segunda-feira, 11 de março de 2019

Lançamento de livro com perfume Azeitona



O portalegrense e animador radiofónico César Azeitona vai lançar uma biografia no final de março.
A edição dá pelo nome de: “António J. Mendes Azeitona”. Trata-se do pai, infelizmente já falecido, do autor dos “Gentes da Gente” - programa de que resultaram três livros do César, editados nos últimos anos.
A novidade editorial é perfumada (é verdade: perfumada) e será apresentada no mercado municipal de Portalegre a 30 de março (sábado), pelas 15:00 horas.
Do programa do evento consta ainda um passeio de automóveis clássicos (ver caixa), um beberete em que os queijos serão reis e uma bailarada à moda antiga. A entrada no mercado é livre.

JR
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Iniciativa Km0 promove restauração de qualidade baseada em produtos regionais

A iniciativa km0 foi lançada oficialmente no concelho de Évora, na passada sexta-feira, 8 de março, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Câmara Municipal, onde foi assinado o protocolo de parceria entre as 8 entidades envolvidas.
O conceito tem origem em Itália, através do movimento “slow food” (comida lenta), e preconiza “uma restauração de qualidade, baseada em produtos da região e na sua sazonalidade” contribuindo para reforçar “a identidade com ligação à história e cultura locais”, anunciou Teresa Pinto Correia, diretora do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (Universidade de Évora), uma das entidades gestoras do projeto.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, uma das instituições parceiras do Km0, sublinhou a cooperação entre os 8 parceiros deste projeto. O autarca deixou ainda o alerta para a necessidade de revisão dos mecanismos de contratação pública que, caso contrário, podem constituir um obstáculo à implementação da iniciativa em escolas, universidades e, em geral, no setor público.  
Até este momento, estão envolvidas na implementação do Km0 as seguintes entidades: Universidade de Évora, Associação Comercial do Distrito de Évora, Turismo do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Fundação Alentejo, GESAMB, “Slow Food” Alentejo e Centro de Formação Profissional do IEFP, podendo vir a ser envolvidas outras entidades que se mostrem interessadas na promoção do conceito.
O desenvolvimento da economia local, o estímulo da produção familiar local e o consequente aumento do consumo desses produtos ao longo das estações do ano são alguns objetivos que se pretendem concretizar. A estas medidas, juntam-se as preocupações com a necessidade em diminuir a pegada ecológica alimentar, a redução do grau de dependência alimentar externa bem como a preservação das variedades locais e regionais.
A propósito, refira-se que a edilidade eborense está a desenvolver, em conjunto com as juntas de freguesia urbanas, o conceito dos “Circuitos Curtos de Comercialização de Produtos Agroalimentares”. Em resultado, várias escolas estão já a ser abastecidas pelos produtores locais, proporcionando o consumo de produtos mais saudáveis e frescos.
Assinado o protocolo, os operadores da cadeia de valor interessados em participar na iniciativa Km0 - produtores, transformadores, lojas e restauração – dão agora início ao processo de certificação e passarão a utilizar a marca Km0, obtendo desta forma uma maior visibilidade e diferenciação junto dos consumidores.
No âmbito deste processo, compete à Câmara de Évora a certificação dos produtores de hortofrutícolas, carne e ovos do concelho, não implicando para os mesmos quaisquer custos, sendo estes, para já, garantidos pelo município.
Mais informações em www.km0alentejo


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

ÁGUEDA: Suspeito de violar a enteada fica em prisão preventiva

Resultado de imagem para ÁGUEDA: Suspeito de violar a enteada fica em prisão preventiva
A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro identificou e deteve um homem, operário da construção civil, suspeito de ter abusado sexualmente de uma filha da companheira, presentemente com 21 anos de idade.
Os factos criminosos terão ocorrido no Concelho de Águeda, apontando os indícios até ao momento, no sentido dos abusos sexuais terem começado quando a vítima tinha 16 anos, tendo sucedido de forma reiterada ao longo do tempo, segundo informação da PJ.
Ainda de acordo com esta autoridade “o suspeito obrigava a enteada a práticas sexuais diversas sob constrangimento físico, aproveitando para consumar tais atos principalmente quando a companheira se encontrava ausente”.
O detido, com 60 anos de idade, foi presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

II Congresso CNS - 13 de Abril | Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas



Como forma de celebrar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Campus Neurológico Sénior (CNS) organiza, no próximo dia 13 de Abril, um congresso nacional que reunirá profissionais de Saúde e investigadores na área da Bioética para discutir o tema “Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas".
O II congresso CNS, decorrerá em Torres Vedras e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMOV) e da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). Conta com um conjunto de palestrantes das áreas da Saúde, Direito e Filosofia de diferentes instituições, académicas e não académicas do país, com várias publicações relacionadas com o tema da Bioética.
As doenças neurodegenerativas, sendo crónicas e progressivas, levantam frequentemente um conjunto de questões éticas. O tema do congresso surge da necessidade de aprofundar e guiar os profissionais de saúde na forma gerir os problemas complexos com que se deparam na prática clínica diária. Para tal, uma abordagem multidisciplinar, enriquecida pela perspectiva da Filosofia e do Direito, possibilita uma melhor compreensão e resposta às necessidades do cuidado das pessoas com doenças neurodegenerativas.
O Campus Neurológico Sénior é um centro português especializado em doenças neurodegenerativas, nomeadamente Doença de Parkinson, que inclui três unidades complementares: o CNS - Clínica Médica (inclui Unidade de Neuroreabilitação), o CNS - Unidade Residencial e o CNS – Residência Sénior. O CNS tem por objectivo conciliar uma atividade clínica de qualidade com a condução de projetos de investigação e formação de profissionais de saúde, nas mesmas áreas médicas onde desenvolve atividade assistencial.

Para mais informações: 

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Tempestade Tropical a caminho da Zambézia, Sofala, Manica e Tete

As províncias da Zambézia e Tete que ainda não se refizeram do impacto das chuvas fortes da semana que está a findar irão sofrer com mais aguaceiros e ventos fortes quando a Tempestade Tropical Moderada IDAI chegar a terra na próxima quarta-feira (13). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) este sistema está a causar chuvas em regime muito forte (mais de 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes até 110 quilómetros por hora, no canal de Moçambique entre as latitudes de 15 e 20 graus sul.
Após atingir o estágio de ciclone tropical o IDAI irá fustigar todos os distritos da província da Zambézia assim como da província de Sofala e Manica, segundo o INAM os distritos de Chagara, Cahora Bassa, Marara, Magoe, Zumbu, Moatize, Doa, Mutarara e cidade de Tete (na província de Tete) também serão afectados.
O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas muito forte (mais de 100 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos fortes (acima de 70 km/h) nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Norte da província de Nampula.
Entretanto para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas locais, principalmente em Maputo e sul de Gaza. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando com rajadas principalmente na zona costeira de Inhambane.
Eis as temperaturas previstas:
Cidade
Tempo
Máx ºC
Mín ºC
Maputo
33
26
Xai-Xai
32
21
Inhambane
31
24
Vilankulo
30
22
Beira
31
24
Chimoio
29
16
Tete
32
25
Quelimane
30
21
Nampula
30
22
Pemba
33
25
Lichinga
28
17
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Moçambicano entre as 157 vítimas do despenhamento do novíssimo Boeing da Ethiopia Airlines


ET
Um cidadão moçambicano está entre as 157 vítimas mortais do novíssimo Boeing 737-800MAX da Ethiopian Airlines que despenhou-se neste domingo (10) seis minutos após descolar do aeroporto internacional de Bole, na Etiópia, com destino a Nairobi, no Quénia. Este foi o segundo acidente fatal em menos de seis meses envolvendo o novo jato da Boeing, em Outubro passado um avião da companhia Lion Air caiu pouco depois de levantar voo de Jacarta, na Indonésia.

O voo ET 302 da companhia aérea etíope transportando 149 passageiros e oito tripulantes partiu as 8h38 (hora local) de Addis Ababa e perdeu contacto com a torre de controle as 8h44 tendo mais tarde sido confirmado o seu despenhamento na localidade de Bishoftu, cerca de 50 quilómetros a sul do aeroporto de partida.

Entre as vítimas confirmadas pela Ethiopian Airlines está um cidadão de nacionalidade moçambicana, funcionário das Nações Unidas de acordo com o que o @Verdade apurou, e cidadãos de outras 34 nacionalidades: 32 quenianos, 18 canadianos, 9 etíopes, 8 chineses, 8 italianos, 8 norte-americanos, 7 franceses, 7 ingleses, 6 egípcios, 5 alemães, 4 indianos, 4 eslovacos, 3 austríacos, 3 russos, 3 suecos, 2 espanhóis, 2 israelitas, 2 marroquinos, 2 polacos, 1 cidadão do Djibouti, 1 indonésio, 1 irlandês, 1 norueguês, 1 ruandês, 1 saudita, 1 sudanês, 1 somali, 1 sérvio, 1 togolês, 1 ugandês, 1 yenemita, 1 nepalês, 1 nigeriano e ainda um cidadão com passaporte das Nações Unidas.

O avião, parte da nova frota de Boeing 737-800MAX recebidos em Julho pela companhia aérea etíope, era comandado por um capitão com mais de 8 mil horas de voo e o co-piloto tinha 200 horas de voo.

Com o estatuto de melhor companhia aérea do continente africano nos últimos anos a Ethiopian Airlines tem um bom registo de segurança e uma frota de aviões novos. No seu histórico constam dois acidentes relacionados com sequestros.

Em 2010 um voo da companhia, estatal que partiu de Beirute, no Líbano, foi sequestrado e caiu no mar Mediterrâneo com 90 pessoas a bordo, sem deixar sobreviventes. Em 1996, outro voo que partiu de Adis Abeba com destino final Abidjan, na Costa do Marfim, caiu no mar por falta de combustível após ter sido sequestrado. Sobreviveram 52 de seus 172 ocupantes.

Lançado em 2017 o Boeing 737-800MAX, apresentado como sendo 15% mais eficiente em consumo de combustível comparado ao modelo da geração anterior, tem um registo trágico. Em Outubro de 2018 um jacto similar da companhia indonésia Lion Air caiu no mar 13 minutos após ter decolado de Jacarta, deixando 189 mortos.

Na sequência do acidente a Ethiopian Airlines decidiu suspender todos os voos programados para a sua frota de Boeing 737-800MAX. Decisão similar foi tomada pelas autoridades chinesas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Lançamento do Prémio Cónego Jorge Coutinho

O Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho terá a sua primeira edição no presente ano, com a abertura do concurso, que agora se anuncia.

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga tem como objetivo promover a realização das solenidades quaresmais, valorizando-as. Está, por outro lado, consciente de que a investigação académica ajuda à sua melhor compreensão e, por isso mesmo, a dignificar a sua realização.

A Comissão está também grata a todos os que a antecederam, ao longo dos séculos e no passado recente, e que tornaram possível a dimensão e a qualidade que as cerimónias da Quaresma e Semana Santa adquiriram em Braga. Por isso, atribuí o nome do Cónego Jorge Coutinho a este Prémio, quer pelo seu empenho nesta Comissão, quer pela sua dedicação à academia bracarense.

O “Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho” é um prémio bienal instituído pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação sobre a Quaresma e Semana Santa bracarenses, nas diversas áreas do saber, como, por exemplo, Artes, Arquitetura, Economia, Estudos de Religião, Gestão, História, Teologia, entre outras.

O Prémio tem um valor pecuniário de 1.500 € (independentemente do número de trabalhos premiados), e será atribuído depois de avaliado por um júri, constituído pelas seguintes personalidades:

· Avelino Marques Amorim, cónego e presidente o júri
·Fernando Ribeiro da Silva, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
·Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, cónego e diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa
·Maria Marta Lobo de Araújo, professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
· Rui Ferreira, mestre em Património e Turismo Cultural e doutorando em Estudos Culturais

Alguns dados referentes a esta edição:
·Até 30 de novembro de 2019: receção dos trabalhos candidatos
· Até 28 de fevereiro de 2020: validação e avaliação pelo júri
·Semana Santa de 2020: entrega do prémio em cerimónia pública

O Regulamento do Prémio e demais informação relacionada com esta iniciativa estão disponíveis no sítio oficial neste link.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Evento teve boa afluência de visitantes | FESTIVAL DA LAMPREIA DE CASTELO DE PAIVA JÁ ENTROU NO ROTEIRO DOS APRECIADORES

Gonçalo Rocha defende iniciativa como “ estratégia de afirmação territorial “




Desta vez com bom tempo, o 3ª edição do Festival da Lampreia de Castelo de Paiva traduziu-se num sucesso e atraiu um bom numero de apreciadores à requalificada zona ribeirinha de Boure / Sardoura, junto ao Rio Douro, onde aCâmara Municipal de Castelo de Paiva voltou promover no fim de semana umevento gastronómico orientado para a degustação desta iguaria da cozinha regional, tão presente neste concelho duriense e uma das mais emblemáticas da tradição culinária portuguesa.
 Com este evento promocional, que este ano ganhou mais um dia, realizado numa tenda gigante aquecida, instalada junto ao rio, a autarquia paivense pretendeu que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motiva sempre a visita de muitos apreciadores ao território, tendo sido garantida a participação de dois restaurantes locais, nomeadamente a Casa do Zé e O Pinhal.
 Como prato sazonal, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa foi o mote desta terceira edição do festival, concretizando -se uma excelente jornada gastronómica que cativou apreciadores e que contou com um programa de animação musical nos três dias do certame, protagonizado pela actuação de orquestras típicas, grupos de concertinas e animação de rua, num espaço onde tambem os visitantes e apreciadores tiveram a oportunidade de conhecer algum artesanato local e outros produtos endógeneos e encontrar vendedores de lampreia nas imediações do festival.
Na cerimónia de abertura, onde marcaram presença o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o presidente da CIM do Tâmega e Sousa, ArmandoMouriscoentre autarcas locais, convidados e dirigentes escolares e associativos, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, Ricardo Cardoso, louvou o município por esta aposta e enalteceu a iniciativa, que considerou ser uma mais valia para a dinâmica turistica que se deseja para o concelho, referindo que, importa continuar a cativar e atrair visitantes ao território, mostrando-se agradado pela bonita obra concretizada no Cais de Boure, que vem criar outra atractividade nesta zona do municipio, destacando que, em colaboração com a Câmara Municipal, quer valorização ainda mais este espaço ribeirinho com enorme potencial, por forma a ser um local emblemático da freguesia e do concelho, lembrando depois, os projectos que o Município está a desenvolver no âmbito das Montanhas Mágicas e os Percusos Pedestres, sem esquecer a importancia da gastronomia e vinhos no Turismo local.

Pelo seu lado a Vereadora do Turismo, Paulo Melo, também se mostrou agradada que a edilidade paivense tenha mantido a realização deste certame, orientado para a tipicidade de uma iguaria gastronómica muito apreciada no concelho, e considerou que a iniciativa deve ser assumida como um ponto de partida para consolidar um evento que tem tudo para dar certo, ter sucesso e ser uma referência gastronomica regional, referindo-se a outros eventos que estão já planeados como o Festival Arda D’Ouro, em Pedorido, lembrando depois, a ligação de Castelo de Paiva ao Douro, evidenciando a vertente turística e o potencial que tem de ser aproveitado, agora que a CM de Castelo de Paiva mantem a vontade de concretizar projectos para desenvolver e dar vida nova às zonas ribeirinhas do Douro, valorizando as actividades naúticas como forma de atrair gente ao território, e realçando a importância do artesanato local e da Rota dos Oficios para mostrar sabers, tradições e cultura.
O novo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, ainda a conhecer a região, apontou para a importância do Rio Douro como factor de dimensão turística e realçou a importância destas jornadas gastronómicas na promoção turística, sublinhando que a gastronomia e vinhos continuam a ser, a par com a beleza paisagística da região, argumentos de peso para a dinâmica de sucesso que se vem constatando, traduzidos nos 4.5 milhões de visitantes no ultimo ano, ao mesmo tempo que destacou a importância de saber trabalhar em rede e a implementação de serviços de qualidade que agrade a quem nos visita.  
Na sua intervenção, o edil paivense agradeceu a presença do governante e recordou o seu empenhamento no processo de expropriação dos terrenos do Parque de Lazer do Choupal, ao mesmo tempo que insistiu que o Festival da Lampreia é um desafio para agarrar com perspectiva de futuro, sendo uma iniciativa gizada para " promover esta iguaria da gastronomia local e os excelentes vinhos verdes, pois somos uma região com tradições, até porque, o produto gastronomia e vinhos é extremamente importante para a divulgação do que melhor temos em Castelo de Paiva e a lampreia é um bom exemplo disso, um valor acrescentado das nossas tradições gastronómicas “, recordando a título de exemplo as acções de promoção e divulgação turistica no âmbito das presenças de Castelo de Paiva em acções importantes como a BTL e no Porto.
O presidente Gonçalo Rocha evidenciou que o festival da lampreia se realiza no contexto de uma “estratégia de afirmação territorial” definida para o concelho, que passa por potenciar o Douro e outros recursos naturais, como as serras e o Rio Paiva, enquadrado perspectiva turística, sendo que, a gastronomia local, na qual se destaca a lampreia, e os excelentes vinho verde produzidos no concelho, são outros elementos de atractividade que importa promover cada vez mais, numa terra com alma e com enorme potencial.
“Iniciativas como esta são importantes para ajudar a alavancar a economia do concelho e, por isso, desejamos que possam comprovar e sentir este valor gastronómico, enquanto marca identitária e cultural, pois é fundamental para promover o território e potenciar o desenvolvimento local, sendo que, este apelo gastronómico, também é uma oportunidade para mostrar o património cultural desta terra ”evidenciou na sua intervenção o autarca paivense, destacando a oportunidade única deste evento, permitindo degustar lampreia a preço justo, associada aos melhores vinhos verdes desta Sub Região de Paiva, que na tarde de Sábado puderam ser apreciados numa prova documentada que teve a participação do conhecido enólogo Jorge Sousa Pinto.
 O responsável municipal recordou o interesse de valorizar o capital humano, como factor essencial para as coisas acontecerem, a importância de dar as mãos e trabalhar em conjunto, a vontade de mostrar o que a terra tem de melhor, de os paivenses estarem envolvidos nestes projecto de afirmação do território, apontando oFestival da Lampreia de Castelo de Paiva como um bom exemplo de um município que aposta nas “condições naturais de óptima qualidade” para atrair mais visitantes, considerando que esta terra ribeirinha tem excelentes condições, uma verdadeira pérola para continuar a trabalhar, associando-se ao momento determinante de afirmação nacional e internacional que se está a viver no turismo em Portugal.
Por sua vez, o Secretário de Estado das Autarquias Locais lembrou o esforço feito pelo município paivense na recuperação da sua capacidade de endividamento, garantindo a possibilidade de planear o futuro, bem como destacou estas acções como fundamentais criar atractividade e dinamizar a economia local, valorizando a gastronomia, os vinhos e o artesanato, procurando vender bem aquilo que melhor sabem fazer no território, incentivando a trabalhar em rede, privilegiando os agentes e operadores turísticos, de forma a criar dinâmica, a engrandecer e projectar mais o concelho e as suas pontencialidades.
Recorde-se que programa do Festival da Lampreia, que registou boa adesão nas jornadas gastronómicas, contou com a presença do Grupo Musical SomBaile e Escola de Música de Sardoura, na jornada de abertura, enquanto que, no Sábado,registou-se a actuação de Filipe Santos, seguindo-se a meio da tarde umapresentação de vinhos verdes de Castelo de Paiva, com a presença de produtores locais, e outros produtos endógenos como licores, doçaria tradicional, artesanato local, sendo que, a animação da noite contou com a participação do grupo localLMC e actuação do grupo “ Fonte da Pipa “, de Coimbra.
No Domingo, o festival arrancou com as Jornadas Gastronómicas, mantendo a apresentação dos vinhos verdes e da Rota dos Oficios Tradicionais da Terra de Payva, traduzida na aposta de divulgação da Casa de Payva, que marcou presençadurante o certame, continuando a animação durante a tarde com a Festa Total comRicardo Ramalho, sendo que, para o presidente Gonçalo Rocha, o balanço desta terceira edição é bastante positivo e garante a continuidade do evento no próximo ano.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

“Artística Festival” conquistou um espaço importante no calendário cultural de Évora


No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, que ocorreu a 8 de março, o “Artística Festival” reuniu um conjunto de atividades que abordaram não só os direitos e as conquistas das mulheres, mas também as desigualdades e os atos de discriminação que marcam ainda hoje a condição da Mulher na sociedade. Por esse motivo, o passado fim-de-semana, 8, 9 e 10 de março, ficou marcado por uma das mais emotivas e intensas iniciativas culturais que a cidade de Évora e a Câmara Municipal tiveram oportunidade de levar ao público.
No entanto, para além da importante chamada de atenção sobre os problemas sociais, o que caraterizou o “Artística Festival” foi sobretudo a evocação da sensibilidade feminina nas artes. Deste modo, segundo a premissa de que “todos os criadores, produtores de arte ou artistas que seguem uma sensibilidade e um senso ditos femininos, sejam mulheres ou homens, devem usufruir de total liberdade e igualdade”, houve lugar à promoção, criação e divulgação do trabalho artístico de mulheres e também de expressões do feminino: cinema, exposições de arte, música e conversas temáticas, preencheram os espaços do Teatro Garcia de Resende e trouxeram um adicional importante não apenas de consciência social, mas também de incremento à dinâmica cultural que cada vez mais se vive na cidade que se afirma com direito a ser Capital Europeia da Cultura em 2027.
Confirmado o sucesso do “Artística Festival” como “ primeiro encontro de formas de arte com olhar e voz femininos”, estão criadas todas as condições para que a Câmara Municipal volte a apostar, em 2020, nesta forma de promoção do livre acesso à cultura. Espera-se, assim, que a segunda edição venha a ser uma realidade, se possível mais rica e mais abrangente.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NA PAMPILHOSA

Realizou-se no passado dia 10 de março, com o apoio da equipa dos "Pascoalitos", da Junta de Freguesia da Pampilhosa e da Associação O Mundo da Corrida, o 1º Trail Solidário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, que teve como principal objectivo apoiar angariar receitas para aquela Associação.
Para além da promoção igualmente do exercício físico e o combate à obesidade e sedentarismo, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer trilhos e ambientes naturais da Bairrada, sendo por si só, um excelente tónico de complemento à solidariedade para com os soldados da paz.
Participaram nesta corrida solidária, os atletas da secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense Ruben Novo na prova de 25km e Pedro Cardoso, Joana Franca, Luis Duarte e Anabela Almeida nos 15km.
Ruben Novo, percorreu os 25 KM em 2h14m09s, classificando-se no 4º lugar da geral e 2º no escalão de Seniores.
Na prova de 15Km, Pedro Cardoso gastou o tempo de 1h27m52s, alcançando o 12º lugar da geral e o 6º lugar no escalão M40, tendo Luis Duarte, a competir na mesma distância, alcançado o 65º lugar na classificação geral e o 16º no escalão de M40, gastando a percorrer a distância 1h49m47s.
No escalão de femininos Joana Franca, voltou a ocupar o 1º lugar do pódio no escalão F 40, alcançando o 2º lugar na classificação geral, gastando 1h34m50s para cumprir os 15 km, tendo Anabela Almeida, terminado a sua prova com o tempo de 2h14m10s, alcançando a 6ª posição na classificação do escalão F40 e 20ª posição na geral. 

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTARAM 23 PÓDIOS NO CAMPEONATO INTERDISTRITAL DE INFANTIS

Decorreu nos dias 9 e 10 de março a edição de 2019 do Campeonato Interdistrital de Infantis, que contou com a presença de 300 atletas em representação de 37 clubes, que integram as associações de natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro), de Leiria e de Coimbra.
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com 9 atletas, naquela que seria ultima oportunidade para garantir os TAC (tempos mínimos de acesso) para participar no Torneio Zonal, prova principal de inverno para este escalão e que este ano se realizará na cidade de Cantanhede.
Em termos individuais os maiores destaques em Infantis A vão para Diana Tinoco que viria a sagrar-se campeã regional nos 100 mariposa, 400 livres e 400 estilos, tendo ainda conseguido o 2º lugar nos 200 estilos e 800 livres enquanto que no setor masculino Guilherme Cardoso viria a sagrar-se campeão regional nos 400 e 1500 livres, tendo alcançado a 3ª posição nos 100 mariposa e 400 estilos. 
O colega de equipa José Rocha sagrou-se vice-campeão regional nos 200 livres, 400 estilos e foi 3º nos 200 mariposa.
Já nos Infantis B, os maiores destaques vão para os 4 títulos de campeão regional conquistados por Tomás Oliveira, nos 200 e 400 livres, 100 costas e 400 estilos e na 2ª posição obtida nos 1500 livres. 
Ainda neste escalão Miguel Gaspar fez 3º nos 200 e 400 estilos e João Lucas obteve a mesma posição nos 400 livres. 
Neste escalão a estafeta masculina da ASSSCC constituída por Tomás Oliveira, Miguel Gaspar, João Lucas e Simão Silva, viria a sagrar-se campeã regional dos 4x200 livres e vice-campeã nos 4x100 livres e 4x100 estilos.
Ainda participaram neste campeonatos os infantis B Luna Rodrigues e Bruno Rodrigues. 

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Reguengos de Monsaraz é o segundo concelho do Alentejo central com mais dormidas nos alojamentos turísticos






Os alojamentos turísticos no concelho de Reguengos de Monsaraz registaram 57.852 dormidas em 2017, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística. Em toda a região do Alentejo, o número de dormidas apenas é superior a Reguengos de Monsaraz nos concelhos interiores de Évora, Beja e Elvas, e nos do litoral de Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Reguengos de Monsaraz é assim o segundo concelho do Alentejo central com maior número de dormidas, posição que mantém desde 2015, sendo apenas suplantado por Évora. De acordo com o INE, em 2010 Reguengos de Monsaraz recebeu 6.662 dormidas e no ano seguinte quase duplicou para 12.290 noites ocupadas nos alojamentos turísticos. Em 2017 houve um aumento de 14.957 dormidas, comparativamente com o ano anterior, que foi de 42.895.

Há 10 anos, a região Alentejo recebeu cerca de 900 mil dormidas nos alojamentos turísticos, enquanto em 2017 foram quase 2,3 milhões. O concelho de Reguengos de Monsaraz tem atualmente registados 87 alojamentos no Turismo de Portugal e mais de 1200 camas turísticas, um crescimento superior a 50 por cento nos últimos dois anos.

No concelho, os turistas visitam a vila medieval de Monsaraz, o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, os produtores de vinho e os seus enoturismos, os monumentos megalíticos, mas também desfrutam da gastronomia, da natureza, da praia fluvial de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, onde podem passear de barco e praticar desportos náuticos.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/