sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

CMA ATIVA VÁRIOS APOIOS PARA FAMÍLIAS E ALUNOS

Reativada Escola de Acolhimento - Acompanhamento à distância para Crianças do Pré-Escolar - Cabaz com 10 refeições para alunos necessitados

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em consequência da grave situação que vivemos devido à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, e a entrada em vigor esta sexta-feira, do Decreto-Lei nº8-B/2021 e do Decreto-Lei nº3-C/2021, de 22 de janeiro, decidiu tomar várias decisões e orientações para gerir e lidar com a situação da suspensão das Atividades Letivas e Não Letivas presenciais nos Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro (documento em anexo).

Entre as principais medidas tomadas destaca-se a reativação da Escola de Acolhimento, para receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes de trabalhadores de serviços essenciais, na Escola e Jardim de Infância de Santiago e a ativação de um serviço de acompanhamento à distância para Crianças do Pré-Escolar, utilizadoras das Atividades de Animação e Apoio à Família em período de interrupção letiva, com a cedência de uma mochila com materiais e atividades e respetivo acompanhamento online dos monitores. Ambas as medidas têm início no próximo dia 25 de janeiro, segunda-feira, devendo os interessados efetuarem o respetivo pedido através do email: educacao@aveiro.pt.

Cabaz alimentar com 10 refeições

Atenta à importância da nutrição alimentar das nossas Crianças e Jovens, a CMA vai também ativar um serviço de apoio alimentar dirigido aos alunos de Escalão A e Escalão B, desde o pré-escolar ao ensino secundário, para em articulação com o prestador de serviço de refeições escolares fornecer um cabaz de bens alimentares às famílias que manifestarem essa necessidade, correspondendo este cabaz a 10 refeições (período em que as atividades letivas e não letivas presenciais estarão suspensas), devendo os interessados efetuarem o respetivo pedido através do email educacao@aveiro.pt até ao próximo dia 26 de janeiro.

Da mesma forma, a CMA realizará, através do Serviço de Psicologia e Aconselhamento, uma sessão semanal online sobre os impactos da Covid-19, de modo a manter um canal de comunicação com os Encarregados de Educação e Docentes, enquanto que em cooperação com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro fará o acompanhamento e apoio de todas as situações de vulnerabilidade que sejam detetados.

Transportes Escolares em funcionamento

Os horários dos transportes escolares manter-se-ão em funcionamento até nova decisão, cessando apenas a 25 de janeiro as carreiras exclusivamente escolares. Neste âmbito a CMA e a ETAC / Transdev / Aveirobus, farão uma avaliação diária sobre o funcionamento dos transportes públicos municipais, e se forem tomadas outras medidas de alteração da oferta, serão devidamente comunicadas.

CMA prepara empréstimo de computadores e acesso à internet

A CMA encontra-se já a preparar toda a logística para, em caso de necessidade, proceder ao empréstimo de computadores portáteis e/ou acessos à internet, para distribuir pelos Alunos do 1º Ciclo que necessitem, caso seja implementado o ensino à distância no final deste período de suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais.

Estamos Juntos neste Combate ao Coronavírus / Covid-19.

Covid 19: Ponto de situação do concelho de Proença-a-Nova

Na avaliação realizada esta sexta-feira, 22 de janeiro, pela Comissão Municipal de Proteção Civil, o concelho de Proença-a-Nova regista 38 casos ativos com COVID-19 e 99 em vigilância, para um total de 117 recuperados desde o início da pandemia. 

Nos testes realizados na passada quinta-feira, dia 21 de janeiro, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, os resultados foram negativos. 

O presidente da Câmara Municipal, João Lobo, apela a todos os cidadãos para que “seja um agente de saúde pública. É imperativo que fiquemos em casa, é uma responsabilidade sua, nossa.” 

Está em vigor o Estado de Emergência em todo o território nacional e por isso existe o dever de recolhimento obrigatório salvo por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa. Tendo em conta o fim de semana que se aproxima, relembramos que os cidadãos não podem circular para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 23:00 h do dia 22 de janeiro de 2021 e as 23:59 h do dia 24 de janeiro de 202. Toda a informação atualizada em: https://covid19estamoson.gov.pt/

Bibliomóvel e Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova na linha de frente no apoio à população


Rede de Solidariedade mantém-se em todo o concelho 
A Bibliomóvel – Biblioteca itinerante e a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova estão no terreno ao serviço dos munícipes no âmbito da rede de solidariedade do Município, prestando o apoio necessário, além das suas funções já conhecidas. 

Todos os dias da semana, os técnicos da Câmara Municipal devidamente identificados percorrerão as aldeias do concelho, em rotas diferentes, para averiguar as possíveis necessidades que possam existir e para evitar que a população incluída no grupo mais vulnerável ao contágio pelo novo coronavírus saia de casa, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas. 

O Município de Proença-a-Nova, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, mantém o interlocutor em cada aldeia para situações de emergência, nomeadamente para verificar a falta de medicamentos ou bens de primeira necessidade. 

O número geral da Câmara (274 670 000) continua disponível entre as 9h00 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00. Também o telemóvel 939 623 269 - e respetivo WhatsApp – está disponível para contacto com os serviços camarários. Em caso de sintomas, ligue para os serviços de saúde competentes, nomeadamente a linha de saúde 24: 808 24 24 24.

Marinha Grande | Câmara realiza testes à covid-19 a membros das mesas de voto


A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar durante o dia de hoje, 22 de janeiro, no Auditório do Edifício da Resinagem, testes rápidos à Covid-19 a cerca de 200 pessoas que vão estar nas mesas de voto do concelho, nas eleições presidenciais que se realizam no próximo domingo.

Esta medida é levada a cabo em estreita colaboração com o Centro de Saúde da Marinha Grande e visa assegurar que todos os intervenientes que vão estar a trabalhar no processo eleitoral, no dia 24 de janeiro, não estão infetados com Covid-19, permitindo aos votantes um ato seguro.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, explica que, deste modo ,“damos a tranquilidade às pessoas que vão votar, sabendo que todos os membros da mesa não estão contaminados". "Nós gostaríamos que as pessoas pudessem estar tranquilas no exercício do seu direito cívico de voto e estamos a fazer tudo para que essa tranquilidade venha a acontecer, para que as pessoas votem em segurança e sem medo", acrescenta.

Na próxima semana, a Câmara Municipal, em colaboração com o Centro de Saúdem, vai testar cerca de 70 funcionários do Município que se encontram a realizar funções presenciais, ação que vai decorrer a partir de segunda-feira, 25 de janeiro, no Gabinete Médico, sito nos Estaleiros Municipais.

AVEIRO | CÂMARA ENTREGA MAIS 27.500 UNIDADES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A BOMBEIROS E IPSS

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realizou esta quinta-feira, 21 de janeiro, a segunda entrega em apenas 15 dias, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e gel desinfetante às duas Corporações de Bombeiros e às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) do Município. Este apoio contabiliza-se em mais 27.500 unidades de EPI e 150 litros de gel desinfetante.

Nestas entregas, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (8.150 un.), máscaras FFP2 (1.830 un.), luvas (11.300 pares), fatos (960 un.), toucas (1.320 un.), protetores de sapatos (1.340 un.), óculos de proteção (200 un.), batas (1.700 un.), aventais (700 un.) e gel desinfetante (140 litros).

Nesta e noutras entregas de EPI já realizadas, a CMA cuida de realizar uma distribuição de forma proporcional, quer à dimensão de cada Instituição em termos de Idosos beneficiados e de Funcionários, quer na entrega de EPI mais adequados às Instituições que têm Idosos em Lares, com casos de Covid-19 positivos.

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta fase difícil e intensa do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

ESTAMOS JUNTOS.

 

Encerramento das Escolas – Medidas de Apoio


Com as escolas encerradas a partir de hoje, dia 22 de janeiro, a Câmara Municipal de Porto de Mós vai implementar diversas medidas de apoio aos alunos e famílias.

Assim, estão asseguradas as refeições escolares a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo, posicionadas no escalão A e B do Ação Social Escolar. O levantamento está a ser feito pelo Agrupamento de Escolas de Porto de Mós em articulação com a câmara municipal.

Mantém-se abertas, em regime de escolas de acolhimento, para alunos cujos pais se encontrem a trabalhar na linha da frente no combate à pandemia, o Centro Escolar de Porto de Mós, a EB1 de Serro Ventoso, a Escola Secundária de Mira de Aire e a EB1 do Juncal. Os encarregados de educação que necessitem deste apoio devem inscrever os seus educandos através do email direcao@aepmos.pt .

Os alunos que usufruem das terapias de intervenção, no âmbito do projeto PIICIE, continuarão a receber apoio através dos meios digitais e /ou telefónico.

Caso necessite de qualquer tipo de apoio, também está disponível uma linha de apoio geral, 24 horas – 808 210 102 – assim como uma linha de apoio psicológico para crianças das 09h00 às 17h00, nos dias úteis – 808 210 102 (4).

Visando manter as crianças ativas neste período, estão disponíveis várias propostas:

- Atividades de Enriquecimento Curricular on-line, através do projeto Escola ON. Para usufruírem destas atividades, os encarregados de educação devem registar-se na plataforma da Escola ON - atb.escola-on.pt .

- Biblioteca está On-line, um projeto promovido pela Biblioteca Municipal que disponibiliza diariamente propostas de atividades e de incentivo à leitura na sua página do Facebook.

- TokaMexer - Dança Kids, disponível no facebook da câmara municipal, com atividades físicas para toda a família.

Patrícia Alves

Marinha Grande | ESCOLAS ENCERRADAS E REFEIÇÕES ESCOLARES POR TAKEAWAY

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assegurar as refeições escolares às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, beneficiárias dos escalões A e B, em regime de takeaway, durante o período em que as escolas estarão encerradas, no âmbito do estado de emergência.

Por determinação do Governo de Portugal, desde o dia 22 de janeiro, as escolas estarão encerradas.

Os pais dos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo abrangidos pela ação social escolar, escalão A e B, poderão marcar, a partir de sexta-feira, 22 de janeiro, as refeições em regime de takeaway. Este serviço entrará em funcionamento a partir de segunda-feira, dia 25 de janeiro.

As refeições em regime de takeway serão entregues nas  seguintes locais:
- AE Nascente - EB João Beare,
- AE Poente - EB Francisco Veríssimo,
- AE Vieira - EB António Vitorino.

MARCAÇÃO PRÉVIA ATRAVÉS DO CONTACTO 244 573 300 (opção 5) das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h todos os dias úteis.

Águeda entre os concelhos que mais empresas coloca nas 1.500 maiores do distrito

 O concelho de Águeda lidera no número de empresas que coloca na listagem (150) relativamente ao número total de empresas existentes em cada Município.

Estão localizadas em Águeda 150 das 1.500 maiores empresas do distrito de Aveiro, segundo um ranking publicado pelo Diário de Aveiro, que demonstra o dinamismo e força económica do concelho.

De acordo com a informação disponibilizada na referida publicação e que se reporta aos dados financeiros de 2019, estas 150 empresas obtiveram um volume de negócios de 1,12 mil milhões de euros, um valor que evidencia um crescimento de 9,44% relativamente ao alcançado pelas mesmas empresas no exercício anterior.

“Estes indicadores são demonstrativos do espírito empreendedor e do enorme dinamismo empresarial dos aguedenses”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que aproveita para congratular os empresários pelo desempenho e pelo contributo para a afirmação de Águeda como um concelho com uma matriz económica forte. Também agradece ao jornal local pelo trabalho editorial realizado.

De acordo com o ranking, o concelho de Águeda está entre os mais representativos na listagem das 1.500 maiores do distrito de Aveiro, a seguir a Santa Maria da Feira (309 empresas) e Oliveira de Azeméis (166 empresas). Com base neste indicador, é possível ainda concluir que Águeda tem o maior rácio entre o número total de empresas existente em cada concelho - segundo os dados da Por Data (2018) – e a quantidade de empresas que os mesmos concelhos têm no referido ranking.

Ou seja, de facto, Águeda é o concelho que, em termos comparativos, mais empresas tem representadas na referida listagem, já que estas 150 empresas sediadas em Águeda e que constam do ranking partem de um universo total de 5.422 entidades registadas no concelho, o que lhe confere um rácio de 2,77%, o maior entre os concelhos do distrito de Aveiro (ex aequo com S. João da Madeira).

De realçar ainda que, segundo o referido ranking, estas 150 empresas sediadas em Águeda empregavam, em 2019, um total de 9.766 pessoas, o que posiciona o concelho entre os maiores empregadores do distrito de Aveiro e o maior da Bairrada.

Tal como já havia sido divulgado recentemente por um outro jornal local, Águeda continua a ser o concelho com melhor posicionamento entre os Municípios da Bairrada, nos vários indicadores em análise, seja pelo número de empresas, pelo volume de negócios alcançado em 2019, seja ainda pelo número de empregos.

A este reconhecimento somam-se outros que têm sido alcançados pelas empresas de Águeda, nomeadamente com a atribuição, no ano passado pelo IAPMEI, do estatuto PME Líder a 111 empresas e o de PME Excelência a 33 destas, colocando Águeda como o segundo concelho do distrito de Aveiro com mais empresas a receber este galardão.

 

Município de Leiria ativa linha de apoio social e psicológico


No próximo dia 25, o Município de Leiria irá ativar a Linha de Apoio Social e Psicológico, uma linha de apoio telefónico (número 244 243 840) que pretende minimizar o impacto negativo do Covid-19 na área social e saúde comunitária. 

Esta iniciativa assenta em duas áreas de intervenção, o Aconselhamento Psicológico e a Resolução de Problemas Socias. 

Com a primeira pretende-se minorar comportamentos de ansiedade, isolamento e solidão, através da promoção de uma saúde psicológica positiva e do encaminhamento de situações de crise nas esferas da saúde mental e psicossocial. 

A segunda área de intervenção visa apoiar na resolução de problemas de caráter social, através do encaminhamento para as várias medidas de apoio em articulação com as diversas entidades de âmbito social.

A Linha será operada pela Psicóloga da Divisão de Desenvolvimento Social e pela Equipa Técnica do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

 

Porto de Mós | Apoio às famílias e empresas - Reforço de medidas de apoio


Tendo em consideração a atual conjuntura, a Câmara Municipal de Porto de Mós aprovou ontem, dia 21 de janeiro, em reunião de câmara, novas medidas de apoio às famílias e empresas.

Esta é uma situação extrema, que tem levado as famílias e as empresas ao seu limite. Neste contexto, a câmara municipal apresenta, em anexo, medidas de cariz social e económico que pretendem aligeirar as dificuldades impostas pela pandemia.

Município assegura refeições a alunos beneficiários da ação social escolar

O Município de Leiria assegura as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da ação social escolar, no período de interrupção das atividades letivas, até dia 22. 

As solicitações serão encaminhadas pelos estabelecimentos de ensino / agrupamentos de escolas que articularão com o Município, tendo em vista a operacionalização da entrega (contactos: 244 839 640; educacao@cm-leiria.pt ). 

Mantêm-se abertas escolas de acolhimento, para crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos/ serviços essenciais (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar (escolas a indicar pelo Ministério da Educação). 

Com o objetivo de minimizar o impacto negativo da Pandemia (Covid 19) na área social e da saúde comunitária, o Município criou a LINHA DE APOIO SOCIAL E PSICOLÓGICO numa articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria – equipa multidisciplinar PIICIE, assumindo o apoio psicológico às crianças entre os 3 e os 10 anos, nos dias úteis, das 9h às 17h – 244 243 840.

Leiria | Município assegura refeições a alunos beneficiários da ação social escolar


O Município de Leiria assegura as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da ação social escolar, no período de interrupção das atividades letivas, até dia 22. 

As solicitações serão encaminhadas pelos estabelecimentos de ensino / agrupamentos de escolas que articularão com o Município, tendo em vista a operacionalização da entrega (contactos: 244 839 640; educacao@cm-leiria.pt ). 

Mantêm-se abertas escolas de acolhimento, para crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos/ serviços essenciais (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar (escolas a indicar pelo Ministério da Educação). 

Com o objetivo de minimizar o impacto negativo da Pandemia (Covid 19) na área social e da saúde comunitária, o Município criou a LINHA DE APOIO SOCIAL E PSICOLÓGICO numa articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria – equipa multidisciplinar PIICIE, assumindo o apoio psicológico às crianças entre os 3 e os 10 anos, nos dias úteis, das 9h às 17h – 244 243 840.

Pandemia de covid-19: Município de Cantanhede e agrupamentos escolares pronunciam-se a favor do encerramento de escolas

A situação epidemiológica das escolas do concelho de Cantanhede não chega a ser preocupante, mas, face ao modo como a pandemia de Covid-19 tem vindo a acentuar-se no país, justifica-se o seu encerramento, consideram os diretores dos agrupamentos escolares do concelho de Cantanhede.  Este era um dos pontos da agenda da reunião convocada pelo executivo camarário cantanhedense para avaliar a pertinência de, eventualmente, serem efetuadas diligências junto do Governo tendo em vista a suspensão da atividade letiva presencial nos estabelecimentos de ensino do concelho, diligências essas que entretanto deixam de fazer sentido perante a decisão de hoje do Conselho de Ministros de encerrar as universidades e as escolas de todos os níveis de ensino.

A posição dos diretores os agrupamentos de escolas Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara Mar, respetivamente José Soares, Fátima Simões e João Gomes, e do diretores da ETPC - Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e da Academia Pedro Teixeira, Carlos Sousa e António José Negrão, foi corroborada por todos os restantes participantes na reunião, designadamente a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, o vice presidente da autarquia, Pedro Cardoso, os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, a delegada de Saúde, Rosa Monteiro, e elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil, entre os quais o comandante operacional, Hugo Oliveira.

Durante o encontro, os diretores escolares entendem haver desde já condições para o desenvolvimento do ensino à distância caso tivesse sido essa a opção do Governo, tendo sido previsto o apoio imediato da Câmara Municipal e das escolas aos alunos que não dispõem de recursos para aceder às plataformas digitais, o será efetivado se tal opção vier a ser adotada. Entretanto, a autarquia e os estabelecimentos de ensino vão assegurar refeições às crianças e jovens de agregados familiares em situação de carência económica, quer durante o período de interrupção decretado pelo conselho de ministros, quer durante a atividade letiva logo que ela seja retomada.

Da reunião saiu reforçada a ideia de que é fundamental prosseguir com a estratégia delineada conjuntamente por aquelas entidades e pela delegada de Saúde logo no início do ano letivo, para se ter um conhecimento tão completo quanto possível da situação epidemiológica e reforçar a concertação de esforços nas ações em curso ou a desencadear no âmbito do combate à pandemia. Segundo a opinião unânime dos participantes, os canais de comunicação diretos e permanentes foram a chave para que nas escolas tivesse havido uma sinalização precoce e constante que permitiu cortar atempadamente as cadeias de transmissão, no âmbito da forte mobilização coletiva em torno deste objetivo comum.

Universidade de Coimbra lidera projeto europeu que visa a biorrecuperação de metais de resíduos mineiros

A Universidade de Coimbra (UC) lidera o projeto europeu “REVIVING – revisiting mine tailings to innovate metals biorecovery”, que visa recuperar resíduos gerados pelo setor mineiro, contribuindo desta forma para o Acordo Verde Europeu (European Green Deal).

No âmbito do arranque deste projeto, que obteve um financiamento de 1,2 milhões de euros da União Europeia (UE), vai decorrer, na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, pelas 14 horas, um webinar subordinado ao tema “Raw Materials, a key factor on the support of European Green Deal”.

A iniciativa junta especialistas de várias áreas e pretende discutir como é que as novas tecnologias de base bio - “nature based” - podem ajudar a obter matérias-primas a partir de recursos secundários, contribuindo assim para os objetivos do Acordo Verde Europeu.

O REVIVING, que tem como parceiros investigadores e empresas ligadas ao setor mineiro de França, Roménia e Portugal, segundo Paula Morais, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coordenadora do projeto, «vai estudar a utilização das comunidades microbianas dos próprios resíduos na lixiviação de metais valiosos, abordando o problema da devolução dos resíduos ao ciclo produtivo e, desta forma, apoiando a transição da UE para uma economia circular.   Se os resíduos forem processados e recuperados, estes podem ser considerados um recurso, em vez de “um bem a ser descartado”, voltando a ser um material inerte a devolver ao ambiente».

Genericamente, vai ser explorado um novo conceito de biolixiviação. Este novo conceito, acrescenta a também investigadora do Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes (CEMMPRE) da UC, «consiste na manipulação do microbioma dos resíduos (conjunto de comunidades microbianas que residem nos resíduos) e hidrometalurgia com aplicação de pressão negativa».

Para tal, os investigadores vão usar as novas técnicas moleculares “Next -Generation Sequencing”, e vão estudar a «libertação de metal após o bioprocessamento, usando a pressão negativa como estratégia inovadora de extração de metal e como forma de ultrapassar a heterogeneidade do material (ou materiais) de fase sólida», detalha Paula Morais.

No final do projeto, com a duração de três anos, vai ser implementado um sistema piloto na maior mina de tungsténio da Europa - a mina da Panasqueira – com o objetivo de transformar os resíduos mineiros, tóxicos, em matéria-prima, numa perspetiva de economia circular.

A docente e investigadora sublinha ainda que, na Europa, «mais de 300 milhões de toneladas de resíduos de extração e mineração são produzidos anualmente. No mundo, a demanda por metais, tanto em quantidade como em diversidade, tem crescido devido à sua utilização na tecnologia em geral e particularmente nas tecnologias modernas, ecologicamente corretas, do tecido industrial europeu».

A inscrição no Webinar, cujo programa segue em anexo, pode ser efetuada em: https://forms.gle/DsK5ttyMFa2c6Ew87.

COVID-19: SRCentro visita estrutura de retaguarda hospitalar em Viseu

 A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) visitou, quarta-feira (20 Janeiro), a nova Estrutura de Apoio e Retaguarda (EAR) do Centro Hospitalar TondelaViseu (CHTV).

Com a pressão verificada no CHTV nas últimas semanas, resultado do aumento no número de infectados por
Covid-19, este centro hospitalar activou a EAR-CHTV, localizada no Pavilhão do Fontelo. Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro, visitou a nova unidade de retaguarda hospitalar, que terá capacidade para 64 camas.

Segundo as informações obtidas no local, por parte dos responsáveis da unidade, este espaço irá receber doentes que não necessitam de internamento, mas que não têm possibilidade de manter o isolamento social necessário, ou para doentes estáveis com necessidades baixas de oxigénio suplementar.

Com dez doentes já internados, o responsável da SRCentro constatou (à data) as boas condições de climatização deste hospital de campanha, e, em particular, o facto de estarem reunidos todos os procedimentos para controlo de infecção, com circuitos bem definidos.

Apesar de garantida a qualidade nestas instalações, Pedro Lopes salientou que “a principal preocupação da Ordem dos Enfermeiros será sempre a segurança dos doentes, dos enfermeiros, e a qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados. Sabemos que a capacidade máxima será de 64 doentes, mas qual será a capacidade do CHTV para dotar esta unidade de profissionais de saúde quando estiver lotada?”.

E concluiu, apelando para que todos fiquem em casa, uma vez que “os enfermeiros, como qualquer ser humano, têm as suas fragilidades e angústias. Estamos cansados, exaustos e temos sobre nós uma pressão cada vez mais elevada. Os Enfermeiros não fazem milagres. Por si, por eles, por todos nós: Fique em Casa!”

Portimão entra no calendário do Mundial de Resistência

Devido à evolução da pandemia de Covid-19, os organizadores decidiram cancelar as 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos. As 8 Horas de Portimão abrem a temporada no início de abril.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber a primeira prova do Mundial de Resistência da Federação Internacional do Automóvel (WEC), em substituição das 1000 Milhas de Sebring.

A prova portuguesa decorrerá entre 2 e 4 de abril de 2021. A evolução da pandemia de Covid-19 levou a FIA e os organizadores da prova norte-americana a recalcular o plano inicial.

"Devido à rápida evolução do novo coronavírus, e também devido a várias alterações promovidas em diferentes países, incluindo restrições de deslocação, o WEC não quis correr riscos desnecessários. Como a maioria das equipas que participam no campeonato estão baseadas na Europa, foi tomada a decisão de organizar a primeira corrida do ano no continente europeu", explica o WEC, em comunicado, esta sexta-feira.

Portimão vai também receber os testes oficiais de pré-época, que também estavam agendados para Sebring, a 30 e 31 de março.

O Autódromo Internacional do Algarve continua a aguardar pela possibilidade de este ano também receber o Mundial de Fórmula 1, como aconteceu em 2020.

O resto do calendário do WEC mantêm-se inalterado. As três provas que se seguem a Portimão são na Europa: Spa-Francochamps, na Bélgica; Le Mans, em França; Monza, em Itália.

Para 26 de setembro estão previstas as 6 Horas de Fuji, no Japão, e a época termina com as 8 Horas do Bahrain, a 20 de novembro.

Fonte: Renascensa

Foto: Filipe Farinha/Lusa

Políticos e bombeiros podem integrar grupo dos prioritários a vacinar

 O grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a covid-19 está a preparar uma proposta para incluir os titulares de altos cargos de decisão e os bombeiros entre os prioritários a vacinar.

Numa entrevista ao jornal Expresso, o coordenador da ‘task-force’, Francisco Ramos diz que está a ser trabalhada uma proposta “para que possam ser incluídos entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão”, considerando que “é essencial estarem protegidos”.

Francisco Ramos explica que a Direção-Geral da Saúde já fez uma primeira proposta e, dentro da ‘task force’, “está a trabalhar-se no sentido de chegar a uma definição final”.

“Os titulares de altos cargos inserem-se aqui. Mas não só. Estamos a falar também de bombeiros, que não são profissionais de saúde, mas que trabalham na emergência pré-hospitalar e transporte de doentes urgentes. Estamos a falar de cerca de 16 mil pessoas”, afirmou.

O responsável apontou ainda as Forças Armadas, sublinhando: “Não basta ser militar para entrar neste primeiro grupo. O primeiro critério é este: qual é a participação destas entidades na proteção para a pandemia e na execução do plano de vacinação? O transporte de vacinas, por exemplo, é feito por elementos da PSP e da GNR, e essas pessoas são essenciais”.

“Mas este é um trabalho ainda em curso. Mesmo que já tivesse pronto, estas pessoas ainda não tinham sido vacinadas porque a primeira prioridade foi para os profissionais de saúde, funcionários e residentes em lares”, acrescentou.

A proposta do pedido por parte dos professores para serem igualmente considerados prioritários, Francisco Ramos responde: “A única situação que nos impede de atender a essas reivindicações é a escassez de vacinas”.

“Não é uma questão de ter ou não razão. Com certeza que terão e haverá certamente mais de um milhão de portugueses que mereceriam ser considerados nesta fase. Mas não há vacinas disponíveis e temos mesmo de fazer escolhas, identificando os que são muito prioritários”, justificou.

Francisco Ramos frisa que, “se tudo correr bem e numa versão otimista”, pode ser possível ter seis a sete milhões de portugueses vacinados (para atingir a imunidade de grupo) no verão.

Adianta também que estão a ser considerados centros específicos para vacinação, mas que a responsabilidade dos processos “será sempre das equipas dos Centros de Saúde”.

“São essas que há dezenas de anos garantem a vacinação de todos os portugueses e que dão a segurança de que o processo vai correr bem”, afirmou o responsável, acrescentando que as autoridades vão “tentar encontrar locais mais confortáveis, mais acessíveis, onde a administração de vacinas possa decorrer de forma mais célere”.

“Esses centros de vacinação só vão ser necessários quando tivermos quantidades suficientes [de vacinas] que o justifiquem”, afirmou.

Fonte: MadreMedia/Lusa


Portugal suspende voos com o Reino Unido a partir de sábado

A partir desse dia, "serão unicamente realizados voos com natureza humanitária para repatriamento de portugueses que desejem, ou de britânicos que desejem regressar ao Reino Unido", anuncia Costa.

O primeiro-ministro anunciou ontem, quinta-feira que, a partir de sábado, haverá uma interrupção total de voos entre Portugal e Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.

António Costa anunciou esta medida após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à Covid-19.

"O Governo decidiu interromper totalmente os voos para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal a partir das 00:00 do próximo sábado, de forma a diminuir os riscos de contágio com base na nova variante" do coronavírus, declarou o líder do executivo português.

António Costa disse que, a partir de sábado, "serão unicamente realizados os voos com natureza humanitária para assegurar o repatriamento de portugueses que desejem regressar a Portugal, ou de cidadãos britânicos que desejem regressar ao Reino Unido".

De acordo com o primeiro-ministro, durante esta reunião informal de líderes da União Europeia, houve em termos globais "uma manifestação de grande preocupação relativamente ao desenvolvimento da pandemia, designadamente no que respeita ao crescimento impulsionado pela nova variante britânica em especial nos países que têm relações mais próximas com o Reino Unido, caso de Portugal".

Em matéria de fronteiras, António Costa considerou que a decisão "mais importante" tomada na cimeira informal se relacionou precisamente com o fim dos voos para o Reino Unido, ou do Reino Unido para Portugal.

Na cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, o primeiro-ministro salientou que foi decidido "manter as fronteiras abertas" entre os diferentes Estados-membros.

"Relativamente a países terceiros, a decisão foi de manter as medidas que existem de controlo da pandemia", acrescentou.

 

Fonte: Lusa

Foto: Andy Rain/EPA

Proibido circular entre concelhos no continente a partir das 20:00 e até segunda

 A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, entre as quais votar nas eleições presidenciais de domingo.

A medida, integrada no combate à pandemia de covid-19, foi definida pelo Conselho de Ministros, a par de outras restrições relativamente ao confinamento iniciado na semana passada, como a proibição de vendas ou entregas ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away', ou a permanência em espaços públicos de lazer (que podem, contudo, ser frequentados).

À semelhança do que já aconteceu em outros períodos durante o estado de emergência, como a Páscoa ou a passagem do ano, o Governo decidiu voltar a restringir a circulação entre os 278 concelhos do continente ao fim de semana.

Relativamente ao ato eleitoral para eleger o Presidente da República, que se realiza no domingo, o primeiro-ministro, António Costa, referiu na segunda-feira que, "naturalmente, há uma exceção na proibição de circulação entre concelhos para as pessoas que -- devem ser poucas -- estão recenseadas fora do local da sua zona de residência", apesar de a lei obrigar a que cada cidadão esteja recenseado eleitoralmente no local onde reside.

"Devem ser muito raras as exceções das pessoas que estão, violando a lei, recenseadas fora do seu local de residência, mas admito que haja pessoas que tenham mudado de casa recentemente e, portanto, ainda não estejam devidamente atualizadas", ressalvou.

Quando agravou as medidas, no início da semana, o Governo considerou ser necessário "clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições", devido ao nível de circulação da população verificado nos dias anteriores.

Portugal continental entrou às 00:00 de 15 de janeiro num novo confinamento geral, com os cidadãos sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial. A medida foi revertida na quinta-feira e a partir de hoje, por duas semanas, a atividade letiva está suspensa, incluindo em creches e universidades.

No âmbito da modificação do estado de emergência, o Governo determinou um conjunto de medidas extraordinárias que vão vigorar até às 23:59 de 30 de janeiro.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que "a regra é ficar em casa", prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, prática de atividade física e desportiva ao ar livre, ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

O teletrabalho é obrigatório, sempre que as funções em causa o permitam, sem necessidade de acordo das partes, sendo o seu incumprimento uma contraordenação muito grave.

Com as novas regras há limitação do horário de encerramento de todos os estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público, que têm de encerrar às 20:00 nos dias úteis e às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar, que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00.

Fonte/Foto: Lusa

Vento fez derrubar árvores e só em Viseu houve mais de 60 ocorrências

O vento forte que soprou durante a noite provocou quedas de árvores em Portugal continental e só no distrito de Viseu foram registadas 60 ocorrências, sem gravidade.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse também à Lusa, cerca das 06:30, que registou várias ocorrências, sem as contabilizar, de quedas de árvores, mas sem gravidade.

Só no distrito de Viseu, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) disse à Lusa terem sido já reportadas cerca de 60 ocorrências relacionadas com quedas de árvores, entre as 00:00 e as 06:30 devido ao vento forte.

"Registámos 63 ocorrências no distrito relacionadas com quedas de árvores, postes e placas de trânsito por causa do vento forte, mas nenhuma situação grave", disse a fonte.

A Estrada Nacional 16, que liga Viseu a São Pedro do Sul, esteve cortada para limpeza da via na sequência da queda de algumas árvores de grande porte, mobilizando 20 operacionais, com o apoio de nove veículos.

"A Estrada já não se encontra cortada", adiantou a fonte do CDOS de Viseu.

Portugal continental está a ser afetado hoje por chuva e vento forte e agitação marítima devido à passagem de sistemas frontais associados à depressão Hortense, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sequência da previsão, o IPMA colocou os distritos de Castelo Branco e Guarda sob aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de oeste com rajadas até 95 quilómetros por hora, sendo até 120 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas.

Também por causa do vento, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu e Coimbra, até às 12:00 de hoje, prevendo-se rajadas até 70 km/h, sendo até 90 km/h nas terras altas.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança e Castelo Branco estão igualmente sob aviso amarelo devido à queda de neve acima da cota dos 1200 metros até às 15:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso laranja até às 22:00 de hoje devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima, passando depois a amarelo até às 09:00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Paula Leitão adiantou que o vento e a chuva vão diminuir de intensidade durante o dia de hoje.

"A situação mais gravosa já passou durante a noite com aguaceiros forte e vento forte e houve trovoada, mas tudo isso está a diminuir de intensidade. Para hoje ainda são esperados aguaceiros que serão mais frequentes nas regiões do Norte e Centro", disse.

De acordo com Paula Leitão, também o vento vai diminuir de intensidade a partir da manhã de hoje.

 

Fonte: Lusa

Foto: Rui Minderico/Lusa

Covilhã | ESCOLA ACOLHIMENTO


No âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, hoje anunciadas por Sua Ex.ª o Sr. Primeiro Ministro, em que se inclui a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, informamos que, na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços fundamentais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, e não tenham outro familiar que possa assegurar a assistência aos seus filhos ou outros dependentes (com mais de 3 e menos de 12 anos de idade), serão estes acolhidos na Escola Pêro da Covilhã a partir de amanhã. 

Para o efeito, foram já solicitadas informações sobre necessidades efetivas de acolhimento às Entidades empregadoras. Em situações que requeiram acolhimento urgente, poderão os trabalhadores dos serviços especiais contactar diretamente a Escola Pêro da Covilhã, através do email executivopero@gmail.com.

Covilhã | CRECHE ACOLHIMENTO


Na sequência das medidas extraordinárias e urgentes de combate à propagação da epidemia por Covid-19, hoje anunciadas por Sua Ex.ª o Sr. Primeiro Ministro, informamos que os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro – incluindo os bombeiros voluntários e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços fundamentais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, e não tenham outro familiar que possa assegurar a assistência aos seus filhos ou outros dependentes (até 3 anos de idade), poderão recorrer à creche Mundo da Fantasia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, localizada na Rua Conde da Ericeira 16, 6200-118 Covilhã (próxima da PSP Covilhã e da Biblioteca Municipal). 

Para o efeito, deverão as Entidades ou Pais/Encarregados de Educação contactar diretamente a Creche Mundo da Fantasia, através do email paula.alves@misericordiacovilha.pt e/ou do contacto telefónico 964 120 361. 

Testes rápidos chineses não têm certificação

 

Na América Latina, 76 laboratórios chineses vendem testes rápidos para detectar o coronavírus, em comum acordo com o Partido Comunista Chinês (PCCh). Mas a Rede de Jornalistas Latino-Americanos pela Transparência e Anticorrupção (PALTA) constatou que apenas cinco deles têm algum certificado.

O Peru é a maior vítima, sem certificação sanitária para 94% de 68 laboratórios. Na Colômbia, 15 dos 20 ativos não a têm. Na Argentina, 80% dos testes que o governo Fernandes comprou nem sequer foram aprovados na China comunista. No México, só um grupo farmacêutico chinês está autorizado. De 8.000 kits comprados pela Espanha, só 30% reagiam, e a própria embaixada chinesa reconheceu que a empresa responsável pelas suas vendas não existia.

Pequim se faz aceitar como líder mundial contra a pandemia, utilizando a ‘diplomacia da máscara’. Empresas chinesas fabricam equipamentos e insumos como máscaras, mas muitos governos ocidentais não verificam se eles atendem aos padrões de saúde e segurança.

ABIM

Penedono testa toda a população à covid-19


O Município de Penedono vai realizar no próximo sábado, 23 de janeiro, uma ação de testagem massiva à covid-19 a todos os cidadãos do município. São 2840 testes rápidos (antigénio) previstos, a realizar nas sete freguesias de Penedono em menos de oito horas. A missão é coordenada pela equipa do Camião da Esperança e pela vereadora Cristina Ferreira. O objetivo é identificar eventuais surtos e interromper cadeias de transmissão do novo coronavírus. 

Para a vereadora Cristina Ferreira, “é necessário intervir rapidamente junto da população e encontrar soluções para ajudar a superar a pandemia. Não podemos ficar de braços cruzados à espera que as pessoas cumpram as regras. Vamos para o terreno, testar o máximo possível, conhecer a realidade, as dificuldades de cada um, e vamos estar ao lado de todos eles para resolver os problemas. Todos juntos, vamos travar esta pandemia.” 

Sobre a colaboração com o Camião da Esperança, a autarca recorda a passagem do Camião pelo território em maio do ano passado, “foi um momento importante, ajudou-nos a compreender e a enfrentar a pandemia e teve um impacto positivo na população, para além disso, o profissionalismo e a imediata disponibilidade da equipa agilizou o processo. Temos que fazer tudo para salvar vidas.” Nas próximas horas, através dos canais de comunicação do Município, todos os munícipes serão informados sobre os locais e os horários para a realização dos testes. 

O Camião da Esperança é uma viatura equipada para intervenções de testagem ao SARS-CoV-2 em qualquer parte do território nacional. Tem uma equipa constituída por médicos, enfermeiros, e outros profissionais de saúde, para além de especialistas em organização e gestão de eventos. É um projeto solidário promovido pela TVI, GlobalSport e Unilbas, com o apoio da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Mundipharma Portugal, Nasamotor e Rádio Comercial.

FC Porto e Braga jogam ‘quartos’ da Taça em 29 de janeiro, Benfica um dia antes

Os jogos Gil Vicente-FC Porto e Sporting de Braga-Santa Clara, dos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, vão disputar-se em 29 de janeiro, um dia depois do Benfica-Belenenses SAD, de acordo com o calendário divulgado.

As datas e os horários dos encontros dos 'quartos' estão disponíveis no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que os 'dragões', detentores do troféu, jogam em Barcelos numa sexta-feira, a partir das 20:45.

Uma hora antes, às 19:45, inicia-se o duelo entre Sporting de Braga e Santa Clara, na 'Cidade dos Arcebispos'.

Já o Benfica-Belenenses SAD está agendado para a véspera, quinta-feira, dia 28, com início marcado para as 21:15, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Os quartos de final da prova 'rainha' arrancam em 27 de janeiro, uma quarta-feira, com a receção do Marítimo ao Estoril-Praia, da II Liga, às 20:15.

Nas meias-finais, disputadas a duas mãos, o vencedor do encontro entre Benfica e Belenenses SAD vai defrontar Marítimo ou Estoril-Praia, e o vencedor do Gil Vicente-FC Porto terá pela frente Sporting de Braga ou Santa Clara.

De acordo com o calendário divulgado pela FPF, os encontros da primeira mão das meias-finais jogam-se em 10 de fevereiro, e os da segunda em 03 de março.

Lusa

Colégios obrigados a parar, interrupção compensada no Carnaval, Páscoa e final do ano

O ministro da Educação anunciou hoje um reajustamento do calendário escolar, retirando dias às pausas letivas e acrescentando uma semana ao ano letivo, e confirmou que as aulas, mesmo que à distância, estão também suspensas no ensino particular.

Em conferência de imprensa no Ministério da Educação, em Lisboa, Tiago Brandão Rodrigues recordou a determinação hoje adotada em Conselho de Ministros de "proceder à interrupção de todas as atividades letivas" entre sexta-feira, 22 de janeiro, e sexta-feira, 05 de fevereiro, adiantando que, apesar de já ter sido dado conhecimento público da medida pelo primeiro-ministro, António Costa, "as escolas já foram informadas relativamente a esta questão".

"Estes 15 dias, e depois da auscultação a vários atores da educação, vão ser compensados, na que era a interrupção letiva do Carnaval, naquilo que restava da interrupção letiva da Páscoa e também com uma semana no final do ano letivo e assim conseguimos compensar estes 15 dias", disse o ministro.

O responsável pela pasta da Educação esclareceu ainda que não há exceções a esta determinação, depois de a associação dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, ter admitido não interromper as atividades letivas, recorrendo ao ensino à distância nos próximos 15 dias.

"Tenho muito respeito pelo ensino particular e cooperativo, mas não são as nossas universidades e o nosso ensino politécnico com o grau de autonomia que tem. Este ziguezaguear, não digo oportunismo, mas espreitar sempre à exceção ou tentar fazer diferente é o que nos tem causado tantos problemas em termos societais. O cumprimento estrito das regras é algo que deve acontecer. Todas as atividades letivas estão interrompidas durante este período", disse Tiago Brandão Rodrigues.

Fonte e Imagem: Lusa