terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Castelo de Paiva | CARTAZ DA PROGRAMAÇÃO " PAYVA NATAL " PARA O PRÓXIMO FIM DE SEMANA

 





*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Marinha Grande | CONFERÊNCIA COMEMORA 25 ANOS DO MUSEU DO VIDRO

 O Município da Marinha Grande vai assinalar o 25.º aniversário do Museu do Vidro, com a conferência  “Museu do Vidro - da concepção de um museu de arte ao museu âncora da Marinha Grande”, proferida pelo investigador Jorge Custódio, que se realiza no dia 13 de dezembro de 2023, pelas 18h00, no Foyer do Teatro Stephens.
O Museu do Vidro é um espaço que reúne coleções que testemunham a atividade industrial, artesanal e artística vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. É o único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e da indústria vidreira em Portugal.
Esta será a primeira de um ciclo de conferências dedicadas à história do Museu do Vidro, à qual se seguirá uma visita guiada à exposição “Deixa que te conte… Contos, Histórias e Lendas em Vidro Soprado”. Esta exposição de adornos de Natal em vidro da Coleção Vico remete-nos para o imaginário da literatura infantil, convidando-nos a recordar algumas das histórias e contos da nossa infância, mas também a conhecer outros contos e lendas infantis de diferentes culturas.
A exposição está patente até 4 de fevereiro de 2024, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Iniciativa da Câmara Municipal e Associação Comercial. DESFILE DE PAIS NATAL MOTARD E OFERTA DE BOLO-REI GIGANTE


No próximo fim-de-semana também há Teatro e Stand Up Comedy
A Vila de Natal é mais uma vez em Castelo de Paiva, e no último feriado, apesar do frio que se fez sentir, a autarquia paivense promoveu a cerimónia de inauguração da Iluminação de Natal, que foi complementada com uma actuação do Ensemple de Trompas da Academia de Musica, a abertura do Mercado de Natal, e um concerto natalício com a participação do grupo Vozes da Rádio, em jeito de abertura oficial do programa de animação natalícia, que se vai estender até ao dia 6 de Janeiro, com a realização de mais uma edição dos Cantares das Janeiras.
No passado fim-de-semana, as actividades natalícias começaram a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido pela Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial, que se estende até meados do mês de Janeiro, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.
No início da programação, em declarações
alusivas a esta quadra festiva, o presidente da edilidade, José Rocha, valorizou, esta dinâmica para tornar a vila mais linda e atractiva, para que haja espírito natalício, potenciando que seja um local de encontro dos paivenses neste tempo de Natal e um forte incentivo para o comércio local ganhar clientes e ter oportunidades de negócio, agradecendo também, a colaboração de diversas entidades, desde logo a parceria com a Associação Comercial e Industrial, as colectividades locais, e a própria Academia de Música, fazendo questão de evidenciar este tempo de partilha e de solidariedade que a todos deve motivar.
No dia de Sábado, houve cinema na tenda gigante, com uma sessão durante a tarde, “ Trolls 3 - Todos juntos “ para os mais pequenos e á noite “ Indiana Jones e o Mercador do Destino “, para os mais graúdos, enquanto no Domingo, dia 3, aconteceu a chegada do Pai Natal ao Largo do Conde, que este ano veio num reboque especial transformado em trenó, seguindo-se uma caminhada entre a multidão, até à Casinha do Pai Natal onde tirou retratos e distribuiu guloseimas pela pequenada.
No Largo do Conde houve “ Estátuas Vivas “ e a Tenda Gigante, onde está instalado o Mercado de Natal, com barraquinhas alusivas ao artesanato desta época festiva, acolheu um espetáculo de Circo de Natal que deliciou os mais novos.
Para o próximo feriado, dia 8, o programa contempla, durante a tarde, no espaço da tenda, um espetáculo de Dança PT Dance Academy e Companhia Girassol, e às 16h30, uma actuação do Côro da Universidade Sénior.
Já no dia 9, a noite será preenchida com um espectáculo de Stand Up Comedy com Luís Cruz, Bruno Azevedo e Pedro Almeida, seguindo-se no mesmo espaço, uma Sessão de Teatro com o Grupo Cénico de Bairros, que vai exibir a peça Um Fantasma chamado Isabel “, enquanto no Domingo, dia 10, volta a acontecer o habitual Desfile de Pais Natal, do Moto Clube Paivense, e a distribuição gratuita de Bolo Rei Gigante pelos presentes, encerrando a actividade um concerto musical com o Pequeno David e os sem soninho.
Recorda-se que, esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Associação Comercial e Industrial, que conta com o apoio da Academia de Música, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, de várias casas comerciais do concelho e entre outras entidades.

















*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas





Para apreciar e aprovar o Orçamento e as GOP para 2024. ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REUNE EM SESSÃO ORDINÁRIA

 Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção atual, e do art.º 36.º do Regimento da AM, o presidente Almiro Moreira convocou uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, para o dia 18 de Dezembro, com início às 14 horas, a realizar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte ordem de trabalhos:


Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da reunião ordinária de 28 de Setembro de 2023.
3. Assuntos gerais de interesse municipal.
4. Apreciação da informação escrita da actividade da CM e da situação financeira do
Município.
Período de Intervenção do Público
5. Intervenção do Público
Período da Ordem do dia
6. Apreciação e deliberação sobre Imposto Municipal sobre Imóveis – ano 2024.
7. Apreciação e deliberação sobre Participação do Município no IRS – ano 2024.
8. Apreciação e deliberação sobre Tabela de Taxas – ano 2024.
9. Apreciação e deliberação sobre Orçamento, GOP, Plano Anual de Recrutamento,
Caracterização dos Postos de Trabalho e Mapa de Pessoal para o ano 2024.
9.1. Deliberação Orçamento 2024.
9.2. Deliberação GOP 2024.
9.3. Deliberação Plano Anual de Recrutamento, Caracterização dos Postos de Trabalho
e Mapa de Pessoal 2024.
10. Apreciação e deliberação de proposta para abono de despesas de representação dos
titulares de cargos dirigentes.
11. Apreciação e deliberação de proposta para a transferência de competências dos
municípios para os órgãos das freguesias – Lei n.º 57/2019, de 30 de abril.
12. Informação para apreciação e conhecimento da AM:
12.1. Proposta - Suplemento de Penosidade e Insalubridade – 2024.
12.2. Compromissos Plurianuais – 3.º Trimestre de 2023.
Período de Intervenção do Público
13. Intervenção do Público.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | INESA MARKAVA DANÇA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 No feriado, dia 8 de dezembro, pelas 17h00, a coreógrafa Inesa Markava voltará a apresentar ao público uma visita dançada, com o seu "Museu Imaginário”, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande.
A partir da coleção do Museu Joaquim Correia e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea.
Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.

A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Crónica Postal | PORTUGUESES GOSTAM DOS IMIGRANTES


"De uma forma geral, as respostas da população portuguesa traduzem uma atitude positiva face à entrada, permanência e acesso a direitos sociais por parte dos imigrantes no território nacional". Esse é um resultado recente da percepção dos portugueses em relação a imigrantes, que buscam o nosso país para viver e trabalhar.

80,7% dos inquiridos "concorda com a regularização de imigrantes que trabalham e descontam para a segurança social" e 63,3% consideram que "os imigrantes devem ter acesso total ao SNS",

A comunidade brasileira é vista como a mais bem integrada”. Representam 40% dos quase um milhão que registamos. 200 mil foram regularizados neste ano de 2023.

Em comparação com outros países europeus, Portugal “de facto está um bocadinho em contracorrente em relação aos estados-membros da União Europeia", com uma política mais aberta. "Os portugueses são recetivos à imigração, são um povo de acolhimento”. O número quase que duplicou nos últimos dois anos, sobretudo em 2023 com a lei que cria condições excecionais para os que falam a língua portuguesa.

Há contudo uma preocupação. A segurança é um bem muito caro aos olhos dos portugueses. Há que manter a todo o custo essa vantagem. Sobretudo quando o turismo é cada vez mais um fonte de equilíbrio e crescimento da nossa economia.

Queremos imigrantes, estamos de braços abertos, queremos uma sociedade multicultural, mas não estamos dispostos a abdicar da nossa segurança.

Tanto mais que Portugal foi recentemente, com base em dados de 2023, considerado o sétimo país mais seguro do mundo. Á frente de países como a Suíça e o Japão. Os portugueses exigem do governo a capacidade para acolher os cidadãos estrangeiros que venham com intenções saudáveis. Filtrando muito bem os criminosos.

Destaque

Os portugueses são recetivos à imigração, somos um povo de acolhimento”


*O presidente da Direção da ANIR 
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Professora da Universidade de Coimbra galardoada com Prémio Aurora-Pons Porrata 2023

 
Bernardete Ribeiro, professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio Aurora-Pons Porrata 2023 com a chancela da Associação Internacional de Reconhecimento de Padrões (IPRP). O prémio foi atribuído na cerimónia de encerramento da 26.ª Conferência IberoAmericana de Reconhecimento de Padrões (CIARP), 2023.
«Esta distinção não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma contribuição do esforço de colaboração de alunos e colegas. O prémio motiva-me e inspira-me para continuar a contribuir de forma inovadora na área de Reconhecimento de Padrões e nas suas aplicações», declara a galardoada.

O Prémio Aurora-Pons Porrata é atribuído anualmente a uma investigadora, em reconhecimento de uma contribuição científica de destaque nas áreas de reconhecimento de padrões, data mining e áreas afins.

Bernardete Ribeiro é docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC, ex-diretora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e ex-presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A docente é ainda membro do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, fundadora e diretora do Laboratório de Redes Neuronais Artificiais (LARN), há mais de 25 anos.

As áreas de Machine Learning, Reconhecimento de Padrões, Engenharia Financeira, Classificação de Textos, Processamento de Sinais e as suas aplicações são algumas das áreas de investigação do interesse da docente do DEI.

Atualmente, Bernardete Ribeiro é coordenadora local do Centro de Inteligência Artificial Responsável (CR-AI), editora associada da revista IEEE Transactions on Cybernetics e é um dos 47 cientistas da UC que integra a lista da Universidade de Stanford sobre os cientistas mais citados ao longo da carreira.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Maratona da Europa – Aveiro 2024 marca presença na Maratona de Valência

 A Maratona da Europa – Aveiro 2024 destacou-se com uma presença notável na Maratona de Valência 2023, que decorreu no último domingo, dia 03 de dezembro, e é reconhecida como uma das mais importantes e incríveis maratonas a nível mundial, com a participação de cerca de 33 mil atletas e 156 países.
O Stand da Maratona da Europa 2024 foi um dos principais destaques da Feira da Maratona de Valência, onde se realizou uma ação de promoção inédita, dinâmica e muito impactante da prova do próximo dia 28 de abril de 2024, com a apresentação do filme oficial da edição 2023 e a distribuição de informação e merchandising da competição.
Este foi também um momento de promção da Região, do Município e da Cidade de Aveiro. Quem visitou o stand da Maratona da Europa 2024, teve a oportunidade de conhecer e provar Ovos Moles de Aveiro e Espumante da Bairrada.
Institucionalmente, esta ação de promoção internacional foi marcada pela presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Rogério Carlos, que se reuniu com várias entidades internacionais, incluindo Glenn Martin, norte-americano Presidente da Endeavor, uma agência especialista em turismo de maratonas.
Contudo, o grande destaque da presença institucional da CMA vai para o encontro com Paco Borao, Presidente da AIMS - Association of International Marathons and Distance Races, Fundador e Diretor da Maratona de Valência.
Rogério Carlos enfatizou “a importância da Maratona de Valência, criada em 1981, como um exemplo a ser seguido pela Maratona da Europa. O objetivo do Município passa por posicionar Aveiro na rota das melhores maratonas mundiais e atrair a atenção de milhões de atletas de todos os países do mundo, criando o desejo de muitos virem correr e visitar Aveiro e toda a Região Centro”.
Já Paulo Costa, da GlobalSport, expressou o seu entusiasmo referindo-se à recente parceria intercontinental estabelecida em Curitiba, Brasil, com a presença do Presidente do Município de Aveiro, José Ribau Esteves, e agora, em Espanha, do Vice-Presidente Rogério Carlos, reforçando o compromisso de consolidar a Maratona da Europa – Aveiro como um dos melhores projetos mundiais de maratonas e turismo ativo.
Paco Borao, da AIMS, sublinhou que o percurso plano de Aveiro e Ílhavo é um grande atrativo para maratonistas de todo o mundo, e respondeu positivamente ao convite da organização portuguesa, afirmando que tudo fará para marcar presença em Aveiro em abril de 2024.

Esta participação da Maratona da Europa - Aveiro na Maratona de Valência representa um passo significativo na projeção internacional do evento e na promoção da Região de Aveiro como um destino exemplar.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, recebe a sessão de apresentação do livro “Em Busca da Cor”, da autoria de Ana Isabel da Mota Cruz, a ter lugar no dia 8 de dezembro de 2023, pelas 16h00.
Este é um livro para crianças de muitas idades, envolvente, quase mimoso. Trata-se da história de uma luzinha, uma existência de uma espécie muito especial, que parte em busca da cor adequada para si. As luzinhas, desta espécie, visam iluminar outros Seres e a luzinha protagonista acredita que necessita uma cor para isso. Assim que motivada pela sua crença decide enveredar numa viagem ao seu interior, em busca da sua cor.

Ana Isabel da Mota Cruz é marinhense, mulher, mãe, sonhadora e aventureira. Define-se “multifacetada, todo-terreno, mas de uma sensibilidade extrema”. Os desafios são uma constante na sua vida. Já viveu em três países diferentes, num total de seis cidades.
Sempre com o coração no mundo da escrita, optou pelo caminho da matemática, profissionalizando-se na área da consultoria informática e especializando-se no setor das energias. Adora cantar e adora o palco, quase tanto como a praia. Ensinar é outra das suas paixões, praticando-a diariamente com os seus filhos. O desporto sempre esteve presente na sua vida, a modalidade que mais a fez e faz sorrir é o Basquetebol. Hoje em dia, é fã e praticante de Yoga.

Ajudar e partilhar são sinónimos de si mesma. À raíz destas características, encontrou o Reiki e a Terapia do Som, que utiliza atualmente, também, como ferramentas de trabalho enquanto terapeuta.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | WORKSHOP DEBATEU EDUCAÇÃO, ÉTICA E DESPORTO

 Teve lugar esta segunda-feira, 4 de dezembro, no Edifício da Resinagem, o workshop sobre “Educação, ética e desporto: Uma relação privilegiada”, organizado pelo Município da Marinha Grande, Plano Nacional da Ética no Desporto e Centro de Formação Leirimar.
A sessão teve como oradores Jorge Humberto Dias, embaixador do Plano Nacional da Ética no Desporto, e João Rodeia, da Coordenação Nacional do Plano Nacional da Ética no Desporto, tendo contado também com a presença de João Teixeira, chefe da Divisão do Desporto Juventude e Associativismo, e de Olga Mouroço, coordenadora do Leirimar.

O workshop teve como objetivos: potenciar o Desporto como atividade humana na intervenção do profissional; abordar o tema da Intencionalidade educativa; apoiar os profissionais na implementação de estratégias de promoção de valores e ética no desporto; analisar a didática dos Valores e a Pedagogia do Exemplo; apresentar boas práticas no âmbito da promoção de Valores e Ética no desporto.

*Gabinete de Comunicação e Imagem