quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Almanaque da Língua Portuguesa

Uma homenagem feliz, divertida e inspiradora ao português, num livro que põe a língua na boca do povo

Histórias deliciosas, curiosidades, efemérides incríveis, respostas a dúvidas e erros comuns. Tudo cabe no Almanaque da Língua Portuguesa, um livro assinado pelo professor universitário e linguista Marco Neves, que trata a língua com amor e muito humor. Uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, que chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro. A sessão de lançamento acontece um dia depois, na livraria Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa, com apresentação do linguista Fernando Venâncio.

Eis um companheiro para todas as ocasiões que irá ajudá-lo a esclarecer, de uma forma muito prática, as pequenas grandes dúvidas de português, que surgem no dia-a-dia, e ainda diverti-lo e inspirá-lo com várias curiosidades e surpresas sobre a nossa língua.

No Almanaque da Língua Portuguesa, o professor Marco Neves convida-o a participar numa homenagem à língua portuguesa e às suas origens, em que irá aprender histórias deliciosas da nossa língua, recordar efemérides da lusofonia, concluir se existe, ou não, um gene da língua e arriscar alguns palavrõezitos.

Descubra as listas das palavras mais feias e mais belas da língua portuguesa, saiba como evitar cometer os doze erros mais irritantes da língua, entre os quais a bengala «prontos», e aprenda a virgular um texto em quinze passos. 

Leia este almanaque como um calendário, consultando a secção correspondente ao mês em que se encontra. Será uma óptima maneira de aprender um pouco mais sobre o português ao longo do ano. Conheça as origens dos doze nomes atribuídos aos meses do ano. Sabia que o mês de Fevereiro deve o seu nome ao deus Fébruo? Que Julho é uma homenagem ao imperador romano Júlio César? E que Outubro já foi o oitavo mês do ano?

Pode ainda optar por «petiscar» ocasionalmente, abrindo o livro sem uma ordem certa, e escolher um dos grandes clássicos da literatura portuguesa sugeridos pelo professor Marco Neves, desde Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, até Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Até sobre informática vai aprender. Descubra como «obrigar» o processador de texto Microsoft Word a corrigir palavras e como evitar que ele considere erradas, palavras que estão correctamente escritas.

Tudo cabe neste Almanaque da Língua Portuguesa, um livro escrito com uma linguagem simples, acessível a todos os leitores, e bem-humorada, sem descurar o rigor com qual o autor trata o português.

Este é o nono livro de Marco Neves editado pela Guerra e Paz, Editores. Os dois últimos foram Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua, um dos Livros CMTV de maior sucesso, e ABC da Tradução.

O Almanaque da Língua Portuguesa chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro, mas pode, desde já, reservar o seu exemplar através de pré-venda no site oficial da Guerra e Paz.

Almanaque da Língua Portuguesa
Marco Neves
Não Ficção / Língua Portuguesa
200 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 18 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores

RIBAU ESTEVES ELEITO MEMBRO DO “BUREAU” DO COMITÉ DAS REGIÕES DA UNIÃO EUROPEIA


José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e membro da Delegação de Portugal no Comité das Regiões (CdR) da União Europeia, foi hoje eleito em Bruxelas pelo Plenário do CdR, membro do “Bureau” do CdR, a comissão restrita que faz a coordenação da gestão política do CdR (e que integra dois Portugueses, além do novo primeiro Vice-Presidente do CdR, o Português Vasco Cordeiro), para o novo mandato 2020/2025 que hoje se inicia. 

O Presidente da CMA integra ainda as Comissões COTER (dos Fundos Comunitários; que vai exercer) e ECON (da Economia; que vai delegar em Colega suplente). 

Na sua declaração de eleição, centrou a sua atenção na “importância da coesão e do desenvolvimento equilibrado da União Europeia”, realçando a ideia de que “se não tivermos um ato solidário dos 27, com a capacidade de garantir o montante total do orçamento, no mínimo igual ao que tínhamos antes da saída do Reino Unido, não vai ser possível ter fatias iguais. É preciso que cada país aumente a sua comparticipação para o bolo orçamental. (…) Se não conseguirmos que os territórios mais periféricos da Europa tenham um desenvolvimento mais forte, vamos continuar a assistir à desertificação dessas regiões europeias, com as pessoas a migrarem para outras já de grande concentração, onde têm melhores condições e rendimentos mais altos”, afirmou o Autarca de Aveiro, em nome de todos os membros portugueses do CdR. 

Ribau Esteves deixou ainda uma mensagem especial aos cidadãos da Região e do Município de Aveiro, afirmando ter “o maior gosto em assumir esta nova responsabilidade, apostado que estou em fazer um trabalho mais intenso e qualificado no CdR, em prol do reforço da União Europeia, de Portugal e de Aveiro”. 

A Delegação de Portugal vai trabalhar de forma intensa e em equipa, cuidando dos dossiers principais que estão em cima da mesa, nomeadamente a definição do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (que integra o próximo quadro de Fundos Comunitários), o “Green Deal” e a Agenda Urbana, assim como todo o trabalho de preparação da Presidência de Portugal na União Europeia no primeiro semestre de 2021. 

Neste novo mandato o CdR tem como Presidente o Grego, Apostolos Tzitzikostas, sendo primeiro vice-presidente do Português Vasco Cordeiro (Presidente do Governo Regional dos Açores, que vai assumir a presidência na segunda metade do mandato). 

Aveiro marca a sua presença num importante fórum de intervenção e influência política ao nível da União Europeia.

Workshop “Empresas verdes para regiões verdes e cidades verdes”

Braga, 12 de fevereiro de 2020 – Workshop subordinado ao tema “Empresas Verdes para regiões verdes e cidades verdes” reúne, no próximo dia 21 de fevereiro, no Altice Forum Braga, representantes de empresas municipais, empresas verdes inovadoras e especialistas europeus.


A InvestBraga e a Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento (EURADA) organizam um workshop, que terá lugar no próximo dia 21 de fevereiro, no Centro de Congressos do Altice Forum Braga entre as 8h30 e as 13h30, onde serão partilhadas experiências de empresas municipais e de empresas privadas em matéria de contratação pública ecológica e de compras sustentáveis. Estarão em debate as regras de contratação pública europeias e portuguesas que promovam compras públicas ecológicas inovadoras, as dificuldades encontradas e as soluções para as autoridades regionais promoverem a contratação pública ecológica e as PMEs concorrerem no âmbito da contratação pública ecológica.
O evento contará com a presença de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e da Investbraga, na sessão de abertura, seguindo-se a apresentação do projeto XPRESS, por Riccardo COLETTA, coordenador deste projeto, pela Dra. Paola ZERILLI, coordenadora científica do projeto XPRESS (Universidade de York) e por Giacomo FRISANCO, parceiro do projeto XPRESS (EURADA). O tema sobre a Nanociência e a Nanotecnologia nas Energias Renováveis é apresentado no momento seguinte, por Pedro Salomé, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
Intervirão ainda Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga, Paula Campos e Sandra Cerqueira, Administradoras da Agere e dos TUB e também Catarina Marques, da empresa AmpereEnergy do Grupo Casais, um representante da empresa Cartonagem São Tiago e Domingos Lopes, do Município de Braga.  O workshop englobará também uma dinâmica de grupo, entre as 11h30 e as 13h00, terminando com um almoço de networking. O workshop será realizado em português e inglês e é de participação gratuita. A inscrição dos participantes é obrigatória e deve ser feita online em: http://bit.ly/2tV6rxq


Bacalhau em Valença Tem Nome de Santo

Fim de Semana do Bacalhau em Valença
É apreciador de Bacalhau? 14 a 16 de fevereiro, Bacalhau à São Teotónio é a proposta gastronómica de Valença. Valença é a grande referência da Peninsula Ibérica para comer bacalhau, aqui tem o carimbo da fama e tradição e é destino obrigatório dos bons garfos apreciadores do “fiel amigo”.
À mesa o bacalhau é rei em Valença, saboreado de tantas formas. Em prato ou em tapa é o produto gastronómico emblemático das 85 unidades de restauração valencianas.
Em Valença Bacalhau é Santo
O bacalhau à São Teotónio, é um prato de sabor genuíno digno do prazer dos deuses, com nome de santo, em homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença.
Há séculos que por Valença se apuram os sabores e a arte de apresentar as receitas de bacalhau. O bacalhau é um produto, há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai, até nós, visitantes de toda a Península Ibérica para saborear as múltiplas formas de o confecionar.
A Melhor Sopa de Portugal e Borrachinhos Conventuais
Neste fim de semana não podia faltar o Caldo Verde de Valença, eleita uma das Maravilhas Gastronómicas de Portugal.
Os “Borrachinhos de Valença”, são uma sobremesa conventual tradicional e a proposta doce de Valença. Uma iguaria à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e do Turismo Porto Norte de Portugal.

Câmara de Cantanhede requalifica antiga escola da Pocariça para a converter em jardim de infância


A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de formalizar o auto de consignação das obras a realizar na antiga escola primária da Pocariça, tendo em vista a sua requalificação e adaptação para valência de jardim de infância. O documento foi assinado pela líder do executivo camarário, Helena Teodósio, no decurso de um encontro com o representante da empresa adjudicatária e que contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, da presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, e do diretor do Departamento de Obras e Urbanismo, António Coelho Abreu. 

Adjudicada por 65.219 euros, a empreitada incide na beneficiação geral do imóvel, no sentido de o dotar de condições para acolher as crianças do jardim de infância que nesta altura está a funcionar num edifício contíguo. A obra faz parte do plano de valorização e qualificação da rede escolar que o Município de Cantanhede está a implementar num investimento estimado em cerca de dois milhões de euros. Tendo como objetivo a criação de condições de igualdade de acesso a um ensino de qualidade para todos os alunos, garantindo, em termos de pré-escolar e ensino básico, equipamentos de proximidade às comunidades, esse plano surge na sequência da aplicação de 6,7 milhões de euros na construção de novos centros escolares e na requalificação de outros. 

Quanto ao novo jardim de infância da Pocariça, este ficará dimensionado para acolher cerca de 22 crianças por ano, proporcionando-lhes condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades e dinâmicas pedagógicas consentâneas com as exigências de um ensino de qualidade. 

A memória descritiva do projeto que começará a ser executado brevemente refere que serão mantidas as características arquitetónicas da antiga escola primária e área adjacente, mas promovendo a requalificando dos espaços e dos equipamentos de modo a promover a sua adaptação ao novo uso. Trata-se de uma edificação típica da época do Estado Novo, constituída por um bloco com cércea de um piso, estando a sua estrutura construtiva em muito boas condições. 

A intervenção preconizada contempla a substituição do pavimento, a pintura das paredes, a recuperação das portas e janelas, a beneficiação das instalações sanitárias e a demolição dos arrumos existentes para criação de uma rampa que permitirá o acesso a todos os espaços ao longo do edifício, enquanto nas duas salas de atividades será aberto um vão rasgado. 

Ao nível do exterior, além da beneficiação da cobertura e da pintura das fachadas, o projeto prevê a aplicação de lajetas no pavimento da envolvente, a criação de uma rampa de acesso ao lado direito, a execução de uma caixa de areia na zona posterior, a valorização do acesso do passeio público através de um corredor devidamente pavimentado e a colocação de uma vedação alinhada pela lateral esquerda do atual parque infantil e dar seguimento até ao muro tardoz, permitindo individualizar este recinto diretamente relacionado com o edifício. 

No que diz respeito aos aspetos técnicos que visam o cumprimento das normas de segurança, é de salientar que os materiais a aplicar, incluindo os revestimentos ou elementos de suporte têm resistência ao fogo, as salas têm saída fácil para o exterior em caso de necessidade de evacuação, além de que o terreno onde está implantado o edifício é servido por uma via que facilmente permitirá o acesso a viaturas de emergência.

Megafraude envolvia venda de pacotes turísticos em Espanha, França e Portugal

Resultado de imagem para Megafraude envolvia venda de pacotes turísticos em Espanha, França e Portugal
A polícia espanhola deteve 14 pessoas suspeitas de uma mega-fraude no valor de 12 milhões de euros.

O esquema envolvia a venda de pacotes turísticos e afetou mais de 15 mil pessoas em Espanha, Portugal e França.

A investigação teve inicio em 2016 depois de uma queixa feita por uma associação de trezentas pessoas, a maioria de nacionalidade francesa.
Numa primeira etapa, a empresa oferecia, a partir dos arredores de Sevilha, a adesão a um clube de viagens, com falsos descontos em diferentes cadeias hoteleiras.
A partir de dezembro de 2014 os suspeitos decidiram apostar no mundo do marketing online, oferecendo pacotes publicitários fraudulentos.
RTP

Primeiro protocolo intermunicipal para promoção da leitura



A Região de Aveiro é a primeira a estabelecer um acordo de parceria com o Plano Nacional de Leitura de escala intermunicipal, como assinalou a Comissária Teresa Alçada no ato de assinatura conjunta com a Comunidade Intermunicipal, cujo presidente José Ribau Esteves sublinhou o caminho de construção de 7 anos e a dinâmica da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal.
O acordo estabelece as modalidades de cooperação e os termos para a implementação de um Plano Local de Leitura – Intermunicipal, que espelhe a centralidade desta competência de literacia e o aprofundamento do trabalho da CIRA e da respetiva Rede de onze Bibliotecas Municipais, numa política integrada de promoção do livro e da leitura.
No âmbito dos objetivos do Plano Nacional de Leitura 2027, esta inovadora colaboração visa envolver os parceiros locais nas atividades e campanhas de promoção do livro e da leitura, reforçando parcerias com famílias e instituições educativas, formativas e sociais, assim como empresas, num esforço transversal de qualificação.
Claro fica o enfoque no envolvimento dos agentes e atores locais, em candidaturas, projetos, concursos, prémios, ações de formação, conferências e outros eventos e iniciativas com impacto nos níveis e práticas de leitura dos munícipes, tendo no horizonte também mobilizar apoios financeiros de programas comunitários.
[fotografias em anexo]

II – CI Região de Aveiro reuniu com Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reuniu na última sexta-feira, dia 07 de fevereiro, com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, para discutir o tema da Descentralização, tendo a CIRA e os seus Municípios associados partilhado várias notas de necessidade de completar e melhorar o quadro legislativo, e em especial de aumentar em muito o empenho e o trabalho do Governo e da Administração Central na operacionalização das transferências de competências já decididas, preparando também a operacionalização das que vão iniciar o processo de operacionalização em janeiro de 2021.
Chegada a fase de operacionalização das novas competências do pacote da Descentralização, que foi desenvolvido pelo Governo e pela Assembleia da República, com uma participação muito especial e intensa da ANMP, a CIRA e os seus Municípios reiteram a aposta na assunção de todas as novas competências disponíveis, fazendo-o em razão da progressiva capacitação das autarquias locais.
Nesse quadro, por opção voluntária e com a devida sustentabilidade, vamos assumir, como já demos nota em momentos anteriores, novas competências em 2020, no âmbito dos Decretos-Lei (DL) já em vigor, desenvolvendo um processo de capacitação institucional com a assunção de mais competências em 2020, somando às assumidas em 2019, e para assumirmos em 2021 todas as competências definidas neste pacote da Descentralização.
Queremos que a CIRA seja um bom exemplo a nível nacional de desempenho das novas competências, e continuaremos o trabalho político visando o seu aperfeiçoamento (necessário em vários aspetos) e o seu aprofundamento com novos processos e medidas legislativas.

Évora | ARTES À RUA NA LISTA DOS FINALISTAS DOS IBERIAN FESTIVAL AWARDS


A edição de 2019 do “Artes à Rua” está entre os finalistas dos Iberian Festival Awards, com duas nomeações, nas categorias de Best Medium-Sized Festival (melhor festival de média dimensão) e Best Cultural Programme (melhor programa cultural). A gala de atribuição dos prémios realiza-se a 14 de março, em Lisboa, no Grande Auditório da FIL.

O “Artes à Rua” é um festival de arte pública que decorre em Évora, no Verão, que acolhe inúmeras manifestações artísticas em espaço público e com acesso gratuito, e que é promovido pela Câmara Municipal de Évora, em parceria com outras entidades. Em 2019, decorreu entre 13 de julho e 5 de setembro, transformando a cidade num grande palco ao ar livre, por onde passaram mais de 150 espetáculos e perto de 1000 participantes, entre 300 artistas e técnicos, oriundos de mais de 20 países. O número de espetadores ultrapassou os 50 mil.
Em 2020, o Artes à Rua realiza-se de 24 de julho a 3 de setembro, focando-se, mais uma vez, na candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Promovidos pela Aporfest, os Iberian Festival Awards estão inseridos no Talkfest - International Music Festivals Forum e, este ano, também na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. Em competição estão 24 categorias e 1 excellence award, com a atribuição de prémios nacionais e ibéricos em cada uma delas, com a votação, entretanto, já encerrada, a caber ao público e a representantes da indústria musical portuguesa e espanhola.

Câmara de Águeda acompanha lançamento da 1.ª pedra de casa de acolhimento para crianças doentes em Bissau


A cerimónia aconteceu na última semana, em Bissau, num momento que contou com a presença do Presidente da Câmara de Águeda, que também reuniu com diversas entidades públicas 

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, esteve, na última semana, na Guiné-Bissau, onde reuniu com Rui Gonçalves Cardoso, Presidente da Câmara de Bissau, bem como com Juliano Augusto Fernandes, Ministro do Interior da Guiné-Bissau, e com António José Alves de Carvalho, Embaixador de Portugal em Bissau. 

A par destas reuniões bilaterais, o Edil aguedense esteve presente na assinatura do contrato de aquisição de um terreno onde vai ser construída uma casa de acolhimento para crianças doentes em Bissau – uma obra da Missão Saúde para a Humanidade (MSH) e que conta com o apoio da Autarquia – e acompanhou o lançamento da primeira pedra desta infraestrutura, que pretende dar resposta à necessidade de assistência médica e cirúrgica de crianças com patologias graves que não encontram naquele País africano. Uma vez que no país não existem meios para tratar estes doentes, a MSH assegura a evacuação destas crianças para o Hospital de S. João, no Porto, onde são sujeitas a tratamentos e cirurgias, ao abrigo do projeto Esperança, celebrado pelo Estado Português para os PALOP. 

Tendo em consideração as relações históricas e de amizade entre Águeda e Bissau, como o atesta o acordo de geminação assinado em 2000, os Presidentes de Câmara destas cidades-irmãs, Jorge Almeida e Rui Gonçalves Cardoso, estiveram reunidos e na troca de ideias surgiu a proposta de colaboração, por parte da Autarquia aguedense, em proporcionar estágios de formação de quadros da Câmara de Bissau em áreas como a higiene urbana, recolha e tratamento de resíduos e modernização e organização administrativas. Uma formação que poderá vir a decorrer em Águeda, no âmbito do referido acordo de geminação. 

Juliano Augusto Fernandes, Ministro do Interior da Guiné-Bissau, recebeu Jorge Almeida para uma reunião, onde ficou concertada a possibilidade de colaboração na área da Proteção Civil, a exemplo do que já aconteceu no passado, nomeadamente com a cedência de alguns equipamentos e meios de assistência (ambulâncias e carros de combate a incêndios). 

Já na reunião bilateral com António José Alves de Carvalho, Embaixador de Portugal em Bissau, o Presidente da Câmara de Águeda aproveitou para reforçar o pedido de apoio à MSH e apelar a uma maior diligência na desburocratização da emissão dos vistos necessários para as crianças doentes que têm de viajar para Portugal para serem operadas. 

Casa-abrigo para crianças doentes 
A MSH adquiriu um terreno, localizado no Bairro de Antula, em Bissau, tendo, para tal, contado com o apoio financeiro da Câmara de Águeda, ao abrigo de um protocolo assinado em dezembro último. 

“É uma forma de os aguedenses apoiarem esta cidade e este País que não deixa dúvidas quanto à sua validade e humanismo”, refere Jorge Almeida, Presidente da Autarquia de Águeda, tendo em conta “as condições urgentes e de emergência” em termos clínicos das muitas crianças que são ajudadas pela MSH e que não são possíveis tratar em Bissau, que não tem os recursos médicos e de tecnologia clínica necessários. A execução deste projeto reveste-se de especial importância, pois é algo que vai incidir diretamente na melhoria das condições de saúde e nos eventuais tratamentos que as crianças de Bissau necessitem. 

Após a aquisição formal do terreno, a comitiva deslocou-se ao local onde vai ser construída a casa de acolhimento de crianças doentes, onde procederam à cerimónia simbólica de lançamento da primeira pedra da obra. 

O projeto prevê a construção de uma casa para acolher crianças e jovens antes e depois de serem tratados em Portugal (pré e pós evacuação). Esta casa-abrigo servirá para apoiar na adaptação das crianças/jovens ao contexto português e depois no regresso à sua realidade sócio-cultural, bem como para receber os voluntários da MSH e equipas médicas que se deslocam a Bissau. 

“O que pretendemos é ter um espaço para alojar os meninos e meninas, com casas de banho e um espaço comum para as refeições e uma sala de estar; bem como pelo menos três quartos para acolher os voluntários e uma cozinha comum”, explicou Maria José Ferreira, Presidente da MSH, que se mostrou “muito grata” pelo apoio que a Câmara de Águeda atribuiu ao projeto. 

O Edil aguedense, Jorge Almeida, ainda acompanhou uma visita de (re)conhecimento ao trabalho realizado pela MSH em Bissau, como o Lar de Betel, uma obra social que é apoiada pela ONG, tendo ainda conhecido algumas das crianças que já foram evacuadas e tratadas em Portugal.

III Encontro Internacional de Râguebi em Évora - Portugal X Espanha

No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, pelas 14h00, terá lugar no Complexo Desportivo de Évora o III Encontro Internacional de Râguebi. Irão defrontar-se as seleções nacionais de Portugal e Espanha no escalão Sub-18.

O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Râguebi em parceria com o Clube de Rugby de Évora e a Câmara Municipal de Évora, já vai na sua terceira edição. À semelhança das duas anteriores, espera-se a comparência do público eborense para apoiar em massa a nossa jovem seleção. A entrada é livre.

CÂMARA DE ÉVORA PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DE “ARTÍSTICA” 4 A 8 DE MARÇO DE 2020

Artes visuais, cinema, contos, conversas, música e teatro, são algumas das propostas do programa da segunda edição do festival Artística, promovido pela Câmara Municipal de Évora, de 4 a 8 de março de 2020.
A sensibilidade feminina nas artes é o mote deste festival, em que também outras questões culturais e sociais relacionadas com a mulher, enquanto criadora e produtora artística, são interrogadas e abordadas, sob várias perspetivas, como os seus direitos, por um lado, e as desigualdades de que é alvo, por outro lado.

Entendido como um encontro de formas de arte com olhar e voz femininos, o Artística parte do princípio de que todos os criadores, produtores de arte, ou artistas, que seguem uma sensibilidade e um senso ditos femininos, sejam mulheres ou homens, devem usufruir de total liberdade e igualdade.
Os seus objetivos são promover e divulgar a criação e o trabalho artístico de mulheres e de expressões do feminino; promover e praticar o livre acesso à cultura.

As atividades que compõem o seu programa decorrem na Igreja de S. Vicente, no Auditório Soror Mariana, na Associação é Neste País e na Sociedade Harmonia Eborense (SHE).
No dia 4 há cinema com a exibição do filme “Made In Bangladesh”, de Rubaiyat Hossaino, com o apoio da SOIR Joaquim António D’Aguiar. As sessões realizam-se no Auditório Soror Mariana, às 18h00 e 21h30. No dia 5, sugere-se uma conversa, sob o tema “Ser Mulher na Sociedade e na Cultura”, com várias convidadas, pelas 18h00, e a leitura de poesia erótica, “E o verbo fez-se carne”, por Elisabete Piecho, com poemas recolhidos da “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica” de Natália Correia, pelas 21h30, ambas as sugestões na Igreja de São Vicente.
O teatro de marionetas sob ao palco da SHE, no dia 6, pelas 17h00, com o espetáculo para famílias “A Árvore Cantada”, interpretado por Cátia Vieira, da Companhia Bipolar. Ainda neste dia, a Igreja de S. Vicente recebe um showcase da cantora marroquina Soukaina Fahsi, às 19h00, e um concerto da moçambicana Lenna Bahule, às 21h30.
No dia 7, a peça (M)arço (M)ulher SHE 2020, do Teatro do Oprimido, e da autoria de Cláudia Lazaro, é a proposta para as 11h30, na Igreja de São Vicente. Nessa manhã há também uma sessão de contos com Susana Cecílio, intitulada “É pró Menino e prá Menina”, na Associação É neste país. Pelas 17h00, na SHE é inaugurada a instalação “Eu, Elas, Nós” da artista de artes visuais Anabela Calatroia, um trabalho que conta com a participação de associações culturais, escolas secundárias e outras instituições locais. A programação da tarde culmina com o showcase “O lado de dentro”, de Joana Ricardo e Mariana Correia, pelas 19h00, na Igreja de S. Vicente. Local em que também se realiza a atuação de Bia Ferreira, artista do Brasil, pelas 21h30. Essa noite termina com o concerto de Momma T, de Portugal, a partir das 23h00, na SHE.
O Festival Artística encerra dia 8 com o espetáculo de Joana Amendoeira, a que esta dá o nome de “Amália – A alma do fado”, às 21h30, na Igreja de S. Vicente.

RITA GUERRA, ANA MOURA E DE MODA EM MODA ATUARÃO NA 4.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA


Rita Guerra, Ana Moura e De Moda Em Moda serão os cabeças de cartaz dos espetáculos da 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja, que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Rita Guerra (https://www.facebook.com/pg/ritaguerraoficial/about/?ref=page_internal) apresentar-se-á no dia 14 de fevereiro (22h00), no palco principal da Fissul. A artista, que já atuou no concelho de Silves, regressa com a sua banda, para apresentar o seu repertório, fruto da longa carreira, iniciada em 1990 com o álbum de estreia “Pormenores Sem a Mínima Importância”, apadrinhado por Rui Veloso. Com participações em inúmeros programas de televisão, foi voz de vários filmes da Disney e de bandas sonoras de diversas novelas, a cantora é considerada uma das vozes mais importantes da música portuguesa, tendo passado pelos grandes palcos nacionais e atuado com grandes músicos nacionais e internacionais, ocupando os primeiros lugares dos tops de vendas e recebidos discos de platina por diversos trabalhos.

No dia 15 (22h00), será a vez de Ana Moura (http://anamoura.pt/pt/biografia) animar a 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja. A fadista, cuja voz se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar elegantemente com a música pop, alargando de uma forma muito pessoal o raio de ação da canção de Lisboa, não possui apenas um timbre grave e sensual, mas transforma instantaneamente em fado qualquer melodia a que encoste a sua voz. Tendo-se estreado em 2003 com o álbum “Guarda-me a Vida na Mão” é desde então presença nos palcos portugueses e, também, nos internacionais, sendo marcante a sua passagem pelo Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Fevereiro de 2005 e a gravação de “Brown Sugar” e “No Expectations” com os Rolling Stones, com quem atuaria ao vivo, em diversas ocasiões. Atuou, também, com Prince, Gilberto Gil, Cetano Veloso e Herbie Hancock. Com mais de 300.000 discos vendidos, mais de uma dezena de galardões onde se destacam dois Globos de Ouro, dois prémios Amália, uma nomeação para os Songlines Music Awards na categoria de Melhor Artista, Ana Moura é uma das mais populares cantoras nacionais

Os De Moda Em Moda (https://www.facebook.com/pg/demodaemmoda/about/?ref=page_internal) fecharão os espetáculos com uma apresentação no dia 16 (16h30). Fundado a 9 de setembro de 2015 é assim um dos mais recentes projetos musicais que conta com a participação de Jorge Machado (guitarra e voz), Luís Fonseca (cajon e voz), Nuno Canelas (viola baixo) e Rui Chora (acordeão e voz). Trata-se de um grupo acima de tudo de amigos que se juntaram depois de passarem por outros projetos do mesmo ramo.

Recordamos que este certame terá a sua inauguração oficial pelas 10h00 do dia 14 de fevereiro. Presentes estarão várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.

O evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul. São media partners do evento: Jornal Barlavento, Terra Ruiva e RUA FM.


Airbus lança novo avião “futurista” que quer ser amigo do ambiente

O modelo MAVERIC foi agora apresentado no Singapore Air Show 2020. A construtora de aviões francesas diz que este é um passo na escada da inovação e do ambientalismo na aviação.
A Airbus revelou o projeto de um novo avião comercial com um design "futurista", que deverá permitir uma redução de 20% no consumo de combustível. O modelo, que tem uma asa especial (uma "blended wing"), chama-se "MAVERIC" (as iniciais para qualquer coisa como "Modelo Aéreo para Validação e Experimentação de Controlos Inovadores Robustos") e foi apresentado esta terça-feira, num evento de aviação em Singapura.
Segundo a CNN , a Airbus já estava a realizar testes secretos ao novo avião há oito meses, antes de agora ter apresentado o modelo no Singapore Air Show 2020.
Jean-Brice Dumont, vice-presidente da Airbus, garante que estão em causa "tecnologias pioneiras no futuro da aviação". De acordo com a construtora francesa de aviões, o inovador design do novo avião faz com que este seja não só mais amigo do ambiente (com uma diminuição no consumo do combustível) e menos ruidoso, como também irá abrir caminho para cabines de voo mais espaçosas e com diferentes configurações.
"[Este avião] pode trazer a mudança para o setor de construção de aviões comerciais e contribuir para uma indústria da aviação com um futuro mais ecologicamente sustentável", afirmou o responsável.
A Airbus admite, no entanto, que a nova aeronave é uma ideia radical - garante que alguns dos próprios engenheiros da construtora até pensavam, inicialmente, que o modelo não iria funcionar, de tão diferente que é dos aviões tradicionais. "Tivemos de provar-lhes que estavam errados e mostrar que podíamos construir uma aeronave que é o futuro da configuração na aviação", afirmou Adrien Bérard, um dos criadores do projeto.
Jean-Brice Dumont, vice-presidente da Airbus, garante que estão em causa "tecnologias pioneiras no futuro da aviação". De acordo com a construtora francesa de aviões, o inovador design do novo avião faz com que este seja não só mais amigo do ambiente (com uma diminuição no consumo do combustível) e menos ruidoso, como também irá abrir caminho para cabines de voo mais espaçosas e com diferentes configurações.
"[Este avião] pode trazer a mudança para o setor de construção de aviões comerciais e contribuir para uma indústria da aviação com um futuro mais ecologicamente sustentável", afirmou o responsável.
A Airbus admite, no entanto, que a nova aeronave é uma ideia radical - garante que alguns dos próprios engenheiros da construtora até pensavam, inicialmente, que o modelo não iria funcionar, de tão diferente que é dos aviões tradicionais. "Tivemos de provar-lhes que estavam errados e mostrar que podíamos construir uma aeronave que é o futuro da configuração na aviação", afirmou Adrien Bérard, um dos criadores do projeto.
Os passageiros não podem, para já, esperar dar uma voltinha neste modelo, uma vez que o "MAVERIC" vai continuar em testes até meados deste ano, mas, depois disso, não há quaisquer previsões para quando poderá, realmente, ser possível viajar num destes aviões.
Este não é o primeiro avião com um design do género a ser projetado. Em 2007, a Beoing juntou-se à NASA para criar um protótipo com este tipo de asas, mas o projeto terminou em 2013, e, no último ano, a companhia aérea holandesa KLM anunciou que estava a ajudar a financiar um novo avião, que teria capacidade para 300 passageiros e que também reduziria em 20% o consumo de combustível em aviões com este tipo de capacidade.
Rita Carvalho Pereira / TSF
Foto: Singapore Airshow 2020© Wallace Woon/EPA

Bruxelas leva Portugal a tribunal devido a impostos sobre carros usados importados


Bruxelas denunciou as autoridades portuguesas ao Tribunal de Justiça da União Europeia por diferenciar os impostos aplicados aos automóveis nacionais e importados.

A Comissão Europeia instaurou esta quarta-feira uma ação contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da UE em virtude de os veículos usados importados de outros Estados-Membros continuarem sujeitos a impostos superiores àqueles aplicados aos 'usados' adquiridos no mercado português.

O executivo comunitário lembra que, "ao abrigo das regras da UE, nenhum Estado-Membro pode fazer incidir, direta ou indiretamente, sobre os produtos dos outros Estados-Membros imposições internas, qualquer que seja a sua natureza, superiores às que incidam, direta ou indiretamente, sobre produtos nacionais similares", mas Portugal continua a aplicar uma carga tributária superior aos automóveis em 'segunda mão' importados de outros países da União.

Segundo a Comissão, "a legislação portuguesa em causa não tem plenamente em conta a depreciação dos veículos importados de outros Estados-Membros" e é, por conseguinte, incompatível com o Tratado da UE.

Lembrando que o Tribunal de Justiça da União Europeia tinha já concluído, em 16 de junho de 2016, que uma versão anterior deste imposto português era contrária ao direito da UE, Bruxelas explica que a decisão de remeter esta questão para o Tribunal "decorre do facto de Portugal não ter alterado a sua legislação para a tornar conforme com o direito da UE, na sequência do parecer fundamentado da Comissão".

Bruxelas recorda que enviou a Portugal, em 24 de janeiro de 2019, uma "carta de notificação para cumprir", seguida, em 27 de novembro último, de um "parecer fundamentado", a segunda e última etapa antes da apresentação de uma ação junto do Tribunal de Justiça, o que a Comissão concretizou agora "visto que Portugal ainda não cumpriu as suas obrigações".

Lusa





Incêndios florestais: investigadores apresentam primeiros resultados dos projetos financiados pela FCT em 2017

18 projetos de investigação em curso na área da prevenção e combate a incêndios florestais, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito da “call” de 2017, vão ser apresentados, em Coimbra, na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro.

Trata-se do “1º Workshop sobre investigação científica e desenvolvimento tecnológico na área da prevenção e combate a incêndios florestais”, que tem como objetivo maximizar os resultados dos projetos em curso e promover sinergias entre os vários grupos de investigação a trabalhar nesta área.

A iniciativa tem lugar, entre as 9h00 e as 17h30m, no auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Entre os projetos que vão ser apresentados está o FIRESTORM, que está a estudar a dinâmica dos grandes incêndios florestais, nomeadamente as condições associadas a eventos extremos em incêndios florestais, com o objetivo de melhorar a compreensão do seu comportamento e evolução, e a capacidade de os prever.

Esta investigação é liderada por Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC e coordenador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), e tem como parceiros o IPMA, a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST). 

O FIREFRONT, liderado por uma equipa do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico de Lisboa (ISR/IST), é outro dos projetos que vai ser exposto. No âmbito desta investigação, está ser desenvolvida uma solução de apoio ao combate a fogos florestais através da deteção e seguimento em tempo real das frentes de incêndio e eventuais reacendimentos.

Para tal, os investigadores recorrem a veículos aéreos tripulados e não tripulados (drones), equipados com sensores e sistemas de comunicação especializados, que sobrevoam a região afetada. Este projeto tem como parceiros o Instituto de Telecomunicações, a ADAI, a Força Aérea Portuguesa, a empresa UAVision e o Aeroclube de Torres Vedras.

Destaque ainda para o projeto McFIRE, que, tendo por base o modelo usado para o cálculo do Índice Meteorológico de Risco de Incêndio, visa desenvolver um modelo de previsão do risco de incêndio face à nova realidade climática, tendo em consideração o comportamento do teor de humidade das espécies presentes na floresta portuguesa a partir de medições do teor de humidade e de parâmetros meteorológicos realizadas em vários locais do território nacional e de ensaios laboratoriais. 

Coordenado por Jorge Raposo, da ADAI, o McFIRE conta com a participação da Universidade do Algarve e dos Institutos Politécnicos de Viana do Castelo e de Viseu.

Após um ano de execução dos projetos que foram lançados no concurso de 2017, Domingos Xavier Viegas, um dos organizadores do Workshop, entende que «é importante iniciar um ciclo de eventos que nos permita discutir assuntos de interesse comum. Em particular, devemos pensar em formas de colaboração para maximizar quer os resultados dos projetos, quer os serviços que possamos prestar à comunidade».

«Nos dois concursos (2017 e 2018) promovidos pela FCT, verificámos que há muita complementaridade entre os vários projetos de investigação. Por isso, propomos que haja aproveitamento de recursos e de conhecimentos e partilha de informação entre os investigadores, para que - esta é a nossa visão - possa haver continuidade nos financiamentos, mas com equipas e projetos mais robustos», refere. 

O catedrático da FCTUC realça ainda que se pretende «identificar quais são os grandes problemas e onde é que há capacidade para explorar e trabalhar para, posteriormente, se desenvolver projetos de maior dimensão. No fundo, procuramos de alguma forma ajudar a FCT a encontrar novos caminhos de investigação na temática dos incêndios florestais».

Segue programa em anexo.

Cristina Pinto

Benfica na final da Taça após empate em Famalicão

Encarnados chegam ao jogo decisivo pela 37.ª ocasião
Resultado de imagem para Benfica na final da Taça após empate em Famalicão
O Benfica garantiu hoje a 37.ª presença na final da Taça de Portugal, após o empate no terreno do Famalicão (1-1), num jogo da segunda mão das meias-finais que os minhotos dominaram.
Depois de Pizzi ter marcado aos 24 minutos, no primeiro remate das águias enquadrado com a baliza, o conjunto famalicense ‘empurrou’ o adversário para a sua área e criou várias ocasiões para marcar, mas só conseguiu um golo, por Toni Martínez, aos 78, insuficiente para anular a vantagem de 3-2 conseguida pelos encarnados na primeira mão.
Depois das 10 alterações operadas pelo treinador João Pedro Sousa na goleada sofrida ante o Vitória de Guimarães (7-0), para a I Liga, no sábado, o Famalicão reapareceu hoje com o mesmo onze da primeira mão e iniciou o desafio com muita intensidade, tendo procurado superar as águias nos duelos e na velocidade para levar perigo à baliza de Vlachodimos.
O ligeiro ascendente dos minhotos nos 20 primeiros minutos traduziu-se num remate de Pedro Gonçalves, por cima, ao minuto 18, e num lance em que Rúben Dias evitou um possível golo de Toni Martínez, com um corte de ‘carrinho', aos 22.
O Benfica, que apresentou Tomás Tavares, Florentino e Cervi como novidades entre os titulares, quis, nesse período, baixar o ritmo quando tinha a bola e explorar sobretudo o envolvimento de Grimaldo, de Cervi e até de Rafa no lado esquerdo do ataque.
O golo que adiantou no marcador o conjunto treinado por Bruno Lage surgiu precisamente por essa faixa, com Carlos Vinicius, após perda de bola de Riccieli, a colocar a bola em Cervi, que na cara de Vaná tocou de calcanhar para Pizzi marcar o seu 22.º golo em jogos oficiais nesta época.
Vinícius esteve perto de novo golo encarnado em dois lances ao minuto 27, mas os anfitriões reagiram e avançaram em busca do empate, que lhes foi negado por Vlachodimos, após remates de Toni Martínez, aos 34 minutos, e de Diogo Gonçalves, aos 39.
Em cima do minuto 45, o Famalicão ainda festejou o golo, num remate de Patrick William após o guardião grego das águias ter socado a bola, mas o lance foi anulado, depois de o videoárbitro ter detetado um fora de jogo de Gustavo Assunção por 31 centímetros.
Os minhotos regressaram dos balneários ainda mais dominadores e aproveitaram o espaço concedido pelo Benfica junto à grande área, no corredor central, para ameaçarem a baliza em remates de Diogo Gonçalves, Toni Martínez e Racic, entre os minutos 48 e 51.
Perante um adversário incapaz de contra-atacar com regularidade, o Famalicão ameaçou o empate num cabeceamento ao lado de Toni Martínez, aos 65 minutos, e repôs mesmo a igualdade aos 78, quando o avançado espanhol emendou ao primeiro poste um cruzamento de Diogo Gonçalves e fez o seu 11.º golo na época.
Os pupilos de João Pedro Sousa continuaram instalados no meio-campo contrário até ao apito final, mas o Benfica aguentou a pressão e vai tentar vencer a prova pela 27.ª vez na final agendada para 24 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, com o vencedor da meia-final entre FC Porto e Académico de Viseu, que se decide quarta-feira, no Porto.
bancada.pt

Seixo de Mira recebe prova de Aeromodelismo a contar para o Campeonato Nacional

Clube de Aeromodelismo Asas de Mira, irá organizar a 1ª prova de Aeromodelismo oficial. Esta prova contará para o Campeonato Nacional da  Federação Portuguesa de Aeromodelismo na classe F5J Moto - planadores Eléctricos de Voo Térmico de Duração
A prova acontecerá no dia 29 de Fevereiro de 2020, nos campos de exploração de relva da empresa DuVitor, localizado na Rua dos Moliceiros, no Seixo de Mira.
A organização conta com presença dos melhores pilotos nacionais... dentre eles, os elementos da selecção nacional da classe F5J do ano de 2019.
Fonte: Mira Online

México | Mujeres, Un Catalizador En El Desarrollo Tecnológico



por Yesica Flores

A los 11 años, las niñas se sienten atraídas por las carreras relacionadas con las ciencias, la tecnología, la ingeniería y las matemáticas conocidas como STEM (por sus siglas en inglés), pero pierden el interés alrededor de los 15 años y de acuerdo con la Unesco, son los prejuicios y estereotipos que alejan a las niñas y mujeres de este campo.
Las mujeres representamos prácticamente la mitad de la población a nivel mundial, sin embargo, de acuerdo con un estudio realizado por la Organización de las Naciones Unidas en 14 países, las mujeres tienen un 18% de probabilidad de estudiar una licenciatura en esta área, un 8% de estudiar una maestría y un 2% el doctorado, lo que se traduce en una inmensa reducción de talento para la tecnología y la ciencia, en términos de creatividad y diversidad en los equipos, así como en lasperspectivas al abordar temas de investigación y llegar a nuevos resultados.
Tan sólo en México, de acuerdo con cifras del INEGI al cuarto trimestre de 2018, de una comunidad de 752 mil personas quienes laboran en áreas relacionadas con las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC’s), 83% son hombres y sólo el 17% mujeres.
La decisión de estudiar una carrera de corte científico está ligada a qué tanto las niñas se visualizan en el futuro dentro de esas áreas y qué tanto sentimiento de pertenencia puedan desarrollar en esos ambientes, por ello, es importante que todos trabajemos en generar condiciones favorables para brindar un entorno de libertad, inclusión y reconocimiento a las mujeres que quieran desarrollarse en una carrera afín a las matemáticas.
Ante este panorama, es fundamental crear estrategias que atraigan, retengan e impulsen el talento de las mujeres aplicado al campo de las STEM, además potenciar sus conocimientos y habilidades para que puedan consolidar su desarrollo profesional, de manera tal que establezcamos un entorno donde haya mayor mentoría, acompañamiento y desarrollo de las nuevas generaciones de científicas, matemáticas, programadoras; directivas, emprendedoras de una start up.
Las escuelas, universidades, empresas, organismos y países más innovadores serán aquellos que asuman el reto de construir espacios cada vez más abiertos e incluyentes para motivar la participación de las niñas y mujeres en las STEM, aquellos que no quieren perder la oportunidad de crear el futuro.

Por: Erika Domínguez, Directora de Estrategia y Comms de KIO Networ ks

México | La Inteligencia Artificial Podría Ser La Solución Contra El Coronavirus


por Yesica Flores
El coronavirus ha sido un tema importante en las noticias últimamente: es una enfermedad similar a la neumonía que ha cobrado la vida de varias personas. Se cree que comenzó en China y se ha extendido a varios otros países, por lo que debemos estar preparados en caso de que se convierta en una emergencia de salud global. Al prepararnos nos referimos a hacer uno de todos nuestros recursos y la más avanzada tecnología para poder conocer y analizar los datos. En este caso, la ayuda de la Inteligencia Artificial basada en la Analítica, puede dar como resultado un elemento clave para la solución de esta contingencia.
Al hacer uso de la Inteligencia Artificial para modelar y predecir brotes del coronavirus, obtendremos una imagen mucho más clara de la mejor manera de tratar el virus localmente. Con las ideas que ofrece la Inteligencia Artificial, los gobiernos pueden predecir con precisión los recursos necesarios en ubicaciones específicas, identificar cómo se puede mejorar el tratamiento en los puntos críticos y, en última instancia, detener la propagación del virus. Al observar las tendencias geográficas en áreas más grandes, también podemos crear una imagen de cómo se puede tratar globalmente.
Ante cualquier brote de enfermedad es fundamental poder comprender cómo se propaga con la finalidad de poder contenerlo lo más rápida y eficientemente posible. Al utilizar la Inteligencia Artificial, la gran cantidad de datos que existe sobre los movimientos de las personas a medida que viajan puede transformarse en una herramienta valiosa para identificar el próximo centro de incubación posible para el virus, permitiendo a las autoridades intervenir de forma temprana y oportuna.
Aun cuando la Inteligencia Artificial no ha sido usada de forma masiva en la medicina y la salud pública, es amplio el potencial que tiene pues ya ha aportado varios elementos, con modelos de computadora que pueden diagnosticar con precisión el cáncer de seno a partir de mamografías e identificar la enfermedad de Alzheimer a partir de escáneres cerebrales.
Al analizar una gran cantidad de datos de una variedad diversa de fuentes, como datos de salud, ubicación y clima, es posible desarrollar algoritmos que puedan identificar patrones en los datos y crear modelos predictivos para anticipar futuros brotes de enfermedades, lo que permite que los expertos y las autoridades sean proactivos en la respuesta a futuras eventualidades.

La Inteligencia Artificial ha demostrado ser efectiva en brotes de otras enfermedades, por ejemplo, en 2018, se usó para poder predecir brotes de dengue. La plataforma fue capaz de predecir dónde ocurrirían los brotes de la enfermedad en Malasia y Brasil con tres meses de anticipación con más del 80% de precisión.
Es importante señalar que además la implementación de la Inteligencia Artificial ha demostrado ser exitosa en numerosas ramas de la atención médica, como en la identificación de tumores cerebrales y en la mejora de los tratamientos.
Estamos convencidos de que la tecnología existe para combatir las emergencias médicas. Los gobiernos tienen una gran cantidad de datos que pueden usarse en la lucha contra los virus, pero no siempre saben qué hacer con ellos. En este caso, la tecnología puede profundizar y descubrir información de los enormes volúmenes de datos a los que tienen acceso y así poder tener un mayor conocimiento que dé como resultado una mejor toma de decisiones.
Con el uso de la tecnología avanzada – la cual ya está disponible -, el coronavirus ya no debería ser un asunto desconocido, secreto o misterioso. La combinación de Inteligencia Artificial, experiencia humana y colaboración global es la forma más rápida y eficiente de terminar con la propagación del coronavirus y de cualquier otro tipo de epidemias y riesgos sanitarios.
*Héctor Cobo es el Director Regional para SAS México, Caribe y Centroamérica, donde su responsabilidad es la operación de las subsidiarias de México, Caribe y Colombia en términos de rentabilidad y crecimiento. Anteriormente fue responsable de la implementación de los proyectos y la capacitación de los consultores en la región para Consultoría, Educación y Soporte Técnico en la región de Latinoamérica y el Caribe. Cobo es Licenciado en Ingeniería en Sistemas Computacionales por la Universidad Tecnológica de México y ha participado en cursos relevantes de planeación, generación de ventas, coaching y liderazgo.
Por Héctor Cobo, Director Regional, SAS México, Caribe y Centroamérica.