sábado, 6 de abril de 2024

LUIS COUTO EM GRANDE DESTAQUE NO XII PIODÃO TRAIL RUNNING

 
Organizado pela Associação Desportiva o Mundo da Corrida, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, decorreu no sábado 6 de abril, o XII Piódão Trail Running em freguesias dos Concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital com partida e chegada na aldeia do Piódão, com 3 distâncias competitivas de 54km, 25km, 13km e uma caminhada.
Participaram 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 25km, prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, tendo no sector feminino a atleta Gabriela Marques, alcançado a 5ª posição na classificação geral feminina e o 3º lugar no escalão F40 e Otília Costa, que alcançou a 7ªposição na classificação geral feminina e a 2ª posição no escalão F45.
No sector Masculino Luís Couto, alcançou o 1ºlugar na classificação geral masculino conquistando igualmente o 1º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 11º masculino, 4º M45, Nuno Almeida, 25º masculino, 7º M45 e José Mendes, 51º masculino, 8º M35
A equipa da Secção de Ar Livre e Aventura no final da competição alcançou o 2° lugar. entre as equipas que completaram a prova de 25km.
Grande destaque para a vitória da geral e escalão do atleta Luís Couto e para o pódio coletivo e pódios individuais de escalão das atletas Gabriela Marques e Otília Costa.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


CURSO PARA TRATAMENTO DE VARIZES


Na passada quinta-feira, dia 4 de Abril de 2024, o Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Doutor José Maria Grande (ULSAALE), em colaboração com o Capítulo de Cirurgia Vascular da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, organizou a 2ª edição do curso EVTA-Day Hand’s on.
Este curso contou com a colaboração do Dr. Sérgio Silva e Dr. Nelson Camacho (Cirurgiões Vasculares) e, através de uma forte componente prática, permitiu a aprendizagem da técnica laser endovascular para tratamento de varizes dos membros inferiores. Nesta edição participaram cirurgiões e internos de cirurgia geral de várias unidades hospitalares da região centro e sul do país, permitindo que possam replicar estas técnicas inovadoras por outras unidades hospitalares.

Refira-se que no HDJMG existe uma equipa de Cirurgiãs Gerais que se dedicam à patologia venosa dos membros inferiores e vêm aplicando a técnica laser para tratamento de varizes desde 2018, com excelentes resultados.

ULSAALE
*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça