sábado, 14 de setembro de 2019

Ciência | Asteroide do tamanho de seis campos de futebol passa este fim de semana perto da Terra

Hoje às 18:32
O asteroide 2000 QW7 passa este sábado muito próximo da Terra. Apesar de não representar qualquer risco para o nosso planeta, os cientistas defendem que se preste uma maior atenção a este tipo de fenómenos.

O asteroide, que de acordo com a NASA, tem uma dimensão entre os 290 e os 650 metros, terá uma aproximação máxima de cinco milhões de quilómetros. Esta não é a primeira vez que o elemento passa junto ao nosso planeta e a aproximação repetir-se-á no futuro, pelo que a comunidade científica defende que se acompanhe a sua evolução.

O 2000 QW7 foi identificado pela primeira vez pela NASA a 8 de agosto de 2000. Faz uma órbita ao redor do sol, pelo que se aproxima de forma regular do planeta Terra. A última vez que o fez foi no dia 1 de setembro de 2000. Segundo a NASA, a próxima visita está agendada para 2030.

Danica Remy, responsaável pela Fundação B612, um empresa privada responsável por desenvolver ferramentas para desviar as órbitas dos asteróides que ameaçam a Terra, já existe tecnologia capaz para afastar elementos como este no nosso planeta.

Também a Sociedade Americana de Astronomia está a trabalhar neste campo. De acordo com um comunicado desta instituição," já existe um conjunto de laboratórios dedicados a rastrear asteroides como este. Brevemente, serão postos a funcionar mega-telescópos financiados pelo governo norte-americano".

JN

Religião | Não sabemos o dia nem a hora


  • Padre David Francisquini *
A vigilância como virtude necessária para a conquista do Reino do Céu está contida na lição do Divino Mestre sobre o chefe de família que não sabe a hora em que virá o ladrão. O fiel cristão deve, pois, estar sempre vigilante em relação aos inimigos que o cercam, pois nunca sabe quem o espreita, nem quando será atacado.
E o inimigo está com frequência nos lugares menos imagináveis. Com efeito, infelizmente, como se tornou comum vê-lo — muitas vezes com naturalidade e indiferença — nos verdadeiros absurdos que acontecem nos templos sagrados, nas celebrações litúrgicas, onde Nosso Senhor é tratado indevidamente na recepção da Eucaristia.
Além da ofensa a Ele, esse estado de espírito displicente acaba por abalar a fé e a devoção na presença real de Jesus Cristo Eucarístico. Temos ainda a brutalidade e o ódio contra o sublime Sacramento instituído por Jesus Cristo, verdadeiras profanações dos lugares santos.
— Não constituiriam um desdobramento sinistro do que neles ocorre no dia a dia? Para avaliarmos a sua gravidade, recorramos rapidamente à explicação dada por Orígenes, um dos grandes teólogos do início do cristianismo, às palavras do Evangelho.
Ele nos ensina que o pai de família representa o entendimento do homem; sua casa, a sua própria alma; e o ladrão, o demônio. Esse inimigo se utiliza de discursos lisonjeiros, eivados de falsidades, mentiras e traições para iludir os corações, perverter-lhes o entendimento, saquear suas energias e abalar suas convicções.
O ladrão vem e mina a casa, pois o pai de família dorme sem o cuidado de guardá-la. Em seguida, mata-o sem resistência, pois o surpreendeu dormindo, em vez de vigilante, que deveria ser a sua atitude habitual. O estado generalizado de indolência e torpor das almas torna o terreno propício a todo tipo de profanação.
Circulam pela internet pequenas filmagens com exemplos do que vem ocorrendo em muitas igrejas, ou seja, de pessoas que entram na fila de comunhão, recebem a hóstia na mão e não a consome… Lembro-me a propósito de uma notícia proveniente da histórica cidade de Trento, no norte da Itália, em que um comungante ao receber do celebrante a hóstia na mão, partiu-a e deu metade para seu cachorro que o acompanhava na igreja! Em outra ocasião, um gato subiu ao altar, na hora da comunhão, e passou a comer as partículas consagradas.
Notícias assim nos deixam estupefatos! Não há por trás de tudo isso uma rota do crime do sacrilégio e da profanação investindo contra o que há de mais sagrado em nossas igrejas, que é o Santíssimo Sacramento? Sacrários são destruídos ou jogados nas ruas com as hóstias; estas são também roubadas, incendiadas, lançadas ao chão ou em rios; vestes e objetos litúrgicos profanados; altares quebrados, imagens destruídas…
Quem estaria por trás dessas manifestações furiosas de ódio contra Aquele que está verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia sob as espécies de pão e vinho? Sem dúvida, satanás, por meio de seus sequazes, pois a fúria é verdadeiramente satânica.
O mesmo ódio que levou Jesus Cristo a ser condenado e conduzido ao alto do Calvário se repete em nossos dias com as profanações dos sacrários de nossas igrejas. O sacrilégio constitui uma cacofonia sinistra que reverbera nas profundezas infernais, pois tanto ódio só pode provir do demônio, o eterno derrotado.
Pretendo voltar ao assunto.
_____________
(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Manteigas | Cerimónia de Entrega da Bandeira da Rede de Cidade de Excelência - Nível III


Atribuição da Bandeira da Rede de Cidade de Excelência, nível III, pelas práticas inovadoras nos eixos do turismo e regeneração e vitalidade urbana

Decorreu na tarde do dia 12 de setembro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Manteigas, a cerimónia de entrega da Bandeira “Cidade de Excelência - Nível III”, como reconhecimento público do meritório trabalho que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação, na presença de Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e de Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede Cidades e Vilas de Excelência.
Os fundamentos para tal acontecimento, prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pela Câmara Municipal de Manteigas aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”.
A entrega deste galardão por parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência reconhece o manancial de planos, projetos, ações ou iniciativas, em contexto turístico, que tiveram ou terão lugar no espaço público de Manteigas, almejando assim tornar este núcleo urbano cada vez mais num espaço que promove um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos naturais, históricos e culturais.
Do mesmo modo, em contexto de Regeneração e Vitalidade Urbana, destaca-se o conjunto de ações qualificadores do espaço urbano de Manteigas, que se encontram executadas, em execução ou em fase de projeto. Estas visam promover a regeneração urbana consolidada em espaços de vitalidade urbana e aproveitar o seu património de forma sustentável e inteligente.
Transversal aos eixos selecionados aquando da adesão da Câmara Municipal de Manteigas à Rede, destacam-se os seguintes planos e estudos em desenvolvimento em Manteigas:
- Requalificação do Ribeiro da Vila para Plataforma “Manteigas Trilhos Verdes”;
- Centro de Criatividade, d’Inovação Social e Biblioteca;
- Alteração e Ampliação do Posto de Turismo para “Manteigas Welcome Center”;
- Reabilitação do Bairro Social do Alardo;
- Centro de Energia Vida e de Montanha da Serra da Estrela;
- Passadiço do Zêzere;
- Rede Wifi Manteigas;

- Requalificação das Escolas do Ensino Básico de Manteigas.
Em suma, as ações anteriores descritas levaram à atribuição da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível III, tornando Manteigas um caso de Excelência no âmbito da regeneração e vitalidade urbana e do turismo.



Mundo | Sobe para seis o número de mortos devido às chuvas em Espanha

Resultado de imagem para Sobe para seis o número de mortos devido às chuvas em Espanha
Observador 
Um homem de 41 anos morreu numa zona de campo na localidade de La Matanza, perto de Orihuela, segundo as autoridades de Alicante, elevando para seis o número de mortos devido às chuvas torrenciais no sudeste do país.

O corpo foi descoberto depois de terem caído fortes chuvas no município de La Vega Baja del Segura, onde provocaram forte inundações.

O homem estava desaparecido desde sexta-feira e é a segunda vítima mortal das chuvas torrenciais na Comunidade Valenciana e a sexta a nivel nacional.

As chuvas torrenciais que desde quinta-feira atingem o sudeste de Espanha já provocaram seis mortos e forçaram a retirada de pelo menos 3.500 pessoas, fizeram transbordar do rio Segura em várias zonas e provocaram graves danos materiais e económicos.

O temporal obrigou ao encerramento de muitas estradas nas províncias de Valência, Alicante, Múrcia, Almeria e Albacete, à interrupção da circulação ferroviária em Múrcia e parcialmente em Valência, e à suspensão do tráfego aéreo em Almeria e Múrcia.

A Agência estatal de meteorologia (AEMET) prevê que as chuvas se estendam no fim de semana à maioria do país, apesar de mais fracas.

O mau tempo que atinge o sudeste espanhol deverá afetar de forma menos severa Portugal continental, para onde estão previstos aguaceiros e trovoadas a partir de sábado, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Lusa

Região Centro | Anadia promove Semana dedicada à atividade desportiva

Resultado de imagem para Anadia promove Semana dedicada à atividade desportiva
DSport
O Município de Anadia vai associar-se à “Semana Europeia do Desporto”, através da realização de um conjunto de atividades desportivas dirigidas a todas as camadas da população, com o objetivo de criar hábitos de vida saudável e promover o desporto e a atividade física em estabelecimentos de ensino, espaços ao ar livre, locais de trabalho e ginásios.
A iniciativa vai decorrer, entre os dias 23 e 29 de setembro, com um leque variado de ações que decorrerão em vários locais, nomeadamente Pavilhão de Desportos, Piscinas Municipais, Ecoparque, Avelãs de Cima, Avelãs de Caminho e no Centro Escolar de Tamengos.
Assim, a abrir a “Semana Europeia do Desporto”, no dia 23 de setembro, realiza-se uma aula de Karaté que vai ter lugar entre as 18h00 e as 20h00, no Pavilhão de Desportos. No dia seguinte, as Piscinas Municipais de Anadia promovem um dia aberto, de acesso livre à população, entre as 17h30 e as 20h30.
No dia 25, o Pavilhão de Desportos volta a acolher uma nova atividade, desta feita, uma aula de ginástica geriátrica, direcionada aos seniores e a pessoas com incapacidade, no âmbito do projeto “Movimento Sénior é Vida”, que terá lugar entre as 10h00 e as 12h00.
O Centro Escolar de Tamengos recebe, no dia 26 de setembro, das 11h00 às 12h00, o projeto “A Brincar também se aprende”. O objetivo é proporcionar momentos de divertida e saudável convivência, através da realização de jogos tradicionais. No dia seguinte é a vez do Ecoparque de Anadia ser palco de uma aula de Bootcamp, entre as 18h30 e as 19h15.
Para o dia 28 de setembro, os participantes são convidados a realizar uma caminhada pelo percurso da “Rota das Avelãs”, nas freguesias de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na Igreja Paroquial de S. Pedro, Avelãs de Cima. O último dia de atividades acontece no domingo, dia 29, com as comemorações do “Dia Mundial do Coração”, a partir das 10h00, na Praça da Juventude, na cidade de Anadia. Neste âmbito vai ter lugar uma caminhada e uma aula de fitness.
À exceção dos dias 25 e 26 de setembro, restritas aos utentes das instituições de solidariedade social do concelho e à comunidade educativa do Centro Escolar de Tamengos, respetivamente, todas as restantes atividades são de participação livre e gratuita.
A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo desenvolvida em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tem como propósito promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e continuar a gerar novas atividades, aproveitando as experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser “#BeActive” que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a “semana”, mas também a permanecer ativo durante todo o ano.
O desporto e a atividade física contribuem de maneira significativa para o bem-estar dos cidadãos europeus. No entanto, o nível da atividade física está atualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países. A ausência de atividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, também tem custos económicos. Além disso, o desporto é um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania em toda a Europa.


Aumenta para dez número de feridos no fogo da Sertã: nove bombeiros e um civil

Resultado de imagem para Aumenta para dez número de feridos no fogo da Sertã: nove bombeiros e um civil
NAM

O número de feridos no incêndio que lavra no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, aumentou para 10, nove bombeiros e um civil, disse à agência Lusa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“No que diz respeito a feridos, no teatro de operações da Sertã, temos o registo de 10 feridos, nove dos quais bombeiros e um civil”, explicou Miguel Oliveira, comandante de serviço na ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, acrescentando que “está a ser avaliada e atualizada” a informação acerca do estado clínico destes feridos.

Além deste fogo, que se iniciou às 14:50 na localidade de Marmeleiro e que conta atualmente com 578 operacionais apoiados por 175 viaturas, há ainda outros dois incêndios de grandes dimensões: um que deflagrou às 18:22 no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, e outro, que começou pelas 13:30, em Ervões, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

“Ao nível das habitações neste momento não temos essa contabilização. Sabemos que no incêndio de Valpaços terão ardido umas habitações devolutas, mas essa contabilização não está totalmente apurada”, afirmou o comandante Miguel Oliveira.

Este fogo estava a ser combatido pelas 23:50 por 380 operacionais apoiados por 117.

No incêndio que lavra no concelho de Miranda do Corvo estão 567 operacionais e 169 veículos.

“Neste momento não temos uma projeção [perspetiva para as próximas horas sobre os três incêndios]. Os meios foram colocados no terreno e esperamos que esta noite se consiga debelar estas situações, vamos esperar para irmos atualizando”, frisou este 
operacional.

Segundo o comandante Miguel Oliveira, a maior preocupação no combate aos incêndios tem sido a salvaguarda da vida humana.

“Acima de tudo, a maior preocupação será sempre a proteção das vidas e, de facto, esse tem sido um dominador comum ao longo de toda a tarde. E é para isso e também para a resolução destas situações que foram mobilizados estes meios, a fim de aproveitar esta janela de oportunidade da noite para tentar resolver estes incêndios”, referiu este operacional da ANEPC.

Lusa

Politica | Cristas pede aos eleitores que acordem e votem CDS contra a esquerda


Resultado de imagem para Cristas pede aos eleitores que acordem e votem CDS contra a esquerda
JE-SAPO
A líder do CDS-PP dramatizou hoje uma maioria de esquerda saída das legislativas de outubro e pediu aos eleitores do centro-direita que "acordem" e não desperdicem o voto no PS.

“É preciso que as pessoas despertem, que as pessoas acordem. Nenhum voto do centro direita pode ser desperdiçado”, afirmou Assunção Cristas, a meio de uma ação de campanha no mercado de Alvalade, em Lisboa, onde explicou quais são, no seu entender, os problemas de um país “muito inclinado à esquerda”.

Para a líder centrista, “um país à esquerda, muito inclinado à esquerda não dá esperanças às pessoas” e significa um “Estado cada vez mais presente e cada vez mais a asfixiar” os portugueses com “impostos, burocracias e exigências”.

E contrariou a ideia de que um voto no PS, entre o eleitorado do centro e da direita, pode ser "um mal menor".

Assunção Cristas admitiu que "alguns" desses eleitores "hesitam porque pensam que PS pode ser um mal menor" e advertiu que "não há vencedores antes das eleições" e "está nas mãos dos eleitores de centro-direita alterarem" o que parece um cenário de que "a esquerda vai vencer".

"Não há vencedores antes das eleições", afirmou.

Questionada sobre os alertas de dois ex-dirigentes do CDS, entre eles Nobre Guedes e António Pires de Lima, que defendeu, no Expresso de hoje, que o partido deveria fazer pontos com o PS, Assunção Cristas respondeu em poucos segundos e com uma frase curta: "esta estratégia foi definida em congresso e aprovada no congresso em 2018."

Falando para o interior do partido, acrescentou que o "CDS está unido, tranquilo, animado e mobilizado para estas eleições".

Indiretamente, respondeu a Pires de Lima, afirmando que "seria muito estranho para uma democracia que não houvesse alternativa e contraste entre os partidos".

Horas depois do debate de sexta-feira com António Costa, líder do PS e primeiro-ministro, na TVI, Cristas insistiu que foram evidentes as diferenças entre os dois projetos.

Hoje de manhã, Assunção Cristas e outros dirigentes do CDS não se cruzaram, no mercado de Alvalade, com uma caravana do PS, com Duarte Cordeiro e João Soares, por exemplo.


Mas nas bancas da fruta, do peixe ou das hortaliças foram ficando panfletos com a cara de Costa e a "mãozinha" do símbolo do PS, em tons de vermelho, ao lado dos quais foram sendo colocados outros, do CDS, em tons de azul.

"É bom", afirmou, porque, dessa forma, "as pessoas podem conferir os dois papéis", conferir "quais são as prioridades do PS, que contrastam" com as do CDS, desfiando, depois, algumas das propostas centristas, como a baixa de impostos, a ideia de dar uma "nova dinâmica à economia"

"Ficou muito claro que há duas visões contrastantes", afirmou a presidente do CDS que, neste apelo ao eleitorado do centro e da direita, nunca falou do PSD, liderado por Rui Rio.

A poucas horas do frente a frente, na televisão, com o deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, Cristas cruzou-se com uma senhora que levava ao colo um cão.

A líder do CDS, que também tem um cão, afirmou que o seu partido tem ideias, "mas não podem ser só para os animais, têm que ser para o país, para as pessoas, para as pessoas que têm animais".

As legislativas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República estão marcadas para 06 de outubro. Concorrem a esta eleição, a 16.ª em democracia, um número recorde de forças políticas - 20 partidos e uma coligação.

Lusa

Detido “presumível incendiário” de 17 anos em Penalva do Castelo

Resultado de imagem para Detido “presumível incendiário” de 17 anos em Penalva do Castelo

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da G.N.R. de Mangualde, deteve um adolescente, de 17 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido no pretérito dia 7 do corrente mês, em Penalva do Castelo, Mangualde.

O suspeito, presumindo-se com recurso ao uso de chama direta, colocou este foco de incêndio em zona florestal povoada com pinheiros e mato, próximo de habitações e de um Lar de Idosos. Em consequência do mesmo ardeu uma área florestal considerável, incêndio que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos populares, elementos da junta de freguesia e bombeiros locais.

Na atuação do suspeito esteve subjacente um quadro de perturbação psicológica, tendo a sua conduta colocado em perigo a integridade física e a vida de pessoas, bem como habitações e grande mancha de floresta.

O suspeito já tinha antecedentes pelo mesmo tipo de crime, contudo, à data dos anteriores factos era inimputável em razão da idade.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Politica | Eleições: Eurosondagem coloca PS à frente com mais 15 pontos do que o PSD


Resultado de imagem para Eleições: Eurosondagem coloca PS à frente com mais 15 pontos do que o PSD
Um estudo de opinião da Eurosondagem, hoje publicado no Sol, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores, coloca o PS à frente com 38,3%, mais 15 pontos percentuais do que o PSD.

Nesta sondagem, com entrevistas feitas entre 7 e 12 de setembro, o PSD aparece em segundo lugar nas intenções de voto para as eleições legislativas de 6 de outubro com 23,3%, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 9,5%, a CDU com 7,1%, o CDS-PP com 5,5% e o PAN com 4,5%.

Em relação ao anterior barómetro divulgado pela Eurosondagem, no que respeita a intenções de voto, o PSD mantém a percentagem, sobem o PS (mais 0,2%), o BE (0,5%), a CDU (mais 0,2%) e o PAN (mais 0,1%).

O CDS-PP desce meio ponto percentual relativamente ao anterior estudo.

Segundo a Eurosondagem, "a amostra foi estratificada por região, tendo resultado, Norte - 20,3%; Área Metropolitana do Porto - 14,1%; Centro - 23,5%; Área Metropolitana de Lisboa - 22,8%; Sul - 9,8%; Açores - 4,7%; Madeira - 4,9%, num total de 1.022 entrevistas validadas" e é representativa da população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental, Açores e Madeira.

A escolha dos entrevistados foi aleatória, e 51,8% dos inquiridos são mulheres e 48,2% homens. O erro máximo da amostra é 3,08% para um grau de probabilidade de 95%.

Lusa / Madremedia

Nacional | IPSS receberam 288 milhões de euros de apoios sem terem prestado contas atempadamente

Resultado de imagem para IPSS receberam 288 milhões de euros de apoios sem terem prestado contas atempadamente
NAM

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) detetou IPSS que receberam subvenções públicas de 288 milhões de euros em 2016 apesar de não terem prestado contas ou de o terem feito com atraso relativamente ao exercício de 2015.

Em causa está uma auditoria da IGF à atribuição de subvenções públicas na área da ação social pelo Instituto de Segurança Social (ISS) que envolveu o biénio 2015/2016 e cujos resultados foram agora divulgados.

De acordo com o documento, foram detetados casos em que a falta ou os atrasos na prestação de contas por parte das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) “não impediu que estas continuassem a beneficiar de subvenções, contrariando o Estatuto das IPSS e os protocolos celebrados com o ISS”.

"Quanto ao exercício de 2015, constatou-se que 1.168 IPSS não entregaram as respetivas contas e que 560 efetuaram o reporte fora do prazo e continuaram a beneficiar de subvenções, no ano seguinte, no valor de 288 milhões de eros”, precisa o sumário do relatório da auditora que acrescenta não ter sido “obtida evidência da aplicação de quaisquer medidas sancionatórias ou corretivas”.

A IGF constata ainda a ausência da análise de documentos de prestação de contas e de indicadores sobre o impacto das subvenções públicas.

“Verificou-se, ainda, que as contas apresentadas pelas IPPS não foram adequadamente apreciadas pelo ISS e que este não dispõe de indicadores que permitam aferir o impacto das verbas concedidas ou a deteção de situações ou fatores de risco na gestão das IPSS, desconhecendo-se, assim, a situação económico-financeira das entidades apoiadas e a avaliação das respostas sociais face ao financiamento concedido”, refere o documento.

A IGF assinala também a ausência de acesso público a documentos institucionais das IPSS objeto de apreciação nesta auditoria, tendo sido identificadas três situações “de membros dos órgãos sociais com exercício de funções remunerado em diversas IPSS, desrespeitando o Estatuto das IPSS”.

Apesar de referir que o ISS cumpre as recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção quanto ao Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPRCIC), a IGF refere a existência de “fragilidades no sistema de controlo interno” deste Instituto.

Segundo o relatório, a despesa com ação social em 2016 ascendeu a 1.726 milhões de euros dos quais 1.380 milhões de euros foram relativos a acordos de cooperação com as IPSS que, à data, integravam um modelo de financiamento sem procedimentos concorrenciais.

A IGF assinala que esta situação foi alterada em 2017 com a criação do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (Procoop), que consagra já um modelo de candidaturas com critérios e regras objetivas para a respetiva hierarquização.

Lusa

Risco de Incêndio: SMS preventivo chegou a mais de 5,6 milhões de pessoas

Resultado de imagem para Risco de Incêndio: SMS preventivo chegou a mais de 5,6 milhões de pessoas
A mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para o risco de incêndio rural, enviada através de SMS pelos operadores das redes móveis, foi entregue, nas primeiras quatro horas, a 5 600 293 cidadãos que se encontravam esta manhã nos 10 distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial nível Vermelho (Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu).
Destas, cerca de 298 mil mensagens bilingue (inglês e português) foram entregues a emigrantes ou cidadãos estrangeiros que se encontram nesses distritos.
Nas primeiras duas horas, entre as 8h00 e as 10h00, foram entregues com sucesso cerca de 5,3 milhões de mensagens. Às 12h00 (4 horas após o início do processo) o número de mensagens entregues chegou a mais de 5,6 milhões de pessoas, correspondendo a uma taxa de entrega de 93%.
Importa esclarecer que se o telefone estiver desligado ou sem cobertura de rede a mensagem não é entregue, pelo que não é considerada nos valores percentuais referidos.
 A ANEPC tem também em funcionamento uma linha de apoio ao cidadão que, nas quatro horas após o envio do SMS, recebeu 819 chamadas.