domingo, 19 de fevereiro de 2023

Candidatura científica liderada pelo Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. Município apoia candidatura do calcário de Ançã a Património Mundial


O Município de Cantanhede congratula-se com a candidatura do calcário de Ançã à designação de Pedra Património Mundial, cujo processo está a ser conduzido pelo Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.

Ao intervir na reunião camarária desta quarta-feira, o vice-presidente Pedro Cardoso, que tutela a área da Cultura, deu conta que a candidatura académica desenvolvida pelo Centro de Geociências visa o reconhecimento internacional desta pedra “ornamental” enquanto recurso geológico com utilização generalizada na cultura humana, tem a coordenação da prestigiada académica Dr.ª Helena Henriques, professora e investigadora, que tem colaborado em importantes projetos com interesse para o concelho e que “conta com a parceria incontornável do Município de Cantanhede, total disponibilidade do Museu da Pedra, assim como da Junta de Freguesia, cujo trabalho de envolvimento da comunidade já começou”.

Congratulamo-nos com esta candidatura e, numa primeira fase, com o reconhecimento científico pela prestigiada Universidade de Coimbra, através do Centro de Geociências. Não temos a mínima dúvida do êxito desta candidatura, pois além de reunir os requisitos necessários, apresenta uma inquestionável qualidade científica, cuja chancela do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra é da maior relevância, envolve toda a comunidade e conta com a parceria estratégica do Município de Cantanhede e do Museu da Pedra”, referiu o autarca.

Pedro Cardoso entende ainda que outros fatores podem convergir para a atribuição do “selo” da Unesco, nomeadamente a presença de muito património arquitetónico e escultórico já reconhecido como património da humanidade, e a perspetiva de concretização do projeto Geoparque Atlântico e respetiva integração na Rede Mundial de Geoparques.

Recorde-se que o extraordinário património paleontológico que as pedreiras de Ançã encerram, o valor histórico, artístico e sociológico decorrente da exploração e utilização desse calcário ao longo de vários séculos, a importância desta pedra no período áureo da escultura e arquitetura, como é exemplo da renascença coimbrã que tinha a famosa “pedra de Ançã” como matéria prima por excelência, já tinha merecido por parte do Município de Cantanhede a criação, em 2001, do Museu da Pedra, que, entre muitos outros prémios, foi galardoado em 2006 com o Prémio Geoconservação, que distingue as autarquias que se destacam na implementação de estratégias de conservação e valorização do património geológico do seu território.

Anadia promove concurso escolar Ler & Aprender

A Câmara de Anadia está a promover mais uma edição do concurso literário “Ler & Aprender”, dirigido aos alunos de todas as instituições de ensino do concelho, tendo como objetivo promover hábitos de leitura e incentivar a escrita criativa.
O concurso prevê a criação, individual, de textos inéditos pertencentes aos diversos géneros literários, enfatizando a correção linguística e a expressão literária, nele podendo participar os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, incluindo os do Ensino Profissional e do Programa Qualifica. A apreciação e avaliação dos trabalhos apresentados, terá em conta a criatividade e a correção da linguagem utilizada.
De acordo com as normas do concurso “Ler & Aprender”, os prémios monetários, no valor de cem euros, são atribuídos aos estabelecimentos de ensino e destinam-se à melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares, ou seja, serão investidos na aquisição de fundo documental e de equipamentos diversos. Aos alunos vencedores serão atribuídos certificados de participação e cheques-livro no valor de 25 euros.
A data limite para a entrega dos trabalhos é 31 de março. A divulgação dos vencedores acontecerá no mês de junho e a entrega dos respetivos prémios terá lugar aquando da realização da cerimónia do 15º aniversário da Biblioteca Municipal, no mês de julho.

Carnaval de Castelo de Paiva arrancou hoje com desfiles escolares na vila e no Couto Mineiro

 Enterro do Entrudo vai animar Pedorido
Neste tempo soalheiro de Fevereiro, com folia e muita animação, o concelho de Castelo de Paiva começou hoje a viver o ambiente de Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com os desfiles escolares a sair à rua na manhã de hoje, sendo que, ao todo, foram cerca de 1200 alunos que deram corpo e colorido à festa, manifestando a sua alegria nestas iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que contaram com o apoio municipal, registando –se a presença dos responsáveis do Executivo Municipal, liderado pelo presidente José Rocha.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva  e o Centro Social e Paroquial de Sobrado promoveram esta manhã, no espaço do Largo do Conde, o grande Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 800 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Também nesta manhã, pelas ruas de Oliveira do Arda, na vila da Raiva, foi realizado o Desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, com a presença do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, totalizando uma apresentação com a participação de cerca de 350 crianças, onde marcou presença a Vereadora da Educação e Cultura, Liliana Vieira.
 Entretanto, para Segunda-feira, dia 20 de Fevereiro pelas 14.00h, no espaço do Pavilhão Municipal, o gabinete local da Rede Social vai dinamizar um Desfile e Baile de Carnaval com os utentes das várias IPSS do Concelho, promovendo este ano um convívio inter-institucional, com a participação de adultos e crianças das várias respostas sociais, apresentadas pelas instituições do concelho.
   
Enquanto em Pedorido, se realiza na tarde do Domingo Gordo, junto ao Parque de Merendas, o habitual desfile infantil, com concurso de máscaras e animado bailarico com o Duo Som Baile, e o Enterro do Entrudo, junto à Ponte Centenária, na noite do dia 20, com arraial nocturno com a presença do Duo HD, na vila de Sardoura, a Comissão de Festas em Honra da Senhora da Assunção vai promover algumas iniciativas para assinalar o Entrudodestacando-se na noite de Segunda –feira, um animado Baile de Carnaval, com a presença Duo And'i'Marc.
Será pois, uma boa oportunidade para sair à rua e participar na folia, entrar no espírito festivo, colocar a máscara e divertir se na companhia de muitos que dão asas à imaginação na arte do disfarce, de muito ritmo, entre outras surpresas, assim como pinturas faciais e outras actividades festivas.






























Carlos Oliveira