sábado, 14 de abril de 2018

Eu, Psicóloga | Bebês podem sonhar dentro do útero?



Após sete meses dentro do útero, se desenvolvendo, o bebê passa a maior parte de seu tempo dormindo. Mas é um mistério se o bebê tem os ciclos de sonhos como uma pessoa adulta ou se o cérebro do feto não tem essa capacidade ainda, desligando-se completamente. Ou, pelo menos, ainda era um mistério.

Um time de neurocientistas da Friedrich Schiller University, na Alemanha, afirmam ter descoberto que fetos de ovelhas podem entrar em um estado muito similar ao que ficamos quando sonhamos. O estudo promete, além de decifrar os mistérios dos sonhos intra-uterinos, analisar melhor o desenvolvimento do cérebro de uma pessoa, e identificar períodos vulneráveis.

Medir diretamente a atividade cerebral de um feto humano enquanto ele está no útero é impossível. O que sabemos sobre os hábitos de sono em uma idade tão pequena vem de observações sobre os movimentos dos olhos dos bebês.

É sabido que o cérebro oscila entre o ciclo REM (no qual o cérebro ainda está parcialmente consciente) e o ciclo não-REM (no qual o cérebro já está com os sistemas praticamente desligados e o cérebro descansa).

Alguns cientistas tentaram medir as atividades cerebrais de bebês prematuros, que haviam acabado de nascer. Mas, de acordo com os autores desta última pesquisa, os resultados destes procedimentos são cheios de falhas. Os neurologistas que estudavam esse campo não sabiam se os bebês desenvolvem sutilmente a capacidade de sonhar ou se ela simplesmente aparece, um dia.

Para preencher essa lacuna, Karin Schwab, que conduziu as pesquisas, estudou fetos de ovelha (em teoria, similares aos fetos humanos na maneira de desenvolvimento). Ela descobriu que os ciclos de sono desses fetos duram entre 5 a 10 minutos e ficam oscilando constantemente. Eles também mudam, lentamente, enquanto o feto cresce.

A pesquisadora também descobriu que os neurônios, que controlam o sono, são desenvolvidos e ficam maduros muito antes de que o cérebro esteja suficientemente desenvolvido para ter um sono do tipo REM.

Um melhor entendimento da maneira com que o cérebro se desenvolve pode indicar que um determinado bebê está propenso a desenvolver uma doença neurológica posteriormente. [Sciencetific Blogging]


________________________________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Português descobre falha que afeta milhões de smartphones

Resultado de imagem para Português descobre falha que afeta milhões de smartphones
A vulnerabilidade afeta apenas os equipamentos da Samsung e a marca sul-coreana já criou uma correção.
O português Pedro Umbelino descobriu uma falha de segurança que afeta milhões de equipamentos da empresa Samsung. A vulnerabilidade em questão permite que uma aplicação maliciosa ganhe controlo de algumas funções do smartphone, sem que qualquer autorização tenha sido dada.
No sistema operativo Android, o utilizador precisa de dar permissão para que uma aplicação possa realizar determinadas tarefas. A falha que Pedro Umbelino encontrou dá ao atacante a possibilidade de evitar estas permissões, para depois fazer videochamadas ou executar códigos SS e USSD, tipologias de códigos que permitem consultar o saldo ou subscrever novos serviços de telecomunicações.
Num cenário hipotético, um pirata informático pode levar um utilizador a instalar uma aplicação maliciosa e a partir daí usar o saldo do smartphone para fazer subscrições de serviços de valor acrescentado. Quando o utilizador descobrir a situação, pode já não ter saldo no telemóvel.
“A superfície de ataque é de milhões de utilizadores. (…) Para um atacante que soubesse que esta falha existia, era trivial”, disse o investigador em entrevista ao Dinheiro Vivo. A falha encontrada por Pedro Umbelino afeta equipamentos Samsung que tenham uma das três últimas versões principais do sistema operativo Android.
A vulnerabilidade foi revelada de forma privada à Samsung através de um programa de ‘caça ao bug’ e a gigante tecnológica sul-coreana já tem uma atualização que corrige esta e outras falhas de segurança identificadas recentemente. A empresa confirma no seu site de segurança que esta atualização vai chegar aos “modelos topo de gama”, mas não especifica exatamente quais.
“Fui explorar a fundo o Galaxy S8 para ver que tipo de falhas conseguia descobrir”, referiu o perito em segurança informática de 38 anos. “Numa empresa muito grande que tem muitos componentes, basta haver falhas num componente que seja secundário”.
Pedro Umbelino já tinha divulgado em 2014 uma outra falha semelhante, mas que afetava os equipamentos Android de várias marcas.
O investigador não revela o valor da compensação que lhe foi dada pela Samsung, empresa a quem deixa elogios. “Têm uma boa comunicação, estão bem organizados, as pessoas que estão do outro lado percebem exatamente o que nós estamos a tentar reportar – falamos a mesma linguagem. E foram bastante céleres. No espaço de um mês já tinham a correção pronta”.

Fonte: Dinheiro Vivo
_________________________________

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Mais de mil pessoas protestam contra prospeção de petróleo em Aljezur e lembram derrames na Galiza e no Golfo do México

Resultado de imagem para Mais de mil pessoas protestam contra prospeção de petróleo em Aljezur e lembram derrames na Galiza e no Golfo do México
Mais de mil pessoas estão a manifestar-se hoje no centro de Lisboa contra a prospeção de petróleo perto de Aljezur, Algarve, alertando para os perigos de acidentes como os ocorridos na Galiza e no Golfo do México.
Mais de mil pessoas estão a manifestar-se hoje no centro de Lisboa contra a prospeção de petróleo perto de Aljezur, alertando para os perigos de acidentes como os ocorridos na Galiza e no Golfo do México.
Vasco Reis, de 80 anos, ex-veterinário da Câmara Municipal de Aljezur, decidiu deslocar-se até Lisboa para participar na manifestação trazendo um cartaz com várias fotos da organização ambiental Greenpeace retratando uma praia na Galiza, em Espanha, coberta de petróleo resultante do derrame do navio Prestige, em 2002, ou labaredas no meio do mar, resultado da plataforma que ardeu no Golfo do México, nos Estados Unidos, durante prospeção de petróleo, em 2010.
“Neste momento, está em causa a prospeção, mas esse ato já tem impactos muito grandes”, disse à Lusa Vasco Reis, acrescentando que a prospeção de petróleo é uma atividade com elevados riscos ambientais no mar e para as espécies marítimas.
O acidente no Golfo do México há oito anos devastou a região, sendo que a pesca e o turismo ainda não recuperaram completamente.
A alentejana Rita Cancela também fez questão de estar presente na manifestação de hoje em Lisboa, trazendo consigo uma instalação com animais como peixes e flamingos.
À Lusa lembrou a população de flamingos na zona de Sines e de Santo André que também poderá ser afetada, caso avance a autorização de prospeção de um furo a 46 quilómetros de Aljezur, Algarve.
Resultado de imagem para Mais de mil pessoas protestam contra prospeção de petróleo em Aljezur e lembram derrames na Galiza e no Golfo do México“Sou uma amante do mar e do Alentejo, para mim têm sido os meus terapeutas ao longo da minha vida e por isso estou aqui para os proteger”, afirmou, admitindo que o avanço do projeto do consórcio internacional ENI/Galp poderá ter consequências diretas na sua vida, já que o seu namorado é pescador.
Pelas 16:00, uma hora depois do encontro, os manifestantes abandonaram a Praça Luís de Camões, onde se concentraram, e começaram um desfile em direção à Assembleia da República, empunhando cartazes onde se pode ler frases como “estado de emergência climática”, “fora com o furo”, “nem aqui nem em lugar nenhum” ou “nem o papa quer petróleo em Portugal”.
O protesto de hoje é organizado por uma plataforma que congrega 32 das principais organizações portuguesas de ambiente e de defesa do património, nacionais e locais, movimentos cívicos, autarcas e partidos políticos.
“Estamos aqui a protestar contra uma política económica que está a ser aplicada em detrimento do planeta e de um bem comum, que são os ecossistemas, sublinhou André Silva, do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), partido político que hoje volta a participar nestes protestos com dezenas de militantes vestidos com macacões brancos semelhantes aos usados nas operações de descontaminação nas praias.
Em declarações à Lusa, André Silva recordou o discurso de primeiro-ministro em Marraquexe, na cimeira do Clima, classificando como “progressista e promissor”, para logo depois criticar “as ações no terreno que têm sido em sentido contrário”.
O deputado reconheceu que tanto o Governo como a indústria têm cumprido a lei, mas afirmou “esta lei tem mais de 20 anos e que na altura não havia os dados científicos que existem hoje que confirmam os impactos das alterações climáticas”.
O protesto de hoje visa a alteração da decisão de prolongar até ao final de 2018 o contrato de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo do consórcio internacional ENI/Galp em três concessões no oceano Atlântico, que incluem a realização de um furo de prospeção, em águas profundas, a cerca de 46 quilómetros de Aljezur, no Algarve.

Fonte: Jornal Económico com Lusa

Hora de Fecho: O que aconteceu e o que pode acontecer na Síria

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Donald Trump declarou "missão cumprida", mas Síria e Rússia dizem que estragos são "menores". Russos alertam para "consequências", mas os EUA, França e Reino Unido rejeitam invadir a Síria.
Reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Síria já começou. Russos acusam Estados Unidos de transformaram "situação catastrófica em algo muito pior".
Governo reagiu com "compreensão" por operação conduzida por três aliados para destruir armas ilegais. PCP e Bloco dizem que ataque é inaceitável e comunistas repudiam posição do Executivo.
As imagens que mostram os céus de Damasco durante o bombardeamento conjunto de EUA, França e Reino Unido. E as manifestações na capital síria, com bandeiras russas e iranianas, ao amanhecer.
O Estado quer assumir a construção da nova ala pediátrica do São João, mas associação privada que começou a obra defende que é a titular do projeto e recusa afastar-se. Caso pode terminar na justiça.
O realizador checo vivia nos Estados Unidos desde 1962 e tornou-se cidadão norte-americano em 1970. Tinha 86 anos e ganhou Óscares pelos filmes Amadeus e Voando sobre um Ninho de Cucos.
Alguns deputados, residentes nos Açores e Madeira, acumulam compensação do Parlamento com reembolso dos bilhetes das viagens, conta o Expresso. Um deles é Carlos César. Deputados dizem que é legal.
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Mariana van Zeller é correspondente da National Geographic. Nasceu em Lisboa, vive nos EUA e trabalhou em mais de 50 países. Histórias que contou ao Observador - sem esquecer imigração, droga e Trump.
Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Plataforma criada por três sócios com anos de experiência em "e-commerce" põe "personal shoppers" a fazer compras encomendadas pelos utilizadores. Entregas podem começar duas horas depois. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O apogeu da demência foi atingido na lendária “missa” que precedeu a prisão: “Já não sou um ser humano. Sou uma ideia.”, proclamou. É deste material que se fazem boa parte das calamidades históricas.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os suicídios de adultos que recorreram a tratamentos com hormonas do sexo oposto, ou se submeteram a cirurgias de mudanças de sexo, é 20 vezes superior ao normal.

Ruth Manus
Existe uma leva de brasileiros que há 10 ou 15 anos se mudaria para Miami, mas que agora decidiu vir para Portugal para “se livrar do terceiro mundo”. Têm muito dinheiro, mas pouco na cabeça. 

José Manuel Fernandes
Se 19 países da UE cresceram mais do que nós em 2017, porquê os foguetes de Centeno? Se 40% dos novos contratos são de salário mínimo, porquê tanto entusiasmo com o emprego? Melhor tem de ser possível

Rui Ramos
Porque não responsabilizar pessoalmente o presidente da república ou o primeiro-ministro, enquanto mecenas por conta do Estado, pela despesa pública no subsídio às artes? Tudo seria mais transparente.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Comportamento | Uma maneira simples para mulheres terem mais orgasmos que os homens não vão gostar


Por , em 20.03.2018

Uma nova pesquisa descobriu qual o problema das mulheres que têm poucos orgasmos: homens. O estudo aponta que algumas mulheres com idade entre 18 e 65 têm até 55 orgasmos por mês. Infelizmente para os homens, o que elas têm em comum é não fazer sexo com eles: mulheres heterossexuais tinham apenas sete orgasmos ao longo de um mês, muito menos do que as lésbicas que participaram do estudo.
Feito pela Universidade do Arkansas, nos EUA, e publicado na Archives of Sexual Behaviour, a pesquisa descobriu que as mulheres são 32% mais propensas a ter um orgasmo com outra mulher.
O mais incrível é que aquelas em relações com homens relataram na pesquisa ter relações sexuais com mais frequência do que aquelas em relações com outras mulheres: as heterossexuais faziam sexo cerca de 16 vezes por mês, enquanto as lésbicas tiveram relações sexuais cerca de 10 vezes por mês.
Segundo os pesquisadores, a explicação pode estar na maior diversidade presente no sexo entre mulheres. Segundo eles, as mulheres relaxam mais com outras mulheres e o sexo delas é “excitantemente diversificado”. “Sexo que inclui comportamentos sexuais mais variados resulta em mulheres que experimentam mais orgasmos”, define Kristen Jozkowski, pesquisadora responsável pelo estudo.

Diversificação

Apesar do estudo ser pequeno – eles apenas questionaram cerca de 2.300 mulheres, um número pequeno considerando que elas representam mais da metade da população mundial – ele confirma os resultados de uma pesquisa muito maior publicada no ano passado. Este outro estudo descobriu que os homens heterossexuais são quem mais chegam ao orgasmo durante o sexo – 95% dos participantes da pesquisa relataram que chegavam normalmente ou sempre ao orgasmo durante o sexo, seguidos dos homossexuais, com 89%, dos homens bissexuais, com um índice de 88%, e das mulheres lésbicas – 86% delas diziam chegar ao orgasmo sempre ou quase sempre.

Todos estes grupos chegavam ao orgasmo com muito mais frequência do que as outras mulheres do estudo. Apenas 66% das bissexuais e 65% das heterossexuais relataram que geralmente ou sempre chegavam ao orgasmo.
A explicação dos pesquisadores neste estudo têm em comum a diversificação como chave para o orgasmo feminino. “Em comparação com as mulheres que tinham orgasmos com menos frequência, as mulheres que tinham orgasmos mais frequentemente eram mais propensas a receber mais sexo oral, ter maior duração no último sexo, estar mais satisfeitas com seu relacionamento, pedir o que querem na cama, elogiar seu parceiro sobre algo que eles fizeram na cama, ligar ou mandar e-mail para provocar sobre algo sexual, usar lingerie sexy, tentar novas posições sexuais, estimulação anal, inventar fantasias, incorporar conversas sexy e expressar amor durante o sexo”, escreveram os autores no estudo.
Basicamente, quanto mais variado o sexo, as mulheres eram mais propensas a chegar ao orgasmo. O novo estudo aponta na mesma direção: sair da rotina e ter parceiros que as escutem são o segredo para que mulheres heterossexuais tenham prazer na cama. “Nossas descobertas indicam que certos scripts sexuais (por exemplo, imperativos falocêntricos) ajudam a explicar a discrepância do orgasmo entre mulheres que fazem sexo com mulheres e mulheres que fazem sexo com homens”, escrevem Jozkowski e equipe em seu estudo. [I Fucking Love ScienceThe Sun]

Fonte:hypescience



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!


Espaço | Conheça a Teoria-M, que pode ser a “teoria de tudo”



Por , em 20.03.2018
Desde a formulação da teoria geral da relatividade de 1915, todo físico teórico tem sonhado em unir o conhecimento que temos dos minúsculos átomos com a enorme escala do cosmos. Enquanto o segundo é descrito com eficiência pelas equações de Einstein, o primeiro é previsto pelo modelo padrão de interações fundamentais.
O entendimento atual é que a interação entre objetos físicos é descrito por quatro forças fundamentais. Duas delas – gravidade e eletromagnetismo – são relevantes para nós em um nível macroscópico. Já as outras duas, chamadas interações fortes e fracas, atuam em uma escala muito pequena e são relevantes apenas quando lidamos com processos subatômicos.
O modelo padrão de interações fundamentais inclui três dessas forças, mas exclui a gravidade. Apesar de funcionar bem para explicar fenômenos em grande escala, como uma órbita de um planeta, a relatividade geral não funciona bem em pequenas distâncias. Neste modelo, todas as forças são mediadas por partículas específicas. Na gravidade, a partícula chamada gráviton faz esse serviço. Mas quando tentamos calcular como esses grávitons interagem, os resultados são infinitos.
Uma teoria da gravidade consistente deveria ser válida em qualquer escala, e também deveria levar em consideração a natureza quântica das partículas fundamentais. Isso colocaria a gravidade junto com as outras três interações fundamentais, resultando na tão sonhada teoria de tudo. Claro que desde a morte de Einstein em 1955 muito progresso foi feito, e hoje a melhor candidata para este papel é a Teoria-M.
Para entender a base da Teoria-M, temos que retornar à década de 1970, quando cientistas perceberam que ao invés de descrever o universo com base em partículas, poderíamos descrevê-lo com base em pequenas cordas que oscilam. Essas cordinhas são tubos de energia.
Este novo modo de pensar sobre a natureza resolveu muitos problemas teóricos. Acima de tudo, uma oscilação particular da corda poderia ser interpretada como um gráviton. E ao contrário da teoria da gravidade, a teoria das cordas pode descrever interações matematicamente sem resultados infinitos.

Depois da descoberta empolgante, físicos teóricos estudaram as consequências dessa ideia. A teoria das cordas, porém, tem seus altos e baixos. No início, ela trouxe confusão porque previa a existência de uma partícula que viaja mais rápido que a luz, chamada táquion. Essa previsão contrastava com todas as observações experimentais e trouxe sérias dúvidas em relação a teoria das cordas.
Mesmo assim, este problema foi resolvido no início da década de 1980 com a introdução de algo chamado de supersimetria. Isso prevê que toda partícula tem um superparceiro e, por coincidência enorme, a mesma condição que elimina o táquion. Essa solução foi chamada de primeira revolução das cordas.
Outra característica da teoria é que ela necessita de dez dimensões tempo-espaço. Até agora, conhecemos apenas quatro: profundidade, altura, largura e tempo. Apesar disso parecer um grande obstáculo, várias soluções foram propostas e atualmente isso é considerada um diferencial, não um problema.
Uma dessas possíveis soluções é que o nosso universo seria apenas um entre vários em um multiverso infinito, governado por diferentes leis da física. A outra solução propõe que essas dimensões seriam tão compactas que não somos capazes de senti-las.

Teoria-M


Mas há também um outro problema que estava incomodando os teóricos da época. Uma classificação cuidadosa mostrou a existência de cinco teorias da corda diferentes, e não ficou claro porque a natureza escolheria uma entre as cinco.
É aí que a Teoria-M entra em jogo. Durante a segunda revolução das cordas, em 1995, físicos propuseram que cinco teorias das cordas diferentes seriam na verdade apenas faces diferentes de uma teoria única que existe em 11 dimensões tempo-espaço, chamada de Teoria-M. Isso tem levado físicos teóricos a acreditar que a Teoria-M seja a teoria de tudo.

Mesmo assim, a Teoria-M tem encontrado dificuldades em produzir previsões que podem ser testadas em experimentos. A supersimetria está passando por testes no Grande Colisor de Hadron (fonteira franco-suíça). Se evidências de super-parceiros forem encontradas, a teoria será fortalecida.
A maior parte dos físicos e cosmólogos são movidos pela vontade de encontrar uma descrição simples do universo que pode explicar tudo. Ainda não chegamos lá, mas não teríamos uma chance sem mentes brilhantes como a de Stephen Hawking. [The Conversation]

Fonte: /hypescience

Uma noite entre os livros | Comemoração do Dia Mundial do Livro


De forma a assinalar o Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras dinamiza “Uma noite entre os livros”, atividade que tem início no dia 21 de abril, sábado, às 21h.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras preparou um programa especial para uma noite inesquecível entre os livros!

Desde histórias fantásticas, histórias para adormecer, leitinho para acalmar, bolachinhas para trincar… Depois os dentes vamos lavar e tens uma noite na Biblioteca para sonhares!

PROGRAMA

21 de abril
21h00 – Sessão de acolhimento (Dress Code: pijama)
21h30 – Visita Guiada à Biblioteca
22h00 – “ CircOntando” | Uma sessão de histórias que junta o fantástico, o irreal, lobos que falam espanhol e ursos que um dia acordam no horário de expediente. Meninos que deixaram cortes boquiabertas e bruxas que não têm nada de maléficas. Tudo junto no mesmo caldeirão de contos – apresentada pelo O Som do Algodão.

23h00 – Canções para adormecer com leitinho e bolachas
23h30 – Xixi e cama

22 de abril
09h00 – Pequeno-almoço
10h00 – Hora do Conto “Perfeito para dois” + Oficina

Esta atividade integra o programa Comemoração Dia Mundial do Livro.

Informação: Material necessário a trazer de casa - pijama, meias antiderrapantes, saco cama, almofada e uma lanterna. 
Inscrições: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt ou 261 320 747/ 261 310 460

Organização: Serviço educativo da BMTV
Participação: O Som do Algodão | Marulhada – Associação Cultural
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos, acompanhadas por um adulto

Biblioteca Municipal de Torres Vedras
2ª: 14h00 às 18h30
3.ª a 6.ª: 10h00 às 18h30
Sáb.: 14h00 às 18h00

Largo Justino Freire Nº 9
2560-636 Torres Vedras
261310460

Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751

O que as pessoas não vêem... E o que vêem, e não é real!

Quando não fazemos reflexões profundas sobre determinados fatos, invariavelmente cometemos erros de julgamento. Erros de julgamento sempre trazem prejuízos, de uma forma ou de outra...

João António Pagliosa
Li nesta semana que há pessoas prometendo se matar, caso a justiça não libertar o homem que é a maior desgraça que aconteceu a este país: Luiz Inácio Lula da Silva!
Se as pessoas aquilatassem o quanto este insano, que agora julga-se uma ideia, tirou de seus bolsos e esvaziou suas despensas, certamente desmistificariam este maluco que tem como único deus, Mamom!
É certo que o homem comete erros. Também é certo que o homem repete os mesmos erros ao longo da história... Agora, insistir em pensar de forma errônea, é de amargar! E quando alguém quer se suicidar em prol de um safado, aí chegamos ao cúmulo da burrice e da insensatez.
Cada um de nós existe porque Deus assim o quis. Cada um de nós tem livre arbítrio porque Deus assim o quis. Deus ama apaixonadamente cada criatura porque Deus é assim: Um poço de amor e bondade... De justiça e de benignidade... Deus é muito bom!
Mas, Deus nada pode fazer por aqueles que trilham caminhos errados e não se arrependem e nem se redimem. Estes terão uma eternidade para se arrepender... E será em vão!
As últimas semanas foram terríveis para este escriba. Minha mãe adoeceu e seu quadro clínico era muito ruim e ficou em coma induzido por quase duas semanas, porém ontem ela recebeu alta do hospital e agora está convalescendo na casa de sua filha mais velha.
Acompanhei todo o processo dessa doença e quando minha mãe recobrou a consciência eu vi o quanto ela estava grata a todos que a ajudaram nessa recuperação. Ela agradecia a todos, ela beijava a mão de todos que a visitavam, ela sorria e se alegrava muito com sua recuperação... Ela fará 90 anos no próximo dia 28 de junho, todavia, parecia uma menina, tamanha sua alegria por recuperar a vida.
Sabe porque, querido leitor? Porque Deus nos fez assim... 
Ninguém em sã consciência quer morrer! Pois a vida é um dom maravilhoso que recebemos de Deus de forma gratuita... 
Deus nos criou para vivermos no paraíso com Ele, mas o pecado de Adão e Eva nos tirou de lá, e para voltarmos para lá onde Deus nos quer, Jesus, o próprio filho de Deus, precisou morrer morte de cruz, isto é, a pior das mortes...
Ninguém tem maior amor que aquele que nos criou. Em João 15:13. entendemos a dimensão do amor de Deus, e compreendemos que a essência do Evangelho está no livro de Gênesis. Há ali uma expressão que se repete várias vezes. Essa expressão é: "E viu Deus que era bom!"
Porém, ao criar o homem, a expressão mudou para: "E viu Deus que era muito bom!" Ora, a essência do Evangelho é que nós somos a obra prima da criação de Deus, e Ele nos ama mais do que qualquer outra coisa que criou."
As pessoas não vêem que amar o dinheiro os afasta de Deus, e lamentavelmente conheço pessoas que só amam dinheiro. Para elas o dinheiro vem em primeiro lugar, e pelo dinheiro cometem os erros mais infantis, e julgam de forma precipitada e fazem injustiças homéricas. E não se preocupam quando difamam e humilham e escarnecem...
O que sei é que Deus vê todas as coisas, portanto, nada lhe passa despercebido e sobre tudo aquilo que fizermos seremos julgados... O que sei é que a vingança pertence a Deus... Outrossim, oro por aqueles que não vêem o que é real!


Curitiba, 14 de abril de 2018

Surfistas do World Tour voltam a marcar presença no Pro Santa Cruz 2018 presented by Oakley


ederico Morais, Kanoa Igarashi e Joan Duru inscritos
Praia da Física e praia da Vígia são as localizações de 2018
Evento com posicionamento estratégico no calendário competitivo

Os melhores surfistas do Mundo estão a caminho de Torres Vedras, onde, entre os dias 24 e 29 de Abril toma lugar, nas praias de Santa Cruz, o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley, campeonato de categoria 3000 do circuito de qualificação (QS) da World Surf League (WSL).

Com um posicionamento estratégico em 2018, num período da temporada em que será o campeonato de categoria mais elevada a acontecer, o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley prepara-se para receber cerca de 160 surfistas com ambições de um dia chegar à elite mundial de surf da WSL.

“ É com imenso orgulho que, pelo terceiro ano consecutivo, Santa Cruz recebe a prova do WSL que se assume como uma paragem obrigatória para os que competem neste circuito mundial de qualificação. Se o sucesso do primeiro ano se converteu no aumento de 1000 para 3000 pontos associados à prova, o ano de 2018 assume-se como a continuação da aposta em Santa Cruz para a realização desta etapa.

Voltar a receber um QS 3000 nas nossas praias é uma aposta que temos a certeza que iremos honrar, não só pelas características únicas da nossa costa Atlântica - em que se destaca o galardão europeu QualityCoast / Green Destination, como pela hospitalidade das nossas gentes.

De 24 a 29 de abril temos os olhos postos em Santa Cruz, seguindo ondas e atletas que nos honram com a sua presença. Um olhar que não deixa de se focar no horizonte, para que continuemos a trilhar um caminho de afirmação na rota do surf mundial, apostando essencialmente nos jovens surfistas vindos dos vários continentes.” Afirma Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

No topo da lista de inscritos surge um trio de surfistas pertencente ao circuito mundial de surf (CT): o português Frederico Morais, o japonês Kanoa Igarashi e o francês Joan Duru, que, na altura entre campeonatos do principal circuito da modalidade, vêm a esta prova procurar manter o seu elevado ritmo competitivo.

“O lote de surfistas inscritos vem comprovar por um lado a importância que o Pro Santa Cruz by Oakley tem no calendário do circuito mundial da WSL uma vez que não existem outras provas no mesmo período a nível mundial e também porque se situa num momento em que tanto os atletas do CT como os atletas com aspirações a subir à divisão principal começam a “fazer contas”. Por outro lado, desde a primeira edição em 2016 que o mundo tomou conhecimento do potencial das ondas de Santa Cruz e como tal está é sem duvida uma excelente oportunidade para voltarem a Portugal e competirem nas melhores ondas do Mundo”. Afirma Francisco Spinola representante da WSL na Europa.

Ao trio da elite mundial, juntar-se-á um grupo de surfistas que já fez parte do CT, nomeadamente, os brasileiros Wiggoly Dantas, Miguel Pupo e Jadson André, o italiano Leonardo Fioravanti, o australiano Ryan Callinan e o espanhol Aritz Aranburu. Para estes surfistas, tal como para o francês Jorgann Couzinet, o brasileiro Bino Lopes, ou outros líderes do ranking do QS, só há um objetivo: ganhar o campeonato e garantir a qualificação para o mundial de 2019. Completam o leque de inscritos vários surfistas do QS e esperanças internacionais que tornam o Pro Santa Cruz 2018 by Oakley um dos campeonatos mais exigentes do circuito.

A presença portuguesa na prova faz-se notar, sendo a segunda nacionalidade mais representada. O já mencionado Frederico Morais lidera as hostes portuguesas, seguido de perto noseeding por Vasco Ribeiro. Nicolau Von Rupp, Pedro Henrique, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Jácome Correia, Tiago Pires, Luís Perloiro, Eduardo Fernandes, Francisco Carrasco, Frederico Magalhães, Pedro Coelho, Henrique Pyrrait, Ruben Gonzalez e Raul Borman compõe a lista de 16 surfistas, estando ainda outros quatro como substitutos em caso de ausência de algum surfista na competição,

Em 2016, esta prova tomou lugar na praia da Física e, no ano passado, foi a vez da praia da Vígia ser o palco do evento, tendo ambas as localizações proporcionado ondas de qualidade para a competição. Assim, para 2018, a organização da prova decidiu ter as duas praias como localizações possíveis para a realização do Pro Santa Cruz 2018 by Oakley, garantindo assim que os surfistas vão poder competir nas melhores ondas da região.

O Pro Santa Cruz presented By Oakley tem o apoio do Turismo de Portugal; Turismo do Centro; CM Torres Vedras; Oakley; MEO; Hertz e Hotel Golfe Mar

Câmara Municipal de Torres Vedras
Tlf: +351 261 320 751  www.cm-tvedras.pt

Reguengos de Monsaraz é um dos municípios fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas


O Município de Reguengos de Monsaraz vai integrar a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, que vai ser constituída no dia 17 de abril, às 11h, em Mafra, com a assinatura da escritura pelo grupo fundador de 14 autarquias. A associação será inicialmente formada pelas autarquias de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares e tem como objetivo promover e preservar a cerâmica portuguesa.

A sede da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas vai ser nas Caldas da Rainha e a presidência no primeiro mandato será assumida pela autarquia de Mafra. Com a concretização da associação, Portugal integrará o Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, entidade que estará presente nesta cerimónia com os representantes de Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha e República Checa.

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, tem atualmente 22 olarias em funcionamento, entre as quais duas oficinas que se dedicam integralmente à cerâmica de construção, uma maioritariamente à louça tosca ou à louça vermelha vidrada, e as restantes à louça decorativa, embora mantenham sempre a possibilidade de fazerem louça vermelha vidrada. Em S. Pedro do Corval continuam a pintar-se os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima.

A cerâmica no concelho de Reguengos de Monsaraz surgiu na pré-história, tendo sido descobertos vestígios de olaria em antas da região, nomeadamente de peças feitas à mão. Em 1276, D. Afonso III, no foral Afonsino de Monsaraz, reconhece privilégios aos oleiros do seu termo que poderiam assim ter livremente fornos de olaria.

No foral Manuelino, de 1512, também há referência à olaria do concelho, e já em 1905 S. Pedro do Corval teria cerca de 30 oficinas em funcionamento, havendo a distinção entre as de louça miúda, as de talha para o vinho (seriam quatro) e as de tarefas para a aguardente (seis), o que demonstra também a importância da localidade na produção vinícola.

A olaria de S. Pedro do Corval é uma marca registada, pois a autarquia registou em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”. Há 24 anos, o Município de Reguengos de Monsaraz começou a organizar a Festa Ibérica da Olaria e do Barro em conjunto com o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros, juntando o centro oleiro desta localidade na Extremadura espanhola ao de S. Pedro do Corval.

Uma homenagem viva à arte da olaria através de exposições, demonstrações ao vivo, jornadas ibéricas e música tradicional, pretendendo-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional. Este evento transfronteiriço de promoção cultural e turística da olaria é organizado em anos alternados em cada município.

Em 2015 foi inaugurada a Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval para preservar, promover e assegurar a sustentabilidade da olaria do concelho, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a arte oleira e o barro através de oficinas, palestras e outras atividades. A Casa do Barro resulta da reabilitação de uma antiga olaria envolta em história e tradição, com dois fornos a lenha que serviam para cozer a louça, um tino onde se coava o barro e rodas de oleiro com as suas imponentes arquinas. A recuperação deste local permitiu recriar o ciclo do barro, desde a terra ao produto final.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt