sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves

 


Governo da Madeira cancela festividades do Carnaval de 2021


O Governo Regional da Madeira anunciou o cancelamento do Carnaval de 2021, devido às medidas de contenção da pandemia de covid-19 em vigor, nomeadamente o distanciamento físico e a proibição de aglomerações.

A decisão teve de ser tomada já, porque [a organização do Carnaval] impõe investimento por parte dos grupos, aquisição de roupas, aquisição de outros apetrechos", refere o Secretário Regional do Turismo e Cultura, numa nota áudio enviada à agência Lusa.

Eduardo Jesus sublinha que a preparação do Carnaval não permite cumprir as orientações de segurança que estão em vigor.

"Estamos certos de que, com o aparecimento já de duas vacinas, este início de 2021 será o período privilegiado da vacinação, o que nos permite olhar para a frente com esperança e acreditar que será possível cumprir o resto do [calendário de festas] que temos já imaginado", declarou.

O Carnaval é um dos maiores cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira e é marcado por dois grandes momentos: o desfile de trupes e o cortejo trapalhão.

De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira contabiliza 610 infeções ativas, num total de 1.687 casos confirmados desde 16 de março, e 14 óbitos associados à doença.

Lusa

Calou-se a voz de Carlos do Carmo

A música e a cultura portuguesa, em geral, viram partir no primeiro dia de 2021, um dos seus nomes mais sonantes...

Com 81 anos de idade, Carlos do Carmo sofreu um aneurisma na quinta-feira, tendo dado entrada no Hospital Santa Maria.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, Carlos do Carmo era filho da fadista Lucília do Carmo (1919-1998) e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística em 1964.

O artista recebeu o Grammy Latino de Carreira em 2014. Seu percurso foi recheado de êxitos, tendo subido os principais palcos mundiais. Do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, do 'Canecão', no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres, todos receberam aquela que foi, e sempre será, uma das maiores vozes do Fado.

Carlos do Carmo despediu-se dos palcos no dia 9 de novembro de 2019, com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Imagem: Ensino Magazine

Ano começa com condições bastante adversas

 Tempo frio, com céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado até meio da manhã e a partir do final da tarde, no interior a sul da serra da Estrela e no Algarve.

Aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes no litoral oeste, que poderão ser ocasionalmente de granizo, e que serão de neve acima de 700/900 metros de altitude.
Possibilidade de ocorrência de trovoadas isoladas.
Vento fraco a moderado a predominar de noroeste, por vezes forte  na faixa costeira ocidental, com rajadas até 55 km/h, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 65 km/h.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Formação de gelo ou geada, em especial no interior.
Pequena descida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões Norte e Centro.

MIRA - 06/12ºC

CANTANHEDE - 03/11ºC

MEALHADA - 02/11ºC

VAGOS - 04/11ºC

ANADIA - 02/11ºC

Dois carros incendiados, em poucos minutos, no Concelho de Vagos

As informações oficiais são escassas, mas é possível afirmar-se que dois carros sofreram incêndios, em locais diferentes de Vagos, na manhã desta quinta-feira.

O primeiro alerta foi recebido pelos Bombeiros Voluntários de Vagos pelas 11:26 horas e referia-se a um "incêndio em viatura na rotunda que liga à A17, em Santo André".

Já o segundo alerta, ocorreu exatamente vinte minutos mais tarde, pelas 11:46 horas, e tratou-se de um outro incêndio, desta feita "na localidade de Santa Catarina".

Em ambos os casos não foi possível confirmar detalhes sobre os danos causados às viaturas, porém, fonte oficial dos Bombeiros Voluntários de Vagos garantiu "não haver feridos a registar", havendo apenas "danos materiais a lamentar".

Estiveram presentes nos locais 2 viaturas dos BVV com 5 elementos e a GNR, que tomou conta de ambas as ocorrências.