terça-feira, 16 de abril de 2024

Bolsa de Empregabilidade do Centro é “aposta no futuro do Turismo”


Segunda edição da iniciativa em Coimbra foi um sucesso, juntando 50 empresas que procuram trabalhadores no Turismo, 300 estudantes e cerca de 1200 candidatos a empregos no setor.
A segunda edição da Feira de Emprego do Centro, que aconteceu hoje em Coimbra, foi um enorme sucesso. O evento, organizado pela Bolsa de Empregabilidade, tem como objetivo pôr em contacto os empregadores e os candidatos a trabalhar na área do Turismo e superou as melhores expetativas. Durante todo o dia, milhares de candidatos encheram a antiga igreja do Convento São Francisco para conhecerem as ofertas de 50 empresas que querem contratar na área do turismo.
Os candidatos são estudantes de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, assim como desempregados identificados pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e também profissionais de outras áreas que estejam interessados em novas oportunidades.
A segunda edição da iniciativa, coorganizada pela Turismo Centro de Portugal, aconteceu na sequência do enorme sucesso da primeira edição, em 2023, e teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
Sessão de abertura juntou protagonistas

A Sessão de Abertura da Feira de Emprego do Centro contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro de Portugal e Alberto Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.
Na sua intervenção, Carlos Abade recordou que “o setor do turismo tem um peso significativo na economia nacional e no emprego, registando crescimentos sucessivos ao longo dos anos”. “Hoje, a procura de emprego olha muito para a qualidade de valor que é dado às pessoas. Quem procura emprego no Turismo pode ter a certeza de que é um setor em crescimento e em transformação, cada vez mais exigente, responsável e sustentável. O crescimento da média dos salários no setor do Turismo tem sido o dobro do crescimento médio dos salários na economia nacional. Estamos no caminho certo”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.
Antes, Adriana Rodrigues tinha elogiado o evento, por responder a um dos problemas centrais para as empresas de turismo: a falta de trabalhadores. “Este é um dos setores que mais dificuldades tem tido em recrutar. Mas a verdade é que nos últimos anos o setor conseguiu recuperar rapidamente de um contexto altamente adverso. Hoje apresenta melhores propostas para quem pretende desenvolver a sua atividade numa área altamente dinâmica e que continua a ser o motor do desenvolvimento económico do país”, frisou. Para contrariar a escassez de recursos humanos é preciso “continuar o trabalho de valorização do capital humano, dignificando as profissões associadas ao sector. É preciso reter talento”, disse ainda Adriana Rodrigues.
Por parte da autarquia de Coimbra, Miguel Fonseca considerou que “este evento é de grande importância para Coimbra e não tenho dúvidas de que será mais uma vez um grande sucesso, neste espaço privilegiado que é o Convento São Francisco”. “Que seja uma bolsa muito profícua e que daqui saia um futuro mais radioso para Coimbra e para o país”, sublinhou.
Alberto Costa enalteceu a importância do trabalho feito pelo Fórum Turismo na Bolsa de Empregabilidade. “A transição dos jovens das escolas e faculdades para o mundo do trabalho nem sempre é fácil, pelo que tudo o que tenha a ver com o apoio a essa transição é de elogiar. Hoje, a capacidade das empresas mede-se muito também pela capacidade de oferecer valor às pessoas, com condições atrativas a jusante”, referiu.
No início da sessão, António Marto realçou o facto de as Bolsas de Empregabilidade, que organiza desde 2016, serem uma aposta no futuro. “Estamos aqui a construir o futuro. O futuro dos candidatos, o futuro das empresas e o futuro do setor do turismo. Este é um setor que nos tem dado muitas vitórias e muitas alegrias ao país. Hoje, temos nesta Bolsa 50 empresas, mais de 300 estudantes e 1200 candidatos que procuram alimentar o seu sonho de serem profissionais do Turismo. É para isso que, nós e todos os parceiros, juntamos esforços”, destacou.

Workshops complementaram programa

Durante a iniciativa, tiveram também lugar dois workshops intitulados "Do Convento para o Bar", por parte da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e ainda um workshop da Master D, com o tema "A importância da formação no mundo do Turismo".

A Feira de Emprego do Centro é organizada pela Bolsa de Empregabilidade, hub de contratação em Turismo, juntando cerca de 50 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos, animação turística e similares, com o objetivo de reunir quem procura trabalho na área do turismo e quem procura identificar talentos neste setor.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação




Águeda celebra 50 anos do 25 de Abril com espetáculos, exposição, arte urbana e sessão solene

 A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, está a organizar um programa diversificado que arrancou com a iniciativa “Plantar Abril” e que resulta da plantação de 3 000 cravos nos jardins e rotundas da cidade.
Ainda no que se refere ao espaço público e à arte urbana em concreto, a escadaria da Rua Fernando Caldeira está a ser pintada com uma ilustração alusiva aos 50 anos do 25 de abril.
Uma das ações marcantes deste programa passam pela abertura ao público do Arquivo Municipal de Águeda, recentemente requalificado num novo espaço nos Paços do Concelho (acesso pela entrada junto à Capela de S. Sebastião), com a exposição “50 anos do 25 de abril – Figuras e documentos”, onde vai ficar patente entre 25 de abril e 30 de setembro de 2024.
Amanhã, dia 17 de abril, a partir das 18 horas, vai decorrer o Concurso Intermunicipal de Leitura, referente à 2.ª fase municipal, no auditório do Centro de Artes de Águeda, organizado pela rede de bibliotecas de Águeda (Biblioteca Municipal Manuel Alegre e bibliotecas escolares do concelho). Nesta fase vão ser selecionados os alunos que vão representar o concelho de Águeda na final intermunicipal do concurso que é promovido pela rede de bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Na próxima sexta-feira, dia 19 de abril, às 21h30, Mário Laginha & Pedro Burmester celebram a liberdade com um concerto no auditório do Centro de Artes de Águeda, com um reportório constituído por grandes canções de músicos portugueses de excelência como José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso, Fausto Bordalo Dias, bem como uma nova obra de Luís Tinoco.
No âmbito da rubrica semanal “Porque hoje é sábado”, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, está agendado, para sábado, dia 20 de abril, às 11 horas, um concerto intimista para miúdos e graúdos. Destinado a famílias e público em geral, as inscrições devem ser realizadas para o e-mail bmma.educativo@cm-agueda.pt.
Destaque ainda para o espetáculo “Era uma vez um país a preto e branco – estórias de Abril”, dirigido aos alunos do 1.º Ciclo das escolas do concelho de Águeda e que está marcado para a próxima terça-feira, dia 23 de abril, às 10h30, no auditório do Centro de Artes de Águeda.
 
Programa do dia 25 de Abril
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terão o seu ponto alto no feriado nacional, dia 25. Durante a manhã, elementos de vários grupos motards do Município (Grupo Motard de Recardães, Os Descarrilados, GICA e Encharca Velas) vão percorrer o concelho distribuindo panfletos informativos sobre a sessão. A concentração está agendada para as 10h30, no Largo 1.º de Maio.
O programa comemorativo continuará da parte da tarde, a partir das 15 horas, na Avenida 25 de Abril. Às 15h30, decorrerá o Desfile da Liberdade e Democracia com as várias associações do Município pelas ruas da cidade, partindo da Avenida 25 de Abril.
A comitiva seguirá para dois momentos simbólicos, às 16h15, com a deposição de flores (no Monumento à Mulher de Águeda e no Monumento de Homenagem aos combatentes de Águeda mortos na Guerra do Ultramar) e com a cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do concelho, onde será feita uma “Guarda de Honra”, com a GNR e os Bombeiros Voluntários de Águeda.
Seguir-se-á, pelas 17 horas, a inauguração das obras do Largo da Estação Ferroviária de Águeda.
A sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Águeda, que encerrará o programa do evento, decorrerá a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Artes de Águeda.

    *Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro

    Marinha Grande | CANDIDATURAS PARA A CONCESSÃO DE 15 ESPAÇOS PARA ÁREA EMPRESARIAL NAS FESTAS DA CIDADE


    A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que se encontra aberto, até às 23h59 do dia 23 de abril, o período de candidaturas para a concessão de 15 espaços para a Área Empresarial, nas Festas da Cidade, que decorre de 29 de maio a 2 de junho de 2024, no Parque da Cerca.

    As condições da concessão, nomeadamente, data, hora, local, prazos, identificação dos espaços, com as categorias de produtos a comercializar em cada local, período pelo qual os espaços serão atribuídos, forma de apresentação das candidaturas, regras de participação e outras informações relevantes, são as constantes do Programa de Procedimento, que poderá ser consultado no serviço de apoio ao cidadão, sito no Ediİcio da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, cujo o horário de funcionamento é das 09h00 às 16h00, todos os dias úteis.

    Quaisquer esclarecimentos poderão ainda ser obtidos, através do número de telefone 244 573 300.

    *Ana Cláudia Filipe
    Assessora de Comunicação
    Gabinete de Comunicação e Imagem

    ESTARREJA | Apresentação Pública do Samba Com Vida’24


    De 9 a 12 de maio, o Samba Com Vida promete trazer muito ritmo à cidade de Estarreja, tendo como palco principal o Parque Municipal do Antuã.
    A Sessão de Apresentação Pública do Samba Com Vida’24 decorre esta sexta-feira, dia 19 de abril, com início às 18h00, no Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja. Contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e da presidente do Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja, Daniela Andrade.

    O Samba Com Vida tem como principais objetivos a componente pedagógica e formativa dos sambistas portugueses, apostando principalmente na qualificação e reforço de competências, embora contenha também uma forte componente de espetáculos. Desde a sua primeira edição, o SCV tem sido um enorme sucesso e em 2023 cerca de 8000 pessoas estivarem em Estarreja a participar ou assistir ao evento. Apoiado pelo Município de Estarreja, este é um dos maiores eventos de samba na Europa.

    *Carla Miranda
    Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

    Marinha Grande | SESSÕES DO PROJETO “MULTI COOL CORAL” REAGENDADAS PARA OUTUBRO

     As sessões do projeto “Multi Cool Coral - Território Temporário Musical”, previstas de 14 a 19 de abril, foram reagendadas, para o mês de outubro.
    A iniciativa levada a cabo pelo Município tem direção artística e orientação do coro de Margarida Mestre, interpretação musical dos Tocándar e direção musical de Paulo Tojeira.

    O primeiro workshop ocorreu no dia 7 de abril, na Oficina da Música, no Parque Mártires do Colonialismo.

    *Ana Cláudia Filipe
    Assessora de Comunicação
    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Marinha Grande | MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO 2024/2025

     O Município da Marinha Grande informa que as matrículas para o ano letivo 2024/2025 decorrem de 15 de abril a 15 de maio, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. 

    Para os restantes anos e níveis de escolaridade, a fase de matrículas é posterior:
    2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico: 6 de julho a 12 de julho
    6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 de junho até 2 de julho
    10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho.

    A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:
    não há transferência de escola 
    não é alterado o encarregado de educação 
    não é alterado o curso 
    não há necessidade de escolher disciplinas.

    As matrículas são realizadas no portal das matrículas do Ministério da Educação, no endereço eletrónico https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/  

    Candidaturas ASE (Ação Social Escolar), MAF – Medidas de Apoio à Família (AAAF, CAF E AEC) e TE (Transportes Escolares)

    O Município da Marinha Grande, à semelhança do ano letivo anterior, disponibilizará para o ano letivo 2024/2025, o processo de candidaturas ASE (Ação Social Escolar), MAF – Medidas de Apoio à Família (AAAF, CAF E AEC) e TE (Transportes Escolares), mediante a Plataforma GIAE, adotada nos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

    As candidaturas aos serviços mencionados deverão ser obrigatoriamente efetuadas na referida plataforma digital, nas seguintes datas:

    Candidatura às Medidas de Apoio às Famílias - MAF (AAAF, CAF e AEC):
    - 30 de junho a 15 julho: Para todos os alunos que frequentam a educação pré-escolar e 2.º, 3.º e 4.º anos e que se encontrem em situação de renovação de matrícula;
    01 de agosto a 15 de agosto: Para todos os alunos que irão frequentar pela 1.ª vez a educação pré-escolar ou a 1.ª vez no 1.º CEB da rede pública, ou seja, que se encontrem em situação de nova candidatura*. 

    Candidatura à Ação Social Escolar - ASE:
    - 30 de junho a 31 agosto: Para todos os alunos que frequentam a educação pré-escolar e 2.º, 3.º e 4.º anos e que se encontrem em situação de renovação de matrícula;
    - 01 de agosto a 31 de agosto: Para todos os alunos que irão frequentar pela 1ª vez a educação pré-escolar ou 1ª vez no 1º CEB da rede pública, ou seja, que se encontrem em situação de nova candidatura*.

    Candidatura aos Transportes Escolares - TE:
    - 30 de junho a 31 agosto: para todos os alunos que frequentam a educação pré-escolar e 2.º, 3.º e 4.º e que se encontrem em situação de renovação de matrícula;
    - 01 de agosto a 31 de agosto: para todos os alunos que irão frequentar pela 1ª vez a educação pré-escolar ou 1ª vez no 1º CEB da rede pública, ou seja, que se encontrem em situação de nova candidatura* 

    * As listas definitivas de colocação dos alunos e os respetivos números de processo, apenas estarão disponíveis a 01 de agosto, nos Agrupamentos de Escolas onde os alunos serão colocados, motivo pelo qual só poderão ser efetuadas candidaturas, após esta data.

    IMPORTANTE: 
    A inscrição nestes serviços é feita, exclusivamente, através da plataforma GIAE, nos prazos acima indicados;
    O preenchimento desta informação no Portal das Matrículas, não serve de inscrição nos serviços disponibilizados pelo Município;
    Se pretender apenas, e só, o serviço de Alimentação Escolar, não é necessário preencher candidatura. No entanto, no caso em os alunos tenham direito a subsídio, deverão preencher candidatura ASE para obter o respetivo posicionamento no escalão.

    MAIS INFORMAÇÕES:
    Telefone: 244 573 300 (opção 5)

    *Ana Cláudia Filipe
    Assessora de Comunicação
    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Aula Aberta, dia 18 de abril, às 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. Cineasta Margarida Cardoso fala sobre Histórias (de)coloniais

     “Ao longo destes 35 anos de trabalho tenho vindo a explorar temáticas relacionadas com a violência colonial. Sempre partindo de universos íntimos e singulares, fui tentando criar um conjunto de peças de reflexão que pudessem servir para manter em vida aquilo que facilmente se esquece; o mal, a culpa, a dor dos outros e a nossa própria dor,” refere Margarida Cardoso, realizadora, argumentista e professora do Mestrado em Cinema da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
     Histórias (de)coloniais - À deriva entre a memória e o esquecimento
     
    No dia 18 de abril, pelas 18h30, a cineasta Margarida Cardoso vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a participar numa aula aberta sobre “Histórias (de)coloniais - À deriva entre a memória e o esquecimento”.

    Ao longo da aula aberta, a argumentista vai explicar o seu processo e responder a questões como: “O que a câmara mostra ou oculta ao revisitar o passado? Entre o meu primeiro documentário “Natal 71” (1998) e o filme de ficção “Banzo” (2024) muitas coisas mudaram na relação que mantemos com a construção das narrativas coloniais. O que mudou? O que foi dito e o que resta ainda por contar? E que forma poderão tomar essas narrativas?”
     
    Margarida Cardoso trabalhou, entre 1982 a 1995, como assistente de realização, anotadora e fotógrafa de cena em mais de 50 filmes portugueses e estrangeiros. A partir de 1995, tem realizado filmes de ficção e documentários, afirmando-se como um dos nomes mais relevantes do cinema português. Os documentários “Natal 71 “, “Kuxa Kanema – O nascimento do cinema” e as ficções “A Costa dos Murmúrios” e “Yvone Kane” estão entre os seus filmes mais reconhecidos, explorando assuntos que cruzam a sua história pessoal com questões proeminentes na História recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução e o fim da era colonial.
     
    A aula aberta “Histórias (de)coloniais - À deriva entre a memória e o esquecimento” faz parte do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa com co-curadoria de Lilia Schwarcz (antropóloga e historiadora brasileira) e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que vão decorrer entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).

    *Fernanda Teixeira


     

    Marinha Grande | CENTRO INTERPRETATIVO DE ARTE XÁVEGA É TRIBUTO À IDENTIDADE DA PRAIA DA VIEIRA


    O Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 16 de abril de 2024, na presença de mais de uma centena de pessoas, entre muitas entidades locais e regionais, que assistiram ao resultado das obras realizadas pelo Município da Marinha Grande e que representaram um investimento superior a 600 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020.

    Este Centro Interpretativo, no seu conjunto, é formado por duas componentes: o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a Arte Xávega e Cultura Avieira, que ocupa o espaço do pavilhão 1; e os espaços “vivos” de apoio à Arte Xávega nos outros 3 pavilhões, com a sua utilização pelas companhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da Arte Xávega, dos seus barcos, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faina no mar e na praia.
    Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal e simultaneamente presidente da ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, Aurélio Ferreira, manifestou a sua “grande emoção”, por” celebrarmos um marco histórico para o nosso concelho e, em particular, para a Praia da Vieira”. Este projeto “representa um tributo à identidade cultural da nossa região, especialmente da Freguesia de Vieira de Leiria, ao preservar, valorizar e promover a riquíssima Arte Xávega e a Cultura Avieira. É a materialização de uma memória coletiva única!”

    Aurélio Ferreira admitiu que “o Centro Interpretativo não é apenas um espaço físico, mas uma promessa de preservação e transmissão de conhecimento às gerações futuras. Será um local de memórias, de aprendizagem e de celebração da nossa história e tradições”.

    O presidente Aurélio Ferreira recordou o quão desafiador foi o processo de desbloqueio daquela construção, “repleto de obstáculos que exigiram determinação e esforço: da obtenção das autorizações necessárias até à resolução de questões burocráticas, só com perseverança e cooperação, superámos cada adversidade”. Agradeceu, por isso, a todas as entidades e particulares, que permitiram a concretização deste equipamento e “por tornarem este sonho uma realidade”.
    A gestora do Programa Mar 2020, Dina Ferreira, esclareceu os benefícios desta linha de financiamento, que “foi o programa com maior impacto no setor”, tendo apoiado 3500 empresas dos setores da pesca, agricultura e transformação, “com intervenções conexas e estruturadas que fazem a diferença no território”. No caso do Centro Interpretativo, “tem o fim comum de captar novos públicos a esta praia e a esta intervenção”.
    Dina Ferreira informou que o novo Programa Mar 2030 vai reforçar as atividades de pesca sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental; aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de CO2 mediante a substituição ou modernização dos motores dos navios de pesca; e promover o ajustamento da capacidade de pesca às possibilidades de pesca”.
    Em representação da ADAE, Alcina Costa, apresentou a estratégia ADAE Mar 2030, que envolve 52 entidades públicas e privadas e prevê um apoio de 1,95 milhões de euros, para o período de 2023-2027, assente na visão “de um território próspero para todos, em que a economia rural e a economia azul complementam e enriquecem a dinâmica dos setores industrial e dos serviços”.

    Na sessão de inauguração, houve ainda lugar para Augusto Penela, beneficiário do Mar 2020, apresentar o seu projeto “Dar vida ao Rio Lis”.

    *Ana Cláudia Filipe
    Assessora de Comunicação
    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Cantanhede | No próximo sábado, a partir das 21h30. Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede encerra com espetáculo em Febres


    O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede termina no próximo sábado, 20 de abril, com a apresentação, às 21h30, da peça “Processo 8868” de Zé Paredes, interpretada pelo CITAC – Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.
    Os atores vão subir ao palco do Pavilhão Multiusos de Febres, local onde também decorreu o primeiro espetáculo deste ciclo, intitulado “António Sala - O Comunicador - 60 Anos de Carreira”.
    Processo 8868” é uma peça inspirada em factos verídicos que envolvem a censura ocorrida durante o Estado Novo, que vigorou em Portugal 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição Portuguesa de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
    “Um espetáculo é como uma camélia branca que ao desabrochar começa a oxidar-se. Essa oxidação da camélia talvez seja a matéria sobre e com a qual se constrói uma ponte com o passado de lápis azul e luzes vermelhas, e assim indagar sobre aquele espetáculo que não chegou a ser, naquela primavera mecânica de 1969”, refere a sinopse da peça.
    Castelão e a sua época foi a camélia censurada em 1969 e da sua oxidação nasceu o novo espetáculo do CITAC, que resulta da indagação sobre o que foi, o que poderia ter sido e o que nunca será como resultado de uma atualidade avassaladora.
    O espetáculo de sábado é o culminar de uma longa jornada dedicada às artes cénicas e constitui uma excelente oportunidade para confirmar o êxito do Ciclo de Teatro, não só pela diversidade de géneros apresentados, como pelos temas abordados e pela energia transmitida pelo público. Já a qualidade das atuações foi evidenciada pelo crescente público que marcou presença nas 34 sessões que constaram do programa.
    Este evento integra as celebrações dos 50 anos do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com diversas entidades. Do programa constam várias atividades de áreas tão diversas como a expressão cultural, recreativa, artística ou desportiva, que vão decorrer ao longo de 2024.
    No próximo sábado, após a interpretação do CITAC, serão atribuídos os certificados individuais de participação no XXIV Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede a todos os elementos dos diversos grupos de teatro envolvidos.
    A edição deste ano contou com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 400 atores e outros intervenientes.
    De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integraram a iniciativa realizaram dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” da outra entidade envolvida.



    Município de Reguengos de Monsaraz vai entregar ecopontos domésticos em todos os domicílios do concelho


    O Município de Reguengos de Monsaraz vai iniciar hoje, dia 16 de abril, uma campanha sobre reciclagem doméstica, intitulada “Quem ama, cuida. Quem cuida recicla”. A campanha, no valor de 39 mil euros, visa a entrega porta-a-porta de cinco mil ecopontos domésticos, tem o apoio da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e é cofinanciada em 55 por cento pela Sociedade Ponto Verde.

    Os ecopontos domésticos vão ser distribuídos em todos os domicílios das localidades do concelho, juntamente com um folheto informativo e um íman sobre reciclagem. A entrega dos equipamentos vai decorrer de 16 de abril a 6 de julho, de segunda a sexta-feira das 17h30 às 20h e aos sábados entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.
    Em simultâneo com a entrega dos ecopontos nos domicílios, realiza-se uma campanha de informação e sensibilização nas rádios locais do concelho, no site e nas páginas das redes sociais da autarquia. A campanha é baseada numa abordagem emocional e identitária, usando elementos da memória afetiva e da identidade local para incentivar a prática da reciclagem pelos munícipes.
    A ligação emocional evoca memórias e sentimentos ligados à história, a lugares familiares e a experiências partilhadas, procurando despertar afetos, pertença à localidade e orgulho pela comunidade. “Em Reguengos vale a pena reciclar? Se este é o local das suas memórias, da sua história, da calçada da escola e do café da praça. Se aqui passou verões, juntou amigos e viveu amores. Se é aqui que fica a casa do primo, o portão do vizinho, a escola dos miúdos e a mercearia do lado. Se aqui foi a banhos, partilhou sandes, percorreu ruas e bares. Se este é o sítio onde nunca se perde, onde sabe o nome das ruas, dos montes, dos parques e sítios. Se este é o local mais belo que conhece por mais belos locais que conheça. Então sim, por Reguengos, vale mesmo a pena reciclar”.
    *Carlos Manuel Barão
    Técnico Superior de Comunicação Social
    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Prova teve três percursos distintos. “PORTO GAIA GRANDFONDO” VOLTOU A PASSAR POR CASTELO DE PAIVA

                     Reabastecimentos realizados na urbe paivense   
    A exemplo do ano transacto, no passado Domingo, o território de Castelo de Paiva recebeu a 3ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, que teve partida no Porto, e chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1000 participantes inscritos podiam escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (54,5 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (108,5 km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (156,5km).
    Já em 2023, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo voltou a marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta, na marginal do Douro, e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
    Mas o percurso da prova não se limitou apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que foram visitados no percurso do Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões.
    Após a partida no centro do Porto, os ciclistas subiram ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo, percurso mais curto e ideal para iniciantes, atravessou a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que será comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, tratou-se de um percurso acessível para os menos preparados (54,5km e 897m de acumulado).
    Já os participantes do Mediofondo, percurso intermédio, e do Granfondo, mais extenso e exigente, tiverem alterações de ultima hora, pelo que continuaram a subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas ficaram para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. Foi quando se atravessou a ponte que as verdadeiras dificuldades começaram.

    Em direcção a Castelo de Paiva, onde aconteceram dois reabastecimentos e ligeiro descanso, na Rotunda da ADEP e no Largo do Conde, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, enquanto o Mediofondo foi serpenteando a EN 224 na freguesia de Real, até virar na Cascavalhosa, no sentido do Couto Mineiro do Pejão.
    Descidas bonitas pelo território mineiro, até ao encontro da EN 222, onde o sobe e desce foi uma constante, mas a paisagem compensou, e até Canedo destacou-se uma subida de mais de 4km que deixou as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde estava a meta, completando-se o percurso de 108,5 km.
    Por último, nesta edição, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva mudou de trajectória na Rotunda da ADEP para seguir pela EN 225 em direcção à Ponte da Bateira, subindo a estrada do Vale do Paiva até Vila Viçosa, onde viraram para Arouca, percorrendo subidas mais acentuadas até ao cruzamento do alto de Canelas na EN 326-1
    Foi apenas uma distracção para o que ainda faltava percorrer por terras de Santa Mafalda. No cruzamento de Santa Eulália, houve mudança de trajecto, e o percurso sinuoso da EN 224 dividiu o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, tiveram de subir e descer até à Cascavalhosa, com a prova de volta ao território de Castelo de Paiva, pelas EM 504 e 503 até Pejão - Folgoso - Oliveira do Arda, onde se juntam novamente com o Mediofondo.
    Restava entrar na EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegou até aqui, certamente terminou bem esta  bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 156,5 Km percorridos.
    Depois do campeão Miguel Indurain na 1ª edição e Alejandro Valverde, na 2ª edição da prova, Mário Cipollini, ciclista italiano, conhecido como "Super Mário", ex-campeão do mundo de estrada, com mais de 180 vitórias e considerado um dos maiores velocistas de todos os tempos, envergou este ano o dorsal número 1 desta prova organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa.
    Em termos de classificação, no Grandfondo, a prova principal, David Mayo Vivas, da Love Tiles, foi o vencedor com 2h18m50, enquanto o segundo classificado foi Gonçalo Freitas, da mesma equipa, com 2h19.20 e Diogo Graça, o terceiro a cortar a meta, com um registo de 2h19.34, com Pedro Silva Seabra, do Paredes Aventura / Biketeam, a fazer 2h19.34 e Carlos Martins, da Multimoto /RStar, em 5º lugar, com o mesmo tempo.
    No Mediofondo, Nuno Torres triunfou no percurso intermédio, com 1h34.33, enquanto Cláudio Santos, do Paredes Abentura/Biketeam, conseguiu o mesmo tempo e Casimiro Oliveira, em 3 ºlugar, com o registo de 1h36.08.
    Por ultimo, no Minifondo, Fábio Abreu, da Casa do Povo da Retorta, ganhou o percurso mais curto, com 1h16.35, com Henrique Daniel a garantir o segundo lugar com o mesmo tempo e Marco Correia fez 1h16.36 e assegurou o 3º lugar da prova.
    José Rocha, congratulou-se com a repetição desta passagem por Castelo de Paiva de um grande evento desportivo, que potenciou uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ciclismo associado ao ambiente que nos rodeia.
    O autarca paivense considerou ser esta uma ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as suas potencialidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.
    A Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoia a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.

    *Carlos Oliveira 

     Gabinete de Imprensa e Relações Públicas




    Requalificação urbana da Rua de São Sebastião e Rua José Joaquim Lopes de Lima; Requalificação de Espaços Pedonais no Bairro da Forca; Estação Náutica de Aveiro marca presença na Nauticampo


    I – Requalificação urbana da Rua de São Sebastião e Rua José Joaquim Lopes de Lima
    A Câmara Municipal de Aveiro informa que decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar a requalificação urbana da Rua de São Sebastião e da Rua José Joaquim Lopes de Lima, no Centro de Aveiro, à empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda., num novo investimento de 358.280€.
    O projeto prevê a renovação das infraestruturas, a melhoria da qualidade de espaço público, especialmente dos passeios, das travessias de peões e na organização do estacionamento automóvel.
    A obra vai aumentar e melhorar o espaço público, reformulando o perfil viário e reforçando elementos que promovam maior vivência pedonal, com o alargamento dos passeios e a organização das áreas funcionais, constituindo uma importante operação de requalificação urbana.

    II – Requalificação de Espaços Pedonais no Bairro da Forca
    A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) adjudicou, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, a obra de requalificação de espaços pedonais no Bairro da Forca, à empresa Framegas & Santos, Lda., pelo valor de 88.510€.
    De acordo com o projeto, a CMA vai promover requalificação de zonas pedonais do bairro, com a criação de ligações lógicas de continuidade e a melhoria dos espaços pedonais mais degradados. Estas ações serão complementares com a preservação e tratamento das espécies arbóreas existentes, através da ampliação generalizada das caldeiras, plantação de exemplares em falta e plantação de arbustos em zonas de caldeira contínua.
    Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

    III – Estação Náutica de Aveiro marca presença na Nauticampo
    A Estação Náutica de Aveiro (ENA) coordenada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e com a participação de vários parceiros do setor, marca novamente presença na NAUTICAMPO – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que se realiza na FIL, em Lisboa, de 17 a 21 de abril.
    A Estação Náutica de Aveiro estará representada no Stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, juntamente com as Estações Náuticas da Ria de Aveiro.
    A ENA, em contacto direto com os visitantes da Nauticampo, irá promover as atividades náuticas desenvolvidas pelos seus parceiros; o Município de Aveiro, e os seus principais eventos.
    A NAUTICAMPO é o maior evento de Atividades Náuticas, Lazer ao Ar Livre, Desporto e Aventura em Portugal e um dos mais antigos da Europa. Para além da mostra de produtos, é também um espaço de interatividade, de experimentação e debate de ideias das várias atividades e modalidades presentes. Podem ser obtidas mais informações sobre a Feira na página oficial  http://www.nauticampo.fil.pt/ .

    *Simão Santana
    Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

    Cantanhede | Entre a Rua Dr. Filipe Requixa e a Rua Heróis do Ultramar. Nova ligação viária traz maior fluidez de trânsito à zona sul da cidade

     
    A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou esta terça-feira, 16 de abril, o auto de consignação da empreitada de requalificação da ligação da Rua Dr. Filipe Requixa à Rua Heróis do Ultramar. Marcaram presença neste ato formal a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e Frederico Miranda Carlos, representante da empresa Omnimira - Construções, Lda, que será responsável pela empreitada.
    Adjudicada pelo valor de 164.888 euros, a obra inicia de imediato, estando prevista a sua conclusão até final do primeiro semestre de 2024.
    Esta intervenção permitirá uma ligação mais curta e direta entre uma zona de equipamentos públicos como o Centro de Saúde, o Hospital, ou as escolas e a zona residencial a sudoeste da cidade, em franca expansão urbana.
    A obra contempla a criação de uma rotunda viária no entroncamento entre o arruamento sul do loteamento do Plano de Pormenor de Urbanização (PPU) e a Rua Dr. Filipe Requixa, e de um entroncamento de ligação desta à Rua Heróis do Ultramar. Está ainda prevista a execução de passeio contiguo à antiga linha de comboio, que permitirá criar uma importante ligação pedonal.
    Na requalificação desta importante ligação rodoviária estão incluídos trabalhos diversos como a colocação de lancil, pavimentos, sinalização rodoviária, arranjo paisagístico, rede de rega e rede de drenagem de águas pluviais.
    Esta obra decorre numa importante área residencial em expansão da cidade e oferece indiscutíveis vantagens ao nível da fluidez de trânsito em diversas ruas das imediações, facilitando ainda a ligação dessa zona à estrada para Outil”, refere a presidente da autarquia, Helena Teodósio.
    Ainda de acordo com a autarca, esta intervenção “insere-se no quadro da política de qualificação e valorização do sistema de mobilidade em todo o perímetro da cidade de Cantanhede”.

    Dia 17 de abril às 18h, online, a Faculdade de Educação e Psicologia promove. Debate sobre Desafios do Sistema de Educação e Formação

     Encontro online “Cenários para uma Educação de Futuro" 
    No mês em que se comemora os 50 anos de liberdade em Portugal, incluindo a liberdade na Educação em Portugal, a Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, realiza o primeiro encontro “Cenários para uma Educação de Futuro”, dedicado ao tema “Os Desafios do Sistema de Educação e Formação”, que se realizará no próximo dia 17 de abril de 2024, das 18h às 19:30, em formato online. 

    O primeiro encontro ‘Cenários para uma Educação de Futuro’ procura dar continuidade a diversas iniciativas para pensar e praticar uma educação ao serviço do desenvolvimento humano,” refere Diana Soares, coordenadora do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) e docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, em nome de toda a comissão organizadora deste evento. Estão confirmadas as presenças de Mariana Carvalho (Presidente da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais), de José Teixeira (CEO do DST Group), de José Matias Alves (Professor da Universidade Católica Portuguesa), e de David Rodrigues (Conselheiro do Conselho Nacional de Educação). A moderação estará a cargo da jornalista Cynthia Valente.
     
    Após 50 anos do 25 de abril, a educação em Portugal passou por significativas transformações e avanços. O acesso à educação tornou-se mais inclusivo, com a expansão do ensino obrigatório e o aumento da oferta do ensino superior. Várias políticas educacionais têm sido implementadas de forma a promover a qualidade e a equidade no sistema educativo, incluindo investimentos em infraestrutura, formação e capacitação de professores, a flexibilização dos currículos, mais responsivos às necessidades do século XXI. No entanto, vários desafios persistem, como a necessidade contínua de melhorar as condições das escolas e demais instituições de ensino, a inclusão efetiva de todos os estudantes e a igualdade de oportunidades de sucesso, o desenvolvimento integral de cada estudante, a flexibilização de percursos formativos e da transição mais fluida dentro do sistema educativo e deste para o mercado de trabalho. 
     
    Dia 17 de abril, pelas 18h, em formato online, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto, juntará quatro convidados muito especiais numa mesa-redonda, representantes por excelência, dos vários sectores que impactam a educação e a formação em Portugal.
     
    *Fernanda Teixeira