quarta-feira, 23 de novembro de 2022

OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO CIVIL EM ESPOSENDE. Operações para remover corpos das vítimas concluídas


Um deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões em Palmeira de Faro, no concelho de Esposende, distrito de Braga, atingiu na madrugada de hoje uma habitação unifamiliar, provocando duas vítimas mortais. No interior da habitação estavam seis pessoas, dois adultos e duas crianças foram retirados ilesos.

O alerta foi dado às 3.55 horas, tendo sido, de imediato, enviados para o local meios de socorro.

A primeira fase dos operações, com vista à remoção dos corpos, ficaram concluídas pelas 16 horas.

Os operacionais procederam à remoção de terras e pedras que se encontravam no interior da habitação atingida pelo deslizamento e que apresentavam risco iminente de queda.

Nesse sentido, através de um trabalho minucioso e complexo, com recurso a maquinaria pesada, foi realizado o escoramento para aceder com segurança ao local onde se encontram os corpos.

Os moradores das três casas contíguas foram retirados por uma questão de segurança.

Nas operações estiveram envolvidos elementos dos Bombeiros, do INEM, da GNR, do Serviço Municipal de Proteção Civil/Câmara Municipal de Esposende, da Polícia Judiciária e Técnicos da Universidade do Minho, num total de 43 operacionais, apoiados por 23 veículos.

O 2.º Comandante Operacional Distrital de Braga, Rui Costa, é o responsável pelas operações de proteção e socorro.

A segunda fase dos trabalhos prossegue com a avaliação do talude por parte dos técnicos do Município de Esposende.

Neste momento trágico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apresenta as mais sentidos condolências aos familiares e amigos das vítimas.

Alcina Coutinho

No próximo fim de semana a Rede Social de Castelo de Paiva promove recolha de bens alimentares

 A poucas semanas da época natalícia, a Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim de semana, dias 26 e 27, uma campanha de recolha de bens alimentares junto de alguns supermercados do concelho, sendo que, o propósito desta acção solidária é ajudar agregados familiares mais desfavorecidos, assegurando os níveis mínimos de sobrevivência.
A campanha surge da vontade dos professores de Religião e Moral, sendo garantida a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, que nestes dias vão disponibilizar alunos voluntários para garantir as recolhas junto das lojas do Minipreço, Super Douro e Intermarché, conforme as regras definidas pela Rede Concelhia de Emergência Alimentar.

Através da Loja Social, que a autarquia paivense tem em funcionamento, e que apoia mais de 120 agregados familiares do concelho, será possível, neste período difícil que se travessa, com um custo de vida cada vez mais elevado, fazer chegar bens alimentares a um maior numero de pessoas e famílias, que passam grandes dificuldades, nomeadamente aquelas economicamente mais vulneráveis.

Entre os produtos necessários, esta recolha vai privilegiar leite, bolachas, açúcar, farinha, sal, azeite, óleo, manteiga, arroz, massas, conservas e outros produtos enlatados, sendo que, qualquer doação, neste âmbito, será sempre bem vinda.

 Rede Social de Castelo de Paiva apela à colaboração de todos nesta acção de solidariedade, incentivando uma maior oferta de doações, procurando desta forma, ajudar a debelar carências que ainda se evidenciam no território municipal, sendo certo que, existe uma maior preocupação na luta contra a pobreza, face aos constantes aumentos dos preços e da inflação, com um impacto bem negativo nas famílias mais carenciadas, que estão a sofrer porque os orçamentos familiares não esticam para contrariar o aumento brutal do custo de vida.

Carlos Oliveira

Cantanhede | No passado sábado Livro "De Fora para Dentro e de Dentro para Fora" apresentado na Biblioteca Municipal

 

Cerca de uma centena de pessoas deslocaram-se no passado sábado ao auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para a assistir à apresentação editorial de "De Fora para Dentro e de Dentro para Fora", obra de Ana Breda e Catarina Cruz.

Na mesa de honra, para além das autoras esteve Pedro Cardoso, vice-presidente Câmara Municipal, Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques (APMAM), numa cerimónia que contou ainda com a presença de amigos, associados, familiares e interessados que fizeram questão de participar na apresentação desta promissora obra que tantos caminhos de leitura sugere.

Na intervenção de abertura, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou “a figura incontornável que foi o Sr. Padre Manuel António Marques, pela sua ação eclesial, cívica e cultural. Fica-nos o testemunho de bondade, do sinal de um amor de um padre que se sentia feliz e realizado pascalmente no exercício do seu ministério. É sobejamente reconhecida a abnegação, a simplicidade, a humildade, a entrega, a dedicação do Padre Manuel António Marques”. O responsável pelo pelouro da Cultura sublinhou “o trabalho meritório que a APMAM tem desenvolvido, perpetuando a memória e seguindo o exemplo que o Pe. Manuel Marques deixou, através da realização de ações e obras de beneficência, dinamização de ações culturais e de intervenção cívica, promovendo a entreajuda e a solidariedade para com os mais necessitados”.

Para além da relevância da obra em termos literários e culturais, o edil não deixou de destacar de “forma particular Ana Breda e o orgulho do Município de Cantanhede pelo facto de Catarina Cruz ser do concelho, mais concretamente da Pocariça”.

A servir de introdução à alocução das autoras, Pedro Cardoso afirmou que “há viagens longínquas e misteriosas que não requerem os tradicionais meios de transporte, nem bilhete. São o sonho, a imaginação, a criatividade… o combustível, as emoções e o coração”.

Ana Breda e Catarina Cruz visivelmente emocionadas mostraram-se bastante agradecidas pela calorosa receção”, aproveitando a ocasião para proporcionar aos presentes a leitura de vários trechos do trabalho, justificando a abordagem que levaram “a efeito versando por meio das palavras ilustradas por belíssimos desenhos, na tão comum dialética entre emoção, razão e capacidade de viajar presentes em “De fora para Dentro e de Dentro para Fora”.

Como se pode ler na apresentação do livro o gosto de ambas as autoras em promover “aprendizagens interdisciplinares a partir da literatura para a infância, num contexto criativo, reflexivo e emotivo, envolvendo implicitamente a Matemática e outras áreas do saber”, culminou na escrita deste livro. A viagem literária proporcionada pela sua leitura é, “decerto, impulsionadora de sonhos, questões e emoções, despertando no leitor o que de melhor há em si”.

Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça agradeceu “a todos os presentes e particularmente à APMAM pelo desafio concretizado de realizar a apresentação pública desta obra também em Cantanhede”. O autarca dirigiu-se à Câmara Municipal com palavra de “agradecimento pelo acolhimento e colaboração demonstrados desde o primeiro momento em que se equacionou realizar-se a apresentação desta obra, naquele espaço de saber, de encontro, de leitura, dos livros e da escrita”.

Também Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques usou da palavra para acentuar “as atividades que a coletividade desenvolve”, reafirmando a “importância também que as iniciativas de âmbito cultural assumem no seio da Associação, em cumprimento também do seu objeto estatutário”. Agradeceu também a oportunidade que as autoras da obra, e particularmente Catarina Cruz, como pocaricense e associada da coletividade, proporcionam pelo interessantíssimo trabalho vertido em livro.


Investigadora da Universidade de Coimbra leva biossensores até ao espaço com a missão de avaliar a saúde dos astronautas

Um projeto multidisciplinar liderado por uma investigadora do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levou até ao espaço um conjunto de biossensores que têm como missão avaliar a saúde dos astronautas e turistas espaciais.

O Lab-on-paper, financiado pela European Low Gravity Research Association (ELGRA), resulta de uma colaboração que envolve múltiplos cientistas da Universidade de Coimbra, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Universidade Nova de Lisboa, provenientes de vários grupos/centros de investigação: BioMark@ISEP/ BioMark@UC (do Centro de Engenharia Biológica; Akmaral Suleimenova, Goreti Sales, Manuela Frasco e Rita Cardoso), o CENIMAT (do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação; Afonso Sampaio, Ana Carolina Marques, Elvira Fortunato, Guilherme Ribeiro e Rui Igreja), o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (João Gabriel Silva) e o Laboratório de Sistemas Autónomos (André Dias), além de João Pedro Coutinho, aluno do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Este projeto representa o primeiro voo de uma equipa portuguesa no foguetão MASER e abre portas à possibilidade de análise de alguns parâmetros com interesse para a saúde no espaço. «Esta experiência inédita pretende avaliar o funcionamento de sensores semelhantes às tiras de urina no espaço, onde a gravidade é quase nula», explica a líder do projeto, acrescentando que recorreram a sensores de açúcar (glucose) ou de antibióticos (tetraciclina), com base em a tecnologias já desenvolvidas pela equipa, em 2014 e 2015.

O lançamento, que aconteceu esta quarta-feira, 23 de novembro, foi acompanhado pela líder do projeto, Akmaral Suleimenova, e João Gabriel Silva, Professor Catedrático de Engenharia Informática da FCTUC, no sentido de assegurar em Terra a operacionalidade dos biossensores, da estrutura mecânica desenvolvida para este efeito e da comunicação entre o foguetão e a experiência, encerrados numa caixa própria para esta viagem única. Esta caixa passou aliás por múltiplos testes nestes últimos meses, um deles levando Akmaral Suleimenova, Guilherme Ribeiro (Universidade Nova da Lisboa) e João Pedro Coutinho (Instituto Superior de Engenharia do Porto) à Suécia, um mês antes desta partida.

A experiência foi bem-sucedida do ponto de vista da comunicação com o foguetão e de gravação de imagem prevista, mas nem todos os resultados esperados foram conseguidos. Vai agora seguir-se uma fase de análise detalhada de todos os dados recolhidos. Num segundo lançamento espera-se conseguir recolher não só os dados que não foram agora obtidos, como alargar o âmbito científico da experiência.

«Como no espaço não há hospitais, são necessárias formas simples de analisar o estado de saúde dos astronautas ou dos turistas espaciais. A recolha de uma amostra de sangue é muito difícil, pois a ausência de gravidade dificulta a transferência de líquidos. Perante esta situação, os testes rápidos para saliva ou urina, que mudam de cor, são os mais adequados, uma vez que basta um pouco urina/saliva para se obter um resultado visível a olho nu. Até à data nunca foi testada a possibilidade de usar estes sensores no espaço», revela o consórcio, considerando que a equipa está a caminho de conseguir este feito, detendo o consórcio nesta fase um conhecimento privilegiado para concluir no futuro este caminho com sucesso.

O foguetão MASER, onde viajaram os biossensores, foi construído pela Agência Espacial Sueca e testado em lançamentos anteriores. Esta missão MASER-15 corresponde ao terceiro voo da série Suborbital Express, que inclui várias experiências de naturezas muito diversas no mesmo voo, uma delas o Lab-on-paper.

Com 12,6 metros de altura, este foguetão consegue transportar 300 Kg até cerca de 260 Km de altitude (a atmosfera terrestre estende-se apenas até 100 km de altitude). Esta altitude é fundamental para que a qualidade da microgravidade a que ficam sujeitas as experiências seja elevada, uma conquista deste foguetão em relação a um modelo anterior.

O foguetão foi lançado no centro espacial de Esrange, no norte da Suécia, acima do círculo polar ártico, especializado em voos suborbitais. Este é o maior centro europeu de lançamento civil de foguetões, onde a temperatura exterior oscila nesta altura do ano entre os 10 e os 20 graus negativos.

Sara Machado

Assessora de Imprensa

Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Secretária de Estado Rita Marques visitou projetos turísticos em Góis, Piódão e Belmonte

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, visitou os municípios de Góis, Arganil e Belmonte, onde ficou a conhecer alguns projetos realizados no âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. A visita foi acompanhada por uma equipa do Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado.
O dia começou com uma sessão nos Paços do Concelho de Góis, onde Rui Sampaio, presidente do município, deu a conhecer alguns dos projetos em curso ou previstos para o território. Seguiu-se uma visita ao Parque de Lazer do Baião, local onde será implantado o Centro de BTT / Centro Cyclin’Portugal de Góis.
A Aldeia Histórica do Piódão, no concelho de Arganil, foi o segundo destino da deslocação. Aqui, a Secretária de Estado presidiu à inauguração da requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e da reabilitação do edifício do Posto de Turismo. Os trabalhos de requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira transformaram a principal porta de entrada da aldeia num espaço mais ordenado e acessível, tendo sido vedado estacionamento automóvel. A cerimónia contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e do presidente da Junta de Freguesia de Piódão, José Lopes, além de Pedro Machado e Rita Marques.
A terminar o dia, a comitiva deslocou-se a Belmonte, onde foi recebida pelo presidente da Câmara, António Dias Rocha, e onde apadrinhou a inauguração oficial do Welcome Center do município, situado no edifício dos antigos Paços do Concelho, no Largo do Pelourinho. Neste novo espaço, muito funcional, foi também inaugurada a exposição fotográfica “9 OLHARES”, organizada pela Associação Estrela Geopark e que mostra diferentes perspetivas do território da Serra da Estrela.
Em jeito de balanço, Pedro Machado considerou esta visita “particularmente útil, uma vez que serviu para dar a conhecer valências turísticas dos territórios do interior, essenciais para continuarmos a estruturar novos produtos turísticos”“É de realçar o papel fundamental que os municípios têm neste processo, nomeadamente na recuperação do património e do espaço público, em conjunto com as entidades públicas e privadas”, acrescentou.


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE HELENA TAPADINHAS COM TERTÚLIA “ALFAIATE”

 O galardoado conto “Alfaiate”, de Helena Tapadinhas, dará mote a uma tertúlia no próximo dia 26 de novembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Silves.
Distinguido com o Prémio Literário Santos Stockler, Alfaiate é uma narrativa extraordinária, que dá voz a um cão com o mesmo nome; e que aborda, segundo a autora, a “mudança de um paradigma cultural” descrita através de uma sucessão de breves histórias “daquilo que era o alicerce das culturas, quando as pessoas viviam do território, viviam do que a terra ou o mar davam”.
O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre esta atividade.
 
+ Sobre Helena Tapadinhas
Nasceu em 1969, em Luanda (Angola). Formou-se em ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Implementou o Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) na Direção Regional de Educação do Algarve, entre 1997 e 2011, com a dinamização de projetos em rede, onde o imaginário é porta de entrada para o estudo do território.
«Operação Lágrimas Negras», «Guardiões da Água do Algarve» e «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos» são exemplos de ciclos temáticos PREAA com forte impacto no exercício da cidadania.
Integrou a equipa do Programa de Educação Estética e Artística, da Direção-Geral de Educação, e é atualmente coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, instituído pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura.
Desempenhou cargos como dirigente associativa na Liga para a Proteção da Natureza, Algarve, e na Ideias do Levante, Associação Cultural.
Autora de diversos projetos de teatro, narração oral, música, fotografia e literatura, tem trabalhos publicados nas áreas de educação, ciência, ambiente e arte.
Foi distinguida com o «Prémio Literário Santos Stockler», da Câmara Municipal de Lagoa, na edição de 2017, sobre património, com o conto “Alfaiate” e na edição de 2019, sobre educação, com o romance “Barro Cru”.
 

Músico e compositor espanhol CRNDS apresenta primeiro álbum a solo em concerto na Escola das Artes

 É já amanhã, 24 de novembro às 20h00, que o músico e compositor espanhol CRNDS irá dar um concerto imersivo no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica no Porto. A apresentação servirá para dar a conhecer ao público as músicas do primeiro álbum a solo do artista, que agrega elementos da música tradicional galega com a linguagem tímbrica da electrónica experimental. Um evento aberto à comunidade, com entrada gratuita. 

CRNDS é um compositor, produtor e fundador da editora independente Lindisfarne. Depois de publicar várias colaborações com diferentes artistas através da editora, o produtor espanhol lança CERNADAS, o seu primeiro álbum a solo. O álbum caracteriza-se pela integração de elementos da música tradicional galega com a linguagem tímbrica da electrónica experimental e foi apresentado pela primeira vez na mais recente edição do festival Mutek em Barcelona. 

Na sua ainda curta trajetória, CRNDS colaborou com artistas como Cibrán Seixo, Sandra Monfort, Clara Fiol e Fransy González. Para o concerto de dia 24 de novembro, do prpgrama EA DASHED CONCERTS, CRNDS, irá apresentar ao público algumas músicas deste primeiro álbum.  

Promovidos e organizados pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, os EA DASHED CONCERTS são uma plataforma concebida com o intuito de estender o programa pedagógico, investigativo e artístico da escola para os domínios da performance, música exploratória e sound art. Os concertos de curta duração, 15 a 20 minutos, disponibilizados posteriormente no canal de YouTube da Escola das Artes, configuram assim um espaço disruptivo e intimista de escuta e partilha que visa promover linhas de diálogo entre a comunidade académica e o tecido cultural envolvente. Nesse sentido, o programa, que conta com iterações mensais ao longo de todo o ano lectivo, caracteriza-se pela sua permeabilidade, intensidade e espontaneidade.  

A apresentação decorrerá dia 24 de novembro, às 20h00 no Auditório Ilídio Pinho, da Escola das Artes. A entrada é gratuita. 

EA DASHED CONCERTS 

CRNDS 

24 NOVEMBRO · 20H00 

Entrada Livre  

Auditório Ilídio Pinho | Escola das Artes 

Universidade Católica Portuguesa no Porto 

Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto 


Promovido pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares: Escritora Manuela Ribeiro encontra-se com os alunos das EB1 do Bolho e de Cadima

 

Cerca de 60 alunos estiveram presentes, ontem, dia 22 de novembro, na iniciativa A Escritora Manuela Ribeiro vem à minha Escola, que decorreu nas Escolas Básicas de Bolho e Cadima. A ação contou com duas sessões, que ocorreram às 10h30, na Escola do Bolho, e às 14h00, no Centro Escolar de Cadima, esta última particularmente direcionada para as turmas dos 3ª e 4ªs anos e respetivos docentes.

Promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com a Biblioteca Escolar dos Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, a atividade teve como principal objetivo promover a leitura e fomentar a interação entre alunos, escritores e outros profissionais da literatura, para além de permitir, simultaneamente, uma descentralizar da oferta pedagógica e cultural.

Estas atividades integram o Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede previsto para o presente ano letivo 2022/2023, visando criar e consolidar hábitos de leitura e elevar os índices de literacia dos alunos.

A autora Manuela Ribeiro abordou várias temáticas, com particular destaque sobre as que versam os seus livros, leu extratos de algumas das suas obras infantojuvenis e partilhou a sua experiência com os participantes, especialmente alguns episódios marcantes relacionados com a sua atividade de escritora. No final das sessões, os alunos e docentes tiveram oportunidade de adquirir livros que a escritora autografou individualmente.

Recorde-se que a escritora Manuela Ribeiro é autora de diversas obras para adultos e para jovens, algumas das quais integram as listas do Plano Nacional de Leitura.


Sobre Manuela Ribeiro

Manuela Ribeiro é licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura (Lisboa), integrou o Grupo de Teatro Alemão do Goethe Institut (Lisboa) e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal na kultuur” em Utreque (Países Baixos).

Profissionalmente, Manuela Ribeiro foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado os 2.º e 3-º ciclos. Traduziu diversas obras científicas e de ficção para várias editoras e, mais recentemente, tem-se dedicado à tradução de libretos de ópera, incluindo a sua adaptação às respetivas partituras. Atualmente na situação de reformada, a escritora dinamiza o projeto Hora do Conto para Antigas Crianças.


Silves | ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM VALE DE LOUSAS REGRESSA À NORMALIDADE

 
O Município de Silves informa que foi restabelecido o normal abastecimento de água em Vale de Lousas, após indicação da Delegada de Saúde.
 
Mais se informa que estão em curso diligências promovidas pela autarquia, em colaboração com a Delegada de Saúde e a Guarda Nacional Republicana, para o apuramento das causas da contaminação da água e imputação de responsabilidades, atendendo aos indícios preliminares recolhidos até ao momento, bem como para a prevenção de futuras ocorrências.
 
Lamentamos os transtornos causados à população e endereçamos o nosso agradecimento à Corporação dos Bombeiros Voluntários de Silves pelo apoio prestado.

 

Castelo de Paiva | Iniciativa junta directores, músicos, sócios e simpatizantes: Banda Musical de Fornos promove Convívio de Natal


A exemplo de anos anteriores, a Banda Musical de Fornos vai promover, no próximo dia 4 de Dezembro, nas instalações da Escola Secundária de Castelo de Paiva, o seu almoço-convívio de Natal, uma iniciativa que serve também de encerramento da actual temporada da popular filarmónica paivense.

O programa contempla às 11 horas, uma Missa na Igreja Paroquial de Fornos, em honra dos músicos e sócios já falecidos, seguindo-se às 12h30, na Sala Multiusos da Escola Secundária de Castelo de Paiva um Concerto Musical sob a regência do maestro David Silva, depois um almoço de confraternização às 13h30, terminando esta jornada festiva com animação musical com a participação de Ricardo Ramalho/Festa Total, a partir das 15 horas.
Recorde-se que a Banda Musical de Fornos completou este ano o seu 112º aniversário, e teve este ano, segundo o seu presidente Fernando Pereira, uma época de retoma, depois da paragem forçada em virtude da pandemia, registando uma dezena de actuações. As inscrições para a participação desta festa-convívio da Banda Musical de Fornos podem ser feitas através do contacto telefónico 966525893.

Carlos Oliveira

25 de novembro de 2022 | 10h30 | ESAC Nogueira em foco na Escola Superior Agrária de Coimbra


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 10h30, no âmbito do Grupo Operacional (GO)-EGIS, um seminário dedicado à nogueira.

O seminário contempla a apresentação do GO-EGIS, pela professora da ESAC e investigadora responsável no IPC, Maria José Cunha, e as comunicações “Os ensaios realizados nos pomares de Nogueira”, “Resposta dos pomares às intervenções realizadas” e “Resposta das nogueiras às intervenções realizadas”, a serem proferidas pelos professores desta instituição de ensino superior, Óscar Machado, Daniela Santos e Maria José Cunha, respetivamente.

Haverá ainda lugar a debate entre os participantes.

Refira-se que a coordenação nacional do GO-EGIS é da responsabilidade do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS).

Isabel Cristina Batista da Silva

Feira do Mel e da Castanha da Lousã correspondeu a todas as expectativas

Mercado de Natal nos dias 10 e 11 de dezembro será o próximo grande evento
 
O regresso da Feira do Mel e da Castanha da Lousã correspondeu às expectativas da organização e participantes e voltou a afirmar-se como a melhor do País.
Durante 3 dias, de 18 a 20 de novembro, o recinto da Feira – que englobava o Parque Municipal de Exposições e duas tendas anexas - esteve sempre repleto de visitantes, de norte a sul do País, e que procuravam o Mel DOP Serra da Lousã, a castanha, os produtos endógenos, a gastronomia local, mas também a diversão, garantida por um programa de animação de qualidade e para todas as idades.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes “esta edição da Feira marca o regresso de um evento marcante do calendário regional e nacional, foi um grande desafio e é com satisfação que registamos – quer pela presença massiva de público, quer pela avaliação recolhida junto dos participantes – que a Feira cumpriu todos os seus objectivos”. 
Luís Antunes afirmou ainda que “o sucesso da aposta no regresso da melhor Feira do Mel e da Castanha do País comprova a capacidade da Lousã para a organização de grandes eventos, sendo que avançamos já para um novo desafio, a realização do Mercado de Natal, a 10 e 11 de dezembro, que contará com artesanato, produtos endógenos, doçaria e muita animação de Natal”.
O Mercado de Natal realizar-se-á no Parque Municipal de Exposições.

Joel Fernandes

Tráfico humano no Alentejo. PJ deteve 35 pessoas por escravizarem imigrantes em campos agrícolas

A PJ deteve 35 pessoas pertencentes a uma rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para agricultura no Baixo Alentejo. Os detidos estão "fortemente indiciados pela prática de crimes de associação criminosa, de tráfico de pessoas, de branqueamento de capitais, de falsificação de documentos, entre outros".
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional Contra Terrorismo, deteve hoje 35 homens e mulheres, pertencentes a uma rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para agricultura no Baixo Alentejo, confirmou à Lusa fonte policial.
Em comunicado, a PJ explica que a operação policial envolveu cerca de quatrocentos operacionais, em várias cidades e freguesias da região do Baixo Alentejo, e que os suspeitos têm "idades compreendidas entre os 22 e os 58 anos de idade", de nacionalidade estrangeira e portuguesa, "fortemente indiciados pela prática de crimes de associação criminosa, de tráfico de pessoas, de branqueamento de capitais, de falsificação de documentos, entre outros".
Os suspeitos, integram uma estrutura criminosa dedicada à exploração do trabalho de cidadãos imigrantes, na sua maioria, aliciados nos seus países de origem, tais como, Roménia, Moldávia, Índia, Senegal, Paquistão, Marrocos, Argélia, entre outros, para virem trabalhar em explorações agrícolas naquela região do nosso país",  sublinha.
No total, a PJ realizou 65 buscas domiciliárias e não-domiciliárias.
A investigação da PJ iniciou-se há cerca de um ano e teve como foco a angariação por esta rede criminosa de trabalhadores estrangeiros com a promessa de emprego e habitação.
A notícia destas detenções foi avançada inicialmente pela CNN Portugal.
Em causa, o facto de explorarem em condições sub-humanas, de semiescravidão, centenas de trabalhadores estrangeiros em campos agrícolas da região e no centro do país. Ficam com os ordenados das vítimas, pagos pelos empregadores, e fazem fortuna, ostentando vários sinais exteriores de riqueza. Contam ainda com a colaboração de uma solicitadora da vila de Cuba, também detida, para a criação de empresas fantasma e falsificação de documentos"lê-se na notícia.
O esquema passa por colocar logo os trabalhadores em dívida com a rede, que cobra pelas viagens, logística e alojamento milhares de euros que as vítimas não podem pagar. Estão ilegais no nosso país, vulneráveis e sujeitos a trabalhos pesados com raro descanso e escassa recompensa – a maior parte do ordenado é retida na fonte pelos capatazes que são, na maior parte das vezes, compatriotas das vítimas.

Madremedia

Com provas de Caminhada, BTT e Zumba: APRESENTAÇÃO MUNICIPAL DA “GRANDE ROTA” COM JORNADA DESPORTIVA EM CASTELO DE PAIVA



Realiza-se no próximo dia 18 de Dezembro, a apresentação da Grande Rota 60 das Montanhas Mágicas em Castelo de Paiva, numa jornada que promete muita animação desportiva, com o registo de várias iniciativas, desde logo uma Caminhada, uma prova de BTT, e uma demonstração de Zumba, no Largo do Conde.

As inscrições podem ser realizadas até ao dia 11 de Dezembro, através do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, utilizando o endereço desporto@cm-castelo-paiva.pt ou através do telefone 255689500, recordando que, a Caminhada terá um percurso de 8 km, e a prova de BTT com quase 30 km de trajecto, estando agendado um reforço alimentar durante o percurso, com a tradicional sobremesa Sopa Seca.
A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso pedestre circular, com 275km, distribuídos por 14 etapas. O seu traçado coincide, quase na totalidade, com o da Grande Travessia das Montanhas Mágicas (BTT), verificando-se apenas alguns desvios. Também o início e o final das etapas são comuns, disponibilizando-se em cada um deles um painel informativo sobre ambos os traçados, sendo que, se encontra totalmente sinalizada de acordo com o regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Atravessando um território que abrange 4 Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas tem como principais atractivos a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas.

Os motivos para explorar, as Montanhas Mágicas® através desta Grande Rota, não se esgotam nos recursos naturais. A herança histórico-cultural presente em monumentos e aldeias tradicionais, nas lendas e tradições, no artesanato e na excelente gastronomia típica local, juntam-se à diversidade e qualidade dos serviços turísticos e à arte de bem receber, para proporcionar uma experiencia autentica e inesquecível neste território.

Seja pelo desafio ou pelo simples prazer de caminhar ao ritmo da vida na montanha, explorando novos trilhos, paisagens, culturas e lugares, ou cultivando o convívio e a amizade, esta é uma excelente oportunidade para a prática desportiva na Grande Rota das Montanhas Mágicas.

Carlos Oliveira

No âmbito das relações de cooperação transfronteiriça a Direção Regional do Centro do IPDJ e o Instituto da Juventude de Castela e Léon

«Encontro criatividade e empreendedorismo jovem no território Cencyl» | 25 a 27 de novembro - em Peñaranda de Bracamonte – Salamanca.
Participam 50 jovens portugueses (Região Centro de Portugal – dos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco) e espanhóis (Castela e Leão), que serão acompanhados por uma dezena de formadores das duas regiões.
IPDJ e Instituto da Juventude de Castela e Leão dinamizam o «Encontro criatividade e empreendedorismo jovem no território Cencyl».
Com selo do Ano Europeu da Juventude (AEJ), o evento tem lugar entre 25 e 27 de novembro, reúne 50 jovens criativos e empreendedores portugueses e espanhóis, em Peñaranda de Bracamonte – Salamanca.
Decorre no âmbito das relações de cooperação transfronteiriça entre Castela e Leão e a Região Centro de Portugal, entre a Comunidade de Trabalho Castela Leão – Centro de Portugal, tendo como interlocutores a Direção Regional do Centro do IPDJ e o Instituto da Juventude de Castela e Léon.
Participam 50 jovens portugueses (Região Centro de Portugal – dos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco) e espanhóis (Castela e Leão), que serão acompanhados por uma dezena de formadores das duas regiões.
Do lado português, a Histérico - Associação de artes vai dinamizar o workshop «Imaginar o futuro», e abordar o diálogo juvenil e o diálogo estruturado. O encontro contará, também, com uma apresentação musical de Jaime León e com animação do Grupo de Concertinas da Associação Juvenil Os Bazófias.
Para mais informações e inscrições gratuitas (limitadas a 50 participantes), aceda a https://anoeuropeujuventude.ipdj.gov.pt



25 de novembro | 09h00 | Ecocentro de mortágua ESAC e Município de Mortágua promovem ação de controlo de invasoras

 
No próximo dia 25 de novembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Município de Mortágua promovem uma ação de controlo de invasoras na área plantada com espécies autóctones a 13 de janeiro passado, em Mortágua. A ação tem início às 9h00, é realizada no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta e conta com a colaboração da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local e da Universidade de Aveiro.

O controlo das espécies invasoras será levado a cabo na Área Florestal de Mortágua, sob a gestão da Câmara Municipal de Mortágua (junto ao Ecocentro), onde foram plantados carvalhos, sobreiros e medronheiros.

A organização desta ação, destinada ao público em geral e a estudantes em particular, é da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes.

A participação é gratuita, mas as vagas limitadas e sujeitas a inscrição em https://f4f.serq.pt, até ao dia 24 de novembro.

Aveiro | Show de Ciência convida famílias a descobrirem como a Química pode ser divertida

No próximo sábado 26 de novembro, e integrado na Semana da Ciência e da Tecnologia, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro convida miúdos e graúdos a assistirem ao show de ciência “Química por Tabela 2.0” e a surpreenderem-se e a divertirem-se com a Química que nos rodeia. O espetáculo destina-se ao público geral a partir dos 6 anos, tem início às 15h00, e decorre no auditório da Fábrica. As inscrições estão abertas.
 
“Química por Tabela 2.0” é um show de ciência que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano. Consiste numa sequência de transformações químicas espetaculares, onde são explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão e quimioluminescência. As alterações de cor e de estado físico proporcionam efeitos visuais surpreendentes.
 Este show de ciência foi desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

 
O bilhete para assistir ao espetáculo é de 5€ por pessoa, sendo que as inscrições podem ser feitas através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt
 
Teresa Pereira

MARINHA GRANDE APRESENTA PLATAFORMA PARA O ASSOCIATIVISMO E ASSINA MEMORANDO COM O IPDJ

 Com o tema “Associativismo em Movimento“, teve lugar no dia 21 de novembro, no Auditório do Edifício da Resinagem, a cerimónia de apresentação da Plataforma do Associativismo e de assinatura do memorando de entendimento entre o Município da Marinha Grande e o Clube TOP | IPDJ - Programa de capacitação de clubes desportivos.
Foi efetuada a assinatura do memorando entre o Município e o Clube TOP | IPDJ, contando com a presença da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro; do chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; e do representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Frederico Santos, que apresentou o programa.

De acordo com Ana Alves Monteiro, o memorando “ visa fundamentalmente estabelecer uma relação estreita com o IPDJ, no sentido de se poderem reforçar as questões da formação e da capacitação das direções, das associações, dos agentes desportivos e de todos os que trabalham na área do associativismo, para que possa existir apoio para melhor formar todos os que trabalham nesta área e têm um papel mais ativo no associativismo dentro do concelho”.

Posteriormente, foi apresentado ao tecido associativo do Município o  Programa  Clube TOP| IPDJ, através da caracterização detalhada das suas seis medidas, que visam potenciar de forma interatuante o papel do clubes e dos dirigentes através da  formação de recursos humanos no clube, do centro de apoio à gestão do clube, do reconhecimento na gestão dos clubes, da certificação de qualidade do Clube Top, na bolsa de emprego online e na cooperação e apoio a projetos existentes.

De seguida, foi apresentada a Plataforma do Associativismo, criada pelo município da Marinha Grande com o objetivo de constituir de forma inovadora e dinâmica um espaço interativo de divulgação do movimento associativo marinhense, valorizando-se este recurso como um canal de comunicação e partilha de informação entre cidadãos, o tecido associativo local e o município. O concelho conta com 106 associações registadas.

Ana Alves Monteiro declarou que “a ideia é ter um local privilegiado por onde passa toda a informação ligada ao associativismo, desde o registo das associações à colocação de documentos pedidos pelo município.  É uma plataforma que se pretende que seja facilitadora da relação do município com as associações, um sítio por onde podemos comunicar de forma diferenciadora e mais próxima com as associações, um espaço para o município melhorar a prestação de serviços junto das associações, e as associações terem um canal direto para falar com o município”.  A vereadora destacou ainda que a 1 de dezembro tem início o processo de candidaturas os apoios municipais.

A plataforma do Associativismo pode ser consultada no endereço https://associativismo.cm-mgrande.pt/


Câmara de Águeda implementa atividades de educação não formal nas escolas

 Ações integram Plano de Atividades anual e incluem dinâmicas como astronomia, teatro e iniciativas lúdicas

A Câmara Municipal de Águeda dinamiza, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades de cariz educativo não formal que visam contribuir para o enriquecimento da comunidade escolar. Astronomia das Escolas, Desfile de Carnaval, Semana do Teatro e Férias em Movimento são algumas das ações previstas que integram o Plano Anual de Atividades programadas pelo Município para serem desenvolvidas durante o corrente ano letivo.
“Apostamos na dinamização de atividades nas escolas que, de forma colaborativa com o corpo diretivo e docente dos estabelecimentos de ensino do concelho, possam complementar a componente pedagógica lecionada e enriquecer as nossas crianças com conteúdos lúdicos, culturais e até científicos”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda.
Uma das iniciativas deste calendário prende-se com o ensino da astronomia, numa atividade que é desenvolvida pelo Município em parceria com a FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro desde há mais de uma década e que está a decorrer, uma vez mais, em todas as escolas do concelho. A “Astronomia nas Escolas” envolve, este ano, 775 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e está a decorrer até à próxima sexta-feira.
Este projeto apresenta uma forte interdisciplinaridade com outras ciências, por exemplo com a Matemática e a Física e pretende, não só contribuir de forma positiva para o enriquecimento da comunidade escolar, como despertar nos alunos o desejo pela ciência.
“Os temas que são aqui ensinados vão sempre ao encontro do que eles vão abordar em termos pedagógicos nas escolas”, explicou José Matos, docente da Universidade de Aveiro e responsável pela dinamização da “Astronomia das Escolas” por toda a região. Percorrendo as escolas do concelho há mais de uma década, afiança que “o impacto (do ensino destas matérias) é muito positivo e as crianças recordam-se das coisas de um ano para o outro. Trabalha-se muito bem com eles”, continuou.
Marlene Gaio acompanhou uma das “aulas” de astronomia, na EB António Graça, onde as crianças, ávidas de conhecimento, iam aprendendo um pouco mais sobre Plutão, o tema deste ano desta atividade.
É uma “semente” de conhecimento que é “plantada”, com recurso a uma abordagem pedagógica criativa e que depois é explorada e continuada pelos docentes nas suas aulas.

Operadores de viagens alemães de visita ao território de Arouca

 Perto de meia centena de operadores de viagens alemães visitaram, no passado dia 16 de novembro, o território do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, integrados na campanha internacional “Portugal, a Countryside Dream”, promovida pelo Turismo do Porto e Norte, pelo Turismo do Centro e pelo Turismo do Alentejo, em parceria com o Município de Arouca, junto do mercado turístico de língua alemã.
 

A visita a Arouca contemplou, ainda que debaixo de chuva, a travessia da icónica ponte suspensa 516 Arouca, promovendo esta atração turística a par com os Passadiços do Paiva e as atividades desportivas praticadas no Vale do Paiva. O Mosteiro de Santa Maria de Arouca foi também palco da visita, numa perspetiva de promoção do turismo cultural e religioso, à qual se juntou uma breve demonstração de confeção e degustação de doces conventuais arouquenses, bem como uma experiência gastronómica de geofood com carne arouquesa.
 
“Com esta visita a Arouca, ajudámos a aproximar o trabalho de perto de 50 operadores de viagens de um dos operadores turísticos referência na Alemanha, permitindo-lhes conhecer as experiências que diferenciam e valorizam a visita ao nosso território, enriquecendo o portfólio que disponibilizam aos seus clientes”, salienta Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.
 
A campanha “Portugal, a Contryside Dream” foi promovida pelo Turismo do Porto e Norte, pelo Turismo do Centro e pelo Turismo do Alentejo junto do mercado turístico de língua alemã e decorreu de 15 a 17 de novembro e englobou a passagem por outros municípios tais como São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Porto.

A Olimar é um dos principais operadores turísticos da Alemanha que este ano celebra cinco décadas a operar em Portugal. A empresa assegura possuir o programa de viagens “mais completo e único para Portugal no mercado de viagens alemão e austríaco”. Conta atualmente com um catálogo que ronda os 900 empreendimentos turísticos em território nacional e possui uma relação profunda com o Norte de Portugal, pois foi aqui que iniciaram a operação turística, mais precisamente em 1972, no Porto.