domingo, 17 de abril de 2022

Neta de Paul Auster morreu de overdose. Filho do escritor foi detido

 A menina de 10 meses morreu com "uma overdose de fentanil e heroína".

O filho do romancista Paul Auster foi acusado de homicídio involuntário e negligente pela morte da filha de 10 meses, indicou a polícia de Nova Iorque.

De acordo com as autoridades, os relatórios médicos confirmaram que a criança, que foi encontrada inconsciente numa casa em Brooklyn, em novembro do ano passado, morreu com "uma overdose de fentanil e heroína".

Segundo o New York Times, Daniel Auster foi detido na sexta-feira à noite. As autoridades, que ainda estão a investigar o caso, não revelaram de que forma é que a bebé foi exposta às drogas.

Paul Auster admitiu em 2003 que o filho Daniel era viciado em drogas.

TSF/AFP

Benfica vence em Alvalade e Sporting fica mais longe do título

“Leões” ficam a 9 pontos do líder FC Porto.

O Benfica venceu o Sporting este domingo em Alvalade por 2-0 em jogo da 30.ª jornada da Liga Portuguesa. Com esta derrota, os “leões” ficam a 9 pontos do líder FC Porto.

Darwin Núñez inaugurou o marcador aos 14 minutos. O avançado do Benfica fugiu à defesa do Sporting, após um passe longo de Jan Vertonghen, e finalizou para o fundo da baliza defendida por Antonio Adán.

O segundo golo da partida surgiu em tempo extra. Ao minuto 90+2, Gil Dias, que tinha entrado para o lugar de Everton, fez o gosto ao pé a passe de Darwin Núñez.

Com este resultado, o Benfica chega aos 67 pontos, a 6 pontos do Sporting, que está no segundo lugar, a 9 pontos do FC Porto.

Os “leões” ficaram com muito menos hipóteses de revalidar o título de campeão nacional, já as “águias” ainda estão na luta pelo segundo lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época.

SIC Notícias

Portugal garante qualificação para o Mundial de andebol de 2023

A seleção portuguesa de andebol qualificou-se hoje para o Campeonato do Mundo de 2023, ao derrotar por 35-28 os Países Baixos, em Eindhoven, na segunda mão do ‘play-off’ de apuramento.

Três dias depois da derrota por 33-30 em Portimão, no jogo da primeira mão, Portugal recuperou dos três golos de desvantagem, após ter chegado ao intervalo a vencer os neerlandeses por 17-15.

A seleção portuguesa garantiu, assim, a quinta presença num Mundial, depois de ter participado nas edições de 1997, 2002, 2003 e 2021.

O Campeonato do Mundo de 2023 será disputado na Suécia e na Polónia, entre 11 e 29 de janeiro do próximo ano.

Madremdia/Lusa

Praia em abril? Federação de nadadores-salvadores deixa alerta

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) alertou hoje para o "elevado risco de afogamento", apontando que morreram já 29 pessoas no meio aquático em Portugal desde o início do ano, "o pior registo dos últimos quatro anos".

Num comunicado intitulado “Páscoa traz perigo elevado de afogamento e autarquias devem atuar”, a FEPONS refere que “as temperaturas elevadas trouxeram vários salvamentos e mortes por afogamento por todo o país”.

Segundo dados do Observatório do Afogamento da FEPONS, “já morreram 29 pessoas no meio aquático em Portugal desde o início do ano”, o que corresponde, de acordo com a mesma fonte, “ao pior registo dos últimos quatro anos”.

“Num momento em que ainda não existe assistência a banhistas nas praias portuguesas, por ainda não estarmos na época balnear, a afluência de banhistas às mesmas traz um elevado risco de afogamento”, lê-se no comunicado.

A FEPONS defende que “embora a legislação não o obrigue, sendo a assistência a banhistas uma competência das autarquias, estas devem ter uma maior sensibilidade para a área”.

A federação sugere a criação de “dispositivos de segurança nas praias”, lembrando que Portugal é um país de turismo.

“Não existe pior publicidade que alguém morrer ou ter de ser salvo numa praia sem vigilância, quando o marketing territorial vende estes espaços como locais seguros”, conclui.

Madremdia/Lusa

Francisco: “Que haja paz na Ucrânia martirizada, tão duramente testada pela violência e destruição da guerra cruel e sem sentido”

O Papa Francisco apelou hoje à paz na Ucrânia, que considera ter sido arrastada para uma “guerra cruel e sem sentido", e pediu aos líderes das nações que "ouçam o grito de paz do povo”.

O apelo foi deixado durante a tradicional mensagem pascal, lida da varanda central da Basílica de São Pedro, antes da bênção Urbi et Orbi.

Após ter celebrado a missa do domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, perante 50 mil pessoas, Francisco referiu-se à "incredulidade" que se sente com esta "Páscoa de guerra".

Francisco lamentou que, apesar de depois de a pandemia ter chegado o momento de todos saírem de mãos dadas, se esteja a mostrar que ainda persiste nos Homens “o espírito de Caim, que olha para Abel não como um irmão, mas como um rival, e pensa em como eliminá-lo".

"Que haja paz na Ucrânia martirizada, tão duramente testada pela violência e destruição da guerra cruel e sem sentido para a qual foi arrastada. Que em breve amanheça uma nova esperança nesta terrível noite de sofrimento e morte", afirmou o papa, citado pela agência noticiosa EFE.

Da varanda de onde se apresentou ao mundo como Papa em 13 de março de 2013, Jorge Bergoglio pediu: “que a paz seja escolhida. Que não haja mais demonstrações de força enquanto as pessoas sofrem".

O pontífice pediu aos líderes das nações que “ouçam o grito de paz do povo" e "aquela pergunta perturbadora feita pelos cientistas há quase sessenta anos [no manifesto Rusell-Einsten, de 9 de julho de 1955]: devemos pôr fim à raça humana ou a humanidade deve renunciar à guerra?”.

Francisco lamentou as “muitas vítimas ucranianas, os milhões de refugiados e deslocados internos, as famílias divididas, os idosos abandonados, as vidas destroçadas e as cidades arrasadas".

Tenho diante dos meus olhos a visão de crianças órfãs e em fuga da guerra. Olhando para elas, não podemos deixar de perceber o seu grito de dor, juntamente com o de muitas outras crianças que sofrem em todo o mundo: as que morrem de fome ou de falta de cuidados médicos, as que são vítimas de abuso e violência e as a quem foi negado o direito a nascer", acrescentou.

Francisco agradeceu à Europa por acolher migrantes, mas insistiu que o conflito na Europa deve tornar as pessoas mais atentas “a outras situações de tensão, sofrimento e dor que afetam demasiadas regiões do mundo” e que não podem ser esquecidas.

O Papa voltou a apelar à paz "no Médio Oriente, dilacerado durante anos por divisões e conflitos", e fez votos para que "israelitas, palestinianos e todos os habitantes da Cidade Santa, juntamente com os peregrinos, possam experimentar a beleza da paz, viver em fraternidade e ter livre acesso aos lugares santos, com respeito mútuo pelos direitos de cada um".

As suas orações foram dirigidas para a "paz e reconciliação entre os povos do Líbano, Síria e Iraque", para que a Líbia encontre "estabilidade após anos de tensão" e para que a trégua assinada no Iémen nos últimos dias "possa devolver a esperança ao povo".

Francisco rezou também pelo "dom da reconciliação" para Myanmar e por "um acalmar de tensões sociais perigosas" no Afeganistão.

O pontífice apelou ao "fim da exploração de todo o continente africano" e pelas mortes “causadas pelos ataques terroristas, especialmente na zona do Sahel", e referiu a crise humanitária na Etiópia e a violência na República Democrática do Congo, para onde deverá viajar no início de julho.

A América Latina que, “nestes tempos difíceis de pandemia, viu as suas condições sociais agravarem-se em alguns casos, agravadas também por casos de criminalidade, violência, corrupção e tráfico de droga", também foi lembrada.

No entender do Papa, "cada guerra traz consigo consequências que afetam toda a humanidade: desde o luto e o drama dos refugiados, até à crise económica e alimentar de que já estamos a ver sinais".

Neste âmbito, pediu: “sejamos vencidos pela paz de Cristo! A paz é possível, a paz é necessária, a paz é a principal responsabilidade de todos”.

Madremedia/Lusa

Imagem: TSF

Dois polícias agredidos em Gondomar

Agressor conduzia um motociclo sem capacete. agentes da PSP foram encaminhados para o hospital.

Dois polícias foram agredidos e encaminhados ao hospital, no sábado, em São Cosme, no concelho de Gondomar, após terem abordado um homem que conduzia sem capacete, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto. A ocorrência foi registada cerca das 20h00 de sábado, na Rua da Cal, em Gondomar, e os polícias tiveram alta do Hospital de São João, no Porto, entre as 00h00 e a 01h00 de hoje.

Fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto contou à agência Lusa que a situação teve início quando os elementos que seguiam no carro-patrulha da PSP de Gondomar abordaram o condutor de um motociclo que circulava na via pública sem capacete.

Entretanto, três, de um total de “pelo menos quatro”, dos suspeitos foram já identificados, adiantou.

Quanto ao estado das vítimas, a mesma fonte referiu que os polícias sofreram ferimentos ligeiros.

A Lusa solicitou dados sobre a origem, idade e antecedentes dos suspeitos, mas o Comando da PSP do Porto informou que “a investigação criminal está em curso”.

Lusa


Jovem apanhada “de raspão” por comboio em Braço de Prata está em estado grave

Uma jovem sofreu ferimentos graves num incidente junto à linha de comboio na estação de Braço de Prata, em Lisboa, que condicionou a circulação ferroviária, segundo os bombeiros e a Infraestruturas de Portugal.

Duas jovens estavam a circular junto à via e, apesar dos sinais sonoros, o comboio apanhou uma de raspão. Foi prestado socorro e foi transportada para o hospital”, indicou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

O Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa disse que o alerta para o acidente ferroviário na estação de Braço de Prata ocorreu pelas 19:15, referindo que se tratou de “uma jovem de 17 anos que foi colhida por um comboio”.Esta “vítima grave” foi assistida no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com o auxílio dos bombeiros, e acabou por ser transportada ao hospital de São José, em Lisboa, indicou fonte do RSB, adiantando que não houve mais vítimas a registar.

O acidente ferroviário “ficou circunscrito a uma das linhas”, pelo que a circulação dos comboios “nunca esteve totalmente interrompida”, apenas condicionada entre as 19:20 e as 19:45 no troço entre Roma-Areeiro e Oriente, informou fonte da IP, explicando que durante esse período foi possível circular nos dois sentidos, mas numa linha só, quando normalmente são duas linhas.

“Às 19:45 foi restabelecida a circulação e ficou tudo normalizado”, revelou a mesma fonte.

De acordo com o RSB, a ocorrência mobilizou uma viatura dos bombeiros, com seis elementos, e dois veículos do INEM, com quatro operacionais.

Madremedia/Lusa

Presidente da Académica considera descida à terceira divisão “página negra”

Pedro Roxo diz que a história do clube irá fazer a Académica “reerguer”.

O presidente da Académica-Organismo Autónomo de Futebol (OAF) considerou este sábado que, desportivamente, a descida à terceira divisão, pela primeira vez em 134 anos de história, é a página “mais negra” do futebol do clube.

Obviamente, que este é um momento desportivamente muito negro“, disse Pedro Roxo, em conferência de imprensa, no final do jogo da Briosa com o Penafiel, realizado esta manhã, que terminou empatado sem golos e que sentenciou a descida de divisão.

O dirigente assumiu que a época desportiva falhou e que assume todas as responsabilidades, salientando que a Académica não pode terminar por aqui, já que tem uma histórica rica, que nos fará reerguer.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao final do jogo, Pedro Roxo anunciou um parceiro (Athlon) para a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), referindo que se candidatou com o projeto de alterar a atual estrutura do clube.

A Académica tinha e tem dificuldades que não lhe permitem ombrear com as outras equipas dos campeonatos profissionais“, disse o líder academista, recordando que o parceiro escolhido aceita as condições e regras impostas pela direção-geral da Associação Académica de Coimbra, que é a casa mãe do OAF.

O presidente da direção da Briosa assumiu também a responsabilidade de “tornar a Académica mais forte, competitiva e com futuro“, embora não tenha assumido que é recandidato ao cargo nas eleições agendadas para 15 de maio.

Salientando que o projeto de constituição da SAD não é “desta direção, mas da Académica”, Pedro Roxo referiu que este passo é a solução que vai permitir ao clube “ter viabilidade e um futuro”.

O dirigente lamentou que só agora tenha sido possível apresentar o parceiro e disse que assim que a comissão criada no seio do Conselho Académica para estudar a proposta se pronuncie, os sócios estarão em condições de votar o projeto da SAD.

A Académica vai voltar mais forte, mas precisa de se unir para recuperar rapidamente“, sublinhou. A Académica despediu-se hoje da II Liga de futebol ao empatar a zero em casa com o Penafiel, em jogo da 30.ª jornada, descendo pela primeira vez em 134 anos de história à terceira divisão.

Lusa

Imagem: NDC

SANTA PÁSCOA! Tende confiança, pois “o resto voltará!”

 

  • Padre David Francisquini *

Depois da crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, para redimir o pecado dos homens e reabrir as portas do Céu, toda a Terra foi coberta por densas trevas, a tristeza e a desolação contagiaram os povos, liquidando com tudo o que restava de ordem. É o que poderíamos esperar depois da ignominiosa morte do Homem-Deus.

Do Santo Sepulcro ressurge a primeira claridade de esperança. As almas fiéis que o rodeavam para prestar as últimas homenagens a Nosso Senhor, pressentiam que algo de maravilhoso estava para acontecer. Junto àquela tumba, que aparentemente havia selado a derrota do Divino Redentor, eles presenciaram a glória triunfadora de Sua ressurreição.

Com efeito, como diz São Paulo, se Ele não tivesse ressuscitado, a nossa fé seria vã. Os anjos cantaram “glória a Deus nas alturas”. As trevas se dissiparam. A natureza inteira se rejubilou com a luz emanada daquele Corpo glorioso. Jesus Cristo realmente ressuscitou como triunfador da morte e do pecado. Tendo cumprido a vontade de Deus Pai, reabriu as portas dos céus aos justos.

Apesar de a notícia do enorme prodígio ter corrido como um raio, muitos discípulos ainda andavam tristes com a morte de Cristo — após ter sido entregue à soldadesca romana pelos magistrados e sacerdotes judeus —, pois a alegria da Sua ressurreição não havia ainda inundado os seus corações.

Tinham uma fé incompleta e não conheciam verdadeiramente quem era Jesus. Uns achavam que fosse um profeta com grande poder, que restauraria o reino temporal de Israel. Outros, confusos e perplexos, prestavam atenção nos acontecimentos sem entender o que se passava.

Foi necessário que Cristo morresse e ressuscitasse dos mortos para manifestar que Ele era Deus. Sendo já o terceiro dia de sua morte na Cruz, não havia mais razão para que não se conhecesse tudo o que havia se passado em Jerusalém com o Filho de Deus desde a traição do infame Judas Iscariotes.

Quando as santas mulheres chegaram pela manhã de domingo, não encontraram mais o corpo de Jesus na sepultura. Seguiu-se o anúncio do anjo de que Ele não se encontrava mais lá, mas havia ressuscitado dentre os mortos. O que parecia uma derrota, foi a confirmação na fé dos discípulos — a vitória de Cristo sobre seus inimigos —, e todos creram n’Ele depois de manifestar assim a Sua divindade.

É uma prefigura da paixão que nestes dias de trevas sofre a Santa Igreja, corpo místico de Cristo, contra a qual todos os agentes infernais conspiram e desferem golpes, mas Ela segue com vida plena nos fiéis que depositam suas certezas em Jesus Cristo vencedor e triunfador.

Poucos são os que realmente amam a Santa Igreja e estão dispostos a tudo suportar e resistir em sua honrosa defesa, bem como de tomar a iniciativa da luta a fim de que Ela seja restaurada de modo ainda mais excelente do que foi outrora, sempre segundo a lei e a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas aqueles que têm verdadeira devoção a Nossa Senhora recebem d’Ela o inestimável dom da fé, da pureza, e da bravura para lutar. Deus lhes dará a vitória.

Se correspondermos a esse dom, estaremos juntos daquelas almas privilegiadas que viram, testemunharam e registraram para os pósteros aquele momento, talvez o maior acontecimento da História: Jesus Cristo saindo vitorioso de seu sepulcro. Assim como Nossa Senhora nos deu o exemplo de nunca duvidar, Ela nos ensina e alenta a nunca desanimar nas vias da confiança.

Devemos, portanto, confiar contra todas as aparências em sentido contrário, de que junto d’Ela haveremos de encontrar forças e adquirir a certeza de que o bem não está sepultado para sempre, mas que residuum revertetur — o resto voltará, segundo Isaías. Dos escombros e das cinzas da civilização atual surgirá o Reino de Maria, com o fulgor de Cristo no momento de Sua ressurreição.

Espero que todos os fiéis e leitores tenham uma Santa e feliz Páscoa, na alegria de saber e confiar, com uma confiança sem limites, na promessa de que as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja.

____________

*Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).