quinta-feira, 29 de junho de 2023

JÁ ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA O PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES 2024


  • As candidaturas para 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões já estão abertas
  • Em 2023, na sua 6ª edição, o prémio distinguiu 116 marcas locais em todo o país e 110 ícones regionais
  • Através de um processo de avaliação rigoroso, são avaliadas e distinguidas as marcas de presença regional de excelência
 O Prémio Cinco Estrelas Regiões abre agora as candidaturas para a sua 7ª edição, 2024. Em 2023, apresentou 116 marcas locais e 110 ícones regionais vencedores. O galardão permite traçar um roteiro verdadeiramente Cinco Estrelas, de norte a sul de Portugal, com destinos, atrações turísticas, cultura, património, e negócios regionais, envolvendo a participação de milhares de portugueses.

O pedido de candidatura pode ser feito online, bastando para tal contactar a organização através do site r.cinco-estrelas.pt. Seguindo a metodologia Cinco Estrelas, as marcas comerciais serão alvo de uma avaliação em várias fases, que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os 5 principais critérios que influenciam as suas decisões de consumo, desde a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, recomendação, confiança na marca e inovação.

Apresentando a candidatura, o que é possível fazer até ao final do ano de 2023, as marcas garantem a sua avaliação segundo a metodologia Cinco Estrelas, recebendo no final do processo um relatório detalhado de todos os testes e estudos que lhes são implementados, independentemente de serem ou não vencedoras na sua categoria e no seu distrito. Desta forma, mesmo que uma marca não seja merecedora desta distinção, poderá perceber a sua posição face à concorrência, segundo os consumidores, e identificar pontos de melhoria.

Mais tarde, no início de 2024, será a vez dos consumidores nomearem quais os ícones patrimoniais que consideram Cinco Estrelas nas suas regiões.

Sobre os Prémios Cinco Estrelas
Sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo. Utiliza a metodologia mais completa e rigorosa do mercado, aplicando diferentes técnicas de recolha de informação, de acordo com os diferentes produtos e serviços e com o perfil do seu público-alvo.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.

Mais informação em: www.cinco-estrelas.pt

Marchas populares realizam-se este sábado, 1 de julho, a partir das 21h30. Meio milhar de marchantes em desfile pelas ruas de Cantanhede

 
As marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade, regressam a Cantanhede este sábado, 1 de julho.
Serão cerca de 500 marchantes, de oito os grupos, a percorrer algumas das ruas do centro urbano até chegarem à Praça Marquês de Marialva, onde decorrerá a apresentação final das coreografias.
Organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o desfile será protagonizado pelos grupos de Murtede, Gira Sol, Cantanhede, Vilamar, Arrôtas, Fontinha, Tocha e Febres.
Questões ambientais e referências culturais, mas também a emigração, as festas e outros costumes locais são alguns dos temas às quais os grupos farão alusão num desfile que inicia pelas 21h30.
Recorde-se que no passado dia 24, foi a Praia da Tocha a receber as marchas populares em honra de S. João.
As marchas populares realizam-se de acordo com os Dias Santos e constituem um ritual de forte componente lúdica e festiva. Desta forma, e reconhecendo a importância sociocultural desta significativa manifestação popular, a Câmara Municipal tem vindo a patrocinar a realização dos desfiles, sempre com assinalável sucesso, atribuindo aos grupos envolvidos um subsídio destinado a comparticipar os custos inerentes à elaboração do guarda-roupa e adereços, entre outros aspetos.
Todavia, para o êxito da iniciativa também contribuiu a dedicação, empenho e entusiasmo dos diversos grupos, que proporcionam um ambiente de cor, luz e franca alegria às noites dos Santos Populares.

Marinha Grande | VISITAS GUIADAS E SESSÕES DE CONTOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL


Durante o mês de julho, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, irá realizar diversas atividades, incluindo visitas guiadas e leituras de histórias, para os mais pequenos, cuja participação é gratuita.
Estes eventos pretendem trazer o público de todas as idades ao espaço da biblioteca, promovendo e incentivando hábitos de leitura e o contacto com os livros.

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho (terças-feiras), pelas 15h30, decorrem as visitas guiadas aos espaços da Biblioteca, acompanhadas por uma breve explicação dos serviços prestados, regras de utilização, forma de organização e interpretação da respetiva funcionalidade. A iniciativa é dirigida ao público em geral, com as devidas adaptações consoante a faixa etária dos destinatários, perfazendo uma duração de 45 minutos.

Às quintas-feiras, nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho, pelas 15h30, são contadas histórias na Sala infanto-juvenil. A biblioteca é um lugar mágico, de histórias, contos e recontos, um lugar de bons amigos - as crianças e os livros. Em período de férias, marca-se encontro com a leitura, sempre com histórias diferentes. Esta atividade destina-se a grupos de crianças dos 3 aos 12 anos e tem a duração de 50 minutos.

Estas iniciativas são gratuitas, sujeitas a marcação prévia pelo telefone 244573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.

Força Operacional Conjunta no Canadá chega a Portugal esta 5.ª feira, 29 de junho

 A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) enviada para o Canadá a fim de apoiar no combate aos incêndios florestais no país chega esta quinta-feira, dia 29 de junho, a Portugal.
A receção ao contingente português decorrerá no Terminal Militar de Figo Maduro (Lisboa), pelas 22h15.
A FOCON, composta por 140 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), partiu de Lisboa no dia 14 de junho. A missão portuguesa, chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva, atuou em Lebel-sur-Quévillion, na Província do Quebec, uma da mais afetadas pelos incêndios.  
A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais que as autoridades canadianas fizeram através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Marinha Grande | CRIANÇAS DO 1.º CICLO DIVERTEM-SE EM FESTA DA CRIANÇA NO PARQUE AQUÁTICO

 Cerca de 1100 crianças do 1º ciclo do ensino básico, participaram na Festa da Criança, dinamizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, no Parque Aquático Mariparque, na Praia da Vieira, entre os dias 26 e 28 de junho.
A iniciativa, que pretendeu comemorar o Dia Mundial da Criança, esteve inicialmente marcada para o início de junho, mas, devido às más condições climatéricas, foi adiada para o final do ano letivo.
Para além de usufruírem dos vários equipamentos e piscinas do parque aquático, as crianças puderam usufruir de experiências de mergulho para recolha de resíduos.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os vereadores com pelouros, Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso, presenciaram as iniciativas, na última quarta-feira, 28 de junho, tendo constatado a alegria dos alunos e agradecido ao corpo docente e não docente a colaboração dada para a realização da Festa da Criança.




PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES – OTL´S JUVENTUDE – VERÃO 2023. Para jovens dos 13 aos 17 anos de 10 de julho a 4 de agosto de 2023

 Com o objetivo de promover uma ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, a Câmara Municipal de Silves (CMS), através do Setor de Educação, irá dinamizar entre 10 de julho e 4 de agosto, o Programa Ocupação de Tempos Livres – OTL´S Juventude – Verão 2023.
As inscrições para jovens dos 13 aos 17 anos (à data da inscrição) decorrem entre 29 de junho e 04 de julho.
A iniciativa dirige-se para jovens residentes ou estudantes no concelho, devendo os mesmos fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário próprio (disponível nesta página) e enviar para o Sector de Educação da CMS para o endereço de correio eletrónico educação@cm-silves.pt.
O Programa OTL’S Juventude – Verão 2023 terá os seguintes serviços da autarquia envolvidos: Setor de Educação (Quinta Pedagógica e Jardins de Infância); Setor de Património e Biblioteca Municipal; e os seguintes eixos de intervenção: Cidade e Campo.
Por forma a permitir a participação do maior número de jovens, a participação no Programa OTL’S Juventude – Verão 2023 é dividida por quatro semanas/ turnos, podendo os jovens inscrever-se apenas em um dos períodos, de acordo com a seguinte calendarização: Semana 1: de 10 a 14 de julho de 2023; Semana 2: de 17 a 21 de julho de 2023; Semana 3: de 24 a 28 de julho de 2023; Semana 4: de 31 julho a 04 de agosto de 2023.
A repetição de participantes será aceite somente nos casos em que não se atinja o número de inscrições suficientes em cada um dos períodos.
Durante o período de ocupação de Tempos Livres, os participantes têm direito aos seguintes benefícios, a providenciar pela Câmara Municipal de Silves:  seguro de acidentes pessoais; certificado de participação; bolsa de participação, semanal, através da atribuição de um vale-oferta.
De referir que o Programa decorre de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 às 13h00 e as 14h00 às 17h00 (horário sujeito a alterações).
Em caso de desistência é obrigatória a comunicação à CMS através do telefone 282 440 815 (ext. 2620/2650) ou através do email: educacao@cm-silves.pt

Proença-a-Nova | Programa de animação desportiva arranca em julho

 
Está de regresso o programa de animação nas praias fluviais, zonas de lazer e piscinas públicas promovido pelo Município de Proença-a-Nova durante os meses de julho e agosto. Proença-a-Nova volta a apostar no desporto para a época estival, numa altura em que as temperaturas convidam a banhos e atividades ao ar livre.
Todas as semanas há hidroginástica ao ar livre: às terças na Piscina da Pedra do Altar, às quartas na Piscina de São Pedro do Esteval e às quintas-feiras na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. As aulas realizam-se a partir das 18h e são de participação livre.
Animação, aventura e adrenalina são os três ingredientes que irão dar um sabor diferente ao dia 12 de julho na praia fluvial da Aldeia Ruiva. O Dia Aventura promete uma iniciativa repleta de atividades mais ou menos radicais com emoções fortes tanto para os participantes como para quem apenas quiser assistir. Insufláveis, jogos de água e canoagem são algumas das propostas previstas.
No dia 14 de julho, haverá um passeio noturno de bicicleta a partir das 19h e com ponto de partida do Parque Urbano Comendador João Martins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Posto de Turismo. Na lista de atividades do programa de animação de verão está também a habitual Descida do rio Ocreza que acontece a 22 e 29 de julho, com ponto de encontro na Associação do Padrão e cujas inscrições já estão a decorrer no Posto de Turismo até dia 20.
Recorde-se que a autarquia disponibiliza ainda transporte gratuito para as praias fluviais e zonas de lazer com saída do Posto de Turismo às 9h15 e às 14h15 e regresso às 15h00 e às 18h30, às terças e quintas-feiras. A inscrição pode ser feita até ao dia que antecede a viagem e os menores de idade necessitam de autorização escrita dos pais.
Conheça toda a programação no site do Município e na página do facebook e aproveite o verão no sítio certo.