Avenidas José Luciano de Castro e 25 de Abril, dando assim as boas vindas, de forma inovadora, a todos os que visitem a “Feira da Vinha e do Vinho” que irá decorrer, entre 22 e 30 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia.
É também pretensão das Instituições dar a conhecer o seu trabalho à comunidade e proporcionar uma atividade lúdica com visibilidade aos seus clientes, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com incapacidade.
Nesta atividade participam a APPACDM de Anadia; Associação Social de Avelãs de Caminho; Belorizonte – Residências Geriátricas; Bem-Me-Quer, Lda; Casa Imaculada Conceição; Casa do Povo de Amoreira da Gândara; Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros; Centro Social de Anadia; Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim; Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima; Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro; Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores; Centro Social e Paroquial da Moita de Anadia; Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva; Centro Social São José de Cluny; Club de Ancas; Hotel Sénior da Curia; Misericórdia da Freguesia de Sangalhos e Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

Albufeira | 77 empresas de Albufeira distinguidas

Um total de 77 empresas do Município de Albufeira foram distinguidas com o estatuto de PME Líder ou PME Excelência, pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, numa parceria com o Turismo de Portugal e com os principais bancos a operar no país, devido aos resultados de desempenho económico obtidos no ano passado.
No decorrer da cerimónia de entrega das distinções, o  presidente da Câmara, José Carlos Rolo, referiu que “é sempre muito bom vermos o gráfico das nossas empresas a evoluir, e temos tido em Albufeira um crescimento exponencial, o que nos diz que este concelho continua a crescer economicamente. Este crescimento afeta positivamente todo o tecido social e embora este desenvolvimento seja maioritariamente da área turística, significa que todos os outros sectores estão envolvidos, como a Agricultura, as Pescas, o Sector Lúdico e outros”.
Estes estatutos, atribuídos desde há seis anos pelo IAPMEI, traduzem-se num instrumento de qualificação de empresas, assinalando as pequenas e médias empresas com os melhores indicadores económico-financeiros, provando a continuidade das suas estratégias de crescimento e de liderança competitiva.
A obtenção deste selo de qualidade PME Líder e PME Excelência traduz-se em diversas oportunidades às empresas, nomeadamente no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos e serviços, facilidades nas relações com a banca e administração pública, e ainda um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.
Este ano, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, distinguiu 2.378 empresas com o estatuto de PME Excelência. No distrito de Faro mereceram este galardão 193 empresas, sendo que as do setor do turismo representam mais de metade.
O Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, não deixou de assinalar que “cada vez que uma empresa do Algarve atinge este patamar na economia do país, só temos que a ver como exemplar, porque aqui no Algarve, continua a ser tudo muito mais difícil, quer pela sazonalidade a que está sujeita, quer por outros motivos.”
“É uma sorte estar nestas cerimónias, pois estamos a celebrar o vosso contributo para a economia, a qual cresceu de 23,5% para 30%”, começou por dizer o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, visivelmente satisfeito com os resultados de Albufeira. Lançando um repto aos empresários albufeirenses, referiu que “o nosso objectivo é chegar às 100 empresas Líder e 50 empresas Excelência, e para isso têm que ser mais exportadoras e mais criativas.”
Presente também, o Diretor da Turismo de Portugal, Nuno Alves, que salientou dados consideráveis: como motor da economia, o Turismo representa 9% das exportações e 52% dos serviços. Atualmente, o Turismo português é a 14ª economia mais competitiva do mundo e, segundo Nuno Alves, talvez “para o próximo ano atinjamos a 10ª posição”. Mas avisa: “para isso precisamos de empresas como as que aqui estão e que dão o bom exemplo às outras, porque são líderes, porque são excelentes”. “O Turismo tem sido essencial para a recuperação económica do país, que culmina depois numa coisa que muito me apraz e que é a aquisição de emprego, que é para isso que trabalhamos todos os dias”, continuou aquele responsável.

COLUMBÓFILIA | José Santos vence concurso de RETAMAR e Marco Ferreira mantém a liderança da classificação geral de concorrentes



Após a realização da prova de Meio Fundo, Retamar, José Rossa Ribeiro continua a liderar o Troféu Crédito Agrícola. 

Disputada a partir de Retamar, esta prova de meio - fundo, do calendário da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e integrada no calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra teve como vencedor o campeão olímpico e associado nº 1 José Santos, permitindo ao associado Marco Ferreira, cimentar o primeiro lugar da Classificação Geral de Concorrentes, conquistando a segunda posição da mesma classificação o associado José Rossa Ribeiro, quer igualmente continua a liderar o Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas: 

Prova – RETAMAR – Meio-Fundo 

1º lugar – José Santos - 477 pontos; 2º- Marco Ferreira - 473 pontos; 3º - José Oliveira 473pontos; 4º - José Rossa Ribeiro - 471 pontos; 5º - Nuno & Filho 459 pontos; 6º- Euclides Pimenta - 458 pontos; 7º - Lusitano Espinhal - 449 pontos; 8º - Nelson Rainho 447 pontos; 9º-Cidálio Salvador - 436 pontos; 10º - Vitor Ferreira - 420 pontos. 

Classificação Geral de Concorrentes 

1º lugar - Marco Ferreira - 6767; 2º - José Rossa Ribeiro - 6716; 3º - Lusitano Espinhal 6677 - pontos; 4º - Nuno & Filho - 6592; 5º - José Oliveira - 6310; 6º - Asas do Choupal 6116; 7º - Romeu Estarreja - 6007; 8º - Vitor Ferreira - 5976; 9º - Fábio Cruz - 5632; 10º - Cidálio Salvador - 5273; 11º - Avelino Soares - 5172; 12º - Euclides Pimenta - 5048; 13º - Emanuel Ventura - 4831; 14º - Gonçalo Paião - 4664; 15º - José Santos - 4499; 16º - José Rossa Ribeiro - 4443; 17º - Romeu Estarreja - 4425 - 18º - José Cunha 4372; 19º - José Vinagreiro - 4128; 20º - Nelson Rainho - 3785; 21º - Lusitano Espinhal 3604; 22º - Lusitano Espinhal - 3576; 23º - Matias & Vila Nova - 3446; 24º - Marco Ferreira - 3298; 25º - Asas do Choupal - 3229; 26º - Manuel Frade -3121; 27º - Manuel Barreto - 3111; 28º - Vitor Ferreira -3020; 29º - César Rainho - 2894; 30º - Manuel Barreto - 2853; 31º - José Rossa Ribeiro - 2296; 32º - Avelino Soares - 2117; 33º - Manuel Santos - 2093; 34º - José Cunha - 2061; 35º - Jorge Monteiro - 2040; 36º - Manuel Neto - 1812; 37º - Emanuel Ventura- 1702; 38º - José Oliveira - 1592; 39º - Asas do Choupal - 1516; 40º - Manuel Nunes - 661; 41º- Armando Gabriel - 484; 42º - António Sargaço - 252; 43º - Gonçalo Paião – 227. 

Troféu Crédito Agrícola 

1º - José Rossa Ribeiro - 1604 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 1430; 3º - Lusitano Espinhal - 1373.

FESTAME abriu em festa com milhares de pessoas

Os primeiros dias da FESTAME – Feira do Município da Mealhada têm sido uma festa. Até quinta-feira, sobem ao palco as filarmónicas, ranchos e escolas de samba e, no último fim de semana, é a vez de Os Azeitonas, de Anjos e de José Cid, a finalizar.
Logo na abertura, os HMB mostraram o que é música com a fusão de sonoridades que os carateriza – do o Soul e R&B ao jazz, funk e hip hop -, depois subiram ao palco, primeiro Jimmy P., no seu estilo de "fusão, e depois Piruka, o maior rapper português da atualidade, idolatrado pela juventude, e que não desiludiu os milhares de fãs que quiseram estar presentes numa noite apoteótica, na Mealhada.
No sábado, houve Miguel Araújo, músico, cantor, compositor e autor de vários sucessos, como "Anda comigo ver os aviões" e "Os maridos das outras", que colocaram o público a cantar. Já no domingo, Toy fez a festa com o seu público, num espetáculo cheio de animação.
Nos últimos dias de feira espera-se nova enchente para ver Os Azeitonas, com sucessos como "Quem és tu miúda" e "Nos desenhos animados nunca acaba mal", (dia 14), Anjos, que celebram este ano duas décadas de carreira e voltam a estar nos tops com a música "Eterno" (dia 15), e José Cid, cantor bem conhecido do público português, capaz de colocar o público a cantar do princípio ao fim, a encerrar a FESTAME, dia 16.
Filarmónicas, ranchos e samba
Esta noite, teremos um espetáculo único, com as duas filarmónicas do concelho – Pampilhosense e Lyra Barcoucense – em palco, acompanhadas pelos cantores Sara Silva (The Voice Portugal 2015) e Diogo Rodrigues. Amanhã, a vez de dos ranchos do município - Grupo Folclóricos e Etnográfico da Vimieira, Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa, Grupo Regional da Pampilhosa do Botão e os ranchos folclóricos de Ventosa do Bairro e de São João de Casal Comba. Na quinta-feira, entra o samba na feira. Numa espécie de carnaval de verão, as escolas Batuque, Sócios da Mangueira, Real Imperatriz e Amigos da Tijuca farão um desfile pelo certame, terminando com atuação no Palco Rei dos Leitões.
Todas as noites, os dj?s encerram o espetáculo e, para os próximos dias destacam-se Olga Ryazanova (dia 14) e António Machado (dia 16) e há ainda, dia 15 de junho, uma festa da espuma. Neste dia, convidamos toda a gente a usar branco de forma a assinalar a "Noite Branca pelos Idosos", uma iniciativa no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.
Pelo Palco Bongás, junto às tasquinhas passam diversas coletividades como grupos corais e até grupos de dança.
A FESTAME mantém a matriz de gratuitidade e, para a realização desta edição, a autarquia conta com o apoio de marcas locais e nacionais, como a Sagres (cerveja oficial), Luso (água oficial), Rei dos Leitões (restaurante oficial), Grande Hotel do Luso (hotel oficial), Licor Beirão (bebida oficial), Galé (gráfica oficial), Bongás Energias (gás oficial), Intermarché–Mealhada (supermercado oficial), CJR Motors (viatura oficial) e Mundial FM (rádio oficial).


Desporto | António Marques conquista duas medalhas no Open de Boccia de Olbia

Atleta da APCC premiado na competição individual e de equipas
O atleta António Marques, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), foi duplamente medalhado no Open Regional de Boccia de Olbia, na Itália, que decorreu entre os dias 4 e 10 de junho.
Aquele que é o jogador do circuito mundial da modalidade que há mais tempo compete em provas internacionais chegou primeiro à medalha de prata na competição individual da categoria BC1, depois de um percurso com cinco vitórias consecutivas, que o levaria à final com o compatriota André Ramos. Marques integrou depois a equipa BC1/BC2 de Portugal, que terminou também no segundo lugar da classificação, só tendo sido parada pela sua congénere russa.
São, assim, três as medalhas alcançadas em pouco mais de um mês pelo atleta de 55 anos, depois de, em maio, ter conquistado o bronze no Open Mundial de Montreal, no Canadá. Boas indicações, portanto, por parte de António Marques, neste que é o último ano de qualificação para os Jogos Paralímpicos de 2020, a ter lugar em Tóquio.
Em Itália, como é habitual, Marques foi acompanhado pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição, que o acompanha já há várias décadas, tendo a ‘comitiva’ da APCC sido completada com a presença de Aline Pereira, fisioterapeuta na instituição e árbitra internacional de boccia.
O Open Regional de Boccia de Olbia foi disputado no Geopalace PalAltogusto daquela cidade italiana e contou com a participação de cerca de 100 atletas, em representação de 16 países. Por Portugal, estiveram presentes 11 jogadores.