quinta-feira, 4 de abril de 2024

Cantanhede | Até ao próximo dia 30 de abril Exposição Mulheres do 25 de Abril patente na Biblioteca Municipal

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente, até ao próximo dia 30 de abril, a exposição Mulheres do 25 de Abril, composta por pinturas de Mário Marques, acompanhadas por poemas de António Canteiro. Mulheres do 25 de Abril é uma exposição que realça o papel de algumas mulheres que se opuseram à política e ao regime do Estado Novo (1933-1974), e que por esse motivo foram perseguidas, presas, torturadas e levadas ao exílio.
As 25 mulheres retratadas na exposição foram figuras de amplo destaque na contestação ao regime vigente, e com a sua resistência e tenacidade, contribuíram de forma determinante para o fim da ditadura salazarista e a instauração da Democracia em Portugal, com Revolução dos Cravos a 25 de Abril de 1974.
As figuras retratadas na mostra são Catarina Eufémia, Diana Andringa, Glória Marreiros, Helena Cabeçadas, Helena Pato, Irene Flunser Pimentel, Isabel do Carmo, Luísa Tito de Morais, Margarida Tengarrinha, Maria de Jesus Barroso, Maria de Lourdes Pintasilgo, Maria Helena Gorjão, Maria Helena Vieira da Silva, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas, Maria Luísa Cabral, Maria Luiza Sarsfield Cabral, Maria Manuela Macário, Maria Stella Piteira Santos, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, Odete Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen e Vera Lagoa.
Mário Marques utilizou telas em acrílico para realizar as pinturas, como forma de homenagem a estas grandes mulheres, obras complementadas com textos poéticos e biográficos, de António Canteiro.

Sobre os autores, António Canteiro | Mário Marques
António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caetano, Cantanhede. Vive atualmente em Febres, Cantanhede. É Técnico Superior de Reinserção, em Aveiro. Estreou-se na escrita com Parede de Adobo, romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira 2005, promovido pelo Município de Cantanhede. Na poesia e no romance, conta com 11 obras publicadas, uma inédita e uma tradução. Com uma obra galardoada com inúmeros prémios literários, António Canteiro escreveu Nocturno (2021), romance vencedor do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.
Mário Marques nasceu em Vila Nova, Cantanhede. Vive atualmente em Cantanhede. É reformado. Desde jovem que se interessa por arte, mas foi em 2016 que se começou a dedicar ao desenho e à pintura, de forma regular e autodidata. Nos seus trabalhos sente predileção pelo desenho e pela pintura com recurso ao carvão, a aguarela e a acrílico e, igualmente, a técnicas mistas. As temáticas preferidas são, em geral, figurativas - paisagens, flores, figuras humanas, caricaturas, mas, também, pinta motivos abstratos. Mário Marques conta com participações em exposições, de forma individual e coletiva.



Aveiro | Reunião de Câmara – 04 de abril de 2024


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 04 de abril de 2024, no Auditório do ATLAS Aveiro.
1.Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional que se constitui como um programa transversal da política municipal de habitação, com uma multiplicidade de medidas estratégicas, programáticas e de intervenção, ajustadas à realidade e necessidades do Município de Aveiro nesta área.
Este novo Programa Municipal visa por isso dar resposta às tensões provocadas pela forte pressão da procura de habitação em relação à oferta, em múltiplas tipologias de alojamento, que motivam no presente e motivarão no futuro próximo, a existência de preços altos na compra e no arrendamento de habitação, e nas várias tipologias de alojamento, situação que carece de intervenção com a utilização de diferentes instrumentos.
A estratégia para a área da Habitação, da Câmara Municipal de Aveiro, está sumariada nos seguintes 10 objetivos:

1.Otimizar a utilização dos recursos habitacionais existentes, incentivando a recolocação no mercado dos alojamentos vagos e degradados e dinamizando o mercado de arrendamento;

2.Zelar pela boa manutenção da habitação, cuidando da segurança das populações e evitando o surgimento de problemas sociais;

3.Promover a adequação da oferta da habitação às reais necessidades da população e responder a necessidades específicas no âmbito da oferta de habitação com respostas a necessidades de habitação de grupos especiais, como instrumento de integração social;

4.Disponibilizar habitações para alojamento de pessoas isoladas e carenciadas, em situação de risco social ou sem-abrigo, aumentando o número de unidades de alojamento sob gestão de instituições particulares de solidariedade social, sempre numa lógica agregada a programas de capacitação social e desenvolvimento da autonomização das Pessoas tendo como base o rendimento do trabalho;

5.Promover e investir em operações de reabilitação urbana e de disponibilização de habitação, que garanta níveis de conforto adequados e a sustentabilidade no uso dos recursos;

6.Planear o desenvolvimento de áreas de expansão habitacional, promovendo maior acesso a habitação a custos controlados;

7.Assegurar a articulação física e a vivência social diversa e partilhada nas áreas residenciais e suas zonas envolventes, garantindo uma ambiência urbana equilibrada e saudável, com espaços verdes e equipamentos desportivos e recreativos;

8.Desenvolver soluções para os bairros e edifícios degredados ou em situação ilegal e/ou de marginalidade social;

9.Incrementar os laços de relações humanas através de iniciativas imateriais de envolvimento de vizinhança e participação na comunidade, nomeadamente em áreas residenciais marcadamente desprovidas desse tipo de vivência, promovendo a fixação e o rejuvenescimento populacional;

10.Cuidar da criação de respostas proporcionais às necessidades e novas na quantidade e na qualidade, ao nível das Residências Universitárias e do Alojamento Turístico.
A CMA vai assim utilizar as boas dinâmicas de crescimento e de desenvolvimento existentes no Município de Aveiro, propiciadoras da atração de mais Pessoas para viver e residir por períodos de curta, média e longa duração, para implementar um Programa ambicioso de resposta ao Desenvolvimento Habitacional de Aveiro, com destaque para as áreas da Habitação Social, da Habitação a Custos Controlados, do Apoio ao Alojamento por Arrendamento, das Residências Universitárias e do Apoio ao Investimento.

2.Construção de Habitação a Custos Controlados em Aradas e Santa Joana
O Executivo Municipal deliberou aprovar um novo acordo com a empresa Casais Imobiliária, S.A., tendo em vista a construção de novos empreendimentos de Habitação a Custos Controlados nas localidades de Aradas e Santa Joana.
O processo remonta a 2001, altura em que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu entregar dois terrenos, para pagamento de dívidas, definindo a condicionante desses terrenos serem utilizados para construção de Habitação a Custos Controlados, pela própria empresa Casais Imobiliária SA, sendo um dos terrenos em Aradas e outro em Santa Joana. Esse processo tinha obrigações a cumprir pela CMA e pela empresa Casais, que nenhuma das partes cumpriu.
Retomado o processo em 2018, desenvolvidas múltiplas diligências entre ambas as entidades, alterado o Estudo Urbanístico na zona da Presa em Santa Joana, e desenvolvido trabalho técnico ao nível do urbanismo e da gestão patrimonial, é agora o tempo de formalizar pelos Órgãos Autárquicos uma nova vida destes processos.
A CMA, em vez de ativar a clausula de reversão do contrato do processo em causa, decidiu avançar com um novo acordo com a empresa Casais, para que seja efetivamente possível a construção de Habitação a Custos Controlados, reconhecida que é a necessidade urgente de habitação em Aveiro.
No caso do terreno referente à Rua dos Adobeiros, em Aradas, o Executivo Municipal, decidiu prescindir unicamente do seu direito de reversão do terreno em causa, tal como explicado, o que vai permitir o arranque da operação de construção de habitação de 22 fogos.
Por seu turno, em Santa Joana, na Rua Evangelista Lima Vidal (junto à Capela de São Geraldo), a CMA decidiu assinar um novo acordo com a empresa, que, para além da operação privada de construção de 24 fogos de Habitação a Custos Controlados, com a infraestruturação da zona. Para tal a CMA vai desafetar do espaço público uma área total de 396 m2, de idêntico valor ao das infraestruturas a construir pela Casais, e que vai permitir a construção completa de 3 edifícios de acordo com o novo Estudo Urbanístico da zona.
Estas obras de infraestruturação, que terão um custo aproximado de 236.000€, serão realizadas pela empresa Casais Imobiliária S.A., nomeadamente com a construção de um novo arruamento, passeios, zona estacionamento e áreas verdes, do domínio público.
A desafetação das parcelas necessárias à concretização do acordo, serão agora submetidas a um período de consulta pública por 30 dias. Após este período o processo segue para deliberação em sede de Assembleia Municipal.
As operações de Habitação a Custos Controlados são uma prioridade para a CMA no quadro do seu novo Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional, diversificando a oferta de habitação, cuidando em especial dos interesses de Cidadãos Jovens e de Cidadãos com menores recursos financeiros, e pressionando o mercado para reduzir os preços da habitação (compra e arrendamento).


3.Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus: Open Call vai premiar a melhores criações para momentos culturais

O Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação para a abertura de uma Open Call que vai premiar a criação de dez momentos culturais, a apresentar a 18 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus. Foi ainda aprovado o pagamento, aos vencedores, de prémios monetários no valor total de 5.000€.

Este concurso, aberto a todos os criadores da Região de Aveiro, pretende dar vida à criação de vários momentos de programação cultural nos Museus de Aveiro e reforçar o compromisso da Câmara Municipal de Aveiro em apoiar o sector cultural e artístico, no ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura.

Os interessados devem realizar a sua candidatura até ao próximo dia 21 de abril, através do e-mail dct@cm-aveiro.pt<mailto:dct@cm-aveiro.pt>. Os documentos necessários estão disponíveis em www.cm-aveiro.pt/<http://www.cm-aveiro.pt/> e os vencedores serão anunciados a 03 de maio.

Em 2024 o Dia Internacional dos Museus é celebrado no mesmo dia em que se assinala a Noite Europeia dos Museus. Assinalando esta coincidência de datas, os Museus de Aveiro estarão abertos, no dia 18 de maio, das 10h00 às 00h00, celebrando este ano o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, realçando a importância dos Museus como instituições educativas dinâmicas, que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

4.Mercado José Estêvão vai receber eventos com selo Aveiro 2024
No seguimento da decisão tomada a 11 de janeiro de 2024, de declarar a resolução do contrato com a empresa Prateado Boémio, Lda., outorgado a 27 de outubro de 2022, o Executivo Municipal deliberou não adjudicar a mais nenhum concorrente, a concessão e exploração do Mercado José Estevão, e ao mesmo tempo informar que o espaço passa a ser utilizado para a dinamização de ações relacionadas com Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

O Mercado José Estêvão assume características únicas e uma localização (no centro da cidade de Aveiro) privilegiada para a realização deste tipo de eventos culturais, ponderando a CMA os seus usos futuros.

No âmbito da Aveiro 2024, a antiga Praça do Peixe será palco de exposições, música, espetáculos, receções, conferências ou outra tipologia que se adeque ao espaço, como foi o caso do "Desfile e Grande Concerto de Bandas da Região de Aveiro", que se realizou no passado dia 24 de março, com a participação de 10 Bandas dos Municípios da Região de Aveiro. Ou ainda a realização de atividades como o "Bom dia, Cerâmica" (integrado na celebração do Dia Nacional do Azulejo), "Viveiro: pode a gastronomia unir o mundo?", "Festa Arte Nova", e diversas ações no âmbito da 48.ª edição da "Feira do Livro de Aveiro".

5. Atualização do tarifário do Parque de Estacionamento do Mercado Manuel Firmino
O Executivo Municipal deliberou aprovar a atualização do regulamento de utilização e do tarifário do parque de estacionamento do Mercado Manuel Firmino, acompanhando os preços e condições gerais definidas para o estacionamento tarifado à superfície em toda a Cidade, que entrou em vigor no último dia 01 de abril.
Assim, o custo do parqueamento passa para 1,20€ / hora, o valor máximo diário de estacionamento passa a ser de 6,00€, enquanto que a avença de comerciante foi atualizada para o valor de 45,00€.
A avença para utilização do parque 24h fixa-se agora em 77,00€, enquanto que a avença diurna (07h00 – 00h00) tem o custo de 55,00€.
O novo tarifário apresenta uma novidade: a criação de uma nova avença noturna (21h00 – 08h00), disponível de domingo a quinta-feira, por 25,00€.

6.     Aprovação da nova empresa Aveiro ParqueExpo
No seguimento da decisão tomada na Reunião de Câmara de 14 de março de 2024 e da deliberação do Conselho Intermunicipal da CIRA de 26MAR24, o Executivo Municipal deliberou agora aprovar os Estatutos, o Estudo de Viabilidade Económico Financeira, a Certidão da ata do Conselho Intermunicipal da CIRA e a Minuta do contrato/escritura de constituição da nova empresa local “Aveiro ParqueExpo, Empresa Municipal, Sociedade Anónima”.
O processo será agora alvo de deliberação em sede de Assembleia Municipal, incluindo a aprovação do capital social da empresa no valor de 150.000 €, assim como, a participação da Câmara Municipal de Aveiro no montante de 135.000 €, tal como previsto.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Cantanhede | Relatório de Gestão de 2023 aprovado por maioria Poupança de 6,78 ME reflete eficiência da gestão económico-financeira do Município de Cantanhede

 A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por maioria (5 votos a favor e 2 abstenções), na reunião camarária ordinária de 3 de abril, o Relatório de Gestão de 2023, sendo de destacar a poupança de 6,78 milhões de euros (ME) de receita corrente que foram canalizados para as despesas de capital, o que, segundo refere a presidente da autarquia “reflete a assertividade e a eficácia da gestão financeira do último exercício económico”.
Na apreciação que faz ao documento no texto introdutório, Helena Teodósio enfatiza ainda como indicadores relevantes “o saldo de gerência de 2,64 milhões de euros existente a 31 de dezembro de 2023 e o prazo médio de pagamento a fornecedores, que se ficou pelos 20 dias”.
A autarca adianta depois que do relatório de gestão é possível perceber “a consolidação das alterações organizacionais decorrentes da assunção de novas competências que estavam na esfera da Administração Central, realidade que teve repercussão financeira na despesa total, cujo valor ascendeu a 34.207.774 euros, refletindo assim um aumento de 8% relativamente ao ano anterior. Esse aumento teve, como se esperava, maior incidência na despesa corrente, particularmente com o pagamento aos trabalhadores, rubrica que em 2023 atingiu 11.287.004 euros, mais 18% do que em 2022, tendo passado a representar 32,99% dos gastos totais do Município”, explica a líder do executivo camarário cantanhedense.
Sobre esta questão, Helena Teodósio afirma que, “
nos termos dos acordos celebrados com o Governo, o processo de assunção de novas competências representou um aumento significativo de trabalhadores, que passaram de 334 em 2021 para 497 em 31 de dezembro de 2023, neste caso ainda sem os que só viriam a ser transferidos na sequência da assinatura do auto de transferência celebrado com o Ministério da Saúde”, já em março de 2024.
Outra rubrica da despesa corrente que também cresceu em resultado das competências transferidas da Administração Central foi a que diz respeito aos fornecimentos e serviços externos, “esta com uma evolução para 5,2 milhões de euros, um valor 18,75% acima do registado no exercício antecedente, embora neste caso também influenciada pelo aumento da inflação”.
No que respeita à despesa de capital, Helena Teodósio considera que “o impacto financeiro decorrente do investimento em infraestruturas e equipamentos nas áreas que passaram para a tutela do Município atingiu alguma expressão, mas deverá acentuar-se significativamente em 2024 com os pagamentos das obras entretanto iniciadas e outras a iniciar em escolas e instalações dos serviços de saúde e de ação social”.
A concluir a sua análise, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede afirma que “o executivo camarário tem seguido, e vai continuar a seguir, uma agenda muito focada no forte investimento em infraestruturas, na rede viária e equipamentos coletivos que induzem a maximização dos benefícios económicos, sociais e culturais numa base sustentável, otimizando os recursos que acreditamos ser possível mobilizar para esse efeito. Esse continua a ser o grande desafio, um desafio que aliás continua bem expresso no Orçamento de 2024, e que com certeza iremos concretizar”, acrescenta.

*Paulo Cardantas 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Reguengos de Monsaraz | Lago Alqueva recebe Monsaraz Windsurf Festival


O Monsaraz Windsurf Festival teve início esta tarde no campo de regatas junto ao Centro Náutico de Monsaraz. A competição decorre até ao dia 7 de abril no Lago Alqueva, com a participação de barcos das classes Formula Foil, Formula Windsurfing Fin, Raceboard, Bic Tecnho 293 Open, IQFoil, R300 e Windsurfer LT.
O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pelo Clube de Vela de Lagos, Federação Portuguesa de Vela e Associação Formula Windsurf Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta tarde, as largadas vão decorrer até às 18h, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras da classe para decorrerem as regatas.
As primeiras largadas para os restantes dias de competição estão previstas para as 11h30 no campo de regatas no Lago Alqueva. As classes Formula Foil e IQFoil têm previstas 20 regatas, enquanto na Formula Windsurfing Fin, Raceboard, Bic Techno 293 Open, Windsurfer LT e R300 são esperadas 12 regatas para cada classe.
Depois das provas, no dia 5 de abril, o programa do Monsaraz Windsurf Festival integra às 18h uma visita à Queijaria Sapata. A cerimónia de encerramento e a entrega dos prémios vai decorrer no dia 7 de abril, pelas 18h, no Centro Náutico de Monsaraz.
O Monsaraz Windsurf Festival vai premiar os primeiros classificados da geral de IQFoil e R300, os três primeiros de Formula Foil, Formula Windsurfing Fin, Raceboard, Windsurfer LT e Bic Techno 293 Open e os vencedores em Formula Foil nas categorias de Júnior, Feminino, Master, GMaster, Sénior e Veterano.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social

Portalegre | CONTROLO DA DOR NA UCC AMMAYA

 No âmbito da Academia Santa Clara foi promovida uma sessão comunitária de literacia em saúde dirigida à sua população adulta e idosa pelas Estudantes do Ensino Clínico de Enfermagem, do Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente da Escola Superior de Saúde de Portalegre, e por duas Enfermeiras da UCC AMMAYA.
Numa fase inicial deste projeto com a Academia Santa Clara, foram destacadas as necessidades formativas sentidas pelos formandos para virem a ser abordadas no âmbito da disciplina de educação para a saúde, sendo que uma delas foi a dor e as estratégia que poderiam ser utilizadas para o alívio da mesma.

Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor [IASP], a dor é uma “experiência sensorial e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”. É um dos principais motivos que leva a população a recorrer aos serviços de saúde, sendo que a prevalência da dor crónica em Portugal excede os 30%.

O controlo da dor deve ser encarado como uma prioridade no âmbito da prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade.

Esta sessão foi realizada no dia 14 de março e contou com a presença de 28 formandos que se mostraram ativos e participativos ao longo de toda a sessão, nos momentos de demonstração de casos hipotéticos e na colocação de questões pertinentes.

ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça




Empossados elementos do Conselho Técnico-Científico da ESAC


Teve lugar ontem, numa cerimónia que se realizou no Auditório H1 da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), pelas 11h00, a tomada de posse dos elementos do Conselho Técnico-Científico desta instituição de ensino superior.
As eleições para a constituição do Conselho Técnico-Científico, na qualidade de representantes dos docentes e da unidade de investigação CERNAS, decorreram nos passados dias 28 de fevereiro e 4 de março, respetivamente, sendo que o mandato que ontem se iniciou, é de 2 anos.

Foram eleitos enquanto representantes dos docentes: João Freire de Noronha; Maria Rosa Rebordão Cordeiro Simões Crisóstomo; Elisabete Dinora Caldas de Freitas; António José Dinis Ferreira; José Manuel Serras Oliveira Tavares; Teresa Maria Pinto Coelho Amado e Vasconcelos; Noémia Martins Bárbara; Kiril Bahcevandziev; Vitor Manuel Baptista de Moura Carvalho; Aida Maria Gonçalves Moreira da Silva; Luísa Maria Chambel Filipe Lopes Leitão Martin; Raúl Salas Gonzales; Vivina Almeida Carreira; Marta Alexandra dos Reis Lopes; David José de Carvalho Rodrigues; Maria de Fátima Martins Lorena de Oliveira; Olga Manuela Simão Filipe; Pedro Manuel Reis Mendes Moreira; e como representante da unidade de investigação CERNAS: Rui Manuel Machado da Costa.

A posse foi conferida pelo Presidente do IPC, Jorge Conde.

*Isabel Silva

Benfica EF de Almada vence terceira edição do Proença-a-Nova Cup


O Benfica Escola de Futebol de Almada venceu a terceira edição do Proença-a-Nova Cup, torneio de futebol infantil que se realizou no Campo Nossa Senhora das Neves, em Proença-a-Nova, entre os dias 27 e 30 de março. Na grande final, disputada no último dia do torneio, os almadenses derrotaram a equipa Dragon Force Fortaleza por 4-1.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova fala num “balanço muito positivo, do ponto de vista do espírito das equipas, com jovens de menos de 11 anos, que apresentam já muita qualidade, mas também como estimulador da economia, não só no concelho, mas também de um ponto de vista intermunicipal. Este foi o terceiro ano que realizámos o Proença-a-Nova Cup e vamos com toda a certeza realizar no ano que vem”, informa o autarca.

Armando Lopes, responsável máximo da AL Sports Events, que destaca que “apesar do mau tempo que esteve durante o torneio, tivemos sempre as bancadas cheias, bem como os restaurantes, a hotelaria e o comércio local, que ficaram completamente lotadas durante os dias do torneio. Ao nível da participação foi bastante positivo e a qualidade a que se assistiu nos campos também. O balanço é extremamente positivo.”. Quanto às previsões para a próxima edição, Armando Lopes afirma ser possível ter mais do que uma equipa estrangeira: “temos muita procura, inclusive estrangeira, porque as equipas que vêm cá querem voltar, e isso tem de ser considerado positivo.”.

Já George Henrique, coordenador do projeto Dragon Force Fortaleza, descreve a estadia em Proença-a-Nova como “uma experiência fantástica para todo o grupo. Todos vão voltar para casa felizes com o que experienciaram aqui. Estaremos certamente de regresso em 2025. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores, porque se superaram e jogaram bem em todos os jogos, mesmo com condições climatéricas a que não estão habituados em Fortaleza”.

Quanto aos prémios entregues, o melhor jogador foi Francisco Lopes, da Benfica EF Almada, o melhor guarda-redes foi Kauã Nobre, da Dragon Force Fortaleza, o melhor marcador, Ibrahim Pereira, da AF Alcoitão e o prémio fair-play ao ARCB Valongo, pelo maior número de atletas femininas a competir no torneio. A oferta de participação Gothia Cup 2025 foi entregue, por sorteio, ao AC Arrentela, enquanto a outra oferta ficou para o vencedor do torneio, o Benfica EF Almada.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Começou a obra de reabilitação das ligações Esgueira – Azurva e Alagoas – Santa Joana; Câmara vai requalificar o Parque da Balsa por 154 mil euros

I – Começou a obra de reabilitação das ligações Esgueira – Azurva e Alagoas – Santa Joana
Teve início, na Rua da República, a obra de reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana, em execução pela empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., um investimento da Câmara Municipal de Aveiro, no valor de 1.734.389,63€.
Esta obra respeita a vias com uma extensão total de 7,1 km, visando a reabilitação da ligação Esgueira - Azurva o troço da antiga EN 230 entre a Rua D. Sancho I e a Rua da Areosa, enquanto que na ligação Alagoas – Santa Joana serão recuperadas a Rua de São Brás, Rua do Solposto, Rua do Barreiro, Rua 1.º de Maio, Rua da Boavista e a Rotunda junto à sede da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).
Tratando-se vias com elevado tráfego urbano e intermunicipal, é fundamental reabilitar e construir novas zonas pedonais, renovar a pavimentação e a sinalização existente, por forma a garantir mais e melhor segurança para condutores, peões e habitantes com servidão direta a estes arruamentos.

II – Câmara vai requalificar o Parque da Balsa por 154 mil euros
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar a obra de requalificação do Parque da Balsa, em Eixo, à empresa Framegas & Santos, Lda., pelo valor de 154.435,82€ e um prazo de execução de três meses.
De acordo com o definido em projeto, a CMA pretende, com a requalificação do parque e do polidesportivo, dotar o espaço de novas infraestruturas adaptadas aos mais novos e aos mais velhos, apostando em materiais resistentes às condicionantes climatéricas e à subida das águas do Rio Vouga, principalmente no período de inverno.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro