sábado, 10 de março de 2018

Campanha para 1 milhão de visualizações. Assine. Não custa nada.


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Bem-vindo ao Litoral Centro. Assine. Não custa nada.
Consigo é possível! Siga as indicações que forem surgindo.
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online
editorlitoralcentro@gmail.com

Dadores de sangue | Ausência das actividades profissionais para doar sangue

Verificamos que nem sempre os dadores de sangue são informados da melhor maneira por quem, devia sentir-se no dever de o fazer nos locais de colheitas.
Também somos levados a pensar que, os desentendimentos que de vez enquanto surgem entre a entidade patronal e o dador de sangue podiam de certa forma ser evitados, ou pelo menos reduzidos se houvesse um empenhamento da parte da entidade que procede à recolha de sangue sensibiliza os empresários.
Interessa é ter o dador de braço estendido, para de seguida só voltar a ser lembrado para doar sangue de novo, até lá não incomode.
Isto é INJUSTO!
A ADASCA preocupa-se com a falta de informação aos dadores, nesse sentido torna público o texto acima extraído do Estatuto do Dador de Sangue que pode ser guardado para futuras consultas.
Talvez dê jeito a um grupo aveirense que anda por aí a tirar proveito do trabalho desta associação...
Onde não existe vergonha tudo pode acontecer!

J. Carlos
Director



Um jardim de cerejeiras, orquídeas e camélias – e um cocktail para acompanhar

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
O tempo que faz lá fora pode não estar muito condizente com o cardápio que hoje temos para oferecer, mas a verdade é que aqui na Fugas aguardamos ansiosamente pela chegada da Primavera. Vai daí, porque temos muita vontade de ver chegar dias soalheiros e temperados, com uma chuvinha mansa à mistura, daquelas que permite à natureza regenerar-se, hoje trazemos-lhe sugestões muito floridas.
Começamos pelo país do lado, aonde vamos, pela mão do andarilho Sousa Ribeiro, conhecer a paisagem incrível do Valle del Jerte – e os seus campos de cerejeiras em flor. O tempo, já se sabe, anda muito trocado, mas conta-nos ele que a partir de meados de Março, e durante os primeiros dias de Abril, é possível ver todo este território a apenas duas horas de Madrid coberto de um irresistível manto branco. São milhões de flores de cerejeira que oferecem de mão beijada panorâmicas inesquecíveis. A reportagem tem um título sugestivo – “A cereja no topo do vale” – e prossegue até La Vera, onde Carlos V passou os seus últimos dias.
Continuamos para bingo no capítulo dos jardins, mas desta vez paramos no Porto. Primeiro em casa de Graziela Meister, dona de uma das mais significativas colecções de orquídeas do país. É ela a protagonista da semana e partilhou com a Andreia Marques Pereira alguns dos segredos destas plantas tão vistosas quanto delicadas. A conversa surge a propósito da 9.ª Exposição de Orquídeas do Porto, que decorre para a semana, entre 16 e 18 de Março, na Exponor. Leia aqui como nasceu a paixão de Graziela pelas flores que têm 28 mil espécies na natureza.
Sim, ainda temos mais flores para lhe oferecer esta tarde. Desta vez são camélias e vêm de um jardim no Bairro das Artes. Estamos novamente no Porto, n’A Bela Aurora, uma casa familiar dos finais do século XIX que Paula e Massimo transformaram numa guest house onde os dias correm devagar. “Do outro lado da porta está o Porto, à nossa espera”, escreve a Alexandra Prado Coelho, que dormiu lá uma noite. O relato da experiência está aqui.
Já a Andreia Marques Pereira voltou a Miranda do Douro, à boleia de um festival de gastronomia e artesanato, mas não é só disso que nos fala. Ora veja aquicomo uma casa erótica e um Menino Jesus convivem bem numa região onde as tradições se vivem à flor da pele.
Por fim, uma sugestão para quem anda pelos lados de Vila do Conde. Porque não experimentar um dos cocktails sugestivos do PUBBLIK? O Miguel Dantas já passou por lá e abriu a arca do Tesouro.
Estamos conversados por hoje. Volto no sábado, mais ou menos à mesma hora, com mais sugestões para o seu fim-de-semana – e mais além. Durante a semana, vemo-nos aqui. Boas viagens!
Vale a pena voltar aqui



Hora de Fecho: Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
Uma homenagem a Adriano Moreira e o discurso da líder, Assunção Cristas, marcam as primeiras horas do 27º congresso do CDS em Lamego. Veja aqui a transmissão em direto
O antigo presidente centrista foi homenageado no 27º Congresso do CDS e aproveitou a reunião magna do partido para responder aos (poucos) críticos de Cristas: até a Igreja Católica está em renovação.
Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso comentam o primeiro discurso de Assunção Cristas no 27º congresso do CDS. Veja aqui em direto
Critica o PSD que "está com falta de identidade" e até se compara a Luís Montenegro, do PSD. Líder da JP diz que não se pode negligenciar matriz ideológica dos partidos em nome do poder pelo poder.
Feliciano Barreiras Duarte, novo secretário-geral do PSD, diz no seu currículo há vários anos que foi "visiting scholar" em universidade nos EUA. Universidade nega e acusa-o de forjar documento.
O plano especial de emergência para cheias na Bacia do Tejo foi acionado em nível de alerta amarelo, anunciou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Benfica emitiu um comunicado onde nega ter recebido informações sobre processos ou inquéritos em curso, ao mesmo tempo que fala de violação de segredo de justiça de fontes judiciais e da PJ.
Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, revelou conversas no final do jogo da equipa B com a Académica e deixou uma questão no ar sobre o Benfica B-Académica. Ambos vão avançar com processo.
No início era apenas uma sitcom sobre 4 amigas solteiras na grande cidade. Mas pouco depois tornou-se um símbolo da transformação televisiva e, ao mesmo tempo, de uma mudança no poder feminino.
Histórias de crime e de redenção, de padres e fiéis pouco dados a regras, de amores e desamores que se confundem com quem lê. João Pedro Vala escreve sobre "Gente Séria", de Hugo Mezena. 
Opinião

Rui Ramos
Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser? 

José Manuel Fernandes
O cosmopolitismo das elites impede-as de perceber o mal-estar que as mais recentes vagas migratórias geraram um pouco por toda a Europa. É uma cegueira que tem aberto as portas a todos os populismos. 

João Cândido da Silva
Pedro Passos Coelho, Vítor Gaspar e Maria Luis Albuquerque acabam de ganhar um apoiante inesperado. Chama-se Mário Centeno, na versão de presidente do Eurogrupo.

Manuel Villaverde Cabral
Na Grécia a força material da UE continuou a ser suficiente para absorver os movimentos centrífugos da esquerda populista, e em Itália o peso da moeda única prevalecerá sobre os ímpetos soberanistas. 

Diana Soller e Madalena Meyer Resende
Durante os últimos anos, os partidos do centro alemão parecem ter estado muito mais preocupados em fazer o que os eleitores querem do que dizer aos eleitores ao que vêm. Neste processo perderam a alma
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Caso | Académica e Benfica processam diretor de comunicação do Sporting

JORGE FIRMINO / GLOBAL IMAGENS

Em causa declarações de Nuno Saraiva sobre alegada combinação do resultado entre a equipa B dos encarnados e os estudantes

A SAD do Benfica e a Académica vão acionar judicialmente o diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva. Em causa estão as declarações daquele dirigente na Sporting TV, que terá sugerido que a equipa B dos encarnados terá facilitado no jogo com a Académica, no Seixal, que a Briosa venceu esta sexta-feira por 4-0, em troca de votos na Liga.

"As suspeitas e evidências do polvo do Benfica é algo que extravasa muito as paredes do Estádio da Luz. Tivemos nos últimos tempos um episódio que me causou preocupação e sobre o qual fiquei à espera do dia de hoje para perceber o que queria dizer. Quando a Académica foi jogar a Alcochete, há duas semanas, com o Sporting B [2-2], houve um sururu no final com um dirigente da Académica que será facilmente identificado nas imagens. Não estava lá mas foi-me relatado que, depois, o próprio presidente da Académica dirigiu-se ao treinador do Sporting B, Luís Martins, e disse-lhe: "Isto é uma vergonha, tanto anti-jogo. Se vão acabar com a equipa B nem se percebe o facto de não facilitarem. Depois vão querer os nossos votos para a AG da Liga. Daqui a 15 dias vamos ao Seixal e vamos ganhar fácil. Depois queixem-se. Houve um outro dirigente que disse o mesmo ao Virgílio Lopes. O delegado da Liga, o sr. Sérgio Ferreira, assistiu à parte inicial da conversa e depois afastou-se. A verdade é que hoje a Académica foi ao Seixal ganhar por 4-0", disse Saraiva.

Nesse sentido, os encarnados consideram tratar-se de "declarações totalmente absurdas, injuriosas e difamatórias", razão pela qual partem desde já para "processos cíveis e criminais, no âmbito da justiça desportiva e civil".

Já a Académica aproveitou em comunicado para "desmentir, lamentar e repudiar as tristes e falsas declarações do funcionário sr. Saraiva", acrescentando que encaminharam este assunto para o departamento jurídico: "Para que seja exigida a censura pública do interveniente pela violação grosseira de honorabilidade e bom nome, exigindo a reparação de todos os danos daí resultantes, que serão integralmente entregues a Instituições de Solidariedade Social."

Eis o comunicado do Benfica na íntegra:

"A Sport Lisboa e Benfica SAD determinou a instauração imediata dos competentes processos cíveis e criminais, no âmbito da justiça desportiva e civil, ao diretor de comunicação do Sporting Clube de Portugal, pela gravidade das suas afirmações em relação ao jogo realizado ontem, para o Campeonato da Segunda Liga, entre o Sport Lisboa e Benfica e a Associação Académica de Coimbra.

Declarações totalmente absurdas, injuriosas e difamatórias que ofendem a reputação das instituições em causa e de todos os profissionais dos dois clubes, e que devem merecer a máxima atenção por parte dos responsáveis das competições desportivas."

Eis o comunicado da Académica na íntegra:

"A Associação Académica de Coimbra/OAF, não obstante as boas relações existentes com o Sporting, com o seu Presidente, com a sua Direcção e demais Órgãos Sociais, não pode deixar de desmentir, lamentar e repudiar as tristes e falsas declarações do funcionário sr. Saraiva.

A AAC/OAF não confunde o Sporting Clube de Portugal, os seus representantes ou adeptos, por quem tem todo o respeito, com o funcionário sr. Saraiva.

A AAC/OAF tem cento e trinta anos de História. Cento e trinta anos de honra, de respeito, de luta pela democracia, pela liberdade, pela liberdade de expressão, pela verdade e pela verdade desportiva.

A AAC/OAF acredita que a grandeza das instituições não se esgota na quantidade de adeptos, de vitórias ou de títulos conquistados. Temos muito orgulho em todas as vitórias e em todos os títulos.

Temos muito orgulho em todos os que representam e representaram a Académica e em todos os nossos sócios e adeptos. Foram eles que, dentro e fora de campo, construíram a nossa bela História, que faz da AAC/OAF não apenas grande, mas enorme.

Pela nossa História, pelo nosso passado e pelos valores que nos orientam no presente, não podemos admitir a subserviência ou servir propósitos profissionais do funcionário Saraiva e dos seus ataques a outros clubes.

Somos maiores do que isso. Exigimos respeito. Demarcamo-nos dessas guerras e dessas atitudes. Tratamos com igual respeito e educação todos os clubes e, por isso, exigimos o mesmo tratamento.
A Académica não admite que seja retirado brio ou mérito às suas vitórias.

A Académica, o seu presidente e os seus dirigentes, porque prezam a honra e dignidade desta Instituição, a verdade e a verdade desportiva, encaminharam este assunto para o departamento jurídico para que, nos meios próprios, seja exigida a censura pública do interveniente pela violação grosseira de honorabilidade e bom nome, exigindo a reparação de todos os danos daí resultantes, que serão integralmente entregues a Instituições de Solidariedade Social."

Fonte: DN

Detalhe importante em reunião secreta de Palocci causa alvoroço na Lava Jato


O ex-ministro do PT não consegue acordo de delação premiada e se prejudica cada vez mais na Justiça.

A força-tarefa das investigações da Operação Lava Jato deflagrou nesta última sexta-feira, 9 de março, a Operação Buona Fortuna, que faz parte da 49° fase da Lava Jato. As investigações atingem em cheio o ex-ministro Delfim Neto. No entanto, o ex-ministro do Partido dos Trabalhadores (PT) Antonio Palocci foi citado cerca de 25 vezes na operação.

Segundo depoimento do delator Otávio Azevedo, da empresa Andrade Gutierrez, uma reunião suspeita foi comandada por Palocci, que na época tinha grande poder de influência no governo. A reunião aconteceu em um apartamento localizado na Asa Norte em Brasília. A reunião tratou de assuntos ilícitos como ”contribuição financeira para o PT e PMDB”.

No entanto, um fato que chama atenção, é que o apartamento em que foi realizado a reunião teve como moradora Wanine Santana Lima, uma ex-coordenadora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça. Esta procuradora ganhou fama ao fazer parceria com o então sub-procurador Eugênio Aragão. Os dois bolavam estratégias para fazer com que autoridades americanas fossem impedidas de enviar documentos relativos as contas de Duda Mendonça para a Polícia Federal. 

Uma outra reunião de Palocci ocorreu em sua residência, em São Paulo, dois dias depois de se encontrarem no apartamento da Asa Norte.

Com inúmeras tentativas na Justiça, Antonio Palocci não está conseguindo acertar uma delação premiada. O acordo com o Ministério Público Federal (MPF) já dura mais de um ano e não vai pra frente.

A Lava Jato enfatizou que Palocci trabalhava no governo como uma porta-voz, ou seja, tudo o que acontecia passava pelo então ministro de Dilma e Lula.

Um eventual acordo de delação premiada não iria comprometer apenas membros do governo e partidos, mas sim bancos. Mesmo sendo atrativo para o MPF, ainda faltariam provas robustas para fazer com que a Justiça concorde com o acordo.

Em uma outra tentativa da defesa de Palocci, foi enviado um pedido ao Tribunal Regional Federal, da 4° região, o mesmo tribunal que condenou Lula em 12 anos e um mês de cadeia. O ex-ministro pediu para ser ouvido pelos desembargadores em segunda instância, da mesma forma que foi ouvido pelo juiz federal Sergio Moro. Porém, o recurso foi negado.

O advogado de Palocci, Adriano Bretas, informou que os trâmites na Justiça ocorrem em sigilo absoluto, não sendo possível emitir informações sobre o acordo de delação.
Via: blastingnews 


Congresso do CDS-PP. Cristas propõe-se liderar "o centro e a direita"

Congresso do CDS-PP. Cristas propõe-se liderar o centro e a direita
No primeiro discurso perante os delegados ao 27.º Congresso do CDS-PP, em Lamego, Assunção Cristas propôs-se, uma vez mais, elevar o partido à condição de primeira força “no espaço do centro e da direita”. Um objetivo a concretizar “sem hesitações” ou “complexos”, clamou na defesa da sua moção de estratégia global, que enquadra a formação de listas próprias para as próximas eleições europeias e legislativas.
O CDS-PP, sustentou Cristas, rosto da moção “Um passo à frente”, deve assumir-se como “o partido alternativo ao socialismo”. Uma ideia que havia já agitado à entrada para os trabalhos em Lamego, quando afirmou aos jornalistas que os principais adversários dos democratas-cristãos seriam António Costa e “as esquerdas unidas”.

“Queremos ser o primeiro partido no espaço do centro e da direita, sem hesitações, sem complexos”, propugnou.
Cristas revelou que o CDS-PP voltará a forçar uma votação do Programa de Estabilidade na Assembleia da República, de forma a “que fique absolutamente claro que as esquerdas estão bem unidas”.


Assunção Cristas disse também preservar, ao cabo de dois anos de liderança dos ex-parceiros de coligação governativa do PSD, as mesmas prioridades da moção que fez aprovar em Gondomar, quando recebeu o testemunho de Paulo Portas.

“Combater a pobreza também pela criação de emprego, criar um país amigo da família, compreender e valorizar a globalidade do nosso território, dar centralizado à cultura, apostar num Estado Social de Parceria e garantir a qualidade da justiça”, enumerou.

Outra das ideias resgatadas à moção de estratégia de há dois anos é a da “afirmação de uma oposição firme, acutilante e sempre construtiva”.

E num claro recado destinado a críticos internos a presidente do CDS-PP traçou também como meta “chegar a todos”: “Quero que me entendam, conheçam as nossas propostas e vençam os preconceitos que têm contra nós”.

“Sou pragmática? Sou”, sintetizou.


O primeiro discurso de Assunção Cristas na íntegra

“Nunca na minha vida, como mulher, mãe, professora, advogada, deputada, ministra ou presidente do partido, nunca, absolutamente nunca, prescindi de valores, de ideais, de inspiração. Mas para mim os valores não são para estar numa prateleira, numa vitrina. Têm que ser colocados em prática”.
“A democracia-cristã no eixo da roda”

Num balanço dos últimos dois anos, Cristas reclamou para o CDS-PP pós-Portas a liderança da agenda político-partidária “em muitos domínios”, sempre, argumentou, com o intuito de “representar mais e melhor os portugueses”.

Na mesma linha, quis advogar que o partido não parou “um minuto” desde que foi eleita para a liderança, deixando em seguida um elogio ao braço parlamentar, ao defender que os deputados do CDS-PP formam a “melhor bancada”. 

A ideia da líder do CDS-PP é “jogar por antecipação” relativamente aos desempenhos das demais forças partidárias.

Acusada internamente de ter submetido ao escrutínio do Congresso de Lamego uma moção com lacunas, particularmente em matéria ideológica, Assunção Cristas quis afastar “qualquer dúvida”.

“O meu CDS é o CDS que tem a democracia-cristã como eixo da roda e se assume como a casa do centro e da direita das liberdades, juntando conservadores e liberais. Esse é o meu CDS”, afiançou.
“Esquerdas encostadas”

Embora tenha assumido como objetivo primordial a liderança do centro-direita, o que implicará sempre disputar eleitorado ao PSD de Rui Rio, Assunção Cristas martelou a tese de que os únicos adversários do CDS-PP são “o Partido Socialista e as esquerdas encostadas, que ora encostam ora ameaçam desencostar”.

Os democratas-cristãos, insistiu, terão de se apresentar como “uma alternativa ao Governo das esquerdas encostadas que gere o dia-a-dia e não tem uma visão de futuro para o país, um Governo do imobilismo que não vê a mudança do mundo que entra pelos olhos dentro”.

Já no termo desta primeira intervenção - que daria lugar a aplausos de pé dos delegados e gritos de “Assunção” -, Cristas quis garantir que o país ficará “a saber”, uma vez concluídos os trabalhos de Lamego, que “o CDS é a única alternativa”.

Fonte: RTP Noticias

Mentira de Sepúlveda quebra o código de ética da OAB


Uma OAB forte certamente iria instaurar um procedimento ético-disciplinar contra o advogado.

A aparição do ex-ministro Sepúlveda Pertence no cenário de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está marcando tragicamente o fim da carreira do ilustre jurista.
Tentando justificar o injustificável o advogado do meliante petista cometeu um sério deslize ético-profissional.
É sabido que a causa de Lula valeu uma boa fortuna, milhões e milhões de reais.
Sepúlveda, no entanto, afirmou neste sábado em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que está trabalhando ‘de graça’ para o ex-presidente.
A flagrante ‘mentira’, além de isentá-lo do pagamento do imposto de renda, quebra o código de ética da OAB, que proíbe os advogados de atuarem de graça em causas com fins eleitorais e políticos.
A rigor, a OAB só permite aos advogados o trabalho ‘de graça’ para ONGs ou entidades sem fins lucrativos.
Uma OAB forte certamente iria instaurar um procedimento ético-disciplinar contra o advogado.
Nos Estados Unidos, Sepúlveda fatalmente perderia o seu registro.
Aqui no Brasil, ficará tão somente desmoralizado, mas bem mais rico.
Cada um faz as suas escolhas.

Via: JORNAL DA CIDADE ONLINE

Sérgio Moro toma decisão, manda revirar imóvel e arrombar cofres de ex-ministro


Juiz federal responsável pela condução da Operação Lava Jato implementou uma nova fase da operação anticorrupção nesta sexta-feira (09).
Ao se iniciar a manhã desta sexta-feira (09) do mês de março, uma nova operação de combate à Corrupção tomou as ruas do país. A determinação partiu do juiz federal Sérgio Moro, cujos desdobramentos das apurações da força-tarefa decorrem no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A nova operação desencadeada nesta sexta, foi denominada pelos investigadores federais como “Operação Buona Fortuna”, ao apurar escândalos de desvios de dinheiro público, durante a construção da Usina Belo Monte, no estado do Pará.

Entretanto, um dos principais alvos da operação conduzida pela força-tarefa do Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Lava Jato, é o ex-ministro da Fazenda e ex-deputado federal, Antônio Delfim Netto, de 89 anos de idade.

De acordo com as investigações, o ex-ministro teria recebido quantias que extrapolam aproximadamente 10% de propinas que eram dirigidas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e também ao MDB (antigo PMDB), durante fase de construção da usina supra-citada.

Arrombamento de cofres em apartamento
Vale ressaltar que a nova fase da Operação Lava Jato, batizada de “Operação Buona Fortuna” , teria averiguado que alguns pagamentos indevidos, em se tratando de “vantagens” foram pagos a políticos e agentes públicos, de modo que teria ocorrido através de um consórcio de empreiteiras envolvidas na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. As provas e evidências obtidas dão conta de que os pagamentos direcionados nesse mega esquema de corrupção ao ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, teriam alcançado as cifras de cerca de R$ 15 milhões.

Conforme a determinação do juiz Sérgio Moro, um mandado de busca e apreensão foi impetrado para a residência do ex-ministro Delfim Netto, tendo como objeto a coleta de provas relacionadas às práticas criminosas de lavagem de dinheiro, corrupção fraudes à licitação pública e associação criminosa. Além disso, ficou determinado pelo juiz Sérgio Moro, a expressa autorização para que os agentes federais pudessem arrombar cofres, se não previamente ou voluntariamente abertos.

O magistrado paranaense solicitou ainda, que fosse disponibilizado às autoridades policiais, todo o acesso a conteúdos de computadores e de quaisquer dispositivos que se encontrem no local de buscas, inclusive, com a permissão de que esses objetos sejam apreendidos, conforme haja necessidade para tal, além da averiguação de arquivos eletrônico que possam ser apreendidos e que sejam relacionados às comunicações eventualmente registradas, durante o exercício do mandado de busca e apreensão. 

Via: blastingnews

Sábado e Domingo: dias de jogos de Ténis de Mesa, em Cantanhede!

Seção de Ténis de Mesa do SC Povoense, parceira do Jornal Mira Online para a área desportiva no Concelho de Cantanhede, tem 2 importantes encontros para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Centro, durante este fim de semana... em casa!
Compareça e dê o seu apoio!

Benfica nega ter sabido de buscas antecipadamente

Resultado de imagem para O Benfica negou hoje ter sido informado antecipadamente de buscas da Polícia Judiciária em qualquer processo em curso.  "A Sport Lisboa e Benfica SAD reafirma que nunca recebeu essa ou outras informações sobre qualquer um dos processos que estejam em curso na justiça e que envolvam a sua instituição ou qualquer outra", lê-se em comunicado do clube lisboeta, cujo assessor jurídico, Paulo Gonçalves, é suspeito de ter tido acesso indevido a processos relativos ao Benfica.  Na sua edição de hoje, o semanário Expresso diz que "a PJ encontrou, nas buscas que fez no gabinete de Paulo Gonçalves no Estádio da Luz, cópias de despachos do juiz de instrução no caso dos e-mails sobre pedidos de buscas e inquirições a suspeitos".  Este processo, desencadeado por denúncias do diretor de comunicação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques, investiga suspeitas de influência do Benfica sobre o setor da arbitragem no futebol.  Fonte judicial citada pelo Expresso afirma que "o Benfica sabia por antecipação de todas as buscas da PJ ao clube" e "fez uma espécie de 'briefing' com os funcionários para saber como atuar". A mesma fonte diz que "o clube começou a ter acesso ilegal aos processos desde o caso dos 'vouchers', em 2016".  "A Sport Lisboa e Benfica SAD não pode também deixar de manifestar a sua estranheza e repúdio por (...) serem citadas de forma sistemática pretensas fontes judiciais ou fontes da Polícia Judiciária ligadas ao processo, numa assunção clara de violação do segredo de justiça, perante a total ausência de qualquer posição por parte dos responsáveis da investigação criminal e justiça", acrescenta o comunicado do Benfica.  Considerando-se ofendido no seu bom-nome e reputação por estas notícias, o Benfica afirma que "reagirá de imediato e pelos meios próprios contra os seus autores e cúmplices e exigirá que a gravidade destas condutas mereça a devida punição". Na terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) deteve Paulo Gonçalves e o funcionário do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça José Silva,
O Benfica negou hoje ter sido informado antecipadamente de buscas da Polícia Judiciária em qualquer processo em curso.
"A Sport Lisboa e Benfica SAD reafirma que nunca recebeu essa ou outras informações sobre qualquer um dos processos que estejam em curso na justiça e que envolvam a sua instituição ou qualquer outra", lê-se em comunicado do clube lisboeta, cujo assessor jurídico, Paulo Gonçalves, é suspeito de ter tido acesso indevido a processos relativos ao Benfica.

Na sua edição de hoje, o semanário Expresso diz que "a PJ encontrou, nas buscas que fez no gabinete de Paulo Gonçalves no Estádio da Luz, cópias de despachos do juiz de instrução no caso dos e-mails sobre pedidos de buscas e inquirições a suspeitos".
Este processo, desencadeado por denúncias do diretor de comunicação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques, investiga suspeitas de influência do Benfica sobre o setor da arbitragem no futebol.
Fonte judicial citada pelo Expresso afirma que "o Benfica sabia por antecipação de todas as buscas da PJ ao clube" e "fez uma espécie de 'briefing' com os funcionários para saber como atuar". A mesma fonte diz que "o clube começou a ter acesso ilegal aos processos desde o caso dos 'vouchers', em 2016".
"A Sport Lisboa e Benfica SAD não pode também deixar de manifestar a sua estranheza e repúdio por (...) serem citadas de forma sistemática pretensas fontes judiciais ou fontes da Polícia Judiciária ligadas ao processo, numa assunção clara de violação do segredo de justiça, perante a total ausência de qualquer posição por parte dos responsáveis da investigação criminal e justiça", acrescenta o comunicado do Benfica.

Considerando-se ofendido no seu bom-nome e reputação por estas notícias, o Benfica afirma que "reagirá de imediato e pelos meios próprios contra os seus autores e cúmplices e exigirá que a gravidade destas condutas mereça a devida punição".

Na terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) deteve Paulo Gonçalves e o funcionário do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça José Silva, por suspeitas de violação do segredo de justiça, corrupção, um crime informático de acesso ilegal e um de favorecimento pessoal, depois de ter realizado 30 buscas nas áreas de Porto, Fafe, Guimarães, Santarém e Lisboa, que levaram à apreensão de relevantes elementos probatórios.
A investigação, iniciada há quase meio ano pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, averigua "o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários".
Após a detenção de Paulo Gonçalves, o Benfica assumiu a confiança de que o seu assessor jurídico vai "provar a legalidade dos seus procedimentos".
Após o primeiro interrogatório judicial, Paulo Gonçalves, que está indiciado por corrupção ativa e quatro crimes de violação do segredo de justiça, estes em coautoria com o técnico informático José Silva, ficou proibido de contactar com os outros quatro arguidos do processo, de acordo com o despacho da juíza Cláudia Pina.
José Silva, que ficou em prisão preventiva, está indiciado de um crime de corrupção passiva, favorecimento pessoal, peculato, burla informática, falsidade informática, nove crimes de acesso ilegítimo e mais quatro crimes de violação de segredo de justiça, estes em coautoria com Paulo Gonçalves 

Acionado Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi hoje acionado em nível de alerta amarelo
Resultado de imagem para Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo
A decisão foi tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.
Em comunicado, o CDOS de Santarém adianta que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha".
Mantendo-se a situação atual, prevê-se que que os caudais lançados no Rio Tejo possam atingir os 2000m3/s em Almourol, ao longo do dia de hoje
Desde as 23:00 de sexta-feira que os caudais estão acima dos 1500m3 constituindo-se como "fator de risco muito significativo no galgamento das margens do Rio Tejo, tendo-se verificado hoje pelas 07:00 o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo com 2297m3/s", salienta a Proteção Civil.
"Perante os dados verificados e as consequências previsíveis", a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível amarelo.
Segundo o CDOS de Santarém, as consequências do mau tempo já se fizerem sentir em alguns locais, nomeadamente em Constância, onde o parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere ficou submerso, na Estrada Municipal 1348, entre Vale de Figueira e Ribeira de Santarém, onde o trânsito está condicionado.
Para as próximas horas, as previsões apontam que devem ficar submersas a Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, a Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, a EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.
Perante esta situação, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução
DN / Lusa